Eduardo de Assis Duarte

Possui graduação em Letras pela UFMG (1973), mestrado em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela USP (1991). Cumpriu programas de Pós-doutorado na UNICAMP e na UFF. Aposentado em 2005, mantém vínculo voluntário com a UFMG, atuando como professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários. Participa do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade ? NEIA. Trabalha em especial com os seguintes temas: literatura e alteridade; literatura afro-brasileira; romance, história, sociedade; Machado de Assis; Jorge Amado. Coordena o grupo de pesquisa ?Afrodescendências na Literatura Brasileira? (CNPq) e o literafro ? Portal da Literatura Afro-brasileira, com informações biobibliográficas, críticas e excertos de mais de 100 autores, disponível no endereço: www.letras.ufmg.br/literafro

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)

1986 - 1991

Universidade de São Paulo
Título: Jorge Amado: Romance em tempo de utopia
Orientador: Prof Dr. João Luiz Lafetá
Palavras-chave: Jorge Amado; Romance e política; Literatura e História.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Letras

1974 - 1978

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: A mecânica de um recalque: leitura intertextual de Iracema, O cortiço e Gabriela, cravo e canela,Ano de Obtenção: 1978
Orientador: Prof Silviano Santiago
Palavras-chave: Intertextualidade; Mulher; Representações do feminino; Ficção; Mito.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Graduação em Letras

1970 - 1973

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2003 - 2003

Pós-Doutorado. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2002 - 2003

Pós-Doutorado. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DUARTE, E. A. . Membro da Comissão Organizadora do III Colóquio do NEIA. 2010. (Outro).

DUARTE, E. A. . Membro da Comissão Interestadual do XI Seminário Nacional Mulher e Literatura / II Seminário Internacional Mulher e Literatura Entre o Estético e o Político: a Questão da Mulher na Literatura. 2005. (Congresso).

DUARTE, E. A. . Coordenação da Comissão Organizadora do 2º Colóquio NEIA - Literatura e Identidades. 2005. (Outro).

DUARTE, E. A. . Curador da exposição Literatura Afro-Brasileira no 2º Colóquio NEIA - Literatura e Identidades. 2005. (Exposição).

DUARTE, E. A. . Simpósio Alteridades em questão - VII Congresso ABRALIC. 2002. (Outro).

DUARTE, E. A. . Membro da Comissão Organizadora do IX Seminário Nacional Mulher & Literatura. 2001. (Congresso).

DUARTE, E. A. . Membro da comissão organizadora do I Colóquio NEIA - Alteridades em questão. 2001. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Seminário de Pós-graduação Literatura, Sociedade e História da Literaturatura.Literatura tem cor? A produção afro-brasileira como desafio à História da Literatura. 2017. (Seminário).

IX Colóquio Mulheres em Letras: Cartografias do corpo.Maria Firmina dos Reis frente à razão negra ocidental. 2017. (Seminário).

Jornada Luiz Gama e Machado de Assis.O caramujo e o carcará: vozes negras na luta antiescravista. 2017. (Seminário).

1º Encontro de Literatura e Edição: abordagens afro-brasileiras.Literatura afro-brasileira e edição: desafios ontem e hoje. 2015. (Encontro).

II Simpósio de Literatura Negra Ibero-americana.O carro do êxito: autoficção afro-brasileira. 2015. (Simpósio).

IV Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Africanas. Cuti e o conto afro-brasileiro contemporâneo. 2015. (Congresso).

Simpósio Póslit 40 anos: memórias e perspectivas.Oswaldo de Camargo: poesia, ficção, autoficção. 2015. (Simpósio).

VII Seminário Internacional Mulher e Literatura.Mulher negra na literatura. 2015. (Seminário).

XXIV Semana de Letras - memórias e desafios.Imagens do negro na literatura brasileira. 2015. (Encontro).

III Congresso Internacional de Culturas Africanas: GRIOTS. Literaturas na Encruzilhada: do negro-objeto às falas do negro. 2014. (Congresso).

III Encontro Memorial - Humanidades, memória e democracia.A universidade e os desafios da Pluralidade. 2014. (Encontro).

III Simpósio Afrocultura: narrativas afro-brasileiras e indígenas, memórias.Literatura, cultura afro-brasileira e ensino. 2014. (Simpósio).

II Jornada de Literatura Afro-brasileira Contemporânea: espaços de visibilidade e representação negragra.O romance afro-brasileiro e a tradição negrista. 2014. (Encontro).

IV Colóquio de Literatura Brasileira.Jorge Amado na Era dos Extremos. 2014. (Seminário).

VI Colóquio Mulheres em Letras.CArolina Maria de Jesus, um acervo em processo. 2014. (Seminário).

África-Brasil - III Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Africanassssira.O negro na literatura brasileira. 2013. (Encontro).

PPgEL 20 Anos de Formação: relatos e perspectivas.Faces do negro na literatura brasileira. 2013. (Seminário).

Seminário Arquivos Testemunhos e Pobreza no Brasil.O Arquivo Literário Afro-brasileiro: configurações e desafios. 2013. (Seminário).

V Colóquio Mulheres em Letras: escritoras, valores, sentidos.Coordenação da mesa temática sobre a escritora Carolina Maria de Jesus. 2013. (Encontro).

XV Congresso de Estudos Literários. Faces do Negro na Literatura. 2013. (Congresso).

Feira de Livros Jornada Literária 'ABC do Sertão: uma viagem ao mundo das letras'.Participação nas atividades da Feira de Livros. 2012. (Outra).

II Colóquio Mulheres em Letras: Poesia, Ficção, Crítica.Coordenador da Mesa Estilo e Poética. 2010. (Outra).

III Colóquio do NEIA.Coordenador da mesa redonda 'Carolina Maria de Jesus, literatura e subalternidade'. 2010. (Encontro).

IV Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.Coordenador da mesa redonda Matrizes africanas na cultura/literatura brasileira. 2010. (Encontro).

IV Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.Membro da Comissão Executiva. 2010. (Encontro).

XIII Seminário Nacional e IV Seminário Internacional Mulher e Literatura: Memórias, Representações, Trajetórias.Participação na mesa redonda Erotismo e esterilidade: negras e multas na literatura brasileira. 2009. (Seminário).

II Encontro do Fórum para Integração da Sala de Aula com a Biblioteca - A Literatura Afro-Brasileira e sua Importância para a Aplciação da Lei 10.639. 2008. (Encontro).

VIII SEVFALE - Semana de Eventos da Faculdade de Letras.Coordenação da mesa redonda Alteridade, ensino e representação. 2008. (Encontro).

Colóquio Mobilidades Culturais Brasil/Canadá.Coordenação da mesa redonda intitulada Diásporas negras. 2007. (Outra).

Semana InterCursos do Instituto Superior de Educação das Faculdades Pedro Leopoldo.Lançamento do livro Machado de Assis Afro-descendente. 2007. (Outra).

VII Semana de Eventos da Faculdade de Letras.Coordenação da mesa redonda intitulada A poesia afro-brasileira em debate. 2007. (Outra).

VII Semana de Eventos da Faculdade de Letras.Coordenação da mesa redonda intitulada 30 anos de Cadernos Negros. 2007. (Outra).

VI Semana de Eventos da Faculdade de Letras (SEVFALE).Coordenador da Sessão de Comunicações do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade (NEIA), intitulada "Faces da Literatura Afro-Brasileira do Século XX". 2006. (Outra).

VI Semana de Eventos da Faculdade de Letras (SEVFALE).Coordenador da mesa redonda "Cultura, Literatura e Afro-descendência no Brasil". 2006. (Outra).

VI Semana de Eventos da Faculdade de Letras (SEVFALE).Coordenador da sessão de comunicações "Faces da Literatura Afro-Brasileira do Século XX", do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade (NEIA). 2006. (Outra).

VI Semana de Eventos da Faculdade de Letras (SEVFALE).Coordenador da Sessão de Comunicações do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade, intitulada "Estudos sobre a Alteridade". 2006. (Outra).

X Congresso Internacional da ABRALIC. Coordenador do Simpósio Afro-descendências: literatura, arte e produção teórica. 2006. (Congresso).

Encontro Regional da ABRALIC 2005 - Sentidos dos Lugares.Coordenador do Grupo Temático de Comunicações intitulado O Brasil, a África e as outras Américas: aspectos que nos aproximam e/ou nos distanciam. 2005. (Encontro).

X Encontro Regional da Abralic - Sentidos dos Lugares.Participação como ouvinte do X Encontro Regional da Abralic - Sentidos dos Lugares. 2005. (Encontro).

XI Seminário Nacional Mulher e Literatura / II Seminário Internacional Mulher e Literatura Entre o Estético e o Político: a Questão da Mulher na Literatura.Coordenador da mesa redonda Escritoras afro-descendentes: depoimentos. 2005. (Seminário).

XIV Semana de Iniciação Científica da UFMG.Coordenador de mesa redonda durante a apresentação oral dos trabalho da XIV Semana de Iniciação Científica da UFMG. 2005. (Outra).

XIV Semana de Iniciação Científica da UFMG.Membro da Comissão de Avaliação Local das apresentações dos trabalhos dos alunos participantes da XIV Semana de Iniciação Científica da UFMG. 2005. (Outra).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 6, Fazeres Locais, Saberes Globais, Fazeres Globais, Saberes Locais.Participação como convidado da Mesa Redonda Gênero, raça e etinias. 2004. (Seminário).

VII Congresso Internacional da Brazilian Studies Association (BRASA). Coordenação da mesa redonda Amado, Bandeira, Graciliano: a literatura na era dos extremos. 2004. (Congresso).

XXXV Congrès de l'Institut International de Littérature Ibéro-americaine. Literatura Afro-brasileira: um conceito em construção. 2004. (Congresso).

I Colóquio NEIA - Alteridades em questão.Coordenador da mesa redonda Enraizamento e errância: as duas faces da questão identitária. 2001. (Outra).

II Seminário Internacional Guimarães Rosa.Coordenador da mesa redonda Guimarães Rosa e o pensamento contemporâneo. 2001. (Seminário).

IX Seminário Naciona Mulher & Literatura.Coordenação da mesa redonda Literatura Feminina Afro-descendente. 2001. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marcelo Dourado de Campos

GALERY, Maria Clara Versiani; ÁVILA, M.C.A.;DUARTE, Eduardo Assis. Gorki e a engenharia da alma. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Cristina da Costa Gomes

DUARTE, E. A.; SOUZA, Maria Helena Viana; MIRANDA, Claudia; PEREIRA, A. M.. A Lei 10.639/03 na Formação Inicial de Professores do Curso de Letras - Literaturas Negro-brasileiras e Africanas: sai o cânone, entre a de(s)colonização. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Carla dos Santos

DUARTE, Eduardo Assis; FONSECA, Maria Nazareth Soares; ALVES, Roberta Maria Ferreira. Percursos da memória em poemas de Ana Cruz e Conceição Evaristo. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Gustavo Tanus Cesário de Souza

DUARTE, Eduardo Assis; SILVA, Marcelino Rodrigues da; CABRAL, Cleber Araújo. Constelações do Poeta Negro: imagens de Adão Ventura no Arquivo Literário. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Glauciane Aparecida dos Santos

CURY, Maria Zilda Ferreira; PERPETUA, E. D.; PERES, A. M.;DUARTE, Eduardo Assis. A representação do negro em "Leite derramado", de Chico Buarque. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alice Botelho Peixoto

DUARTE, Eduardo Assis; FONSECA, Maria Nazareth Soares; AMÂNCIO, Iris Maria da Costa. Predadores: a crônica de uma nação. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Vitor Rafael Oliveira Alves

DUARTE, E. A.; SANTOS, L. M. N. S.; FRANCA, D. C.. Literatura negra e teoria: cenas de leitura. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Bárbara Loureiro Andreta

DUARTE, Eduardo Assis; Renata Farias de Felipe; Luciana Ferrari Montemezzo; Emerson da Cruz Inácio. Visões da escravatura na América Latina: "Sab" e "Úrsula". 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ana Amélia Neubern Batista dos Reis

DUARTE, Eduardo Assis; OLIVEIRA, Ana; RIBEIRO, Ana. Cecília Meireles e a Índia: uma experiência de tradução. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Karina de Almeida Calado

DUARTE, E. A.; FONSECA, Maria Nazareth Soares; AMÂNCIO, Iris Maria da Costa; MOREIRA, Terezinha Taborda. Ancestralidade e imagens de nação no cantopoema "No fundo do canto", de Odete Semedo. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Marina Luiza Horta

DUARTE, Eduardo Assis; ALEXANDRE, M. A.; CRUZ, A. S.. A imagem improvável do escritor: Raymundo de Souza Dantas - apontamentos sobre vida e obra. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Margarete Aparecida de Oliveira

DUARTE, Eduardo Assis; FONSECA, Maria Nazareth Soares; CRUZ, A. S.. Narrativas de favela e identidade negra: Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: José Alexandre dos Santos

DUARTE, Eduardo Assis; GOMES, Carlos Magno Santos; SANTOS, Jeane de Cassia Nascimento. Leitura literária da poesia afro-brasileira através de hipertextos no ensino básico. 2015. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Rafaela Kelsen Dias

DUARTE, Eduardo Assis; BIAVATI, Nádia Fernandes; TOLENTINO, Eliana da Conceição. Igual a todas, diferente de todas: a re-criação da categoria "mulher" em Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo. 2015. Dissertação (Mestrado em Teoria Literaria e Critica da Cultura) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Gustavo de Oliveira Bicalho

DUARTE, E. A.; SOUZA, E. M.; FERREIRA, L. F.. "Bastaria ao poema a cor de minha pele?": imagens do arquivo literário afro-brasileiro de Paulo Colina. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Bruno Henrique Muniz de Souza

WALTY, Ivete Lara Camargos; GOULART, A. T.;DUARTE, E. A.; Melânia Silva de Aguiar. Da Flores ao verme: cenas de corrosão. Análise dos espaços burgueses em "Memórias póstumas de Brás Cubas". 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: João Gonçalves Ferreira Christófaro Silva

DUARTE, E. A.. Pequenas, grandes, mínimas ideias: a construção da imagem do escritor nos diários de Lima Barreto. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Soraya Martins Patrocinio

DUARTE, E. A.. Identidades afro-brasileiras: Sortilégio, Anjo Negro e SIlêncio. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Severina Faustino dos Santos

DUARTE, E. A.. Reconfiguração da identidade negra na poesia modernista: as vozes de Bruno Menezes e Lino Gomes. 2012. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Antônio Carlos Monteiro Teixeira Sobrinho

DUARTE, E. A.. Um povo negromestiço ou o que há de singular na mestiçagem Amadiana. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Miguel de Ávila Duarte

DUARTE, E. A.. 'leite criôlo': da rede modernista nacional à memória monumental do modernismo. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Danilo Aguiar Martins

DUARTE, E. A.. A tradição memorialística mineira: a obra de Valdemar Euzébio Pereira. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras/Estudos Literários) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Giovanna Soalheiro Pinheiro

DUARTE, E. A.. A rasura como processo: modernidade, modernização e consciência-dupla em Cruz e Souza. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luciana de Moraes Rayol

DUARTE, E. A.; WALTY, Ivete Lara Camargos; SILVA LOBO, Suely M. de P.; CAMPELLO, Priscila C. de Sá. Precursoras: na contramao do óbvio - um estudo sobre as primeiras (e inspiradoras) personagens femininas da obra de Jorge Amado. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Aciomar Fernandes de Oliveira

DUARTE, E. A.. Etnicidade, memória e poder nas crônicas de Lima Barreto e João do Rio: entre o dilema e o silenciamento. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Josiane Cristina de Oliveira Ferreira

DUARTE, E. A.. Signo Cimarrón: o direito de significar. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos Literários) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Adalgimar Gomes Gonçalves

DUARTE, E. A.. 'Romanceiro da Inconfidência': uma escritura inclusiva. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rodrigo Pires Paula

DUARTE, E. A.. A construção das afro-identificações na ficção de Muniz Sodré. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Waldinar Alves da Silva

DUARTE, E. A.. A construção positiva da identidade afro-brasileira nas letras de música de Chico César. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Krishna de Almeida e Silva

DUARTE, E. A.. 'Poética da ambivalência': leitura da obra 'A insustentável leveza do ser', de Milan Kundera. 2008. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gloria Cecilia de Souza Silva

