Rodrigo Cunha Echebarrena
Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/ FIOCRUZ). Pós graduado em Saúde Mental (IPUB/ UFRJ) e Saúde Pública (UNESA). Possui graduação em Psicologia (FAMATH) com aperfeiçoamentos em Terapia Cognitivo Comportamental (IPUB/UFRJ e CEPAF-RJ). Atualmente é psicólogo clínico da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (IMPPinel) e professor adjunto dos cursos de Medicina e Psicologia da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Possui experiências nas áreas de gerenciamento, assistência e ensino em Psicologia e ensino em Medicina, com ênfase em Saúde Mental.
Informações coletadas do Lattes em 08/06/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Pós-graduação em Saúde Pública
2016 - 2018
Fundação Oswaldo Cruz
Título: Leitos de saúde mental em hospitais gerais: o caso do Rio de Janeiro
, Ano de Obtenção: 2018.Paulo Roberto Fagundes da Silva.
Especialização em Saúde Pública: política, planejamento e gestão
2011 - 2013
Universidade Estácio de Sá
Título: A ANÁLISE DAS TRANSINSTITUCIONALIZAÇÕES DE PACIENTES PSIQUIATRICOS OCORRIDAS NO INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE JULIANO MOREIRA ENTRE OS ANOS DE 2007 E 2012
Bolsista do(a): Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PCRJ, Brasil.
Especialização em saude mental
2002 - 2004
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Os dispositivos residenciais terapêuticos e a engenharia doo habitar
Orientador: Luiz Antonio Baptista
Aperfeiçoamento em Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental
2010 - 2011
Centro de Psicologia Aplicada e Formação
Título: Curso de extensão, sem apresentação de monografia. Ano de finalização: 2011
Aperfeiçoamento em Pratica da psicoterapia cognitivo-comportamental
2003 - 2004
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Curso de extensão, sem apresentação de monografia. Ano de finalização: 2004
Graduação em Psicologia
1996 - 2001
Faculdades Integradas Maria Thereza, FAMATh
Título: DO LOUCO AO CIDADÃO: A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA DO DOENTE MENTAL ATRAVÉS DO LAR ABRIGADO DO INSTITUTO PHILIPPE PINEL
Orientador: Johnny Menezes Alvarez
Formação complementar
2021 -
Formação Básica em psicanálise. (Carga horária: 230h). , Corpo Freudiano Escola de Psicanálise, CORPO FREUDIANO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Participação em eventos
Comemoração ao dia do psicólogo.Luta antimanicomial: tempos de pandemia. 2020. (Encontro).
Live do Conselho Regional de Radiologia - RJ.Cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia e os impactos emocionais na vida dos profissionais de saúde. 2020. (Outra).
Prática clínica em saúde suplementar e saúde mental.Prática clínica em saúde suplementar e saúde mental. 2020. (Encontro).
Psicologia e saúde em tempos de pandemia.Psicologia e saúde em tempos de pandemia. 2020. (Outra).
Apresentação de experiência no curso de ética profissional do curso de psicologia da Universidade Federal Fluminense.Práticas psi e as implicações éticas no campo da saúde mental.. 2017. (Outra).
Comemoração ao dia do psicólogo - apoio ao setembro amarelo: campanha de conscientização e prevenção ao suicídio.Suicídio - o que é importante conhecer para prevenir?. 2016. (Encontro).
Reforma psiquiátrica: o que precisamos saber sobre essa história?.Reforma psiquiátrica: o que precisamos saber sobre essa história?. 2016. (Oficina).
VIII ForumInersetorial de Desinstitucionalização em Saúde Mental.O papel do SRT na interlocução com a rede. 2013. (Encontro).
II Congresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial. Residencial Stela do Patrocínio: a desisntitucionalização no Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira. 2012. (Congresso).
II encontro nacional dos residenciais terapêuticos e do programa de volta pra casa.Programa Residencial Terapêutico do Instituto de Assistência à Saúde Juliano Moreira. 2010. (Encontro).
Orientou
Regionalização na saúde mental: uma abordagem sobre o trabalho em rede no município do Rio de Janeiro; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização/ Residência) - Instituto Municipal Philippe Pinel; Orientador: Rodrigo Cunha Echebarrena;
Suicídio -um relato de caso; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Rodrigo Cunha Echebarrena;
A QUESTÃO FAMILIAR NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL: ESTUDO DE CASO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Rodrigo Cunha Echebarrena;
PSIQUIATRIZAÇÃO DA TRANSEXUALIDADE: ABORDAGEM DIAGNÓSTICA E CONDUTA TERAPÊUTICA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Rodrigo Cunha Echebarrena;
Produções bibliográficas
-
ECHEBARRENA, RODRIGO CUNHA ; SILVA, PAULO ROBERTO FAGUNDES DA . Leitos de saúde mental em hospitais gerais: o caso do Rio de Janeiro. Saúde em Debate , v. 44, p. 223-234, 2020.
