Vasco Alberto Figueiredo Caldeira da Silva
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestre em Urbanismo e Ordenação do Território pela Universidade de Paris. Experiência docente em Análise Crítica, Metodologia, Projeto e Realidade Contemporânea em Arquitetura e Urbanismo, Teoria e História da Arte, Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio Cultural e Técnicas Retrospectivas, Teoria, História e Projeto de Arquitetura de Interiores e Museografia. Experiência profissional desde 1987 na concepção de museus, exposições, projetos socioculturais e projetos arquitetônicos de natureza residencial e comercial. Autor de inúmeros artigos e livros no campo da crítica e da história da arquitetura, das cidades, do design de interiores e sobre o patrimônio cultural no Brasil. Professor dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design, da Universidade São Judas Tadeu, Centro Universitário UNA e demais instituições do Grupo Anima. Sócio-diretor da Artifício Projetos Culturais, produtora voltada para projetos na área de cultura, patrimônio e museus. Diretor presidente do Instituto Território das Vertentes, MG, organização sem fins lucrativos voltada para ações relacionadas ao patrimônio cultural.
Informações coletadas do Lattes em 24/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em DEA Urbanisme et Aménagement du Territoire
1982 - 1983
Université Paris-Est Créteil Val-de-Marne
Título: Stratégie Sociale et Morphologie Urbaine: les types résidentiels de la ville de São Paulo, Ano de Obtenção: 1983
Orientador: Jean Pierre Frey
Graduação interrompida em 1980 em Ciências Sociais
1975 - Atual
Universidade de São Paulo
Ano de interrupção: 1980
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
1974 - 1978
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Orientador: Vasco de Mello
Formação complementar
2017 - 2018
Extensão universitária em Curso de pós-graduação Latu Sensu Docência no Cenário Ensino p/ Compreensão. (Carga horária: 80h). , FAM CENTRO UNIVERSITARIO, FAM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional/Especialidade: História Urbana.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Museografia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Museologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Antropologia Urbana.
Organização de eventos
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Beatlemania Experience. 2016. (Exposição).
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Volpi Pequenos Formatos. 2016. (Exposição).
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Butantan para além das cobras. 2016. (Exposição).
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; SOUZA, A. . Uma homenagem ao Musei da Língua Portuguesa na Feira Internacional do Livro de São Paulo de 2016. 2016. .
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; FARIAS, T. . Futebol Delas - 20 anos de futebol feminino nos Jogos Olímpicos. 2016. (Exposição).
Participação em eventos
I Conferência de Pesquisas Interdisciplinares em História da Arte, Arquitetura e Patrimônio. 2018. (Seminário).
Participação em bancas
Silvio Stefanini Sant'Anna; CALDANA JUNIOR, V. L.;CALDEIRA DA SILVA, Vasco. Conhecer o sertão: relações entre arquitetura e paisagem. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Silvio Stefanini Sant'Anna; PAULILLO FILHO, V.;CALDEIRA DA SILVA, Vasco. Arquitetura em ambientes hípicos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Silvio Stefanini Sant'Anna; PAULILLO FILHO, V.;CALDEIRA DA SILVA, Vasco. Habitação emergencial em madeira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Silvio Stefanini Sant'Anna; PAULILLO FILHO, V.;CALDEIRA DA SILVA, Vasco. Arquitetura prisional: projeto de modelo penitenciário voltado à ressocialização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Silvio Stefanini Sant'Anna; CARRIERI JUNIOR, R.;CALDEIRA DA SILVA, Vasco. Habitação de interesse social no bairro de Vila Leopoldina. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Silvio Stefanini Sant'Anna; CARRIERI JUNIOR, R.;CALDEIRA DA SILVA, Vasco. Sustentabilidade, bioconstrução e consciência ecológica em habitações de veraneio de alto padrão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Silvio Stefanini Sant'Anna;CALDEIRA DA SILVA, Vasco; PETRACCO, F.. Cultura maranhense: Arquitetura, Dança e Música. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Silvio Stefanini Sant'Anna;CALDEIRA DA SILVA, Vasco; PETRACCO, F.. Sustentabilidade e requalificação social. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Silvio Stefanini Sant'Anna; PETRACCO, F.;CALDEIRA DA SILVA, Vasco. Requalificação de área à beira mar em Salvador. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Figueroa, M.; COELHO jr. M.N.;CALDEIRA DA SILVA, Vasco. Instituto Italiano de Cultura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Fundação Armando Álvares Penteado.
