Talita Martins Oliveira
Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba pesquisa na área de Ergonomia; Especialista em Ergonomia pela Universidade Gama Filho (2013), graduada em Educação Física pela Faculdade Metropolitana de Campinas. Atua como consultora em ergonomia e educadora física. Tem experiência em docência atuando em instituições como Senac e escola técnica. https://orcid.org/0000-0002-1471-3197
Informações coletadas do Lattes em 20/05/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia de Produção
2017 - 2020
Universidade Federal de São Carlos
Título: ABORDAGEM ERGONÔMICA DA ATIVIDADE: A COMPREENSÃO DE DETERMINANTES DO TRABALHO DOS COLETORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS,Ano de Obtenção: 2020
Márcia Regina Neves Guimarães.Coorientador: Andréa Regina Martins Fontes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Ergonomia
2011 - 2013
Universidade Gama Filho
Título: Análise Ergonomica do Trabalho: Posto Expansão de Bico Hansen
Orientador: Evelin Moreno
Graduação em Educação Física Bacharel
2009 - 2011
Faculdade Metropolitana de Campinas, Metrocamp
Título: Avaliação dos Níveis de Flexibilidade e realização da Ginástica Laboral em Trabalhadores do Setor Produtivo.
Orientador: Luiz Felipe Teixeira Milano
Graduação em Educação Física - Licenciatura
2004 - 2007
ACADEMIA DE ENSINO SUPERIOR
Título: Dançando a vida: um relato de experiência. 2006.
Orientador: Rita de Cássia Fernandes
Formação complementar
2020 - 2020
Formação de Professores para Docência On-line. (Carga horária: 20h). , Universidade de Sorocaba, UNISO, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação em Docência. , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2016 - 2016
Biomecânica da reabilitação dos membros inferiores. (Carga horária: 10h). , Personal College, PC, Brasil.
2016 - 2016
QUICK MASSAGE. (Carga horária: 4h). , Instituto Espaço e Harmonia, IEH, Brasil.
2016 - 2016
Ergonomia Análise Ergonômica do Trabalho. (Carga horária: 20h). , Camp Curso - Aprimoramento Profissional, CC, Brasil.
2006 - 2006
Anatomia dos Músculos e Articulações. (Carga horária: 16h). , Federação Brasileira de Musculação, FEBM, Brasil.
2006 - 2006
Fisiologia e Aspectos Médicos. (Carga horária: 16h). , Federação Brasileira de Musculação, FEBM, Brasil.
2006 - 2006
Nutrição, Suplementos e ergogênicos. (Carga horária: 16h). , Federação Brasileira de Musculação, FEBM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Ergonomia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Organização de eventos
OLIVEIRA, T. M. . II Workshop de Engenharia de Produção UFScar-Sorocaba. 2017. (Outro).
OLIVEIRA, T. M. . Ação Global. 2006. (Outro).
ALMEIDA, C. Q. ; ROBERTO, F. ; OLIVEIRA, T. M. . Grande Encontro da 3ª Idade. 2005. (Outro).
OLIVEIRA, T. M. . 1ª Corrida Histórica TV TEM. 2005. (Outro).
Participação em eventos
7 Encontro SENAC de Conhecimento Integrado.A CONTRIBUIÇÃO DA ERGONOMIA PARA A CATEGORIA DE TRABALHO DOS COLETORES DE RESÍDUOS DOMICILIARES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. 2018. (Encontro).
III Workshop Engenharia de Produção UFScar -Sorocaba.ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO DOS COLETORES DE LIXO DOMICILIAR: ESTUDO DE CASO EM UMA CIDADE DE MÉDIO PORTE NO INTERIOR DE SÃO PAULO. 2018. (Outra).
XIV Jornada de Ergonomia Poli Usp.A cooperação na Coleta de lixo: Uma estratégia para driblar o sofrimento no trabalho. 2018. (Outra).
XIII Jornada de Ergonomia. 2017. (Outra).
XII Jornada de Ergonomia. 2016. (Outra).
Ciclo do Conhecimento " Inovação e Periodização nos Programas de Ginástica Laboral". 2015. (Outra).
Ciclo do Conhecimento "Periodização, avaliação e sistematização do treinamento para corredores de longa distância". 2015. (Outra).
VII Encontro do Programa de Aperfeiçoamento Técnico-Administrativo- PATEC. 2015. (Encontro).
Aula Expositiva.Atualidades em Ginástica Laboral. 2012. (Outra).