DUARTE, E. A.. Os 'Fios de Contos' de Mãe Beata de Yemonjá: mitologia afro-brasileira e educação. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thiara Vasconcelos de Filippo

DUARTE, E. A.. Imagens poéticas: o negro, a África e a noite na literatura de Oswaldo Camargo. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luiz Henrique Silva de Oliveira

DUARTE, E. A.. A representação do negro nas poesias de Castro Alves e de [Luiz Silva] Cuti: de objeto a sujeito. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Elisângela Aparecida Lopes

DUARTE, E. A.. "Homem do seu tempo e do seu país": senhores, escravos e libertos nos escritos de Machado de Assis. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Aline Alves Arruda

DUARTE, E. A.. Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo: um Bildungsroman feminino e negro. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Joana Pinto Wildhagen

DUARTE, E. A.. Fronteiras da fala/bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deus. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Josiley Francisco de Souza

DUARTE, E. A.. Pedro Braga: uma voz no Vau. 2006. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Cristina Ribeiro Schmidlin

DUARTE, E. A.. O estilo do conto oral: um estudo das marcas estéticas em contadores rurais. 2006. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cláudio Antonio Cardoso Leite

DUARTE, E. A.. A Cultura Brasileira e a sexualidade na Rede Globo: uma análise da minissérie Presença de Anita. 2005. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Zoraide Portela Silva

DUARTE, E. A.. A poesia quilombola de José Carlos Limeira. 2005. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lussandra Drummond de Alvarenga

DUARTE, E. A.. A identidade feminina moldada pelas mãos de José Saramago: uma leitura do Evangelho segundo Jesus Cristo e O memorial do convento. 2005. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ágata Cristina Kaiser Dumont

DUARTE, E. A.. A flecha de dois gumes: o tempo redimensionado em Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. 2005. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Tailze de Melo Ferreira

DUARTE, E. A.. Tessituras da violência em Cidade de Deus, de Paulo Lins. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Míriam Stella Blonski

DUARTE, E. A.. A representação do Saci na cultura popular e em Monteiro Lobato. 2003. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Helena d'Abadia Daniel Figueiredo

FIGUEIREDO, H. D. D.;DUARTE, E. A.. Branca, Bela e Gata: a imagem do feminino em três contos de fadas. 2002. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Adélcio de Sousa Cruz

DUARTE, E. A.. Lima Barreto: a identidade étnica como dilema. 2002. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marcio dos Santos Freire

FREIRE, M. S.;DUARTE, E. A.. A lei e a morte em no Grande Sertão. 2002. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luiz Fernando Lima Braga Jr

BRAGA JR, L. F. L.;DUARTE, E. A.. Clarice Lispector: olhar mutante - descentramento identitário em A hora da estrela. 2002. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Viviane Madureira Zica

ZICA, V. M.;DUARTE, E. A.. Conto em vídeo: rastros da literatura em outro sistema semiótico. 2002. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Willian Golino de Freitas

FREITAS, W. G.;DUARTE, E. A.; NOVA, V. L. C. C.; PIMENTEL, L. G.. História do Bailado do Deus Morto: uma radical modernização do teatro no Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Graziela Valadares Gomes de Mello Viana

DUARTE, E. A.; VIANA, G. V. G. M.. Jingles e Spots: a moda nas ondas do rádio - 1970/2000. 2002. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lúcia de Fátima Gomes da Silva

DUARTE, E. A.; SILVA, L. F. G.. Representações do feminino na obra de Aluísio Azevedo: da matrona ao mito da mulher fatal. 2002. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Taciana Alves de Faria

DUARTE, E. A.; FARIA, T. A.. Fogo morto e o ciclo da cana: por uma reintegração. 2002. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Beatriz Mendonça

DUARTE, E. A.; MENDONÇA, M. B.. Texto como utopia na cena: A morta em decomposição. 2001. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lícia Maria Borba Pedreira

DUARTE, E. A.; PEDREIRA, L. M. B.. Gabriela e os filhos de Calvino: uma leitura da vesão de Gabriela, cravo e canela em língua inglesa. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Carla O

DUARTE, E. A.; GIACOMINI, C. O.. Giacomini. Um reino às avessas: carnaval e carnavalização em A pedra do reino, de Ariano Suassuna. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Karina R

DUARTE, E. A.; NASCIMENTO, K. R.. do Nascimento. Movimento Caderno da Bahia. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria de Fátima Lima

LIMA, M. C.;DUARTE, E. A.. Carmen: do literário ao operístico. 1999. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria da Conceição C

DUARTE, E. A.; FLORES, M. C. C. M. G. M.. M. G. M. Flores. Do mito ao romance: uma leitura do Evangelho segundo Jesus Cristo. 1999. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Márcia A

DUARTE, E. A.; SOUZA, M. A.. Souza. Civilização e barbarie: duas faces do sertão. 1999. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Edna M

GOMES, E. M. R. S.;DUARTE, E. A.. R. de Sá Gomes. Correspondências: leitura das cartas trocadas entre Câmara Cascudo e Mário de Andrade. 1999. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Edvaldo Aparecido Bergamo

DUARTE, E. A.; BERGAMO, E. A.. Jorge Amado no Além-mar: política e literatura na representação da infância abandonada. 1998. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Ana Elizabeth da Silva

DUARTE, E. A.; SILVA, A. E.. A utopia como gênero: vertentes utópicas nas Viagens de Gulliver. 1998. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marília Borges da Silveira

DUARTE, E. A.; SILVEIRA, M. B.. Stultifera Polis - Uma leitura de Lima Barreto. 1998. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Antelene Campos Tavares

DUARTE, E. A.; TAVARES, A. C.. Memória, Travessia e Diversidade em Nós, os do Makulusu. 1998. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: José Albério B

DUARTE, E. A.; ALMEIDA, J. A. B.. de Almeida. Câmara Cascudo: nos limites da Etnologia e das Ciências da Linguagem A Odisséia do Alfaiate de Palmares da Acrópole à Nau Catarineta. 1996. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Nilza Nancy Pereira Santos

DUARTE, E. A.; SANTOS, N. N. P.. Coleção Romances do povo: A Babel Proletária. 1996. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Márcio Cézar Carvalho

DUARTE, E. A.; CARVALHO, M. C.. Tutaméia - a projeção do conceito através da poética. 1996. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria da Penha Casado Alves

DUARTE, E. A.; ALVES, M. P. C.. O Mythos da procura - uma travessia em A demanda de Santo Graal e Grande Sertão: Veredas. 1996. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ilane Ferreira Cavalcanti

DUARTE, E. A.; CAVALCANTI, I. F.. A Besta Fulana ou o Nordeste Carnavalizado. 1996. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Aline Moraes de Oliveira

DUARTE, E. A.; OLIVEIRA, A. A. M.. De Ofenísia a Gabriela: o ciclo de um arquétipo. 1996. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Carlos Newton de Souza Lima Jr

DUARTE, E. A.; LIMA JR, C. N. S.. . O Pai, o Exílio e o Reino - A poesia Armorial de Ariano Suassuna. 1996. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Albério B

DUARTE, E. A.; ALMEIDA, J. A. B.. de Almeida. A Odisséia do Alfaiate de Palmares da Acrópole à Nau Catarineta - A aventura cascudiana pelas Ciências Humanas. 1995. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rosane Cordeiro da Silva

SILVA, R.;DUARTE, E. A.. A Poesia como Arma Política: O satírico na Desterro do Século XIX. 1995. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Márcio de Lima Dantas

DUARTE, E. A.; DANTAS, M. L.. A poética mestiça de João Cabral de Melo Neto: uma leitura de Crime na Calle Relator. 1995. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cibele Nunes

DUARTE, E. A.; NUNES, C.. Opinião - Em busca da eticidade alternativa. 1994. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Vilma Martins de Mendonça

DUARTE, E. A.; MENDONÇA, V. M.. Memórias do cárcere: cativeiro manifesto, cativeiro simulado. 1993. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Roberto da Silva

DUARTE, E. A.; SILVA, R.. Ruídos na cristaleira: cheiros e vozes do tempo (Uma análise do Transitório em Rachel Jardim). 1993. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Karina de Almeida Calado

SCHMIDT, Simone Pereira; SILVA, A. M. S. E.; WALTY, Ivete Lara Camargos; FONSECA, Maria Nazareth Soares;DUARTE, Eduardo Assis. Vozes da dissonância no Atlântico Negro: encenações da diáspora nos romances "Úrsula", "Um defeito de cor" e "Becos da memória". 2019. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Franciane Conceição da Silva

DUARTE, E. A.; FONSECA, Maria Nazareth Soares; DALCASTAGNÈ, R.; TAVARES, A. P.; MATA, Inocência. Corpos dilacerados:a violência em contos de escritoras africanas e afro-brasileiras. 2018. Tese (Doutorado em Curso de Literaturas de Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: João Gonçalves Ferreira Cristópharo Silva

DUARTE, E. A.; SUSSEKIND, M. A.; ÁVILA, M.C.A.; AMARAL, S. A. P.; SOUZA, N. A.. Entrando na máquina: repetição e estratégias ficcionais na obra de Carlos Sussekind. 2018. Tese (Doutorado em programa de pós-graduação em letras da UFMG / estudos literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Giovanna Soalheiro Pinheiro

MARTINS, L. M.; MARQUES, Reinaldo Martiniano; AMARAL, S. A. P.; PEREIRA, M. DO R. A.;DUARTE, Eduardo Assis. Escrituras modernistas no Brasil: a poética de Guilherme de Almeida. 2018. Tese (Doutorado em Letras: estudos literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alex Sander Luiz Campos

DUARTE, Eduardo Assis; GUIMARÃES, Hélio de Seixas; BOECHAT, Maria Cecília Bruzzi; BARROS, José Américo de Miranda; OLIVEIRA, Silvana Maria Pessoa de. Da colaboração de Machado de Assis na revista luso-brasileira "O Futuro": literatura e vida literária. 2017. Tese (Doutorado em Letras: estudos literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Wellington Marçal de Carvalho

DUARTE, Eduardo Assis; PADILHA, Laura Cavalcanti; SECCO, Carmen Lúcia Tindó Ribeiro; FONSECA, Maria Nazareth Soares; MOREIRA, Terezinha Taborda. A relevante tarefa de forjar a guineidade: a prosa de Odete Semedo e Abdulai Sila. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Elisângela Aparecida Lopes Fialho

DUARTE, Eduardo Assis; MALARD, Letícia; WALTY, Ivete Lara Camargos; GOULART, A. T.; Raquel Beatriz Junqueira Guimarães. A prosa moderna de Machado de Assis: Memórias póstumas de Brás Cubas e Papeis avulsos. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Antônio Carlos Monteiro Teixeira Sobrinho

DUARTE, Eduardo Assis; ALVES, I. I. D.; Veiga, B.J.A.; MAGALHÃES, C. A.; SANTOS, A. A.. Das Possibilidades Heterotópicas para uma experiência de liberdade - um estudo do universo ficcional amadiano. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Girlene Verly Ferreira de Carvalho Rezende

DUARTE, Eduardo Assis; ROSA, Sara del Carmen Rojo de la; BARROS, Cristiano Silva de; JUNIOR, Alberto Ferreira da Rocha; CRUZ, A. S.. A dramaturgia do Teatro Experimental do Negro (TEN) e do Teatro Profissional do Negro (TEPRON): corpo e identidades. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fabiana Carneiro da Silva

DUARTE, E. A.; NATALI, Marcos Piason; FONSECA, Maria Nazareth Soares; FERREIRA, L. F.; LOPES, Maria A. O.. Maternidade Negra em Um defeito de cor:história, corpo e nacionalismo como questões literárias. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lilian Paula Serra e Deus

DUARTE, Eduardo Assis; CHAVES, Rita; FONSECA, Maria Nazareth Soares; PERPETUA, E. D.; MORAES, Márcia Marques. Memória, identidades e bastardia em As visitas do Dr. Valdez, de João Paulo Borges Coelho, Leite derramado, de Chico Buarque e O outro pé da sereia, de Mia Couto. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Assunção de Maria Sousa e Silva

DUARTE, Eduardo Assis; FONSECA, Maria Nazareth Soares; MATA, Inocência; PEREIRA, Edimilson de Almeida; MOREIRA, Terezinha Taborda. Nações entrecruzadas: tessitura da resistência na poesia de Conceição Evaristo, Paula Tavares e Conceição Lima. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Bruna Paiva de Lucena

DUARTE, Eduardo Assis; DALCASTAGNÈ, R.; MATA, A. L. N.; SILVA, G. M. B. L. F.; LEAL, V. M. V.. É fácil ver a chuva quando você não se molha - os gabinetes da historiografia literária e do cordel e as poéticas a céu aberto. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Literatura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Cristiane Felipe de Araújo Côrtes

DUARTE, Eduardo Assis; DUARTE, Constância Lima; MOREIRA, Terezinha Taborda; CRUZ, A. S.; ALEXANDRE, M. A.. As pontas de uma estrela: poéticas do silêncio em "Macabéa" e "Ponciá". 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Gradução em Letras: Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alex Sander Luiz Campos

DUARTE, Eduardo Assis; GUIMARÃES, Hélio de Seixas; BOECHAT, Maria Cecília Bruzzi; BARROS, José Américo de Miranda; OLIVEIRA, Silvana Maria Pessoa de. Da colaboração de Machado de Assis na Revista luso-brasileira "O Futuro": literatura e vida literária. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Gradução em Letras: Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Natalino da Silva de Oliveira

GOULART, A. T.; ALEXANDRE, M. A.; FONSECA, Maria Nazareth Soares; Melânia Silva de Aguiar;DUARTE, E. A.. A estética da dissimulação na literatura de Machado de Assis. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Arnon de Miranda Gomes

DUARTE, E. A.; FONSECA, Maria Nazareth Soares; CABAÇO, José Luís; CURY, Maria Zilda Ferreira; FERREIRA. Amauri Carlos. Identidades em trânsito em romances e contos de Mia Couto. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Aline Alves Arruda

DUARTE, E. A.; DUARTE, Constância Lima; ALEXANDRE, M. A.; SILVA, Marcelino Rodrigues da; PERPETUA, E. D.. Carolina Maria de Jesus: projeto literário e edição crítica de um romance inédito. 2015. Tese (Doutorado em programa de pós-graduação em letras da UFMG / estudos literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Angela Teodoro Grilo

DUARTE, Eduardo Assis; LOPEZ, Telê Porto Ancona; WISNIK, J. M.; FERREIRA, L. F.; SCHWARZ, Lilia Moritz. O Losango Negro na Poesia de Mário de Andrade. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Brasileira - Universidade de São Paulo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Inês Moraes Marreco

DUARTE, Constância Lima; NASCIMENTO, L. S.; CORNELSEN, E. L.; BRANDAO, R. J. S.; BARROCA, I. C. S.;DUARTE, Eduardo Assis. Para aplacar uma grande saudade: estudo da obra memorialística de Maria Helena Cardoso. 2014. Tese (Doutorado em Letras: estudos literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marcos Fabrício Lopes da Silva

DUARTE, E. A.. Mil e uma utilidades: a contribuição da literatura brasileira para a crítica da publicidade. 2013. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Roberta Maria Ferreira Alves

DUARTE, E. A.; FONSECA, Maria Nazareth Soares; Nancy Maria Mendes; Melânia Silva de Aguiar; SILVA LOBO, Suely M. de P.. Olhares Irônicos sobre a morte: memória e travestimentos em narrativas de língua portuguesa. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Luiz Henrique Silva de Oliveira

DUARTE, E. A.; COELHO, H. R.; Heloisa Toller Gomes; GONÇALVES, A.B.R.; QUEIROZ, Sônia Maria de Melo. O negrismo e suas configurações em romances brasileiros do século XX. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: MARCELA IOCHEM VALENTE

DUARTE, E. A.; SALGUEIRO, M.A.A.; Marcia do Amaral Peixoto Martins; NEIVA, A. M. S.; BRITTO, P. F. H.; CUNHA, E. L.. A tradução e a construção de imagens culturais: Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo e sua tradução para o inglês. 2013. Tese (Doutorado em ESTUDOS DA LINGUAGEM) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: José Eugênio das Neves

DUARTE, E. A.. A presença de estratégias de descolonização na obra de Lima Barreto. 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Vera Lúcia da Silva Sales Ferreira

DUARTE, E. A.. Lembrar e carpir: estratégias de construção de poemas escritos por mulheres nas literaturas de língua portuguesa. 2011. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Sandra Maria Job

