Cecília Pereira da Costa
Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2019).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira. Mestranda em Filosofia Social e Política pela Universidade Estadual do Ceará (2023).
Informações coletadas do Lattes em 25/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Filosofia
2023 - Atual
Universidade Estadual do Ceará
Título: Narrar o evento: Compreensão e Reconciliação com o mundo em Hannah Arendt
Lucas Barreto Dias.Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: FILOSOFIA SOCIAL E POLITICA. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
Aperfeiçoamento em andamento em Francês
2021 - Atual
Aperfeiçoamento em Curso de Aperfeiçoamento em Educação para o Novo Normal, Introdução à EaD
2021 - 2022
Uni Ateneu
Título: .. Ano de finalização: 2022
Aperfeiçoamento interrompido em 2017 em Curso de idioma em língua alemã (Núcleo de línguas)
2016 - Atual
Universidade Estadual do Ceará
Ano de finalização: 2017;Ano de interrupção: 2017
Formação complementar
2018 - 2018
Curso de Comunicação Escrita. (Carga horária: 40h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2018 - 2018
Era Vargas: Do Estado Novo a 54. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2018 - 2018
Curso Quiz: Jogo das Novas regras Ortográficas - Reconhecendo texto e Conte. (Carga horária: 15h). , Fundação Getulio Vargas, FGV ONLINE, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Variações Linguísticas para o ENEM. (Carga horária: 10h). , Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
2018 - 2018
Gramáticas brasileiras do século XX. (Carga horária: 10h). , Learncafe Ensino Online EIRELI., LEARNCAFE ENSINO, Brasil.
2017 - 2017
Minicurso O Gênero Elegíaco em Roma. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Idiomas
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: FILOSOFIA SOCIAL E POLITICA.
Organização de eventos
PEREIRA, C. . XIII SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PPGFIL-UECE. 2023. (Outro).
Participação em eventos
Jornadas de Filosofia Política UFC. 2023. (Encontro).
XIII SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PPGFIL-UECE.Hannah Arendt e o Totalitarismo: Compreensão e Reconciliação com o mundo. 2023. (Seminário).
?Uniformidade linguística Vs. Desigualdade Social: quem normatiza a língua, e para quem?? ,. 2021. (Outra).
Seminário Internacional de Filosofia Africana, Afrodiapórica e Pensamento Negro Brasileiro. 2021. (Seminário).
EREL.Trabalho não apresentado. 2018. (Encontro).
JOCAL. 2018. (Encontro).
Erel.Trabalho não apresentado. 2017. (Encontro).
XX Semana Universitária da UECE. 2015. (Outra).
XIX Semana Universitária da UECE. 2014. (Outra).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
A fenomenologia política de Hannah Arendt, Descrição: A pesquisa visa proporcionar uma interpretação sobre as bases fenomenológicas do pensamento arendtiano e em como esta pertença teórica impacta em sua teoria política. Trata-se, assim, não apenas de rastrear os elementos da fenomenologia presentes no pensamento arendtiano, mas, inclusive, de circunscrever como suas reflexões nos encaminham para um modelo fenomenológico distinto de seus mestres. A fenomenologia de Arendt tem raízes políticas, provém do mundo vivido e experienciado de modo plural. Cabe assim, perceber em que medida nosso pensamento está vinculado com o mundo comum, com a aparência e a pluralidade que o constitui. Metodologicamente, esta pesquisa se vincula ao pensamento de Arendt como um exemplo de fenomenologia política, ainda que não desenvolvida como uma teoria sistemática, mas como um experimento de pensamento. Nesse sentido, esta investigação se desenvolve tendo a fenomenologia política arendtiana como um exemplo não limítrofe, mas expansivo para pensarmos o mundo comum em que vivemos, os nossos eventos políticos e aqueles do passado que ainda ecoam no nosso modo de interpretar a vida pública compartilhada... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Cecília Pereira da Costa - Integrante / Lucas Barreto Dias - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Prefeitura Municipal de FortalezaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta Rede Municipal, Carga horária: 200, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Cargo ainda não assumido.
2018 - 2019
Prefeitura Municipal de FortalezaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Seleção para Estagiários por meio de Edital Público.
2019 - 2019
Colégio Espaço AbertoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Estagiária, Carga horária: 25
2022 - Atual
Colégio InovarVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cecília Pereira da Costa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?