Delmaci Ribeiro de Jesus

Professor de História do Colégio Estadual de Tempo Integral de Catu, que até 2024 era denominado Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes. Vínculo efetivo na Secretaria de Educação do Estado da Bahia e experiência na área de ensino de História, Iniciação Científica Junior e Gestão Escolar. Doutorando em Difusão do Conhecimento, Universidade Federal da Bahia; Mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2018); Especialista em Educação Científica e Popularização das Ciências (2015),Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano e graduado em História pela Universidade do Estado da Bahia (2007).

Informações coletadas do Lattes em 11/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Difusão do Conhecimento

2023 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Título: DERRAMANDO TINTAS E DIFUNDINDO A ARTE COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA: ESTUDO DA TRAJETÓRIA E ARTE DE ED RIBEIRO, O PINTOR DOS ORIXÁS
Alex Andrade Costa. Coorientador: Nelma Cristina Silva Barbosa de Mattos.

Mestrado profissional em História da África, da Diáspora e dos povos Indígenas

2016 - 2018

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Título: Clube de História: Estudo e popularização da história e da cultura afro-brasileira, por estudantes da educação básica., Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Professor doutor Emanoel Luís Roque Soares
Coorientador: Professor doutor Marcelo Souza Oliveira.

Especialização em Educação Científica e Popularização dasCiências

2015 - 2015

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Título: CLUBE DE HISTÓRIA: UMA METODOLOGIA PARA A [RE] CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Orientador: Professor Doutor Marcelo Souza Oliveira

Especialização em Curso de Especialização em Engenharia de segurança no Trabalho

2014 - 2015

S B I
Título: Identificação dos riscos ambientais relacionados a etapa de sondagem com sonda mini-rock em uma empresa de prospecção sísmica terrestre
Orientador: Roger Valentim Abdala

Graduação em andamento em Engenharia Industrial Mecânica

2014 - Atual

Instituto Federal da Bahia

Graduação em História

2003 - 2007

Universidade do Estado da Bahia

Ensino Médio (2º grau)

2000 - 2002

Colégio Técnico da Fundação José Carvalho

Formação complementar

2024 -

Extensão universitária em Gestão Escolar. (Carga horária: 140h). , Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.

2024 - 2024

Gestão Escolar com certificação para as escolas da rede estadual da Bahia. (Carga horária: 140h). , Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.

2022 - 2022

Ciência na Escola:Educação Científica na Prática. (Carga horária: 259h). , Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.

2020 - 2020

Ensino Híbrido na Prática. (Carga horária: 30h). , Sincroniza Educação, SE, Brasil.

2020 - 2020

Gestão Escolar para Resultados. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.

2020 - 2020

Gestão de pessoas. (Carga horária: 8h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia, SEBRAE/BA, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Curso de aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais II (CATE II). (Carga horária: 180h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2018 - 2018

Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2018 - 2018

Palestra Saúde e Meio Ambiente nas Escolas. (Carga horária: 2h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Organização de Feira de Ciências. (Carga horária: 30h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2016 - 2016

Programa de formação em educação para a democracia. (Carga horária: 120h). , Centro de Formação,treinamento e aperfeiçoamento, CEFOR, Brasil.

2014 - 2015

Extensão universitária em Curso de Formação de Professores e Coordenadores Pedagógicos do Ensino Méd. (Carga horária: 240h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2014 - 2015

História do Brasil. (Carga horária: 360h). , Centro Científico Conhecer, IBIO, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Ciência na Escola:Educação Científica na Prática. (Carga horária: 120h). , Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.

2012 - 2013

Extensão universitária em Prevenção do uso de drogas para educadores. (Carga horária: 180h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Metodologia da pesquisa. (Carga horária: 80h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBAIANO, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Forum de Cultura Microrregional. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Pesquisa em História da Educação:Cultura escolar. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Encontro Nacional dos Estudantes de História. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2005 - 2005

Seminário Temático: A Invenção do Brasil Colônia. (Carga horária: 15h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2005 - 2005

Discutindo o ensino de História. (Carga horária: 3h). , Editora Scipione, ES, Brasil.

