Emiko Kawakami de Resende

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (1971), mestrado pelo Instituto Oceanográfico da USP (1975) e doutorado pelo Instituto Oceanográfico da USP(1980). Realizou cursos de especialização em Planejamento Ambiental e Monitoramento (Univ. Aberdeen - 1995), Medidas e Monitoramento de Biodiversidade (Smithsonian Institute- 1997) e Marketing para Gestão Empresarial (Univ. Federal de Santa Catarina- 2001). Foi Secretária de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (1991-1994) e Chefe Geral da Embrapa Pantanal (2001-2005), além de outras funções administrativas de direção. Possui experiência na área de Recursos Pesqueiros de Águas Interiores, atuando principalmente em manejo de recursos pesqueiros e biologia e ecologia de peixes. Possui também experiência em Avaliação de Impactos Ambientais, particularmente para ambientes inundáveis. Recebeu vários prêmios, dentre os quais se destaca o de Ecologia e Ambientalismo (Câmara municipal de Campo Grande, MS), de Mérito Legislativo, da Assembléia Legislativa de MS, pesquisadora destaque da Embrapa , título de cidadã Corumbaense e peêmio IICA à contribuição da mulher para o desenvolvimento rural. Foi bolsista de produtividade 2 do CNPq no período de 2007/2010. Possui capítulos de livros e mais de 40 artigos publicados e muitas de divulgação técnico-científica. Exerceu atividades de docência nas pós-graduações do INPA, UCDB, UNIDERP, UFMS e UEMS. Atualmente é docente e orientadora na UFMS, curso de pós-graduação em Ecologia e Conservação. Liderou, de 2007 a 2012, projeto de aquicultura a nível nacional, o Aquabrasil, com a participação de 15 unidades da Embrapa, 21 universidades e instituições de pesquisa, cinco empresas estaduais e nove empresas privadas abordando o melhoramento genético, a nutrição, a sanidade, o manejo ambiental dos sistemas de cultivo e o aproveitamento agroindustrial das espécies tilápia GIFT, tambaqui, cachara e camarão branco, no qual participou no componente melhoramento genético. Atualmente é pesquisadora e chefe geral da Embrapa Pantanal.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado

1975 - 1980

Universidade de São Paulo
Título: ESTRUTURA, BIOLOGIA E BIONOMIA DE SYACIUM PAPILLOSUM (LINHAEUS, 1875) NA PLATAFORMA CONTINENTAL BRASILEIRA ENTRE CABO FRIO (2305) E TORRES (29 E 21 S).
ANNA EMILIA AMATO DE MORAES VAZZOLER. Palavras-chave: Atlantico Sul; Biologia; Pleuronectiformes.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Mestrado

1973 - 1975

Universidade de São Paulo
Título: ALIMENTACAO DE PLEURONECTIFORMES (ANALISE COMPARATIVA E BIONOMIA).,Ano de Obtenção: 1975
Orientador: ANNA EMILIA AMATO DE MORAES VAZZOLER
Palavras-chave: Alimentacao; Atlantico Sul; Pleuronectiformes.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Especialização em Marketing para gestão empresarial

1999 - 2001

Universidade Federal de Santa Catarina

Especialização em International Biodiversity Measuring Monitoring

1997 - 1997

Smithsonian Institute

Especialização em Environmental Assessment and Planning

1995 - 1995

University of Aberdeen

Graduação em Ciências Biológicas

1967 - 1971

Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Ecologia de Ecossistemas e uso do Ecopath com Ecos. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Lê Razoavelmente.

Francês

Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros de Águas Interiores.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Aqüicultura/Especialidade: Piscicultura.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Zoologia Aplicada.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Quantitativa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ISHIKAWA, M. ; RESENDE, E. K. ; URCHEI, M. . I Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos de Água Doce. 2007. (Congresso).

RESENDE, E. K. ; REYES, L. F. . I Simpósio da Rede Ibero-Americana do Prgorama Cyted"Efeito das mudanças climáticas globais sobre áreas úmidas da Ibero-América.. 2006. (Outro).

RESENDE, E. K. ; DANTAS, M. ; MORAES, A. S. ; COMASTRI FILHO, J. A. ; MELO, W. F. ; MORAES, D. S. L. ; BRAZIL, M. C. ; RABELO, A. P. C. ; BORGES, L. H. L. . III Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Pantanal. 2000. (Congresso).

RESENDE, E. K. ; MORETTI, E. C. ; BORTOLOTTO, I. M. ; MOURAO, G. M. ; LOUREIRO, J. M. F. ; OLIVEIRA, M. E. B. ; DANTAS, M. ; SANTOMO, M. ; SANTOS, S. A. . II Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Pantanal. 1996. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia.Padrões Migratórios de peixes em baicas hidrográficas. 2015. (Encontro).

Aquaciência 2012. Os híbridos e a aquicultura nacional. 2012. (Congresso).

I Simpósio Efeitos Sinérgicos das Hidrelétricas na Bacia do Alto Paraguai.Interações planície/planato e o Pantanak. 2012. (Simpósio).

VI Congresso Norte Nordeste de Reprodução Animal. Piscicultura: avanços e perspectivas. 2012. (Congresso).

Agrotins 2011.Projeto Aquabrasil. 2011. (Outra).

III Conferência Latinoamericana sobre cultivo de peixes nativos e III Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos. Projeto em Rede Aquabrasil. 2011. (Congresso).

Projeto Aquabrasil - Inovações para a aquicultura brasileira.Projeto em Rede Aquabrasil. 2011. (Outra).

World Aquaculture 2011 e FENACAM. Technologies for Brazilian Aquaculture Sustainable Development. 2011. (Congresso).

Feira Agropecuária deTocantins - Agroptins.O projeto Aquabrasil e suas implicações para Tocantins.. 2010. (Outra).

Inovações no cultivo de tilápias.Bases tecnológicas para o desenvolvimento sustentavel da aquicultura no Brasil.. 2010. (Outra).

IX Semana de Biologia e IV Encontro de Iniciação Científica da Embrapa Pantanal e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.Conservação e Biodiversidade no Pantanal. 2010. (Encontro).

VIII Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal.Melhoramento de organismos aquáticos - uma visão crítica. 2010. (Simpósio).

I Fórum de Piscicultura em tanque-rede do Sudoeste Paulista.Bases tecnológicas para o desenvolvimento sustentável da aquicultura no Brasil- Aquabrasil. 2009. (Outra).

II Congresso Brasileiro de Produção de pexies nativos de água doce.. O projeto Aquabrasil e o melhoramento genético em peixes.. 2009. (Congresso).

III Encontro de negõcios da aquicultura da Amazônia.Bases tecnológicas para o desenvolvimento sustentavel da aquicultura no Brasil.. 2009. (Encontro).

I Seminário de Aquicultura do estado do Amapá.Projeto Aquabrasil. 2009. (Seminário).

VIII Semana de Biologia da UFMS e III Encontro de Iniciação Científica Embrapa/UFMS..Os peixes e o pulso de inundação.. 2009. (Seminário).

VII Semana de Aquicultura da Universidade Federal de Santa Catarina..Bases tecnológicas para o desenvolvimento sustentavel da aquicultura no Brasil.. 2009. (Seminário).

Workshop Piscicultura - Pirarucu da Amazônia.Bases tecnológicas para o desenvolvimento sustetável da aquicultura no Brasil- Aquabrasil. 2009. (Oficina).

XVI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. Melhoramento genético em peixes.. 2009. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. Bases tecnológicas para o desenvolvimento sustentável da aquicultura no Brasil - Aquabrasil. 2009. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. Melhoramento genético em espécies aquícolas. 2009. (Congresso).

XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia.Pesquisas como subsídios para a gestão e a conservação dos recursos pesqueiros do Pantanal.. 2009. (Encontro).

XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia.Fecundidade e tipo de desova do cascudo, Liposarcus anisitsi (Siluriformes: Loricariidae) no Pantanal, MS.. 2009. (Encontro).

*th International Wetlands Conference. Richness and diversity of fishes in the Pantanal.. 2008. (Congresso).

Aquaciencia 2008. Criopreseervação de sêmen de organismos aquáticos. 2008. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Zoologia. Peixes ocorrentes em macrófitas aquáticas na baía Tuiuiú, meandro abandonado do rio Paraguai, Pantanal Sul, Brasil.. 2008. (Congresso).

18º Encontro de Biólogos da CRBio-01.A redução da pesca no Pantanal. 2007. (Encontro).

1º Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos de Água Doce. Diagnóstico das pisciculturas em Mato Grosso do Sul.. 2007. (Congresso).

Gestão dos Recursos Pesqueiros em Mato Grosso do Sul.Pesquisa, política e gestão da pesca em Mato Grosso do Sul. 2007. (Outra).

VI Forum Infanto-juvenil do Pantanal.A piracema no Pantanal. 2007. (Outra).

XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia.Workshop sobre pesquisas ictiológicas no âmbito do Centro de Pesquisa do Pantanal.. 2007. (Encontro).

XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia.Avaliação do papel do pulso de inundação na abundância, riqueza e diversidade de peixes no Pantanal. 2007. (Encontro).

XXXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. Aquicultura e impacto ambiental. 2007. (Congresso).

Manejo Pesqueiro em reservatórios.Aspectos da biologia dos peixes e suas consequências em barragens hidrelétricas. 2006. (Seminário).

O efeito das mudanças climáticas sobre os recursos pesqueiros do Pantanal.Taller sobre indicadores de sensibilidad a los cambios globales: Efecto de los cambios globales sobre los humedales de Iberoamerica. 2006. (Seminário).

Sustainabel use of waters in Brazil.International Workshop on Tropical Agriculture Development. 2006. (Outra).

A biodiversidade do Pantanal e os riscos de Pirataria.XI Simpósio de Proteção ao conhecimento. 2004. (Simpósio).

Administração sustentável de recursos pesqueiros. 41ª Reunião Anual da SBZ. 2004. (Congresso).

III Seminário Internacional de Direito Ambiental.Manejo de Recursos Pesqueiros no Pantanal. 2004. (Seminário).

Pantanal- um alvo para o conhecimento científico. 56ª Reunião Anual da SBPC. 2004. (Congresso).

Peixes de valor econômico da Reserva particular de patrimônio Natural SESC Pantanal, Mato Grosso, Brasil..IV Simpósio sobre Recursos Naturais e sócio-econômicos do Pantanal. 2004. (Simpósio).

The flood pulse concept and its relation to fish biology in the Pantanal. VI International Congress on the Biology of Fish. 2004. (Congresso).

An approach to the sustainable use of the natural resources of the Pantanal, Upper paraguay River Basin, Brazil..24th Annual Meeting- Society of Wetland Scientists. 2003. (Encontro).

As questões ambientais e a qualidade de vida.III Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da UNIDERP. 2003. (Encontro).

Avaliação da ocorrência e acompanhamento da distribuição de espécies exóticas introduzidas no Pantanal.Seminário de Avaliação e Acompanhamento de Projetos de Pesquisa - Fundect 2003. 2003. (Seminário).

Bioma Pantanal.XV Encontro Brasileiro de Ictiologia. 2003. (Encontro).

Conceito do pulso de inundação e produção pesqueira..I Workshop Brasil Holanda/Taquari. 2003. (Oficina).

Educação e Meio Ambiente. XXII Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação. 2003. (Congresso).

Estado da arte da bacia hidrográfica do rio Miranda produzido pela Embrapa Pantanal.Estado da arte da bacia hidrográfica do Rio Miranda. 2003. (Oficina).

Estratégias para a conservação e manejo da biodiversidade do Pantanal. VI Congresso de Ecologia do Brasil. 2003. (Congresso).

Manejo de recursos pesqueiros no Pantanal.II Fórum Infanto-juvenil do Pantanal e I Fórum do Colégio Objetivo. 2003. (Outra).

Pantanal Matogrossense, potencialidades e limitações ao seu uso sustentável..Ciclo de Palestras na pós-graduação em Desenvolvimento Local - UCDB. 2003. (Outra).

Peixes como recurso sustentável do Pantanal.14º Encontro de Biólogos do CRBio-1. 2003. (Encontro).

Informações gerais sobre o Pantanal.Oficina de Capacitação para os Promotores de Justiça de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul. 2002. (Oficina).

Oficina de Capacitação para promotores de Justiça de meio Ambiente de Mato Grosso do Sul..Manejo de Recursos pesqueiros. 2002. (Oficina).

O Pantanal e o seu meio ambiente.Encontro do Colégio de presidentes de subseções da Ordem dos Advogados do Brasil.. 2001. (Encontro).

Banco de dados geográficos sobre a atividade de pesca na Estrada-parque Pantanal, MS..III Simpósio sobre recursos naturais e sócio-econômicos do Pantanal: os desafios do novo milênio. 2000. (Simpósio).

Dieta alimentar de Gymnotus carapo (Ostariophysi, Gymnotiformes) na planície inundável do rio Negro, Mato Grosso do Sul, Brasil..III Simpósio sobre recursos naturais e sócio-econômicos do Pantanal: os desafios do novo milênio. 2000. (Simpósio).

Dieta alimentar de Gymnotus cf carapo (Ostariophysi, Gymnotiformes) na planície inundável do rio Negro, Mato Grosso do Sul, Brasil..III Simpósio sobre Recursos naturais e Sócio-econômicos do Pantanal: os desafios do novo milênio. 2000. (Simpósio).

Estudos comparativos da alimentação de Gymnotus carapo (Pisces, Gymnotidae) com a fauna associada às raízes de macrófitas aquáticas na planície de inundação do baixo rio Negro, Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brasil..III Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Pantanal: os desafios do novo milênio.. 2000. (Simpósio).

Expedição Pantanal - dos homens, dos animais e das águas - o pescador do Pantanal e sua interação com o meio ambiente..III Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Pantanal: os desafios do novo milênio.. 2000. (Simpósio).

Maturação gonadal, fecundidade e alimentação do barbado, Pinirampus pirinampu (Siluriformes, Siluroidei, Pimelodidae) no Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brasil..III Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Pantanal: os desafios do novo milênio.. 2000. (Simpósio).

Maturação gonadal, fecundidade e alimentação do barbado, Pinirampus pirinampu (Siluriformes, Siluroidei, Pimelodidae) no Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brasil..III Simpósio sobre recursos naturais e sócio-econômicos do Pantanal: os desafios do novo milênio. 2000. (Simpósio).

Pantanal: desenvolvimento sustentável..III Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Pantanal: os desafios do novo milênio.. 2000. (Simpósio).

II Simpósio de Recursos Genéticos para América Latina e Caribe..Manejo sustentável e conservação de recursos pesqueiros: o exemplo do Pantanal Brasileiro.. 1999. (Simpósio).

Seminário sobre legislação pesqueira do Estado de Mato Grosso: práticas culturais, influências e (i)legalidades..Estratégias de vida dos peixes do Pantanal e suas consequências para o manejo sustentado.. 1999. (Seminário).

XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia.Aspectos biológicos e ecológicos dos peixes dos rios com grandes planícies de inundação: Pantanal. 1999. (Encontro).

IV Simpósio de Ecossistemas Brasileiros.O Pantanal Mato-grossense: potencialidades e limitações ao seu uso sustentado.. 1998. (Simpósio).

II Semana de Ciências Biológicas.O ecossistema pantaneiro. 1997. (Outra).

Seminário internacional sobre hidrovia Paraguai-Paraná.A hidrovia do Paraguai e o ecossistema pantaneiro. 1997. (Seminário).

II Simpósio sobre Recursos Naturais e sócio-econômicos do Pantanal..Estrutura e dinâmica das comunidades de peixes da planície inundável do rio Miranda, Pantanal, Mato Grosso do Sul, Brasil.. 1996. (Simpósio).

II Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Patanal: manejo e conservação.Alimentação de peixes detritívoros em meandros abandonados da planície de inundação do rio Miranda, Pantanal, Mato Grosso do Sul, Brasil.. 1996. (Simpósio).

The Pantanal regional Workshop.Internave Engenharia proposal for the paraguay-Parana waterway improvement: economical and environmental aspects.. 1995. (Oficina).

II Conferência del Mercosur sobre medio ambiente y aspectos transfronteizos.Desenvolvimento sustentado, educação ambiental e uso de recursos naturais. 1993. (Encontro).

Semana de Biologia.Valor da biodiversidade - conceitos e perspectivas. 1993. (Outra).

Conferência sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável - Rio 92.Conferência do Rio sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável. 1992. (Outra).

Workshop sobre educação ambiental - Rio 92.Educação ambiental: a solução para a preservação e conservação do Pantanal.. 1992. (Outra).

Manejo de Recursos Pesqueiros do Pantanal.. IX Congresso Brasileiro de Ictiologia. 1991. (Congresso).

Alterações na qualidade da água durante mortandade de peixes no rio Paraguai, Pantanal Mato-grossense.. 3º Congresso Brasileiro de Limnologia. 1990. (Congresso).

Bioecologia do curimbatá, Prochilodus lineatus, no Pantanal do Miranda-Aquidauana, Mato Grosso do Sul, Brasil.. XVII Congresso Brasileiro de Zoologia. 1990. (Congresso).