FIGUEROA, M.; COELHO jr. M.N.;CALDEIRA DA SILVA, Vasco. Vila Maria Zélia: reabilitação do grupo escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Fundação Armando Álvares Penteado.
KEHL, J.R.B.; TEDESCO BERTASO, M.S.;CALDEIRA DA SILVA, Vasco. Centro de convivência e criação de arte urbana. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Fundação Armando Álvares Penteado.
TEDESCO BERTASO, M.S.; BARROS, F.C.;CALDEIRA DA SILVA, Vasco. O bairro do Bom Retiro - Etnias e diversidades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Fundação Armando Álvares Penteado.
CALDEIRA DA SILVA, Vasco; FARIAS, A.A.; BICUDO, M.; JORGE, L.A.. João Cabral de Melo Neto: Paisagens com figuras. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.
CALDEIRA DA SILVA, Vasco; ACAYABA, M.A.; BAROSSI, A.C.; MIGLIACCIO, L.. Arquitetura na cidade: projeto de intervenção na Orla Ferroviária entre os Campos Elísios e Bom Retiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.
CALDEIRA DA SILVA, Vasco. Prêmio Jabuti na categoria Arquitetura, Urbanismo, Artes e Fotografia. 2016.
CALDEIRA DA SILVA, Vasco. Prêmio Philips de Arte para Jovens Talentos. 1997. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.
CALDEIRA DA SILVA, Vasco. Premio Philips de Arte para JovensTalentos. 1996. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.
Orientou
Pólo de transportes e lazer Vista Linda; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Usina São Judas Tadeu; (Orientador);
Centro de atendimento a mulheres em situação de violência; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade São Judas Tadeu; (Orientador);
Terminal e estação de ônibus de Capuava; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade São Judas Tadeu; (Orientador);
Centro Equestre Inclusivo; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade São Judas Tadeu; (Orientador);
Centro educacional inclusivo; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade São Judas Tadeu; (Orientador);
Galpão das Artes; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade São Judas Tadeu; (Orientador);
Centro de apoio a moradores em situação de rua; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade São Judas Tadeu; (Orientador);
A TECNOLOGIA COMO INSTRUMENTO DE EQUIDADE NA CONSTRUÇÃO DE CIDADES SUSTENTÁVEIS; ; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade São Judas Tadeu; (Orientador);
As quitinetes do Centro de São Paulo: revolução, decadência e renascimento; O caso do Edifício 14 Bis, na Rua Paim e de seu entorno urbano; ; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - FAM CENTRO UNIVERSITARIO; (Orientador);
Centro de Transporte e Lazer Vista Linda; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade São Judas Tadeu; Orientador: Vasco Alberto Figueiredo Caldeira da Silva;
Centro de atendimento à mulher; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade São Judas Tadeu; Orientador: Vasco Alberto Figueiredo Caldeira da Silva;
Centro Educacional Inclusivo; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade São Judas Tadeu; Orientador: Vasco Alberto Figueiredo Caldeira da Silva;
Centro de apoio e integração para moradores em situação de rua; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade São Judas Tadeu; Orientador: Vasco Alberto Figueiredo Caldeira da Silva;
Centro cultural artes integradas; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade São Judas Tadeu; Orientador: Vasco Alberto Figueiredo Caldeira da Silva;
Galpão das artes; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade São Judas Tadeu; Orientador: Vasco Alberto Figueiredo Caldeira da Silva;
Centro Intermodal e comercial de Capuava; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade São Judas Tadeu; Orientador: Vasco Alberto Figueiredo Caldeira da Silva;
ARQUITETURA E URBANISMO INCLUSIVO EM BAIRROS DE BAIXA/MEDIA RENDA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - FAM CENTRO UNIVERSITARIO; Orientador: Vasco Alberto Figueiredo Caldeira da Silva;
A influência de fatores socioculturais na organização dos ambientes interiores de moradias situadas na região das Ruas Frei Caneca, Augusta e Bela Cintra; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - FAM CENTRO UNIVERSITARIO; Orientador: Vasco Alberto Figueiredo Caldeira da Silva;
Modos de habitar e relação dos moradores com o espaço urbano na região do ?Baixo Augusta?; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - FAM CENTRO UNIVERSITARIO; Orientador: Vasco Alberto Figueiredo Caldeira da Silva;
Produções bibliográficas
-