2004 - 2004

As novas perspectivas no ensino de História. (Carga horária: 5h). , Editora ática, EA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Organização de eventos

JESUS, D. R. . Feira de Ciências e Cultura do Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes. 2024. .

DE JESUS, DELMACI RIBEIRO . Feira de Ciências e Cultura do Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes. 2023. .

JESUS, D. R. . 1º CICLO DE PALESTRAS E OFICINAS sobre História e Cultura Indígena, Africana e Afro-brasileira. 2023. (Outro).

JESUS, D. R. . MINICURSO: O QUE É SER ANTIRRACISTA?. 2023. (Outro).

JESUS, D. R. . Feira de Ciências das Escolas Estaduais de Catu. 2019. .

JESUS, D. R. . Cultura afro-brasileira no espaço escolar. 2018. (Outro).

JESUS, D. R. . Feira de Ciências das Escolas Estaduais de Catu. 2018. .

JESUS, D. R. . Feira de Ciências das Escolas Estaduais de Catu. 2016. .

Participação em eventos

Concurso Ideias Inovadoras.Museu Virtual de Literatura e história ( MUVILH). 2024. (Outra).

Olímpiada Nacional em História do Brasil. Orientação da Equipe DESTEMIDAS DE KEMET. 2024. (Olimpíada).

Roda de Conversa Bahia Faz Ciência, na Bienal do livro Bahia. Educação Científica na rede pública estadual da Bahia. 2024. (Feira).

VII Diálogos sobre a Pesquisa. O clube de Ciências na Educação Básica e a educação ao longo da vida. 2024. (Exposição).

29ª Ciência Jovem. A ( re ) existência dos terreiros urbanos: um estudo da Associação Ilê Asé Oyá Demir , na cidade de Catu, Bahia,. 2023. (Feira).

Feira de Ciências, Empreendedorismo social e Inovação da Bahia. A ( re ) existência dos terreiros urbanos: um estudo da Associação Ilê Asé Oyá Demir , na cidade de Catu, Bahia,. 2023. (Feira).

Olímpiada Nacional de Ciências. Olímpiada Nacional de Ciências. 2023. (Olimpíada).

Olimpíada Nacional em História do Brasil. orientador(a) da equipe: CLUBE DE HISTÓRIA. 2023. (Olimpíada).

Olimpíada Nacional em História do Brasil. Orientador(a) da equipe: OS ABOLICIONISTAS. 2023. (Olimpíada).

Olímpiada Nacional em História do Brasil. orientador(a) da equipe: UNIDOS PELO CONHECIMENTO. 2023. (Olimpíada).

V Conferência Municipal de Educação. Política de Estado para a garantia da educação, com direito humano, com justiça socia e desenvolvimento socioambiental sustentável.. 2023. (Congresso).

OLÍMPIADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS. OLÍMPIADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS. 2022. (Olimpíada).

12º edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil. Orientação de duas equipes na Olimpíada de História do Brasil. 2020. (Olimpíada).

10ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil.. Orientação de equipes na Olimpíada de História do Brasil. 2018. (Olimpíada).

1ª Semana de Consciência Negra do Instituto Anísio Teixeira.Práticas exitosas no Colégio Estadual Maria Isabel de melo Góes. 2018. (Seminário).

Ciência Jovem. Clube de história: Cultura Afro-brasileira no espaço escolar. 2018. (Feira).

Encontro STEM TECHCAMP BRASIL 2018. 2018. (Encontro).

Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia. Descolonizando narrativas eurocêntricas no espaço escolar. 2018. (Feira).

Prêmio IAT de ?Socialização de Práticas Inovadoras?.Clube de História: pesquisa e popularização da cultura afro-brasileira no espaço escolar.. 2018. (Seminário).

XIX ENcontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018. 2018. (Encontro).

9ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil. Orientação de equipes na Olimpíada de História do Brasil. 2017. (Olimpíada).

