Isaque de Góes Costa
Bacharel (livre) em Teologia pelo Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs (2004). Licenciado em História pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia(2008). Especialista em Docência e Metodologia do Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior de Goiás (2011). Especialista em Metodologia do Ensino de Sociologia e Filosofia -Instituto Coimbra /MG(2017). Especialista em História e Cultura do Brasil pelo Instituto Coimbra -MG(2017). Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória (2017) na área de Pesquisa: Religião e Esfera Pública. Tem experiência nos seguintes temas: História cultural, historia do cristianismo e protestantismo no Brasil e na America Latina.
Informações coletadas do Lattes em 02/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Ciências das Religiões
2015 - 2017
Faculdade Unida de Vitória
Título: Origens históricas da Igreja Presbiteriana Unida - IPU, Ano de Obtenção:
Orientador: Wanderley Pereira da Rosa
Palavras-chave: Protestantismo, ecumenismo e ditadura militar.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Metodologia do Ensino de Sociologia e Filosofia
2015 - 2017
INSTITUTO COIMBRA
Título: Tendência Conservadora e Ecumênica na Igreja Presbiteriana do Brasil: Uma análise a partir da História cultural e da noção de poder em Michel Foucault.
Orientador: Prof.ª Esp. Jhennifer Aguiar Carvalho
Especialização em História e Cultura no Brasil
2015 - 2017
INSTITUTO COIMBRA
Título: Tendência Conservadora e Ecumênica na Igreja Presbiteriana do Brasil: Uma análise a partir da História cultural e da noção de poder em Michel Foucault.
Orientador: Profª Esp. Jhennifer Aguiar Carvalho
Especialização em Docência e Metodologia do Ensino Superior
2010 - 2011
Faculdades IESGO
Título: Contribuições da Nova História à História da Educação
Orientador: Prof. Msc. Claudio Nei do Nascimento
Graduação em História
2006 - 2008
Faculdade Integrada Brasil Amazônia
Título: Movimento de Libertação dos Presos do Araguaia (MLPA) e a Teologia da Libertação (1982-1983). 2008.
Orientador: Prof. Esp. Octavio Jorge Rangel Antunes Filho
Graduação interrompida em 2005 em Gestão de Recursos Humanos
2005 - Atual
Faculdade de Tecnologia da Amazônia
Ano de interrupção: 2005
Graduação em Bacharelado em Teologia
1999 - 2004
Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs
Título: Uma Anáslise da Sexualidade em Cântico dos Cânticos
Orientador: Prof. Dr. Ananias Oliveira
Formação complementar
1999 - 2002
Formação de Agentes em Direitos Humanos. (Carga horária: 96h). , Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário, IBEAC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.
Participação em eventos
Curso de Formação de Pastores da Igreja Batista Central de Planaltina.Retórica, Oratória e Homilética no Ministério Pastoral. 2017. (Oficina).
Curso de Formação de Pastores da Igreja Batista Central de Planaltina.O Lugar da Hermenêutica Bíblica no Serviço Pastoral. 2017. (Oficina).
VII Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões e VI Salão de Pesquisa da Graduação.Origens históricas da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil. 2017. (Simpósio).
VII Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões e VI Salão de Pesquisa da Graduação em Teologia,. 2017. (Simpósio).
VI Simposio do Mestrado em Ciências das Religiões e V Salão de Pesquisa da Graduação com o tema:. 2017. (Simpósio).
VI Simposio do Mestrado em Ciências das Religiões e V Salão de Pesquisa da Graduação com o tema:.Movimento de Libertação dos Presos do Araguaia (MLPA) e a Teologia da Libertação (19821983).. 2017. (Simpósio).
IV Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões e III Salão de Pesquisa da Graduação. 2016. (Simpósio).
Projeto Celebrações e reflexões da Universidade Católica de Brasilia.Casa Comum: nossa responsabilidade. 2016. (Encontro).
V Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões e IV Salão de Pesquisa da Graduação - FUV.ENTRE A CRUZ E A ESPADA: O PROTESTANTISMO ECUMÊNICO NA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL DE 1962 A 1983.?. 2016. (Simpósio).
V Simpósio do Mestrado em Ciências das Religões e IV Salão de Pesquisa da Graduação na - FUV. 2016. (Simpósio).
Campanha da Fraternidade Ecumênica 2015.Assessoria a Caritas Brasileira CFE sobre Saneamento Básico. 2015. (Encontro).
I Simpósio sobre a Amazônia. 2005. (Simpósio).
Curso de Capacitação para o Ensino Religioso.Linguagem Textual no Ensino Religioso Escolar. 2003. (Oficina).
Seminário de Ciências Bíblicas. 2002. (Seminário).
Curso de Ensino Religioso.Saberes, competências e Habilidade no ensino Religioso. 2000. (Oficina).
Oficina de Pedagogia Comunitária. 2000. (Oficina).
Participação em bancas
Costa,I.GRICARDO,Uelton Aguiar. A doutrina do logos: uma análise histórica da cristologia joanina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Teologia) - Seminário Teológico Evangélico do Brasil.
Costa,I.G; Silva, Jose Carlos. Missão Integral: missão e reino na perspectiva de René Padilla. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Teologia) - Seminário Teológico Evangélico do Brasil.
Orientou
A Grande Comissão: a missão dada por Jesus à Igreja; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Seminário Batista Nacional do Oeste; Orientador: Isaque de Góes Costa;
Cantai ao Senhor:a importância da Teologia para a música evangélica contemporânea; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Teologia) - Seminário Teológico Evangélico do Brasil; Orientador: Isaque de Góes Costa;
A sincronia dos evangelhos sinóticos: tudo em Jesus ensina; 2020; Orientação de outra natureza; (Pós-graduação em Teologia Bíblica e Hermenêutica) - Seminário Teológico Evangélico do Brasil; Orientador: Isaque de Góes Costa;
A doutrina do Logos perspectivas cristãs sobre Jesus a partir da análise exegética da perícope de João 1; 1-5; 2019; Orientação de outra natureza; (Pós-graduação em Teologia Bíblica e Hermenêutica) - Seminário Teológico Evangélico do Brasil; Orientador: Isaque de Góes Costa;
Suicídio entre pastores: Uma reflexão das causas e possíveis prevenções em conexão com a narrativa da prisão de Paulo em 2ª Tm; 4; 9-18; ; 2019; Orientação de outra natureza; (Pós-graduação em Teologia Bíblica e Hermenêutica) - Seminário Teológico Evangélico do Brasil; Orientador: Isaque de Góes Costa;
Produções bibliográficas
-
Costa,I.G . REPRESENTAÇÕES, EXCLUSÕES E APOIO AO GOLPE MILITAR NO PRESBITERIANISMO: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DAS TENDÊNCIAS CONSERVADORA E ECUMÊNICA NA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. Unitas ? Revista Eletrônica de Teologia e Ciências das Religiões , v. 5, p. 757-777, 2017.
-
Costa,I.G . Sexualidade, Homossexualidade e Igreja. ESTUDOS BÍBLICOS , v. 3, p. 86-93, 2004.
-
Costa,I.G ; SOUZA, W. B. (Org.) . Igreja Presbiteriana Unida do Brasil: Identidade Eclesiológica e Teologia Reformada. 1. ed. São Paulo: Fonte Editorial, 2017. v. 1. 310p .
-
Costa,I.G ; SOARES, C. C. . Teologia Reformada. In: COSTA, Isaque de Góes; SOUZA, Wertson Brasil. (Org.). Igreja Presbiteriana Unida do Brasil: Identidade Eclesiológica e Teologia Reformada. 1ed.São Paulo: Fonte Editorial, 2017, v. 1, p. 223-282.
