FILIPI AUGUSTO BATINGA SIMÕES

É Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Atualmente é graduando do curso de Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tendo participado de projeto de pesquisa do programa de permanência do Ministério da Educação vinculado ao Fundo Nacional de Financiamento da Educação (FUNDEF) Pet Conexões de Saberes ( Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas) que consiste no acompanhamento escolar de adolescentes em situação de vulnerabilidade social atendidas em casas de acolhimento. Nos períodos de 2015.2 e 2016.1 participou do Programa Estudante Apoiador do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desenvolve intervenções pedagógicas de aprendizagem em Educação Especial e Inclusiva. Também foi voluntário do Projeto de Iniciação Científica - PIVIC com o projeto sobre Representações dos Afrobrasileiros em Jornais Impressos Paraibanos. Atuou como Técnico Pedagógico, Mass Media e conteudista de website como Coordenador dos Cursos de Educação Patrimonial e Gestão de Acervos Bibliográficos, Arquivísticos e Museológicos e o Curso de Iniciação a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba - ESPEP responsável técnico por credenciamentos Institucional da ESPEP em programas de chamadas públicas como o vínculo à Rede de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (RENEPSUAS) e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Atuou também ainda na experiência com a primeira graduação como Professor de Filosofia, Sociologia, Artes e Ensino da Religião no Ensino Médio, Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Pública do Estado da Paraíba na Escola Irmã Stefanie no Bairro do Cinza em Campina Grande no ano de 2009.Participou da Associação Brasileira dos Estudantes de Filosofia (ABEF) e da concepção do projeto de experimentação do primeiro Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia (ENEFIL) na Paraíba em 2013. Atualmente é graduando do curso de Pedagogia participou também da Coordenação de Politicas Educacionais para o Ensino Médio e Ensino Superior da Secretária Nacional de Casa de Estudantes/ SENCE órgão do Movimento de Casa de Estudantes / MCE havendo sido eleito no 40 ° Encontro Nacional de Casa de Estudantes/ENCE/ GESTÃO 2015-2016 na cidade de Pelotas - RS. Foi membro do Diretório Acadêmico de Pedagogia através da Coordenação de Assistência Estudantil na Gestão 2016\2018. No Ano de 2018 atuou no Programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Em 2019 participou como Alfabetizador do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos: Agora Vai da Prefeitura Municipal de Conde, PB.

Informações coletadas do Lattes em 10/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Aperfeiçoamento em FORMAÇÃO ESTUDANTE APOIADOR PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL

2016 - 2016

Universidade Federal da Paraíba
Título: Processo Seletivo. Ano de finalização: 2016
Orientador: Andreza Polia

Aperfeiçoamento em Economia Solidária e Educação Popular

2016 - 2016

Universidade Federal da Paraíba
Título: Processo Seletivo. Ano de finalização: 2016

Graduação em andamento em Pedagogia

2015 - Atual

Universidade Federal da Paraíba

Graduação em FILOSOFIA

2018 - 2020

Centro Universitário Internacional
Título: A Afrocentricidade e o Pan-Africanismo como Paradigmas filosóficos.
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Escola Estadual de Ensino Médio São Sebastião

Formação complementar

2016 -

PROGRAMA ESTUDANTE APOIADOR. (Carga horária: 13h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2017 - 2017

Violência contra a Mulher. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2015 - 2015

Educação Patrimonial. (Carga horária: 20h). , Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba, ESPEP, Brasil.

2015 - 2015

Gestão de Acervos Bibliográficos, Arquivísticos e Museológicos. (Carga horária: 20h). , Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba, ESPEP, Brasil.

2015 - 2015

Educação Patrimonial. (Carga horária: 20h). , Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba, ESPEP, Brasil.

2015 - 2015

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS. (Carga horária: 20h). , Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba, ESPEP, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação em Periferias Urbanas.

Organização de eventos

SIMÕES, F. A. B. ; WANDERLEY, Alba Cleide Calado . ?Religiões e Cultura Afro-Brasileira no Espaço Escolar". 2017. (Outro).

Participação em eventos

III Encontro de Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro. 2020. (Encontro).

SEMINÁRIO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO POPULAR. 2020. (Seminário).