RIBEIRO, A.C. ; CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Casas do Brasil / Residência em Ibiúna e Residência Milos/ Sumner. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 86, p. 67-72, 1999.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; RIBEIRO, A.C. . Casas do Brasil 29. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 81, p. 39-45, 1999.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; RIBEIRO, A.C. . Casas do Brasil 30. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 80, p. 51-57, 1999.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; RIBEIRO, A.C. . Casas do Brasil 31. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 83, p. 59-65, 1999.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; RIBEIRO, A.C. . Casas do Brasil 32. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 84, p. 55-61, 1999.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; RIBEIRO, A.C. . Casas do Brasil 33. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 85, p. 63-69, 1999.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; RIBEIRO, A.C. . Casas do Brasil 24. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 26, p. 57-59, 1998.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; RIBEIRO, A.C. . Casas do Brasil 28. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 89, p. 00-00, 1998.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; RIBEIRO, A.C. . Casas do Brasil 27. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 27, p. 47-51, 1998.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; RIBEIRO, A.C. . Casas do Brasil 26. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 26, p. 49-53, 1998.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; RIBEIRO, A.C. . Casas do Brasil 25. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 25, p. 39-43, 1998.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; RIBEIRO, A.C. . Casas do Brasil 22. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 74, p. 55-59, 1997.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; RIBEIRO, A.C. . Casas do Brasil 21. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 73, p. 61-65, 1997.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; RIBEIRO, A.C. . Casas do Brasil 19. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 71, p. 31-35, 1997.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; RIBEIRO, A.C. . Casas do Brasil 18. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 70, p. 43-47, 1997.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; RIBEIRO, A.C. . Casas do Brassil 17. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 17, p. 53-57, 1997.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; RIBEIRO, A.C. . Casas do Brasil 16. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 16, p. 61-65, 1996.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; RIBEIRO, A.C. . Casas do Brasil 15. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 15, p. 49-53, 1996.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; RIBEIRO, A.C. . Casas do Brasil 12. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 12, p. 33-37, 1996.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; RIBEIRO, A.C. . Casas do Brasil. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 63, p. 37-41, 1996.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; RIBEIRO, A.C. . Casas do Brasil 13. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 13, p. 67-71, 1996.
-
MESQUITA, J. F. L. ; PEREIRA, M. A. ; CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Cidades & Sociedade, Intereções e contextos acerca das urbaniddes sul mineiras. 1. ed. Pouso Alegre: IFSULDEMINAS, 2021. v. 1. 15p .
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; RODRIGUES DOS SANTOS, Cecilia ; RISSELADA, Max . Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz: Brasil arquitetura Studio. 1. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2005. v. 1. 206p .
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; STALMANNSTALMANN, V. S. A. . INVENTÁRIO PARTICIPATIVO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DE GONÇALVES, MG: duas experiências em torno da construção de uma cidadania territorial. In: Carlos Magno de Souza Paiva. (Org.). Patrimônio cultural e direito: 16 anos do NEPAC-UFOP e a Carta de Ouro Preto para a Legislação Brasileira de Patrimônio Cultural. 1ed.Belo Horizonte: Conhecimento Livraria e Distribuidora, 2024, v. 1, p. 59-74.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; Andrade, Elisa M. ; Soares, Hivânia A. ; Cavalheri, Jaqueline Nogueira ; Giora, Lalinka . Quais competências favorecem a atuação dos professores nos currículos integrados para uma aprendizagem significativa?. In: CAMPOS, Denise Aparecida e DEMAI, Fernanda Mello. (Org.). Docência voltada para a aprendizagem por compreensão: conceitos, conceptualizações e sínteses. 1ed.São Paulo: Sociedade Educacional das Américas, 2018, v. 1, p. 117-133.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; RODRIGUES DOS SANTOS, Cecilia ; SILVA PEREIRA, Margareth da ; SILVA PEREIRA, Romão Veriano da . Um marco nas relações de Le Corbusier com o Brasil. Revista Projeto, São Paulo, p. 105 - 108, 01 out. 1987.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; NOVICK, Alicia . A cidade arquitetural e a arquitetura urbana. Projeto, São Paulo, 01 fev. 1986.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; PEREIRA, M.A.C.S. ; SANTOS, C.R. ; PEREIRA, Romão . Um Marco nas Relações de Le Corbusier com o Brasil. Projeto, São Paulo, p. 00 - 00.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; NOVICK, Alicia . Morfologia urbana e arquitetura: o caso de São Paulo e Buenos Aires. Projeto, São Paulo.
