Jessiane Pereira da Costa

Graduada em licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialista em treinamento esportivo e Educação Física escolar. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar.

Informações coletadas do Lattes em 01/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Treinamento Desportivo e Educação Física Escolar

2021 - 2021

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: O ensino dos esportes coletivos na Educação Física Escolar

Graduação em Educação Física

2015 - 2019

Universidade Federal de Mato Grosso

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

ESCOLA ESTADUAL ANDRE AVELINO

Formação complementar

2017 - 2017

Curso Shuttle Time de Badminton para Estudantes de Educação Física. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2016 - 2016

Elaboração de projetos e escrita científica. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Participação em eventos

Palestra: Educação Física e a Base Nacional Comum Curricular. 2018. (Outra).

XXVI Seminário de Iniciação Científica.Colônia de Férias na Faculdade de Educação Física na Universidade Federal de Mato Grosso nos anos de 1979 a 1990. 2018. (Seminário).

V Congresso Brasileiro de Educação Física do Centro-Oeste, II Congresso Internacional de Educação Física do Centro-Oeste e I Simpósio Internacional de Pedagogia do Esporte. 2017. (Congresso).

XIV Seminário de Educação Física Escolar. 2017. (Seminário).

XXV Seminário de Iniciação Científica.O esporte na formação de professores: a visão dos discentes dos cursos de licenciatura em Educação Física. 2017. (Seminário).

III Seminário de Extensão Esporte, Cinema e Modernidade: um olhar sobre as olimpíadas. 2016. (Seminário).

VIII Fórum de Educação Física Escolar. 2016. (Congresso).

VI Semana Acadêmica, VIII Seminário de Socialização de Práticas de Estágio e da IV Mostra do Centro de Memória da Faculdade de Educação Física. 2016. (Seminário).

V Semana Acadêmica e VII Seminário de Socialização de Práticas de Estágio. 2016. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • COSTA, J. P. . Percepções de alunos sobre os jogos e brincadeiras na formação em Educação Física. Corpoconsciência (São Paulo) , v. 20, p. 92-98, 2017.

  • COSTA, J. P. . Os jogos e as brincadeiras na formação inicial de professores em Educação Física. In: Evando Carlos Moreira. (Org.). Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: conceitos, reflexões e proposições. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. , p. 195-210.

  • COSTA, J. P. . O esporte na formação inicial de professores em Educação Física. In: Evando Carlos Moreira. (Org.). Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: conceitos, reflexões e proposições. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. , p. 211-229.

  • COSTA, J. P. ; MOREIRA, E. C. . O esporte na formação de professores: a visão dos discentes dos cursos de licenciatura em Educação Física. In: XIV Seminário de Educação Física Escolar, 2017, São Paulo. Anais do XIV Seminário de Educação Física Escolar 2017. São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte - USP, 2017. v. 31. p. 1-178.

  • COSTA, J. P. ; MOREIRA, E. C. . Percepções de professores e alunos sobre os jogos e brincadeiras na formação em Educação Física. In: IV Congresso Internacional de Formação Profissional e IX Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física, 2016, Rio Claro, SP. Campos de atuação em Educação Física: diálogos com a prática, 2016.

  • COSTA, J. P. ; MOREIRA, E. C. . Percepções de professores e alunos sobre os jogos e brincadeiras na formação em Educação Física. In: XXIV Seminário de Iniciação Científica, 2016, Cuiabá. Anais do XXIV Seminário de Iniciação Científica, 2016.

  • COSTA, J. P. ; MOREIRA, E. C. . O esporte na formação de professores: a visão dos discentes dos cursos de licenciatura em Educação Física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, J. P. ; MOREIRA, E. C. . O esporte na formação profissional em Educação Física: um estudo exploratório. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, J. P. ; MOREIRA, E. C. . Percepções de professores e alunos sobre os jogos e brincadeiras na formação em Educação Física. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Licenciatura em Educação Física à Distância: conhecimento e organização do trabalho docente, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jessiane Pereira da Costa - Integrante / Evando Carlos Moreira - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    Colônia de Férias na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso nos anos de 1979 a 1990., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jessiane Pereira da Costa - Integrante / Evando Carlos Moreira - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    O esporte na formação de professores: a visão dos discentes dos cursos de licenciatura em Educação Física, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jessiane Pereira da Costa - Integrante / Evando Carlos Moreira - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Percepção de professores e alunos sobre os jogos e brincadeiras na formação em Educação Física, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jessiane Pereira da Costa - Integrante / Evando Carlos Moreira - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Título do projeto de pesquisa: Licenciatura em Educação Física à Distância: conhecimento e organização do trabalho docente

2017 - 2018

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Título do projeto de pesquisa: Colônia de Férias na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso nos anos de 1979 a 1990.

2016 - 2017

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Título do projeto de pesquisa: O esporte na formação de professores: a visão dos discentes dos cursos de licenciatura em educação física.

2015 - 2016

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Título do projeto de pesquisa: Percepções de professores e alunos sobre os jogos e brincadeiras na formação em educação física

2018 - 2018

Serviço Social do Comércio

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20