Igor Rezende VIlela

Atualmente é Assessor de Assuntos Internacionais Multilaterais e Redes de Cidades na Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo. Trainee de Gestão Pública do Vetor Brasil. Mestrando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGRI/UERJ). Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), com período de mobilidade acadêmica no curso de Global Governance da Università degli Studi di Roma Tor Vergata, em Roma, na Itália. Participou de diversos projetos oferecidos pelo Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas, dentre eles como bolsista de extensão do MINIONU e publicando artigos relacionados ao Oriente Médio no Conjuntura Internacional. Atuou como gerente de projetos na multinacional Offerwise, trabalhando com a administração de expectativas e o alinhamento com clientes durante a execução de projetos de pesquisa de mercado. Trabalhou na Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior do Governo de Minas Gerais (INDI), atuando na promoção de investimentos e gerenciando eventos; na atração de atividades inovadoras e centros de P&D para o estado e com o relacionamento institucional e governamental com interessados em investimentos em Minas Gerais. Tem interesse nas áreas de Política Externa Brasileira, Cooperação Internacional, Multilateralismo, Paradiplomacia, Estudos de Paz e Conflito, Segurança Internacional e Instituições Internacionais. Contato: igor.r.vilela@gmail.com

Informações coletadas do Lattes em 20/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Relações Internacionais

2021 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Orientador: a definir;;Palavras-chave: Política Externa Brasileira; Multilateralismo.

Graduação em Relações Internacionais

2015 - 2019

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: A fronteira norte: a demanda por um regime no Ártico versus a experiência da Antártica
Orientador: Jorge Mascarenhas Lasmar
com

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

Colegio Nossa Senhora de Lourdes

Formação complementar

2019 -

Língua Espanhola. (Carga horária: 300h). , Instituto Cervantes, IC, Brasil.

2021 - 2021

História da Diplomacia Brasileira - Do Império ao Século XXI. (Carga horária: 30h). , Centro Brasileiro de Relações Internacionais, CEBRI, Brasil.

2020 - 2020

Integrando a Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 12h). , Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil, PNUD BRASIL, Brasil.

2019 - 2019

Sistema Eletrônico de Informações - SEI! USAR. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2018 - 2018

Corso di Lingua Italiana per Stranieri. (Carga horária: 60h). , Centro di Lingua e Cultura Italiana Università degli Studi di Roma Tor Verg, CLICI, Itália.

2018 - 2018

Global Governance. , Università degli Studi di Roma Tor Vergata, UNIROMA, Itália.

2017 - 2018

Língua Italiana. (Carga horária: 120h). , Fundação Torino, FT, Brasil.

2016 - 2017

Língua Francesa. (Carga horária: 100h). , Aliança Francesa, AF, Brasil.

2012 - 2016

Língua Inglesa. (Carga horária: 360h). , Fundação Richard Hugh Fisk, FISK, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Orientações para Trabalhos Acadêmicos (ABNT). (Carga horária: 2h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Política Externa do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Integração Internacional, Conflito, Guerra e Paz.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Organizações Internacionais.

Organização de eventos

VILELA, I. R. . #VemPraMinas: Fármacos e Medicamentos. 2019. (Outro).

VILELA, I. R. . #VemPraMinas: Polo Moveleiro de Ubá. 2019. (Outro).

VILELA, I. R. . #VemPraMinas: Tecnologia e Serviços em Saúde. 2019. (Outro).

VILELA, I. R. . 6 Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). 2017. (Congresso).

VILELA, I. R. . PUC Aberta. 2016. (Exposição).

Participação em eventos

1 Encontro de Economistas-Chefe dos Bancos de Desenvolvimento da América Latina. 2019. (Encontro).

Os 100 anos do campo das Relações Internacionais. 2019. (Seminário).

Pre BRICS Summit - Minas Gerais. 2019. (Seminário).

Iran, the Middle East and the West: Implications for Europe. 2018. (Seminário).

Migration as a solution: human mobility and globalization. 2018. (Seminário).

Overheating and cooling down: responses to a world out of control. 2018. (Seminário).

10 anos Programa de Pós-Graduação em RI. 2017. (Seminário).

50 anos de 1968: Utopias e Movimentos Sociais. 2017. (Seminário).

6 Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). 2017. (Congresso).

Antonio Gramsci e Revolução Russa. 2017. (Seminário).

Arte e Relações Internacionais: Identidade e Resistência no Muro da Cisjordânia. 2017. (Seminário).

Desmobilização dos Combatentes das FARC: Desafios e Perspectivas. 2017. (Seminário).

I Seminário Internacional PPGRI: Segurança e Desenvolvimento Internacional em um Mundo Incerto. 2017. (Seminário).

O legado de Barack Obama e os desafios da política externa de Donald Trump. 2017. (Seminário).

Operações de Paz e Processos de reconstrução. 2017. (Seminário).

O Québec e sua ação internacional. 2017. (Seminário).