-
MESQUITA, J. F. L. ; PEREIRA, M. A. ; SILVA, F. V. ; ANDRADE, L. J. ; CALDEIRA DA SILVA, Vasco . CARTILHA DO PATRIMÔNIO CULTURAL: VALORIZAÇÃO E PERTENCIMENTO. In: 12o Fórum Mestres e Conselheiros: o patrimônio como ação local., 2021, Belo Horizonte. 12º Mestres e Conselheiros: Patrimônio e Cidade, 2021, Belo Horizonte. 12º Mestres e Conselheiros: Patrimônio e Cidade.. Belo Horizonte, 2021. v. 12.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; LORETTE, A. C. R. ; MANGILI, L. P. ; FERREIRA, R. A. S. ; CRUZ, C. F. . Projetar um museu no patrimônio. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Cidadania, ambiente urbano, patrimônio cultural vivo. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Ensino para o Mercado. Mercado para o Ensino.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; MESQUITA, J. F. L. ; PEREIRA, M. A. . Educação patrimonial para o desenvolvimento local sustentável: resgate participativo da memória lavrense, cidade tricentenária. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; SOARES, L. ; SHUM, A. K. . Redes e territórios: inclusão, acessibilidade e aderência de equipamentos socioculturais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; BRUNO, F. ; HARADA, K. . Cidades sustemtáveis e cidadania. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; BARROS, O. ; ALMEIDA, A. . Quarta revolução industrial e desenvolvimento sustentável. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; GUERRA, A. . A luta pela cidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Cidades contemporâneas: o lugar das velhas utopias e o território das novas realidades'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Ambientes Narrativos: arquitetura de interiores e suas narrativas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Planos de Governo dos presidenciáveis de 2018, questões urbanas e legislação brasileira.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Sobre o Projeto Conceitual de Renovação da Exposição de Longa Duração do Museu do Futebol. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Campos das Perdizes - História do Bairro das Perdizes, São Paulo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Arquitetura e urbanismo na perfiferia: em São Paulo e em outras cidades brasileiras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . A Grafia das Exposições e dos Museus. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Metodologia de planejamento de uma exposição temática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Le développement de la Ville de São Paulo. 1983. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; Almeida Alessandra ; SANTANNA, S. ; Vidal, Ana . Vidal & Sant'Anna Arquitetura. São Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Persianas e cortinas na arquitetura de ontem e de hoje. São Paulo: Editora C4, 2011 (Capítulo do livro Vinte Anos de Luxaflex).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Dictionnaire de l'Architecture du XXe Siècle. Paris: Hazan / Institut Français d'Architecture, 1996 (Livro).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Conforto ambiental. São Paulo: Hunter Douglas do Brasil, Institucional, 1995 (Publicação períódica).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Escritórios. São Paulo: Hunter Douglas do Brasil, Institucional, 1994 (Publicação períódica).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Escritórios. São Paulo: Hunter Douglas do Brasil, Institucional, 1994 (Publicação períódica).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Cor na arquitetura através dos tempos. São Paulo: Hunter Douglas do Brasil, Institucional, 1993 (Publicação períódica).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Interiores. São Paulo: Hunyter Douglas do Brasil, Institucional, 1993 (Publicação períódica).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; TEODORO DA SILVA, J. . A energia elétrica e a urbanização: São Paulo, 1900 a 1930. Rio de Janeiro: Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, 1992 (Pesquisa).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . A ideia dos 'filtros arquitetônicos'. São Paulo: Hunter Douglas do Brasil, 1992 (Publicação períódica).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Persianas Internas. São Paulo: Hunter Douglas do Brasil, 1992 (Publicação períódica).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . A arquitetura nas Bienais de São Paulo. São Paulo: Hunter Douglas do Brasil, 1992 (Publicação períódica).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . A invenção do brise soleil. São Paulo: Hunter Douglas do Brasil, 1991 (Publicação períódica).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Evolução e significado do forro na arquitetura. São Paulo: Hunter Douglas do Brasil, 1991 (Publicação períódica).