-
SILVA, PAULO ROBERTO FAGUNDES DA ; CARVALHO, MARIA CECÍLIA DE ARAÚJO ; CAVALCANTI, MARIA TAVARES ; ECHEBARRENA, RODRIGO CUNHA ; MELLO, ADRIANA SANTOS DE ; DAHL, CATARINA MAGALHÃES ; LIMA, DÉBORA BASTOS DE ; SOUZA, FLÁVIA MITKIEWICZ DE . Desinstitucionalização de pacientes de longa permanência de um hospital psiquiátrico no Rio de Janeiro. Ciencia & Saude Coletiva , v. 22, p. 2341-2352, 2017.
-
SANZANA, A. P. M. P. ; CAMPOS, A. P. ; MACHADO, A. C. ; SOUTO, J. S. ; ECHEBARRENA, R. C. . A reforma começa em casa: o fio da navalha na clínica dos dispositivos residenciais terapêuticos do IMAS Juliano Moreira. Cadernos IPUB (UFRJ) , v. 22, p. 169-178, 2006.
-
ECHEBARRENA, R. C. . Novos desafios na luta por velhos direitos no campo da saúde mental. In: Mariana Alves Gonçalves; José Rodrigues de Alvarenga Filho; Carolini Cássia Cunha; Francisco Teixeira Portugal.. (Org.). Psicologia, direitos humanos e movimentos sociais [recurso eletrônico]: capturas e insurgências na cidade. 1ed.Florianópolis: Abrapso, 2017, v. 3, p. 121-133.
-
ECHEBARRENA, R. C. . Atenção à crise. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ECHEBARRENA, R. C. . Aspectos fundamentais em psicopatologia. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Grande Rio, Escola de Ciências da Saúde. , Rua Professor José de Souza Herdy, 1160, Jardim Vinte e Cinco de Agosto, 25071202 - Duque de Caxias, RJ - Brasil, Telefone: (21) 32194040, URL da Homepage:
Experiência profissional
2023 - Atual
Universidade do Grande RioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 12
2015 - 2022
Universidade do Grande RioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 12
2011 - 2015
Universidade do Grande RioVínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Psicologo -Preceptor, Carga horária: 10
Atividades
-
09/2011
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Internato em Saúde Mental
2014 - 2015
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações:
Participei como colaborador da pesquisa: "Diagnóstico situacional da atenção em saúde mental nas unidades socioeducativas brasileiras ", dos pesquisadores Nilson do Rosário Costa e Paulo Roberto Fagundes da Silva
2012 - 2013
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador Eventual
Outras informações:
Colaborador na aplicação de questionários para o desenvolvimento da pesquisa "Avaliação da implementação da Intervenção em Saúde Mental para períodos de Transição (CTI-BR) para uma população em processo de desinstitucionalização: o caso da Colonia Juliano Moreira."
2014 - Atual
Prefeitura da Cidade do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicologo - IMP Pinel, Carga horária: 32
2014 - Atual
Prefeitura da Cidade do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicologo Preceptor IMP Pinel, Carga horária: 32
Outras informações:
Preceptoria de estágio em formação de psicólogo (graduação) e residência em saúde mental (pós-graduação)
2012 - 2014
Prefeitura da Cidade do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor Nucleo Rodrigues Caldas, Carga horária: 40
2009 - 2012
Prefeitura da Cidade do Rio de JaneiroVínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor Centro de Reabilita.e Integração Soci, Carga horária: 32
2006 - 2008
Prefeitura da Cidade do Rio de JaneiroVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Prog SRT do IMAS Juliano Moreira, Carga horária: 32
2006 - 2006
Prefeitura da Cidade do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicólogo no IMAS Juliano Moreira, Carga horária: 32
Outras informações:
de 01 de 2006 a 12 de 2006 - atuação como psicólogo
de 12 de 2006 a 12 de 2008 - coordenador da Equipe de Seguimento
de 01 de 2009 a 10 de 2012 - diretor do Centro de reabilitação e Integração Social
de 10 de 2012 a 08 de 2014 - diretor do Núcleo Rodrigues Caldas
de 09 de 2014 até a presente data - atuação como psicólogo
Atividades
-
01/2009 - 08/2014
Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.,Cargo ou função, diretor do Centro de Reabilitação e Integração Social e Nucleo Rodrigues Caldas (IMAS Juliano Moreira).
2019 - 2022
Conselho Regional de Psicologia do Rio de JaneiroVínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 12
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rodrigo Cunha Echebarrena e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?