Feira de Ciências, Emprendedorismo e Inovação da Bahia. Candomblé no espaço escolar:preconceitos tabus. 2017. (Feira).

Roda de Conversa-Experiências Inspiradoras em Educação para a Democracia.Clube de História. 2017. (Encontro).

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. Abordagem das viroses zika e chikungunya nas instituições de ensino da cidade de Pojuca. 2016. (Feira).

Feira de Ciências da Bahia. Abordagem das viroses zika e chikungunya nas instituições de ensino da cidade de Pojuca. 2015. (Feira).

Feira de Ciências e Iniciação Científica de Catu. Perfil social,político,econômico dos membros do poder legislativo municipal na cidade de Catu : de 1990 a 2012. 2015. (Feira).

III Encontro Estadual de Ensino de História da ANPUH-BA. 2015. (Encontro).

III Encontro Estadual de Ensino de História da ANPUH-BA.CLUBE DE HISTÓRIA: UMA METODOLOGIA PARA A [RE] CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.. 2015. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Matheus Araujo De Oliveira

JESUS, D. R.OLIVEIRA, M. S.. História e Memória do Centro de Educação Científica (CEC) de Serrinha sob uma analise Crítica. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Científica e Popularização dasCiências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Aluno: Auristela Nogueira dos Santos

COSTA, A. A.JESUS, D. R.. As representações da escravidão nos livros didáticos no pós-abolição: Brasil, 1888- 1920. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal da Bahia.

JESUS, D. R.. Banca recursal de verificação auto identificação racial. 2024. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

JESUS, D. R.; JESUS, J. P.. Banca de heteroidentificação. 2023. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Orientou

Larissa Gabriele Silva da Cruz

MUVILIH - Museu Virtual de Literatura e História; 2024; Iniciação Científica - Colégio Técnico da Fundação José Carvalho; Orientador: Delmaci Ribeiro de Jesus;

Isaac Santos Boaventura e Maria Clara Rocha Lago

A ( re ) existência dos terreiros urbanos: um estudo da Associação Ilê Asé Oyá Demir , na cidade de Catu, Bahia,; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio Regular) - colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes; Orientador: Delmaci Ribeiro de Jesus;

Eduarda Natalina da Silva Santos

A Arte de Ed Ribeiro como instrumento da prática pedagógica; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio Regular) - Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes; Orientador: Delmaci Ribeiro de Jesus;

Valéria Chaves Matos

Valeria Chaves Matos; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio Regular) - Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes; Orientador: Delmaci Ribeiro de Jesus;

Guilherme Araújo Pereira

Banca recursal de verificação auto identificação racial; 2023; Orientação de outra natureza - Assembleia Legislativa da Bahia; Orientador: Delmaci Ribeiro de Jesus;

Mariana de Jesus Neto

Perfil (social, econômico e político) dos membros do poder legislativo municipal na cidade de Catu: de 1992 a 2012; 2015; Orientação de outra natureza; (Educação Básica) - Colégio Estadual Antônio de Deus Seixas; Orientador: Delmaci Ribeiro de Jesus;

Laíse Conceição de Brito

Abordagem das viroses (Zika e Chikungunya) nas instituições de ensino, da rede pública e particular na cidade de Pojuca; 2015; Orientação de outra natureza; (Educação Básica) - Colégio Estadual Padre João Montez; Orientador: Delmaci Ribeiro de Jesus;

Milena Carine Marques Santana

?Atentado à bomba na cidade de Catu,em 1986?: mitos ,verdades e consequências para o cenário político local ; ; 2011; Orientação de outra natureza; (Educação Básica) - Colégio Agappe; Orientador: Delmaci Ribeiro de Jesus;

Produções bibliográficas

  • JESUS, D. R. . Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira no Espaço Escolar: Um Relato de Vivências no Clube de História. Afros & Amazônicos , v. 2, p. 7-19, 2025.

  • OLIVEIRA, MARCELO SOUZA ; DE JESUS, DELMACI RIBEIRO . Clube de História: experiências no estudo e na pesquisa da história e cultura afro-brasileira no Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes, Catu-BA. REVISTA HISTÓRIA HOJE , v. 10, p. 189-213, 2021.

