Vinícius Bezerra Vieira da Silva

Vinícius Vieira é profissional da maquiagem e visagismo, atuando principalmente nos segmentos das artes cênicas e de produções audiovisuais. É formado em Interpretação Teatral e Jornalismo e é especialista em Estética Facial e Corporal e em Docência do Ensino Superior. É mestre em Perícias Forenses pela Universidade de Pernambuco (UPE), onde desenvolveu pesquisa sobre maquiagem de efeito especial aplicado à Perícia. Também tem formação em Micropigmentação. Realizou simulações de ferimentos e escoriações em atividades formativas na área forense, no Centro Universitário Joaquim Nabuco (UNINABUCO) e na Universidade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE), ambos em 2019. Venceu o Prêmio Cenym do Teatro Nacional na categoria melhor maquiagem e visagismo com o espetáculo Um minuto para dizer que te amo, em 2018. Em 2016, concorreu com produções proeminentes (o musical Raia 30, estrelado pela atriz Cláudia Raia e O Camareiro, com o ator Tarcísio Meira) e venceu, conquistando o Prêmio Cenym do Teatro Nacional na categoria Maquiagem e Visagismo, com o espetáculo O Açougueiro. Além disso, foi indicado ao prêmio APACEPE de Melhor Maquiagem nos anos 2012, 2013 e 2015, respectivamente, sendo contemplado com a premiação em 2014 com o espetáculo Era uma vez um rio e em 2018 com o espetáculo Um minuto para dizer que te amo. No âmbito do audiovisual, foi responsável pela maquiagem de efeito especial no filme Recife Assombrado e integrou a equipe de maquiagem da série Suplicium, em 2017. Além de assinar a maquiagem para produções cênicas, o artista também tem experiência docente na formação técnica em maquiagem. Lecionou workshop de Maquiagem Artística na Casa Mecane (2014/2015), ministrou oficina de maquiagem como componente curricular do curso Construtores da Cena, realizado na Secretaria de Cultura de Itiquira-MT (2014). Atualmente, é professor da disciplina de Maquiagem Teatral na Hipérion Escola de Artes. E ministrou a disciplina de Maquiagem Teatral no Curso de Interpretação Teatral do SESC. Também trabalha no ensino superior, lecionando as disciplinas Técnicas de Maquiagem Fundamental, Visagismo, Design de Sobrancelhas e Introdução à profissão Estética, todas do curso de Estética e Cosmetologia do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU); e é professor convidado da pós-graduação em Estética e Cosméticos na mesma instituição. Atua como reflexologista e agrega outras terapias integrativas aos atendimentos: ventosaterapia, massagem relaxante e terapêutica e cone hindu.

Informações coletadas do Lattes em 25/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em PERICIAS FORENSES

2020 - 2022

Universidade de Pernambuco
Título: A ARTE NA PERÍCIA: O USO DA MAQUIAGEM COMO UMA METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DO PERITO FORENSE, Ano de Obtenção: 2022
Marcus Vitor Diniz de Carvalho.Coorientador: Evelyne Pessoa Soriano. Palavras-chave: MEDICINA LEGAL; ANTROPOLOGIA FORENSE; APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS; PROVA PERICIAL; VITÍMAS DE CRIME; Maquiagem de Efeito Especial.

Especialização em Estética Facial e Corporal

2020 - 2021

FACULDADE UNICA
Título: Ácido hialurônico como alternativa no tratamento das queimaduras

Especialização em Docência do ensino superior

2015 - 2016

Faculdade Frassineti do Recife
Título: Empoderamento em cena: o teatro e o protagonismo LGBT na sala de aula
Orientador: José Paulino Filho

Graduação em andamento em Biomedicina

2023 - Atual

Centro universitário Maurício de Nassau - Paulista (PE)

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

2010 - 2014

Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife
Título: Angu.DOC - Produção de vídeo documentário sobre os 10 anos do Coletivo Angu de Teatro
Orientador: Daniella Brito Alves

Formação complementar

2023 - 2023

Ventosaterapia. (Carga horária: 30h). , Shen - Estudos de Medicina Chinesa, SHEN, Brasil.

2023 - 2023

Reflexologia Podal. (Carga horária: 40h). , Shen - Estudos de Medicina Chinesa, SHEN, Brasil.