2 Congresso IberoAmericano de Educação Comparada (CIEC) e 7 Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada (EISBEC). EDUCAÇÃO COMPARADA ETNICO-RACIAL: UMA LEITURA AFROCÊNTRICA EM PAULO FREIRE A PARTIR DAS CARTAS À GUINÉ BISSAU.. 2019. (Congresso).

Encontro Norte e Nordeste de Assessoria Jurídica Universitária. 2019. (Encontro).

EXPOTEC. PROJETO LABORATÓRIO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL: PARA APRENDER A PROGRAMAR, É SÓ COMEÇAR.... 2019. (Exposição).

I ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA DA UNINTER. AÇÃO AFIRMATIVA; ASPECTOS EPISTÊMICOS E FILOSÓFICOS. 2019. (Exposição).

I Grito Indígena Tabajara da Paraíba. 2019. (Encontro).

IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU. Identidade social e o currículo: reflexões a partir de vivências com adolescentes residentes em casas de acolhimento. 2019. (Congresso).

IX COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE.A EDUCAÇÃO ETNICO-RACIAL: UMA LEITURA AFROCÊNTRICA COM PAULO FREIRE. 2019. (Outra).

IX ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE ASSESSORIA JURÍDICA UNIVERSITÁRIA. 2019. (Encontro).

Reforma Constitucional com Dr. René Dotti. 2019. (Seminário).

Seminário sobre Políticas de Educação e Aprendizagem de Jovens e Adultos n na Contemporaneidade. 2019. (Seminário).

XIV ENFOC ? Encontro de Iniciação Científica e XIII Fórum Científico, V Seminário PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.ENSAIO DE CONJUNTURA SOBRE A MIGRAÇÃO VENEZUELANA NO BRASIL. 2019. (Encontro).

CICLO DE DIÁLOGOS INTER/NACIONAIS SOBRE A APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO DE ADULTOS: OS DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM GUINÉ - BISSAU E CABO VERDE DE. 2018. (Seminário).

CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL POPULAR DE EDUCAÇÃO. 2018. (Outra).

ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - ENID.RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: REFLETINDO NA E SOBRE A PRÁTICA DOCENTE. 2018. (Encontro).

I Congresso de Assistência Estudantil do FONAPRACE. Ações Afirmativas e a implementação do PNAES na UFPB: Um Estudo de Caso. 2018. (Congresso).

SIMPÓSIO DEMOCRACIA EM CRISE. 2018. (Simpósio).

XXIII ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA UNIVERSIDADE DE CAMPINAS - UNICAMP P.Escolarização e Letramento a partir das Ações Afirmativas as interfaces entre situações de fracasso e vulnerabilidade social com adolescentes residentes em Casas de Acolhimento.?. 2018. (Encontro).

40 ° Encontro Nacional de Casa de Estudantes/ENCE.Identidade étnica e o Curriculo a partir das Politicas Públicas de Ações Afirmativas. 2016. (Encontro).

II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO PRISIONAL. 2016. (Seminário).

I Semana de Recepção Pedagógica dp Centro de Educação da UFPB. 2016. (Encontro).

Religiões e Cultura Afro-Brasileira no Espaço Escolar. 2016. (Outra).

VI ENCONTRO DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2016. (Encontro).

V Semana Paraibana de Filosofia e Ciências Sociais.O estranhamento na Metamorfose e a nadificação do ser possibilidades hermenêuticas entre Kafka e Heidegger.. 2016. (Seminário).

Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia - ENEFIL. 2011. (Congresso).

I Coloquio Nacional do Ensino de Filosofia. 2011. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • FURTADO, Quezia Vila Flor ; COSTA, I. M. ; MIRANDA, M. C. G. ; SIMÕES, F. A. B. . PROTAGONISMO JUVENIL EM CASAS DE ACOLHIMENTOA CIÊNCIA/EXPERIÊNCIA QUE PROVÉM DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. I. ed. João Pessoa: Ideia Editora, 2019. v. I. 192p .

  • Simões, Filipi Augusto Batinga ; Chaves, Naila Jenisch ; Furtado, Quézia Vila Flor . AÇÕES AFIRMATIVAS NA MEDIAÇÃO DAS POSIÇÕES DE VULNERABILIDADE SOCIAL E FRACASSO ESCOLAR: ACOMPANHAMENTO EDUCACIONAL COM ESTUDANTES RESIDENTES EM CASAS DE ACOLHIMENTO. A Educação no Brasil e no Mundo: Avanços, Limites e Contradições 3. 1ed.: Atena Editora, 2020, v. , p. 256-260.

