FELIPE GUIMARAES DE OLIVEIRA GOMES

É Membro da equipe editorial da revista científica O Social em Questão do DSS/PUC-Rio como revisor e normalizador. Possui graduação em Licenciatura Português/Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2016), é Mestre em Serviço Social no PPG/DSS-PUC-Rio, é Doutorando em Serviço Social pelo PPG/DSS-PUC-Rio e Pós-graduando no curso de Especialização em Língua Portuguesa do Liceu Literário Português (CELP-ILP) do convênio CELLP-UERJ. É Pesquisador do grupo de pesquisa de Ações Afirmativas e Reconhecimento (GPAAR) - DSS/PUC-Rio e seus interesses atuais em pesquisa incluem: A constituição dos programas de Política de Ação Afirmativa na pós-graduação no Brasil; Pré-vestibular Comunitário, Formação e Prática Docente no contexto das Novas Expressões do Voluntariado; Ação afirmativa no ensino superior, O papel dos pré-vestibulares comunitários, movimentos sociais e ativistas no processo de constituição das ações afirmativas em Universidades do Rio de janeiro e Atuação dos Pré-vestibulares comunitários/populares no processo de formação dos estudantes universitários beneficiários de políticas afirmativas.

Informações coletadas do Lattes em 25/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Serviço Social

2019 - 2021

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Pré-vestibular Comunitário Bonsucesso: A Formação e Prática Docente no Contexto das Novas Expressões do Voluntariado, Ano de Obtenção: 2021
Andréia Clapp Salvador.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Pré-vestibular comunitário; Educação Não Formal; Educador Voluntário.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Especialização em andamento em Língua Portuguesa

2019 - Atual

Liceu Literário Português

Graduação em andamento em Bacharelado em Ciências Religiosas

2011 - Atual

Instituto Superior de Ciências Religiosas

Graduação em Licenciatura em Letras Português e Literatura

2010 - 2016

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Ensino Médio (2º grau)

2000 - 2005

Colégio Santa Mônica

Formação complementar

2018 - 2018

Aperfeiçoamento em Flash Dedicado. , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial RJ, SENAC ARRJ, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Capacitação a Distância para Avaliadores do Enem 2018 - Redações. (Carga horária: 93h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Promover na Comunidade o Acesso ao Ensino Téc. e à Esc. Média de qualidade. , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2016 - 2016

Introdução à Fotografia Digital. , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial RJ, SENAC ARRJ, Brasil.

2016 - 2016

Aperfeiçoamento Fotografia: Reportagem, Retrato e Eventos. , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial RJ, SENAC ARRJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

Produções bibliográficas

  • GOMES, F. G. O. ; Salvador A. C. . Os pré-vestibulares comunitários como espaços de troca de saberes: a experiência do Pré-vestibular Comunitário Bonsucesso. In: Valéria Pereira Bastos; Ariane Rego de Paiva; Nilza Rogéria de Andrade Nunes. (Org.). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-Rio: articulando produções acadêmicas. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2024, v. 1, p. 184-197.

  • GOMES, F. G. O. ; SILVA, S. L. Q. . Os pré-vestibulares comunitários e seus desdobramentos na contemporâneidade: os casos do pré-vestibular Comunitário São Luiz Rei de França e pré-vestibular Comunitário Bonsucesso. In: Andreia Clapp Salvador; Rafael Soares Gonçalves. (Org.). Organizações sociais populares: educação e memória nas periferias. 1ºed.Rio de janeiro: Letra Capital, 2022, v. 5, p. 9-204.

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - 2018

Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretário Executivo

2019 - Atual

CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - Atual

Overshot Fotografia

Vínculo: CEO e Fotógrafo, Enquadramento Funcional: Fotógrafo

Outras informações:
O Overshot é um coletivo de fotógrafos e profissionais que atuam narrando fotograficamente comportamentos, tendências, eventos sociais, ensaios, nightlife e todos os seu relacionados.