Ludmila Costa Cayres
Ludmila Cayres é artista e educadora. Graduou-se em Artes Plásticas pela UFES. Participa de exposições desde 2003. Apresentou nesses 10 anos trabalhos de diversos materiais e natureza expressiva como desenhos, pinturas, fotografias, performances e instalações site-specific. Se interessa por propostas coletivas de tornar o espaço expositivo como plataforma ativa de discussão.
Atua desde 2005 como educadora em espaços não formais de educação e, a partir de 2012 com foco em espaços culturais, pesquisa, de maneira autônoma, processos curatoriais, educativos e a relação com o público de espaço expositivo. Como artista, busca em sua atuação uma conexão direta entre os dois campos do conhecimento, a arte e a educação, como uma maneira de pensar o potencial educativo das experiências poéticas.
Atualmente é coordenadora e curadora geral do Núcleo de Ação Cultural Educativa do Museu de Arte do Espírito Santo - Dionísio Del Santo (MAES).
Informações coletadas do Lattes em 16/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Artes Plásticas
2003 - 2013
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Contexturas
Orientador: Valdelino Gonçalves dos Santos Filho
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística/Especialidade: Educação Informal.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Mediação em arte.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Desescolarização.
Participação em eventos
Formação de Educadores exposição "Alexandre Mury|Fricções Históricas. 2015. (Outra).
ViVência em Artes Visuais. 2014. (Outra).
Encontro de Arte Educação "Novas dinâmicas entre a escola e arte contemporânea". 2012. (Encontro).
Formação de Mediadores A Gravura de Lasar Segall. 2012. (Outra).
SEMINARIOS INTERNACIONAIS VALE - CRIAÇÃO E CRÍTICA. 2009. (Seminário).
Workshop "Imanginário/Lugar Sem Nome". 2009. (Outra).
SEMINARIOS INTERNACIONAIS VALE - E PARA QUE POETAS EM TEMPO INDIGENTE. 2008. (Seminário).
SEMINARIOS INTERNACIONAIS VALE - SENTIDOS NA/DA ARTE CONTEMPORÂNEA. 2007. (Seminário).
Participação em bancas
CAYRES, L. C.; SANTOS FILHO, V. G.; ZANOTTI, M. M.. A PRIMEIRA EDIÇÃO DO FANZINE DELICADO ABISMO DA DESORDEM . 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo.
CAYRES, L. C.. Edital de Seleção e Prêmio nº 001/2015 - Seleção pública de projeto de residência artística da Casa Porto das Artes Plásticas modalidade gravura. 2015. Prefeitura Municipal de Vitória.
Produções bibliográficas
-
CAYRES, L. C. ; MACHADO, G. B. ; APOLINARIO, T. F. ; CARDOSO, L. C. . Ateliê Ocupação. SECULT - ES, 2010 (Capítulo de Livro - Ateliê de Pintura Galeria Homero Massena).
Outras produções
CAYRES, L. C. . Formação de Professores e Educadores da Exposição 'Modos de usar:'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAYRES, L. C. ; SILVA, R. A. . Formação de Professores e Educadores da exposição Por territórios e lugares . 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAYRES, L. C. . Encontro de Formação em arte Contemporânea. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAYRES, L. C. ; André Nascimento Arçari . Ausência/Presença - Material Educativo. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Educativo de Exposição de Arte).
CAYRES, L. C. . Formação de Mediadores na exposição Dionísio: um encontro no infinito Estação MAES. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAYRES, L. C. . Exposição 'Modos de usar:'. 2015. Diversas.
CAYRES, L. C. . 11 Vitória em Arte. 2015. Diversas.
CAYRES, L. C. . Contexturas. 2013. Fotografia.
CAYRES, L. C. . Exposição 'MAS'. 2013. Fotografia.
CAYRES, L. C. . 20º Sul - Cor-Luz nos Céus de Vitória e Iquique. 2013. Instalação.
CAYRES, L. C. . Exposição 'Visões Contemporâneas'. 2010. Diversas.
CAYRES, L. C. . Exposição 'Luxoxil 27mg'. 2010. Diversas.
CAYRES, L. C. . Exposição 'Acervo Vivo'. 2010. Outra.
CAYRES, L. C. . Exposição VENDO . 2009. Pintura.
CAYRES, L. C. . Exposição Olhar Sobre o Acervo/Escala Afetiva'. 2008. Diversas.
CAYRES, L. C. ; MACHADO, G. B. ; APOLINARIO, T. F. ; MONTEIRO, V. L. ; CASSIMIRO, G. S. . Prêmio Bolsa Ocupação do Ateliê de Pintura da Galeria Homero Massena. 2008. Pintura.
CAYRES, L. C. . Exposição '135'. 2007. Instalação.
CAYRES, L. C. . Exposição 'CEMUNI'. 2007. Diversas.
CAYRES, L. C. . Exposição 'Fotografia'. 2006. Diversas.
CAYRES, L. C. . III Vitória em Arte. 2005. Diversas.
CAYRES, L. C. . Exposição Amostra . 2005. Diversas.
CAYRES, L. C. . Exposição Traição . 2005. Diversas.
CAYRES, L. C. . Exposição Sem Tema . 2005. Diversas.
CAYRES, L. C. . Exposição Comida . 2004. Diversas.
CAYRES, L. C. . Exposição 'Desenhos'. 2003. Desenho.
CAYRES, L. C. . NO QUINTAL. 2013 (Projeto Cultural).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Artes. , Av. Fernando Ferrari, s/n, 29090-000 - Vitoria, ES - Brasil
Experiência profissional
2014 - Atual
Museu de Arte do Espírito Santo "Dionísio Del Santo"Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Núcleo de Ação Cultura Educativa, Carga horária: 40
Outras informações:
Concepção, produção e coordenação das atividades culturais educativas oferecidos pelo museu, bem como a orientação e a formação dos educadores-estagiários e equipe técnica, com a realização de cursos de formação em arte e educação. Curadora de programas públicos de educação e formação da instituição.
2005 - 2007
Museu de Arte do Espírito Santo "Dionísio Del Santo"Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário Setor Educativo, Carga horária: 20
Outras informações:
Atendimento especializado ao público.
2012 - 2012
Coeficiente Artístico Soluções em ArteVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Educadora no Museu de Arte do Espírito Santo, Carga horária: 17
Outras informações:
Educadora contratada para atendimento ao público, especialmente grupos agendados, em sua maioria escolares. Pesquisa e desenvolvimento de metodologias e processos de mediação em arte.
2013 - 2013
Obra Social Nossa Senhora das GraçasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educadora Social, Carga horária: 12
Outras informações:
Educadora social em ONG, ministrando oficinas interdisciplinares de arte e meio ambiente. Publico alvo: crianças e adolescentes em vulnerabilidade social
2004 - 2004
Ação Comunitária do Espírito SantoVínculo: Estágio Remunerado, Enquadramento Funcional: Educadora Social, Carga horária: 20
2008 - 2010
Fundação Fé e Alegria do BrasilVínculo: , Enquadramento Funcional: Educadora Social, Carga horária: 20
2013 - 2014
Galeria Homero MassenaVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: educador, Carga horária: 12
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ludmila Costa Cayres e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?