Ilvan Ferreira da Silva

Possui aperfeiçoamento em Docência no Ensino Superior pela FGV (2015), pós-graduado em Gestão Empresarial pelo SENAC (2011), graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2008). Atualmente é instrutor de formação professional - SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ensino Técnico em Mecânica, Planejamento de Manutenção na área de Mineração e Siderurgia.

Informações coletadas do Lattes em 14/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gestão Empresarial

2010 - 2011

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas
Título: Plano de negócios da JISA construções civis
Orientador: Gernot Roque Muller Júnior; Myrene Buenos Aires

Aperfeiçoamento em Metodologia do Ensino Superior

2015 - 2015

Fundação Getúlio Vargas
Título: A dispersão e a concentração de alunos nas aulas e suas consequências: um estudo da influência do uso de celulares e smartphones nas escolas de ensino técnico.. Ano de finalização: 2015
Orientador: Alexandre Santos

Graduação em Engenharia de Produção

2005 - 2008

Universidade Presidente Antônio Carlos
Título: GERENCIAMENTO DA ROTINA EM CÉLULAS DE MANUTENÇÃO
Orientador: Márcio José de Resende

Curso técnico/profissionalizante em Técnico Mecânico de Manutenção

2002 - 2003

Colégio PIO XII - COOPED

Formação complementar

2016 - 2016

Poder de influência e escuta ativa. (Carga horária: 2h). , Universidade Corporativa SESI e SENAI, UNINDÚSTRIA, Brasil.

2016 - 2016

Formação de Tutores EAD. (Carga horária: 4h). , Universidade Corporativa SESI e SENAI, UNINDÚSTRIA, Brasil.

2011 - 2011

OPERAÇÃO DO SISTEMA ENGEMAN. (Carga horária: 40h). , ENGEMAN SOFTWARE DE MANUTENÇÃO, ENGEMAN, Brasil.

2009 - 2009

MPE BRASIL. (Carga horária: 16h). , FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE, FNQ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Profissional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Engenharia Mecânica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Engenharia de Produção.

Participação em eventos

MecMinas 2012- 10ª Feira da Indústria Mecânica. 2012. (Exposição).

Outras produções

SILVA, I. F. . TCC: O último degrau para o seu diploma. 2015; Tema: Formatação de Trabalhos acadêmicos segundo a norma da ABNT. (Site).

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - Atual

SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor de Formação Professional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ensino das matérias: Desenho Técnico Mecânico; Metrologia; Tecnologia da Usinagem; Tecnologia da Manutenção; Elementos de Máquinas; Soldagem; Eletricidade Básica; Gestão da Manutenção; Eletrohidropneumática.

2011 - 2011

SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor de Formação Profissional, Carga horária: 40

Outras informações:
Instrutor de cursos de aprendizagem voltados para a área de soldagem; Instrutor das matérias Gestão da Manutenção; Tecnologia aplicada em manutenção (Usinagem, soldagem, manutenção mecânica, etc.)

2012 - 2012

Governo do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Básico, Carga horária: 20

Outras informações:
Docente de matemática para alunos do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano).

2011 - 2011

Colégio PIO XII - COOPED

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Técnico, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de ensino técnico mecânico das matérias de Tecnologia Mecânica e Máquinas Térmicas

2002 - 2011

Gerdau Açominas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Programação Mecânica, Carga horária: 40

Outras informações:
Planejamento, programação e controle de Manutenção da Aciaria. Tem como principais atividades: -Elaborar a programação da manutenção; -Acompanhar a execução da programação e o cumprimento do planejamento; -Planejar a execução de serviços de manutenção eletromecânica específicos; -Participar na elaboração, junto com a área envolvida, dos planos de paradas e necessárias manutenção; -Acompanhar e controlar indicadores estabelecidos junto a chefia; -Dar suporte técnico aos processos de execução de reparos, engenharias, inspeção e operação; -Acompanhar a produtividade da mão-de-obra alocadas nos serviços programados de manutenção; -Fazer especificação técnica dos serviços de manutenção para contratação; -Participar das análises de falhas em equipamentos utilizando o método PDCA; -Elaborar relatórios de execução das paradas programadas, emergências, grandes paradas e manutenção de rotina; -Controle de materiais de oficina da gerência da aciaria através de acompanhamento de prazos de entrega, necessidades dos clientes e atendimento da oficina; -Elaboração e condução de reuniões preparatórias e de fechamento de paradas.

2011 - 2012

Manserv

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Planejamento, Carga horária: 40

Outras informações:
Implantação de indicadores de desempenho, implantação de metodologia para acompanhamento de paradas e projetos de manutenção. Gestão de pessoas e relação com o cliente.