Marcela Carnier
Assistência de enfermagem a pacientes em diversos setores da saúde pública e privada como hospitais e ambulatórios; docência em ensino superior e oficineira de artes manuais para adultos, crianças e adolescentes. Mestrado em ciências concluído e pós-graduação em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica em curso. Experiência e formação acadêmica internacional através de convênio bilateral Brasil-Panamá e fluência no idioma espanhol.
Informações coletadas do Lattes em 14/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Nutrição
2015 - 2017
Universidade Federal de São Paulo
Título: Efeito da suplementação alimentar com chia no processo pró-inflamatório associado ao câncer em ratos Wistar inoculados com tumor de Walker 256.,Ano de Obtenção: 2017
Profª Dra. Lila Missae Oyama.Coorientador: Profª Dra Marília Cerqueira Leite Seelaender. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Especialização em andamento em Enfermagem Obstétrica e Ginicológica
2019 - Atual
Graduação em Licenciatura en Ciencias de Enfermería
2009 - 2013
Universidad de Panamá
Título: LOS CUIDADOS PALIATIVOS: ESTRATEGIA EFECTIVA PARA LA CALIDAD DE VIDA DE MUJERES QUE PADECEN CÁNCER DE MAMA
Orientador: Elba E. de Isaza
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição.
Projetos de pesquisa
-
2015 - 2017
EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO COM FARINHA DE CHIA SOBRE O PROCESSO INFLAMATÓRIO E DESENVOLVIMENTO TUMORAL EM RATOS WISTAR INOCULADOS COM TUMOR DE WALKER 256., Descrição: A semente de Chia (Salvia hispanica L.) contém grandes quantidades de ácido n-3 α-linolênico (ALA) e tem sido associada a muitos benefícios para a saúde. O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito da dieta ao longo da vida, suplementada com farinha de chia no desenvolvimento de câncer-caquexia e resposta inflamatória de tecidos. Os ratos Wistar aos 30 dias de idade foram tratados com dieta controle ou dieta suplementada com farinha de chia por 8 semanas. Após este período, uma parte dos animais foi inoculada com células tumorais Walker 256. No décimo quarto dia após a inoculação do tumor, os animais foram eutanasiados e depósitos de tecido adiposo branco, fígado, músculo gastrocnêmio e tumor foram removidos. O peso do tumor aumentou e o conteúdo de IL-10 diminui no grupo suplementado com farinha de chia. A presença do tumor não modificou o conteúdo de citocinas nos tecidos adiposos retroperitoneal e epididimal e músculo gastrocnêmio. No entanto, diminuiu o conteúdo proteico de IL-1β e TNF-α no fígado e IL-6R e IL-10R no tecido adiposo mesentérico. Em conclusão, nossos resultados demonstraram que a suplementação com farinha de chia não impediu os efeitos resultantes da inoculação e desenvolvimento do tumor no modelo Walker 256.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (5) . , Integrantes: Marcela Carnier - Coordenador / Fernanda Pinheiro da Silva - Integrante / Danielle Miranda - Integrante / Ana Claudia Losinskas Hachul - Integrante / Nelson Inácio Pinto Neto - Integrante / Valter Tadeu Boldarine - Integrante / Alessandra Rischiteli Bragança Silva - Integrante / Marilia Cerqueira Leite Seelaender - Integrante / Claudia Maria da Penha Oller do Nascimento - Integrante / Lila Missae Oyama - Integrante.
Prêmios
2017
Certificado de melhor pôster no I Encontro de Biotecnologia de Alimentos da Universidade Federal de São Paulo pela exposição do trabalho ? O efeito da suplementação da farinha de chia (Salvia hispanic, Universidade Federal de São Paulo.
2013
Primer Puesto de Honor, Facultad de Enfermería de la Universidad de Panamá.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de São Paulo. , Rua Botucatu - 862, Vila Clementino, 04023062 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 50810195
Experiência profissional
2015 - 2017
Universidade Federal de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa e desenvolvimento, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2014
Hospital NacionalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira assistencial, Carga horária: 8
2018 - Atual
ATUALIZE PÓS GRADUAÇÃOVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente de ensino superior, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora do curso politicas e serviços de saúde destinado à alunos de pós graduação em enfermagem em urgências e emergências.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcela Carnier e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?