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Os forros na arquitetura moderna brasileira. São Paulo: Hunter Douglas do Brasil, 1991 (Publicação períódica).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; PEREIRA, M.A.C.S. ; SANTOS, C.R. ; PEREIRA, Romão . Le Corbusier y Sudamerica - Viajes y Projectos. Santiago: Ediciones Arq / Pontificia Universidad Catolica de Chile, 1991 (Capítulo).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; SANTOS, C.R. ; PEREIRA, M.A.C.S. ; PEREIRA, Romão . El viaje de 1936. Santiago do Chile: Ediciones ARQ / Pontificia Universidad Catolica de Chile, 1991 (Capítulo do livro Le Corbusier en Sudamerica. Viajes y proyectos de OYARZUN, Fernando Perrez (org.)).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; PEREIRA, M.A.C.S. ; SANTOS, C.R. ; PEREIRA, Romão ; HALEVY, J.P. . Rio de Janeiro. Paris: Institut Français d'Architecture, 1989 (Publicação períódica).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; PEREIRA, M.A.C.S. ; SANTOS, C.R. ; PEREIRA, Romão . Le Corbusier e o Brasil. São Paulo: Tessela / Projeto, 1987 (Livro).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; PEREIRA, M.A.C.S. ; SANTOS, C.R. ; PEREIRA, Romão . São Paulo. Paris: Institut Français d'Architecture, 1987 (Publicação períódica).
-
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; PEREIRA, M.A.C.S. ; SANTOS, C.R. ; PEREIRA, Romão . Le pavillon du Brésil à la Cité Universitaire: un dialogue difficile. Paria: Délégation à l´Action Artistique de la Ville de Paris, 1987 (Capítulo).
Outras produções
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Museu da Língua Portuguesa (reconstrução). 2021.
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; SOUSA, A. ; DOLCI, M. . História da saúde pública em São Paulo. 2019.
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; FARIAS, T. . Exposição '60-30: conquistas do futebol brasileiro'. 2018.
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; SOUZA, A. . Exposição '120 x 115: o ouro em Indianápolis'. 2017.
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Beatlemania Experience Itinerancia Nordeste. 2017.
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; SOUZA, A. . Novos aparatos expostivos experimentais para o Museu de Microbiologia do Instituto Butantan. 2017.
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Exposição temporária 'Butantan para além das cobras'. 2016.
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; APPELBAUN, R. ; CLERICI, A. . Museu do Amanhã. 2015.
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; STOLARSKI, A. ; D'AMICO, F. . Exposição de longa duração do Museu do Solar da Marquesa de Santos. 2011.
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; D'AMICO, F. . Museu do Flamengo. 2009.
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. 2009.
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Residência Luiz Marques. 2009.
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Museu do Futebol. 2008.
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Museu da Língua Portuguesa. 2006.
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Residência Manuel Morgado. 2005.
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Residência Cicero Françoso. 2003.
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; DEL NEGRO, Paulo . Movieplay Brasil, sede comercial. 1991.
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; YANG, P. ; SCAGLIUSI, F. ; COSTA, R. ; SEGNINI, F. ; PATRICIO, M. . As cidades diante das transformações disruptivas na atual etapa da nossa trajetória civilizacional'. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . A museografia do Museu do Amanhã. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CALDEIRA DA SILVA, Vasco ; RIBEIRO, A.C. . Sombras sobre o lote: o jeito brasileiro de morar, mitos, verdades e as respostas dos mestres modernos. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Ambientes de trabalho. 2016; Tema: Panorama histórico da evolução dos conceitos e projetos de escritórios. (Rede social).
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . A cor na arquitetura através dos tempos. 2016; Tema: Evolução do uso da cor na arquitetura através da história, desde a Antiguidade até os dias de hoje. (Rede social).
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Interiores. 2016; Tema: Evolução do design de Interiores desde a antiguidade até os dias de Hoje. (Site).
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Os ambiente de trabalho. 2005; Tema: História da arquitetura dos ambientes de trabalho (escritórios) desde a antiguidade até os dias de hoje.. (Site).
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Proteção e salvaguarda do patrimônio tangível e intangível. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático digital pós-graduação lato senso - Nanodegree).
