Lorrayne Abadia Martins

Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade de Brasília (2021). Tem experiência na área de Saneamento Ambiental, atuando principalmente no tema de tratamentos convencionais e avançados em escala doméstica de água para consumo humano.

Informações coletadas do Lattes em 10/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Ambiental

2013 - 2021

Universidade de Brasília, UnB
Título: Estudo Exploratório sobre Tecnologias de Tratamento de Água para Consumo Humano em Escala Domiciliar.
Orientador: Cristina Celia Silveira Brandão.

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Centro de Ensino Médio EIT

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias/Especialidade: Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas.

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Tratamento da água do lago Paranoá utilizando sistema híbrido de microfiltração submersa ? Estudo em escala de bancada com ênfase no desempenho operacional e remoção de patógenos, Descrição: A crescente demanda por água gerou uma necessidade de utilização do lago Paranoá como manancial para o abastecimento público. Como se trata de um lago de múltiplos usos, incluindo a recepção de esgotos tratados, há necessidade de aperfeiçoar o tratamento da água para consumo humano e, neste contexto, presente trabalho avaliou, em caráter preliminar, o uso de sistema híbrido de microfiltração submersa como alternativa de melhorar a eficiência de remoção de patógenos e a matéria orgânica natural. O sistema híbrido consiste de unidade de membrana de microfiltração precedido de coagulação e floculação. Com o emprego do pré-tratamento houve uma melhora na eficiência da remoção de turbidez de 38%, e um aumento nas eficiências de retenção de Coliformes totais e E. coli respectivamente de 39% e 37%, atingido praticamente a remoção total de E. coli. Apesar da melhora, o desempenho do sistema foi inferior ao reportado na literatura e, dessa forma, recomenda-se que o trabalho tenha continuidade, usando novos módulos de membrana e, ao mesmo tempo, seja realizada a otimização das condições de coagulação e floculação, de modo a verificar se a otimização das condições operacionais podem promover maior eficiência da microfiltração, mesmos considerando as fragilidades no controle de qualidade da membrana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lorrayne Abadia Martins - Coordenador / Cristina Celia Silveira Brandão - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Tratamento da água do lago Paranoá utilizando membrana de microfiltração submersa, precedida ou não de coagulação e floculação, Descrição: A crescente demanda por água aliada com a escassez desse recurso no Distrito Federal gerou a necessidade de utilização do lago Paranoá como manancial para o abastecimento público. Pelos seus múltiplos usos, o tratamento a ser adotado para potabilização da água do lago Paranoá merece especial atenção e, dessa forma, o presente estudo trata da aplicação de um sistema de microfiltração por membranas submersas para o tratamento dessa água. O estudo engloba a realização de ensaios com testes de jarros modificados e de experimentos em sistema de microfiltração submersa em fluxo contínuo. Na primeira fase, que é objeto deste artigo, os ensaios de teste de jarros modificados foram realizados para determinar a dose ótima do coagulante sulfato de alumínio para otimização do desempenho da microfiltração. A adoção da coagulação e floculação antecedendo a microfiltração promoveu melhora da eficiência de remoção de turbidez e de matéria orgânica natural em torno de 6% e 21%, respectivamente, entretanto observou-se maior obstrução na membrana. Na dosagem ótima de 4 mg/L do coagulante, a remoção de turbidez foi de 98% e de matéria orgânica foi de 63%. O estudo mostra a aplicabilidade desta técnica para o tratamento da água do lago Paranoá, mas indica a necessidade de otimizar a etapa de floculação para reduzir a obstrução da membrana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lorrayne Abadia Martins - Coordenador / Cristina Celia Silveira Brandão - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2019

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 2

Outras informações:
Monitora na disciplina Tratamento de Água para Consumo Humano.

2016 - 2016

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 2

Outras informações:
Monitora da disciplina Laboratório de Geotecnia 1.

2015 - 2016

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Apoio técnico

Outras informações:
Apoio na organização e realização do Evento XIV ENEEAmb, II Fórum Latino de Engenharia e Sustentabilidade.

2019 - 2021

Companhia de Águas e Esgotos de Brasília

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária 20

Outras informações:
Atividades desenvolvidas: Análise de processos relacionados a gestão de mananciais; Atualização do banco de geoprocessamento; Elaboração de mapas temáticos; Vistorias de rotinas nos mananciais da CAESB; Elaboração de relatórios de campo e elaboração de relatórios técnicos; Análise dos impactos ambientais causados por empreendimento; Auxílio na administração de materiais; Contato com clientes.

2019 - 2021

Flua Consultoria Ambiental

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Consultora e Diretora, Carga horária: 12

Outras informações:
Empresa Júnior Flua Consultoria Ambiental. Cargos: Diretora e Consultora da área Administrativo Financeiro e Vice-presidente. Atividades desenvolvidas: Gestão da área administrativa e financeira; Facilitadora de reuniões; Apoio no desenvolvimento do planejamento estratégico da empresa; Avaliação da separação de resíduos da Caixa Seguradora; PGRS do Bazar Francofonia; Ampliação da carta de serviços da empresa; Avaliadora do processo seletivo 2020 da Flua.

2015 - 2016

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Iniciação Científica

Outras informações:
Projeto de Pesquisa intitulado ?Tratamento da água do lago Paranoá utilizando membrana de microfiltração submersa, precedida ou não de coagulação e floculação?.