Elisa Granha Lira
Professora de Engenharia de Produção e Diretora Adjunta de Gestão Administrativa do Instituto Politécnico na UFRJ em Macaé. É também doutoranda no Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ. Possui mestrado em Administração na linha de Gestão de Operações e Logística pela UFMG (2017) e graduação em Eng. de Produção pela UFMG (2013) com graduação sanduíche em Industrial Manufacturing Engineering pela Kettering University (antigo General Motors Institute of Technology). Tem experiência profissional na área de Engenharia de Produção em empresas públicas e privadas no Brasil e no exterior, com ênfase em Lean Manufacturing e Engenharia de Métodos e Processos. Autora dos livros "Estudo de tempos e movimentos: uma abordagem lean para aumentar a eficiência de processos físicos e digitais" e "Lean flow: um guia rápido para transformar com o lean digital". Site de suas obras: www.TemposEficientes.com.br
Informações coletadas do Lattes em 06/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Engenharia de Produção
2024 - Atual
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Roberto dos Santos Bartholo Junior.
Mestrado em Administração
2016 - 2017
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DO FLUXO DE PACIENTES: Estudo de casos múltiplos em clínicas de radioterapia de Belo Horizonte
, Ano de Obtenção: 2017.Noel Torres Júnior.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Engenharia de Produção
2009 - 2013
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Um Algoritmo Iterated Greedy para o Problema de Sequenciamento de Caminhões em Centros de Cross Docking
Orientador: Martín Gómez Ravetti
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2024 - 2024
Curso de Improvisação (Prof. Fernando Caruso). (Carga horária: 30h). , Teatro Tablado, TABLADO, Brasil.
2023 - 2023
I Fórum Docente do Instituto Politécnico. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2023 - 2023
PROMOÇÃO, PROGRESSÃO E ESTÁGIO PROBATÓRIO DOCENTE: DIFERENÇAS, PROCEDIMENTO. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2023 - 2023
Oficina de Verão. (Carga horária: 15h). , Galpão Cine Horto, GALPÃO, Brasil.
2022 - 2022
Oficina Projeto de Saúde Vocal e Voz Profissional. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2022 - 2022
Curso de Improvisação (Professores: Lionel Fisher e Julia Stockler). (Carga horária: 72h). , Teatro Tablado, TABLADO, Brasil.
2019 - 2019
O jeito Disney de encantar os clientes. (Carga horária: 1h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2019 - 2019
Habilidades do Futuro. (Carga horária: 1h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2019 - 2019
Uso de jogos, dinâmicas e gamification na prática. (Carga horária: 4h). , Instituto de Educação Tecnológica, IETEC, Brasil.
2018 - 2018
Paixão por Educar. (Carga horária: 2h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2018 - 2018
Código de Conduta. (Carga horária: 1h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2018 - 2018
Normas e Aplicação de Ordem de Serviço - SESMT. (Carga horária: 1h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2018 - 2018
Funcionalidades do AVA. (Carga horária: 1h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2018 - 2018
Estratégias e Metodologias de Ensino. (Carga horária: 2h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2018 - 2018
Como e Por que Sou Professor. (Carga horária: 2h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2018 - 2018
Avaliação de Aprendizagem para o Professor. (Carga horária: 2h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2018 - 2018
Integração de Novos Colaboradores. (Carga horária: 1h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2018 - 2018
O Modelo Acadêmico. (Carga horária: 2h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2018 - 2018
Manual Sobre a Lei Anticorrupção. (Carga horária: 1h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2018 - 2018
Office 365 / Produtividade e Biblioteca Virtual. (Carga horária: 6h). , Faculdade Pitágoras, UNIMINAS, Brasil.
2012 - 2018
Curso Livre de Teatro. (Carga horária: 459h). , Galpão Cine Horto, GALPÃO, Brasil.
2016 - 2016
Treinamento no Portal CAPES. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Desenvolvimento de Instrutores. (Carga horária: 40h). , VG Desenvolvimento Organizacional, VG, Brasil.
2014 - 2015
Lean 6 Sigma Green Belt. (Carga horária: 500h). , Valeocon Management Consulting, VALEOCON, Suiça.
2013 - 2013
Curso Básico de Socorro e Resgate. (Carga horária: 40h). , Cruz Vermelha Brasileira, CRUZ VERMELHA, Brasil.