CALDEIRA DA SILVA, Vasco . Melhorias dos Espaços Urbanos, setembro 2024. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático digital pós-graduação lato senso - Nanodegree).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Inteligência, sustentabilidade, inclusão, Descrição: As tecnologias digitais estão entrando em nossas vidas numa velocidade colossal. Elas já estão e no futuro estarão ainda mais, mudando nossa forma de vida, sobretudo nas grandes cidades, de forma dramática. Entretanto, sua chegada, quebrando paradigmas, rompendo barreiras funcionais, culturais e éticas, levantam algumas desconfianças e reações negativas, que bloqueiam um conhecimento mais aprofundado sobre todas as oportunidades, riscos e desafios que estão em jogo. Prometidas como meio universal e democrático de libertar o ser humano para a realização de atividades mais relevantes e realizadoras, as tecnologias digitais são hoje percebidas por muitos como ferramentas de aceleração quantitativa e vazia, como parâmetros de distinção social e econômica. Nesse sentido, muitas vezes, revolução digital-cognitiva e sustentabilidade - no amplo sentido proposto pelos 17 ODS da Agenda 2030 da ONU ? parecem horizontes incompatíveis e contraditórios, quando podem e devem não ser. Objetivo Esta pesquisa se propõe como uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre as formas de conciliação e integração possíveis entre as boas práticas de sustentabilidade no sentido amplo e contemporâneo do conceito e a inovação tecnológica, particularmente no campo digital, da inteligência artificial, da internet das coisas, aplicados aos serviços urbanos e à construção e organização das funções explorando os caminhos de reconciliação da revolução tecnológica hoje em curso, com suas promessas originais no campo da inclusão social e da universalização das oportunidades de desenvolvimento humano. Metodologia Interessa-nos, estudar as novas teorias como as de Carlo Ratti e Richard Sennett, entre outras, mas interessa- nos identificar, conhecer, diagnosticar e difundir as experiências pioneiras no Brasil e, particularmente, em São Paulo, de experimentação tecnológica no campo da construção, da gestão dos serviços públicos, do trabalho, do consumo, da energia, da mobilidade, do tratamento dos resíduos, entre outros temas. Interessa-nos distinguir criticamente, as práticas puramente mercadológicas, visando negócio, ganho, acumulação, via fornecimento de produtos especiais para mercados privilegiados, daquelas experiências que se inserem na linha do resgate dos princípios originais da revolução tecnológica, iniciada nas últimas décadas do século passado. Trata-se, portanto, de um mapeamento sistemático do que vem de fato sendo realizado em nosso ambiente e de uma observação crítica de como essas inovações convivem com os diferentes contextos socioeconômicos e ambientes construídos de nossas cidades. Palavras-chave: cidades inteligentes, cidades sensíveis, cidades abertas, cidades sustentáveis, cidades verdes, inteligência artificial, internet das coisas, cidadania digital.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Vasco Alberto Figueiredo Caldeira da Silva - Coordenador / Isabela Maria da Silva - Integrante.
-
2018 - Atual
O morar e a habitação em São Paulo, Descrição: Trata-se de uma pesquisa sobre a cultura residencial do paulistano, com ênfase nas áreas centrais do aglomerado urbano, situando-a no contexto brasileiro e internacional. Essa ?cultura do morar? é estudada através da sua tradução nas tipologias arquitetônicas residenciais, na sua forma de inserção no tecido urbano (morfologia urbana) e no modo de organização e significação dos arranjos espaciais de interiores, do repertório de peças de mobiliário e nos utensílios essenciais presentes na vida cotidiana. O objetivo da pesquisa é ponderar o peso relativo de hábitos culturais locais x inovações do mercado global, identificando as dinâmicas desses valores e seus vetores motivacionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Vasco Alberto Figueiredo Caldeira da Silva - Coordenador / Juliana Vasconcelos Mello - Integrante.
Prêmios
2016
Melhor Exposição do Ano "Volpi Pequenos Formatos" no Museu de Arte de São Paulo, APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte.
2016
Prêmio Melhor Museu da América Latina para o Museu do Amanhã, Leading Culture Destinations Awards, Londres.
2016
Medalha de Bronze na categoria Melhor Cenografia para Exposição Permanente, International Design & Communication Awards (IDCA) da Communicating the Museum, Canadá.