  • JESUS, D. R. . O crime do Catu: reflexões sobre a política e as relações de poder na sociedade catuense oitocentista. In: Marcelo Souza de Oliveira; Rafael Rosa da Rocha. (Org.). De vila do açúcar à cidade do ouro negro, capítulos da História de Catu. 1ed.Curitiba: Appris, 2022, v. 1, p. 65-77.

  • JESUS, D. R. . OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO ESTADUAL MARIA ISABEL DE MELO GÓES. In: Marcelo Souza Oliveira; Maria Matilde Nascimento de Almeida; Alexandra Souza de Carvalho. (Org.). Educação científica e popularização das ciências: práticas multirreferenciais.. 1ed.Curitiba: Appris, 2021, v. 2, p. 219-230.

  • JESUS, D. R. ; SOARES, E. L. R. . Clube de História: a cultura afro-brasileira na escola. In: Emanuel Luís Roque Soares; Juvenal de Carvalho Conceição; Rosy de Oliveira; Leandro Antônio de Almeida. (Org.). Encruzilhadas entre História e Educação na Diáspora. 1ed.Cruz das Almas: UFRB, 2020, v. 1, p. 211-226.

  • JESUS, D. R. . Clube de história estuda cultura afro-brasileira em escola de ensino médio. Porvir, 23 maio 2018.

  • JESUS, D. R. ; SANTOS, J. S. . Núcleo de pesquisa e Educação Antirracista (NUPEA): um espaço de (re)existência e diálogos com a comunidade escolar, a partir das leis 10.639/03 e 11.645/08. In: XX encontro Estadual de História - Anpuh-PB. Independências, Revoluções e Modernismos., 2022, João Pessoa. Independências, Revoluções e Modernismos, 2022, João Pessoa.. João Pessoa: Editora CCTA, 2022. v. XX. p. 800-807.

  • JESUS, D. R. . Educação Antirracista e o Ensino de Ciências. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JESUS, D. R. . Museu Virtual de Literatura e História. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • JESUS, D. R. . Tema: Clubes de Ciências e Feiras de Ciências. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JESUS, D. R. . Educação ANTIRRACISTA no espaço escolar. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JESUS, D. R. . Experiências Inspiradoras em Educação para Democracia, Clube de História. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JESUS, D. R. ; BOMFIM, D. P. P. ; CAVALCANTI, E. S. S. . Interfaces entre sociedade e ciências. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • JESUS, D. R. . Escola pública: espaço de resistência!. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • JESUS, D. R. . Nupea na estrada: refletindo sobre a história da Bahia. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    DERRAMANDO TINTAS E DIFUNDINDO A ARTE COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA: ESTUDO DA TRAJETÓRIA E ARTE DE ED RIBEIRO, O PINTOR DOS ORIXÁS., Descrição: Pesquisa de doutorado, que tem por objetivo investigar as possíveis relações entre a arte produzida por Ed Ribeiro e o enfrentamento da intolerância religiosa, no que diz respeito ao Candomblé e o culto aos Orixás.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Delmaci Ribeiro de Jesus - Coordenador / Alex Andrade Costa - Integrante / Nelma Cristina Silva Barbosa de Mattos - Integrante.

  • 2022 - Atual

    ANÁLISE DE RESULTADOS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA BAHIA, Descrição: O presente projeto de pesquisa se apresenta com a proposta de identificar métodos de ensino relacionados com a educação antirracista, analisar resultados e divulgar conhecimentos que possam ser replicados em outros espaços educativos. Os projetos analisados serão selecionados em escolas da rede estadual da Bahia que foram contempladas com o Edital SEC/SEPROMI Nº 011/2021 - concurso público ? Prêmio Jorge Conceição. A educação antirracista, mesmo após as Leis 10.639/03 e 11.645/08, continua ainda sendo pouco desenvolvida nos espaços formais e não formais de educação. Identificar, valorizar, mensurar resultados e divulgar práticas de educação antirracista é uma necessidade que se impõe à academia, uma vez que a pesquisa e a popularização do conhecimento científico viabilizam a validação de conceitos e práticas de enfrentamento a um racismo estrutural, muitas vezes naturalizado e replicado em ambientes educativos, nos quais deveria ser contestado. Nesse sentido o projeto irá discutir, numa perspectiva decolonial, os conceitos de raça, multiculturalismo, identidade e educação antirracista.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Delmaci Ribeiro de Jesus - Coordenador / Alex Andrade Costa - Integrante.

