Helio Felipe de Melo

Atualmente é laboratorista quimico na EVEREST PAPER INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA - EPP. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, em Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas com ênfase em Analista de água de caldeiras, Torre de Resfriamento, Chiller, Caldeiras, Osmose reversa, água de circuito fechado, monitoramento de ETA, ETE, monitoramento e análise de sistema de osmose reversa composta por Filtro de carvão ativado e Abrandador (com resina catiônica) habilidade de uso com equipamentos e calibração: Oxímetro, Espectofotômetro, Phmetro, Balança de precisão.

Informações coletadas do Lattes em 14/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Ensino Médio (2º grau)

1987 - 1990

Núcleo de Estudos Avançados

Formação complementar

2013 - 2013

Curso para Formação de CIPEIROS. (Carga horária: 20h). , Departamento Regional da Paraíba.

2005 - 2005

Operador de estação de tratamento de Efluentes. (Carga horária: 20h). , SENAI - Departamento Regional da Paraíba.

2005 - 2005

Curso de Formação de Membros da CIPA. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte.

1997 - 1997

Extensão universitária em Informática Básica. (Carga horária: 36h). , Universidade Federal da Paraíba.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias/Especialidade: Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - Atual

EVEREST PAPER INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA - EPP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Laboratorista Químico, Carga horária: 40

Outras informações:
Laboratorista químico (Caldeiras, Osmose reversa, ETA, ETE)

2010 - 2012

Companhia Norte de Minas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Laboratorista Quimico, Carga horária: 40

Outras informações:
Laboratorista Químico Analista de água de caldeiras, Torre de Resfriamento, água de circuito fechado, monitoramento de ETA, ETE, monitoramento e análise de sistema de osmose reversa composta por Filtro de carvão ativado e Abrandador (com resina catiônica) habilidade de uso com equipamentos e calibração: Oxímetro, Espectofotômetro, Phmetro, Balança de precisão.

2004 - 2008

Industria de Papel e Celulose S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Laboratório, Carga horária: 40

Outras informações:
Auxiliar de Laboratório Analista de água de caldeiras, monitoramento de estação de tratamento de efluentes e osmose reversa

1988 - 1990

Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da PB

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Auxiliar de Laboratório, Carga horária: 40

Outras informações:
AESA/UFCG Laboratório de Saneamento Sistema de Lodo Ativado e Digestores anaeróbios de fluxo ascendente

1993 - 1994

Escola Técnica Redentorista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Lab. em tratamento de aflueentes, Carga horária: 40

Outras informações:
PATAC/Redentorista (Programa de Aplicação de Tecnologia Apropriada às Comunidades)

1996 - 2004

Universidade Federal de Campina Grande

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fabricação de produtos da linha de saneantes, Carga horária: 40

Outras informações:
ATECEL/UFCG (Departamento de Engenharia Química) LAPI (Laboratório de Produção Industrial)

2009 - 2009

CLIPSI HOSPITAL GERAL

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Laboratorista Químico, Carga horária: 40

Outras informações:
Laboratorista Químico Análise Físico-Químicas de linhas saneantes