Marianna Andrade Melo
Mestre em História Digital pela UFOP (2021) e Designer pela UNA (2008), atuo na área de User Experience (UX) combinando minhas formações para criar soluções inovadoras e significativas. Entre as características em comum entre pesquisa em história digital e UX, destaco a ênfase na compreensão do contexto e da experiência do usuário, o uso de métodos de pesquisa qualitativa para coleta de dados, a análise crítica de informações e a construção de narrativas que comunicam insights e soluções.Na prática, essa interdisciplinaridade se traduz na compreensão das necessidades, motivações e emoções dos usuários em relação aos produtos digitais, incorporação de elementos históricos e culturais em interfaces e experiências de usuário para gerar familiaridade, significado e conexão com o presente, avaliação e refinamento de soluções de design com base no feedback e na interação dos usuários
Informações coletadas do Lattes em 25/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em História
2018 - 2021
Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Entre barreiras e barragens : escreviviência, história e o crime da Barragem de Fundão (Mariana, 2015)., Ano de Obtenção: 2022
Mateus Henrique de Faria Pereira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: História Digital; História do tempo presente; Escrevivência.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Tempo Presente. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Memória.
Formação complementar
2022 - 2023
UX e UI design. (Carga horária: 80h). , Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia, EBAC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Digital.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: UX Design.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: UI Design.
Participação em eventos
X Seminário Brasileiro de Teoria e História da Historiografia.Trauma e Nostalgia no processo de reassentamento dos atingidos pela barragem de Fundão.. 2018. (Seminário).
Encontro dos Saberes.Monitora da disciplina de Teoria da História - Utilização de ferramentas digitais como suporte. 2015. (Encontro).
Encontro dos Saberes.História e temporalidade no debate político brasileiro em torno do problema da representação política (1837-1843). 2015. (Encontro).
NDesign.Como transformar o Facebook em uma ferramenta de divulgação. 2012. (Oficina).
Produções bibliográficas
-
MELO, Marianna. . Editar o passado: o 'esquecimento' digital da Samarco. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MELO, Marianna. . Trauma e Nostalgia no processo de reassentamento dos atingidos pela barragem de Fundão.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MELO, Marianna. . Nostalgia artificializada - a efemeridade da memória compartilhada no Facebook. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
MELO, Marianna. . Anuário de Sustentabilidade da Volkswagen. 2021. (Site).
MELO, Marianna. . HH Magazine. 2017; Tema: História. (Site).
MELO, Marianna. . Projeto Gráfico e Diagramação do livro Atualismo 1.0 (1ª e 2ª edições). 2018. Programação Visual.
MELO, Marianna. . Projeto Gráfico e Diagramação da revista História da Historiografia. 2017. Programação Visual.
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Nostalgia e Memória no processo de reassentamento dos atingidos pela barragem de Fundão., Descrição: No dia 5 de novembro de 2015, a barragem de rejeitos de minérios Fundão, de propriedade das empresas Vale e BHP Billiton se rompeu destruindo vários distritos da cidade de Mariana em Minas Gerais. Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo, Gesteira e outros pequenos povoados da cidade foram arrastados pela lama contaminada, deixando centenas de famílias desterradas. A acomodação da população na sede da cidade de Mariana provocou uma ruptura nas relações comunitárias, afetivas e sociais que a população Bento Rodrigues e das outras comunidades haviam estabelecido. Uma nova experiência de tempo se impôs a essa população. O trauma do desterramento e a inserção brusca em uma nova temporalidade ressignificou a memória consolidada da população e possibilitou o surgimento do sentimento de nostalgia. O presente trabalho busca compreender os desdobramentos e as implicações que o reassentamento destas famílias e a tentativa de recriação do ambiente destruído podem acarretar nas relações de memórias já estabelecidas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marianna Andrade Melo - Integrante / Mateus Henrique de Faria Pereira - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2017 - 2018
A história na era da Wikipédia (2001-2014): presentismo, virtualidade e guerras de memórias sobre a Ditadura Militar brasileira (1964-1985) e a Guerra Colonial portuguesa (1961-1974), Descrição: Ao longo dos próximos anos pretendemos investigar as possíveis articulações entre internet, escrita da história e experiência do tempo contemporânea. Desejamos pensar sobre como a consolidação da internet tem impactado a reflexão, a pesquisa, o ensino e a difusão da história produzida por especialistas e não especialistas. Para iniciarmos essa longa investigação, escolhemos, para o pós-doutorado, analisar, a partir da ?metodologia? dos jogos de escalas, duas ?guerras de memórias? na Wikipédia. Assim, a pesquisa proposta pretende compreender e explicar os conflitos sobre as formas e possibilidades de narrar a Ditadura Militar brasileira (1964-1985) e a Guerra Colonial portuguesa (1961-1974) a partir das seções ?histórico? e ?discussão? de artigos da Wikipédia (2001-2014), que registram todas as intervenções na enciclopédia virtual. Analisaremos os verbetes de algumas das comunidades linguísticas com maior quantidade de artigos na enciclopédia virtual: inglês, francês, português, espanhol e italiano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marianna Andrade Melo - Integrante / Mateus Henrique de Faria Pereira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