2011 - 2011
Ciclio do PDCA e MASP. (Carga horária: 12h). , Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
2011 - 2011
O Caminho das Pedras para a Gestão Total de Riscos. (Carga horária: 8h). , QSP - Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade para o Brasil e AL, QSP, Brasil.
2011 - 2011
Excel, Word, Access e MS-Project - Avançado. (Carga horária: 80h). , The Best Idiomas e Informática, THE BEST, Brasil.
2010 - 2010
AutoCAD 2D, 3D e 3D StudioMAX. (Carga horária: 260h). , The Best Idiomas e Informática, THE BEST, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia de Métodos e Processos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Lean Manufacturing.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão de Serviços.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão da Qualidade.
Organização de eventos
LARICCHIA, C. R. ; LIRA, ELISA GRANHA ; LIMA, T. G. ; SANTANA, L. E. A. S. . IPoliTec. 2023. (Outro).
LIRA, E. G. ; LIMA, T. G. ; LARICCHIA, C. R. ; REIS, M. E. D. M. . Semana Acadêmica de Engenharia de Produção (SAEPRO). 2022. (Outro).
LIRA, E. G. . Brazilian Day. 2013. (Outro).
COSTA, A. ; OLIVEIRA, R. C. ; LIRA, E. G. ; SANTOS, L. L. ; AURELIO, Y. S. . Mercado em Conexão. 2010. .
Participação em eventos
Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia COBENGE 2023. Extensão universitária como alavanca para a engenharia do futuro: uma formação social e humana a serviço do nosso viver-junto. 2023. (Congresso).
Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção (ENCEP).Co-criando a reforma curricular: Relato da experiência dos docentes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro ? Macaé. 2023. (Encontro).
Novas Economias, Território, Trabalho e Transição - 2° Seminário da EFC de Maricá. 2023. (Seminário).
Convenção Nacional de Melhoria Contínua da VLI.Jurada na banca de Lean Manufacturing. 2022. (Outra).
Encontro Fluminense de Engenharia de Produção (ENFEPro).Avaliador de artigos. 2022. (Encontro).
Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) 2022. 2022. (Encontro).
Aula Inaugural Engenharia de Produção PUC Minas.Engenharia de Produção: uma Engenharia de Métodos. 2021. (Outra).
III Simpósio de Engenharia Química da PUC Minas.Pensamento lean: um diferencial para todos. 2021. (Simpósio).
XL Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP WEB 2020) ?Gestão de riscos e resiliência de cadeias de suprimentos em crises globais?. 2020. (Encontro).
3º Seminário Internacional de Educação ? Experiências em Trânsito. 2016. (Seminário).
Institute of Industrial Engineers Great Lakes Regional Conference. 2013. (Encontro).
The Iron & Steel Technology Conference and Exposition - AISTech. 2012. (Exposição).
XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção - Desenvolvimento Sustentável e ResponsabilidadeSocial: As Contribuições da Engenharia de Produção.Reavaliação do sistema de premiação de um setor de uma empresa que desenvolve e fabrica equipamentos para fundação objetivando maior alinhamento com seus objetivos estratégicos e organizacionais. 2012. (Encontro).
XVII International Conference on Industrial Engineering Management,Technological Innovation and Intellectual Property: ProductionEngineering Challenges in Brazil Consolidation in the World Economic Scenario. 2011. (Encontro).
XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção - Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual:Desafios da Engenharia de Produção na Consolidação do Brasil no Cenário Econômico Mundial. 2011. (Encontro).
V Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI-MG. 2010. (Congresso).
Mostra das Profissões UFMG.Curso de Ciências Biológicas. 2007. (Outra).
XI Semana de Graduação | PROGRAD UFMG.PMG-73 Monitoria em Ecologia e Genética. 2007. (Outra).
