Anne Bittencourt Santos e Silva

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é bolsista de iniciação científica no projeto "Trajetórias Acadêmicas e Construção de Significados e Sentidos na Transição dos Bacharelados Interdisciplinares à Formação em Psicologia na UFBA", coordenado pela professora Mônica Lima de Jesus (IPS/UFBA).

Informações coletadas do Lattes em 26/08/2017

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Psicologia

2014 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Marista Patamares (BA)

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Extensão universitária em ACCS: Intervenção psicossocial com crianças/adolescentes em situação de rua. (Carga horária: 136h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2015 - 2016

Extensão universitária em Liga Acadêmica de Redução de Danos. (Carga horária: 42h). , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.

2011 - 2015

Curso de inglês. , ALL Curso de Idiomas, ALL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Revisão de Literatura de 20 anos sobre o tema crianças e adolescentes em situação de rua.. 2016. (Congresso).

Congresso UFBA 70 anos. Avaliação do impacto desenvolvimental da vida na rua sobre o ajustamento psicológico de crianças e adolescentes em situação de rua. 2016. (Congresso).

SEMENTE - Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão..Avaliação do impacto desenvolvimental da vida na rua sobre o ajustamento psicológico de crianças e adolescentes em situação de rua.. 2016. (Seminário).

IX Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. 2015. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Juliana Prates Santana

Avaliação do impacto desenvolvimental da vida na rua sobre o ajustamento psicológico de crianças e adolescentes em situação de rua; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia, Programa Instituciona de Iniciação Científica/Universidade Federal da Bahia; Orientador: Juliana Prates Santana;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BITTENCOURT, A. S. e S. ; OLIVEIRA, L. V. S. ; SANTANA, J. P. . Avaliação do impacto desenvolvimental da vida na rua sobre o ajustamento psicológico de crianças e adolescentes em situação de rua. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BITTENCOURT, A. S. e S. ; OLIVEIRA, L. V. S. ; SANTANA, J. P. . Revisão de Literatura de 20 anos sobre o tema crianças e adolescentes em situação de rua. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Sentidos construídos por estudantes da rede pública na transição do Bacharelado Interdisciplinar para Psicologia: contribuições da psicologia social., Descrição: O presente trabalho tem como objetivo analisar os sentidos construídos nas trajetórias acadêmico-universitárias de egressos do BIs oriundos do interior da Bahia e advindos de escolas públicas na transição para o Curso de Psicologia, realizando análises dos discursos dos egressos dos BIs em relação as suas experiências pessoais e acadêmicas no ensino médio; escolha da Psicologia e classe social de pertencimento; repercussões de curso área de concentração e escolha profissional; efeitos da graduação BI e Psicologia na construção do acesso e permanência no ensino superior.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anne Bittencourt Santos e Silva - Coordenador / Mônica Lima de Jesus - Integrante / Juliana de Oliveira Barros Amancio Mattos - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Avaliação do impacto desenvolvimental da vida na rua sobre o ajustamento psicológico de crianças e adolescentes em situação de rua, Descrição: O presente plano de trabalho tem como objetivo avaliar o nível de ajustamento psicológico de crianças e adolescentes em situação de rua a partir de indicadores de estresse e de bem estar subjetivo, assim como avaliar a presença de comportamentos suicidas, os afetos positivos e negativos e a satisfação de vida destas crianças e adolescentes. Esse estudo é decorrente da nova fase da pesquisa ?O impacto da vida na rua em adolescentes: Um estudo longitudinal sobre risco e proteção?, que foi iniciada em julho de 2015. Essa nova fase é constituída de um tempo denominado T4 e nele foram realizadas diversas atividades envolvendo contato direto/indireto com os adolescentes para coleta de dados ? como buscas pela rede de acolhimento, entrevistas, visitas institucionais e territoriais, contatos através de redes sociais para manutenção de vínculo e alimentação dos bancos de dados. Esse estudo visa a resultados específicos como formação em questões teóricas, éticas e metodológicas envolvidas na pesquisa com crianças e adolescentes em situação de rua, colaboração na produção de trabalhos científicos e elaboração de material de suporte para as atividades direcionadas aos educadores e técnicos das instituições de atendimento a esse público específico, desenvolvimento de habilidades e competências inerentes à atividade científica além de fomentação a ntegração e o fortalecimento da rede de atendimento às crianças e adolescentes em situação de rua na cidade de Salvador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anne Bittencourt Santos e Silva - Coordenador / Juliana Prates Santana - Integrante / Alexia Suelen Alves dos Santos Van Petten's - Integrante / Lucas Vezedek Santana de Oliveira - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Revisão de Literatura de 20 anos sobre o tema crianças e adolescentes em situação de rua, Descrição: O presente trabalho tem como objetivo analisar os artigos acadêmicos publicados no Brasil entre 1994 e 2014 sobre crianças e adolescentes em situação de rua, buscando entender, sobretudo, de que forma esse fenômeno foi compreendido e abordado na produção acadêmica nacional. Pretende-se avaliar os avanços alcançados nesses últimos 20 anos de pesquisa, abordando a potencialidade das produções observadas na obtenção de conhecimento no que diz respeito ao desenvolvimento físico e psicológico desses jovens, apontamento de diretrizes, conhecimento do funcionamento das redes, entre outros ganhos evidenciais. A proposta é explanar aquilo que já foi pesquisado e como já foi pesquisado (metodologia, instrumentos, formas de abordagem, etc), as evidências localizadas, as lacunas, os propósitos das produções. Diante da ampliação do panorama de estudos sobre o fenômeno nas áreas das ciências humanas e biológicas, procura-se ampliar as possibilidades de estudo e fornecer subsídios para intervenção através de uma agenda de trabalho que apontem novas diretrizes de atuação com crianças e adolescentes em situação de rua.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anne Bittencourt Santos e Silva - Coordenador / Juliana Prates Santana - Integrante / Alexia Suelen Alves dos Santos Van Petten's - Integrante / Lucas Vezedek Santana de Oliveira - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista no Projeto "Trajetórias acadêmicas e construção de significados e sentidos na transição dos Bacharelados Interdisciplinares à formação em Psicologa na UFBA", financiado pelo Prointer, com plano de trabalho específico "Sentidos construídos por estudantes da rede pública na transição do Bacharelado Interdisciplinar para Psicologia: contribuições da psicologia social", orientado pela Profª Drª Mônica Lima de Jesus.

  • 2015 - 2016

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Ciêntífica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista no Projeto "O impacto da vida na rua em adolescentes: um estudo longitudinal sobre riscos e proteção (Ano 4)", financiado pelo CNPQ, com plano de trabalho específico "Avaliação do impacto desenvolvimental da vida na rua sobre o ajustamento psicológico de crianças e adolescentes em situação de rua", orientado pela Profª Drª Juliana Prates Santana.

    Atividades

    • 07/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Psicologia., .,Linhas de pesquisa

    • 08/2015 - 07/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Psicologia., .,Linhas de pesquisa

    • 08/2015 - 07/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Psicologia., .,Linhas de pesquisa