DUARTE, E. A.. Em texto e no contexto social: muher e literatura afrobrasileiras. 2011. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fernanda Felisberto da Silva

DUARTE, E. A.; MONTEIRO, M. C.; SALGUEIRO, M.A.A.; SILVA, L.N.. Escrevivencias na diaspora: escritoras negras, produçcao editorial e suas escolhas afetivas. Um aleitura de Carolina Maria de Jesus, Conceçao Evaristo, Maya Angelou e Zora Neale Hurston. 2011. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria da Conceição Evaristo de Brito

DUARTE, E. A.. Poemas malungos: cânticos irmãos. 2011. Tese (Doutorado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luciene Fontao

DUARTE, E. A.. Nos passos de Antonieta: escrever uma vida. 2010. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Antônio Geraldo Cantarela

DUARTE, E. A.. O caçador de ausências: o sagrado em Mia Couto. 2010. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Omar da Silva Lima

DUARTE, E. A.. O comprometimento etnográfico afro-descendente das escritoras negras Conceição Evaristo & Geni Guimarães. 2009. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Adélcio de Souza Cruz

DUARTE, E. A.. Narrativas contemporâneas da violência: Fernando Bonassi, Paulo Lins e Ferréz. 2009. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ovídio Poli Junior

DUARTE, E. A.. A pena e o cadafalso: observações sobre a literatura carcerária relativa ao período do Estado Novo. 2009. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Antonio Fernandes de Medeiros Junior

DUARTE, E. A.. José Paulo Paes, Humanista. 2008. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Omar da Silva Lima

DUARTE, E. A.. O comprometimento etnográfico das escritoras negras Conceição Evaristo e Geni Guimarães. 2008. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Leoné Astride Barzotto

DUARTE, E. A.. Interfaces culturais: The Ventriloquist's Tale & Macunaíma. 2008. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Carlos Henrique Bento

DUARTE, E. A.. O gênero atuante: a performance de gênero em The Passion of New Eve e Goodnight Desdemona (Good Morning Juliet). 2007. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Prisca Agustoni de Almeida Pereira

DUARTE, E. A.. O Atlântico em movimento: travessia, trânsito e transferência de signos entre África e Brasil na poesia contemporânea em Língua Portuguesa. 2007. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Tatiana Batista Alves

DUARTE, E. A.. Duas escritas: o discurso científico e a narrativa literária em Casa Grande & Senzala. 2007. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Antelene Campos Tavares Bastos

DUARTE, E. A.. Viagem e identidade em Mazanga e o Último Vôo do Flamingo. 2006. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mary Márcia Alves

DUARTE, E. A.. Espaços de repressão: retratos de in/exclusão. 2006. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Rosane Cordeiro da Silva

DUARTE, E. A.. Entre missais e evocações: a prosa desterrada de Cruz e Souza. 2006. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gerardo Andrés Godoy Fajardo

DUARTE, E. A.. Erotismo masculino no imaginário de Rubem Fonseca e José Donoso. 2006. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luiz Fernando Lima Braga Junior

DUARTE, E. A.. Caio Fernandes Abreu: narrativa e homoerotismo. 2006. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Paulo Souza

DUARTE, E. A.. Seara vermelha: discurso ideológico/partidário e suas implicações no estético. 2006. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Maria Beatriz Bastos

DUARTE, E. A.. Cenários dissonantes: uma leitura de Cidade de Deus e dos Raps dos Racionais MC's. 2005. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Wagner Jose Moreira

DUARTE, E. A.. Poéticas em ação. Lidemburgo Blues, Nome, Algorritmos. 2005. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Eunice Ferreira dos Santos

DUARTE, E. A.; SOUZA, E. M.; ALVES, I. I. D.; COELHO, H. R.; BEZERRA, P. A.; MOTTA, R. P. S.; MUZART, Z. L.. Eneida de Moraes, militância e memória. 2004. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rosana Cássia Kamita

DUARTE, E. A.; MUZART, Zahidé L; DUARTE, Constância Lima; RAMOS, Tânia Regina Oliveira; SCHMIDT, Simone Pereira; DINIZ, Alai Garcia. Resgates e ressonâncias: Mariana Coellho. 2004. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Vanilda Salignac de Sousa Mazzoni

DUARTE, E. A.. Membro suplente da tese de doutorado de Vanilda Salignac de Sousa Mazzoni. 2004. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Inês da Silva Mafra

DUARTE, E. A.. Herói esquivo: Cruz e Sousa e as celebrações (dseculpabilizantes)?. 2003. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jussara Santos

DUARTE, E. A.. Intelectualidades negras ou outsides no Brasil. 2003. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Carlos Augusto Magalhães

DUARTE, E. A.. A cidade da Bahia: espaço, história e representação literária. 2003. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Aparecida Oliveira de Carvalho

DUARTE, E. A.. Representações de Diálogos dos mortos na Literatura Ocidental. 2003. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Vicente Geraldo Amâncio Diniz Oliveira

DUARTE, E. A.; OLIVEIRA, V. G. A. D.. Barroco Estético - Erótica e mística na poesia de Virgílio de Lemos. 2002. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Osmar Pereira Oliva

DUARTE, E. A.; OLIVA, O. P.. O corpo e a voz: inscrições do masculino em narrativas queirosianas. 2002. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Jeosafa Fernandez Goncalves

DUARTE, E. A.; GONÇALVES, J. F.. Bem para além da ilha: Os flagelados do vento leste, do caboverdiano Manuel Lopes, em diálogo com Seara vermelha, do brasileiro Jorge Amado. 2002. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gracia Regina Gonçalves

DUARTE, E. A.; GONÇALVES, G. R.; MARTINS, L. M.. A clausura do corpo: representação e gênero na ficção de Lya Luft e de Margaret Laurence. 2001. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Suely da Fonseca Quintana

QUINTANA, S. F.;DUARTE, E. A.; COELHO, H. R.. As representações da identidade cultural: literatura infanto-juvenil brasileira e cubana. 2001. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Carlos A

DUARTE, E. A.; MAGALHÃES, C. A.. Magalhães. A cidade da Bahia: Salvador e projetos de cidade. 2000. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Francelina Silami Ibrahim Drummond

DUARTE, E. A.; DRUMMOND, M. F. S. I.. Brasil peregrino na alegoria de Nuno Marques Pereira. 2000. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ruy Alberto d'Assis E

DUARTE, E. A.; E FILHO, R. A. D.. Filho. Criação e arte em Mário de Andrade - uma biografia intelectual. 1999. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Joaquim Benedicto de Oliveira

DUARTE, E. A.; OLIVEIRA, J. B.. O trabalhador como tema e personagem em romances brasileiros da década de 30. 1998. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maria Francelina Silami Ibrahim Drummond

DUARTE, E. A.; DRUMMOND, M. F. S. I.. O peregrino da América: esboços da idéia de nação (Membro suplente). 1998. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: ARTURO GOUVEIA DE ARAÚJO

DUARTE, E. A.; ARAÚJO, A. G.. Literatura e violência pós-64 (A repressão militar em Quarup e Bar Don Juan, de Antônio Callado). 1998. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Hermano Machado Ferreira Lima

DUARTE, E. A.; LIMA, H. M. F.. A cicatriz de Ulisses: imaginário, masculinidade, educação. 1997. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Eduardo José Tollendal

DUARTE, E. A.; TOLLENDAL, E. J.. Arte revolucionária, forma revolucionária: a literatura política de Jorge Amado e Alejo Carpentier. 1997. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Milton Marques Junior

DUARTE, E. A.; MARQUES JUNIOR, M.. Da Ilha de São Luís aos Refolhos de Botafogo: a trajetória literária de Aluísio Azevedo da Província à Corte. 1995. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Karina de Almeida Calado

DUARTE, E. A.; WALTY, Ivete Lara Camargos; FONSECA, Maria Nazareth Soares. Uma poética da dissonância em narrativas afro-brasileiras: imagens de nação em Maria Firmina dos Reis, Conceição Evaristo e Ana Maria Gonçalves. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Gleidston Alis Mendes de Campos

CURY, Maria Zilda Ferreira; NOVA, V. L. C. C.; WALTY, Ivete Lara Camargos;DUARTE, Eduardo Assis. Mosaicos, hiperlinks e outras disperões: considerações sobre "Eles eram muitos cavalos", de Luiz Ruffato, e "Ó", de Nuno Ramos. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Gradução em Letras: Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Franciane da Conceição Silva

DUARTE, Eduardo Assis; FONSECA, Maria Nazareth Soares; MOREIRA, Terezinha Taborda. Marcas da violência em contos de escritoras africanas e afro-brasileiras. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Cristiane Felipe Ribeiro de Araújo Côrtes

DUARTE, Eduardo Assis; ALEXANDRE, M. A.; MARTINS, L. M.. A performance do silêncio: por uma poética do não-dito em Clarice Lispector e Conceição Evaristo. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Gradução em Letras: Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Elisângela Aparecida Lopes Fialho

DUARTE, Eduardo Assis; GOULART, A. T.; Raquel Beatriz Junqueira Guimarães; WALTY, Ivete Lara Camargos. A prosa moderna de Machado de Assis: Memórias póstumas de Brás Cubas e Papéis avulsos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Fabiana Carneiro da Silva

DUARTE, Eduardo Assis; FERREIRA, L. F.; NATALI, Marcos Piason. Do tumbeiro ao romance contemporâneo: uma leitura de "Um defeito de cor", de Ana Maria Gonçalves, como desafio à crítica brasileira. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Girlene Verly Ferreira de Carvalho Resende

DUARTE, Eduardo Assis; ALEXANDRE, M. A.; JUNIOR, Alberto Ferreira da Rocha. A dramaturgia do Teatro Experimental do negro (TEN) e do Teatro Profissional do Negro (TEPRON): corpo e identidades. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Assunção de Maria Sousa e Silva

DUARTE, E. A.; FONSECA, Maria Nazareth Soares; MATA, Inocência; MOREIRA, Terezinha Taborda. Nação e identidade na poesia de Conceição Evaristo, Paula Tavares e Conceição Lima. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Natalino da Silva de Oliveira

DUARTE, Eduardo Assis. A estética da dissimulação na literatura de Machado de Assis. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Aline Alves Arruda

DUARTE, Constância Lima; PERPETUA, E. D.; FONSECA, Maria Nazareth Soares; ALEXANDRE, M. A.;DUARTE, E. A.. O projeto literário de Carolina Maria de Jesus. Proposta de edição crítica de um romance inédito. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Letras: estudos literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Roberta Maria Ferreira Alves

DUARTE, E. A.. Narradores insólitos: espíritos irônicos na construção da memória. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Luiz Henrique Silva de Oliveira

DUARTE, E. A.; COELHO, H. R.; ALEXANDRE, M. A.; GONÇALVES, A.B.R.. Configurações do negrismo em tres linhagens de romances brasileiros (1941-1976). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marcos Roberto de Andrade

DUARTE, E. A.. Vozes da diáspora: discursos marginais da História em Ana Maria Gonçalves e Pepetela. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Letras: Estudos Literários) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Adélcio de Sousa Cruz

DUARTE, E. A.. Membro titular da banca examinadora de qualificação ao Doutorado de Adélcio de Sousa Cruz. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Carlos Henrique Bento

DUARTE, E. A.. O gênero atuante: a performance de gênero em The Passion of New Eve e Goodnight Desdemona (Good Morning Juliet). 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Márcio Araújo de Melo

DUARTE, E. A.. Membro Suplente da Banca de Qualificação de Doutorado de Márcio Araújo de Melo. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luiz Fernando Lima Braga Jr

DUARTE, E. A.. . Membro, na qualidade de orientador, da banca de qualificação ao doutorado de Luiz Fernando Lima Braga Jr.. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gerardo Andrés Godoy Fajardo

DUARTE, E. A.. Erotismo masculino no imaginário de Rubem Fonseca e José Donoso. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Eunice Ferreira dos Santos

DUARTE, E. A.. Eneida de Morais: militância e memória. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Antônio Marcos Moreira da Silva

DUARTE, E. A.. A Escritura Dissimulada em Dom Casmurro e Morangos Mofados: um estudo sobre o devir-ativo em dois finais de século. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Beatriz Bastos

DUARTE, E. A.. Cenários dissonantes: uma leitura de Cidade de Deus dos raps dos Racionais MC's. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Osmar Pereira Oliva

DUARTE, E. A.; OLIVA, O. P.. O corpo e a voz: inscrições do masculino em narrativas queirosianas. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: MARIA MADALENA MAGNABOSCO

DUARTE, E. A.; MAGNABOSCO, M. M.. A ficção testemunhal de Carolina Maria de Jesus. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Suely da Fonseca Quintana

QUINTANA, S. F.;DUARTE, E. A.. As representações da identidade cultural: literatura infanto-juvenil brasileira e cubana. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ruy Espinheira Filho

DUARTE, E. A.; ESPINHEIRA FILHO, R.. Criação e Arte em Mário de Andrade. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Cláudio Correia Leitão

DUARTE, E. A.; LEITÃO, C. C.. Origens e fins da memória. 1997. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Cristina da Costa Gomes

SOUZA, Maria Helena Viana;DUARTE, Eduardo Assis; MIRANDA, Claudia. Lei 10639/03 na formação inicial de professores do curso de Letras - Literaturas negro-brasileiras e africanas: sai o cânone, entra a de(s)colonização. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriel Alexandre Prado de Oliveira

DUARTE, E. A.; QUEIROZ, Sônia Maria de Melo; NOVAIS, C. A.. Literaturas Infantis afro-brasileira e africana publicadas no Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Harion Márcio da Costa Custódio

DUARTE, Eduardo Assis; Dalmir Francisco; Gustavo Tanus. Escravidão e abolição em Memorial de Aires: Machado de Assis e seu lugar de fala. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fernanda de Mello Alves

DUARTE, Eduardo Assis; CRUZ, A. S.; BICALHO, G. O.. Literaturas negras: inscrições da violência em Rubem Fonseca e Conceição Evaristo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gustavo de Oliveira Bicalho

DUARTE, E. A.. Paulo Colina: autor afro-brasileiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Edna M

DUARTE, E. A.; GOMES, E. M. R. S.. R. de Sá Gomes. A carta e a vida: uma leitura da correspondência entre Câmara Cascudo e Mário de Andrade. 1997. Outra participação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria da Conceição C

FLORES, M. C. C. M. G. M.;DUARTE, E. A.. M. G. M. Flores. Do mito ao romance: uma leitura dos evangelhos canônicos e de O evangelho segundo Jesus Cristo. 1997. Outra participação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marília Borges da Silveira

DUARTE, E. A.; SILVEIRA, M. B.. Stultifera Polis - Uma leitura de Lima Barreto. 1996. Outra participação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria de Fátima Lima

DUARTE, E. A.. Carmen - do livro ao palco. 1996. Outra participação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DUARTE, E. A.. Membro de Concurso de Professor Titular em Letras, Estudos Literários. 2002. Universidade Estadual de Montes Claros.

DUARTE, E. A.. Membro da Comissão Julgadora do Prêmio Palmares de Monografia e Dissertação - 2010. 2010. Fundação Cultural Palmares.

DUARTE, E. A.. Júri Inicial do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2007. 2007. Portugal Telecom.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

ROBERTO VENTURA

VENTURA, R.. Jorge Amado: Romance em tempo de utopia. 1991. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Antonio Arnoni Prado

Prado, A. Arnoni. Jorge Amado: romance em Tempo de utopia. 1991. Tese (Doutorado em Sem Informação) - Universidade de São Paulo.

Paulo Azevedo Bezerra

BEZERRA, Paulo; LAFETÁ, João Luís; PRADO, Antonio Arnoni; VENTURA, Roberto. Jorge Amado: romance em tempo de utopia. 1991. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Vilma Sant Anna Areas

Arêas, Vilma. Jorge Amado, romance em tempo de utopia. 1994. Tese (Doutorado em Sem Informação) - Universidade de São Paulo.

Vilma Sant Anna Areas

Arêas, Vilma. Jorge Amado: romance em tempo de utopia. 1991. Tese (Doutorado em Sem Informação) - Universidade de São Paulo.