Participação em bancas
LIMA, T. G.;LIRA, ELISA GRANHA; SILVA, L. I. C.. Mapeamento das experiências dos usuários: Um estudo de caso em uma unidade de pronto atendimento no interior do Rio de Janeiro. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BARROS, M. F.; SILVA, L. W. C.; GOMIDE, J. S.;LIRA, E. G.. Previsão de demanda no varejo utilizando aprendizado de máquina: um estudo de caso Em uma loja de uniformes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LIMA, T. G.; REIS, M. E. D. M.;LIRA, ELISA GRANHA. ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO LEAN MATURITY ASSESSMENT (LMA): UM ESTUDO DE CASO NUMA EMPRESA DO SETOR DE ÓLEO E GÁS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LIMA, T. G.;LIRA, E. G.; BARROS, M. F.. Mapeamento das experiências dos discentes dos cursos de Engenharia para redução da evasão: um estudo de caso em uma universidade federal no interior do Rio de Janeiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LIMA, T. G.; DEMARQUE, R.;LIRA, E. G.. Fabricação de alimentação animal na Nestlé: Estudo dos sistemas de transporte pneumático nas torres de dosagem e de moagem. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LIMA, T. G.;LIRA, E. G.; ALMEIDA, J. F.. Análise do modelo de gerenciamento de riscos de uma empresa do setor de óleo e gás frente aos requisitos das normas ISO 9001:2015, API SPEC Q1(2014) e API SPEC Q2 (2011). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SANTOS, R. F.;LIRA, E. G.; CORDEIRO, M. C.. Análise dos pontos de sinergia entre as metodologias Advanced Work Packaging e Last Planner System: uma proposição de um framework integrado para aplicação em projetos de capital. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LIRA, E. G.; VASSALO, T. F. S.. Processo de flotação no beneficiamento mineral. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Faculdade Pitágoras.
LIRA, E. G.; VASSALO, T. F. S.. Beneficiamento de minério. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Faculdade Pitágoras.
LIRA, E. G.; VASSALO, T. F. S.. A importância da gestão de montagem de transportador de correia em uma mina à céu aberto. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Faculdade Pitágoras.
LIRA, E. G.; VASSALO, T. F. S.. A importância dos indicadores e métodos organizacionais para as MPEs. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Pitágoras.
LIRA, E. G.; VASSALO, T. F. S.. Planejamento estratégico e controle de produção em pequenas indústrias. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Pitágoras.
LIRA, E. G.; VASSALO, T. F. S.. WCM: Aplicação nas indústrias. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Pitágoras.
LIRA, E. G.; MORAES, A.. Gerenciamento de projetos: viabilidade de implantação de sistema de microgeração de energia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Pitágoras.
LIRA, E. G.; MORAES, A.. Logística empresarial como ferramenta estratégica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Pitágoras.
LIRA, E. G.; MORAES, A.. O controle do ruído industrial e seu reflexo na saúde, segurança e produtividade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Pitágoras.
LIRA, E. G.; MORAES, A.. A importância do gerenciamento de custos em projetos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Pitágoras.
LIRA, E. G.; MORAES, A.. Segurança do trabalho: a dificuldade dos gestores para implementar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Pitágoras.
LIRA, E. G.; MORAES, A.. A carência do gerenciamento de risco no ambiente de trabalho. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Pitágoras.
LIRA, E. G.; MORAES, A.. Gerenciamento de projetos: oficina de manutenção de locomotivas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Pitágoras.
LIRA, E. G.; NAVES, E.. Quarta revolução industrial: evolução, oportunidades e desafios. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Pitágoras.
LIRA, E. G.; NAVES, E.. Produção Enxuta (Lean Manufacturing): Aderência do sistema às empresas de produção não seriada. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Pitágoras.
LIRA, E. G.; NAVES, E.. Lean - Fluxo de Valor: Implantação da Metodologia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Pitágoras.
NAVES, E.;LIRA, E. G.. Processo de Manutenção em Ponte Rolantes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Pitágoras.
NAVES, E.;LIRA, E. G.. Processo de Soldagem em Titânio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Pitágoras.
TOLENTINO, L. F. S.;LIRA, E. G.. Processo do gerenciamento de manutenção da frota de caminhões de transporte rodoviário. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Pitágoras.
TOLENTINO, L. F. S.;LIRA, E. G.. Gestão estratégica da manutenção aplicada na melhoria do resultado operacional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Pitágoras.
TOLENTINO, L. F. S.;LIRA, E. G.. A importância da manutenção dentro das organizações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Pitágoras.
TOLENTINO, L. F. S.;LIRA, E. G.. Relação entre os motores térmicos do tipo stirling e os motores ciclo otto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Pitágoras.
TOLENTINO, L. F. S.;LIRA, E. G.. Processo de usinagem e tipos de ferramenta de corte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Pitágoras.
TOLENTINO, L. F. S.;LIRA, E. G.. Manutenção de frotas de equipamento fora da estrada. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Pitágoras.