2006
Melhor Exposição do Ano "Volpi a Música da Cor" no Museu de Arte Moderna de São Paulo, APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte.
1996
Premio de melhor exposição do ano Arte Italiana nas Coleções Brasileiras, Masp (responsável pela museografia), ABCA - Associação Brasileira de Críticos de Arte.
1988
Prêmio de melhor publicação sobre arquitetura do ano pelo livro Le Corbusier e o Brasil, Editora Projeto, IAB - DN.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. , Instituto Presbiteriano Mackenzie, Higienópolis, 01302907 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 21148383
Experiência profissional
2019 - 2019
Instituto Virada SustentávelVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Projeto Virada Sustentável Lisboa, Carga horária: 10
2018 - Atual
Universidade Sao Judas TadeuVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Jornada Tempo Integral, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor das disciplinas de: História da Arte e do Design, Patrimônio Cultural, Teoria e História da Arquitetura III, Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Grandes Problemas Urbanos, Estúdio de Arquitetura 2o Ano, Estúdio de Arquitetura e Urbanismo 4o Ano, Metodologia de Projeto.
2004 - Atual
Artifício Projetos Culturais ME LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Sócio-diretor, Carga horária: 10
Outras informações:
Escritório especializado na concepção de museus, açoes e programas culturais de interesse público, roteiros e projetos museográficos.
2015 - 2018
FAM CENTRO UNIVERSITARIOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 28
Outras informações:
Professor de Teoria e História da Arquitetura.
Professor de Teoria e História do Urbanismo.
Professor de Projeto de Arquitetura.
Professor de Teoria e História do Design de Interiores.
Professor de Temas do Urbanismo Contemporâneo.
Atividades
-
08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Arquitetura e Urbanismo.Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso..
-
08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Arquitetura e Urbanismo.Cargo ou função, Membro do NDE.
-
02/2018 - 06/2018
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto da Arquitetura Construída (estudos de caso sobre projetos internacionais e nacionais de habitação social: casas e apartamentos; com Prof. Dr. Francisco Scagliusi)
-
02/2018 - 06/2018
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Dimensão do Urbanismo (análise urbana e intervenção numa área do bairro de Santa Cecília)
-
02/2018 - 06/2018
Ensino, Design de Interiores, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto de Interiores (analise de ambientes comerciais de natureza diversa, nas imediações da FAM/Baixo Augusta e exercício de criação de ambientes comerciais de mesmo gênero que os estudados, em nível de projeto executivo; com Profa. Dra. Anna Rahme)
-
02/2018 - 06/2018
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Edifícios Sustentáveis (projeto de um centro de pesquisas na Ilha Anchieta, Ubatuba, SP; com Profs Fabiola Marialva e Thiago Garcia)
-
06/2017 - 06/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Curso de Arquitetura e Urbanismo.Linhas de pesquisa
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto de Pavilhões (exercícios de representação e análise da forma e de realização e construção de um mock up de construção pavilhonar; com Prof. Dr. Felipe Contier)
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Design de Interiores, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho e Projeto (exercício de análise de ambientes residenciais e intervenção de reforma completa de uma residência; com Prof. Dr. Paulo Gonçalves)
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Design de Interiores, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto de Interiores (exercício de leitura de ambientes comerciais, cênicos, expositivos, promocionais, de natureza diversa e de criação de uma ambientação do mesmo gênero das estudas, como trabalho de finalização de curso; com Prof. Dr.Silvio Sant'Anna)
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Arquitetura e Urbanismo Contemporâneos (história da arquitetura e do urbanismo contemporâneos)
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Design de Interiores, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ambiente Residencial (História da Casa e seus dispositivos espaciais e mobiliário)
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ATIVIDADE COMPLEMENTAR (História da Arquitetura no Brasil, do Descobrimento até o Moderno)
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ATIVIDADE COMPLEMENTAR "O morar" (história do morar e das formas residenciais no Brasil)
-
11/2016 - 12/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade das Américas.Linhas de pesquisa
-
02/2017 - 06/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Dimensão da Arquitetura A (projeto residencial; com Prof. Ms. Sergio de Oliveira), Dimensão da Arquitetura B (História da Arquitetura, da antiguidade ao século XIX)
-
02/2017 - 06/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Dimensão do Urbanismo (história das cidades e do urbanismo, da antiguidade ao século XIX)
-
02/2017 - 06/2017
Ensino, Design de Interiores, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Repertório de Estilo (história do design de interiores e do design; com Profa. Dra. Juliana Schmitt)
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Arquitetura e Construção Integradas (repertório e projeto de unidades residenciais HMP) Com Prof.Dr. Luis Espallargas Gimenez
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Arquitetura e Urbanismo Contemporâneos (história da arquitetura e do urbanismo contemporâneos; com Prof. Dr. Felipe Contier)
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Design de Interiores, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ambiente Residencial (História da casa e exercício de projeto de ambiente residencial; com Prof. Dr. Silvio Sant'Anna).