Maria Helena Rolim Capelato

CAPELATO, M. H. R.. ?Jorge Amado: romance em tempo de utopia?. 1990. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Laisa Marra de Paula Cunha Bastos

Maria Firmina dos Reis e o cânone literário brasileiro; Início: 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Gradução em Letras: Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Cátia Cristina Bocaiuva Maringolo

A TRANSFORMAÇÃO DO SILÊNCIO EM LINGUAGEM E AÇÃO: UM ESTUDO COMPARADO ? EU, ESCRITORA NEGRA, RESISTO!; Início: 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Gradução em Letras: Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Dejair Dionísio

Início: 2017; Universidade Federal de Minas Gerais;

Laura Maria Almeida Oliveira

literafro - Portal da Literatura Afro-brasileira - fase 2; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Marina Luiza Horta

A Imagem Improvável do Escritor: Raymundo de Souza Dantas - apontamentos sobre vida e obra; 2015; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Margarete Aparecida de Oliveira

Narrativas de favela e identidade negra: Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo; 2015; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Gustavo de Oliveira Bicalho

"Bastaria ao poema a cor de minha pele?": imagens do arquivo literário afro-brasileiro de Paulo Colina; 2014; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Rodrigo Pires Paula

A construção das afro-identificações na ficção de Muniz Sodré; 2009; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Luiz Henrique S Oliveira

A representação do negro nas poesias de Castro Alves e [Luiz Silva] Cuti: de objeto a sujeito; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Elisângela Aparecida Lopes

"Homem de seu tempo e de seu país": senhores, escravos e libertos nos escritos de Machado de Assis; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Thiara Vasconcelos de Filippo

Imagens poéticas: o negro, a África e a noite na literatura de Oswaldo Camargo; 2007; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Aline Arruda

"Ponciá Vicêncio", de Conceição Evaristo: um Bildungsroman feminino e negro; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Lussandra Drummond de Alvarenga

O olhar feminista em José Saramago: uma leitura do Evangelho segundo Jesus Cristo e O memorial do convento; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Zoraide Portela Silva

A poesia quilombola de José Carlos Limeira; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Adélcio de Sousa Cruz

Lima Barreto: a identidade étnica como dilema; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Marcio dos Santos Freire

A lei e a morte em Grande Sertão; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Luiz Fernando Lima Braga Jr

Clarice Lispector: olhar mutante - descentramento identitário em A hora da estrela; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Maria de Fátima Lima

Carmen: do literário ao operístico; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Maria da Conceição C

M; G; M; Flores; Do mito ao romance: uma leitura d'O evangelho segundo Jesus Cristo; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Edna Maria Dantas

Correspondências: leitura das cartas trocadas entre Câmara Cascudo e Mário de Andrade; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Marília Borges da Silveira

Stultifera Polis - uma leitura de Lima Barreto; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Carlos Newton de Souza Lima Jr

O pai, o exílio e o reino - uma apresentação a poesia Armorial de Ariano Suassuna; 1996; Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Maria da Penha Casado Alves

O mythos da procura - uma travessia em A Demanda do Santo Graal e Grande Sertão: Veredas; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Márcio Cézar Carvalho

Tutaméia - a projeção do conceito através da poética; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Antonio Carlos Sobrinho

Jorge Amado e a liberdade: leitura de um projeto literário; 2014; Tese (Doutorado em Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Eduardo de Assis Duarte;

Luiz Henrique Silva de Oliveira

O negrismo e suas configurações em romances brasileiros do século XX (1928-1984); 2013; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Eduardo de Assis Duarte;

Adélcio de Sousa Cruz

narrativas contemporâneas da violência: Fernando Bonassi e Paulo Lins e Ferréz; 2009; 0 f; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Luiz Fernando Lima Braga Junior

Caio Fernando Abreu: narrativa e homoerotismo; 2006; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Maria Beatriz Bastos

Cenários dissonantes: uma leitura de Cidade de Deus e dos Raps dos Racionais MC's; 2005; 0 f; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Eunice Ferreira dos Santos

Eneida de Moraes, militância e memória; 2004; 0 f; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Luiz Henrique Silva de Oliveira

2016; Universidade Federal de Minas Gerais,; Eduardo de Assis Duarte;

mARIA ANÓRIA DE jESUS oLIVEIRA

2015; Universidade Federal de Minas Gerais,; Eduardo de Assis Duarte;

Omar da Silva Lima

2014; Universidade Federal de Minas Gerais,; Eduardo de Assis Duarte;

Luiz Henrique Silva de Oliveira

2014; Universidade Federal de Minas Gerais,; Eduardo de Assis Duarte;

Murilo da Costa Ferreira

2012; Universidade do Estado da Bahia,; Eduardo de Assis Duarte;

Harion Márcio da Costa Custódio

Escravidão e abolição em Memorial de Aires: Machado de Assis e seu lugar de fala; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Fernanda de Melo Alves

Da doçura à brutalidade: apontamentos sobre a escrita de Conceição Evaristo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Gustavo de Oliveira Bicalho

Paulo Colina: autor afro-brasileiro; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Rodrigo Pires Paula

Zumbi dos Palmares na Ficção de Joel Rufino dos Santos; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Maria do Rosário Alves Pereira

Adão Ventura, poeta da negritude; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Daniela Maria Barbosa Guedes

O Negro na Poesia de Ascenso Ferreira; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Lorena Cristina de Oliveira Barbosa

literafro - Portal da Literatura Afro-brasileira; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Bruna Emanuele Fernandes

literafro - Portal da Literatura Afro-brasileira; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Pedro Henrique Souza da Silva

literafro - Portal da Literatura Afro-brasileira; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Rafaela Vicência Pereira

literafro - Portal da Literatura Afro-brasileira; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Lorena Cristina de Oliveira Barbosa

literafro - Portal da Literatura Afro-brasileira; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Harion Márcio da Costa Custódio

literafro - Portal da Literatura Afro-brasileira; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Nathália Izabela Rodrigues Dias

literafro - Portal da literatura afro-brasileira; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Rafaela Vicência Pereira

literafro - Portal da literatura afro-brasileira; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Pedro Henrique Souza da Silva

literafro - Portal da literatura afro-brasileira; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Gustavo Tanus

literafro - Portal da literatura afro-brasileira; 2014; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Harion Marcio Costa Custodio

literafro - Portal da literatura afro-brasileira; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Angelo Pereira da Fonseca Neto

literafro - Portal da Literatura Afro-brasileira; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Gustavo de Oliveira Bicalho

literafro - Portal da Literatura Afro-brasileira; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Lívia Menezes da Costa Molina

Configurações do Romance Afro-brasileiro; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Kelly Elias Trindade

Configurações do Romance Afro-brasileiro; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Riverson Silva

Portal da Literatura Afro-brasileira - literafro; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Giovana Soalheiro Pinheiro

Portal da Literatura Afro-brasileira - literafro; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Zélia de Nazareth Neves Vaz

Portal da Literatura Afro-Brasileira - literafro; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Thiago dos Santos

Portal da Literatura Afro-Brasileira - Literafro; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Gilmara Guimarães

Portal da Literatura Afro-Brasileira - Literafro; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Marina Luiza Horta

Literafro: Portal da Literatura afro-brasileira; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Fernanda Rodrigues de Figueiredo

Portal da Literatura Afro-brasileira - literafro; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Danielle da Costa Rocha

Portal da Literatura Afro-brasileira - literafro; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Fernanda Soares da Costa

Portal da Literatura Afro-brasileira - literafro; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Eduarda Rodrigues da Costa

Portal da Literatura Afro-brasileira - literafro; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Maria do Rosário Alves Pereira

Afro-descendências: raça/etnia na cultura brasileira; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Eduarda Rodrigues da Costa

Portal da Literatura Afro-brasileira - literafro; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Soraia Patrocínio

Portal da Literatura Afro-brasileira - literafro; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Michele da Silva Gonçalves

Portal da Literatura Afro-brasileira - literafro; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Rodrigo Pires Paula

Portal da Literatura Afro-brasileira - literafro; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Daniela Maria Barbosa Guedes

Portal da Literatura Afro-brasileira - literafro; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Luiz Henrique S Oliveira

Portal da Literatura Afro-brasileira - literafro; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Elisângela Aparecida Lopes

Portal da Literatura Afro-brasileira - literafro; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Vânia Lopes de Paula

Afro-descendências: raça/etnia na cultura brasileira; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Geralda Cristina Fortunato Lino

Portal da Literatura Afro-brasileira - literafro; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Marcelo Correia Lima

Gênero e comparativismo - um estudo do imaginário masculino-feminino na representação literária, 2a; fase; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Ana Claudia Mafra da Fonseca

O mito de Lilith e sua circulação literária; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Eliane Medeiros de Nóbrega

O mito de Lilith e sua circulação literária; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DUARTE, Eduardo Assis . Le roman afrobrésilien hier et aujourd'hui. ELA- ETUDES LITTERAIRES AFRICAINES , v. 43, p. 31-45, 2017.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Por um conceito de literatura afro-brasileira. Revista de Crítica Literaria Latinoamericana , v. 81, p. 19-43, 2015.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Por um conceito de literatura afro-brasileira. Rassegna Iberistica , v. 37, p. 259-280, 2014.

  • DUARTE, E. A. . Otras acuarelas de Brasil. Turia (Teruel) , v. 103, p. 219-222, 2012.

  • DUARTE, E. A. . Jorge Amado: Exile and Literature. Comparative Literature Studies (Urbana) , v. 49, p. 69-72, 2012.

  • DUARTE, E. A. . Ethnicité et dissimulation. ELA- Etudes Litteraires Africaines , v. 28, p. 69-72, 2010.

  • DUARTE, E. A. . Por um conceito de literatura afro-brasileira. Terceira Margem , v. XIV, p. 1-20, 2010.

  • DUARTE, E. A. . Outras aquarelas do Brasil. Revista da Biblioteca Mário de Andrade , v. 66, p. 91-105, 2010.

  • DUARTE, E. A. . A capoeira literária de Machado de Assis. Machado de Assis em Linha , v. Ano 2, p. 10, 2009.

  • DUARTE, E. A. . Literatura afro-brasileira: elementos para uma conceituação. Acervo (Rio de Janeiro) , v. 22, p. 77-90, 2009.

  • DUARTE, E. A. . Mulheres marcadas: literatura, gênero, etnicidade. Scripta (PUCMG) , v. 13, p. 63-78, 2009.

  • DUARTE, E. A. . Mulheres marcadas: literatura, gênero, etnicidade. Terra Roxa e Outras Terras , v. 17-A, p. 1-20, 2009.

  • DUARTE, E. A. . Memorias póstumas da escravidão. Minas Gerais. Suplemento Literário , v. 1, p. 13, 2008.

  • DUARTE, E. A. . Literatura afro-brasileira: um conceito em construção. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea , v. 1, p. 11-24, 2008.

  • DUARTE, E. A. . Machado de Assis's African Descent. Research in African Literatures , v. 38, p. 134-151, 2007.

  • DUARTE, E. A. . Êta, mulher de fibra. Revista de História (Rio de Janeiro) , v. Ano 2, p. 76-79, 2007.

  • DUARTE, E. A. . O Bildungsroman afro-brasileiro de Conceição Evaristo (resenha). Revista Estudos Feministas , Florianópolis, v. 14, n.1, p. 305-308, 2006.

  • DUARTE, E. A. . Jorge Amado, exílio e literatura. Aletria (UFMG) , Belo Horizonte, n.9, p. 226-236, 2003.

  • DUARTE, E. A. . Notas sobre a literatura brasileira afro-descendente. Cronos Revista de História, Pedro Leopoldo - MG, v. 6, 2002.

  • DUARTE, E. A. . Leitura e cidadania. Site do Projeto Memória da Leitura da Unicamp, Campinas, 2002.

  • DUARTE, E. A. . Morte e vida de Jorge Amado. Revista Brasil de Literatura, Belo Horizonte, 2002.

  • DUARTE, E. A. . Entre sertão e subúrbio: Guimarães Rosa e Paulo Lins. O Eixo e a Roda , Belo Horizonte, v. 7, p. 119-125, 2001.

  • DUARTE, E. A. . A Antropofagia encontra o marxismo: notas a propósito de O rei da vela, de Oswald de Andrade. Aletria, Belo Horizonte, v. 7, p. 50-57, 2000.

  • DUARTE, E. A. . Lô, Lolita, Lilith. Boletim do Gt A Mulher na Literatura, Maceió, v. VIII, p. 59-65, 2000.

  • DUARTE, E. A. . Ficção e história no regionalismo brasileiro. Miscelânia, UNESP - Assis - SP, v. 3, p. 00-00, 1998.

  • DUARTE, E. A. . Classe, gênero, etnia: povo e público na ficção de Jorge Amado. Cadernos de Literatura Brasileira, Inst. Moreira Sales, São Paulo, v. 3, p. 88-97, 1997.

  • DUARTE, E. A. . A Eva feminista de Angela Carter. VIVENCIA, CCHLA/EDUFRN - Natal, v. 9, n.2, p. 115-124, 1995.

  • DUARTE, E. A. . Ficção e história no regionalismo brasileiro. O GALO, Fund. José Augusto - Natal, v. 7, p. 12-15, 1994.

  • DUARTE, E. A. . Representações do feminino demoniaco em O Cortico, de Aluisio Azevedo. VIVENCIA, UFRN - NATAL, v. 8, n.2, p. 7-15, 1994.

  • DUARTE, E. A. . A mãe obscura ou o diabo de saias no cordel nordestino. ODISSEIA, UFRN - Natal, v. 1, p. 35-42, 1994.

  • DUARTE, E. A. . Jorge Amado e o Bildungsroman proletário. Revista Brasileira de Literatura Comparada , São Paulo, v. 2, p. 157-164, 1994.

  • DUARTE, E. A. . Jorge Amado e o Bildungsroman proletário. QUADERNI IBERO-AMERICANI, ROMA, n.74, p. 35-42, 1993.

  • DUARTE, E. A. . Ficção e estética no Banquete de Mário de Andrade. CARMINA, Rio de Janeiro, v. 07, n.1, p. 102-109, 1993.

  • DUARTE, E. A. . Diva Cunha: a nova poesia feminina que vem do Nordeste. SUPLEMENTO LITERARIO DE MINAS GERAIS, Belo Horizonte, n.1113, p. 7-8, 1989.

  • DUARTE, E. A. . Eficácia e limites do discurso ideológico em Parque Industrial, de Patrícia Galvão. SUPLEMENTO LITERARIO DE MINAS GERAIS, Belo Horizonte, n.1105, p. 6-7, 1988.

  • DUARTE, E. A. . Eficácia e limites do discurso ideológico em Parque Industrial, de Patrícia Galvão. Letras, PUCCAMP - Campinas, v. 6, n.1-2, p. 00-00, 1987.

  • DUARTE, E. A. . Algumas palavras a propósito da intertextualidade. VIVENCIA, UFRN - Natal, n.02, p. 30-41, 1983.

  • DUARTE, E. A. . Riobaldo: a travessia e o vazio. VOZES, Petrópolis, v. LXXIV, p. 31-42, 1980.

  • DUARTE, E. A. . Literatura Afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2014. v. 1. 296p .

  • DUARTE, E. A. . Literatura Afro-brasileira: abordagens na sala de aula. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2014. v. 1. 240p .

  • DUARTE, E. A. . Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. V. 1 ? Precursores. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

  • DUARTE, E. A. . Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica V. 2 ? Consolidação. 1ª. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. v. 2. 442p .

  • DUARTE, Eduardo Assis ; FONSECA, Maria Nazareth Soares (Org.) . Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. V. 4 ? História, teoria, polêmica. 1ª. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. v. 1. 420p .

  • DUARTE, E. A. . Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. V. 3 ? Contemporaneidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

  • DUARTE, E. A. ; DUARTE, Constância Lima (Org.) ; ALEXANDRE, M. A. (Org.) . Falas do outro: literatura, gênero, etnicidade. Belo Horizonte: Nandyala/NEIA, 2010. 344p .

  • DUARTE, E. A. . Contos do mar sem fim: antologia afro-brasileira. R. Janeiro/Guiné-Bissau/Angola: Pallas / Ku Si Mon / Chá de Caxinde, 2010. 224p .

  • DUARTE, E. A. ; REIS, Maria Firmina dos (Org.) . Úrsula, de Maria Firmina dos Reis (Ediçao comemorativa dos 150 anos do romance). 5. ed. Florianopolis;Belo Horizonte: Mulheres; PUC Minas, 2009. v. 1. 280p .

