Rayane Júlio da Silva Scarpati

Posso graduação em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (2018) e Técnico em Química pelo mesmo Instituto. Como profissional da área de Química atuo no Laboratório da Qualidade da Suzano Celulose. Como licenciada tenho perfil para atuar principalmente nos seguintes segmentos: Oficinas de aprendizagem, desenvolvimento de Sequências Didáticas e utilização de tecnologias para o ensino de ciências.

Informações coletadas do Lattes em 31/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Educimat

2019 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: Vila Reis Terra

Graduação em Química

2013 - 2018

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Título: ESTUDO DE POLPA CELULÓSICA SECA E NUNCA SECA E EFEITO DO pH NO PARÂMETRO DE DRENAGEM
Orientador: Prof. Dr. Luiz Carlos Pimentel Almeida

Formação complementar

2016 - 2016

Capacitação Teórica, Prática e Operacional no Instrumento Extrator MARS-X. (Carga horária: 4h). , Automação Analítica, AA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

XVII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA. Minicurso: Afinal, como promover a alfabetização científica através da experimentação? Possibilidades a partir do teste de chama e da abordagem temática do sal na alimentação. 2014. (Congresso).

XVII ENEQ (Encontro Nacional do Ensino de Química). A disciplina de didática no contexto do lúdico: uma experiência de apropriação de conteúdo para uma turma de licenciandos em Química. 2014. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • Miranda, Denise Vieira ; FREITAS, VITOR ARAUJO ; Scarpati, Rayane Julio da Silva ; Costa, Mariana Amorim ; Terra, Vilma Reis . USO DO CHEMSKETCH PARA A ELABORAÇÃO DE MODELOS MOLECULARES E SUAS POTENCIALIDADES DE APLICAÇÃO NO ENSINO DE SOB O ENFOQUE CTS/CTSA / USE OF CHEMSKETCH FOR THE ELABORATION OF MOLECULAR MODELS AND ITS POTENTIALITIES OF APPLICATION IN THE TEACHING OF THE CTS/CTSA APPROACH. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 8202-8207, 2021.

  • Miranda, Denise Vieira ; Costa, Mariana Amorim ; Scarpati, Rayane Julio da Silva ; Freitas, Vitor de Araújo ; Terra, Vilma Reis . USO DO SOTWARE CHEMSKETCH PARA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS MOLECULARES E SUAS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO NO ENSINO SOB A PERSPECTIVA CTS/CTSA. In: Cleiseano Emanuel da Silva Paniagua. (Org.). Química: Debate entre a Vida Moderna e o Meio Ambiente 2. 2ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, v. 2, p. 29-37.

  • SCARPATI, R. J. S. ; BERGER, C. S. ; SANTOS, J. L. ; CELANTE, V. G. . A disciplina de didática no contexto do lúdico: uma experiência de apropriação de conteúdo para uma turma de licenciandos em Química. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SCARPATI, R. J. S. ; REIS, J. O. ; CARLI, N. A. . DESAFIOS DA EJA NO ENSINO NOTURNO REGULAR MEDIANTE A VULNERABILIDADE JUVENIL. 2017.

SCARPATI, R. J. S. . O Auto da Compadecida. 2014. Teatral.

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Sequência Didática intitulada: "Qual é o meu papel?", Descrição: A produção de papel surge no contexto escolar como uma oportunidade de se realizar a abordagem da temática de uma forma transversal e interdisciplinar, promovendo a discussão de questões sociais, políticas, ambientais e tecnológicas, aproximando o tema ao cotidiano dos alunos. Diante dos aspectos mencionados, considerando que a produção de papel é uma problemática importante que pode ser abordada no ambiente escolar devido a dimensão social-ambiental-econômica de sua fabricação industrial e seu uso indiscriminado, este trabalho teve como objetivo realizar uma sequência didática estruturada nos ?Três Momentos Pedagógicos? acerca da fabricação de papel, sua reciclagem e sua integração com as ciências, por meio do enfoque CTS/CTSA, desenvolvido em uma turma do 2° ano de ensino médio de uma escola estadual localizada no município de Aracruz, Espírito Santo, gerando um produto educacional em forma de Guia didático para ser utilizado por outros profissionais da educação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rayane Julio da Silva Scarpati - Coordenador / Vilma Reis Terra - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - 2019

Líder Ambiental Consultoria e Projetos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica em Química, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuo no laboratório de Pesquisa da Fibria Celulose S/A.

2014 - 2015

Fibria Celulose

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio técnico e superior, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estagiária de nível Técnico e Superior no Laboratório Industrial.

2020 - Atual

Suzano S.A., Suzano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Química, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
* Realizar amostragens e análises químicas, físicas, biológicas e físico-químicas, para controle de processos, produtos, meio-ambiente e estudos diversos.