Gabriela Cristina da Silva

Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara e mestre em Linguística e Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa, da FCLAr. Ao longo da graduação, desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica sobre a representação da jovem/adolescente negra na revista Capricho, inserida na Análise do Discurso do Círculo de Bakhtin, e, no mestrado, deu continuidade a essa pesquisa, expandindo-a. Além disso, foi professora bolsista de Gramática no CUCA e, em seguida, bolsista PIBIC. Trabalhou, em Ribeirão Preto e região, como professora de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental II e como professora assistente de redação em cursinhos pré-vestibulares. Atualmente, trabalha como Assistente de Produção de Conteúdo na Texto e Forma, uma editora de conteúdos educacionais situada também em Ribeirão Preto.

Informações coletadas do Lattes em 20/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Linguistica e Lingua Portuguesa

2021 - 2023

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Discurso sobre a jovem negra na revista Capricho: uma análise dialógica, Ano de Obtenção: 2023
Marina Célia Mendonça.Palavras-chave: Capricho; dialogismo; Representatividade; Negritude; Jovem negra.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em andamento em Letras

2015 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

Escola Estadual Professor Cid de Oliveira Leite

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Organização de eventos

MENDONÇA, M. C ; SCHWARTZMANN, M. N. ; SILVA, G. C. . I Encontro PIBID/Português Interunidades da UNESP. 2021. (Congresso).

SILVA, G. C. ; ROSSI, A. D. . Halloween Harry: Back to Hogwarts. 2017. (Congresso).

Participação em eventos

IV Colóquio Raça e Interseccionalidades. 2021. (Outra).

III Colóquio da Unesp sobre Língua de Sinais e Libras e XVI Ciclo de Conferências em Aquisição da Linguagem. 2018. (Simpósio).

XXX Congresso de Iniciação Cientifica. 2018. (Congresso).

Análise do discurso: uma teoria sobre o sentido. 2017. (Outra).

Halloween Harry: Back to Howgarts. 2017. (Congresso).

Linguística e ensino/aprendizagem: contribuições das análises do discurso. 2017. (Outra).

Mesa redonda: Humor e carnavalização. 2017. (Outra).

Seminário de Pesquisa SLOVO e GED: questões de humor e autoria. 2017. (Seminário).

XXIX Congresso de Iniciação Cientifica. 2017. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • DA SILVA, Gabriela Cristina ; MENDONÇA, MARINA CÉLIA . ANÁLISE DIALÓGICA DA REVISTA CAPRICHO: considerações sobre a menina/jovem negra. Diálogos Pertinentes: Revista Científica de Letras , v. 18, p. 22-41, 2023.

  • SILVA, G. C. ; MENDONÇA, M. C . Análise dialógica de questões de representatividade da jovem negra na revista Capricho. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, G. C. ; MENDONÇA, M. C . Discurso sobre a jovem negra na revista Capricho: uma análise dialógica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, G. C. ; MENDONÇA, M. C . Discurso sobre a jovem na revista Capricho: Uma análise dialógica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, G. C. ; MENDONÇA, M. C . Subjetividade na revista Capricho: considerações sobre a representação da adolescente/jovem negra. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, G. C. ; MENDONÇA, M. C . Subjetividade na revista Capricho: Considerações sobre a representação da adolescente/jovem negra. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, G. C. . Análise dialógica da revista Capricho: considerações sobre a representação da jovem/adolescente negra. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, G. C. ; MENDONÇA, M. C . Análise dialógica do discurso da revista Capricho: considerações sobre a representação da adolescente/jovem negra.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, G. C. ; MENDONÇA, M. C . Análise dialógica do discurso na revista Capricho. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, G. C. ; MENDONÇA, M. C . Análise dialógica do discurso na revista Capricho. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2022

Sistema COC de Educação e Comunicação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Corretora de redação

2019 - 2019

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento

Outras informações:
Pesquisa de Iniciação Científica com bolsa Reitoria, conforme ?Edital PROPe 04/2019 - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/Reitoria/CNPq/UNESP 2019/2020 EDITAL?, na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, câmpus de Araraquara, de 01/08/2019 a 31/12/2019, com o projeto de pesquisa intitulado ?PRÁTICAS DE ESCRITA E SUBJETIVIDADE: O DISCURSO DE ÓDIO EM COMENTÁRIOS DA INTERNET?.

2018 - 2019

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento

Outras informações:
Pesquisa de Iniciação Científica na modalidade ICSB, conforme ?Edital PROPe 08/2028 - PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SEM BOLSA ICSB?, na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, câmpus de Araraquara, com o projeto de pesquisa intitulado ?SUBJETIVIDADE NA REVISTA CAPRICHO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A REPRESENTAÇÃO DA ADOLESCENTE/JOVEM NEGRA?.

2015 - 2018

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa e desenvolvimento

Outras informações:
Aluna bolsista, no ano de 2015, das atividades do Subprograma de Extensão Universitária "Divulgação do Vestibular Unesp e Inclusão dos Melhores Alunos da Escola Pública na Universidade", proposto e executado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Fundação Vunesp) e vinculado ao Programa de Divulgação, Orientação e Informação Profissional da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp.

Atividades

  • 08/2019 - 12/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Linhas de pesquisa

  • 12/2018 - 07/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Linhas de pesquisa

  • 02/2015 - 12/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Linhas de pesquisa

2018 - 2019

Cursinho Unificado do Campus de Araraquara

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Gramática, Carga horária: 12

2017 - 2018

Centro de Apoio Popular Estudantil

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professora voluntária de Língua Portuguesa, Carga horária: 6

Atividades

  • 02/2017 - 12/2018

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Gramática e Literatura

2015 - 2016

Universidade Aberta à Terceira Idade

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Italiano, Carga horária: 2

2021 - 2022

Colégio Eleve

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Redação, Carga horária: 25

2023 - Atual

Texto e Forma

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Produção de Conteúdo, Carga horária: 44