Simpósio Internacional.Simpósio Internacional sobre grandes rios latinoamericanos. 1990. (Simpósio).

Recursos naturais do Pantanal. 1º Congresso Internacional sobre conservação do Pantanal. 1989. (Congresso).

IV Encontro Regional do SBPC.IV Encontrro Regional do SBPC. 1986. (Encontro).

IV Simpósio Brasileiro de Aquicultura.IV Simpósio Brasileiro de Aquicultura. 1986. (Simpósio).

XIII Congresso Brasileiro de Zoologia. A produção pesqueira no Estado de Mato Grosso do Sul, período de 1979 a 1984.. 1986. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Zoologia. Estudos ictiofaunísticos na área de influência da UHE de tucuruí, Rio Tocantins, Pará. Fase de pré-enchimento. Biologia II. Alimentação. 1986. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Zoologia. Estudos ictiofaunísticos na área de influência da UHE de Tucuruí, rio Tocantins, Pará, Fase de pré-enchimento, Biologia. I. Reprodução e Crescimento.. 1986. (Congresso).

Inventário ictiofaunístico do rio Paraná, na área de influência, antes da formação da represa de Itaipu (Brasil/ Paraguai).. XII Congresso Brasileiro de Zoologia. 1985. (Congresso).

Avaliação do crescimento e da produção de jaraquis (Semaprochilodus spp), em açude de igarapé de terra firme nos arredores de Manaus, Amazonas..1º Simpósio do Trópico Úmido. 1984. (Simpósio).

Situação atual e perspectivas da aquicultura na região norte do país.. 3º Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. 1983. (Congresso).

Bioacumulação de metais pesados e pesticidas organoclorados em peixes dos rios Moji-guaçu e Pardo..33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 1981. (Outra).

Diagnóstico de mortalidade de peixes: análise de alguns casos..33ª Reunião Anual da SBPC. 1981. (Outra).

VII Simpósio Latinoamericano sobre oceanografia Biológica..VII Simpósio Latinoamericano sobre oceanografia Biológica.. 1981. (Simpósio).

Metais pesados e pesticidas nas bacias hidrográficas do Mogi-guaçu e Pardo.. 2º Congresso de Aquacultura e Ranicultura. 1980. (Congresso).

A ictiofauna do rio Paraná na área de influência da hidrelétrica de Itaipu, rio Paraná..1º Seminário sobre Meio Ambiente. 1979. (Seminário).

Método gráfico e estimativa do índice alimentar aplicado no estudo da alimentação de peixes..5º Simpósio Latino-americano de Oceanografia Biológica. 1978. (Simpósio).

A comparison of the feeding habits and bionomics of the species of Pleuronectiform fishes from the south coast of Brazil.. 2º Congresso Europeu de ictiologistas. 1976. (Congresso).

Alimentação de Pleuronectiformes (análise comparativa e bionomia). 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.. 1976. (Congresso).

Importância dos anelídeos no regime alimentar de alguns Pleuronectiformes..28ª Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 1976. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ronny José de Morais

ANGELINI, R.;RESENDE, E. K.; CARVALHO, A. R.. Estrutura trófica de três lagoas marginais no Pantanal Sul.. 2010. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Abadio Queiroz Baird

RESENDE, E. K.. Cimitê de bacia hidrográfica: instrumento de poder e de desenvolvimento local.. 2003. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Local) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: GRACIENE DO SOCORRO TAVEIRA FERNANDES

RESENDE, E. K.. Estrutura populacional de cinco espécies de ciclídeos (Perciformes: Teleostei) em dois lagos na Amazônia Central-Amazonas-Brasil.. 2001. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: José Roberto da Silva Luna

RESENDE, E. K.. Gestão sustentável do turismo - descrição e análise do caso de Bonito- MS.. 2000. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília.

Aluno: EDIALINE REGINA DE MATTOS THEODORO

RESENDE, E. K.; MIYAZAWA, C.. Idade e crescimento da piraputanga (Brycon microlepis, Valenciennes, 1949) desembarcada no mercado do Porto de Cuiabá, Pantanal de Mato Grosso.. 1999. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Humberto Cardoso Gonçalves

RESENDE, E. K.; TEIXEIRA, M. A.. O processo de implantação de Porto Primavera e seus reflexos na atividade pesqueira e nos modos de vida dos pescadores de Porto XV de Novembro (MS).. 1997. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Desirée Cipriano Rabelo

RESENDE, E. K.; BRUM, E.. O meio ambiente de Mato Grosso do Sul na mídia: análise das possibilidades educativas do jornal impresso.. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Martha Ines Yossa Perdomo

RESENDE, E. K.; GASCON, C.; SANTOS, G. M.; BOWEN, S.; LIMA, C. A. R. M. A.. Qualidade e digestibilidade do detrito consumido por Liposarcus pardalis (Pisces, Prochilodontidae) na Amazônia Central.. 1996. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Agostinho Carlos Catella

RESENDE, E. K.. Estrutura da comunidade e alimentação dos peixes da Baía da Onça, uma lagoa do Pantanal do rio Aquidauana, MS.. 1992. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rosseval Galdino Leite

RESENDE, E. K.. Alimentação e hábitos alimentares de peixes do rio Uatumã, na área de abrangência da usina hidrelétrica de Balbina.. 1988. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: MARLE ANGELICA VILLACORTE CORREA

RESENDE, E. K.. Crescimento do matrinchã, Brycon cephalus (Gunther, 1869) (Teleostei, Characidae) no baixo rio Negro, seus afluentes e no baixo rio Solimões.. 1987. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: LUCIA HELENA R

RESENDE, E. K.. PY-DANIEL. Aspectos da sistemática e biologia dos Loricariidae do lago Janauacá, Solimões, Amazonas.. 1985. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: LUCIENE KASSAR BORGES

RESENDE, E. K.. Contribuição ao conhecimento da sub-família Myleinae (Pisces-Characoidei) do rio Negro, Amazonas.. 1985. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: EVOY ZANIBONI FILHO

RESENDE, E. K.. Biologia da reprodução do matrinchã, Brycon cephalus (Gunther, 1869) (Teleostei, Characidae).. 1985. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Paulo de Tarso da Cunha Chaves

RESENDE, E. K.. O desenvolvimento ovocitário em representantes de dez famílias de teleósteos amazônicos: aspectos estruturais e considerações ecológicas.. 1985. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Elizabeth Lima Mendes Leão

RESENDE, E. K.. Consideração morfológica e aspectos da reprodução da piranha Serrasalmus serrulatus (Valenciennes, 1849) (Ostariophysi, Serrasalmidae) do arquipélago das Anavilhanas, baixo rio Negro, Brasil.. 1985. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Adalberto Luís Val

RESENDE, E. K.. Aspectos estruturais e funcionais de hemoglobina de espécies do gênero Semaprochilodus (Prochilodontidae), no rio Negro, AM, Brasil.. 1983. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Ronaldo B

RESENDE, E. K.. BATTHEM. Considerações sobre a oesca experimental com redes de espera, em lagos da Amazônia.. 1981. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: JOSE CELSO DE OLIVEIRA MALTA

RESENDE, E. K.. Ecologia de crustáceos branquiuros (Crustacea, Argulidae) e suas interrelações com os peixes do lago Janauac´, AM, Brasil.. 1981. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: MIRIAM LEAL CARVALHO

RESENDE, E. K.. Alimentação do tambaqui jovem (Colossoma macropomum, Cuvier, 1818) e sua relação com a comunidade zooplanctônica do lago Grande, Manaquiri, Solimões, AM.. 1981. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Efrem Jorge Gondim Ferreira

RESENDE, E. K.. Alimentação dos adultos de doze espécies de ciclídeos (Perciformes, Cichlidae) do rio Negro, Brasil.. 1981. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Darci Carlos Fornari

RIBEIRO, R. P.Oliveira, C.A. L.; RIGOLON, L. P.;POVH, J. A.RESENDE, E. K.. Crioconservação de embiões de tambaqui (colossoma macropomum).. 2012. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Claudia Haru Suganuma

FORESTI, F.; OLIVEIRA, C.;HILSDORF, A. W. S.RESENDE, E. K.; LUI, J. F.. Avaliação da diversidade genética de populações de pacu (Piaractus mesopotamicus, Holmberg, 1887) do Pantanal Matogrossense com o uso de marcadores moleculares do tipo microssatélites: análise da aplicação na conservação genética.. 2008. Tese (Doutorado em Aquicultura) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: SANDRA APARECIDA SANTOS

RESENDE, E. K.. Caracterização dos recursos forrageiros nativos da sub-região da Nhecolândia, Pantanal, Mato Grosso do Sul, Brasil.. 2001. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Rosana Aparecida Candido Pereira

RESENDE, E. K.. Estudos comparativos da alimentação de Gymnotus carapo (Pisces:Gymnotidae) com a fauna associada às macrófitas aquáticas na planície de inundação do baixo rio Negro, Mato Grosso do Sul, Brasil.. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Ambientais em microbacias hidrográficas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Janice Peixer

RESENDE, E. K.. Maturação gonadal e fecundidade do barbado Pinirampus pírinampu (Siluriformes, Siluroidei, Pimelodidae) no Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brasil.. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Ambientais em microbacias hidrográficas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Marcos Adnrey Alves Meyra

RESENDE, E. K.. Avaliação dos impactos ambientais ocorridos na microbacia do córrego Imbiruçu, Campo Grande-MS e propostas para mitigação.. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Ambientais em microbacias hidrográficas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Darci Caetano dos Santos

RESENDE, E. K.. Produção pesqueira para o rio Taquari.. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Ambientais em microbacias hidrográficas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Milena Mathilde Monaco Moreira

RESENDE, E. K.. Levantamento da ictiofauna do córrego Banda Alta, Ladário-Ms, Brasil.. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Kátia Ciane Rosa Proença

RESENDE, E. K.. Frugivoria e dispersão por Piaractus mesopotamicus (Pisces, Characidae) na mata ciliar do rio Paraguai, Corumbá, MS.. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

RESENDE, E. K.; CASTAGNOLLI, N.; CYRINO, J. E. P.; QUEIROZ, J. F.; VAL, A. L.. Biologia e reprodução de espécies aquícolas, genética e melhoramento de espécies aquícolas e sistemas de produção aquícolas.. 2001. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

RESENDE, E. K.; ZANIBONI, F. E.; BITTENCOURT, M. M.. Biologia da Fauna Aquática. 2001. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

RESENDE, E. K.; CRISOSTOMO, O. R.. Medicina Veterinária Preventiva. 1989. Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal.

RESENDE, E. K.. Manejo de Fauna. 1989. Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal.

RESENDE, E. K.. Taxonomia Vegetal. 1989. Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alfredo Martins Paiva Filho

PAIVA FILHO, A. M.. Estudo da distribuição, estrutura e bionomia de Syacium papillosum (Linnaeus, 1758) na plataforma continental brasileira entre Cabo Frio e Torres. 1980. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Viviane Fonseca Moreira

Rede de proteção e conservação da Serra do Amolar: rompendo fronteiras para a conservação do Pantanal; 2011; Dissertação (Mestrado em Estudos Fronteiriços) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

Francisco Severo Neto

Variação temporal e estrutura trófica da comunidade de peixes do Pantanal do Paraguai; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

Vitor Simão Galetti

Biologia reprodutiva e alimentação dos peixes Pseudoplatystoma corruscans (SPIX & AGASSIZ, 1829) e Pseudoplatystoma reticulatum (EIGENMANN & EIGENMANN, 1889) (Siluriformes, Pimelodidae) sob a influência do pulso de inundação do Rio Negro, Pantanal da Nhecolândia, Mato Grosso do Sul, Brasil; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio à Ciencia e Tecnologia de Mato Grosso do Sul; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

José Gehilson da Silva

Educação física e sua relação com a educação ambiental - a atividade física na natureza na região de Bonito- MS"; ; 2005; Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional) - uniderp,; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

Renata Daniella Vargas

Ecologia alimentar da ictiofauna do Arrombado Caronal, um braço do rio taquari, Pantanal Sul Matogrossensse; 2003; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

Darci Caetano dos Santos

A influência das ações antrópicas sobre a produção pesqueira da bacia do rio Taquari; 2002; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília,; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

Alex Pogodim Artioli

Empreendimentos turísticos de pesca e ecoturismo na Bacia do rio Miranda: impactos gerados pela ocupação e operação; Um estudo de caso; ; 2002; Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional) - Universidade Anhanguera - Uniderp,; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

Rosana Aparecida Candido Pereira

Os isqueiros do Pantanal de Mato Grosso do Sul: uma abordagem sócio-econômica, ambiental e legal; ; 2001; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília,; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

Rosseval Galdino Leite

Alimentacao e Habitos Alimentares de Peixes No Rio Vatuma, Na Area de Abrangencia de Uhe de Balbina, Amazonas, Brasil; ; 1988; Dissertação - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia,; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

MARLE ANGELICA VILLACORTE CORREA

Crescimento do Matrincha, Brycon Sp; ; 1987; Dissertação - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia,; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

EVOY ZANIBONI FILHO

Biologia Reprodutiva do Matrincha, Brycon Sp; ; 1985; Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

Fabio Ricardo da Rosa

Disponibilidade de alimento e abrigo para peixes de diferentes fitofisionomias inundáveis, naturais ou antropizadas, no Pantanal; 2010; Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

Eliane Semidei de Souaza Lima

Impactos ambientais de espécies aquáticas introduzidas no Pantanal; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental) - Universidade Anhanguera - Uniderp; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

Vera Lucia Lescano de Almeida

Alimentação de Prochilodus lineatus no Pantanal do Miranda-Aquidauna, Mato Grosso do Sul; ; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bolsa científica a nível de aperfeiçoamento) - Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

Rosana Aparecida Candido Pereira

Estudos comparativos da alimentação de Gymnotus carapo (Pisces: Gymnotidae) com a fauna associada às macrófitas aquáticas na planície de inundação do Baixo rio Negro, Mato Grosso do Sul, Brasil; ; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Morfofisiologia Basica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

Janice Peixer

Maturação gonadal e fecundidade do barbado, Pinirampus pirinampu (Siluriformes, Siluroidei, Pimelodidae) no Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brasil; ; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Morfofisiologia Basica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

Marcos Andrey Alves Meira

Avaliação dos impactos ambientais ocorridos na microbacia do córrego Imbirussu, Campo Grande-MS e propostas para mitigação; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Morfofisiologia Basica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

Shirley da Silva Palmeira

Determinação das curvas de crescimento para o pintado (Pseudoplatystoma corruscans), cachara (Pseudoplatystoma fasciatum) e curimbatá (Prochilodus lineatus) no Pantanal do Miranda -Aquidauana, MS; ; 1989; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bolsa científica a nível de aperfeiçoamento) - Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

Shirley da Silva Palmeira

Determinação das curvas de crescimento para o pintado, Pseudoplatystoma corruscans, no Pantanal de Miranda-Aquidauana, MS; ; 1988; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ecologia de Água Doce) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

Isabelle de Almeida Mônaco

Biologia do cascudo Liposarcus anisitsi no Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brasil; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

Leid Weld da Silva Cruz

Hábito alimentar do sairu-boi, Potamorhina squamoralevis (Characiformes, Curimatidae) na baía do Tuiuiú, rio Paraguai, Pantanal Sul; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

ELIZANGELA MARQUES GALVÃO

Aspectos da reprodução de Gymnotus carapo (Linnaeus, 1758), (Pisces, Gymnotidae), no baixo rio Negro, Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brasil; ; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

Vanesa Sara neves Correia Lima

Peixes associados a macrófitas aquáticas; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

Léslie Kely Scalas Galvarro Ferreira

Avaliação da introdução de espécies exóticas no Pantanal; ; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

ELIZANGELA MARQUES GALVÃO

Reprodução da tuvira, Gymnotus carapo no Pantanal; ; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

Valdete Ferreira Sorio

Crescimento de Gymnotus carapo e Rhamphichthys marmoratus no Pantanal; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

Rosana Aparecida Candido Pereira

Parâmetro reprodutivo de curimbatá (Prochilodus lineatus), no Pantanal de Miranda-Aquidauana, Mato Grosso do Sul; ; 1989; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

Shirley da Silva Palmeira

Crescimento de Pseudoplatystoma corruscans e Pseudoplatystoma fasciatum no Pantanal do Miranda Aquidauana; 1988; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

Maristela de Souza Lima

Alimentação de Pseudoplatystoma corruscans e Pseudoplatystoma fasciatum no Pantanal do Miranda-Aquidauana; ; 1988; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Emiko Kawakami de Resende;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LOPERA-BARRERO, N. M. ; RODRIGUEZ-RODRIGUEZ, M. P. ; FORNARI, D.C. ; RESENDE, E. K. ; POVEDAPARRA, A. R. ; BRACCINI, G. ; SOUZA, F. P. ; FURLAN, P. J. ; POVH, J. A. ; RIBEIRO, Ricardo Pereira . Genetic variability of broodstocks of tambaqui (Teleostei-Characidae) from the northeast region of Brazil.. Semina. Ciências Agrárias (Online) , v. 36, p. 4013-4022, 2015.

