Leandro Rosa de Alcantara

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (2015). Atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Clínica Em Unidade Básica em Saúde, no CAPSIJ e uma pequena experiência se iniciando em CRT (Centro de Referência e Treinamento-DST/AIDS-SP (CRT-DST/AIDS)) e Espacialização em Psicologia Histórico Social em curso.

Informações coletadas do Lattes em 14/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Formação Clínica na Abordagem Sócio Histórica

2021 - Atual

Instituto de Psicologia Sócio Histórica

Graduação em Psicologia

2011 - 2015

Universidade Nove de Julho
Título: A rebeldia manifestada por adolescentes na periferia e a Psicologia sócio histórica
Orientador: Adalberto Botarelli
Bolsista do(a): Ministério da Educação, PROUNI, Brasil.

Formação complementar

2019 -

Extensão universitária em Neuropsicologia, Cognição e emoção. Estudos Teóricos. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2014 - 2014

Poder e Processos Institucionais: O trabalho de mortes nas instituições. (Carga horária: 4h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2014 - 2014

Jogos de Poder e Angústias Fundamentais da Instituição. (Carga horária: 3h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2014 - 2014

IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. (Carga horária: 38h). , Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira, FENPB, Brasil.

2014 - 2014

IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. (Carga horária: 18h). , Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira, FENPB, Brasil.

2014 - 2014

IV Congresso Brasileiro Ciência e Profissão. (Carga horária: 40h). , Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira, FENPB, Brasil.

2013 - 2013

Diagnóstico Y Estrategias de Intervencion en Dislexia y Discalculia. (Carga horária: 8h). , Centro Integrado de Neuropsicologia e Psicologia, CINAPSI, Brasil.

2012 - 2012

Colóquio Franco-Brasileiro de Psicanálise. (Carga horária: 7h). , Instituto de Psicologia - USP, IP-SUP, Brasil.

2012 - 2012

Ciclo de debates sobre diversidade sexual: Defesa da sexualidade. (Carga horária: 3h). , Instituto de Psicologia - USP, IP-SUP, Brasil.

2011 - 2011

Psicologia Social e Imaginário. (Carga horária: 24h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Participação em eventos

IV Congresso Psicologia Ciência e Profissão. Perfil neuropsicológico de pacientes com lesões cerebrais com o objetivo de recolocação profissional. 2014. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • ALCANTARA, Leandro R. ; BOTARELLI, Adalberto . A REBELDIA MANIFESTADA POR ADOLESCENTES NA PERIFERIA E A PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Iaki, Suzan ; ALCANTARA, Leandro R. ; SOUZA, A. ; Netto A, Bruna ; Ferreira A., Caludiane ; Novaes, Danielle da S. . Perfil Neuropsicológico de pacientes com lesões cerebrais com o objetivo de recolocação profissional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Perfil neuropsicológico de pacientes com lesões cerebrais com o objetivo de recolocação profissional, Descrição: Pacientes neurológicos com frequência perdem habilidades mentais como consequência da lesão cerebral. Esta perda pode dificultar a qualidade de vida e a reinserção profissional desses pacientes no mercado de trabalho, devido a possíveis prejuízos cognitivo e emocional decorrentes da lesão. Esta situação, por conseguinte leva a perda da autonomia desses pacientes. Por isso é importante que os mesmos tenham a oportunidade de se realocarem profissionalmente. Por outro lado, o sistema de cotas para recolocação profissional pode auxiliar esses pacientes. Um estudo piloto e interdisciplinar realizado no ambulatório de fisioterapia da Uninove, visou o levantamento do perfil neuropsicológico de pacientes lesionados. Objetivo: realocação profissional. Método: cinco pacientes interessados em regressar ao mercado de trabalho se voluntariaram a participar e foram submetidos à bateria de testes Neupsilin. Resultado: o perfil neuropsicológico desses voluntários foi levantado; assim as habilidades preservadas, que os auxiliariam e as comprometidas que os limitariam foram correlacionadas às possibilidades de atuação e desempenho de suas funções profissionais. Discussão: As capacidades preservadas e comprometidas, sua correlação com possíveis áreas profissionais nas quais esses pacientes poderiam atuar e uma análise sobre quais destas seriam mais adaptadas em função das dificuldades e facilidades em relação ao perfil neuropsicológico levantado foi realizado para cada um dos casos estudados. Finalmente foi considerado o histórico profissional do paciente ao longo de sua vida, assim alguns deles inclusive demonstraram capacidades preservadas para as mesmas áreas nas quais atuaram previamente facilitando assim sua adaptação. Conclusão: Essa abordagem de atuação interdisciplinar pode ser um modelo de futuras práticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro Rosa de Alcantara - Integrante / Professora Doutora Suzan Iaki - Coordenador / Andressa Souza - Integrante / Bruna Netto - Integrante / Claudiane Ferreira - Integrante / Daniele da Silva Novaes - Integrante.

Prêmios

2014

2º Melhor Trabalho/Pôster apresentado no IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2014

Universidade Nove de Julho

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - 2019

Sakura Clinical Center

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo Clínico, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atendimento Clinico, triagem e encaminhamento. Terapias de Casais, individual de adultos, crianças, adolescentes e idosos. Aplicação de testes psicológico. Produção de laudos psicológicos.

2019 - Atual

Prefeitura Municipal de Carapicuíba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicólogo Técnico, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação como Psicólogo Técnico no CAPS Infanto Juvenil. Acolhimento, Avaliação, Atendimento Individual e em Grupo Terapêutico, Atendimento em Oficinas Abertas a crianças com Transtornos Graves e Persistentes; Crianças Autistas, Deficiência Intelectual Leve e outras deficiências.

2021 - Atual

Clínica Sentir Bem Osasco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo Clínico, Carga horária: 12

Outras informações:
Atendimento Clínico na Abordagem Histórica-Social a Crianças, Adolescentes e Adultos. Avaliação, Psicodiagnóstico e Psicoterapia.

2022 - Atual

Prefeitura Municipal de Jandira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicólogo Clínico em UBS, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação em Unidade Básica de Saúde e em CRT (O Centro de Referência e Treinamento-DST/AIDS-SP (CRT-DST/AIDS)).