Papel das OIs na Produção de Bens Públicos ligados ao Meio-Ambiente. 2017. (Seminário).

Pós-colonialismo e Giro Decolonial nas RI's. 2017. (Oficina).

Proteção e Integração dos Refugiados no Brasil. 2017. (Seminário).

20 anos do Curso de Relações Internacionais - Departamento de RI PUC Minas. 2016. (Seminário).

A Economia Política Internacional da América Latina: Uma Perspectiva Crítica. 2016. (Seminário).

Capacidades Estatais e Desenvolvimento. 2016. (Seminário).

Conferência Religião e Política: O acordo de Paz na Colômbia:. 2016. (Seminário).

El estatuto de las confesiones religiosas en el Derecho de la Unión Europea. 2016. (Seminário).

III Seminário Internacional das Potências Médias. 2016. (Seminário).

Onda Rosa e Bolívia: Contramovimentos latino-americanos?. 2016. (Seminário).

Relações Brasil-África: Cooperação Internacional no Atlântico Sul. 2016. (Seminário).

Religiões para a paz ou para a guerra? Diálogos transdisciplinares. 2015. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • VILELA, I. R. . Neymar, a crise no golfo Pérsico e o uso do esporte como instrumento de soft power pelo Catar. Conjuntura Internacional (Blog), 2017 (Análise de conjuntura).

  • VILELA, I. R. . A Guerra Civil do Iêmen: a crise humanitária, o silêncio internacional e a intensificação do engajamento estadunidense. Conjuntura Internacional (Blog), 2017 (Análise de conjuntura).

Outras produções

VILELA, I. R. . Svalbard: O arquipélago internacionalizado. 2017. (Site).

VILELA, I. R. . O Direito Humanitário, a DNUDPI e a tensão no Ártico. 2017. (Site).

VILELA, I. R. . Por que apenas os oito Estados árticos votam no CA?. 2017. (Site).

VILELA, I. R. . O Dragão lança fogo no gelo. 2017. (Site).

VILELA, I. R. ; BERNARDES, D. L. ; JOSE, H. N. S. ; ARAUJO, L. L. P. . CA (2018): A Guerra Fria sobre o Ártico. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de Estudos).

DORNELLAS, C. C. ; VILELA, I. R. ; OLIVEIRA, N. ; AGUIAR, R. V. . COPUOS (2050): Meios e formas de manter o espaço exterior para fins pacíficos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de Estudos).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2019

    A fronteira norte: a demanda por um regime no Ártico versus a experiência da Antártica, Descrição: Esta pesquisa propõe uma análise acerca da demanda por um regime vinculante específico para o Ártico, tendo a experiência antártica como modelo. Em primeiro lugar, apreende-se os processos disruptivos que acometem a região ártica contemporaneamente, destacando sobretudo o degelo e as consequentes possibilidades de exploração de hidrocarbonetos e do uso do Oceano Ártico como rota marítima internacional. A partir disso, considera-se a inexistência de um regime internacional específico que consiga lidar com os processos correntes que permeiam a agenda da região. Nota-se que tal inexistência ocorre na medida em que a governança no Ártico se dá ou através de regimes gerais - como o Direito do Mar - ou a partir de instrumentos que não compelem os Estados a seguirem suas disposições. Tendo em vista esse cenário, considera-se ainda a sobreposição de reivindicações de territórios no Oceano Ártico e um decorrente conflito tácito entre os países árticos. Sendo assim, leva-se em conta a exceção do Tratado Antártico como uma inspiração para um possível regime compreensivo para o Ártico. Para tanto, permeia-se pelo processo histórico de expansão das instituições primárias da sociedade internacional para os polos do planeta, processo que fomentou a construção de suas sociedades internacionais regionais, assim como de suas práticas, normas, identidades e interesses. Em seguida, essa pesquisa propõe a análise dos instrumentos de governança de Antártica e Ártico, demonstrando a excepcionalidade do caso antártico e a inocuidade das instituições árticas. Por fim, propõe-se uma conclusão acerca de como se construiria um Tratado Ártico inspirado no modelo antártico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Igor Rezende Vilela - Coordenador / Jorge Mascarenhas Lasmar - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2019 - 2019

    Matriz insumo-produto - Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI), Descrição: O projeto visava a construção de matriz insumo-produto das empresas instaladas em Minas Gerais e atendidas pelo INDI. Nesse sentido, visava-se contrapor as necessidades de fornecimento das empresas versus sua respectiva produção industrial. Buscava-se com isso o estabelecimento de uma plataforma capaz de identificar gargalos de insumos produtivos em Minas Gerais. Do mesmo modo, era objetivo listar a produção no estado de forma a viabilizar a atração de outras empresas, com base no atrativo de já existirem empresas fornecedoras instaladas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Igor Rezende Vilela - Integrante / Lucas Freire Silva Fonseca - Coordenador / Renato Ferraz Garcia de Andrade - Integrante / João Paulo Braga Santos - Integrante.