2023 - 2023

Formação completa em ventosaterapia e liberação miofascial. (Carga horária: 20h). , Instituto Fábio Cabral, IFC, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em Encontros de Caracterização - Quinta Edição. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Encontros de Caracterização na Quarentena - Quarta Edição. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em ODONTOLOGIA. (Carga horária: 200h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Encontros de caracterização na quarentena - Terceira edição. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2021 - 2021

I Café forense: Alinguagem dos ossos?. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2021 - 2021

Micropuntura. (Carga horária: 2h). , EduK, EDUK, Brasil.

2021 - 2021

Depilação profissionalizante 360°. (Carga horária: 16h). , Depil Educa, DEPIL EDUCA, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Encontros de Caracterização na quarentena - Segunda Edição. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2020 - 2020

Sobrancelhas: mapeamento geométrico. (Carga horária: 3h). , EduK, EDUK, Brasil.

2020 - 2020

Maquiagem de cinema: técnicas do audiovisual. (Carga horária: 6h). , EduK, EDUK, Brasil.

2020 - 2020

Depilação profissional. (Carga horária: 6h). , EduK, EDUK, Brasil.

2020 - 2020

Design de sobrancelhas avançado ? especial de estética. (Carga horária: 4h). , EduK, EDUK, Brasil.

2020 - 2020

Design de Sobrancelha. (Carga horária: 9h). , EduK, EDUK, Brasil.

2020 - 2020

Maquiagem profissional: fundamentos. (Carga horária: 3h). , EduK, EDUK, Brasil.

2020 - 2020

Maquiagem de cinema: técnicas do audiovisual. (Carga horária: 6h). , EduK, EDUK, Brasil.

2020 - 2020

Micropigmentação de sobrancelhas. (Carga horária: 6h). , EduK, EDUK, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Microblading. (Carga horária: 16h). , Eliane Vilarim Espaço da Sobrancelha, EVES, Brasil.

2020 - 2020

Design de Sobrancelha. (Carga horária: 13h). , Paty Góes Academy, PGA, Brasil.

2020 - 2020

Maquiagem Dolphin Skin. (Carga horária: 3h). , Beauty Congress, BC, Brasil.

2020 - 2020

Penteados transformadores. (Carga horária: 3h). , Beauty Congress, BC, Brasil.

2020 - 2020

Make Red Carpet. (Carga horária: 3h). , Beauty Congress, BC, Brasil.

2020 - 2020

Penteados modernos para noivas. (Carga horária: 3h). , Beauty Congress, BC, Brasil.

2020 - 2020

Make Glam. (Carga horária: 3h). , Beauty Congress, BC, Brasil.

2019 - 2019

VISAGISMO: CRIATIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM PESSOAL. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR, SENAC/PR, Brasil.

2019 - 2019

Produção de maquiagem para noivas. (Carga horária: 9h). , Gedson Moreno Escola de Maquiagem e Caracterização, GMEMC, Brasil.

2019 - 2019

Maquiador Profissional. (Carga horária: 30h). , Gedson Moreno Escola de Maquiagem e Caracterização, GMEMC, Brasil.

2019 - 2019

Dicas de Maquiagem. (Carga horária: 3h). , Kryolan Professional do Brasil, KRYOLAN, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Estudos de gênero e sexualidade no Brasil e perspectivas interseccionais. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2017 - 2017

Aplicação de pelos em artes da cena. (Carga horária: 16h). , Caixa Cultural, CAIXA CULTURAL, Brasil.

2016 - 2016

Descobrindo a Estética do Oprimido. (Carga horária: 30h). , Núcleo de Experimentações em Teatro do Oprimido, NEXTO, Brasil.

2015 - 2015

Tópicos educacionais IV: Educação, estudos de gênero e sexualidade. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2015 - 2015

Redação de texto científico. (Carga horária: 20h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.

2014 - 2014

Maquiagem e Identidade. (Carga horária: 16h). , Caixa Cultural, CAIXA CULTURAL, Brasil.

2012 - 2013

Plano de Negócio para Área Teatral. (Carga horária: 60h). , Espaço Cultural Inácia Raposo Meira, INÁCIA RAPOSO, Brasil.

2007 - 2008

Curso de Formação e Aperfeiçoamento do Ator. (Carga horária: 1125h). , SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO, SESC, Brasil.