  • SIMÕES, F. A. B. . ESPEP OBTÉM APROVAÇÃO EM CREDENCIAMENTO À REDE NACIONAL DE CAPACITAÇÃO E EDUCAÇÃO PERMANENTE DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - RENEPSUAS. WEBSITE ESCOLA DE SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DA PARAÍBA, http://espep.pb.gov.br/espep-o.

  • SOUSA, B. L. L. ; SEVERO, C. S. ; ANDRADE, F. L. ; VASCONCELOS, G. C. ; BARBOSA, K. E. S. ; SILVA, L. L. ; RAMOS, P. B. B. ; SOUSA, N. J. ; SIMÕES, F. A. B. . RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: REFLETINDO NA E SOBRE A PRÁTICA DOCENTE. In: Encontro de Iniciação à Docência - ENID 2018 - Campus I, 2018, João Pessoa. ENID 2018, 2019.

  • SIMÕES, F. A. B. ; WANDERLEY, Alba Cleide Calado . EDUCAÇÃO COMPARADA ETNICO-RACIAL: UMA LEITURA AFROCÊNTRICA EM PAULO FREIRE A PARTIR DAS CARTAS À GUINÉ BISSAU.. In: 2 Congresso IberoAmericano de Educação Comparada (CIEC) e 7 Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada (EISBEC), 2017, João Pessoa. Anais do 2 Congresso IberoAmericano de Educação Comparada (CIEC) e 7 Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada (EISBEC), 2017.

  • SIMÕES, F. A. B. ; FURTADO, Quezia Vila Flor . Identidade social e o currículo: reflexões a partir de vivências com adolescentes residentes em casas de acolhimento. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2017, João Pessoa. Anais V CONEDU. Campina Grande: Editora Realize, 2017. v. I.

  • SIMÕES, F. A. B. ; WANDERLEY, Alba Cleide Calado . Pedagogia afrocentrica e a alfabetização de libertação nas Cartas à Guiné Bissau.. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2017, João Pessoa. ANAIS IV CONEDU. Campina Grande: Editora Realize, 2017.

  • ALVES, E. ; SIMÕES, F. A. B. ; WANDERLEY, Alba Cleide Calado . A EDUCAÇÃO ETNICO-RACIAL: UMA LEITURA AFROCÊNTRICA COM PAULO FREIRE. In: IX Colóquio Internacional Paulo Freire, 2016, RECIFE. IX Colóquio Internacional Paulo Freire. RECIFE, 2016.

  • SIMÕES, F. A. B. ; FURTADO, Quezia Vila Flor ; CHAVES, N. J. . AÇÕES AFIRMATIVAS NA MEDIAÇÃO DAS POSIÇÕES DE VULNERABILIDADE SOCIAL E FRACASSO ESCOLAR : ACOMPANHAMENTO EDUCACIONAL COM ESTUDANTES RESIDENTES EM CASAS DE ACOLHIMENTO. In: Encontro de Extensão da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, 2019, João Pessoa. O XIX Encontro de Extensão da UFPB : ENCONTRO UNIFICADO, 2019.

  • SIMÕES, F. A. B. . ENSAIO DE CONJUNTURA SOBRE A MIGRAÇÃO VENEZUELANA NO BRASIL. In: XIV ENFOC ? Encontro de Iniciação Científica e XIII Fórum Científico, V Seminário PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, 2019, CURITIBA. Anais XIV ENFOC : Encontro de Iniciação Científica e XIII Fórum Científico e V Seminário PIBID: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, 2019.

  • SIMÕES, F. A. B. ; CHAVES, N. J. ; SILVA, E. F. ; CENA, M. J. L. . Múltiplos sujeitos em casas de acolhimento: mediar para ressignificar paradigmas educacionais. In: ENCONTRO DE EXTENSÃO - ENEX 2017, 2019, João Pessoa. XVIII ENEX (2017), 2017.