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto de Pavilhões (análise arquitetônica e projeto de edifício pavilhonar; com Prof. Dr. Silvio Sant'Anna)
-
06/2016 - 12/2016
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Espaço Público Espaço Privado (análise e intervenção no espaço urbano; com Prof. Dr. Francisco Scagliusi)
-
02/2016 - 06/2016
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estética da Arquitetura
-
02/2016 - 06/2016
Ensino, Design de Interiores, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Repertório de Estilo (História do Design de Interiores e do Mobiliário)
-
02/2016 - 06/2016
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Arquitetura e Urbanismo Contemporâneos (seminários de estudo e discussão sobre temas da arquitetura e urbanismo contemporâneo)
-
02/2016 - 06/2016
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Espaço Público Espaço Privado (História do Urbanismo)
-
02/2016 - 06/2016
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Dimensão do Urbanismo (Análise e Intervenção no Espaço Urbano)
-
08/2015 - 12/2015
Direção e administração, Faculdade das Américas.Cargo ou função, Coordenador adjunto do Curso de Arquitetura e Urbanismo.
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Dimensão do Urbanismo
2018 - 2018
Universidade Presbiteriana MackenzieVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor da disciplina de Projeto 1- Cultura, Carga horária: 8
Outras informações:
Ingresso mediante processo seletivo restrito. Professor substituto de Projeto 1 - Cultura, com Profs. Silvio Sant'Anna, Paulo Emílio Buarque, Guilherme Michelin e Maria Isabel Imbronito.
Atividades
-
04/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.Linhas de pesquisa
-
04/2018
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto 1 - Cultura
1994 - 2006
Museu de Arte de São Paulo Assis ChateaubriandVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Exposições, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Curador, produtor e designer de centenas de exposições de artes visuais, temas históricos, científicos e outros.
1989 - 2020
Caldeira Del Negro Arquitetura SC LtdaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Sócio-diretor, Carga horária: 10
Outras informações:
Escritório especializado em projetos arquitetônicos de residências, lojas, edifícios comerciais, estandes promocionais, exposições culturais.
1980 - 1982
Figueiredo Ferraz Consultoria de ProjetosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquiteto Jr., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Desenvolvimento de planos diretores de aeroportos, parques industriais e desenvolvimento de projetos arquitetônicos de industrias e aeroportos.
1978 - 1979
Prefeitura do Município de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Planejador urbano da COGEP (SEMPLA), Carga horária: 20
Outras informações:
Integrante da equipe liderada por Lucio Kowarick dedicada ao planejamento da implantação de equipamentos sociais na cidade de São Paulo.
2024 - Atual
Instituto Território das VertentesVínculo: Dirigente estatutário, Enquadramento Funcional: Diretor-presidente, Carga horária: 20
Atividades
-
09/2024
Extensão universitária , Instituto Território das Vertentes.Atividade de extensão realizada, Projeto Passeio pela História das Vilas del-Rei / parceria com o UNILAVRAS e a UFSJ.
-
08/2024
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Território das Vertentes.Linhas de pesquisa
-
07/2024
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Território das Vertentes, Instituto Território das Vertentes.Atividade realizada, Cartografia Visual do Terrório das Vertentes / Fase 1 - restrito aos associados do Instituto.
-
04/2024
Extensão universitária , Instituto Território das Vertentes.Atividade de extensão realizada, Mesa Redonda Projetar um Museu no Patrimônio / parceria com o UNILAVRAS.
-
01/2024
Direção e administração, Instituto Território das Vertentes.Cargo ou função, Coordenador de Projetos.
2022 - Atual
Centro Universitário UNAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 9
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vasco Alberto Figueiredo Caldeira da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?