2007 - 2007

O Ator Brincante. (Carga horária: 15h). , Janeiro de Grandes Espetáculos, JGE, Brasil.

2005 - 2005

Iniciação ao Teatro. (Carga horária: 90h). , Galharufas Produções, GALHARUFAS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Participação em eventos

1 Estética In Online. 2020. (Congresso).

1 Estética In online - Micropigmentação. 2020. (Congresso).

IV Congresso Nacional de Antropologia Forense. 2020. (Congresso).

Dia do Maquiador AMPE. 2019. (Outra).

Emancipação da mulher: políticas, conquistas e desafios. 2016. (Outra).

Teatro na prisão: a arte como dispositivo de transformação nos presídios brasileiros. 2016. (Seminário).

Mulher e Poder: Experiências no Fortalecimento de Políticas de Gênero. 2015. (Seminário).

Seminário Internacional de Crítica Teatral.Textos Críticos. 2011. (Seminário).

Congresso Brasileiro de Comunicação Social. 2010. (Congresso).

Seminário de Cinema da Faculdade Maurício de Nassau. 2010. (Seminário).

I Seminário Nordeste de Arte-Educação. 2008. (Seminário).

III Seminário Internacional de Crítica Teatral. 2007. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: ANDRADE

SANTANA, Adriana.; FIGUEIREDO, C. D.;SILVA, V. B. V.. T. V. A.; BRANDÃO, T. F. B.; SILVA, T. M. O..Programa Teatrando - Produção audiovisual para internet. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em RÁDIO, TV E INTERNET) - Universidade Federal de Pernambuco.

Orientou

Emilene Correia Gomes de Santana

TRAUMATOLOGIA FORENSE: APLICABILIDADE INTEGRATIVA E TRANSDISCIPLINAR DE MODELOS SIMULADOS DE LESÕES CORPORAIS; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Vinícius Bezerra Vieira da Silva;

Produções bibliográficas

  • SANTANA, E. C. G. ; SILVA, V. B. V. ; Marcus Vitor Diniz de Carvalho ; SORIANO, E. P. . TRAUMATOLOGIA FORENSE: APLICABILIDADE INTEGRATIVA E TRANSDISCIPLINAR DE MODELOS SIMULADOS DE LESÕES CORPORAIS. Revista de Derecho y Câmbio Social , v. 2024, p. 76, 2024.

  • SILVA, V. B. V. ; SORIANO, E. P. ; Gabriela Granja Porto Petraki ; Marcus Vitor Diniz de Carvalho . A maquigem de efeito especial como proposta de metodologia ativa na formação pericial: estudo das queimaduras. Brazilian Applied Science Review , v. 6, p. 196, 2022.

  • MELO, A. D. ; SILVA, V. B. V. . Elementos da encenação e acessibilidade: relato de amor e arte nas experiências teatrais. 1. ed. Recife: Coqueiro Editora, 2022. 98p .

  • SILVA, V. B. V. . Espetáculo pernambucano O Açougueiro faz sucesso no FILO. Quarta Parede, 09 set. 2016.

  • SILVA, V. B. V. . Espetáculos pernambucanos conquistam cena teatral de Curitiba no Fringe. Quarta Parede, 23 jun. 2016.

  • SILVA, V. B. V. . Corpo em disputa: teatro queer subverte papéis de gênero em tom político. Quarta Parede, Recife, 22 jan. 2016.

  • SILVA, V. B. V. . Espetáculo gamefica ações bélicas em palco multimídia. Quarta Parede, Recife, 17 jan. 2016.

  • SILVA, V. B. V. . Inconformismo marca encenação rapsódica do Arte-Em-Cena. Quarta Parede, 14 jan. 2016.

  • SILVA, V. B. V. . Nachtergaele tensiona vida e arte em inebriante performance. Quarta Parede, Recife, 11 jan. 2016.

  • SILVA, V. B. V. ; PEIXOTO FILHO, J. P. . Empoderamento em cena: conexões entre o teatro do oprimido e o debate sobre gênero e sexualidade na educação. Revista Lumen , 2017.