  • SIMÕES, F. A. B. . AÇÃO AFIRMATIVA: ASPECTOS EPISTÊMICOS E FILOSÓFICOS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SIMÕES, F. A. B. . AÇÕES AFIRMATIVAS NA MEDIAÇÃO DAS POSIÇÕES DE VULNERABILIDADE SOCIAL E FRACASSO ESCOLAR: ACOMPANHAMENTO EDUCACIONAL COM ESTUDANTES RESIDENTES EM CASAS DE ACOLHIMENTO.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SIMÕES, F. A. B. . Ações Afirmativas e a implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na UFPB: um estudo de caso.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SIMÕES, F. A. B. . Ações Afirmativas e a implementação do PNAES na UFPB: Um Estudo de Caso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • WANDERLEY, Alba Cleide Calado ; SIMÕES, F. A. B. . Educação Comparada Étnico Racial: Uma Leitura Afrocêntrica a partir das Cartas a Guiné Bissau. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WANDERLEY, Alba Cleide Calado ; SIMÕES, F. A. B. ; ALVES, E. . 'A educação étnico-racial: uma leitura afrocêntrica com Paulo Freire'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SIMÕES, F. A. B. . ? O Currículo e a Identidade étnica à partir das políticas públicas das ações afirmat ivas na perceptiva da educação intercultural ?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

SIMÕES, F. A. B. ; SILVA, F. M. ; FIGUEIREDO, C. . Formação em Educação Patrimonial. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

SIMÕES, F. A. B. . Dia da Consciência Negra: A anemia da Ignorância étnica.. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

SIMÕES, F. A. B. . A anemia da Ignorância. 2014; Tema: A palidez da ignorância e a percepção da identidade étnica pelo epidermicismo racial.. (Rede social).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, Descrição: Programa executado no âmbito da Licenciatura em Pedagogia da UFPB. O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Filipi Augusto Batinga Simões - Coordenador / Nadia Jane De Sousa - Integrante.

  • 2017 - 2018

    PROTAGONISMO JUVENIL EM PERIFERIAS URBANAS, Descrição: O projeto Protagonismo Juvenil em Perifrias Urbanas desenvolvido através do programa PET CONEXOES DE SABERES vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), fundamenta-se na perspectiva da aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar possuindo como campo de atuação casas de acolhimento no município de João Pessoa que se constitui na Política Nacional de Assistência Social (PNAS) como espaço institucional de residência de sujeitos sociais (crianças, adolescentes e jovens) em situação de vulnerabilidade social em sua maioria advinda de regiões periféricas e tem sua natureza caracterizada como serviço de proteção social especial de casas de acolhimento como alta complexidade (PNAS, 2004). P. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Filipi Augusto Batinga Simões - Coordenador / Quezia Vila Flor Furtado - Integrante.

  • 2017 - 2017

    "COLETA DOS DADOS EMPÍRICOS E TABULAÇÃO NO PAVILHÃO 18 DO INSTITUTO SÍLVIO PORTO - PARTE li", Descrição: Referente ao projeto "PRISÃO E EDUCAÇÃO UM HIATO HISTÓRICO: DA CELA A SALA DE AULA, UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA?" participação do estudante vinculado ao PROGRAMA INSTITUCIONAL DE VOLUNTÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (FLUPESQ) - PIVIC-FLUPESQ, sob Orientação/Coordenação de MARIA DE FATIMA LEITE GOMES, Professor(a) do Departamento de SERVIÇO SOCIAL/CCHLA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Filipi Augusto Batinga Simões - Coordenador / Claudia de Figueiredo Braga - Integrante / MARIA DE FATIMA LEITE GOMES - Integrante / Helenória de Albuquerque Mello - Integrante.

  • 2017 - 2017

    COLETA DOS DADOS EMPÍRICOS E TABULAÇÃO NO PAVILHÃO 18 DO INSTITUTO SÍLVIO PORTO - PARTE li", referente ao projeto "PRISÃO E EDUCAÇÃO UM HIATO HISTÓRICO: DA CELA A SALA DE AULA, UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA?", Descrição: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE VOLUNTÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (FLUPESQ) - PIVIC-FLUPESQ, sob Orientação/Coordenação de MARIA DE FATIMA LEITE GOMES, Professor(a) do Departamento de SERVIÇO SOCIAL/CCHLA, no período de Janeiro de 2017 a Dezembro de 2017, com uma carga horária de 20 (vinte) horas semanais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Filipi Augusto Batinga Simões - Coordenador / Claudia de Figueiredo Braga - Integrante / MARIA DE FATIMA LEITE GOMES - Integrante / Helenória de Albuquerque Mello - Integrante.