  • POLAZ, C. N. M. ; MELO, B. F. ; BRITZKE, R. ; RESENDE, E. K. ; MACHADO, F. A. ; LIMA, J. A. F. ; PETRERE JR, M. . Fishes from the Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, Upper Paraguay River Basin, Brazil.. Check List (São Paulo. Online) , v. 10, p. 122-130, 2014.

  • FREY-DARGAS, J. H. ; AOKI, C. ; ROSA, F. R. ; RESENDE, E. K. . Composição e distibuição de comunidades de peixes na planície de inundação do rio Taquari, Pantanal, MS. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (Embrapa Pantanal) , v. unico, p. 01, 2014.

  • Yoshida, G.M. ; OLIVEIRA, C. A. L. ; OLIVEIRA, Sheila de ; Kunita, N.M ; RESENDE, E. K. ; Filho, L. A. ; RIBEIRO, R. P. ; RIBEIRO, R. P. . Associação entre características de desempenho de tilápias do Nilo ao longo do periodo de cultivo. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , v. 48, p. 121, 2013.

  • ANGELINI, R. ; MORAIS, R. J. ; CATELLA, A. C. ; RESENDE, E. K. ; LIBRARATO, S. . Aquatic food webs of the oxbow lakes in the Pantanal: A new site for fisheries guaranteed by alternated control?. Ecological Modelling , v. 253, p. 82-96, 2013.

  • MONACO, I. A. ; RESENDE, E. K. . Alimentação dos peixes detritívoros da Baía Tuiuiú, rio Paraguai, Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brasil.. 1981-7215;115 , v. 1, p. 1-18, 2012.

  • COSTA-PEREIRA, R. ; ROSA, F. R. ; RESENDE, E. K. . Estrutura trófica da comunidade de peixes de riachos da porção oeste da bacia do Alto Paraná.. Boletim de Pesquisa Embrapa Pantanal , v. unico, p. 1-25, 2012.

  • RIBEIRO, Ricardo Pereira ; Oliveira, Carlos Antonio Lopes de ; RESENDE, E. K. ; VARGAS, L. ; VARGAS, Lauro ; ALEXANDRE FILHO, Luiz ; LEGAT, A. P. . Tilápias do Nilo têm programa de melhoramento genético em curso. Visão Agrícola (USP / ESALQ) , v. 11, p. 61-64, 2012.

  • Oliveira, S.W. ; RIBEIRO, R. P. ; Lopera, N.M. ; CANDIOTO, F.F. ; RESENDE, E. K. ; LEGAT, A. P. . Análise genética de tres gerações de tilapia do Nilo (linhagem GIFT) utilizando marcador molecular RAPD.. Acta Scientiarum. Biological Sciences (Impresso) , v. 33, p. 207-212, 2011.

  • OLIVEIRA, S. N. ; RIBEIRO, R P ; LOPERA, N. M. ; CANDIOTO, F. B. ; RESENDE, E. K. ; LEGAT, Angela Puchinik ; PUCHNICK, A. . Análise genética de três gerações de tilápia do Nilo (linhagem GIFT) utilizando o marcador RAPD. Acta Scientiarum. Animal Sciences , v. 33, p. 207-212, 2011.

  • OLIVEIRA, S. N. ; RIBEIRO, R. P. ; RIBEIRO, R. P. ; Barrero, Nelson M. Lopera ; Candioto, F.B ; RESENDE, E. K. ; Legat, A. P. . Análise genética de tres gerações de tilápias do Nilo (Linhagem GIFT) utilizando marcador RAPD. Acta Scientiarum. Animal Sciences , v. 33, p. 207-212, 2011.

  • IERVOLINO, F. ; RESENDE, E. K. ; HILSDORF, A. W. S. . The lack of genetic differentiation of pacu (Piaractus mesopotamicus) populations in the Upper-Paraguay Basin revealed by the mitochondrial DNA D-loop region: implications for fisheries management.. Fisheries Research , v. 101, p. 27-31, 2010.

  • JACOMETO, C. B. ; BARRERO, N. M. L. ; RODRIGUEZ-RODRIGUEZ, M. P. ; GOMES, P. C. ; POVH, J. A. ; STREIT JUNIOR, D. P. ; VARGAS, L. ; RESENDE, E. K. ; RIBEIRO, R. P. . Variabilidade genética em tambaquis (Teleostei: Characidae) de diferentes regiões do Brasil.. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , v. 45, p. 481-487, 2010.

  • ROSA, F. R. ; LOPES, I. R. ; SANCHES, V. Q. A. ; RESENDE, E. K. . Distribuição de caranguejos Trichodactylidae (Crustacea, Brachyura) em alagados do Pantanal Mato-grossense (Brasil) e sua correlação com a proximidade do rio Cuiabá e cobertura vegetal.. Papéis Avulsos de Zoologia (USP.Museu de Zoologia. Impresso) , v. 49, p. 311-317, 2009.

  • CARRILLO-AVILA, M. ; RESENDE, E. K. ; MARQUES, D. K. ; GALETTI JR, P. M. . Isolation and characterization of polymorphic microsatellites in the threatened catfish Jaú, Zungaro jahu (Siluriformes, Pimelodidae).. Conservation Genetics , v. 10, p. 1597-1599, 2009.

  • RESENDE, E. K. ; MARQUES, D. K. . Criopreservação de semen de peixes.. Circular Técnica. Embrapa Pantanal , v. 1, p. 1-5, 2009.

  • RESENDE, E. K. . Pulso de inundação: processo ecológico essencial à vida no Pantanal. Dcoumentos Embrapa Pantanal , v. unico, p. 1-16, 2008.

  • RESENDE, E. K. ; MARQUES, D. K. ; FERREIRA, L. K. S. G. . A successful case of biological invasion: the fish Cichla piquiti, an amazonian species introduced into the Pantanal, Brazil.. Brazilian Journal of Biology , v. 68, p. 799-805, 2008.

  • BERGIER, I. ; ISHII, I. H. ; SALIS, S. M. ; RESENDE, E. K. ; SOARES, M. T. S. . Cenários de desenvolvimento sustentável no Pantanal em função de tendências hidroclimáticas.. Série Documentos Embrapa Pantanal , v. unico, p. 1-20, 2008.

  • LARA, J. A. F. ; RESENDE, E. K. ; DELBEM, A. C.B. ; GARBELINI, J. S. . Tecnologias para a Agroindustria: Produção de farinha e produto tipo caviar de peixes do Pantanal.. Circular Técnica. Embrapa Pantanal , v. 1, p. 1-5, 2008.

  • QUIROS, R. ; BECHARA, J. ; RESENDE, E. K. . Fish diversity and ecology, habitats and fisheries for the unregulated riverine axis Paraguay-Parana-Rio de La Plata (Southern South America).. Aquatic Ecosystem Health and Management , v. 10, p. 187-200, 2007.

  • RESENDE, E. K. . Metodologia para determinação de dieta alimentar de peixes detritívoros.. Circular Técnica. Embrapa Pantanal , v. 1, p. 1-4, 2007.

  • OLIVEIRA, M. D. ; Takeda, A. M. ; Barros, L.F. de ; Barbosa, D.S. ; RESENDE, E. K. . Invasion by Limnoperna fortunei (Dunker, 1857) (Bivalvia, Mytilidae) of the Pantanal Wetland, Brazil.. Biological Invasions , Estados Unidos, n.8, p. 97-104, 2006.

  • PEIXER, J. ; MATEUS, L. A. ; RESENDE, E. K. . First gonadal maturation of Pinirampus pirinampu (Siluriformes: Pimelodidae) in the Pantanal, Mato Grosso do Sul state, Brazil.. Revista Brasileira de Biologia , São Carlos, SP, v. único, n.66, p. 317-323, 2006.

  • HILSDORF, A. W. S. ; MARQUES, D. K. ; RESENDE, E. K. . Genética e conservação de estoques pesqueiros de águas continentais no Brasil: situação atual e perspectivas. Documentos. Embrapa Pantanal , Corumbá, MS, v. único, n.1, p. 1-43, 2006.

  • RESENDE, E. K. ; PEREIRA, R. A. C. ; SORIO, V. F. ; GALVAO, E. M. . Biologia da tuvira, Gymnotus cf carapo (Pisces, Gymnotidae) no Baixo Rio Negro, Pantanal, Mato Grosso do Sul, Brasil. Boletim de Pesquisa. Embrapa Pantanal , v. 67, p. BP/67-42, 2006.

  • ARTIOLI, A. P. ; RESENDE, E. K. . Ocupação das matas ciliares pelos empreendimentos do turismo de pesca no Rio Miranda, Pantanal, MS, Brasil.. Boletim de Pesquisa. Embrapa Pantanal , Corumbá, MS, v. único, n.único, p. 1-29, 2005.

  • MARQUES, D. K. ; RESENDE, E. K. . Distribuição do tucunaré Cichla cf monoculus (osteichthyes, Cichlidae) no Pantanal.. Boletim de Pesquisa. Embrapa Pantanal , Corumbá, MS, v. unico, n.unico, p. 01-24, 2005.

  • MARQUES, D. K. ; RESENDE, E. K. . Comunidades de peixes da RPPN SESC Pantanal.. Boletim de Pesquisa. Embrapa Pantanal , Corumbá, MS, v. único, n.1, p. 1-25, 2005.

  • RESENDE, E. K. ; SANTOS, D. C. . Diagnóstico da pesca e aspectos da biologia reprodutiva dos peixes da bacia hidrográfica do rio Taquari, Mato Grosso do Sul, Brasil.. Documentos. Embrapa Pantanal , Brasília, DF, v. unico, n.1, p. 1-22, 2002.

  • ANGELINI, R. ; MORAIS, R. J. ; CATELLA, A. C. ; RESENDE, E. K. ; LIBRARATO, S. . Aquatic food webs of the oxbow lakes in the Pantanal: A new site for fisheries guaranteed by alternated control?. Ecological Modelling , v. 253, p. 82-96, 2001.

  • RESENDE, E. K. ; PEREIRA, R. ; ALMEIDA, V. L. ; SILVA, A. G. . Peixes onívoros da planície inundável do rio Miranda, Mato Grosso do Sul, Brasil.. Boletim de Pesquisa. Embrapa Pantanal , Corumbá, MS, n.16, p. 1-60, 2000.

  • RESENDE, E. K. ; PEREIRA, R. ; ALMEIDA, V. L. ; SILVA, A. G. . Peixes insetívoros e zooplanctófagos da planície inundável do rio Miranda, Mato Grosso do Sul, Brasil.. Boletim de Pesquisa. Embrapa Pantanal , Corumbá, MS, n.17, p. 1-42, 2000.

  • RESENDE, E. K. . Trophic structure of fish assemblages in the Lower Miranda river, Pantanal, Mato Grosso do Sul State, Brazil.. Revista Brasileira de Biologia , São Carlos, SP, v. 60, n.3, p. 389-403, 2000.

  • RESENDE, E. K. ; PALMEIRA, S. S. . Estrutura e dinâmica das comunidades de peixes da planície inundável do rio Miranda, Pantanal de Mato Grosso do Sul. Anais do II Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Pantanal, Corumbá, MS, v. 1, p. 249-282, 1999.

  • RESENDE, E. K. . O Pantanal Mato-grossense: potencialidades e limitações ao seu uso sustentado.. Anais do IV Simpósio de Ecossistemas Brasileiros, Lindòia, SP, v. V, p. 113-119, 1998.

  • RESENDE, E. K. ; PEREIRA, R. ; ALMEIDA, V. L. . Peixes herbívoros da planície inundável do rio Miranda, Mato Grosso do Sul, Brasil. CPAP - Boletim de Pesquisa EMBRAPA , Corumbá, MS, n.10, p. 1-21, 1997.

  • RESENDE, E. K. ; CATELLA ; NASCIMENTO, F. ; PALMEIRA, S. S. ; LIMA, M. S. ; PEREIRA, R. . Biologia do curimbatá (Prochilodus lineatus), pintado (Pseudoplatystoma corruscans) e cachara (Pseudoplatystoma fasciatum) na bacia hidrográfica do rio Miranda, Pantanal do Mato Grosso do Sul, Brasil.. Boletim de Pesquisa (Unidade de Execução de Pesquisa de Âmbito Estadual de Corumbá) (Cessou em 1998. Cont. 1517-1981 Boletim de Pesquisa (Embrapa Pant , Corumbá, MS, v. 1, n.2, p. 1-75, 1996.

  • RESENDE, E. K. ; PEREIRA, R. ; ALMEIDA, V. L. ; SILVA, A. G. . Alimentação de peixes carnívoros da planície inundável do rio Miranda, Pantanal, Mato Grosso do Sul.. EMBRAPA-CPAP, Boletim de Pesquisa, Corumbá, MS, n.3, p. 1-36, 1996.

  • RESENDE, E. K. . Influência das atividades antrópicas sobre os peixes da bacia hidrográfica do rio Miranda, período de 1985 a 1987.. Embrapa-CPAP. Série Documentos, Corumbá, MS., n.15, p. 1-30, 1995.

  • RESENDE, E. K. ; ALMEIDA, V. L. . Dieta e atividade alimentar de Prochilodus lineatus (Characiformes, Prochilodontidae), no Pantanal de Miranda-Aquidauana, Mato Grosso do Sul, Brasil.. Revista UNIMAR, Maringá, n.15, p. 121-141, 1993.

  • RESENDE, E. K. . Bioecologia do curimbatá, Prochilodus lineatus no Pantanal do Miranda Aquidauana, Mato Grosso do Sul, Brasil.. Acta Limnologica Brasiliensia, Brasil, v. IV, p. 261-276, 1992.

  • FO, E. Z. ; CORREA, M. A. V. C. J. ; RESENDE, E. K. . Caracterizacao Mortologica do Matrincha, Brycon Cephalus' (Gunther, 1869) (Teleostei, Chapacidae).. REV. BRAS. BIOL., v. 48, n.1, p. 41-50, 1988.

  • RESENDE, E. K. . Anatomia de Gonadas, Escala de Maturidade e Tipo de Descua do Matrincha 'Brycon Cephalus' (Guntehr, 1869) (Teleostei, Chapacidae).. REV. BRAS. BIOL., v. 48, n.4, p. 833-844, 1988.

  • RESENDE, E. K. . Recursos Pesqueiros do Pantanal: Diagnsotico e Propostas de Pesquisa.. EMBRAPA/CPAP, DOCUMENTOS, n.8, p. 1-51, 1988.

  • GRAEF, E. W. ; RESENDE, E. K. ; PETRY, P. ; FO, A. S. . Polucultinvo do Matrincha (Brycon Sp) e Jaraqui (Semaprochilodus Sp) Em Pequenas Represas. ACTA AMAZONICA, v. 16/17, n.UNICO, p. 33-42, 1986.

  • RESENDE, E. K. ; GRAEF, E. W. ; ZANIBONI, F. E. ; PAIXAO, A. M. ; FO, A. S. . Avaliacao do Crescimento e da Producao de Jaraquis ('Semaprochilo' Dus Spp) Em Acude de Igarape de Terra Firme Nos Arredores de Manaus.. ACTA AMAZONICA, v. 15, n.1-2, p. 19-36, 1985.

  • CARVALHO, F. M. ; RESENDE, E. K. . Aspectos da Biologia de Tocantinsia Depressa ('Siluriformes, Auchenipteridae').. AMAZONIANA, v. 8, n.3, p. 327-337, 1984.

  • RESENDE, E. K. ; KAWAKAMI, E. ; AMARAL, A. C. Z. . Importancia dos Anelideos Poliquetos No Regime Alimentar de 'Etropus Longimanis' Norman, 1983 e Simphurus Jenynsi Evermam Kendall, 1907 (Pisces, Pleuronectiformes).. IHERINGIA, SER. ZOOL., v. 62, p. 47-54, 1983.

  • BOLARINI, C. V. ; PADUA, H. B. ; PEREIRA, D. N. ; RESENDE, E. K. ; JURAS, A. A. . Contaminacao Por Mercurio Nos Rios Mogi-Guacu e Pardo (Sp).. REV. DAE, v. 135, p. 106-117, 1983.

  • WAKABARA, Y. ; RESENDE, E. K. . Amphipods As One Of The Main Food Components Of Three Pleuronectiform Fishes From The Continental Shelf Of South Brasil And North Uruguay.. MARINE BIOLOGY, v. 8, p. 67-70, 1982.

  • RESENDE, E. K. ; VAZZOLER, G. . Metodo Grafico e Estimativa do Indice Alimentar Aplicado No Estudo de Alimentacao de Peixes.. BOLM. INST. OCEANOGR. S. PAULO, São Paulo, v. 29, n.2, p. 205-207, 1980.

  • RESENDE, E. K. . A Comparison Of The Feeding Habits And Bionomics Of The Species Of Pleuronctiform Fishes From The South Coast Of Brazil.. REV. TRAV. INST. PECHES MARIT., v. 40, n.3,4, p. 629-631, 1976.