  • SILVA, V. B. V. . Visagismo; a imagem humana como comunicação. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, V. B. V. . Maquiagem de efeitos na simulação de lesões à luz da traumatologia. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, G. R. W. ; SANTOS, G. M. A. ; SILVA, V. B. V. ; SILVA, I. S. ; OLIVEIRA, M. G. T. ; LAUREANO FILHO, J. R. ; Marcus Vitor Diniz de Carvalho ; SORIANO, E. P. ; Gabriela Granja Porto Petraki . Atuação social do projeto de prevenção ao trauma de face UPE: um relato de experiência. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, V. B. V. ; CARVALHO, M. V. D. ; SORIANO, E. P. . ESTUDO DAS QUEIMADURAS POR MEIO DA MAQUIAGEM: PROPOSIÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA NAS FORMAÇÃO PERICIAL. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, V. B. V. . Visagismo aplicado ao personal branding. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Érico José de ; SILVA, V. B. V. . Visualidades, Sonoridades e Sensorialidades na Cena. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, V. B. V. . Oficina prática de perícia criminal. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, V. B. V. . Inovação pedagógica no ensino superior: desafios e perspectivas no mundo contemporâneo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, V. B. V. . Novas tecnologias nos processos educacionais contemporâneos: globalização e interatividade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, V. B. V. . Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas: perspectivas e desafios. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, V. B. V. . Empoderamento em cena: o Teatro do Oprimido e o debate sobre gênero e sexualidade na Educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, V. B. V. . Identidades Culturais no Forró. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, G. R. W. ; SANTOS, G. M. A. ; VOLAR, G. P. ; SILVA, I. S. ; OLIVEIRA, M. G. T. ; LAUREANO FILHO, J. R. ; CARVALHO, M. V. D. ; SORIANO, E. P. ; Gabriela Granja Porto Petraki ; SILVA, V. B. V. . Atuação do projeto de prevenção ao trauma de face UPE: um relato de experiência. Recife: UPE, 2022 (Resumo).

  • Marcus Vitor Diniz de Carvalho ; SILVA, V. B. V. ; SORIANO, E. P. . ESTUDO DAS QUEIMADURAS POR MEIO DA MAQUIAGEM: PROPOSIÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA NAS FORMAÇÃO PERICIAL, 2021 (Resumo).

  • SILVA, V. B. V. ; CARVALHO, M. V. D. ; SORIANO, E. P. . A maquiagem como suporte à investigação forense nas perícias de locas de crime e na identificação hu 2020 (Resumo).

Outras produções

SILVA, V. B. V. ; CARVALHO, M. V. D. ; SORIANO, E. P. . A ARTE NA PERÍCIA: O USO DA MAQUIAGEM COMO UMA METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DO PERITO FORENSE. 2022.

SILVA, V. B. V. . Maquiagem de Efeitos no Programa Cabine - TV Pernambuco. 2024.

SILVA, V. B. V. ; RODRIGUES, M. ; GROLERO, T. . Estética e beleza: desafios e perspectivas no mercado contemporâneo.. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, V. B. V. . Reflexologia podal: o que é, para que serve, como fazer e doenças que o tratamento ajuda a combater. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, V. B. V. . Benefícios da reflexologia podal: especialista revela doenças que o tratamento nos pés ajuda a combater. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, V. B. V. . Programa Que Bom Te Ver. 2022.

SILVA, V. B. V. . Maquiagem de efeitos especiais no Halloween. 2021.

SILVA, V. B. V. ; SALES, G. ; Jô Ribeiro ; Isabelle Barros . A arte pintada na pele. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, V. B. V. ; ALMEIDA, A. ; VALENTIM, E. . Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas: perspectivas e desafios. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, V. B. V. . FazMeyke Blog. 2023; Tema: Estética e beleza.. (Blog).

SILVA, V. B. V. . Cordas, Gonzaga e Afins. 2014; Tema: Turnê nacional do espetáculo Cordas, Gonzaga e Afins. (Rede social).

SILVA, V. B. V. . Introdução à maquiagem e ao figurino teatral. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, V. B. V. . Criatividade da pele ao palco, da cena à vida: a maquiagem em espaços artísticos e não artísticos. 2020. .

