Marcos Faria e Silva

Graduando em Engenharia de Materiais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus de Florianópolis. Atualmente é bolsista de iniciação científica no Laboratório de Materiais (LabMat), situado no departamento de engenharia mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina. Dentro do seu campo de estudo, executa, acompanha e avalia ensaios tribológicos de modo a dar suporte à pesquisa de materiais a serem aplicados em compressores herméticos. Dedica-se, paralelamente, ao estudo, desenvolvimento e processo de determinadas propriedades, em diversas peças e componentes, por meio do controle das características de sua superfície. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Engenharia de Superfícies. Participou de intercâmbio no Canadá, tendo se formado no Ensino Médio, na cidade de Virden, no Virden Collegiate Institute, no ano de 2011. Participou das Olimpíadas de Matemática, Astronomia, Geografia e Física, tendo sido agraciado com a medalha de bronze na IX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica no ano de 2006. Fluente em inglês, atualmente frequenta o curso de alemão nas dependências da UFSC.

Informações coletadas do Lattes em 25/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia de Materiais

2015 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2011

Virden Collegiate Institute

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Cooperativa Educacional de Araraquara

Formação complementar

2009 - 2011

Inglês. (Carga horária: 300h). , FISK Escola de Idiomas, FISK, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: tribologia.

Organização de eventos

SILVA, M. F. . Semana Acadêmica de Engenharia de Materiais. 2017. (Outro).

Participação em eventos

Desafio National Geographic.Desafio National Geographic. 2008. (Outra).

IX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. IX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2006. (Olimpíada).

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2005. (Olimpíada).

Olimpíada Paulista de Física. Olimpíada Paulista de Física. 2005. (Olimpíada).

Prêmios

2006

Medalha de bronze na IX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Agência Espacial Brasileira (AEB).

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2017

Laboratório de Materiais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Área: Tribologia. Estudo de lubrificantes sólidos. Laboratório de Materiais (LabMat).

Atividades

  • 07/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Materiais, LabMat, .,Linhas de pesquisa

2016 - 2016

Laboratório de Materiais, LabMat

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.