  • RESENDE, E. K. ; VAZZOLER, G. ; KAWAKAMI, E. ; ZANETI, E. M. . Distribuicao e Abundancia de Peixes Demersais.. PUB. ESP. INST. OCEANOGR. SAO PAULO, v. I, n.3, p. 307-426, 1973.

  • RESENDE, E. K. ; VAZZOLER, A. E. A. M. ; ZANETI, E. M. ; KAWAKAMI, E. . Estudo Preliminar Sobre O Ciclo de Vida dos Sciaaenidae. Composicao da Populacao Em Classes de Comprimento e Aspectos da Reproducao.. PUB. ESP. INST. OCEANOGR. SAO PAULO, v. I, n.3, p. 239-242, 1973.

  • RESENDE, E. K. ; YAMAGUTI, N. ; ZANETI, E. M. ; KAWAKAMI, E. . Estudo Preliminar Sobre O Ciclo de Vida dos Scianidae. Composicao da Populacao Em Classes de Idade e Aspectos do Crescimento.. PUBL. ESP. INST. OCEANOGR. SAO PAULO, v. I, n.3, p. 293-306, 1973.

  • SANTOS JUNIOR, J. F. ; SANTOS, R. A. C. P. ; GINDRI, B. S. ; GAERTNER, E. ; RESENDE, E. K. ; CATELLA ; ISHIKAWA, M. M. ; PIRES, U. S. . Boas práticas para o manejo das tuviras do Pantanal: aspectos bioecológicos, coleta, armazenagem e comercialização. 1. ed. Campo Grande: Ecoa, 2010. v. 1. 22p .

  • DANTAS, M. (Org.) ; CATTO, J. B. (Org.) ; RESENDE, E. K. (Org.) . II Simpósio sobre Recursos Naturais e sócio-econômicos do Pantanal - Manejo e Conservação. Brasília: Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia, 1999. v. 1. 537p .

  • HILSDORF, A. W. S. ; RESENDE, E. K. ; ORFAO, L. H. . Conservação e manejo de recursos genéticos aquícolas. In: Ana Maria Costa;Carlos Roberto Spehar; José Robson Bezerra Sereno. (Org.). Conservação de Recursos genéticos no Brasil. 1ed.Brasilia, DF: Embrapa Cerrados, 2012, v. unico, p. 483-513.

  • RESENDE, E. K. . Ecology of Pantanal Fish. In: Junk, W.J.; Silva, C.J.da; Nunes da Cunha, C.; Wantzen, K.M.. (Org.). The Pantanal: ecology, biodiversity and saustainable management of a large neotropical seasonal wetland.. 1ed.Sofia: PENSOFT, 2011, v. 1, p. 469-496.

  • RESENDE, E. K. . Recursos pesqueiros: o caso do Pantanal. In: Synara Olendzki Broch; Yara Medeiros; Paulo Robson de Souza. (Org.). Pé na água - uma abordagem transfronteiriça da Bacia do Apa.. 1ed.Campo Grande: Editora UFMS, 2008, v. unico, p. 113-118.

  • RESENDE, E. K. . Peixes e pesca no Pantanal. In: Ana Christina Sagebin Albuquerque; Aliomar Gabriel da Silva. (Org.). Agricultura tropical. Quatro décadas de inovações tecnológicas, institucionais e políticas. vol.2 - Utilização sustentável dos recursos naturais.. 1ed.Brasilia: Embrapa Informação Tecnológica, 2008, v. 2, p. 571-598.

  • RESENDE, E. K. ; MARQUES, D. K. . Peixes de valor econômico. In: Costa, W.J.E.M; Barbosa, M.A.. (Org.). Peixes da Estância Ecológica SESC Pantanal. 1ed.Rio de Janeiro: SESC, Departamento Nacional, 2008, v. 1, p. 69-127.

  • RESENDE, E. K. ; SANTOS, D. C. ; PEIXER, J. ; VARGAS, R. D. ; PEREIRA, R. . Biologia e ecologia de peixes da bacia do rio Taquari. In: Sérgio Galdino; Luis Marques Vieira; Luiz Alberto Pellegrin. (Org.). Impactos ambientais e sócioeconomicos na bacia do rio Taquari - Pantanal.. 1ªed.Campo Grande: Gráfica Mundial, 2005, v. único, p. 209-228.

  • SANTOS, D. C. ; RESENDE, E. K. . A pesca na bacia do rio Taquari. In: Sérgio Galdino; Luiz Marques Vieira; Luiz Alberto Pellegrin. (Org.). Impactos ambientais e sócioeconômicos na bacia do Rio Taquari - Pantanal. 1ªed.Campo Grande: Gráfica Mundial, 2005, v. único, p. 229-251.

  • RESENDE, E. K. . Os pulsos de inundação e a produção pesqueira na bacia do rio Taquari.. In: Sérgio Galdino; Luiz Marques Vieira; Luiz Alberto Pellegrin. (Org.). Impactos ambientais e sócioeconômicos na bacia do rio Taquari - Pantanal. 1ªed.Campo Grande: Gráfica Mundial, 2005, v. único, p. 253-260.

  • RESENDE, E. K. . Os peixes e o Pantanal. In: Alexandre Dinnys Roese; Fernando Fleury Curado. (Org.). Contribuições para a Educação Ambiental no Pantanal. 01ed.Campo Grande: Gráfica Campo Grande, MS, 2005, v. 1, p. 82-83.

  • Galdino, S. ; RESENDE, E. K. ; VIEIRA, L. M. ; Rotta, M. A . ; CURADO, F. F. ; POTT, A. ; SORINAO, B. M. ; Padovani, C.R. . Recomendações para mitigar os impactos ambientais e sócio-econômivos na bacia do rio Taquari.. In: Galdino, S; Vieira, L.M.; Pellegrin, L.A.. (Org.). Impactos ambientais e sócio-econômicos na bacia do rio Taquari.. 1ed.Corumbá: Embrapa Pantanal, 2005, v. 1, p. 349-356.

  • Galdino, S. ; RESENDE, E. K. ; VIEIRA, L. M. ; Rotta, M. A . ; CURADO, F. F. ; POTT, A. ; SORINAO, B. M. ; Padovani, C.R. . Projetos de pesquisa e desenvolvimento e perspectivas para a bacia do rio Taquari.. In: Galdino, S.; Vieira, L.M.; Pellegrin, L.A.. (Org.). Impactos ambientais e sócio-econômicos na bacia do rio Taquari.. 1ed.Corumbá: Embrapa Pantanal, 2005, v. 1, p. 333-347.

  • RESENDE, E. K. . Migratory fishes of the Paraguay-Paraná Basin, excluding the Upper Paraná Basin. In: Carolsfield, J.; Harvey,B.; Ross, C.;Baer, A .. (Org.). Migratory fishes of South America. 1ªed.Victoria- Canadá: Alaris Design, 2003, v. único, p. 99-156.

  • RESENDE, E. K. ; TOGNETTI, S. S. . Ecological and economic context of the proposed Paraguay-Paraná Hidrovia and implications for decision making. In: Hussein Abaza; Andrea Baranzani. (Org.). Implementing Sustainable Development/ Integrated Assessment and participatory decision -making processes. Cheltenham: United Environment Programme/Edward Elgar Publishing Limited, 2002, v. , p. 119-140.

  • RESENDE, E. K. ; MORAES, A. S. . Principais espécies de iscas vivas utilizadas pela pesca esportiva. In: Moraes, A. S.. (Org.). Impactos da Pesca na Estrada parque Pantanal. 1ed.Corumbá, MS: Embrapa Pantanal, 2002, v. unico, p. 63-66.

  • RESENDE, E. K. . Espécies com potencial ainda não explorado pela pesca esportiva. In: MORAES, A. S.. (Org.). Impactos da pesca na Estrada Parque Pantanal. 1ed.Corumbá, MS: Embrapa Pantanal, 2002, v. único, p. 66-72.

  • RESENDE, E. K. . Avaliação da legislação pesqueira quanto a sua utilidade para a conservação das espécies de peixes. In: MORAES, A.S.. (Org.). Impactos da pesca na Estrada parque Pantanal. 1ed.Corumbá, MS: Embrapa Pantanal, 2002, v. único, p. 73-77.

  • Padovani, C.R. ; MORAES, A. S. ; RESENDE, E. K. . Áreas prioritárias para a pesca esportiva. In: MORAES, A.S.. (Org.). Impactos da pesca na Estrada Parque Pantanal. 1ed.Corumbá, MS: Embrapa Pantanal, 2002, v. 1, p. 83-94.

  • Oliveira, C.A. L. ; RIBEIRO, R. P. ; BARBOSA, J. V. ; SOUSA, R. M. R. ; RESENDE, E. K. . Melhoramento genético: uma ferramenta para aumentar a competitividade da piscicultura brasileira. Informe Agropecuário (Belo Horizonte), Belo Horizonte, p. 52 - 59, 04 fev. 2013.

  • Oliveira, C.A. L. ; RIBEIRO, R. P. ; STREIT JUNIOR, D. P. ; POVH, J. A. ; RESENDE, E. K. . Melhoramento genético de peixes - uma realidade para a piscicultura brasileira.. Panorama da Aquicultura, Rio de Janeiro, p. 38 - 47, 03 abr. 2012.

  • RESENDE, E. K. . Avanços já alcançados pelo Projeto Aquabrasil. Dia de Campo, Rio de janeiro, p. 1 - 2, 30 set. 2011.

  • RESENDE, E. K. . Avances ya alcanzados por el Proyecto AQUABRASIL. InfoProcitropicos, Manaus, p. 1 - 2, 28 set. 2011.

  • RIBEIRO, R. P. ; Oliveira, C.A. L. ; RESENDE, E. K. . Melhoramento genético: pesque essa idéia. Dia de Campo, Rio de Janeiro, p. 1 - 2, 25 jul. 2011.

  • RESENDE, E. K. . Como a pesquisa vai mudar os rumos da aquicultura no Brasil. Dia de Campo, Rio de janeiro, p. 1 - 2, 20 maio 2011.

  • LIMA, I. B. T. ; RESENDE, E. K. ; COMASTRI FILHO, J. A. . O ciclo das águas no Pantanal e a cheia de 2011.. Publicações on line Embrapa Pantanal, Embrapa Pantanal, p. 1 - 3, 14 mar. 2011.

  • RESENDE, E. K. . A problemática do rio Taquari - entender para agir. Revista Pantaneira, Corumbá, MS, p. 20 - 22, 11 jun. 2010.

  • BERGIER, I. ; OLIVEIRA, K. F. R. ; ALMEIDA, J. A. R. ; MELOTTO, A. M. ; RESENDE, E. K. . Biogás da agrosuinocultura: alternativa energética na borda do Pantanal. www.cpap.embrapa.br/publicações on line, Corumbá, MS, p. 1 - 4, 28 maio 2010.

  • RESENDE, E. K. . Perigo Seco no Pantanal. Pescaventura, São Paulo, p. 10 - 13, 05 fev. 2010.

  • Tomas, W. M. ; RESENDE, E. K. ; CALHEIROS, D. F. ; SANTOS, S. A. . Eco-agricultura: um modelo para a sustentabilidade que o Brasil precisa?. www.embrapa.br/publiicações on line, p. 1 - 6, 11 ago. 2009.

  • RESENDE, E. K. ; RIBEIRO, R. P. ; LEGAT, A. P. ; BENITES, C. . Melhoramento genético em peixes -uma revolução na aquicultura do Brasil.. Infobibos - informações tecnológicas, Campinas, SP, p. 1 - 1, 12 out. 2008.

  • RESENDE, E. K. . Estratégias reprodutivas dos peixes do Pantanal. Boletim, Sociedade Brasileira de Ictiologia, Rio de Janeiro, p. 3 - 3, 02 out. 2008.

  • RESENDE, E. K. ; RIBEIRO, R. P. ; LEGAT, A. P. ; BENITES, C. . Melhoramento genético em peixes - uma revolução na aquicultura do Brasil.. Site Embrapa Pantanal, Corumbá, MS, p. 1 - 4, 22 set. 2008.

  • RESENDE, E. K. . Estratégias reprodutivas dos peixes do Pantanall. página da Embrapa Pantanal, Corumbá, p. 1 - 4, 15 ago. 2008.

  • RESENDE, E. K. . As perspectivas da piscicultura em Mato Grosso do Sul. Zoonews/zooletter, São Paulo, SP, p. 1 - 1, 10 ago. 2007.

  • RESENDE, E. K. . As perspectivas da piscicultura em Mato Grosso do Sul. Página Rural, Porto Alegre, RS, p. 1 - 1, 03 ago. 2007.

  • RESENDE, E. K. . Os pulsos de inundação e o rio Taquari. Ecoinforme, São Paulo, SP, 05 dez. 2006.

  • RESENDE, E. K. . Interpretações inadequadas e equívocos no manejo da pesca no Pantanal.. Agrojornal, Campo Grande, p. 01 - 05, 12 jul. 2006.

  • Galdino, S. ; Padovani, C.R. ; RESENDE, E. K. ; SORINAO, B. M. ; TOMICH, T. R. ; LARA, J. A. F. . Ações para solucionar os problemas da bacia do rio Taquari - Pantanal. Portal do Agronegócio, Campo Grande, p. 1 - 1, 10 jul. 2006.

  • RESENDE, E. K. . Interpretações inadequadas e equívocos no manejo da pesca no Pantanal. Publicações da Embrapa Pantanal, Corumbá, MS, p. 01 - 04, 10 jul. 2006.

  • RESENDE, E. K. . Peixes como recurso sustentável do Pantanal. site, Aquidauana, 10 maio 2006.

  • RESENDE, E. K. ; Tomas, W. M. . Capital Natural: fonte de bens e serviços- o caso do Pantanal. Site do Ibama, Brasília, DF, 19 dez. 2005.

  • RESENDE, E. K. . Gestão sustentável dos recursos pesqueiros - o caso do Pantanal. Rural News, Campo Grande, p. 000 - 000, 28 out. 2005.

  • RESENDE, E. K. . GEstão sustentável de recursos pesqueiros - o caso do Pantanal. Campo Grande News, Campo Grande, MS, p. 000 - 0000, 27 out. 2005.

  • RESENDE, E. K. . Os pulsos de inundação e o rio Taquari. Site, Aquidauana, 21 jun. 2005.

  • RESENDE, E. K. . Considerações para definição dos períodos de defeso de reprodução: o caso do Pantanal. Site, Campo Grande,MS, 20 jun. 2005.

  • RESENDE, E. K. . Estratégias para definição de defeso no Pantanal. site, 09 jun. 2005.

  • RESENDE, E. K. . Os controles geológicos e os pulso de inundação no Pantanal. Ambiente Brasil, Brasília, DF, 31 maio 2005.

  • RESENDE, E. K. . Estratégias para definição de períodos de defeso no Pantanal. Portal do Agronegócio, Viçosa, MG, p. 00 - 00, 27 maio 2005.

  • RESENDE, E. K. . Peixes como recurso sustentável do Pantanal. site, Campo Grande, MS, 25 maio 2005.

  • RESENDE, E. K. . Peixes como recurso sustentável do Pantanal. site, Naviraí, MS, 19 maio 2005.

  • RESENDE, E. K. . Os pulsos de inundação e o rio Taquari. Site, Aquidauana, 10 maio 2005.

  • RESENDE, E. K. . Peixes como recurso sustentável do Pantanal. Site, São Paulo, SP, 28 abr. 2005.

  • RESENDE, E. K. . Considerações para definição de períodos de defeso de reprodução: o caso do Pantanal. Site, Aquidauana, 28 abr. 2005.

  • RESENDE, E. K. . Considerações para definição de períodos de defeso: o caso do Pantanal. Ambiente Brasil, Nacional, 20 abr. 2005.

  • RESENDE, E. K. . Estratégias para definição de períodos de defeso no Pantanal. Site do Ibama, Brasília, DF, 21 fev. 2005.

  • RESENDE, E. K. . Estratégias para definir períodos de defeso. Correio do Estado - secção rural, Campo Grande, MS, p. 2 - 2, 06 set. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Pulso de inundação: processo essencial. Correio do Estado- secção Correio Rural, Campo Grande, MS, p. 2 - 2, 30 ago. 2004.