SILVA, V. B. V. . Introdução à maquiagem de efeito especial à luz da traumatologia forense. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, V. B. V. . Automaquiagem como expressão de cuidado e valorização da imagem pessoal. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, V. B. V. . Transfiguração de peles e pelos: contribuição do visagismo para a caracterização da personagem ou a criação da máscara. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, V. B. V. . Ganhe dinheiro com design de sobrancelhas: aprenda técnicas e forme sua clientela. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIPaulo Rodrigo L. de OliveiraRA, P. R. L. D. ; SILVA, V. B. V. . Oficina Prática de Perícia Criminal. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, V. B. V. . Maquiagem de efeito especial. 2016. (Docência).

SILVA, V. B. V. . Teatro para Tímidos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, V. B. V. . Maquiagem Artística. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, V. B. V. . Construtores da Cena. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, V. B. V. . Maquiagem de Efeito Especial. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, V. B. V. . Voz do ator: Relatos da experiência e reflexões sobre a prática. 2012. (Docência).

SPENCER, H. ; SILVA, V. B. V. ; SOARES, Eline . Suplicium. 2021. Audiovisual.

PORTELA, A. S. R. ; SILVA, V. B. V. . Recife Assombrado. 2019. Audiovisual.

MELO, A. D. ; SILVA, V. B. V. . Histórias bordadas em mim. 2016. Teatral.

SILVA, V. B. V. . O Açougueiro. 2015. Teatral.

SILVA, V. B. V. . Era Uma Vez Um Rio. 2014. Teatral.

SILVA, V. B. V. . Alice Underground. 2013. Teatral.

SILVA, V. B. V. . A Filha do Teatro. 2013. Teatral.

SILVA, V. B. V. . Senhora dos Afogados. 2011. Teatral.

SILVA, V. B. V. . Pluft, O Fantasminha. 2011. Teatral.

SILVA, V. B. V. . Mamãe Não Pode Saber. 2011. Teatral.

SILVA, V. B. V. . Pinóquio e Suas Desventuras. 2009. Teatral.

SILVA, V. B. V. . De uma Noite de Festa. 2009. Teatral.

SILVA, V. B. V. . Escola de Meninas. 2008. Teatral.

SILVA, V. B. V. . Necrotério. 2008. Teatral.

SILVA, V. B. V. . Minha Infância Querida. 2006. Teatral.

Prêmios

2016

Prêmio Cenym do Teatro Nacional na categoria Melhor Maquiagem e Visagismo, Academia de Artes no Teatro do Brasil.

2014

Melhor Maquiagem (espetáculo para infância e juventude), Janeiro de Grandes Espetáculos - APACEPE.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2021

Universidade de Pernambuco

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2020 - Atual

Serviço Social do Comércio

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 2

Outras informações:
Professor de maquiagem teatral no Curso profissionalizante de Interpretação para Teatro (CIT) do Sesc Santo Amaro, Recife-PE.

2022 - 2022

Serviço Social do Comércio

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professor de maquiagem, Carga horária: 3

Outras informações:
Professor na disciplina Maquiagem Teatral, no curso profissionalizante de formação de atores do SESC Piedade.

2016 - 2016

Serviço Social do Comércio

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professor de teatro

2012 - 2012

Serviço Social do Comércio

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professor de maquiagem cênica

Outras informações:
Ministrou oficina de maquiagem de efeito especial. Procedimentos técnicos para composição de apliques tridimensionais na pele para criação de queimaduras, cortes, hematomas e tiros.

2015 - 2016

Novo Ser Comunicação

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
O Teatro para Tímidos surgiu em maio de 2015 sem a pretensão de formar atores, mas com o objetivo de ajudar pessoas a desenvolverem suas habilidades expressivas e comunicacionais. A ideia contribuiu para a criação da produtora Novo Ser Comunicação, que trabalha exclusivamente com foco em ações formativas, desenvolvendo cursos, oficinas e palestras. O curso de Teatro para Tímidos, com duração de três meses, foi idealizado por dois atores que também possuem formação em outras áreas: Luiz Carlos Filho é psicólogo e professor; Vinícius Vieira é comunicólogo, professor de teatro, maquiador cênico e preparador de elenco. O curso foi elaborado com base nos jogos teatrais de Viola Spolin e a Estética do Oprimido de Augusto Boal.

