Jorge Jose Brazil Americano
Possuo ampla experiência no desenvolvimento de negócios e soluções voltadas para a área de tecnologia da informação, com carreira de mais de 27 anos na indústria de serviços/Outsourcing na empresa Xerox Comercio e Indústria.
Ao longo da minha trajetória profissional, estabeleci relacionamentos e parcerias estratégicas, nacionais e internacionais, além de criar e implementar estratégias comerciais e de marketing que alavancaram expressivamente os resultados dos negócios.
Possuo ampla experiência de Lean Six Sigma obtida no escritório de projetos da Xerox por mais de 6 anos como Black Belt, com formação em Rochester, NY.
Sou graduado em Engenharia Elétrica, pela UERJ, pós-graduado no MBA Executivo do COPPEAD, em Marketing pela FGV/RJ e em Administração econômica e Industrial pela UFRJ. Possuo certificação Internacional como gerente de Projetos pelo PMI e Inglês fluente.
Informações coletadas do Lattes em 26/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em MBA Executivo
2002 - 2003
COPPEAD
Título: Plano de Negócio para uma Cafeteria
Orientador: Renato Cotta Mello
Especialização em Pós-Graduação em Marketing
1997 - 1998
Fundação Getúlio Vargas
Título: Não teve Monografia
Especialização em Engenharia Econômica e Administração Industrial
1995 - 1995
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Não teve Monografia
Aperfeiçoamento em Certificação como PMP
2009 - 2009
Project Management Institute
Título: Não teve Monografia. Ano de finalização: 2009
Aperfeiçoamento em Formação Bleck Belt - Lean Six Sigma
2006 - 2006
Xerox Corporation
Título: Não teve Monografia. Ano de finalização: 2006
Graduação interrompida em 1982 em Engenharia Química
1981 - interrompida
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 1982
Formação complementar
2007 - 2007
Formação em Gerência de Projetos. (Carga horária: 80h). , Dinsmore Associates, DISNMORE, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Formação em Black Belt - Lean Six Sigma. (Carga horária: 200h). , Xerox Corporation, XEROX, Estados Unidos.
2002 - 2002
Formação Green Belt - Lean Six Sigma. (Carga horária: 40h). , Xerox Corporation, XEROX, Estados Unidos.
1984 - 1985
Extensão universitária em Programação de computadores. (Carga horária: 528h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Participação em eventos
Palestra para os alunos de MBA do IBMEC.Apresentação sobre a Metodologia Lean Six Sigma. 2009. (Encontro).
Semana de Administração UGF.Como buscar produtividade com a Metodologia de LSS. 2008. (Oficina).
Debate sobre Gestão de Projetos na Estácio de sá.Gestão de Projetos e metodologias afins. 2007. (Encontro).
Outras produções
AMERICANO, J. J. B. . MBA Qualidade e Gestão de Processos - Disciplina: Análise de Processos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
AMERICANO, J. J. B. . MBA Gestão de Projetos - Disciplina: Certificação PMP Riscos, comunicações e Stackholders. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
AMERICANO, J. J. B. . MBA Qualidade e Gestão de Processos - Disciplina: Gestão da Qualidade aplicada a Processos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
AMERICANO, J. J. B. . MBA Gestão de Projeto - Disciplina: Certificação PMP em Custo, Qualidade e Tempo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
AMERICANO, J. J. B. . MBA Gestão de Projetos - Disciplina: Qualidade aplicada a projeto. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
AMERICANO, J. J. B. . MBA Gestão de Projetos: Disciplina: Introdução ao Lean Six Sigma. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
AMERICANO, J. J. B. . Curso de Formação de Green Belt. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Prêmios
2009
PMP - Gerente de Projetos, PMI.
2008
Melhor Performance como Black Belt em 2008, Xerox Comercio e Industria LTDA.
2007
Melhor Performance como Black Belt em 2007, Xerox Comércio e Industria LTDA.
2006
Lean Six Sigma Black Belt, Xerox Corporation.
2005
Melhor Performance Profissional em 2005, Xerox Comércio e Industria LTDA.