  • RESENDE, E. K. . A utopia do repovoamento. O pantaneiro, Aquidauana, MS, p. 00 - 00, 09 ago. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Os controles geológicos e os pulsos de inundação no Pantanal. Agro on line, São Paulo, p. 00 - 00, 29 jul. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Estratégias para definição do período de defeso no Pantanal. Agro on line, São Paulo, SP, p. 00 - 00, 29 jul. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Os controles geológicos e os pulsos de inundação no Pantanal. Zoonews, São Paulo, SP, p. 00 - 00, 22 jul. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Estratégias para definição de períodos de defeso no Pantanal. Corumbá, Corumbá, MS, p. 00 - 00, 15 jul. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Estratégias para definição de defeso no Pantanal. Criar e Plantar, São Paulo, SP, p. 00 - 00, 15 jul. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Os controles geológicos e os pulsos de inundação no Pantanal. Zootecnista, São Paulo, SP, p. 00 - 00, 13 jul. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Estratégias para definição de período de defeso no Pantanal. Zootecnista, São Paulo, SP, p. 00 - 00, 13 jul. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Os controles geológicos e os pulsos de inundação no Pantanal. Criar e plantar, São Paulo, SP, p. 00 - 00, 13 jul. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Os controles geológicos e os pulsos de inundação no Pantanal. Agrolink, São Paulo, p. 00 - 00, 12 jul. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Período de defeso e reprodução de peixes no Pantanal. Rede Aguapé, Campo Grande, MS, p. 00 - 00, 06 jul. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Os controles geológicos e os pulsos de inundação no Pantanal. portal do Ibama, Brasília, DF, p. 00 - 00, 29 jun. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Estratégias para definição de período de defeso no Pantanal. Rural net, São Paulo, SP, p. 00 - 00, 29 jun. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Estratégias para o período de defeso no Pantanal. Campo Grande News, Campo Grande, MS, p. 00 - 00, 28 jun. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Os controles geológicos e os pulsos de inundação no Pantanal. corumba.com, Corumbá, MS, p. 00 - 00, 25 jun. 2004.

  • RESENDE, E. K. . A utopia do repovoamento. Correio do Estado, Campo Grande, MS, p. 00 - 00, 21 jun. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Os pulsos de inundação e o rio Taquari. portal do Ibama, Brasília, DF, p. 00 - 00, 18 jun. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Os controles geológicos e os pulsos de inundação no Pantanal. Ruralnet, São Paulo, SP, p. 00 - 00, 16 jun. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Estratégias para definição de período de defeso no Pantanal. Corumbá on line, Corumbá, MS, p. 00 - 00, 15 jun. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Os controles geológicos e os pulsos de inundação no Pantanal. Corumbá on line, Corum´bá, MS, p. 00 - 00, 11 jun. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Considerações para definição do período de defeso de reprodução: o caso do Pantanal. Portal do Ibama, Brasília, DF, p. 00 - 00, 11 jun. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Peixes como recurso sustentável do Pantanal. Portal do Ibama, Brasília, DF, p. 00 - 00, 09 jun. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Considerações para definição do período de defeso de reprodução: o caso do Pantanal. Zoonews, São Paulo, SP, p. 00 - 00, 08 jun. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Os pulsos de inundação e o rio Taquari. Zoonews, São Paulo, SP, p. 00 - 00, 08 jun. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Peixes como recurso sustentável do Pantanal. Rede Aguapé, Campo Grande, p. 00 - 00, 04 jun. 2004.

  • RESENDE, E. K. ; CATELLA ; MARQUES, D. K. ; Rotta, M. A . . Banco de semen de peixes do Pantanal. Portal do Ibama, Brasília, DF, p. 00 - 00, 03 jun. 2004.

  • RESENDE, E. K. . A utopia do repovoamento. portal do IBAMA, Brasília, DF, p. 00 - 00, 03 jun. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Estratégias para definição de períodos de defeso no Pantanal. Boletim Pecuário, São Paulo, SP, p. 00 - 00, 02 jun. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Os controles geológicos e os pulsos de inundação. Rede Aguapé, Campo Grande, p. 00 - 00, 02 jun. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Os controles geológicos e os pulsos de inundação no Pantanal. O Fazendeiro, São Paulo, p. 00 - 00, 01 jun. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Os controles geológicos e os pulsos de inundação no Pantanal. Boletim Pecuário, São Paulo, p. 00 - 00, 24 maio 2004.

  • RESENDE, E. K. . Os controles geológicos e os pulsos de inundação no Pantanal. Campo Grande News, Campo Grande, MS, p. 00 - 00, 24 maio 2004.

  • RESENDE, E. K. . Os controles geológicos e os pulsos de inundação no Pantanal. Rede pecuaria, São Paulo, p. 00 - 00, 21 maio 2004.

  • RESENDE, E. K. . Os pulsos de inundação e o rio Taquari. Criar e Plantar, p. 00 - 00, 21 maio 2004.

  • RESENDE, E. K. . Os controles geológicos e os pulsos de inundação no Pantanal. Portal do Agronegócio, São Paulo, p. 00 - 00, 21 maio 2004.

  • RESENDE, E. K. . Considerações para definição do período de defeso da reprodução: o caso do Pantanal. Criar e Plantar, São Paulo, p. 00 - 00, 13 maio 2004.

  • RESENDE, E. K. . Peixes como recurso sustentável do Pantanal. Criar e Plantar, São Paulo, p. 00 - 00, 06 maio 2004.

  • RESENDE, E. K. . A utopia do repovoamento. Zootecnista, São Paulo, p. 00 - 00, 20 abr. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Peixes como recurso sustetnável do Pantanal. Corumbá, Corumbá, MS, p. 00 - 00, 20 abr. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Peixes como recurso sustetnável do Pantanal. Página Rural, São Paulo, p. 00 - 00, 20 abr. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Os pulsos de inundação e o rio Taquari. Página rural, São Paulo, p. 00 - 00, 20 abr. 2004.

  • RESENDE, E. K. . A utopia do repovoamento. Página Rural, São Paulo, p. 00 - 00, 20 abr. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Considerações para definição do período de defeso de reprodução: o caso do Pantanal. Página rural, São Paulo, p. 00 - 00, 20 abr. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Os pulsos de inundação e o rio Taquari. Agro on line, São Paulo, p. 00 - 00, 15 abr. 2004.

  • RESENDE, E. K. ; CATELLA ; MARQUES, D. K. ; Rotta, M. A . . Banco de semen de peixes do Pantanal. Zootecnista, São Paulo, p. 00 - 00, 06 abr. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Banco de semen de peixes do Pantanal. Arroba boi, São Paulo, p. 00 - 00, 05 abr. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Os pulsos de inundação e o rio Taquari. Zootecnista, São Paulo, p. 00 - 00, 01 abr. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Considerações para definição do período de defeso da reprodução: o caso do Pantanal. Zootecnista, São Paulo, p. 00 - 00, 01 abr. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Peixes como recurso sustentável do Pantanal. Campo Grande News, Campo Grande, MS, p. 00 - 00, 30 mar. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Os pulsos de inundação e o rio Taquari. Corumbá on line, Corumbá, MS, p. 00 - 00, 26 mar. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Banco de semen de peixes do Pantanal. Criar e Plantar, XXX, p. 00 - 00, 23 mar. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Peixes como recurso sustentável do Pantanal. Corumba on line, Corumbá, MS, p. 00 - 00, 22 mar. 2004.

  • RESENDE, E. K. ; CATELLA ; MARQUES, D. K. ; Rotta, M. A . . Banco de semen de peixes do Pantanal. Corumba.com, Corumbá, MS, p. 00 - 00, 22 mar. 2004.

  • RESENDE, E. K. . Considerações para definição do período de defeso de reprodução: o caso do Pantanal. Rede Pecuaria, São Paulo, p. 00 - 00, 19 mar. 2003.

  • RESENDE, E. K. . A utopia do repovoamento. Rede pecuaria, São Paulo, p. 00 - 00, 19 mar. 2003.

  • RESENDE, E. K. . Banco de semen de peixes do Pantanal. 000, Cuiabá, p. 00 - 00, 02 mar. 2003.

  • RESENDE, E. K. . Peixes como recurso sustentável no Pantanal. Rede pecuária, São Paulo, p. 1 - 2, 13 fev. 2003.

  • RESENDE, E. K. . Os pulsos de inundação e o rio Taquari. Rede pecuaria, São Paulo, p. 1 - 2, 13 fev. 2003.

  • RESENDE, E. K. . A utopia do repovoamento. Panorama da Aquicultura, Rio de janeiro, RJ, p. 24 - 24, 09 out. 2001.

  • RESENDE, E. K. . Estudando a sobrevivência das espécies.. Pesca e Companhia, Osasco, SP, p. 70 - 83, 07 set. 1996.

  • Oliveira, C.A. L. ; RESENDE, E. K. ; LEGAT, A. P. ; RIBEIRO, R. P. . Melhoramento genético de peixes no Brasil: situação atual e perspectivas.. In: XX Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2010, Palmas, Tocantis. Anais das palestras do XX congressop Brasileiro de Zootecnia, Zootec 2010., 2010. v. 1. p. 237-249.

  • RESENDE, E. K. ; FIGUEIREDO, R. ; QUEIROZ, J. F. ; QUEIROZ, M. A. . Sustainable use of waters in Brazil. In: International workshop on Tropical Agriculture Development, 2006, Brasília, DF. anais do International workshop on Tropical Agriculture Development. Brasília: Embrapa. v. 1. p. 1-1.

  • PEIXER, J. ; RESENDE, E. K. . Maturação gonadal, fecundidade e alimentação de Pinirampus pirinampu (Siluriformes, Siluroidei, Pimelodidae) no Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brasil.. In: III Simpósio sobre recursos naturais e sócio-econômicos do Pantanal, 2000, Corumbá, MS. III Simpósio sobre Recursos naturais e sócio-econômicos do Pantanal - resumos. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2000. v. 1. p. 268-260.

  • PEREIRA, R. A. C. ; RESENDE, E. K. . Estudos comparativos da alimentação de Gymnotus carapo (Pisces: Gymnotidae) com a fauna associada às raízes de macrófitas aquáticas na planície de inundação do baixo rio Negro, Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brasil.. In: III Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Pantanal: os desafios do novo milênio., 2000, Corumbá, MS. Resumos do III Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Pantanal. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2000. v. 1. p. 269-270.

  • ESPINDOLA, C. A. ; PEREIRA, R. A. C. ; SANTOS, D. C. ; RESENDE, E. K. . Expedição Pantanal - dos homens, dos animais e das águas - do discurso do peão ao desenvolvimento sustentável.. In: III Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Pantanal: os desafios do novo milênio., 2000, Corumbá, MS. Resumos III simpósio sobre.... Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2000. v. 1. p. 381-382.

  • DANTAS, M. ; ROSA, A. N. ; BARROS, A. T. M. ; POTT, A. ; RESENDE, E. K. ; CATTO, J. B. ; COMASTRI FILHO, J. A. ; VIEIRA, L. M. . Pantanal: desenvolvimento sustentável. In: III Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Pantanal: os desafios do novo milênio., 2000, Corumbá, MS. Resumos III Simpósio..... Brasília, DF: Embrapa Informação tecnológica, 2000. v. 1. p. 380-380.

  • RESENDE, E. K. ; PEREIRA, R. A. C. . Dieta alimentar de Gymnotus cf carapo (Ostariophysi, Gymnotiformes), na planície inundável do Rio Negro, Mato Grosso do Sul, Brasil.. In: III Simpósio sobre recursos naturais e sócio-econômicos do Pantanal: os desafios do novo milênio, 2000, Corumbá, MS. Resumos III Simpósio.... Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2000. v. 1. p. 285-285.

  • Padovani, C.R. ; CATELLA ; MORAES, A. S. ; RESENDE, E. K. ; ALBUQUERQUE, F. F. . Banco de dados geográficos sobre a atividade de pesca na Estrada-Parque Pantanal, MS.. In: III simpósio sobre recursos naturais e sócio-econômicos do Pantanal: os desafios do novo milênio, 2000, Corumbá, MS. Resumos III simpósio.... Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica. v. 1. p. 423-424.

  • SANTOS, D. C. ; RESENDE, E. K. . Avaliação da produção pesqueira para a bacia do rio Taquari.. In: III Simpósio sobre recursos naturais e sócio-econômicos do Pantanal: os desafios do novo milênio., 2000, Corumbá, MS. Resumos III Simpósio..... Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica. v. 1. p. 441-442.

  • RESENDE, E. K. . O Pantanal Mato-grossense: potencilalidades e limitações ao seu uso sustentado. In: O Pantanal Mato-grossense: potencialidades e limitações ao seu uso sustentado., 1998, Aguas de Lindóia. Anais do IV Simpósio de Ecossistemas Brasileiros. São Paulo, SP: Academia de Ciências do Estado de São Paulo, 1998. v. V. p. 113-119.

  • PEREIRA, R. ; RESENDE, E. K. . Alimentação de peixes detritívoros em meandros abandonados da planície de inundação do rio Miranda, Pantanal, Mato Grosso do Sul, Brasil.. In: II Simpósio sobre recursos Naturais e sócio-econômicos do Pantanal., 1996, Corumbá, MS. II Simpósio sobre Recursos Naturais e sócio-econômicos do Pantanal - Resumos. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 1996. v. 1. p. 68-69.

  • RESENDE, E. K. . Recursos Naturais do Pantanal. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE CONSERVACAO DO PANTANAL, 1989. anais I Congresso Internacional sobre conservação do Pantanal. CAMPO GRANDE, MS. BRASIL: Gráfica da Empaer. v. 1. p. 26-29.

  • RESENDE, E. K. . Estudos Ictiofaunisticos Na Area de Influencia da Uhe de Tucurui, Rio Tocantis. Fase de Pre-Enchimento. Biologia I. Reproducao e Crescimento.. In: RESUMOS CONGR. ZOOLOGIA, 1986. CUIABA, MT, BRASIL. p. 0-0.

  • RESENDE, E. K. . A Producao Pesqueira No Estado de Mato Grosso do Sul, Periodo de 1979 A 1984.. In: 1986. RESUMO CONGR. ZOOLOGIA, 1986. CUIABA, MT, BRASIL. p. 0-0.

  • RESENDE, E. K. . Situação atual e perspectivas da aquicultura na região norte do país.. In: III Simpósio Brasileiro de Aquicultura, 1984, São Carlos. III Simpósio Brasileiro de Aquicultura - Anais. São Carlos, SP: Universidade Federal de São Carlos. p. 49-52.

  • RESENDE, E. K. . Bioacumulacao de Metais Pesados e Pesticidas Organoclorados Em Peixes dos Rios Mogi-Guacu e Pardo.. In: CIENC. CULT., 1982. SAO PAULO, SP. p. 0-0.

  • RESENDE, E. K. . Avaliacao da Situacao Atual de Contaminacao dos Rios Mogi-Guacu e Pardo.. In: COGRESSO BRASILEIRO DE AQUICULTURA E RANICULTURA, 1980. JABOTICABAL, SP. p. 0-0.

  • RESENDE, E. K. ; VAZZOLER, G. . Método gráfico e estimativa do índice alimentar aplicado no estudo da alimentação de peixes.. In: 5º Simpósio Latino-americano de Oceanografia Biológica, 1978, São Paulo. Bolm inst. oceanogr. São Paulo. São Paulo: editora I. Oceanográfico, 1978. v. 29. p. 205-207.

  • RESENDE, E. K. . Alimentacao de Pleuronectiformes (Analise Comparativa e Bionomia).. In: CIENCIA & CULTURA, 1976. SAO PAULO, SP. p. 0-0.

  • KAWAKAMI, E. ; RESENDE, E. K. . A comparison of the feeding habits and bionomics of the species of Pleuronectiform fishes from the south coast of Brazil.. In: 2º Congresso Europeu de ictiologistas, 1976, Paris. Revue des Travaux de L'Institut des Pêches Maritimes. Paris, França: Institut Scientifique et Tecnique des Peches Maritimes, 1976. v. 40. p. 629-631.

  • STREIT JUNIOR, D. P. ; FORNARI, D.C. ; POVH, J. A. ; GODOY, L. C. ; Oliveira, C.A. L. ; RESENDE, E. K. ; RIBEIRO, R. P. . Germplasm banking and its role on development of the genetic improvement program for fish in Brazil.. In: 4th International Workshop on the Biology of Fish Gametes, 2013, Albufeira. In 4th International Workshop on tne Biologuy of Fish Gametes. Faro: Multicópias, 2013. v. 1. p. 90-91.

  • MONACO, I. A. ; RESENDE, E. K. . Biologia Reprodutiva do cascudo Liposarcus anisitsi (Siluriformes: Loricariidae) no Pantanal, Mato Grosso do Sul, Brasil.. In: X Congresso de Ecologia do Brasil, 2011, São Lourenço, MG. Anais do X Congresso de Ecologia do Brasil. São Lourenço, MG: Sociedade de Ecologia do Brasil, 2011. v. 1. p. 1-1.

  • RESENDE, E. K. ; LEGAT, A. P. ; Oliveira, C.A. L. ; RIBEIRO, R. P. . Melhoramento Animal no Brasil: Uma Visão Crítica- Espécies Aquáticas. In: VIII Simpósio Brasileiro de melhoramento animal, 2010, Maringá, PR. Anais do VIII Simpósio de Melhoramento Animal. Maringá, PR: Sociedade Brasileira de melhoramento Animal, 2010. v. 1. p. 1-20.

  • BERGIER, I. ; RESENDE, E. K. . Dinâmica de cheias no Pantanal do rio Paraguai de 1900 a 2009.. In: 3º Simpósio de geotecnologias no Pantanal, Cáceres, MT., 2010, Cáceres, MT. Anais do 3º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, Cáceres, MT.. Campinas, SP: Embrapa Informática Agropecuária, 2010. v. 1. p. 35-43.