  • 2016 - 2017

    OS AFROBRASILEIROS NOS JORNAIS IMPRESSOS PARAIBANO: UMA LEITURA A PARTIR DAS IMAGENS,, Descrição: Refente ao projeto REPRESENTAÇÕES DOS AFROBRASILEIROS EM JORNAIS IMPRESSOS PARAIBANOS que consistia na análise e coleta de imagens de pessoas afrobrasileiras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Filipi Augusto Batinga Simões - Integrante / Alba Cleide Calado Wanderley - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    PROGRAMA ESTUDANTE APOIADOR, Descrição: Programa vinculado ao Comitê de Inclusão e Acessibilidade - CIA da Universidade Federal da Paraíba - UFPB e consiste no acompanhamento e desenvolvimento de suporte pedagógico com estudantes Pessoas com Deficiência (PCD) e Necessidades Educacionais Especiais (NEE).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Filipi Augusto Batinga Simões - Coordenador / ANDREZA APARECIDA POLIA - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2019 - 2019

    LABORATÓRIO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL, Descrição: De acordo com os estudos de Seymor Papert, na década de 1980, os estudantes e a aprendizagem devem ser o centro do processo de ensino em ambientes de robótica educacional, que se realiza a partir de desafios cognitivos conhecimentos curriculares com conceitos de computação, mecânica e eletrônica para a solução de problemas. O Laboratório de Robótica Educacional é uma ação de extensão universitária que teve como objetivo introduzir estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior em estudos sobre os conceitos básicos de robótica e de programação de computadores, articulando-os com o processo de ensino e aprendizagem do currículo escolar. O projeto teve como público alvo 44 participantes entre professores e estudantes do 5º. ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica e graduandos em Pedagogia e Computação da Universidade Federal da Paraíba. Foram realizadas seis oficinas semanais, com duração de duas horas, realizadas no período de 02/05 a 07/06/2019, no Laboratório de Estudos e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares, do Centro de Educação. As atividades foram desenvolvidas a partir de orientações teóricas e técnicas aos estudantes (10-11 anos) que, agrupados em equipes, discutiram e dividiram tarefas para a realização dos desafios propostos. Como resultado principal, destacamos o desenvolvimento de conhecimentos e competências sobre como produzir e programar um robô, integrando os recursos aprendidos, subsídios teóricos e práticos para o aprofundamento de estudos sobre o tema os estudantes e preparação para a participação em eventos de robótica educacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Filipi Augusto Batinga Simões - Coordenador / ANA RAQUEL DANTAS DE ALMEIDA - Integrante / Lebiam Tamar Gomes Silva - Integrante.

  • 2019 - 2019

    LABORATÓRIO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL, Descrição: De acordo com os estudos de Seymor Papert, na década de 1980, os estudantes e a aprendizagem devem ser o centro do processo de ensino em ambientes de robótica educacional, que se realiza a partir de desafios cognitivos conhecimentos curriculares com conceitos de computação, mecânica e eletrônica para a solução de problemas. O Laboratório de Robótica Educacional é uma ação de extensão universitária que teve como objetivo introduzir estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior em estudos sobre os conceitos básicos de robótica e de programação de computadores, articulando-os com o processo de ensino e aprendizagem do currículo escolar. O projeto teve como público alvo 44 participantes entre professores e estudantes do 5º. ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica e graduandos em Pedagogia e Computação da Universidade Federal da Paraíba. Foram realizadas seis oficinas semanais, com duração de duas horas, realizadas no período de 02/05 a 07/06/2019, no Laboratório de Estudos e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares, do Centro de Educação. As atividades foram desenvolvidas a partir de orientações teóricas e técnicas aos estudantes (10-11 anos) que, agrupados em equipes, discutiram e dividiram tarefas para a realização dos desafios propostos. Como resultado principal, destacamos o desenvolvimento de conhecimentos e competências sobre como produzir e programar um robô, integrando os recursos aprendidos, subsídios teóricos e práticos para o aprofundamento de estudos sobre o tema os estudantes e preparação para a participação em eventos de robótica educacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Filipi Augusto Batinga Simões - Coordenador / ANA RAQUEL DANTAS DE ALMEIDA - Integrante / Lebiam Tamar Gomes Silva - Integrante.

