Leny Silva de Mendonça

Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu-FACIG (2010). Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO (2002). Atua como Psicóloga Jurídica na Secretaria Executiva de Ressocialização do Estado de Pernambuco. Atuou como Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS no Município do Paulista-PE e como Docente da UFRPE no Curso de Gestão de Negócios. Docente no Curso de RH. disciplina que lecionou: Ética Profissional e Relacionamento Interpessoal; Processos de Recursos Humanos: Recrutamento e Seleção; Treinamento e desenvolvimento; Manutenção e Remuneração; Monitoramento e Avaliação. Docente em curso de Tesouraria. Disciplina que lecionou: Ética Profissional e Relacionamento Interpessoal; Docente no curso de Recepcionista. Disciplinas que lecionou: Introdução ao curso de Recepcionista (perfil do Recepcionista, campo de atuação e mercado de trabalho); Conceitos Básicos sobre a Vida Profissional; Técnicas de Recepção; Excelência em Recepção.

Informações coletadas do Lattes em 05/12/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Psicopedagogia

2009 - 2010

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu
Título: Educação Terceirizada: Um olhar psicopedagógico sobre o sintoma da criança com dificuldade de aprendizagem
Orientador: Maria das Graças Ramos Del Corso

Graduação em Psicologia

1997 - 2002

Faculdade de Ciências Humanas de Olinda

Formação complementar

2014 - 2014

Introd. ao Provimento Serv. Socioassist. do SUAS. (Carga horária: 40h). , Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Prevenção ao Uso de Drogas. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Garantias de Direitos da Criança e do Adolescentes. (Carga horária: 48h). , Escola de Formação de Conselheiros de Pernambuco, EFCP, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Formação de Agentes Sociais de Prevençãoà violênci. (Carga horária: 80h). , Ministério da Justiça, MJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Humana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Social.

Organização de eventos

MENDONÇA, L. S. . Contribuição para Revisão do Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. 2011. (Outro).

MENDONÇA, L. S. . Violência Doméstica. 2011. (Outro).

Participação em eventos

Comitê Gestor de Medidas Socioeducativas.Estatuto da Criança e do Adolescente. 2014. (Seminário).

Fortalecimento Institucional - AMNE.A Importância da Formação Escolar. 2014. (Encontro).

I Encontro Ampliado das Políticas de Seguridade Social do Paulista.Coloquio sobre Proteção Social e Inclusão Escolar. 2014. (Encontro).

Encontro da Família.O Papel da Família e da Escola no Desenvolvimento da Criança. 2013. (Encontro).

O SINASE agora é lei- FUNASE-PE. 2012. (Seminário).

XII Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e V Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental.. Educação Terceirizada: A Supremacia da Função Materna e Paterna (Expositora). 2012 (Congresso).. 2012. (Congresso).

Contribuição para Revisão do Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.Contribuição para Revisão do Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. 2011. (Oficina).

VIII Conferência Municipal de Assistência Social.Delegada Representante do Poder público. 2011. (Outra).

Avanços e Desafios para a Garantia da Cidadania LGBT. 2010. (Encontro).

Encontro Regional para Integração SUAS/SINASE.Encontro Regional para Integração SUAS/SINASE. 2010. (Encontro).

I Conferência Regional Sobre Drogas. 2010. (Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - Atual

Secretaria Executiva de Ressocialização do Estado de Pernambuco

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Psicóloga Jurídica, Carga horária: 30

Outras informações:
Atendimento psicológico individual e em grupo ao reeducando; atendimento aos familiares; elaboração de relatório e parecer psicológico; estudo de caso com a equipe interdisciplinar; oficinas temáticas; palestras; promoção de atividades com vistas à reinserção social.

2006 - 2014

Centro de Referência Especializado da Assistência Social

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica/Social, Carga horária: 40

Outras informações:
2010-2014/ COORDENAÇÃO DO CREAS: execução das ações destinadas ao público com direitos violado atendidos pelo centro (idoso, mulher, público LGBT, pessoas com deficiência e crianças e adolescentes; Acompanhamento, monitoramento, avaliação e desligamento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas; articulação/parcerias com instituições governamentais, não governamentais e conselho tutelar; monitoramento das instituições de longa permanência e de proteção à criança e adolescentes; construção de instrumentais no trabalho com famílias, grupos e indivíduos; promoção de reuniões periódicas com os profissionais para avaliação dos casos acompanhados, avaliação das atividades desenvolvidas dos serviços ofertados e dos encaminhamentos realizados; elaboração de relatórios técnicos enviados à Vara da Infância e Juventude, elaboração de relatórios quantitativos enviados à Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude bem como ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, elaboração do plano de intervenção e normativa do Centro; elaboração de cronograma de atividades, participação em comissões/fóruns/comitês de defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente. 2006-2010/PSICÓLOGA: Acolhida; escuta qualificada; oferta de informações e orientações; acompanhamento especializado, por meio de atendimentos familiar, individuais e em grupo; realização de visitas institucionais e domiciliares às famílias quando necessário; encaminhamentos para a rede socioassistencial, e demais políticas públicas setoriais e órgãos de defesa de direito; trabalho em equipe interdisciplinar; alimentação de registros e sistemas de informação sobre as ações desenvolvidas; elaboração de relatórios e pareceres; participação das atividades de capacitação e formação continuada da equipe, reuniões de equipe, estudos de casos, e demais atividades correlatas;

Atividades

  • 02/2006 - 10/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Prefeitura Municipal do Paulista, Prefeitura Municipal do Paulista.,Atividade realizada, Acolhida; escuta qualificada; oferta de informações e orientações; acompanhamento especializado, por meio de atendimentos familiar, individuais e em grupo; realização de visitas institucionais e domiciliares às famílias quando necessário; encaminhamentos.

2014 - 2014

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
PROGRAMA PRONATEC: Docente no Curso de Gestão de Negócios Disciplinas: Ética Profissional e Relacionamento Interpessoal; Processos de Recursos Humanos: Recrutamento e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento-Manutenção e Remuneração; Monitoramento e Avaliação; Docente no Curso de Tesouraria Disciplinas: Ética Profissional e Relacionamento Interpessoal; Docente no Curso de Recepcionista: Disciplina: Ética Profissional e Relacionamento Interpessoal

2009 - 2009

ESCOLA METROPOLITANA DE TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

Outras informações:
Docente no Curso Técnico de Enfermagem Disciplina:; Psicologia Aplicada à Enfermagem Docente no Curso de Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho: Disciplina: Psicologia do Trabalho

2006 - 2006

PROFAE

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

Outras informações:
PROFAE-Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem. Disciplina: Psicologia Aplicada à Enfermagem