  • DUARTE, E. A. . Machado de Assis afro-descendente - escritos de caramujo [Antologia]. 1. ed. Rio de Janeiro/Belo Horizonte: Pallas/Crisálida, 2007. v. 1. 286p .

  • DUARTE, E. A. ; CRUZ, A. S. (Org.) . Seleta literafro. Belo Horizonte / Brasília: NEIA/Ações Afirmativas / Fundação Cultural Palmares, 2007. v. 1.

  • DUARTE, E. A. ; CRUZ, A. S. (Org.) . Seleta literafro: catálogo de autores. Belo Horizonte / Brasília: NEIA / Ações Afirmativas UFMG / Fundação Cultural Palmares, 2007. v. 1.

  • DUARTE, E. A. . Literatura, Política, Identidades. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2005. v. 1. 176p .

  • DUARTE, E. A. . Úrsula, de Maria Firmina dos Reis. 4a. ed. Florianópolis / Belo Horizonte: Mulheres / PUC Minas, 2004. 281p .

  • DUARTE, E. A. ; SCARPELLI, M. F. (Org.) . Poéticas da diversidade. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2002. 250p .

  • DUARTE, E. A. ; DUARTE, Constância Lima (Org.) . Anais do IX Seminário Nacional Mulher & Literatura (Co-organização). Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2002.

  • DUARTE, E. A. . Gênero e representação: teoria, história e crítica (Coleção Mulher & Literatura) Co-organizador). Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários / Faculdade de Letras da UFMG, 2002.

  • DUARTE, E. A. . Gênero e representação na Literatura Brasileira (Coleção Mulher & Literatura) (Co-organizador). Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários / Faculdade de Letras da UFMG, 2002.

  • DUARTE, E. A. ; AYALA, M. I. N. O. (Org.) . Múltiplo Mário: Ensaios. João Pessoa: UFPB, 1997. v. 1. 296p .

  • DUARTE, E. A. . Jorge Amado: Romance em tempo de utopia. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1996. v. 1. 280p .

  • DUARTE, E. A. . Graciliano revisitado. NATAL: UFRN, 1995. v. 1. 228p .

  • DUARTE, E. A. . 70 Anos de Modernismo. NATAL: UFRN, 1994. v. 1. 189p .

  • DUARTE, Eduardo Assis . Por um conceito de literatura afro-brasileira. In: Thomas Bonnici; Lúcia Osana Zolin. (Org.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 4ed.Maringá: EDUEM - Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2019, v. 1, p. 369-383.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Rubem Fonseca e Conceição Evaristo: olhares distintos sobre a violência. In: Constância Lima Duarte; Cristiane Côrtes; Maria do Rosário Alves Pereira. (Org.). Escrevivências: gênero e violência na obra de Conceição Evaristo. 2ªed.Belo Horizonte: IDEA, 2018, v. 1, p. 209-219.

  • DUARTE, Eduardo Assis . "Úrsula" e a desconstrução da razão negra ocidental. In: Constância Lima Duarte; Luana Tolentino; Maria Lúcia Barbosa; Maria do Socorro Vieira Coelho. (Org.). Maria Firmina dos Reis - faces de uma precursora. 1ed.Rio de Janeiro: Malê, 2018, v. 1, p. 51-79.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Outras Aquarelas do Brasil. In: Betina Ribeiro Rodrigues; Carlos Reis. (Org.). Amado Jorge - um retrato de muitas faces. 1ed.Rio de Janeiro: Bonecker, 2018, v. 1, p. 45-57.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Maria Firmina, mulher do seu tempo e do seu país. In: Maria Firmina dos Reis. (Org.). Úrsula. 7ªed.Belo Horizonte: PUC Minas, 2018, v. 1, p. 9-22.

  • DUARTE, E. A. . Entre Passado e presente, Cuti e a narrativa do negro. In: Elio Ferreira; Feliciano J. B. Filho; Maragareth T. A. Costa. (Org.). Literaturas e canções afrodescendentes. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2017, v. 3, p. 29-35.

  • DUARTE, E. A. . O Negro na Literatura Brasileira. In: Elio Ferreira; Feliciano J. B. Filho; Margareth T. A. Costa. (Org.). Literaturas e canções afrodescendentes. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2017, v. 3, p. 37-51.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Por um conceito de literatura afro-brasileira. In: Laeticia Jensen Eble; Regina Dalcastagnè. (Org.). Literatura e Exclusão. 1ed.Porto Alegre: Zouk, 2017, v. 1, p. 195-216.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Alteridade e recepção no romance de Jorge Amado. In: Antonio Carlos Sobrinho; Carlos Magalhães; Joabson Lima Figueiredo. (Org.). Aspectos da Produção Cultural Baiana. 1ed.Salvador: Quarteto, 2017, v. 1, p. 15-33.

  • DUARTE, E. A. . Rubem Fonseca e conceição Evaristo: olhares distintos sobre a violência. In: Cecil Jeanine Albert Zinani; Salete Rosa Pezzi dos Santos. (Org.). Trajetórias de literatura e gênero. 1ªed.Caxias do Sul: EDUCS, 2016, v. 1, p. 25-36.

  • DUARTE, E. A. . Maria Firmina dos Reis: na contracorrente do escravismo, o negro como referência moral. In: Sidney Chalhoub; Ana Flávia Magalhães Pinto. (Org.). Pensadores negros, pensadoras negras. 1ªed.Cruz das Almas; Belo Horizonte: EDUFRB; Fino Traço, 2016, v. 11, p. 41-58.

  • DUARTE, E. A. . Rubem Fonseca e Conceição Evaristo: olhares distintos sobre a violência. In: Constância Lima Duarte; Cristiane Côrtes; Maria do Rosário A. Pereira. (Org.). Escrevivências: identidade, gênero e violência na obra de Conceição Evaristo. 1ªed.Belo Horizonte: IDEA, 2016, v. 1, p. 209-219.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Faces do negro na literatura brasileira. In: ALMEIDA, Júlia; SIEGA, Paula. (Org.). Literatura e voz subalterna. 201ed.Vitória-ES: EDUFES, 2016, v. 1, p. 41-64.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Margens da história: a revisitação do passado na ficção afro-brasileira. In: Marcos Siscar e Marcos Natali. (Org.). Margens da democracia ? A literatura e a questão da diferença. 1ªed.Campinas, São Paulo: Editora UNICAMP, EDUSP, 2015, v. 1, p. 167-190.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Jorge Amado na era dos extremos. In: Myriam Fraga; Aleílton Fonseca; Evelina Hoisel. (Org.). Jorge Amado: literatura e política. 1ªed.Salvador-BA: Casa de Palavras, 2015, v. 1, p. 13-22.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Oswaldo de Camargo: poesia, ficção, autoficção. In: Rodrigo Vasconcelos Machado. (Org.). Panorama da literatura negra ibero-americana. 1ªed.Curitiba: Imprensa UFPR, 2015, v. 1, p. 26-34.

  • DUARTE, Eduardo Assis . A cor da literatura. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura Afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI. 1ªed.Rio de Janeiro: Pallas, 2014, v. 1, p. 9-16.

  • DUARTE, E. A. . Por um conceito de literatura afro-brasileira. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura Afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI. 1ªed.Rio de Janeiro: Pallas, 2014, v. 1, p. 17-45.

  • DUARTE, E. A. . Maria Firmina dos Reis. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura Afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI. 1ªed.Rio de Janeiro: Pallas, 2014, v. 1, p. 54-58.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Nascimento Moraes. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura Afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI. 1ªed.Rio de Janeiro: Pallas, 2014, v. 1, p. 76-77.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Lino Guedes. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura Afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI. 1ªed.Rio de Janeiro: Pallas, 2014, v. 1, p. 77-79.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Aloisio Resende. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura Afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI. 1ªed.Rio de Janeiro: Pallas, 2014, v. 1, p. 80-81.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Carlos de Assumpção. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura Afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI. 1ªed.Rio de Janeiro: Pallas, 2014, v. 1, p. 106-107.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Antônio Vieira. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura Afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI. 1ªed.Rio de Janeiro: Pallas, 2014, v. 1, p. 118-119.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Joel Rufino dos Santos. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura Afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI. 1ªed.Rio de Janeiro: Pallas, 2014, v. 1, p. 121-124.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Nei Lopes. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura Afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI. 1ªed.Rio de Janeiro: Pallas, 2014, v. 1, p. 132-135.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Arnaldo Xavier. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura Afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI. 1ªed.Rio de Janeiro: Pallas, 2014, v. 1, p. 163-166.

  • DUARTE, Eduardo Assis . José Carlos Limeira. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura Afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI. 1ªed.Rio de Janeiro: Pallas, 2014, v. 1, p. 182-184.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Jônatas Conceição. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura Afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI. 1ªed.Rio de Janeiro: Pallas, 2014, v. 1, p. 194-195.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Oswaldo Faustino. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura Afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI. 1ªed.Rio de Janeiro: Pallas, 2014, v. 1, p. 198-199.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Lia Vieira. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura Afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI. 1ªed.Rio de Janeiro: Pallas, 2014, v. 1, p. 213-216.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Abílio Ferreira. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura Afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI. 1ªed.Rio de Janeiro: Pallas, 2014, v. 1, p. 230-231.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Sergio Ballouk. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura Afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI. 1ªed.Rio de Janeiro: Pallas, 2014, v. 1, p. 246-247.

  • DUARTE, Eduardo Assis . O lugar do negro na literatura. In: Célia Belmiro; Francisca Maciel; Mônica Baptista; Aracy Martins. (Org.). Onde está a literatura? seus espaços, seus leitores,seus textos, suas leituras. 1ªed.Belo Horizonte: UFMG, 2014, v. 1, p. 151-168.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Mulheres marcadas: literatura, gênero, etnicidade. In: Marinyze Oliveira; Maurício Pereira; Denise Carrascosa. (Org.). Cartografias da subalternidade: diálogos no eixo sul-sul. 1ªed.Salvador: EDUFBA, 2014, v. 1, p. 171-188.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Literatura e afrodescendência no Brasil: memória e desdobramentos. In: Cidinha da Silva. (Org.). Africanidades e relações raciais: insumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil. 1ªed.Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2014, v. 1, p. 246-256.

  • DUARTE, E. A. . Jorge Amado e a utopia racial brasileira. In: Myriam Fraga, .Aleilton Fonseca, Evelina Hoisel. (Org.). Jorge Amado cem anos escrevendo o Brasil. 1ed.Salvador: Casa de Palavras, 2013, v. 1, p. 39-48.

  • DUARTE, E. A. . Na cartografia do romance afro-brasileiro, Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves. In: Julia Almeida; Adelia M. Ribeiro; Heloisa Toller Gomes. (Org.). Crítica pós-colonial - panorama de leituras contemporâneas. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013, v. 1, p. 208-227.

  • DUARTE, E. A. . Mulheres marcadas: literatura, gênero, etnicidade. In: Conceição Flores. (Org.). Mulheres e Literatura: ensaios. 1ed.Natal: EDUNP, 2013, v. 1, p. 329-345.

  • DUARTE, E. A. . Posthumous Memories of Slavery: Blackness and Machado de Assis. In: Antonio D. Tillis. (Org.). (Re)considering blackness in contemporary afro-brazilian (con) texts. 1ed.New York: Peter Lang Publishing, 2011, v. 1, p. 83-96.

  • DUARTE, E. A. . Mulheres marcadas: literatura, gênero, etnicidade. In: Aimée G. Bolaños; Lady Rojas Benavente;. (Org.). Voces negras de las Americas: diálogos contemporáneos / Vozes negras das Américas: diálogos contemporâneos. 1ed.Rio Grande: Editora da FURG, 2011, v. 1, p. 163-175.

  • DUARTE, E. A. . Entre Orfeu e Exu, a afrodescendência toma a palavra. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2011, v. 1, p. 13-48.

  • DUARTE, E. A. . Ildefonso Juvenal. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2011, v. 1, p. 337-348.

  • DUARTE, E. A. . Abdias Nascimento. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2011, v. 1, p. 417-438.

  • DUARTE, E. A. . Carlos de Assumpção. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2011, v. 1, p. 551-562.

  • DUARTE, E. A. . Joel Rufino dos Santos. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2011, v. 2, p. 91-109.

  • DUARTE, E. A. ; PAULA, Rodrigo Pires . Muniz Sodré. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2011, v. 2, p. 125-137.

  • DUARTE, E. A. ; CAMPOS, M. C. C. . Conceição Evaristo. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2011, v. 2, p. 207-226.

  • DUARTE, E. A. . Paulo Colina. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Belo Horizonte: UFMG, 2011, v. 2, p. 409-426.

  • DUARTE, E. A. ; OLIVEIRA, Luiz Henrique S . Henrique Cunha Jr.. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2011, v. 3, p. 69-85.

  • DUARTE, E. A. ; OLIVEIRA, Luiz Henrique S . Abelardo Rodrigues. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2011, v. 3, p. 123-134.

  • DUARTE, E. A. ; CRUZ, A. S. . Paulo Lins. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2011, v. 3, p. 261-275.

  • DUARTE, E. A. ; FONSECA, Maria Nazareth Soares . A construção da memória afrodescendente: lembranças e reflexões. In: Eduardo de Assis Duarte; Maria Nazareth Soares Fonseca. (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2011, v. 4, p. 7-10.

  • DUARTE, E. A. . Por um conceito de literatura afro-brasileira. In: Eduardo de Assis Duarte; Maria Nazareth Soares Fonseca. (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2011, v. 4, p. 375-403.

  • DUARTE, E. A. . Literatura e afro-descendência. In: Edimilson de Almeida Pereira. (Org.). Um tigre na floresta de signos: estudos sobre poesia e demandas sociais no Brasil. 1ed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2010, v. , p. 73-85.

  • DUARTE, E. A. . Memórias póstumas da escravidão. In: Gustavo Bernardo; Joachim Michael; Markus Schäffauer. (Org.). Machado de Assis e a escravidão. São Paulo: Annablume, 2010, v. , p. 11-26.

  • DUARTE, E. A. . Mulheres marcadas: literatura, gênero, etnicidade. In: Constância Lima Duarte; Eduardo de Assis Duarte; Marcos Antônio Alexandre. (Org.). Falas do outro: literatura, gênero, etnicidade. Belo Horizonte: Nandyala/NEIA, 2010, v. , p. 24-37.

  • DUARTE, E. A. . Classe e gênero no romance de Rachel de Queiroz. In: Fernanda Coutinho. (Org.). Rachel de Queiroz: uma escrita no tempo: ensaios. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2010, v. , p. 123-134.

  • DUARTE, E. A. . Na cartografia do romance afro-brasileiro: "Um defeito de cor" de Ana Maria Gonçalves. In: Cláudia Regina Lahni; Ignacio José Godinho Delgado; Enilce Albergaria Rocha; Elizete M. Menegat; Danubia Andrade. (Org.). Culturas e diásporas africanas. 1ed.Juiz de Fora - MG: UFJF, 2009, v. 1, p. 15-36.

  • DUARTE, E. A. . "O pagador de promessas": entre mito e realidade. In: SILVA, Marcos;CHAVES, Bené.. (Org.). Cenas brasileiras: o cinema em perspectiva multidisciplinar( 1928-1988). 1ed.Natal (RN): EDUFRN, 2009, v. 1, p. 145-152.

  • DUARTE, E. A. . Na cartografia do romance afro-brasileiro, "Um defeito de cor", de Ana Maria Gonçalves. In: TORNQUIST, Carmen Susana; et al.. (Org.). Leituras de resistencia: corpo, violência e poder. 1ed.Florianopolis (SC): Editora Mulheres, 2009, v. 1, p. 325-348.

  • DUARTE, E. A. ; DUARTE, Constância Lima . Marlyse Meyer, pensamento em trânsito ou cristaos e mouros no Brasil. In: AREAS, Vilma; FERREIRA, Jerusa Pires.. (Org.). Marlyse Meyer nos caminhos do imaginario. 1ed.São Paulo: EDUSP, 2009, v. 1, p. 59-65.

  • DUARTE, E. A. . Memórias póstumas da escravidão. In: Verônica Lucy Coutinho Lage. (Org.). Literatura, crítica e cultura II: diálogos com Machado de Assis: caminhos da crítica literária. 1ed.: , 2008, v. 1, p. 21-28.