  • MONACO, I. A. ; RESENDE, E. K. . Alimentação de Liposarcus anisitsi e Potamorhina squamoralevis, pexies abundantes na baía Tuiuiú, Pantanal, Mato Grosso do Sul, Brasil.. In: V Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Pantanal, 2010, Corumbá. Anais do V Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Pantanal.. Campinas,SP: ICS do Brasil, 2010. v. 1. p. 1-5.

  • GALLETTI, V. S. ; RESENDE, E. K. ; COSTA, F. E. S. . alimentação de duas espécies do gênero Pseudoplatystoma do Rio Negro, Pantanal da Nhecolância, MS, Brasil.. In: V Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Pantanal, 2010, Corumbá, MS. Anais do V Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Pantanal. Campinas, SP: ICS do Brasil, 2010. v. 1. p. 1-5.

  • SUGANUMA, C. H. ; CALCAGNOTTO, D. ; BENITES, C. ; RESENDE, E. K. ; OLIVEIRA, C. ; FORESTI, F. . Diversidade genética de populações de Pacu (Piaractus mesopotamicus, Holmberg, 1887) dqa Bacia do Alto Paraguai baseada em análise de microssatélites.. In: 45ª Reunião anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia., 2008, Lavras. Anais da 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia.. Lavras, MG: Editora da UFLA, 2008. v. unico. p. 1-3.

  • RESENDE, E. K. ; TAKAGI, J. S. ; LOESCHNER, W. . Diagnóstico das pisciculturas em Mato Grosso do Sul. In: 1º Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos de Água Doce., 2007, Dourados, MS. Anais do 1º Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos de Água Doce.. Dourados, MS: Embrapa Agropecuária Oeste, 2007. v. unico. p. 1-5.

  • OLLIVEIRA, M. S. ; PEREIRA, R. A. C. ; RESENDE, E. K. ; ISHIKAWA, M. M. ; SANTOS JUNIOR, J. F. ; SOARES, D. C. . Avaliação da qualidade de água para manutenção de tuviras (Gymnotus cf carapo) em cativeiro, na unidade experimental de Porto da Manga, Corumbá, Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brasil.. In: 1º Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos de Água Doce, 2007, Dourados, MS. Anais do 1º Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos de Água Doce.. Dourados, MS: Embrapa Agropecuária Oeste, 2007. v. unico. p. 1-6.

  • ISHIKAWA, M. M. ; OLLIVEIRA, M. S. ; PEREIRA, R. A. C. ; RESENDE, E. K. ; SANTOS JUNIOR, J. F. ; LIMA, R. P. . Acompanhamento do comportamento e quadro clínico de tuviras (Gymnotus carapo) em laboratório.. In: 1º Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos de Água Doce, 2007, Dourados, MS. Anais do 1º Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos de Água Doce. Dourados, MS.: Embrapa Agropecuária Oeste, 2007. v. único. p. 1-4.

  • RESENDE, E. K. . Pulso de inundação - processo ecológico essencial à vida no Pantanal. In: XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2005, João Pessoa. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. não tem: Unius Multimidia Ltda, 2005. v. único. p. 01-07.

  • RESENDE, E. K. . The flood pulse concept and its relation to fish biology in the Pantanal. In: VI International Congress on the Biology of Fish, 2004, Manaus- Brasil. Advances in Fish Biology. Vancouver- Canadá: American fisheries Society, 2004. v. unico. p. 283-286.

  • RESENDE, E. K. . Peixes como recurso sustentável do Pantanal. In: 14º Encontro de Biólogos do CRBio-1, 2003, Cuiabá. 14º Encontro de Biólogos do CRBio-1, livro de resumos, 2003. v. único. p. 50-51.

  • RESENDE, E. K. . O Pantanal Matogrossense. In: Programa IberoAmericano de Ciência e Tecnologia- CYTED, 2001, Buenos Aires. El Agua en IberoAmerica. Funciones de los Humedales. Calidad de vida y agua segura. Buenos Aires: Cyted, 2001. v. unico. p. 113-118.

  • ANTUNES, D.M. ; DIGMAYER, M ; RIBEIRO, R. P. ; STREIT JUNIOR, D. P. ; ALEXANDRE Fº, L. ; KASAI, R.Y.D. ; RESENDE, E. K. ; LEGAT, A. P. ; BENITES, C. . Avaliação do semen criopreservado de Pseudoplatystoma reticulatum (Holmberg, 1887) com diferentes soluções crioprotetoras e diferentes soluções ativadoras.. In: III Conferência Latinoamericana sobre cultivo de peixes nativos e III Congresso Brasileiro de Produção de Peixes nativos, 2011, Lavras, MG. Anais do III Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos. Lavras, MG: Universidade Federal de Lavras, 2011. v. 1. p. 271-271.

  • FORNARI, D.C. ; RIBEIRO, R. P. ; STREIT JUNIOR, D. P. ; GALO, J.M. ; RESENDE, E. K. ; BARRETO, R.V. ; MORAES, G.V. ; VARGAS, L. . Toxidez dos criprotetores utilizados na vitrificação de embriões de tambaqui, Colossoma macropomum (Cuvier, 1818).. In: III Conferência Latinoamericana sobre cultivo de peixes nativos e III Congresso Brasileiro de Produção de Peixes nativos, 2011, Lavras, MG. Anais do III Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos. Lavras, MG: Universidade Federal de Lavras, 2011. v. 1. p. 289-289.

  • MELLO, F. ; STREIT JUNIOR, D. P. ; POVH, J. A. ; RIBEIRO, R. P. ; Oliveira, C.A. L. ; FORNARI, D.C. ; BARRETO, R.V. ; RESENDE, E. K. ; LEGAT, A. P. . Correlações entre pesos e características morfométricas em Colossoma macropomum participantes do programa de melhoramento genético da espécie.. In: III Conferência Latinoamericana sobre cultivo de peixes nativos e III Congresso Brasileiro de Produção de Peixes nativos, 2011, Lavras, MG. Anais do III Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos. Lavras, MG: Universidade Federal de Lavras, 2011. v. 1. p. 124-124.

  • GALO, J.M. ; RIBEIRO, R. P. ; STREIT JUNIOR, D. P. ; RESENDE, E. K. ; FORNARI, D.C. ; GUERREIRO, L.R.J. ; Oliveira, D. ; MORAES, G.V. ; VARGAS, L. . Semen de Colossoma macropomum (Cuvier, 1818) resfriado em diferentes diluidores. In: III Conferência Latinoamericana sobre cultivo de peixes nativos e III Congresso Brasileiro de Produção de Peixes nativos, 2011, Lavras, MG. Anais do III Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos. Lavras, MG: Universidade Federal de Lavras, 2011. v. 1. p. 284-284.

  • DIGMAYER, M ; RIBEIRO, R. P. ; STREIT JUNIOR, D. P. ; MUNIZ, C.F. ; TARDIVO, T.F. ; NEUMANN, E. ; ANTUNES, D.M. ; RESENDE, E. K. ; LEGAT, A. P. ; POVH, J. A. . Avaliação do semen de Colossoma macropomum (Cuvier, 1818) (Osteichthyes: Characidae) com diferentes soluções ativadoras. In: III Conferência Latinoamericana sobre cultivo de peixes nativos e III Congresso Brasileiro de Produção de Peixes nativos, 2011, Lavras, MG. Anais do III Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos. Lavras, MG: Universidade Federal de Lavras, 2011. v. 1. p. 269-269.

  • RESENDE, E. K. . Aquabrasil Project Experience. In: World Aquaculture 2011/Fenacam - Feira Nacional do Camarão, 2011, Natal. Resumos World Aquaculture 2011. Baton Rouge, USA: World Aquaculture Society, 2011. v. 1. p. 579-579.

  • MONACO, I. A. ; LIMA_Jr, S. E. ; RESENDE, E. K. . Fator de condição do cascudo Liposarcus anisitsi (Siluriformes: Loricariidae) na baía Tuiuiú, Pantanal MS.. In: 20º Congresso de Biólogos do CRBio-01, 2011, Corumbá, MS. Anais do 20º Congresso de biólogos do CRBio-01, 2011. v. 1. p. 25-25.

  • MELLO, F. ; STREIT JUNIOR, D. P. ; POVH, J. A. ; RIBEIRO, R. P. ; RESENDE, E. K. ; LEGAT, A. P. . Analise da variabilidade genética das populações de tambaqui (Colossoma macropomum) do estado de Rondônia para delineamento do programa de melhoramento genético.. In: Aquaciência, 2010, Recife. Resumos do IV Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática. Recife: Universidade Federal de pernambuco, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • MELLO, F. ; STREIT JUNIOR, D. P. ; POVH, J. A. ; RIBEIRO, R. P. ; Oliveira, C.A. L. ; RESENDE, E. K. ; LEGAT, A. P. . Programa de melhoramento genético do tambaqui (Colossoma macropomum): composião genética das famílias. In: IV Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática, 2010, REcife, PE. Resumos Anais do IV Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2010. v. 1. p. 1-2.

  • MONACO, I. A. ; RESENDE, E. K. . Fecundidade e tipo de desova do cascudo, Liposarcus anisitsi (Siluriformes: Loricariidae) no Pantanal, MS.. In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009, Cuiabá. Resumos XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia. Cuiabá: SBI/UFMT, 2009. v. 1. p. 73-73.

  • MONACO, I. A. ; RESENDE, E. K. . Fecundidade e tipo de desova do sairu-boi, Potamorhina squamoralevis (Characiformes: Curimatidae), no Pantanal, MS.. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil e III Congresso Latino Americano de Ecologia, 2009, São Lourenço. Anais do IX Congresso de Ecologia do Brasil. digital: digital, 2009. v. 1. p. 1-2.

  • ORTEGA, M. L. S. ; SILVA, W. M. ; RESENDE, E. K. ; FERNANDES, J. . Informações preliminares sobre a distribuição geográfica de caranguejos Trichodactylidae (Decapoda:Brachyura) no Pantanal de Mato Grosso do Sul.. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil e III Congresso Latino Americano de Ecologia, 2009, São Lourenço, MG. Aanais do IX Congresso de Ecologia do Brasil. não tem: não tem, 2009. v. 1. p. 1-3.

  • RESENDE, E. K. ; LIMA, V. S. N. C. . Peixes ocorrentes em macrófitas aquáticas na baía Tuiuiú, meandro abandonado do rio Paraguai, Pantanal Sul, Brasil.. In: XVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008, Curitiba. Resumos XXVII Congresso de Zoologia. Curitiba: Sociedade Brasileira de Zoologia, 2008. v. 1. p. 1-2.

  • RESENDE, E. K. ; PENHA, J. M. . Richness andf diversity of fishes from the Pantanal. In: 8th International Wetlands Conference, 2008, Cuiabá. 8th International Wetlands Conference. Cuiabá, MT: Editora UFMT, 2008. v. 1. p. 182-182.

  • RESENDE, E. K. . Reproduction Strategies of Pantanal Fishes. In: 8th International Wetlands Conference, 2008, Cuiabá, MT. 8th International Wetlands Conference. Cuiabá, MT: Editora UFMT, 2008. v. 1. p. 182-183.

  • CRUZ, L. W. S. ; RESENDE, E. K. . Hábito alimentar do sairu-boi, P. squamoralevis (Characiformes, Curimatidae), na baía do Tuiuiú, Rio Paraguai, Pantanal Sul.. In: XVII Encontro Brasileiro de ictiologia, 2007, Itajaí. Resumos XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí, 2007. v. unico. p. 424-424.

  • Galvarra, L.K. ; RESENDE, E. K. . Alimentação dos peixes associados a macrófitas aquáticas na baía do Tuiuiú, rio Paraguai, MS, Brasil.. In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajaí, SC. Resumos XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia. Itajaí, SC: Universidade do Vale do Itajaí, 2007. v. 1. p. 422-422.

  • RESENDE, E. K. ; MARQUES, D. K. ; PEREIRA, R. A. C. ; CRUZ, L. W. S. ; LIMA, V. S. N. C. . Riqueza e diversidade de peixes na baía Tuiuiú, ambiente inundável do rio Paraguai, Pantanal Sul, Brasil.. In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajaí - SC. Resumos XVII Encontro Brasileiro de ictiologia. Itajaí, SC: Universidade do Vale do Itajaí, 2007. v. unico. p. 418-418.

  • OLIVEIRA, M. S. ; PEREIRA, R. A. C. ; RESENDE, E. K. . Diagnóstico da atividade de captura de iscas no Pantanal de Mato Grosso do Sul e propostas para melhoria de manutenção em cativeiro.. In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajaí, SC. Resumos XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia. Itajaí, SC: Universidade do Vale do Itajaí, 2007. v. unico. p. 447-448.

  • RESENDE, E. K. . O efeito das mudanças climáticas sobre os recursos pesqueiros do Pantanal. In: Taller Red CYTED/Humedales, 2007, Corumbá, MS. Efectos de los cambios globales sobre los humedales. Corumbá, MS: Embrapa Pantanal, 2007. v. 1. p. 33-33.

  • OKAZAKI, T. I. ; HILSDORF, A. W. S. ; RESENDE, E. K. . Avaliação da diversidade genética intra e inter populacional da piraputanga (Brycon hilarii) na bacia do Alto Paraguai por meio microssatélites para o seu manejo sustentado.. In: XI Brazilian Symposium on Fish Cytogenetics and Genetics/ I International Congress of Fish Genetics, 2006, São Carlos. Resumos XI Braz. Symp. on Fish Cytogenetics and Genetics/ I Intern. Congress of Fish Genetics.. São Carlos, SP: Universidade Federal de São Carlos, 2006. v. unico. p. 66-66.

  • IERVOLINO, F. ; RESENDE, E. K. ; SILVA, A. R. J. ; HILSDORF, A. W. S. . Desenho de primers e construção de um mapa de restrição da região de D-Loop mitocondrial para avaliação da diversidade genética intra e interpopulacional do pacu (Piaractus mesopotamicus) na bacia do Alto Paraguai por meio do RFLP-PCR.. In: XI Symposium on Fish Cytogenetics / I International Congress of Fisg Genetics, 2006, São Carlos, SP. Resumos XI Braz. Sympos. on Fish Cytogenetics and Genetics / I Intern. Congress of Fish Genetics. São Carlos, SP: Universidade Federal de São Carlos, 2006. v. unico. p. 137-137.

  • BENITES, C. ; RESENDE, E. K. ; PEREIRA, L. H. G. ; OLIVEIRA, C. ; FORESTI, F. . Caracterização genética do pintado (Pseudoplatystoma corruscans) e da cachara (Pseudoplatystoma fasciatum) do Pantanal Mato-grossense.. In: I International Congress of Fish Geneticas, 2006, São Carlos. Resumos do XI Brazilian Symposium on Fish Cytogenetics and Genetics/ I International Congress of Fish Genetics.. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2006. v. unico. p. 67-67.

  • RESENDE, E. K. . Situação atual de gestão de zonas úmidas: o caso da bacia hidrográfica do rio Taquari, Pantanal, Mato Grosso do Sul, Brasil.. In: V Seminário Internacional CYTED-XVII, 2005, Buenos Aires. Un enfoqye integrado para la gestion sustentable del agua- experiencias en zonas humedas.. Buenos Aires: Facultad de Ciencias Veterinarias, 2005. v. 1. p. 53-53.

  • RESENDE, E. K. . Peixes de valor econômico da Reserva Particular de Patrimônio Natural SESC Pantanal, Mato Grosso, Brasil.. In: IV Simpósio sobre Recursos Naturais e sócio-econômicos do Pantanal, 2004, Corumbá, MS. Anais do IV Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Pantanal. Corumbá: Embrapa Pantanal, 2004. v. 1. p. 1-1.

  • RESENDE, E. K. ; MARQUES, D. K. ; Galvarra, L.K. . Alimentação do pacu (Piaractus mesopotamicus Holmberg, 1887) em uma área de proteção ambiental- RPPN SESC Pantanal, município de Barão de Melgaço.. In: IV Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Pantanal, 2004, Corumbá, MS. Anais do IV Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Pantanal. Corumbá, MS: Embrapa Pantanal, 2004. v. 1. p. 1-1.

  • RESENDE, E. K. . An approach to the sustainable use of the natural resources of the Pantanal, Upper Paraguay Basin, Brazil.. In: 24th Annual Meeting Society of Wetland Scientists, 2003, New orleans. Resumos - 24th Annual Meeting of Wetland Scientists. New Orleans: Society of Wetland Scientists- South Central Chapter, 2003. v. unico. p. 134-135.