2014 - 2014

Secretaria de Cultura de Itiquira- MT

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
O curso, Construtores da Cena, tem como objetivo facilitar o acesso à formação teatral no Brasil. Com o público misto, o projeto leva jovens e adultos a conhecerem os fundamentos da arte teatral e os elementos que integram esta linguagem. Com aulas de teor teórico e prático o aluno aprende desde noções básicas sobre o trabalho do ator (expressão corporal, técnica vocal, criação da personagem, História do teatro) como, também, sobre os elementos visuais (maquiagem, indumentária, cenografia e iluminação) e a prática de montagem de um espetáculo pedagógico.

2015 - 2015

Atos Produções Artísticas

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Jornalista

Outras informações:
Cobertura jornalística do projeto Ação Global para a página oficial da Rede Globo no Facebook.

2015 - 2015

Atos Produções Artísticas

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Jornalista

Outras informações:
Prestou serviço para a Atos Produções Artísticas na função de jornalista durante cobertura da peça Gonzagão, a lenda. O profissional também participou da elaboração do vídeo institucional do mesmo espetáculo.

2014 - 2014

Atos Produções Artísticas

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Jornalista

Outras informações:
Prestou serviço para a Atos Produções Artísticas na função de jornalista para a produção de vídeo institucional do II FESTIVAL DA CRIANÇA, produzido pela Varinha de Condão.

2014 - 2014

Atos Produções Artísticas

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Jornalista

Outras informações:
Prestou serviço para a Atos Produções Artísticas na função de jornalista para a produção do making off do DVD de Elba Ramalho, o Cordas, Gonzaga e Afins.

2014 - 2014

Margot Produções e Assessoria de Comunicação

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Gerente de mídia social

Outras informações:
Planejamento e execução de estratégias de interação nas redes sociais do espetáculo Cordas, Gonzaga e Afins (2014), protagonizado pela cantora Elba Ramalho.

2015 - 2015

Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Assessor de comunicação

Outras informações:
Trabalhou na elaboração de releases, matérias e notas; Realizou atendimento aos jornalistas, acompanhou assessorados em entrevistas e participou da produção de coletivas de imprensa.

2016 - 2016

Renascer Produções

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Mediador/ Crítico de teatro

Outras informações:
Participação no Seminário Internacional de Crítica Teatral na condição de mediador de mesa sobre dramaturgia. Crítico de teatro, trabalhou escrevendo textos sobre os espetáculos apresentados no Festival Recife do Teatro Nacional.

2011 - 2011

Renascer Produções

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Crítico de teatro, Carga horária: 9

2009 - 2014

Cênicas Companhia de Repertório

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: maquiador, ator, professor

Outras informações:
Integrou o grupo Cênicas Companhia de Repertório desempenhando função de ator, além de maquiador projetista. Também ministrou aulas de expressão corporal, expressão vocal e História do teatro mundial nos cursos livres de teatro ofertados pela companhia.

2017 - Atual

DoceAgri Produtora

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professor de maquiagem, Carga horária: 4

Outras informações:
Elaborada com o objetivo de atender tanto participantes portadores de necessidades especiais, como o público em geral, a oficina ?Um primeiro olhar para os elementos de composição do personagem?, acontece entre os dias 13 de fevereiro e 24 de março. A atividade é ministrada pela atriz, figurinista e arte-educadora Agrinez Melo e pelo maquiador, professor e ator Vinícius Vieira. O projeto conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura.

2019 - 2020

Centro Universitário Joaquim Nabuco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor na disciplina de Técnicas de Maquiagem Fundamentais e Design de Sobrancelhas.

2014 - 2015

Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Comunicação Social - Jornalismo, Carga horária: 20

Outras informações:
Criação de pauta, cobertura de fatos, elaboração de releases e outros textos jornalísticos, clipagem, atendimento a imprensa.

2020 - Atual

Centro universitário Maurício de Nassau - Paulista (PE)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor no curso de Estética e Cosméticos, lecionando as disciplinas Técnicas de maquiagem fundamentais, Design de sobrancelhas, Visagismo e Introdução à profissão.

2018 - Atual

Hipérion Escola de Artes

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professor de maquiagem, Carga horária: 4

Outras informações:
Leciona a disciplina Maquiagem teatral no curso profissionalizante de formação de atores para teatro, cinema e TV.

2023 - 2023

Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9

Outras informações:
Ministrou a disciplina Noções de Maquiagem, construindo conhecimento sobre conceito, evolução histórica, estilos e técnicas de maquiagem.