  • DUARTE, E. A. . Literatura afro-brasileira: um conceito em construção. In: Niyi Afolabi; Márcio Barbosa; Esmeralda Ribeiro. (Org.). A mente afro-brasileira: crítica literária e cultural afro-brasileira contemporânea/The afro-brazilian mind: contemporary afro-brazilian literary and cultural criticism. Trenton - EUA: Africa World Press, Inc., 2007, v. 1, p. 103-112.

  • DUARTE, E. A. . O Bildungsroman afro-brasileiro de Conceição Evaristo. In: Marco Antônio Alexandre. (Org.). Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. 1ed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007, v. 1, p. 22-29.

  • DUARTE, E. A. . Literatura e afro-descendência. In: Niyi Afolabi, Márcio Barbosa, Esmeralda Ribeiro. (Org.). A mente afro-brasileira: crítica literária e cultural afro-brasileira contemporânea/The afro-brazilian mind: contemporary afro-brazilian literary and cultural criticism. 1ed.Trenton - EUA: Africa World Press, Inc., 2007, v. 1, p. 133-145.

  • DUARTE, E. A. . Sertão, subúrbio: Guimarães Rosa e Paulo Lins. In: Niyi Afolabi, Márcio Barbosa, Esmeralda Ribeiro. (Org.). A mente afro-brasileira: crítica literária e cultural afro-brasileira contemporânea/The afro-brazilian mind: contemporary afro-brazilian literary and cultural criticism. 1ed.Trenton - EUA: Africa World Press, Inc., 2007, v. 1, p. 229-234.

  • DUARTE, E. A. . Memória e ficção na narrativa feminina afro-brasileira. In: Maria Conceição Monteiro; Tereza Marques de Oliveira Lima. (Org.). Entre o estético e o político: a mulher nas literaturas clássicas e vernáculas. Florianópolis: Editora Mulheres, 2006, v. 1, p. 227-232.

  • DUARTE, E. A. . Figurações da afro-descendência no romance de Jorge Amado. In: Miriam Fraga. (Org.). Jorge Amado: 70 anos de Jubiabá. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado; Faculdades Jorge Amado, 2006, v. , p. 31-40.

  • DUARTE, E. A. . Úrsula - primeiro romance afro-brasileiro. In: Rita Chaves; Tânia Macedo. (Org.). Marcas da diferença: as literaturas africanas de língua portuguesa. São Paulo: Alameda/FAPESP, 2006, v. , p. 319-328.

  • DUARTE, E. A. . Outras aquarelas do Brasil. In: Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais. (Org.). Ficções do Brasil - Conferências sobre literatura e identidade nacional. 1ed.Belo Horizonte: Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, 2006, v. 1, p. 173-199.

  • DUARTE, E. A. . Salário do medo em Natal. In: Marcos Silva, Bené Chaves. (Org.). Clarões da tela: o cinema dentro de nós. 1ed.Natal: EDUFRN - Editora da UFRN, 2006, v. 1, p. 173-178.

  • DUARTE, E. A. . Maria Firmina dos Reis: a mão feminina e negra na fundação do romance brasileiro. In: Nadilza Moreira; LIane Schneider. (Org.). Mulheres no mundo: etnia, marginalidade e diáspora. 1ed.João Pessoa: Idéia/Editora Universitária, 2005, v. 1, p. 67-76.

  • DUARTE, E. A. . Jorge Amado, exil et littérature. In: Rita Godet; Jacqueline Penjon. (Org.). Jorge Amado - Lectures et Dialogues autour d'une oeuvre. Paris: Presses Sorbonne Nouvelle, 2005, v. , p. 45-58.

  • DUARTE, E. A. . Jorge amado: leitura e cidadania. In: Organizadores. (Org.). Capitães da areia: II curso Jorge Amado. 1ªed.Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado, 2004, v. , p. 39-50.

  • DUARTE, E. A. . Maria Firmina dos Reis e os primórdios da ficção afro-brasileira. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Úrsula. 4aed.Florianópolis / Belo Horizonte: Mulheres / PUC Minas, 2004, v. , p. 266-281.

  • DUARTE, E. A. . Jorge Amado, exílio e literatura. In: Rita Olivieri Godet; Jacqueline Penjon. (Org.). Jorge Amado: leituras e diálogos em torno de uma obra. Salvador: Fundação Cultural Casa de Jorge Amado, 2004, v. 1, p. 63-80.

  • DUARTE, E. A. . Feminismo e desconstrução: anotações para um possível percurso. In: Eduardo de Assis Duarte; Constância Liima Duarte; Kátia da Costa Bezerra. (Org.). Gênero e representação: teoria, história e crítica. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários / Faculdade de Letras da UFMG, 2002, v. , p. -.

  • DUARTE, E. A. . Notas sobre a literatura brasileira afro-descendente. In: Eduardo de Assis Lima Duarte; Marli de Oliveira Fantini Scarpelli. (Org.). Poéticas da diversidade. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários / Faculdade de Letras da UFMG, 2002, v. , p. 47-61.

  • DUARTE, E. A. . Aquarelas do Brasil: margens da identidade nacional na ficção de Jorge Amado. In: CHIAPPINI, L.; BRESHIANI, M. S.. (Org.). Literatura e cultura no Brasil. Identidades e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2002, v. , p. 53-62.

  • DUARTE, E. A. . Jorge Amado e o romance de fundação. In: VICENTE, Pedro. (Org.). Vozes do Nordeste. Natal: EDUFRN, 2000, v. 1, p. 230-257.

  • DUARTE, E. A. . Jorge Amado e o bildungsroman proletário. In: VARIOS AUTORES. (Org.). Um grapiúna no país do carnaval. Salvador: FCJA/EDUFBA, 2000, v. 1, p. 71-80.

  • DUARTE, E. A. . Entre sertão e subúrbio: Guimarães Rosa e Paulo Lins. In: Giulia Lanciani. (Org.). Lusobrasílica: i protagonisti del raconto (Homenagem a Guimarães Rosa). Roma: Bulzoni Editore, 2000, v. 3, p. 127-134.

  • DUARTE, E. A. . Rachel de Queiroz: mulher, ficção e história. In: AUAD, Sílvia. (Org.). Mulher - cinco séculos de desenvolvimento na América - Capítulo Brasil. Belo Horizonte: Unicentro Newton Paiva/CREA, 1999, v. 1, p. 384-390.

  • DUARTE, E. A. . Patrícia Galvão: comunismo e feminismo nos anos 30. In: AUAD, Sílvia. (Org.). Mulher - cinco séculos de desenvolvimento na América - Capítulo Brasil. Belo Horizonte: Unicentro Newton Paiva/CREA, 1999, v. 1, p. 371-377.

  • DUARTE, E. A. . Iracema: a expansão portuguesa sob o signo de Eva. In: RAMALHO, Cristina. (Org.). Literatura feminina - proposta teóricas e reflexões críticas. 1ed.Rio de Janeiro: ELO, 1999, v. 1, p. 195-202.

  • DUARTE, E. A. . Literatura e outros sistemas semióticos. In: COELHO, H.; VASCONCELOS, M.. (Org.). Mil rastros rápidos. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, v. 1, p. 51-60.

  • DUARTE, E. A. . Gênero e comparatismo. In: MARQUES, R.; BITTENCOURT, G.. (Org.). Limiares críticos. Belo Horizonte/Porto Alegre: Autêntica/Instituto de Letras da UFRGS, 1998, v. 1, p. 73-80.

  • DUARTE, E. A. . A mãe obscura ou o diabo de saias no cordel nordestino. In: SCHMIDT, R. T.. (Org.). MULHERES E LITERATURA: (TRANS)FORMANDO IDENTIDADES. PORTO ALEGRE: PALLOTI, 1997, v. , p. 93-102.

  • DUARTE, E. A. . Ficção e estética n'O Banquete, de Mário de Andrade. In: DUARTE, E. A; AYALA, M. I. N.. (Org.). Múltiplo Mário: ensaios. NATAL: UFRN, 1997, v. 1, p. 125-132.

  • DUARTE, E. A. . A literatura comparada no Nordeste: a experiencia da UFRN. In: CUNHA, E. L.; SOUZA, E. M. (Org.). LITERATURA COMPARADA: ENSAIOS. SALVADOR: UFBA, 1996, v. , p. 149-155.

  • DUARTE, E. A. . Prefácio. In: LIMA, B.. (Org.). Canteiro de saudades. Belo Horizonte: CL Assessoria de Comunicação, 1996, v. 1, p. 3-.

  • DUARTE, E. A. . Graciliano e Jorge Amado nas sendas da utopia. In: DUARTE, E. A.. (Org.). GRACILIANO REVISITADO. NATAL: UFRN, 1995, v. , p. 161-173.

  • DUARTE, E. A. . Macunaima: modernismo e modernidade. In: DUARTE, E. A.. (Org.). 70 ANOS DE MODERNISMO. NATAL: UFRN, 1994, v. , p. 25-30.

  • DUARTE, E. A. . Mulher e preconceito(s) no romance brasileiro. In: GAZOLLA, A. L. A.. (Org.). A MULHER NA LITERATURA. BELO HORIZONTE: UFMG, 1990, v. , p. 193-200.

  • DUARTE, E. A. . Oswald e a cena semiótica do Rei da Vela. In: OLIVEIRA, Ana Cláudia; SANTAELLA, Lúcia. (Org.). Semiótica da literatura. São Paulo: EDUC, 1987, v. 1, p. 101-106.

  • DUARTE, E. A. . Diva sinônimo poesia (Posfácio). In: CUNHA, Diva. (Org.). CANTO DE PAGINA. NATAL: CLIMA, 1986, v. , p. 87-92.

  • DUARTE, E. A. . O dia da caça (Prefácio). In: EMERENCIANO, Nilo Sérgio. (Org.). ACONTECEU NA QUINTA DELEGACIA. NATAL: FUNDACAO JOSE AUGUSTO, 1982, v. , p. 07-09.

  • DUARTE, E. A. . Literatura. In: Organizadores. (Org.). COMUNICACAO E EXPRESSAO. RIO DE JANEIRO: EQUIPE CPS, 1978, v. , p. 34-78.

  • DUARTE, E. A. . A maravilhosa viagem a Platiplanto. In: Organizadores. (Org.). LITERATURA NO VESTIBULAR. RIO DE JANEIRO: SBAG, 1974, v. , p. 132-139.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Olorum Ekê / Eu sou o poeta do povo. Suplemento Pernambuco, Recife, p. 13 - 15, 11 dez. 2018.

  • DUARTE, E. A. . Memórias da Dor. Cândido, Curitiba - PR, p. 12 - 17, 01 nov. 2017.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Literatura Afro-brasileira, configurações. Cândido, Curitiba, p. 26 - 29, 01 nov. 2015.

  • DUARTE, E. A. . O Pagador de promessas - entre mito e realidade. Jornal Estado de Minas, Belo Horizonte, 26 dez. 2009.

  • DUARTE, E. A. . Memória viva. Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 1 - 3, 06 maio 2006.

  • DUARTE, E. A. . Escritor ressurge na vasta obra. A Tarde, Salvador, p. 2 - 3, 23 ago. 2002.

  • DUARTE, E. A. . Jorge Amado: a obra vence a crítica. O Tempo, Belo Horizonte, p. 1 - 5, 12 ago. 2001.

  • DUARTE, E. A. . Entre sertão e subúrbio. Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, , v. 1, p. 2 - 2, 06 nov. 1999.

  • DUARTE, E. A. . Da leitura da utopia à utopia da leitura. Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, p. 2 - 2, 16 ago. 1997.

  • DUARTE, E. A. . Histórias de capitães. O Povo, Fortaleza, p. 9 - 9, 09 ago. 1997.

  • DUARTE, E. A. . Jorge Amado - Romance e política. O Poti, Natal, p. 4 - 4, 25 jun. 1995.

  • DUARTE, E. A. . Utopia e pós-modernidade. Jornal de Natal, Natal, p. B3 - B3, 12 jun. 1995.

  • DUARTE, E. A. . Um século de Mário de Andrade. O Poti, Natal, p. 2 - 2, 25 out. 1993.

  • DUARTE, E. A. . Jorge Amado on Jorge Amado. The Brazilian Monthly, Boston - Massachussets, , v. 14, p. 3 - 4, 01 dez. 1992.

  • DUARTE, E. A. . Graciliano vive. O Poti, Natal, p. 4 - 4, 01 nov. 1992.

  • DUARTE, E. A. . Modernismo: 70 anos. O Poti, Natal, p. 2 - 2, 17 fev. 1992.

  • DUARTE, E. A. . Retrato de Jorge Amado. Leitura Dinâmica, Natal, , v. 6, p. 00 - 00.

  • DUARTE, E. A. . Virginia Woolf - a androginia como desconstrução. In: Encontro Nacional da ANPOLL - GT Mulher na Literatura, 2002, Florianópolis. Boletim do GT A mulher na literatura. Florianópolis: UFSC, 2002. v. 9. p. 223-229.

  • DUARTE, E. A. . Feminismo e desconstrução. In: IX Seminário Nacional Mulher & Literatura, 2002, Belo Horizonte. Anais do IX Seminário Nacional Mulher & Literatura. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2002.

  • DUARTE, E. A. . Gênero e comparativismo. In: XI Encontro Nacional da ANPOLL, 1998, Campinas. Anais do XI Encontro Nacional da ANPOLL. Campinas: Editora da UNICAMP, 1998. v. 1. p. 243-247.

  • DUARTE, E. A. . Classe, gênero, raça: a literatura comparada no milênio. In: V Congresso ABRALIC, 1996, Rio de Janeiro. Anais do V Congresso ABRALIC. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1998. v. 1. p. 411-415.

  • DUARTE, E. A. . A Nova Era de Angela Carter ou a superação do mito patriarcal. In: VI Seminário Nacional Mulher e Literatura, 1996, Rio de Janeiro. Anais do VI Seminário Nacional Mulher e Literatura. Rio de Janeiro: NIELM-UFRJ, 1996. p. 101-109.

  • DUARTE, E. A. . Lilith na literatura: identidade e transgressão. In: IV Congresso ABRALIC, 1995, São Paulo. Anais do IV Congresso ABRALIC. São Paulo: ABRALIC, 1995. v. 1. p. 253-256.

  • DUARTE, E. A. . Literatura comparada no Nordeste - a experiência da UFRN. In: IX Encontro Nacional da ANPOLL, 1995, João Pessoa. Anais do IX Encontro Nacional da ANPOLL. João Pessoa: ANPOLL, 1995. v. 1. p. 371-374.

  • DUARTE, E. A. . A mãe obscura ou o diabo de saias no cordel nordestino. In: IX Encontro Nacional da ANPOLL, 1995, João Pessoa. Anais do IX Encontro Nacional da ANPOLL. João Pessoa: ANPOLL, 1995. v. 1. p. 100-108.

  • DUARTE, E. A. . Rachel de Queiroz - Literatura e politica no feminino. In: V Seminário Nacional Mulher & Literatura, 1995, Natal. Anais do V Seminário Nacional Mulher & Literatura. Natal - RN: Editora Universitária, 1995. v. 1. p. 81-85.

  • DUARTE, E. A. . A sombra de Lilith. In: IX Encontro Nacional da ANPOLL, 1995, Caxambu. Caderno de Resumos do IX Encontro Nacional da ANPOLL. Caxambu: ANPOLL, 1995.

  • DUARTE, E. A. . Literatura, revolução, utopia. In: III Congresso ABRALIC, 1995, São Paulo. Anais do III Congresso ABRALIC. São Paulo/Niterói: ABRALIC, 1995. v. 1. p. 417-421.

  • DUARTE, E. A. . Iracema: a expressão portuguesa sob o signo de Eva. In: Congresso Internacional O Rosto Feminino da Expansão Portuguesa, 1995, Lisboa. Actas do Congresso Internacional O Rosto Feminino da Expansão Portuguesa. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, 1995. v. II. p. 309-312.

  • DUARTE, E. A. . A mãe obscura ou o diabo de saias no cordel nordestino. In: GT A Mulher na Literatura, 1994, Porto Alegre. Boletim do GT A Mulher na Literatura. Porto Alegre: UFRGS/ANPOLL, 1994. v. 1. p. 00-00.

  • DUARTE, E. A. . O Bildungsroman Proletario: Amado Estiliza Goethe. In: VI Encontro Nacional da ANPOLL, 1992, Porto Alegre. Resumo do VI Encontro Nacional da ANPOLL. Porto Alegre: UFGRS, 1992.