  • RESENDE, E. K. . Padrões migratórios de peixes em bacias hidrográficas - Bacia do Alto Paraguai- Pantanal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RESENDE, E. K. . As águas do Taquari- problemática e soluções. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RESENDE, E. K. ; Galdino, S. ; Padovani, C.R. . Impactos ambientais e sócio-econômicos no rio Taquari. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RESENDE, E. K. . Diversidade de peixes em ambiente natural: o Pantanal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, E. K. . A problemática do rio Taquari. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RESENDE, E. K. . Rio Taquari - 10 anos depois. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RESENDE, E. K. . Inovação tecnológica para o desenvolvimento da aquicultura de espécies nativas: realidade, desafios e oportunidades.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, E. K. . Impactos ambientais e sócio-econômicos no Rio Taquari.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RESENDE, E. K. . Riqueza, diversidade e abundância de peixes em ambientes i nundáveis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIOVEZAN, U. ; CARNEIRO, P. C. F. ; ALBUQUERQUE, N. I. ; MAUES, M. S. ; PAIVA, S. R. ; ALENCAR, J. R. M. ; ALBQUQUERQUE, N. I. ; MARQUES, J. R. F. ; PEREIRA, F. M. ; PINHEIRO, M. S. ; RESENDE, E. K. . Rede de recursos genéticos animais da Embrapa: espécies nativas com potencial econômico,. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RESENDE, E. K. . Interações planície/planalto e o Pantanal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RESENDE, E. K. . Technologies for Brazilian Aquaculture Sustainable Development. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RESENDE, E. K. . Projeto Aquabrasil - Gestão em rede. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RESENDE, E. K. . Pulso de inundação: processo ecológico essencial à vida no Pantanal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MONACO, I. A. ; RESENDE, E. K. . Fecundidade e tipo de desova do cascudo Liposarcus anisitsi (Siluriformes: Loricariidae) no Pantanal, MS.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, E. K. ; LIMA, V. S. N. C. . Peixes ocorrentes em macrófitas aquáticas na baía Tuiuiú, meandro abandonado do Rio Paraguai, Pantanal Sul, Brasil.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, E. K. . Richness and diversity of fishes from the Pantanal.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RESENDE, E. K. ; SALIS, S. M. ; ISHII, I. H. ; PEREIRA, R. A. C. . The flood pulse and the Fishes in the Pantanal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RESENDE, E. K. . Reproduction Strategies of Pantanal Fishes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RESENDE, E. K. ; MARQUES, D. K. ; PEREIRA, R. A. C. ; LIMA, V. S. N. C. . Riqueza e diversidade de peixes na baía Tuiuiú, ambiente inundável do rio Paraguai, Pantanal Sul, Brasil.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, E. K. ; CRUZ, L. W. S. . Hábito alimentar do sairu-boi, Potamorhina squamoralevis (Characiformes, Curimatidae) na baía Tuiuiú, Rio Paraguai, Pantanal Sul.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, R. A. C. ; OLLIVEIRA, M. S. ; RESENDE, E. K. . Diagnóstico da atividade de captura de iscas vivas no Pantanal de Mato Grosso do Sul e propostas para melhoria de manutenção em cativeiro.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, E. K. ; TAKAGI, J. S. ; LOESCHNER, W. . Diagnóstico das pisciculturas de Mato Grosso do Sul.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, E. K. . Aspectos biológicos dos peixes do Pantanal. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RESENDE, E. K. . Gestão dos Recursos Pesqueiros em Mato Grosso do Sul. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RESENDE, E. K. . A redução da pesca no Pantanal. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RESENDE, E. K. ; FIGUEIREDO, R. ; QUEIROZ, J. F. ; QUEIROZ, M. A. . Sustainabel use of waters in Brazil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RESENDE, E. K. . O efeito das mudanças climáticas sobre os recursos pesqueiros do Pantanal. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RESENDE, E. K. . A utopia do repovoamento. Não tem: Não tem, 2005 (Guia de pesca amadora - peixes de água doce).

  • RESENDE, E. K. . A propagação artificial de peixes de águas tropicais- manual de extensão, 1983. (Tradução/Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CATELLA ; ALBUQUERQUE, F. F. ; RESENDE, E. K. ; VARGAS, R. D. . Formulação de legislação de pesca de Mato Grosso do Sul. 2007.

RESENDE, E. K. . Membro Titular do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul. 2005.

RESENDE, E. K. . Migratory fishes of the Paraguay-Paraná basin, excluding the Upper Paraná Basin.. 2001.

RESENDE, E. K. . Membro titular do Conselho da Reserva da Biosfera do Pantanal. 2001.

RESENDE, E. K. . Membro titular do Conselho de Pesca de Mato Grosso do Sul. 2001.

RESENDE, E. K. . Comitê Assessor do PPG-7 , Projeto de Pesquisa Dirigida. 1998.

RESENDE, E. K. . Comitê Assessor do PADCT/Ciências Ambientais. 1994.

RESENDE, E. K. . Comitê Assessor do PADCT/Ciências Ambientais. 1992.

RESENDE, E. K. ; MARQUES, D. K. . Criopreservação de semen de peixes.. 2009.

RESENDE, E. K. ; PEREIRA, R. A. C. . Metodologia para determinação de dieta alimentar de peixes detritívoros.. 2007.

RESENDE, E. K. . Definição período defeso reprodução peixes Pantanal. 2004.

RESENDE, E. K. ; MARQUES, D. K. . Parecer técnico para antecipação do péríodo de defeso da reprodução. 2003.

RESENDE, E. K. . Definição do tamanho mínimo de captura de piraputanga, Brycon microlepis. 2000.

RESENDE, E. K. ; PEIXER, J. . Definição do tamanho mínimo de captura do barbado, Pinirampus pirinampu, no Pantanal.. 2000.

RESENDE, E. K. . Definição do período de defeso de reprodução de peixes do Pantanal. 1989.

RESENDE, E. K. . Definição do tamanho mínimo de captura de peixes de valor econômico do Pantanal. 1989.

RESENDE, E. K. ; KAWAKAMI, E. ; VAZZOLER, G. . Indice alimentar para determinação de dieta alimentar em peixes. 1980.

RESENDE, E. K. ; SALIS, S. M. ; ISHII, I. H. ; PEREIRA, R. A. C. . Avaliação do papel do pulso de inundação sobre a riqueza e biodiversidade de peixes em ambiente inundável na porção sul do rio Paraguai.. 2008.

Jongman, R.H.G ; Padovani, C.R. ; RESENDE, E. K. ; Tomas, W. M. ; Galdino, S. ; Eupen, M.V. ; Makaske, B. ; Rooij, S.V. ; Querner, E. ; Jonker, R. . Pantanal-Taquari: Ferramentas para tomada de decisão na gestão integrada dos recursos hídricos. 2005.

RESENDE, E. K. ; MARQUES, D. K. . Avaliação da situação dos peixes de valor econômico da RPPN SESC Pantanal e possíveis ações futuras.. 2004.

RESENDE, E. K. ; BORGES, L. H. L. ; FERREIRA, E. G. ; AGOSTINHO, A. A. . Estudos biológicos para manejo sustentável dos recursos pesqueiros do Pantanal. 2003.

RESENDE, E. K. ; MARQUES, D. K. . Avaliação da situação dos peixes de valor econômico para a pesca no rio Cuiabá, na área da RPPN SESC Pantanal e possíveis ações futuras.. 2003.

RESENDE, E. K. ; PEREIRA, R. ; PEIXER, J. ; SANTOS, D. C. ; VARGAS, R. D. . Formulação de meios para promover a consevação da pesca no rio Taquari-MS.. 2003.

RESENDE, E. K. ; MACHADO, F. A. . Avaliação ecológica rápida no Parque nacional do Pantanal e RPPNs do entorno. Componente Ictiofauna. 2002.

RESENDE, E. K. . Aproveitamento integral do pescado. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RESENDE, E. K. ; PEREIRA, R. A. C. ; SALIS, S. M. ; ISHII, I. H. . Avaliação do papel do pulso de inundação sobre a riqueza e biodiversidade de peixes em ambiente inundável na porção sul do rio Paraguai.. 2008. (Relatório de pesquisa).

RESENDE, E. K. . A problemática do rio Taquari.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RESENDE, E. K. . Avaliação de Impactos Ambientais. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RESENDE, E. K. ; COMASTRI FILHO, J. A. ; DANTAS, M. . Anais do III Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Pantanal. 2001. (Editoração/Anais).

RESENDE, E. K. . Recursos pesqueiros do Pantanal. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RESENDE, E. K. . Avaliação de impactos ambientais. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RESENDE, E. K. . Avaliação de impactos ambientais. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RESENDE, E. K. . Aspectos legais do desenvolvimento e uso dos recursos naturais locais.. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RESENDE, E. K. ; CATTO, J. B. ; DANTAS, M. . Anais do II Simpósio sobre Recursos naturais e Sócio-econômicos do Pantanal. 1999. (Editoração/Anais).

RESENDE, E. K. . Sistema de licenciamento e avaliação de impactos ambientais.. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RESENDE, E. K. . Avaliação de impactos ambientais. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RESENDE, E. K. . Biologia de peixes. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RESENDE, E. K. . Tópicos especiais - Pantanal. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RESENDE, E. K. ; CATELLA ; NASCIMENTO, F. ; LIMA, M. S. ; PALMEIRA, S. S. ; PEREIRA, R. ; ALMEIDA, V. L. ; FERREIRA, C. J. A. . Avaliação da contaminação ambiental da bacia hidrográfica do rio Miranda.. 1990. (Relatório de pesquisa).

RESENDE, E. K. . Noções de Meio Ambiente. 1989. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RESENDE, E. K. . Manejo de Recursos Pesqueiros de águas interiores. 1985. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RESENDE, E. K. ; VAZZOLER, A. E. A. M. ; MERONA, B. ; CARVALHO, F. M. ; VAZZOLER, G. ; SANTOS, G. M. ; CARVALHO, J. L. ; SOARES, M. G. M. ; ALMEIDA, R. G. ; JEGU, M. L. . Ictiofauna da UHE de Tucuruí - relatório final, fase de pré-enchimento. 1982. (Relatório de pesquisa).

RESENDE, E. K. . Iheringia Série Zoologica. 2004 (consultor ad hoc) .

RESENDE, E. K. . consultor ad hoc. 2004 (Revista Interações) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2010

    Formação do plantel de reprodutores para melhoramento genético do pintado (Pseudoplatystoma corruscans) do Pantanal., Descrição: O pintado, Pseudoplatystoma corruscans, é uma espécie amplamente cultivada no Centro-Oeste brasileiro, pelas suas características de sabor e qualidade e cuja carne é isenta de espinhos intra-musculares. Os animais provenientes do cultivo abastecem o mercado nacional e internacional, com exportação para países europeus como Suécia e Noruega, na forma de filés e cortes selecionados. Para a produção desse animal quase sempre é utilizado um híbrido proveniente do cruzamento com cachara (Pseudoplatysotma fasciatum), que apresenta mais rusticidade e ganho de peso. Entretanto, informações recentes evidenciam a fertilidade desses híbridos que podem impactar as populações nativas dessas duas espécies. A forma de reduzir e minimizar os cruzamentos indiscriminados que estão sendo realizados para a atividade piscícola é o melhoramento genético. A literatura mundial tem mostrado que melhoramentos genéticos efetuados com peixes apresentam um potencial de ganho de crescimento de 15% por geração. Para tanto se aplica metodologia que se inicia com a identificação da variabilidade necessária, através de técnicas genéticas. Após a constatação dessa variabilidade é adotada uma metodologia de seleção dirigida, com a identificação de todos os reprodutores e escolha dos que apresentam taxa de crescimento mais elevada para sucessivos cruzamentos e melhora de desempenho. Cada nova geração melhorada serve de base para o próximo passo e se estima que na sétima geração tenham alcançado o dobro da taxa de crescimento da população original. Conforme as linhagens são melhoradas, estas são distribuídas a produtores selecionados que poderão produzir formas jovens de alta qualidade para venda aos que vão fazer a engorda. Dessa forma, o ganho em cada geração será repassado para o setor produtivo, possibilitando melhorias sucessivas na sua produtividade. Pretende-se, com a realização desse projeto, implantar e caracterizar geneticamente um plantel de reprodutores para iniciar o melhoramento genético d. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Emiko Kawakami de Resende - Coordenador / Celso Benites - Integrante / Ricardo Pereira Ribeiro - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de esquisa Agropecuária - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2007 - 2011

    Bases tecnológicas para o desenvolvimento sustentável da aquicultura no Brasil - Aquabrasil, Descrição: O projeto procurará desenvolver informações e tecnologias para melhorar o desempenho da aqüicultura, tendo como linha mestra a promoção de um grande salto tecnológico capaz de promover a sustentabilidade da atividade, do ponto de vista econômico, social e ambiental. Serão abordados os grandes fatores de estrangulamento do desenvolvimento da atividade, ligados a questões de melhoramento genético, nutrição e alimentação, biossegurança e sanidade, manejo e gestão ambiental dos sistemas de produção e aproveitamento agroindustrial num enfoque integrado de pesquisa em rede. Serão pesquisadas as espécies camarão marinho, L. vannamei, a tilápia, O. niloticus, o tambaqui, C. macropomum e o pintado, P. corruscans. Reconhecendo que as soluções não serão alcançadas por iniciativas isoladas, o eixo central da proposta é a integração de esforços em rede, aproveitando ao máximo as competências e infra-estruturas instaladas existentes nas unidades da Embrapa e de outras Universidades e Instituições de Pesquisa, bem como da iniciativa privada. Espera-se a obtenção de linhagens melhoradas para ganho de peso na tilápia, linhagens mais resistentes de camarão marinho ao vírus da mionecrose infecciosa e para as espécies nativas, tambaqui e pintado, a implantação do primeiro plantel de reprodutores melhorados dessas espécies. Estas linhagens superiores deverão ser avaliadas sob as condições propostas nos distintos projetos componentes, visando a geração de técnicas e tecnologias biosseguras e com alto valor agregado. Deverão ser conhecidas as exigências nutricionais das espécies elencadas para obtenção de rações de baixo custo e ambientalmente corretas; a produção de animais mais sadios através do diagnóstico e prevenção de doenças; recomendações de boas práticas de manejo para assegurar a qualidade do pescado e a segurança ambiental da aqüicultura, ferramentas para rastreabilidade do pescado cultivado e tecnologias para agregação de valor ao pescado bem como a consolidação e treinamento. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Emiko Kawakami de Resende - Coordenador / Júlio Ferraz de Queiroz - Integrante / Marco Aurélio Rotta - Integrante / Jorge Antonio Ferreira de Lara - Integrante / Celso Benites - Integrante / Márcia Ishikawa - Integrante / Angela Puchnick Legat - Integrante / Marcos Tucunduva de Faria - Integrante / Ricardo Pereira Ribeiro - Integrante / Mauricio Laterça Martins - Integrante / Marília Oetterer - Integrante / Jefferson Legat - Integrante / Alitiene Moura Pereira - Integrante / Roger Crescencio - Integrante / João Donato Scrovo - Integrante / Roberto Cesnik - Integrante / Rosa T. Shiraishi Frighetto - Integrante / RToselany de Oliveira Correa - Integrante / Daniela Campeche - Integrante / Fabiana Cavichiolo - Integrante / Hamilton Hisano - Integrante / Débora Fracalossi - Integrante / Paulo César Falange Carneiro - Integrante / Marcos Losekann - Integrante / Laurimar Gonçalves Vendrusculo - Integrante / Carlos Alberto Silva - Integrante / Lia Ferraz de Arruda - Integrante / Maria Luiza Rodrigues de Souza Franco - Integrante / Gustavo Meyer - Integrante / Luís Antonio Kioshi Aoki Inoue - Integrante / Nilson Franco - Integrante / Alberto Nunes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Empresa Brasileira de esquisa Agropecuária - Auxílio financeiro / Ministério da Pesca e Aquicultura - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 2006 - 2008

    Peixes detritívoros de potencial valor econômico no Pantanal: características bio-ecológicas e avaliação do paroveitamento do cascudo e sairu-boi., Descrição: O projeto visa realizar o levantamento da abundância das espécies detritívoras cascudo (Liposarcus anisitsi) e sairu-boi (Potamorhina squamoralevis) e estudar os aspectos biológicos de reprodução e crescimento para subsidiar o manejo sustentável dessas espécies. Ao mesmo tempo será efetuada a avaliação da qualidade da carne dessas espécies para processamento a fim de produzir produtos processados que gerem renda e emprego aos pescadores artesanais e respectivas famílias. Os estudos biológicos serão realizados utilizando metodologias usuais para esses tipos de estudo. No que tange aos estudos para processamento, os mesmos compreenderão a avaliação do pH intramuscular, tempo para alcançar rigor mortis, propriedades funcionais e avaliação dos parâmetros microbiológicos. A partir da análise dos resultados das avaliações físico-químicas e microbiológicas será verificada a viabilidade técnica da elaboração de 5 produtos processados do pescado, seja da carne ou das vísceras. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Emiko Kawakami de Resende - Coordenador / Jorge Antonio Ferreira de Lara - Integrante / Fábio Galvani - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Centro de pesquisa agropecuária do Pantanal/Embrapa - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2007

    Prospecção e avaliação da diversidade genética intra e inter populacional do pacu (P. mesopotamicus) na bacia do Alto paraguai por meio do RFLP-PCR mitocondrial e microssatélites para o seu manejo sustentado., Descrição: O presente projeto objetiva evidenciar e avaliar a variabilidade genética inter e intra-populacional das populações selvagens do pacu, Piaractus mesoporamicus dos rios da Bacia do Alto Paraguai por meio das técnicas de RFLP-PCR do DNA mitocondrial e microssatélites do DNA nuclkear para possibilitar a implantação de manejo conservacionista da espécie.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Emiko Kawakami de Resende - Coordenador / Alexandre Wagner Silva Hilsdorf - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2005 - 2007

    Avaliação do papel do pulso de inundação sobre a riqueza e biodiversidade de peixes em ambiente inundável na porção sul do rio Paraguai, Descrição: O projeto está avaliando os pulsos de inundação sobre a riqueza, diversidade de peixes e produção no Pantanal. Procura correlacionar adequadamente o pulso de inundação com o processo de disponiblização de alimentos aos peixes e da influência da frente de cheia ao longo do rio Paraguai sobre os processos biológicos dos peixes, particularmente no que tange à reprodução. Para tantom há um projeto similar em execução no Pantanal Norte, na região de Cáceres.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Emiko Kawakami de Resende - Coordenador / Débora Karla Marques - Integrante / Suzana Maria de Salis - Integrante / Iria Hiromi Ishii - Integrante / Rosana Aparecida Candido Pereira - Integrante / Leslie Kely Scalas Galvarro Ferreira - Integrante / Leid Weld da Silva Cruz - Integrante / Vanesa Sara Neves Correia Lima - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de esquisa Agropecuária - Auxílio financeiro / Ministério da Ciência e Tecnologia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 27

  • 2003 - 2003

    Avaliação ecológica rápida no Parque Nacional do Pantanal e RPPNs do entorno. Componente Ictiofauna., Descrição: Levantamento de peixes do Parque nacional do Pantanal e entorno e aspectos de sua biologia, para subsidiar planos de manejo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Emiko Kawakami de Resende - Coordenador.