  • 2015 - 2015

    CLUBE DE HISTÓRIA: UMA METODOLOGIA PARA A [RE] CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA., Descrição: O Clube de história é um projeto de intervenção que está sendo desenvolvido, no curso de Pós Graduação em Educação Científica e Popularização das Ciências, do Instituto Federal Baiano. O objetivo do projeto é propor através de um processo educativo não formal, o debate , a escrita e o desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica Júnior . O público alvo são estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Antônio de Deus Seixas a pesquisa está relacionada com a História da Cidade de Catu e regiões circunvizinhas, investigando aspectos políticos , econômicos que caracterizam estas sociedades.No ano de 2015 ,o projeto está sendo inserido no Colégio Estadual Antônio de Deus Seixas, a nível experimental na perspectiva de uma tecnologia social que torne possível aos estudantes se reconhecerem enquanto sujeitos capazes de refletir, problematizar , construir novos conhecimentos e transformar a realidade na qual estão inseridos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Delmaci Ribeiro de Jesus - Coordenador.

Prêmios

2024

Embaixador da Olimpíada Nacional em História do Brasil, UNICAMP.

2024

Campeão Estadual do Desafio Jovem Empreendedor do Sebrae, Sebrae.

2024

Campeão Nacional do Desafio Jovem Empreendedor Sebrae, Sebrae.

2024

Concurso Ideias Inovadoras, Fundação José Carvalho.

2024

Vice campeã estadual do Desafio Jovem Empreendedor, Sebrae.

2023

Professor Antirracista, Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes.

2023

Melhor Professor de História da rede pública estadual de Catu, ano 2023, Times Comunicação.

2020

Embaixador Olimpíada Nacional de História do Brasil, UNICAMP.

2018

Prêmio do Instituto Anísio Teixeira, 35 anos, Instituto Anísio Teixeira.

2010

Aprovação no concurso público da Secretaria de Educação do Estado da Bahia 2010, Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

2007

Professor destaque do município de Catu, Instituto Nacional de Pesquisa (INAP).

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - Atual

Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2023 - Atual

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor CE Maria Isabel de Melo Góes, Carga horária: 40

2019 - 2023

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor CE Maria Isabel de Melo Góes, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2019

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice diretor CE Maria Isabel de Melo Góes, Carga horária: 20

2013 - 2015

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Colégio Estadual Padre João Montez, Carga horária: 40

2012 - 2013

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Colégio Estadual Padre João Montez, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2023

    Pesquisa e desenvolvimento, Colégio Estadual Isabel de Melo Góes.,Linhas de pesquisa

  • 04/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História e Geografia

  • 01/2019 - 02/2023

    Direção e administração, Colégio Estadual Isabel de Melo Góes.,Cargo ou função, Diretor.

  • 01/2016 - 01/2019

    Direção e administração, Colégio Estadual Isabel de Melo Góes.,Cargo ou função, Vice-diretor.

2004 - 2014

Colégio Ágappe

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2003 - 2003

Escola Municipal Professor Jorge Luis Ferreira Teixeira

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2004 - 2004

Escola Municipal Anna Ribeiro de Araújo Góes bitencourt

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2005 - 2005

Escola Municipal Themístocles Cezar Góes

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2015 - 2015

Colégio Estadual Antônio Deus Seixas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

  • 05/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, IFBaiano, Campus Catu.,Linhas de pesquisa

2024 - Atual

Colégio Técnico da Fundação José Carvalho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2025 - Atual

Colégio Estadual de Tempo Integral de Catu

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40