  • DUARTE, E. A. . Do rodapé à critica universitária - Jorge Amado, um caso polêmico. In: Anais do II Congresso ABRALIC, 1991, Belo Horizonte. Anais do II Congresso ABRALIC. BELO HORIZONTE - MG: FALE/UFMG, 1991. v. 1. p. 237-242.

  • DUARTE, E. A. . Percurso da intertextualidade. In: 2. Simpósio de Literatura Comparada, 1987, Belo Horizonte. Anais do 2. Simpósio de Literatura Comparada. Belo Horizonte: UFMG, 1987. v. 1. p. 682-686.

  • DUARTE, E. A. . A literatura afro-brasileira no Ensino Fundamental e Médio. In: I Semana Antonieta de Barros: Literatura e Ensino na Educação Básica, 2011, Florianópolis. Programação - Semana Antonieta de Barros: Literatura e Ensino na Educação Básica. Florianópolis: UFSC, 2011. p. 5-5.

  • DUARTE, E. A. . Machado de Assis afro-descendente. In: X Encontro Regional da Abralic - Sentidos dos lugares, 2005, Rio de Janeiro. X Encontro Regional da Abralic - Sentidos dos lugares - Resumos. Rio de Janeiro: Abralic, 2005. p. 242-242.

  • DUARTE, E. A. . Literatura Afro-brasileira: um conceito em construção. In: XXXV Congrès de l'Institut International de Littérature Ibéro-américaine, 2004, Poitiers. Fronteras de la Literatura y de la Crítica. Poitiers: IILI, 2004. v. I. p. 54-54.

  • DUARTE, E. A. . Imprensa negra da década de 20: com quantas letras se faz a identidade afro-brasileira. In: II Congresso da História do LIvro e da Leitura no Brasil, 2003, Campinas. Caderno de Resumos do II Congresso da História do Livro e da Leitura no Brasil. ALB/UNICAMP: Campinas, 2003. p. 314-314.

  • DUARTE, E. A. . Maria Firmina dos Reis: a mão feminina e negra na fundação do romance brasileiro. In: X Seminário Nacional Mulher & Literatura / I Seminário Internacional Mulher & Literatura, 2003, João Pessoa. Caderno de Resumos do X Seminário Nacional Mulher & Literatura / I Seminário Internacional Mulher & Literatura. João Pessoa: UFPb/ANPOLL, 2003. p. 110-110.

  • DUARTE, E. A. . Úrsula: primeiro romance afro-brasileiro. In: II Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, 2003, São Paulo. Caderno de Resumos do II Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. São Paulo: USP, 2003. p. 124-124.

  • DUARTE, E. A. . Virginia Woolf - a androginia como desconstrução. In: XVII Encontro Nacional da ANPOLL, 2002, Porto Alegre. Boletim Informativo 31, XVII Encontro Nacional da ANPOLL. Porto Alegre: ANPOLL, 2002. v. 31. p. 20.

  • DUARTE, E. A. . Feminismo e desconstrução. In: IX Seminário Nacional Mulher & Literatura, 2001, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do IX Seminário Nacional Mulher & Literatura. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2001. p. 59.

  • DUARTE, E. A. . Feminismo e desconstrução: reflexões para uma arqueologia do pensamento contemporâneo. In: III Encontro Enfoques Feministas e as Tradições Disciplinares nas Ciências e na Academia, 2001, Niterói. Caderno de Resumos do III Encontro Enfoques Feministas e as Tradições Disciplinares nas Ciências e na Aademia. Niterói: UFF, 2001. p. 42.

  • DUARTE, E. A. . Caminhos da utopia: classe, gênero, etnia no romance de Jorge Amado. In: 50 ICA - International Congress of Americanists, 2000, Varsóvia - PL. Boletim do 50 ICA - International Congress of Americanists, 2000. p. 19.

  • DUARTE, E. A. . Lô, Lolita, Lilith. In: XV Encontro da ANPOLL, 2000, Niterói. Cartografias, Boletim Informativo n. 30 - XV Encontro da ANPOLL. Niterói: UFF, 2000. p. 17.

  • DUARTE, E. A. . Entre Marx e o Candomblé: uma leitura da diversidade étnica e cultura na ficção de Jorge Amado. In: VII Congresso ABRALIC, 2000, Salvador. Terras e Gentes - VII Congresso ABRALIC. Salvador: ABRALIC-UFBA, 2000. p. 188.

  • DUARTE, E. A. . A hora da estrela - Clarice Lispector e a cena pós-utópica. In: IV Semana de Humanidades/V Seminário de Pesquisa do CCHLA, 1995, Natal. Caderno de Resumos da IV Semana de Humanidades/V Deminário de Pesquisa do CCHLA. Natal: UFRN, 1995.

  • DUARTE, E. A. . As filhas de Lilith - Mito e discurso na representação literária da mulher fatal. In: 47a. Reunião Anual da SBPC, 1995, São Paulo. Anais da 47a. Reunião Anual da SBPC. São Paulo: SBPC, 1995. v. 1. p. 331.

  • DUARTE, E. A. . Sob o signo de Lilith - gênero e imaginário. In: IV Semana de Humanidades/V Seminário de Pesquisa do CCHLA, 1995, Natal. Caderno de Resumos da IV Semana de Humanidades/V Seminário de Pesquisa do CCHLA. Natal: UFRN, 1995.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Negritude e modernidade: Oswaldo de Camargo - crítica, poesia, ficção. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, Eduardo Assis . Precursoras da Negritude. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, Eduardo Assis . A produção afro-brasileira como desafio à História da Literatura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, Eduardo Assis . Maria Firmina frente à razão negra ocidental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, Eduardo Assis . O Caramujo e o carcará: vozes negras na luta antiescravista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, Eduardo Assis . Machado de Assis e a escravidão: alegorias do fim. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, Eduardo Assis . O lugar da literatura afro-brasileira na contemporaneidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . A literatura afro-brasileira no contexto educacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, Eduardo Assis . A literatura afro-brasileira no contexto da Lei 10.639/2003. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . O negro na literatura brasileira: de objeto a sujeito. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Literatura e Afro-brasilidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, Eduardo Assis . Literatura Afro-brasileira: histórico, configurações, perspectivas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, Eduardo Assis . Literatura da diáspora negra: da tradição à contemporaneidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, Eduardo Assis . Literatura Afro-brasileira na sala de aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . 'O carro do èxito': autoficção afro-brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, Eduardo Assis . Imagens do negro na literatura brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, Eduardo Assis . Minicurso: Machado de Assis Afrodescendente - romance, conto, poesia, crônica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DUARTE, Eduardo Assis . Negrícia e literatura: Cuti e a experiência vitoriosa dos Cadernos Negros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, Eduardo Assis . Machado de Assis, homem de seu tempo e de seu país. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, Eduardo Assis . O romance afro-brasileiro e a tradição negrista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, Eduardo Assis . Jorge Amado na era dos extremos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, Eduardo Assis . Literaturas na encruzilhada: do negro-objeto às falas do negro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, Eduardo Assis . A literatura afro-brasileira na sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, Eduardo Assis . Literatura, cultura afro-brasileira e ensino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, Eduardo Assis . A literatura afro-brasileira em questão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, Eduardo Assis . A universidade e os desafios da pluralidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Faces do Negro na Literatura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . O Arquivo Literário Afro-brasileiro, Configurações e Desafios. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . A Literatura Afro-brasileira na Contemporaneidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, Eduardo Assis . Entre a ginga e a compostura, Machado de Assis e a capoeira verbal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Literatura e afrodescendência no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Literatura e afrodescendência no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Coordenador do painel: Afro-Brazilian Writers: New Critical Perspectives II. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DUARTE, E. A. . Educar na diversidade, educar para a cidadania. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . 100 anos escrevendo o Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Lembranças Lafetá. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Cronista armado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Literatura Brasileira e afrodescendência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, Eduardo Assis . Jorge Amado, homem de seu tempo e de seu país. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Margens da literatura: a escritura afro-brasileira entre a palavra e a vida. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . A Literatura afro-brasileira no Ensino Fundamental e Médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Fundamentos para a configuração do conceito de literatura afro-brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . O lugar da literatura afro-brasileira na contemporaneidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Nas margens da Historia: a presença do passado na narrativa afro-brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Onde estao as leituras literarias?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DUARTE, E. A. . Literatura e afrodescendencia no Brasil - antologia critica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Machado de Assis e a literatura afro-brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Literatura e afrodescendência, percurso de uma pesquisa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Machado de Assis, três vezes clássico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Jorge Amado e seu Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . PN 13 Colegiado do Curso de Graduação em Letras / Programas Especiais de Estudantes dos Cursos Noturnos de Graduação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Dos 'cadernos de aprendiz' ao 'romance romanesco': Jorge Amado, narrador do Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Raça, gênero e exclusão no Brasil e na África. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DUARTE, E. A. . Literatura Afro-Brasileira no Currículo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Literatura afro-brasileira, um conceito em construção. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Pegando o sonho com as mãos: Jorge Amado e o engajamento na literatura dos anos 30. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . A morte do senhor e a decadência do patriarcado escravista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Machado de Assis: escritor e cidadão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Machado de Assis, afro-descendente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Machado de Assis afro-descendente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . O que é Literatura Negra? origem e trajetória. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Machado de Assis e a poética da dissimulação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Memórias póstumas da escravidão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . The Literary Capoeira of Machado de Assis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . A capoeira literária de Machado de Assis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Machado de Assis afro-descendente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Conferencista da mesa redonda Mulher, negra e pobre: narrativas de violência na literatura contemporânea. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Machado de Assis afro-descendente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . O romance afro-brasileiro de Ana Maria Gonçalves. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Machado de Assiis e a escravidão / Machado de Assis und die Sklaverei. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . A capoeira literária de Machado de Assis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Memórias póstumas da escravidão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Lilith e o medo do feminino. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DUARTE, E. A. . Relações inter-raciais na prosa machadiana. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Por um conceito de literatura afro-brasileira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . A importância da Literatura afro-brasileira no cotidiano escolar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Literatura Afro-brasileira na escola. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Literatura afro-brasileira em questão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Literatura Afro-brasileira: um conceito em construção. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Literaturas Africanas e Afro-brasileira: diálogos possíveis. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DUARTE, E. A. . O Legado de Jorge Amado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Violência e literatura: vozes e olhares da periferia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Machado de Assis afro-descendente. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . A produção afro-brasileira e seus significados ético e estético. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Participação em mesa redonda sobre Jorge Amado na FLIP 2006. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DUARTE, E. A. . Machado de Assis Afro-descendente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Memória e ficção na narrativa feminina afro-brasileira. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Literatura afro-brasileira: elementos para uma conceituação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Formulações identitárias na Literatura Afro-brasileira. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Palestrante na mesa-redonda Etnia e poder na estética amadiana. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Dois momentos do romance afro-brasileiro: Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Literatura afro-brasileira: un concepto en construção. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Gênero e etnicidade na ficção afro-brasileira. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Literatura e etnicidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . A Cultura Afro na Literatura Brasileira. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Gênero, Raça, Etnias. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . A obra de Jorge Amado. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Maria Firmina dos Reis: a mão feminina e negra na fundação do romance brasileiro. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Imprensa Negra da década de 20: com quantas letras se faz a identidade afro-brasileira. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Úrsula: primeiro romance afro-brasileiro. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Modernidade e romance em Dostoievski. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Vidas secas e a atualidade de Graciliano Ramos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Debate: Vidas secas: literatura e cinema. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DUARTE, E. A. . Literatura afro-brasileira: um conceito em construção. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . A literatura afro-brasileira na sala de aula. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Virginia Woolf: a androginia como desconstrução. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Literatura afro-brasileira: invisibilidade e superação do estigma. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Literatura afro-brasileira: um conceito em processo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . O mito de Medeia em Eurípedes e Sêneca. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . A poesia de Carlos Drummond de Andrade. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Littérature, politique, utopie: l'exil de Jorge Amado en France. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Feminismo e desconstrução. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DUARTE, E. A. . Feminismo e desconstrução: reflexões para uma arqueologia do pensamento contemporâneo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DUARTE, E. A. . Por uma antologia da literatura brasileira afro-descendente. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DUARTE, E. A. . Gênero, classe e etnia no romance de Jorge Amado. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Lô, Lolita, Lilith. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Política e utopia em Jorge Amado e Pablo Neruda. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Ficção, política, cidadania. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Caminhos da utopia: classe, gênero, etnia no romance de Jorge Amado. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Entre Marx e o Candomblé: uma leitura da diversidade étnica e cultura na ficção de Jorge Amado. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Carmen: mito, texto, ópera. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . A figuração da alteridade em Quincas Berro D'Água, de Jorge Amado. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. A. . Literatura e Expressão da Alteridade. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Medéia: mito e mímesis em Eurípedes e Sêneca. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Oswald de Andrade: teatro e política no Brasil dos anos 30. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Lilith: a construção do feminino demoníaco. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Mil rastros rápidos - cultura e milênio. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Filhas de Lilith - figurações da mulher no imaginário masculino. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . A mulata na literatura brasileira: erotização e racismo. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Ficção e ideologia: a construção de alteridades no romance de Jorge Amado. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . A pós-graduação em Letras no Brasil. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Guimarães Rosa intertextual. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Classe, gênero, etnia: povo e público na ficção de Jorge Amado. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Arte engajada e arte pela arte. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Narrativas de identidade. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Literatura e outros sistemas semióticos. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Jorge Amado - Literatura e história. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Literatura e outros sistemas semióticos. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Classe, gênero, raça: a literatura comparada no milênio. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Gênero e comparativismo. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . A Insurreicao de 1935 na literatura - os romances de Jorge Amado. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DUARTE, E. A. . Sob o signo de Lilith - gênero e imaginário. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Literatura, mito, historia e sociedade. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . As filhas de Lilith: Mito e discurso na representação da mulher fatal. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . A Nova Eva, de Angela Carter ou a superação do mito patriarcal. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Jorge Amado - Romance em tempo de utopia. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . A paixão segundo Angela Carter. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Letras interdisciplinaridade. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . A hora da estrela - Clarice Lispector e a cena pós-utópica. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Mulher e magia - a força do mito nas representações romanescas do feminino. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Mulher, mito e magia na ficção de Aluisio Azevedo. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Rachel de Queiroz - Mujer y politica en la novela brasilena delLos anos 30. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Representações do feminino demoníaco em O Cortiço, de Aluísio Azevedo. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . A sombra de Lilith. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . A mãe obscura ou o diabo de saias no cordel nordestino. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Iracema - a expansão portuguesa sob o signo de Eva. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . A pós-graduação em Letras e Lingüística no Nordeste. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . De Lilith a Morgana: Mulher e mito na Literatura Popular. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Representações do outro. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . A pós-graduação em Literatura Comparada no Brasil. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Mario de Andrade, estetica e politica. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Mario de Andrade e o Modernismo Brasileiro. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Dimensoes de Mario de Andrade. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Fundamentos sociais e politicos da Literatura Brasileira. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . O mito de Lilith e sua circulação literária. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Regionalismo/historicidade/identidade/consciência da latinidade. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . A ficção de Mário de Andrade. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Cascudo e Mário. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . A obra de Rachel de Queiroz. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Graciliano Ramos ou a literatura enquanto gesto político. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . O romance modernista. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Graciliano Ramos, da obra à vida. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . A propósito dos 70 anos da Semana de Arte Moderna. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Literatura, revolução, utopia. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Estética e política em tempo de conflagração. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . O povo pede passagem. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . O romance modernista. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Ação cultural e animação cultural: o papel da Biblioteca Pública. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Gramsci, Pensador da Literatura. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . A Revolucao de 30 e sua presenca na literatura e na cultura. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Do rodapé à crítica universitária, Jorge Amado, um caso polêmico. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Crise de leitura no II grau e na universidade. 1988. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Eficacia e Limites do Discurso Ideologico Em Parque Industrial, de Patricia Galvao. 1987. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Mulher, Terra e Preconceito(s) em Alencar, Azevedo e Amado. 1987. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Mulher e preconceito(s) no romance brasileiro. 1987. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Percurso da Intertextualidade. 1986. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Oswald e a cena semiótica do Rei da Vela. 1985. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Regionalismo e universalismo em Guimarães Rosa. 1985. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Nordeste, Seca e Literatura. 1984. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Poesia de intervenção social em Carlos Drummond de Andrade. 1982. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Literatura e ideologia. 1981. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Camões intertextual. 1980. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. A. . Ideologia e meios de comunicação. 1980. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, Eduardo Assis . Maria Firmina, mulher do seu tempo e do seu país. Belo Horizonte, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Úrsula e a desconstrução da razão negra ocidental. Belo Horizonte, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • ALEXANDRE, M. A. ; DUARTE, Eduardo Assis . O teatro negro em perspectiva: dramaturgia e cena negra no Brasil e em Cuba. Rio de Janeiro: Malê, 2017 (Texto em home-page (resenha)).