  • 2002 - 2005

    Banco de semen criocongelado de Brycon microlepis do Pantanal: conservação da diversidade genética e aplicações na piscicultura., Descrição: Visa a obtenção de um banco de semen criocongelado de B. microlepis, para conservação ex-situ da diversidade genética.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Emiko Kawakami de Resende - Coordenador / Débora Karla Marques - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

  • 2002 - 2004

    Avaliação da situação dos peixes de valor econômico para a pesca no Rio Cuiabá, na área da RPPN SESC Pantanal e possíveis ações futuras, Descrição: Levantamento dos peixes de valor econômico na RPPN SESC Pantanal, com informações sobre a biologia e ecologia das espécies.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Emiko Kawakami de Resende - Coordenador / Débora Karla Marques - Integrante / Leslie Kely Scalas Galvarro Ferreira - Integrante., Financiador(es): Serviço Social do Comércio - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2002 - 2004

    Avaliação da ocorrência e acompanhamento da distribuição de espécies exóticas introduzidas no Pantanal, Descrição: Acompnhamento da ocorrência e distribuição de espécies aquáticas invasoras, Limnoperna fortunei e Cichla cf monoculus, espécies exóticas introduzidas no Pantanal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Emiko Kawakami de Resende - Coordenador / Débora Karla Marques - Integrante / Marcia Divina de Oliveira - Integrante / Leslie Kely Scalas Galvarro Ferreira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2001 - 2004

    Formulação de meios para promover a conservação da pesca no rio Taquari- MS, Descrição: O projeto visa avaliar o papel de cada um dos possíveis fatores que tem causado o declínio da produção pesqueira na bacia do rio Taquari, quais sejam, a pesca predatória seletiva, o assoreamento, a mudança no curso do rio e a função dos novos corpos d'água produzidos pelos arrombados na biologia e ecologia dos peixes de importância econômica para a região, para propor diretrizes ao seu uso sustentado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Emiko Kawakami de Resende - Coordenador / Janice Peixer - Integrante / Darci Caetano dos Santos - Integrante / Renata Daniella Vargas - Integrante / Rosana Aparecida Candido Pereira - Integrante., Financiador(es): Global Environmental Facility - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 58 / Número de orientações: 2

  • 1999 - 2006

    Coleção de Referência de Peixes do Pantanal ? Banco de sêmen de peixes de valor econômico do Pantanal, Descrição: Projeto de pesquisa e cooperação com a World Fisheries Trust, do Canadá, para transferência de tecnologia e formação de banco de semen congelado de peixes migradores de valor econômico do Pantanal, com a participação da UFMGSituação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Emiko Kawakami de Resende - Coordenador / Débora Karla Marques - Integrante., Financiador(es): World Fisheries Trust - Cooperação / Empresa Brasileira de esquisa Agropecuária - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 1995 - 1997

    Estudos biológicos de Gymnotus carapo e Rhamphichthys cf marmoratus no Pantanal., Descrição: O projeto tem como objetivo estudar a biologia das tuviras enfocando os seguintes parâmetros: competição trófica, alimentação, reprodução, crescimento, densidade em número e biomassa e esturura etária das populações, a fim de subsidiar a sua criação em cativeiro, bem como o manejo em ambientes naturais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Emiko Kawakami de Resende - Coordenador., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 5

  • 1988 - 1990

    Dinâmica das comunidades de peixes na planície inundável do rio Miranda., Descrição: O objetivo é caracterizar a dinâmica da comunidade de peixes da planície inundável do rio Miranda para subsidiar programas de preservação e utilização desses recursos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Emiko Kawakami de Resende - Coordenador / V.L. L. ALMEIDA - Integrante / Celso João Alves Ferreira - Integrante / Rosana Aparecida Candido Pereira - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8

  • 1987 - 1989

    Estudos biológicos do curimbatá, P. lineatus, pintado, P. corruscans e cachara, P. fasciatum, na bacia hidorgráfica do rio Miranda., Descrição: O projeto visa realizar os estudos biológicos sobre o pintado, cachara e curimbatá, no tocante a alimentação, reprodução e crescimento para subsidiar o uso sustentável desses recursos pesqueiros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Emiko Kawakami de Resende - Coordenador / A.A. CATELLA - Integrante / F.L. NASCIMENTO - Integrante / S. da S. PALMEIRA - Integrante / M. da S. LIMA - Integrante / Rosana Aparecida Candido Pereira - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 4

  • 1987 - 1988

    Avaliação da contaminação ambiental da bacia hidrográfica do rio Miranda., Descrição: Projeto composto por 4 sub-projetos: 1- Estudo da influência dos resíduos de agrotóxicos sobre a comunidade aquática; 2- estudos biológicos básicos do pintado (P. corruscans), cachara (P. fasciatum) e curimbatá (P. lineatus); 3- Estimativa do potencial pesqueiro; 4- Implantação de um programa de monitoramento da bacia hidrog´rafica do rio Miranda.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Emiko Kawakami de Resende - Coordenador / A.A. CATELLA - Integrante / F.L. NASCIMENTO - Integrante / S. da S. PALMEIRA - Integrante / M. da S. LIMA - Integrante / Celso João Alves Ferreira - Integrante / Rosana Aparecida Candido Pereira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos / FINEP - Auxílio financeiro / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2007

Prêmio Destaque Ecologia, Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

2006

Contribuição da Mulher ao Desenvolvimento Rural, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura.

2003

Ecologia e Ambientalismo, Câmara Municipal de Campo Grande - Mato Grosso do Sul.

2003

Diploma e medalha de Mérito Legislativo pelo trabalho realizado no contexto sócio-político-econômico para o Estado de mato Grosso do Sul, Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

2003

Amigo da Marinha do 17º Distrito Naval de Ladário, Mato Grosso do Sul, pelo apoio técnico-científico prestado às atividades da marinha no Pantanal, Marinha do Brasil.

2003

Cidadão Corumbaense, Câmara de Vereadores de Corumbá.

2002

Prêmio por excelência - destaque individual, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

2001

Premiação por excelência - destaques de Unidades, Embrapa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal. , Rua 21 de Setembro, 1880, N.S. Fátima, 79320-900 - Corumba, MS - Brasil - Caixa-postal: 109, Telefone: (067) 32345912, Fax: (067) 32345815, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2001 - Atual

    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Docente e orientadora, Enquadramento Funcional: Docente e orientadora, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Docente e orientadora do Curso de Especialização em "Estudos Ambientais em Microbacias Hidrográficas", onde: 1- Ministrou as disciplinas de "Biologia e Ecologia de Peixes" e "Avaliação de Impactos Ambientais"; 2- Orientou Rosana Aparecida Candido Pereira, Janice Peixer, Marcos Meira e Darci Caetano dos Santos; Docente e orientadora no Curso de pós-graduação da UFMS em: 1- Ecologia e Conservação onde orienta e ministra a disciplina de "tópicos especiais em ecologia - ecologia de peixes" a partir de 2001. Orienta alunos de mestrado e doutorado. 2- Estudos Fronteiriços - onde orienta e ministra a disciplina de "Avaliação de Impactos Ambientais", a partir de 2008. Orienta alunos de mestrado.

  • 1985 - Atual

    Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Outras atividades exercidas além de pesquisa: 1- Coordenadora do PNP diversiifcação agropecuária/Recursos pesqueiros - de 1987-1988; 2- Coordenandora do PNP Pantanal - de 1889-1990; 3- Chefe Adjunta Técnica da Embrapa Pantanal - de 1986-1988; 4- Conselheira da Reserva da Biosfera- Pantanal, de 2000-2004; 5- Responsável pela Embrapa no Programa Iberoamericana de Ciencia y Tecnologia na rede temática para la gestión sostenible del água, período de 2002-2005; 6- Responsável pela Embrapa no Programa Iberoamericana de Ciencia y Tecnologia na rede tematica para Cambios Globales y desarrollo sostenible de humedales - período de 2006-2008; 7- Conselheira da Reserva Particular de Patrimonio Natural do SESC Pantanal - 2001-2005; 8- Conselheira titular do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul - de 2005-atual; 9- Docente e orientadora no Curso de pós-graduação em Desenvolvimento local, da Universidade Dom Bosco, Mato Grosso do Sul, ministando a disciplina de "Avaliação de Impactos Ambientais" no ano de 2004; 10- Docente e orientadora no Programa de Pós-graduação do convênio Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Universidade de Brasília - Desenvolvimento Sustentável, ministrando a disciplna "Avaliação de Impactos Ambientais" e orientando a nível de mestrado, Rosana Aparecida Candido Pereira e Darci Caetano dos Santos; 11- Conselheira da Sociedade Brasileira de Ictiologia, de 2007 a 2011; 12- Coordenadora da Rede de Pesquisa em Recursos Pesqueiros do Centro de Pesquisas do Pantanal, consórcio formado pelas instituições de pesquisa que atuam no Pantanal, - de 04/2006 a 03/2008. 13- Membro do Comitê Gestor de Programação de Pesquisa da Embrapa, a mais alta instância da empresa, responsável pela avaliação estratégica dos projetos de pesquisa - de 10/2005 a 06/2009; 14- Membro do Conselho de Curso de pós-graduação em Ecologia e Conservação da UFMS - de 2007 a 2009;

    Atividades

    • 07/2007

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal, Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal.,Atividade realizada, Membro do Conselho de Curso de Pós-Gradualção em Ecologia e Conservação da UFMS..

    • 02/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal, .,Cargo ou função, Conselheira da Sociedade Brasileira de Ictiologia.

    • 04/2006

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal, Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal.,Atividade realizada, Coordenadora da Rede Sustentabilidade da Pesca no Pantanal do Centro de Pesquisa do Pantanal..

    • 10/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Gestor de Programação da Embrapa.

    • 05/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal, .,Cargo ou função, Conselheira do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul.

    • 03/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal, .,Cargo ou função, Membro do Conselho da Reserva Particular de Patrimônio Natural do SESC Pantanal.

    • 07/1985

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal, .,Linhas de pesquisa

    • Ensino,,Disciplinas ministradas, BILOGIA DE PEIXES - INPA/FUA: 1982/1984; REPRODUCAO DE PEIXES - INPF/FUA: 1982 - ATUAL.

    • 08/2001 - 10/2005

      Direção e administração, .,Cargo ou função, Chefe Geral.

    • 03/2000 - 04/2001

      Direção e administração, Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal, .,Cargo ou função, Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento.

    • 07/1998 - 02/2000

      Direção e administração, Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal, .,Cargo ou função, Gerente de Área de Comunicação Empresarial e Negócios Tecnológicos.

    • 07/1988 - 12/1990

      Direção e administração, Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal, .,Cargo ou função, Coordenador do Programa Nacional de pesquisa em Diversificação Agropecuária/Recursos Pesqueiros.

    • 05/1986 - 09/1988

      Direção e administração, Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal, .,Cargo ou função, Chefe Adjunto Técnico.

  • 1978 - 1981

    Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: BIOLOGISTA, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Projetos executados: 1- Avaliação do impacto da construção da hidrelétrica de itaipu sobre a comunidade ictiofaunística do Rio Paraná; 2- Avaliação da contaminação dos rios Mogi-guaçu e Pardo por metais pesados e pesticidas - componente peixes.

    Atividades

    • 07/1978 - 01/1981

      Pesquisa e desenvolvimento , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, .,Linhas de pesquisa

  • 1981 - 1985

    Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador e professor docente, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Como docente no Curso de pós-graduação em Biologia Aquática e Pesca Interior administrou as seguintes disciplinas: 1- Biologia de Peixes; 2- Reprodução de Peixes. Exerceu as seguintes atividades administrativas: 1- Chefe da Divisão de Pisicultura - 1984; 2- Chefe do Departamento de Biologia Aquática e Pesca Interior - de 05 a 07/1985; 3- Coordenadora do curso de pós-graduação em Biologia Aquiática e Pesca Interior, no biênio 1983/84. Como pesquisadora participou/desenvolveu:: 1- avaliação do impacto da construção da Hidrelétrica de Tucurui, no rio Tocantins e de Balbina, rio Uatumã, sobre as comunidades de peixes; 2- Biologia e ecologia do matrinchã, Brycon cephalus no Solimões/ero; 3- Avaliação do desempenho de jaraquis e matrinchãs para piscicultura.

    Atividades

    • 01/1982 - 12/1986

      Ensino, Biologia de Água Doce e Pesca Interior, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Reprodução de Peixes, Biologia de Peixes

    • 04/1985 - 06/1985

      Direção e administração, Departamento de Biologia Aquática e Limnologia, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 01/1984 - 06/1985

      Direção e administração, Departamento de Biologia Aquática e Limnologia, .,Cargo ou função, Vice-coordenadora geral dos cursos de pós-graduação INPA/FUA.

    • 02/1983 - 06/1985

      Direção e administração, Departamento de Biologia Aquática e Limnologia, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 02/1981 - 06/1985

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Biologia Aquática e Limnologia, .,Linhas de pesquisa

    • 02/1981 - 06/1985

      Ensino,,Disciplinas ministradas, DISCIPLINA: REPRODUCAO DE PEIXES

    • 02/1981 - 07/1984

      Direção e administração, Departamento de Biologia Aquática e Limnologia, .,Cargo ou função, Chefe de Divisão de Aquicultura.

  • 1991 - 1994

    Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Cargo comissionado, Enquadramento Funcional: Função gratificada, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Cargo comissionado para o exercício de Secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul. Ações desenvolvidas no decorrer da função: Execução do Programa Pantanal, financiado pelo Banco Mundial, que resultou na estruturação da Secretaria e ampliação de sua infra-estrutura, dentre as quais podem ser citadas, a Sede técnica administrativa, o Centro de Treinamento para Educação Ambiental, os Escritórios Regionais de Aquidauana, Bonito, Coxim e Corumbá, o Viveiro de Mudas Regionais de S. Gabriel D?Oeste e a ampliação do Centro de Recuperação dos Animais Silvestres, CRAS. O quadro técnico foi duplicado e capacitado para o exercício da função de licenciamento e fiscalização das atividades poluidoras/degradoras. Através dos recursos do Banco Mundial repassados a Polícia Militar Florestal, efetivada a ampliação das estruturas de fiscalização e acesso a cursos de capacitação para o exercício de suas funções. O quadro funcional foi aumentado para melhor atendimento às demandas crescentes no Estado. As normas legais foram desenvolvidas e implementadas de forma a se obter autonomia na gestão ambiental do Estado e criados a Estrada Parque do Pantanal e o Jardim Botânico. As RPPNs estaduais foram normatizadas e no âmbito da construção da Hidrelétrica de Porto Primavera, foram negociadas as compensações ambientais que resultaram na construção da Nova Porto XV e a Implantação do Parque Estadual do rio Paraná. Foi instituído o Sistema de Controle da Pesca de Mato Grosso do Sul em 1994, vigente até os dias de hoje, cujas informações tem norteado a administração da pesca no Estado. Os sistemas de licenciamento foram aperfeiçoados e promovidos amplas ações de educação ambiental.

    Atividades

    • 03/1991 - 12/1994

      Direção e administração, Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, .,Cargo ou função, Cargo administrativo.

  • 2003 - 2005

    Universidade Anhanguera - Uniderp

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor visitante

    Outras informações:
    Orientação e professor da disciplina "Avaliação de Impactos Ambientais", no curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.

    Atividades

    • 03/2003 - 12/2005

      Ensino, Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação de impactos ambientais