  • 2019 - 2019

    Agenda para atração de atividades inovativas e centros de P&D - Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI), Descrição: O projeto visava o desenvolvimento de agenda para a atração de atividades inovativas e centros de P&D para Minas Gerais. Nesse sentido, era objetivo apresentar os atrativos que o estado oferece para o desenvolvimento de centros de P&D, sendo principalmente: o ecossistema de inovação mineiro, as universidades e a pesquisa científica e os cases regionais. Nessa linha, apresentava-se iniciativas empresariais de inovação já instaladas em Minas Gerais, assim como aceleradoras e investidores. Para além, também era objetivo apresentar as possibilidades de financiamento, incentivos fiscais e iniciativas governamentais para fomentar a inovação no estado. Com as etapas posteriores do projeto, buscava-se entender as necessidades e atrativos que levassem atividades inovativas e centros de P&D a se estabelecerem em Minas Gerais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Igor Rezende Vilela - Integrante / João Paulo Braga Santos - Coordenador.

Prêmios

2020

TOEFL iBT, Educational Testing Service (ETS).

2018

Diploma di Lingua Italiana, Fundação Torino.

2016

Michigan English Test (MET), Cambridge - Michigan Language Assessment.

2016

Certificate of Achievement With Honors, Fundação Richard Hugh Fisk (FISK).

2016

Teste Diagnóstico ICBEU para Análise do Nível de Inglês, Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU).

2010

Semifinalista - Desafio National Geographic, National Geographic.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

Prefeitura Municipal de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor de Assuntos Internacionais na SMRI, Carga horária: 40

Outras informações:
Assessor de Assuntos Internacionais Multilaterais e Redes de Cidades na Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) da Prefeitura de São Paulo. Na SMRI, minha atuação centra-se no relacionamento e na gestão de projetos da cidade de São Paulo com organismos multilaterais, como organizações internacionais e redes de cidades. Dentre estes, destaca-se agências e instituições do Sistema das Nações Unidas. Busca-se com essa articulação obter boas oportunidades para o desenvolvimento local da cidade, assim como promover internacionalmente as boas práticas de São Paulo. Do mesmo modo, destaco também a representação da cidade em eventos e reuniões internacionais, assim como a elaboração de pareceres e manifestações técnicas sobre a pertinência de cooperações internacionais visionadas pela Prefeitura de São Paulo.

2021 - Atual

Vetor Brasil

Vínculo: Trainee, Enquadramento Funcional: Trainee de Gestão Pública

Outras informações:
Trainee de Gestão Pública do Vetor Brasil, organização que desenvolve e potencializa profissionais que atuam no setor público brasileiro, sobretudo através de capacitações e formações contínuas. Os participantes também têm a oportunidade de integrar uma rede de profissionais que trabalham em projetos transformadores em todas as regiões do país, em governos estaduais e municipais.

2019 - 2019

Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 25

Outras informações:
Na Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI), minha atuação centrava-se no desenvolvimento de ações relacionadas a promoção e ao apoio a investimentos no estado de Minas Gerais, em todas as etapas do processo. Dentre estas, destaca-se o desenvolvimento de projetos visando a atração de atividades inovadoras e centros de P&D para Minas Gerais. Igualmente, sublinha-se a organização e o gerenciamento de eventos que buscavam atrair investimentos e negócios para o estado, com participação ativa e suporte em todas as etapas de realização dos mesmos. Também destaco o relacionamento governamental e institucional com interessados em investimentos no estado. Para além, é necessário destacar igualmente minha participação na construção de matriz insumo-produto das empresas instaladas em MG, que visava contrapor as suas necessidades de fornecimento versus a respectiva produção industrial.

2017 - 2017

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor

Outras informações:
Monitor voluntário no projeto de extensão Conjuntura Internacional

2016 - 2017

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de projeto de extensão como Diretor do comitê CA (2018) do 18 MINIONU (Modelo Intercolegial da Organização das Nações Unidas)

2016 - 2016

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Diretor Assistente, Carga horária: 20

Outras informações:
Participante de projeto de extensão como Diretor Assistente do comitê COPUOS (2050) do 17 MINIONU (Modelo Intercolegial da Organização das Nações Unidas)

2015 - 2015

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 20

Outras informações:
Participante de projeto de extensão como voluntário interno do comitê APMBC (2024) do 16 MINIONU (Modelo Intercolegial da Organização das Nações Unidas)

2018 - 2019

Offerwise

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Project Manager, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuava na empresa com o gerenciamento de projetos de pesquisa de mercado em países da América Latina e nos Estados Unidos. Nesse sentido, o relacionamento com os clientes se dava em inglês, português e espanhol, e a mim competia a administração de expectativas e o alinhamento durante a execução dos projetos. Dentre outras atividades desempenhadas, destaca-se o gerenciamento e a análise de bases de dados oriundas dos diferentes projetos empreendidos.