  • DUARTE, Eduardo Assis . Texturas do adeus. Rio de Janeiro, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Maria Firmina, mulher de seu tempo e de seu país. Belo Horizonte, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • DUARTE, Eduardo Assis . Úrsula e a desconstrução da razão negra ocidental. Belo Horizonte, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • Allan da Rosa ; DUARTE, Eduardo Assis . Reza de mãe. São Paulo: Editora Nós, 2016 (Orelha).

  • Oswaldo de Camargo ; DUARTE, Eduardo Assis . Lino Guedes, seu tempo e seu perfil. São Paulo: Ciclo Contínuo, 2016 (Texto em home-page (resenha)).

  • Esmeralda Ribeiro ; Márcio Barbosa ; DUARTE, Eduardo Assis . Cadernos Negros 38 - contos afro-brasileiros. São Paulo: Quilombhoje, 2016 (Texto em home-page (resenha)).

  • DUARTE, Eduardo Assis . Futebol, memória e paixão nos escritos de Michel Yakini. São Paulo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SANTOS, Joel Rufino dos ; DUARTE, Eduardo Assis . A história do negro no teatro brasileiro. Rio de Janeiro: Novas Direções, 2014 (Texto em home-page (resenha)).

  • OLIVEIRA, L. H. S. ; DUARTE, Eduardo Assis . Negrismo - percursos e configurações em romances brasileiros do século XX (1928-1984). Belo Horizonte: Mazza, 2014 (Texto em home-page (resenha)).

  • DUARTE, E. A. . Orelha do livro As marcas da escravidão: o negro e o discurso oitocentista no Brasil e nos Estados Unidos, de Heloisa Toller Gomes. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009 (Orelha).

  • SANTOS, E. F. ; DUARTE, E. A. . Simplesmente Eneida. Belém (PA), 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • DUARTE, E. A. . Estratégias de caramujo. Rio de Janeiro/Belo Horizonte, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • DUARTE, E. A. . Sertão subúrbio: Guimarães Rosa e Paulo Lins. São Paulo, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • DUARTE, E. A. . Orelha do livro Becos da memória, de Conceição Evaristo. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006 (Orelha).

  • DUARTE, E. A. . Memorialismo desvendado. Niterói/São João del Rei, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • DUARTE, E. A. . Morte e vida de Jorge Amado. Revista Brasileira de Literatura, 2001 (Texto em home-page).

  • DUARTE, E. A. . Leitura e cidadania. UNICAMP 2000 (Texto em home-page).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DUARTE, E. A. . Consultor ad hoc da Editora Moderna, São Paulo desde 2000. 2000.

DUARTE, E. A. . Consultor ad hoc da FAPEAL desde 1997. 1997.

DUARTE, E. A. . Consultor ad hoc do CNPq desde 1994. 1994.

DUARTE, E. A. . Consultor ad hoc da CAPES desde 1994. 1994.

DUARTE, E. A. . Parecerista ad hoc da Revista Estudos Feministas -UFSC. 2012.

DUARTE, E. A. . Parecerista ad hoc da Revista Vivência - UFRN - 2002 a 2011. 2011.

DUARTE, E. A. . Parecerista ad hoc da Revista Estudos Feministas (fevereiro de 2009). 2009.

DUARTE, E. A. . Parecerista ad hoc da Revista Estudos Feministas (dezembro de 2009). 2009.

DUARTE, E. A. . Parecerista do projeto "Avaliação e seleção de obras de literatura: composição de acervos para escolas públicas das áreas finais do Ensino Fundamental. 2006.

DUARTE, E. A. . Parecerista ad hoc da Revista Estudos Feministas (Março de 2005). 2005.

DUARTE, E. A. . Parecerista da FAPESP desde 2003. 2003.

DUARTE, E. A. . Fundamentos para a configuração do conceito de Literatura Afro-Brasileira. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DUARTE, E. A. . Literatura afro-brasileira em discussão. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DUARTE, E. A. . Introdução à literatura afro-brasileira de autoria feminina. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DUARTE, E. A. . Capitães da areia - 60 anos de ousadia. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DUARTE, E. A. . Modernização, modernidade, modernismo: páginas viradas?. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DUARTE, E. A. . Seara Vermelha: a retórica da insurreição. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DUARTE, E. A. . A imagem de Lilith na literatura - do mito aos arquétipos. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DUARTE, E. A. . José de Alencar e o romance indianista no Brasil. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DUARTE, E. A. . Macunaima e A Tradicao Romanesca. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DUARTE, E. A. . Carnavalização e Intertextualidade Em Macunaima. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DUARTE, E. A. . Parecerista do processo de revalidação de créditos cumpridos em outro programa de pós-graduação do doutorando Fábio Roberto Rodrigues Belo, para o Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários. 2005 (Parecerista) .

DUARTE, E. A. . Parecerista do processo de revalidação de créditos cumpridos em outro programa de pós-graduação do doutorando Geraldo Majella de Souza, para o Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários. 2005 (Parecerista) .

DUARTE, E. A. . Membro da banca examinadora dos exames de aproveitamento de estudos em Literatura Brasileira: A poesia de Manuel Bandeira designado pelo Colegiado do Curso de Graduação da FALE/UFMG. 2005 (Participação em comissão) .

DUARTE, E. A. . Comissão local de concessão da GED. 2001 (Participação em comissão) .

DUARTE, E. A. . Membro da Comissão de avaliação da proposta de autonomia universitária. 1999 (Participação em comissão) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Literatura Afro-brasileira: configurações e contextos, Descrição: Descrição: o presente projeto toma como ponto de partida um arquivo-base já constituído, com textos e informações biobibliográficas de um conjunto de mais de cem escritores. Propõe-se, então, refletir sobre as muitas configurações assumidas por esta produção ao longo do tempo, com o fim de demarcar continuidades e rupturas, além de analisar as diversas formas e modos de expressão adotados nos diferentes contextos em que vem a circular. Por outro lado, propõe-se a prosseguir com o mapeamento já existente, uma vez que nos deparamos continuamente com a descoberta de novos textos e autores, vindos das mais diferentes regiões do país.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo de Assis Duarte - Coordenador., Número de orientações: 1

  • 2010 - 2014

    Etnicidade e dissimulação na escrita de Machado de Assis, Descrição: O projeto parte da constatação do caráter movediço com que a se vem construindo a imagem pública de Machado de Assis, a que junta a multiplicidade de interpretações suscitadas por seus textos. Objetiva investigar, no conjunto dos escritos machadianos, com destaque para crônicas e contos publicados na imprensa, a presença, muitas vezes sibilina, de uma visão de mundo informada pelo pertencimento étnico afrodescendente, bem como as implicações dessa presença na demarcação de pontos de vista, opções formais e procedimentos construtivos. Intenta pesquisar ainda a vinculação da condição afrodescendente com a ironia e com o conjunto de construções discursivas pautadas pelo que caracterizo como poética da dissimulação. O projeto estenderá a investigação às estratégias narrativas presentes nos romances, a fim de verificar, sobretudo, como se dá a crítica à família patriarcal escravista e ao paternalismo enquanto ideologia de opressão da mulher e de rebaixamento do escravo. E buscará o ponto de vista machadiano sobre a questão étnico-racial na correspondência e em outros textos recentemente publicados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo de Assis Duarte - Coordenador.

  • 2007 - 2010

    Configurações do Romance Afro-brasileiro, Descrição: A pesquisa é desdobramento do projeto integrado ?Afro-descendências: raça/etnia na cultura brasileira?, que promoveu o levantamento e estudo da literatura produzida pelos afro-descendentes desde o século XIX até o presente. A partir de um enfoque pautado pela crítica literária e cultural contemporânea, empreende a abordagem crítica da ficção romanesca dos autores Maria Firmina dos Reis, José do Patrocínio, Lima Barreto, Lino Guedes, Ruth Guimarães, Romeu Cruzoé, Anajá Caetano, Luís Carlos de Santana, Conceição Evaristo e Ana Maria Gonçalves, procurando desvelar pontos de confluência e/ou descontinuidade que permitam estabelecer uma linhagem específica em nossa literatura ? a do romance afro-brasileiro ?, em seus diversos matizes. Para tanto, tem como principais eixos norteadores: a temática afro-brasileira e suas relações com os modos de existência dos descendentes de africanos no Brasil do passado e do presente; a presença de uma voz autoral identificada a esse segmento da população; a inscrição de um lugar de enunciação próprio, constituinte de um ponto de vista interno; e as construções lingüísticas marcadas por intervenções específicas, sobretudo em termos semânticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo de Assis Duarte - Coordenador.

  • 2004 - Atual

    Literafro - Portal da Literatura afro-brasileira, Descrição: Subprojeto vinculado ao Projeto Integrado Início: agosto de 2004. Tem entre seus objetivos propiciar a alunos de graduação e pós-graduação a participação em projeto integrado de pesquisa ora em curso na UFMG, com o propósito de desenvolver sua aptidão e criatividade e de aprofundar a assimilação de métodos e técnicas científicas, no processo de construção de material didático em meio digital. Enquanto ferramenta pedagógica e de democratização do conhecimento, o portal exibe de um link para cada autor, com a seguinte configuração: informações biográficas e foto dos autores; dados biobibliográficos; textos da recepção crítica, tais como artigos e outros; indicação de locais e fontes de pesquisa; links com outros sites da web com informações sobre os autores; antologia de textos interativa e em permanente atualização. Cabe aos bolsistas a coleta de materiais biobibliográficos dos autores, de textos da recepção crítica, materiais iconográficos e outros. E, também, a redação de comentários a respeito das obras, o que se constitui em permanente exercício de elaboração de textos críticos pautados pelo discurso dos estudos literários e culturais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eduardo de Assis Duarte - Coordenador / Adélcio de Sousa Cruz - Integrante / Daniela Maria Barbosa Guedes - Integrante / Luiz Henrique S Oliveira - Integrante / Elisângela Aparecida Lopes - Integrante / Aline Arruda - Integrante / Eduarda Rodrigues da Costa - Integrante / Zélia de Nazareth Neves Vaz - Integrante / Rodrigo Pires Paula - Integrante / Fernanda Rodrigues de Figueiredo - Integrante / Riverson Silva - Integrante / Soraia Patrocínio - Integrante / Michele da Silva Gonçalves - Integrante / Danielle da Costa Rocha - Integrante / Giovana Soalheiro Pinheiro - Integrante / Fernanda Soares da Costa - Integrante., Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 6

  • 2003 - 2006

    Afro-descendências: raça/etnia na cultura brasileira, Descrição: Projeto integrado de pesquisa - 2a etapa Linha de pesquisa: Literatura e Expressão da Alteridade Início: 1/8/2003 - Término: 31/7/2006 Bolsa de Produtividade em Pesquisa, nível 1D Em sua primeira e segunda etapas, o Projeto Integrado de Pesquisa Afro-descendências: raça/etnia na cultura brasileira reúne 55 professores doutores, pertencentes a 29 Instituições de Ensino Superior, brasileiras e estrangeiras, tendo à frente a UFMG e a PUC Minas. Seu principal objetivo é dotar o estudo e o ensino da literatura produzida pelos brasileiros afro-descendentes de instrumentos que dêem conta da especificidade dessa escrita. Tal objetivo encontra fundamento na constatação de insuficiência da bibliografia existente e da necessidade de se estabelecer não só um corpus, mas, sobretudo, de demonstrar a diversidade dos modos de operação discursiva, vitais para o estabelecimento de vínculos e rupturas, pontos de contato e dissonâncias. De fato, o estado da arte nesse campo aponta para a necessidade de se abordar de forma crítica a presença afro na literatura brasileira, em seus diversos matizes, sobretudo no momento presente, que demanda a inclusão dos estudos afro-brasileiros nos currículos escolares de todo o país. Tal necessidade envolve ainda a inexistência de uma história específica dessas manifestações, bem como de uma recepção crítica atualizada focalizando tal produção. Produtos do projeto: Dossiê da literatura brasileira afro-descendente (concluído); Afro-descendências: antologia crítica da presença afro na literatura brasileira (no prelo); Poéticas afro-brasileiras (publicado); literafro - Portal da Literatura Afro-brasileira (no ar em caráter experimental).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eduardo de Assis Duarte - Coordenador / Maria Nazareth Soares Fonseca - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 7

  • 2002 - 2003

    Antologia crítica da literatura brasileira afro-descendente, Descrição: Projeto de Pesquisa de Pós-Doutorado: Antologia Crítica da Literatura Brasileira Afro-descendente Linha de pesquisa: Literatura e expressão da alteridade Início: 1/8/2002 - Término: 31/7/2003 Sem financiamento. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eduardo de Assis Duarte - Coordenador.

  • 2001 - 2003

    Afro-descendências: raça/etnia na cultura brasileira, Descrição: Afro-descendências: raça/etnia na cultura brasileira Linha de pesquisa: Literatura e expressão da alteridade Início: 1/8/2001 - Término: 31/7/2003 - CNPq Tipo de financiamento: bolsa de Produtividade em Pesquisa, nível 2A. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eduardo de Assis Duarte - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 1999 - 2001

    Gênero e comparativismo - um estudo do imaginário masculino feminino na representação literária - 2a. fase, Descrição: Gênero e comparativismo - um estudo do imaginário masculino feminino na representação literária - 2a. fase Linha de pesquisa: Literatura e expressão da alteridade Início: 1/3/1999 - Término: 28/2/2001 - CNPq. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eduardo de Assis Duarte - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Premio CAPES de TESE 2010 - Menção Honrosa pela Orientação, CAPES.

2010

Prêmio UFMG de Teses (premiado pela orientação da tese de autoria de Adélcio de Souza Cruz - Melhor Tese do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários), UFMG.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras. , Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34995131, Fax: (31) 34995420

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - 2009

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor visitante junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da UEL - Universidade Estadual de Londrina

    Atividades

    • 01/2008

      Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Narrativa afro-brasileira

  • 2007 - Atual

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário

    Outras informações:
    Professor Voluntário da Faculdade de Letras da UFMG

  • 1996 - 2005

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Aposentado em 2005 por tempo de serviço.

    Atividades

    • 01/1996

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, Departamento de Semiótica.,Linhas de pesquisa

    • 01/1996

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Teoria da Literatura, Teoria da Literatura I, Teoria da Literatura II, Tópicos de Teoria da Literatura

    • 01/1996

      Ensino, Estudos Literários, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Comparada e Interdisciplinaridade, Teoria da Literatura e Interdisciplinaridade, Seminário de Teoria da Literatura e outras disciplinas, Seminário de Crítica Literária Comparada, Seminário de Literatura Comparada

    • 01/1996

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Letras, Departamento de Semiótica.,Serviço realizado, Pareceres e relatórios técnicos.

    • 04/2010 - 07/2010

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, .,Serviço realizado, Parecerista do processo de avaliação e seleção de obras de literatura, para composição de acervos das bibliotecas de escolas públicas do país (CEALE/FAE/UFMG) PNBE/2011/FNDE.

    • 07/2003 - 03/2010

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Letras, .,Serviço realizado, Parecerista sobre projetos de pesquisa apresentandos à FAPESP.

    • 08/2001 - 07/2003

      Direção e administração, Faculdade de Letras, Departamento de Semiótica.,Cargo ou função, Coordenador do NEIA - Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade.

    • 01/2002 - 09/2002

      Direção e administração, Faculdade de Letras, Departamento de Semiótica.,Cargo ou função, Membro suplente do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos Literários.

  • 1979 - 1996

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/1993 - 01/1996

      Ensino, Estudos da Linguagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias Críticas, Literatura Comparada

    • 01/1979 - 01/1996

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras.,Linhas de pesquisa

    • 01/1979 - 01/1996

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira, Teoria da Literatura, Estética

  • 1975 - 1979

    Universidade Gama Filho

    Vínculo: Servidor celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 40

    Atividades

    • 08/1975 - 02/1979

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura brasileira, Expressão oral e escrita