-
Costa,I.G . O Recado News. Período pré-leitoral: um tempo para o discernimento., Planaltina/GO, p. 01 - 12, 10 set. 2016.
-
Costa,I.G . O Recado News. Quaresma: entre urgências pessoais e necessidade de mudança., Planaltina - Go, , v. N 238, p. 01 - 12, 10 abr. 2016.
-
Costa,I.G . O Recado News. Tempo, para onde foste?, Planaltina /Go, , v. N 231, p. 01 - 16, 10 maio 2015.
Prêmios
2016
Moção de Louvor em reconhecimento ao seu empenho e dedicação à população do Distrito Federal, Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
Seminário Teológico Batista do Distrito FederalVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplinas
TCC
Metodologia da Pesquisa
Atividades
-
02/2019
Ensino, Especialização em Teologia Bíblica e Hermenêutica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso- TCC
2016 - Atual
Seminário Teológico Evangelico do BrasilVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplinas Ministradas : História do Cristianismo I; História do Cristianismo na America Latina; , Avivamentos na História.
2019 - 2019
Seminário Batista Nacional do OesteVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor da Graduação, Carga horária: 30
Outras informações:
Disciplina: História do Protestantismo no Brasil
2013 - 2014
instituto de ensino galileuVínculo: Professor colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor da Graduação em Teologia nas disciplinas: História da
Igreja I e II; Teologia do Novo Testamento e Sociologia da Religião.
2012 - 2012
Uniseb InterativoVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Polo, Carga horária: 44
2006 - 2008
Faculdade Amazônica de Ciências Humanas e da ReligiãoVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações:
Ensino, TEOLOGIA, Nível: Graduação
Disciplinas:
História do Cristianismo I,
Teologia do Diálogo Inter-Religioso e Ecumenismo.
2003 - 2004
SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA NACIONAL DA AMAZÔNIAVínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações:
Ensino, TEOLOGIA, Nível: Graduação
Disciplinas:
História da Igreja,
História das Religiões e
História da Teologia.
2015 - Atual
Igreja presbiteriana Unida de BrasiliaVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Pastor, Carga horária: 30
Outras informações:
Assessoria administrativo; bíblico-teológico; Aconselhamento, Pregação, Liturgia, representante junto ao Grupo Ecumênico de Brasília- GEB e no Presbitério Erasmo Braga em Belo Horizonte.
2016 - Atual
Grupo Ecumênico de BrasiliaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador
Outras informações:
Assessoria ecumencias, inter-religiosas e na área da espiritualidade.
2015 - 2017
MFE Cursos e ConcursosVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Sociologia, Carga horária: 30
Outras informações:
Aulas de Sociologia nos cursos preparatórios para as três etapas do PAS/UNB(Processo de Avaliação Seriada) e para os cursos vestibulares da UNB e ENEM. Assessoria nas aulas Interdisciplinares.
2014 - 2015
centro de desenvolvimento globalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia e Sociologia, Carga horária: 12
2013 - 2015
CENTRO OLÍMPICO DE ENSINOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História, Filosofia e Sociologia, Carga horária: 12
Outras informações:
História para o Ensino Fundamental (9 ano) e Filosofia e Sociologia Ensino Médio.
2013 - 2013
Colégio J.KVínculo: , Enquadramento Funcional: professor de Filosofia, Carga horária: 20
2011 - 2012
COLÉGIO MORAES GUALBERTOVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12
Outras informações:
Ensino, Nível: Médio
Disciplinas:
História,
Filosofia e
Sociologia.
2009 - 2010
Secretaria de Educação de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História / Temporário, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de História para Ensino Médio e Fundamental.
2007 - 2008
Prefeitura Municipal de AnanindeuaVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 150
Outras informações:
Ensino, Nìvel: Fundamental
Disciplinas ministradas
História;
Artes ;
Ensino Religioso
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Isaque de Góes Costa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?