"Experiências Alternativas no Ensino da Educação Física: Novas Abordagens no Ensino Médio". 2005. (Oficina).
Aesportes: Uma Proposta Pedagógica de Extensão. 2005. (Outra).
Diabetes e os Efeitos da Atividade Física aos Portadores de Doença. 2005. (Outra).
Educação Física E Motivação. 2005. (Outra).
Fórum SESI Especialização Esportiva Precoce Mitos e Verdades. 2005. (Outra).
III JOCEF - Jornada Científico Cultural de Educação Física. 2005. (Outra).
Oficina de danças Circulares. 2005. (Oficina).
Oficina de Danças Cooperativas. 2005. (Oficina).
Oficina de Educação Corporal. 2005. (Oficina).
Recreação Escolar. 2005. (Outra).
2ª Semana- Saberes em Colóquio Manifestações Culturais, Tecnologia e Linguagem. 2004. (Outra).
A Ginástica Geral como Ferramenta da Educação Física na Transformação e Sociabilização". 2004. (Oficina).
Participação em bancas
GUIMARAES, M. R. N.;OLIVEIRA, T. M.FONTES, A. R. M.. Estratégia e gestão da inovação em Fintechs. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.
GUIMARAES, M. R. N.;OLIVEIRA, T. M.FONTES, A. R. M.. Análise das mudanças estruturais e culturais resultante de um processo de fusão em uma empresa de papel e celulose. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.
GUIMARAES, M. R. N.;OLIVEIRA, T. M.FONTES, A. R. M.. Do surgimento às estratégias atuais de Startups: estudo multicasos em três empresas do estado de São Paulo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.
GUIMARAES, M. R. N.;OLIVEIRA, T. M.FONTES, A. R. M.. Análise da percepção dos alunos do curso de engenharia de produção de uma universidade federal quanto ao desenvolvimento de competências. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.
NOGUEIRA, L.F.Z;OLIVEIRA, T. M.. Notaro, Bruna C. Carvalho e Karen F. Scholl.O Reconhecimento da Terapia Ocupacional na Empresa: relato de experiência de prática profissional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Sorocaba.
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, TALITA MARTINS ; FONTES, ANDREA REGINA MARTINS ; GUIMARÃES, MÁRCIA REGINA NEVES . A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE TRABALHO DOS COLETORES DE LIXO DOMICILIAR: UM ESTUDO DE CASO. GESTÃO E DESENVOLVIMENTO , v. 17, p. 175, 2020.
-
PICOS, R. S. ; OLIVEIRA, T. M. ; FONTES, A. R. M. ; SOUZA, R. L. R. . ANÁLISE DOS NOVOS CONSTRANGIMENTOS INSERIDOS A PARTIR DA MUDANÇA NA ATIVIDADE DOS COLETORES DE LIXO COM A IMPLANTAÇÃO DO CONTÊINER DE 1000 LITROS EM UMA CIDADE DE MÉDIO PORTE DO INTERIOR PAULISTA. AÇÃO ERGONÔMICA , v. 12, p. 56-62, 2017.
Outras produções
OLIVEIRA, T. M. . Analise Ergonômica do Trabalho: Mercado Dia. 2019.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. , Rodovia João Leme dos Santos - do km 106,086 ao km 107,000, Parque Reserva Fazenda Imperial, 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil, Telefone: (15) 32295990
Experiência profissional
2018 - 2020
Universidade Federal de São CarlosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Vínculo: Bolsista Mestrado CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2020
Consorcio Sorocaba AmbientalVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Educador Físico/Ergonomista, Carga horária: 4
2015 - 2018
Universidade de SorocabaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educador Físico, Carga horária: 20
2017 - Atual
Centro Universitário SenacVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente
2014 - 2019
Escola Professor JuniorVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
2009 - 2012
Grupo Metha - QV CompanyVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 30
2005 - 2007
Serviço Social da Indústria - Diretório Regional São PauloVínculo: Estágiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
2012 - 2015
Rh TreinareVínculo: Palestrante, Enquadramento Funcional: Palestrante - NR 17 e temas motivacionais, Carga horária: 8
2005 - 2006
Clube de Campo SoocabaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 16
2004 - 2007
Academia Corpo e DançaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio Remunerado, Carga horária: 20
2002 - 2004
Academia Corpo e DançaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Recepcionista, Carga horária: 40
2008 - 2008
Academia da OndaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Talita Martins Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?