LIRA, E. G.; FERREIRA, R.. Utilização de resíduos de mineração na construção civil: uma questão ecológica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras.
LIRA, E. G.; FERREIRA, R.. Disposição de resíduos sólidos urbanos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdade Pitágoras.
LIRA, E. G.; FERREIRA, R.. Mecanismos filtrantes em estações de tratamento de água: transporte e aderência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdade Pitágoras.
LIRA, E. G.; FERREIRA, R.. Drenagem nos centros urbanos: principais problemas que as cidades enfrentam no período. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdade Pitágoras.
LIRA, E. G.; FERREIRA, R.. Compostagem de resíduos sólidos orgânicos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdade Pitágoras.
TORRES JUNIOR, N.; BAGNO, R. B.;LIRA, E. G.. IMPLANTAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE ROTINA PELA METODOLOGIA QC STORY: Um estudo de caso em uma fábrica de artigos de decoração de parede. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Minas Gerais.
LARICCHIA, C. R.;LIRA, E. G.; SANTOS, R. F.. Processo seletivo para professor substituto. 2022. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Orientou
HOSHIN KANRI COMO FERRAMENTA DE SUPORTE PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE ÓLEO E GÁS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Elisa Granha Lira;
ANÁLISE DE IMPACTO DO GERENCIAMENTO DIÁRIO NA GESTÃO E NO PLANEJAMENTO DAS MANUTENÇÕES DE FERRAMENTAS NO SETOR DO ÓLEO E GÁS: UM ESTUDO DE CASO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Elisa Granha Lira;
EMPREENDEDORISMO INOVADOR E SUSTENTÁVEL: ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PAINÉIS SOLARES E CAPTADORES DE ÁGUA DAS CHUVAS EM UMA QUADRA DE FUTEBOL SOCIETY; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Elisa Granha Lira;
Estratégias de planejamento e programação na remanufatura: estudo de caso em uma indústria do setor de óleo e gás; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Elisa Granha Lira;
Os impactos da implementação de um sistema ERP nas atividades organizacionais de uma empresa de grande porte do setor de óleo e gás; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Elisa Granha Lira;
GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UM ESTUDO DE BPMN E MICROSOFT PLANNER APLICADOS NO PROCESSO DE EXPORTAÇÃO EM MULTINACIONAL DO SETOR DE ÓLEO E GÁS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Elisa Granha Lira;
IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DA QUALIDADE 5S EM UMA FÁBRICA DO SETOR SIDERÚRGICO POR MEIO DA METODOLOGIA DMAIC; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Elisa Granha Lira;
OS IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA ERP (ENTERPISE RESOURCE PLANNING) EM UM HOSPITAL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Elisa Granha Lira;
Bolsista de monitoria; 2023; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Elisa Granha Lira;
Produções bibliográficas
-
LIRA, ELISA GRANHA ; TORRES JÚNIOR, NOEL ; SANTOS, RICARDO AUGUSTO OLIVEIRA . A classification scheme for productivity management in e-commerce services. The Service Industries Journal , v. 43, p. 1010-1033, 2023.
-
LIRA, E. G. . Lean Flow: A quick guide to transform with Lean Digital. 1. ed. , 2024.
-
LIRA, E. G. . Lean flow: um guia rápido para transformar com o lean digital. 1. ed. , 2023.
-
LIRA, E. G. . Estudo de tempos e movimentos: Uma abordagem lean para aumentar a eficiência de processos físicos e digitais.. 2. ed. , 2022. 384p .
-
LIRA, E. G. . 40 semanas para renascer. 2. ed. , 2022. v. 1.
-
LIRA, E. G. . Estudo de tempos e movimentos: Uma abordagem lean para aumentar a eficiência de processos físicos e digitais. 1. ed. , 2020. v. 1. 384p .
-
LIRA, E. G. . 40 semanas para renascer. 1. ed. , 2020.
-
RUFINO, S. ; CURI FILHO, W. R. ; ALVEAR, C. ; SOARES, J. ; LARICCHIA, C. R. ; LIRA, E. G. ; REIS, M. E. D. M. ; LIMA, T. G. ; TORRE, L. G. L. ; FRANCO, L. F. M. ; SUPPINO, R. S. ; VIEIRA, A. L. ; LIMA, L. F. ; RESENDE, L. M. ; SCHOTTEN, N. ; NICOLA, R. M. S. . INOVAÇÕES E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: DEBATE SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES NACIONAIS E DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO. In: Adriana Maria Tonini; Tânia Regina Dias Silva Pereira. (Org.). ABENGE 50 ANOS: DESAFIOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA. 1ed.Brasília: BENGE (Associação Brasileira de Educação em Engenharia), 2024, v. , p. 43-86.