  • 2019 - 2019

    LABORATÓRIO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL, Descrição: De acordo com os estudos de Seymor Papert, na década de 1980, os estudantes e a aprendizagem devem ser o centro do processo de ensino em ambientes de robótica educacional, que se realiza a partir de desafios cognitivos conhecimentos curriculares com conceitos de computação, mecânica e eletrônica para a solução de problemas. O Laboratório de Robótica Educacional é uma ação de extensão universitária que teve como objetivo introduzir estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior em estudos sobre os conceitos básicos de robótica e de programação de computadores, articulando-os com o processo de ensino e aprendizagem do currículo escolar. O projeto teve como público alvo 44 participantes entre professores e estudantes do 5º. ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica e graduandos em Pedagogia e Computação da Universidade Federal da Paraíba. Foram realizadas seis oficinas semanais, com duração de duas horas, realizadas no período de 02/05 a 07/06/2019, no Laboratório de Estudos e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares, do Centro de Educação. As atividades foram desenvolvidas a partir de orientações teóricas e técnicas aos estudantes (10-11 anos) que, agrupados em equipes, discutiram e dividiram tarefas para a realização dos desafios propostos. Como resultado principal, destacamos o desenvolvimento de conhecimentos e competências sobre como produzir e programar um robô, integrando os recursos aprendidos, subsídios teóricos e práticos para o aprofundamento de estudos sobre o tema os estudantes e preparação para a participação em eventos de robótica educacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Filipi Augusto Batinga Simões - Coordenador / ANA RAQUEL DANTAS DE ALMEIDA - Integrante / Lebiam Tamar Gomes Silva - Integrante.

  • 2019 - 2019

    LABORATÓRIO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL, Descrição: De acordo com os estudos de Seymor Papert, na década de 1980, os estudantes e a aprendizagem devem ser o centro do processo de ensino em ambientes de robótica educacional, que se realiza a partir de desafios cognitivos conhecimentos curriculares com conceitos de computação, mecânica e eletrônica para a solução de problemas. O Laboratório de Robótica Educacional é uma ação de extensão universitária que teve como objetivo introduzir estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior em estudos sobre os conceitos básicos de robótica e de programação de computadores, articulando-os com o processo de ensino e aprendizagem do currículo escolar. O projeto teve como público alvo 44 participantes entre professores e estudantes do 5. ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica e graduandos em Pedagogia e Computação da Universidade Federal da Paraíba. Foram realizadas seis oficinas semanais, com duração de duas horas, realizadas no período de 02/05 a 07/06/2019, no Laboratório de Estudos e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares, do Centro de Educação. As atividades foram desenvolvidas a partir de orientações teóricas e técnicas aos estudantes (10-11 anos) que, agrupados em equipes, discutiram e dividiram tarefas para a realização dos desafios propostos. Como resultado principal, destacamos o desenvolvimento de conhecimentos e competências sobre como produzir e programar um robô, integrando os recursos aprendidos, subsídios teóricos e práticos para o aprofundamento de estudos sobre o tema os estudantes e preparação para a participação em eventos de robótica educacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Filipi Augusto Batinga Simões - Coordenador / ANA RAQUEL DANTAS DE ALMEIDA - Integrante / Lebiam Tamar Gomes Silva - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2017

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - Atual

Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Pedagógico

2010 - 2010

Escola de Ensino Fundamental e Médio Irmã Stefane

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO E EJA

2016 - 2016

Comitê de Inclusão e Acessibilidade

Vínculo: ESTUDANTE APOIADOR, Enquadramento Funcional: ESTUDANTE APOIADOR, Carga horária: 20

2019 - Atual

Prefeitura Municipal de Conde

Vínculo: Alfabetizador Voluntário, Enquadramento Funcional: Alfabetizador, Carga horária: 8

Outras informações:
Alfabetizador em território quilombola do Gurugi e Ipiranga do Programa Agora Vai.

2017 - 2018

Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC).

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: MEDIADOR EDUCACIONAL, Carga horária: 20

2018 - 2019

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: RESIDENTE PEDAGÓGICO, Carga horária: 20