-
2015 - 2016
História e temporalidade no debate político brasileiro em torno do problema da representação política (1837-1843), Descrição: A pesquisa visa compreender como o tempo e a História foram representados e vividos pela elite política brasileira entre 1837 e 1841 através da análise da linguagem política posta em uso no debate político com o intuito de contribuir para o campo da História da Historiografia no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marianna Andrade Melo - Integrante / Luisa Rauter Pereira - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais. , Rua do Seminário, S/nº, Centro, 35420000 - Mariana, MG - Brasil, Telefone: (31) 35579406
Experiência profissional
2023 - Atual
SolidesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: UX/UI designer, Carga horária: 40
Outras informações:
- Realização de pesquisas com usuários para entender suas necessidades e expectativas em relação aos produtos.- Utilização de métodos como entrevistas, testes de usabilidade e análise de dados para identificar pontos de atrito e oportunidades de aprimoramento.- Criação de wireframes, protótipos e interfaces de alta fidelidade para produtos digitais.- Sustentação de design systems para garantir a coesão visual e a usabilidade dos produtos.- Criação de interfaces intuitivas e acessíveis para diferentes tipos de usuários.- Planejamento e execução de projetos de design de produto, desde a pesquisa inicial até o lançamento final.- Colaboração com equipes de desenvolvimento, marketing e outras áreas para garantir o sucesso dos projetos.- Acompanhamento de métricas de uso e desempenho para avaliar a efetividade dos produtos.- Realização de testes A/B para identificar as melhores soluções de design.
2022 - 2023
SQUADRA Tecnologia em SoftwareVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Product Designer Pleno, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuação na empresa: - Pesquisa com foco em melhorias e inovações: utilizo métodos de pesquisa como entrevistas, testes de usabilidade e análise de dados para entender os pontos de atrito e oportunidades de aprimoramento em produtos existentes.- Mapeamento da jornada do usuário e fluxo de tarefas: através da criação de personas e mapas de jornada, destrincho as motivações, comportamentos e necessidades dos usuários em cada etapa da interação com o produto.- Avaliação de usabilidade e fluxos: emprego métricas quantitativas e qualitativas, além de heurísticas de usabilidade, para avaliar a efetividade e a eficiência dos fluxos de tarefas, identificando pontos de otimização.- Criação de wireframes: elaboração de esboços de baixa fidelidade para visualizar a estrutura e o layout das interfaces, permitindo testes e validações iniciais.- Criação e manutenção de style guides e design system: definição de padrões visuais, componentes e regras de design para garantir coesão e consistência em todas as interfaces do produto.- Criação de protótipos de alta fidelidade: protótipos interativos que simulam a experiência real do usuário, permitindo testes e refinamentos antes do desenvolvimento final.- Criação colaborativa (Adobe XD e Figma): Domínio de ferramentas de design para a criação colaborativa de interfaces, possibilitando um processo dinâmico e eficiente.
2021 - 2022
STAR7 S.p.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: UX/UI designer, Carga horária: 48
Outras informações:
- Criação de wireframes para sites;- Prototipação em Figma;- Criação de interfaces para sites e landing pages, desktop e mobile;- Desenvolvimento em WordPress;- Criação de peças gráficas como catálogos, e-mails marketing, apresentações, entre outras.
2017 - 2018
Universidade Federal de Ouro PretoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
2015 - 2016
Universidade Federal de Ouro PretoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 15
2015 - 2015
Universidade Federal de Ouro PretoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Teoria da História, Carga horária: 15
Outras informações:
Bolsista voluntária da disciplina de Teoria da História.
2014 - 2015
Universidade Federal de Ouro PretoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TI Junior, Carga horária: 20
2014 - 2014
Universidade Federal de Ouro PretoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Arquivo Histórico da Câmara, Carga horária: 20
2015 - 2015
secretaria de educação de minas geraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Básica - Artes, Carga horária: 7
2016 - 2016
Prefeitura Municipal de MarianaVínculo: , Enquadramento Funcional: Monitora de Tempo Integral, Carga horária: 15
Você é Marianna Andrade Melo?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marianna Andrade Melo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?