-
LARICCHIA, C. R. ; LIRA, E. G. ; REIS, M. E. D. M. ; LIMA, T. G. . Co-criando a reforma curricular: Relato da experiência dos docentes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro ? Macaé. In: Cristiane Agra Pimentel; Andrei Bonamigo; Gil Eduardo Guimarães; Maico Roris Severino; Vanderli Fava de Oliverira; Vitor William Batista Martins; Rafael Garcia Barbastefano; Milton Vieira Junior. (Org.). Relatos de Experiências em Engenharia de Produção 2023. 1ed.: ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção), 2023, v. I, p. 182-198.
-
LARICCHIA, C. R. ; LIRA, E. G. . Extensão universitária como alavanca para a engenharia do futuro: uma formação social e humana a serviço do nosso viver-junto. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia COBENGE, 2023, Rio de Janeiro. Anais do 51º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia ? COBENGE 2023, 2023.
-
COTA, P. M. ; LIRA, E. G. ; RAVETTI, M. G. . O Problema de Sequenciamento de Caminhões em Centros de Cross Docking com Múltiplas Docas. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SOBRAPO), 2014, Salvador. Anais do XLVI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SOBRAPO), 2014.
-
SOUSA, V. J. R. ; SILVA, C. P. ; LIRA, E. G. ; ROMAN, V. B. ; SARAIVA, M. L. . Reavaliação do Sistema de Premiação de uma Empresa que Desenvolve e Fabrica Equipamentos para Fundação Objetivando Maior Alinhamento com suas Metas Estratégicas e Organizacionais. In: Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (EMEPRO), 2012, Itajubá. Anais do VIII Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2012.
-
LIRA, E. G. . Planejamento e Controle da Produção (PCP) e Logística. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIRA, E. G. . Co-criando a reforma curricular: Relato da experiência dos docentes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro ? Macaé. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LARICCHIA, C. R. ; LIRA, E. G. . Extensão universitária como alavanca para a engenharia do futuro: uma formação social e humana a serviço do nosso viver-junto. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LARICCHIA, C. R. ; LIRA, E. G. ; REIS, M. E. D. M. ; GOMES, T. . INOVAÇÕES E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: debate sobre a implementação das diretrizes nacionais e da curricularização da extensão. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIRA, E. G. . To be lean, or not to be. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIRA, E. G. . Mapa de Fluxo de Valor. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIRA, E. G. . Gestão estratégica da produção,operações e serviços. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIRA, E. G. . Engenharia de Produção: um curso essencial para o mercado. Belo Horizonte: Faculdade Pitágoras, 2018 (Blog Faculdade em BH).
Prêmios
2024
Professora homenageada Engenharia de Produção 2024/1, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2023
Professora homenageada Engenharia de Produção 2023/2, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2022
Paraninfa do curso de Engenharia de Produção 2021/2, Faculdade Pitágoras.
2021
Paraninfa do curso de Engenharia de Produção 2020/2, Faculdade Pitágoras.
2021
Paraninfa do curso de Engenharia de Produção 2021/1, Faculdade Pitágoras.
2021
Aprovação em 1º lugar no concurso público para Prof. Assistente, Edital N° 953, de 20 de dezembro de 2019 publicado no DOU N° 248, de 24 de dezembro de 2019, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2020
Professor destaque no Avaliar no curso de Engenharia de Produção, Faculdade Pitágoras.
2020
Paraninfa do curso de Engenharia de Produção 2019/2, Faculdade Pitágoras.
2020
Paraninfa do curso de Engenharia de Produção 2020/1, Faculdade Pitágoras.
2019
Professora Homenageada Engenharia de Produção 2019/1, Faculdade Pitágoras.
2016
Bolsa de Mestrado, CAPES.
2016
Aprovação em 1º lugar no processo seletivo para ingresso no Mestrado em Administração (Linha Gestão de Operações e Logística), CEPEAD/UFMG.
2013
Trabalho de Graduação. Nota 100/100, Departamento de Engenharia de Produção, UFMG..
2012
Bolsa de Graduação Sanduíche no Exterior - Programa Ciências Sem Fronteiras, CAPES.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ - Campus Macaé. , Avenida Aluízio da Silva Gomes, Granja dos Cavaleiros, 27930560 - Macaé, RJ - Brasil, Telefone: (22) 21414006
Experiência profissional
2021 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2023
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contabilidade Gerencial e Custos Industriais; Controle da Qualidade; e Planejamento de Unidades Produtivas
-
04/2023
Direção e administração, UFRJ - Campus Macaé.,Cargo ou função, Diretora Adjunta de Gestão Administrativa.
-
04/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFRJ - Campus Macaé, Instituto Politécnico.,Cargo ou função, Membro do Conselho Deliberativo do IPoli.
-
02/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFRJ - Campus Macaé.,Cargo ou função, Suplente do curso de Engenharia de Produção na Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA) dos cursos das Engenharias.
-
10/2023 - 12/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFRJ - Campus Macaé, Instituto Politécnico.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Revisão do Regimento do Conselho Deliberativo do Instituto Politécnico.
-
09/2022 - 07/2023
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Controle da Qualidade; Planejamento de Unidades Produtivas; e Teoria das Organizações
-
10/2022 - 04/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFRJ - Campus Macaé.,Cargo ou função, Representante dos Docentes Livres no Conselho Deliberativo Provisório do Instituto Politécnico do Centro Multidisciplinar UFRJ - Macaé.
-
08/2022 - 12/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFRJ - Campus Macaé.,Cargo ou função, Comissão de avaliação interna do curso de Engenharia de Produção.
-
04/2022 - 08/2022
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Controle da Qualidade; e Teoria das Organizações
-
11/2021 - 03/2022
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contabilidade Gerencial e Custos; Estudo de Tempos e Métodos; e Teoria das Organizações
2020 - 2021
Instituto de Educação TecnológicaVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Atividades
-
09/2020 - 10/2021
Ensino, Engenharia e gestão industrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Custos industriais (20 horas-aula), Produtividade industrial (12 horas-aula)
2018 - 2021
Faculdade PitágorasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Pitágoras - Unidade Cidade Acadêmica
Atividades
-
03/2018 - 10/2021
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade Pitágoras, Faculdade Pitágoras.,Atividade realizada, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Engenharia de Produção.
-
02/2018 - 10/2021
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração e Economia para Engenheiros; Análise de Custos; Engenharia de Métodos; Gestão da Cadeia de Suprimentos; Gestão da Qualidade; PCP; PO; Processos de Fabricação; Projeto de Fábrica e Instalações Industriais; Simulação de Eventos Discretos.
-
08/2019 - 09/2019
Ensino, Engenharia de Manutenção, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento e Controle da Manutenção (PCM)
-
05/2018 - 07/2018
Serviços técnicos especializados , Faculdade Pitágoras.,Serviço realizado, Elaboração de questões para o projeto Avaliação de Proficiência - curso Gestão Hospitalar.
2021 - 2021
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 6
Atividades
-
03/2021 - 07/2021
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia da Qualidade e Introdução à Engenharia de Produção
-
02/2021 - 03/2021
Ensino, Pós-graduação em Gestão em Engenharia de Produção, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Métodos e Processos (20 horas-aula)
2017 - 2017
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2017 - 07/2017
Ensino, Gestão de Serviços de Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais (Logística Hospitalar)
2013 - 2016
Vallourec Tubos do Brasil S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2013
Magna International Inc.Vínculo: , Enquadramento Funcional: Co-op Engineer, Carga horária: 40
Outras informações:
Grande Detroit e Região, MI, EUA
2013 - 2013
Kettering UniversityVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Kettering Entrepreneur Society Alumni Officer, Carga horária: 8
Outras informações:
Flint, MI, EUA
2012 - 2012
Institute of Industrial EngineersVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Secretary of the IIE, Carga horária: 6
Outras informações:
Secretary of the Institute of Industrial Engineers Student Chapter ? Kettering University B-Section Fall 2012.
Flint, MI, EUA.
2011 - 2012
Vallourec & MannesmannVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
2011 - 2011
Instituto para o Desenvolvimento de Empresas de Base TecnológicaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
2009 - 2011
Produção Júnior Consultoria e AssessoriaVínculo: Participante de Empresa Júnior, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 20
2009 - 2009
Polícia Civil de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Perito Criminal, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Elisa Granha Lira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?