2002
Lean Six Sigma Green Belt, Xerox Corporation.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2016
Xerox do Brasil LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de desenvolvimento de Soluções, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Reporte a Diretor executivo da área de Serviços com suporte a uma equipe de 22 funcionários. Responsável pelo desenvolvimento de soluções de tecnologia da informação além da implantação de estratégia de negócio da Matriz Inglesa com o objetivo de alavancar o negócio de gestão gerenciada de impressão da xerox do Brasil. Champion da Xerox Corporation para o ?deployment? das ações de lançamento de produtos de Software necessários para a estratégia da gestão gerenciada de impressão, no Brasil Relacionamento com a Xerox Inglaterra para desenvolvimento de estratégias e lançamento de parcerias locais e internacionais complementando a matriz de ofertas referentes aos produtos de tecnologia da informação que suportam a gestão gerenciada de impressão da Xerox do Brasil. Responsável pela introdução do programa Lean Six Sigma com o foco na melhoria de produtividade em vendas. Responsável pelos treinamentos de vendas e pré-vendas visando o aprimoramento do discurso consultivo. Formatação dos Programas do sistema de vendas - Sales Force - visando aumento da produtividade de vendas- Resultados alcançados de 61M U$ em 2014. Coordenação e distribuição de metas de vendas. Coordenação das ações de Marketing com a gestão de eventos e plano de comunicação em mídias especializadas.
2006 - 2012
Xerox do Brasil LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Lean Six Sigma Black Belt, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Reporte a Diretor Executivo de Recursos Humanos com ampla experiência na liderança de equipes multifuncionais. Responsável pelo planejamento e execução de diversos projetos LSS no segmento de serviços da Xerox do Brasil. Gerente de projetos de LSS, na função de Black Belt, responsável pela implementação de projetos nas áreas manufatura com o objetivo de redução de inventário e a melhoria dos processos de logística, possibilitando uma redução na ordem de U$ 6M. Experiência de projetos nas áreas de serviço consultivo da Xerox do Brasil objetivando minimizar os impactos da complexidade na implementação das soluções ofertadas. Responsável pela contribuição anual de U$ 4M em projetos que visem melhoria de desempenho de processos e novas oportunidades de receita. Experiência como instrutor e orientador de Green Belts e Yelow Belts tendo contribuído para a certificação de 25 Green Belts e 200 Yellow Belts além da liderança e implementação de 30 projetos em 6 anos. Ampla experiência em projetos internacionais.
2004 - 2006
Xerox do Brasil LtdaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing de Soluções de Software, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsável pela estratégia de Marketing e do lançamento das ofertas de software Xerox e de parceiros de negócio para alavancar as vendas dos equipamentos de alto volume da Xerox. Gerente de Marketing responsável pela penetração dos Softwares de impressão no mercado nacional com resultados operacionais da ordem de 4,5M Reais anuais. Responsável pelo desenvolvimento do treinamento de capacitação consultiva reconhecido com a premiação dentre as afiliadas da Xerox Corporation ? ?FreeFlow Win Award? ? Chicago/2005 - USA
2000 - 2004
Xerox do Brasil LtdaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing de Soluções de GED, Carga horária: 40
Outras informações:
Suporte aos Analistas de Negócios na área de pré-venda na divisão serviços, com experiência na elaboração de projetos e propostas técnicas e comercias para implantação de soluções que envolvam as tecnologias de Workflow e GED. Gerente de Produto dos Softwares FileNET, COLD/INSCI, AUTOGRAPH e DOC1/GROUP1. Desenvolvimento das relações com fornecedores de tecnologia nacionais e internacionais, estruturação dos produtos e dos respectivos processos de venda, capacitação da força de vendas e organização da participação da empresa em feiras e eventos
1997 - 2000
Xerox do Brasil LtdaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Consultor de Sistemas, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsável pela busca de oportunidades de mercado para a introdução dos equipamentos e soluções Xerox. Desenvolvimento de parcerias e análise das oportunidades de mercado. Participação em eventos específicos de impressão em alto volume ? XPLOR. Coordenador do laboratório de testes e análises de soluções para a integração dos sistemas Xerox. Participação na criação do centro de suporte Nacional com o estabelecimento de uma central de atendimento e processo de SLA. Criação das definições dos níveis de SLA com a elaboração de ?benchmarketing? com centros de suporte nacionais e internacionais. Criação e definição dos outputs dos Analistas de negócio de impressão eletrônica. Responsável pelo lançamento de tecnologias de impressão eletrônica na Xerox do Brasil com a freqüente ida a Corporação para a certificação nos sistemas a serem lançados. Estabelecimento de definições de uso e escalonamento de níveis de suporte entre a XBRA e a XCORP e entre a XBRA e os parceiros internacionais. Demonstração e criação de pilotos para a viabilização de Vendas. Palestrante em seminários e eventos XEROX para clientes e parceiros. Lançamento dos produtos de Global Services Xerox com soluções complementares as soluções de Impressão. Elaboração de projetos de personalização de documentos ( CRM ) na Bradesco Seguros, HSBC e de soluções de COLD na Embratel, maxitel e em vários clientes de telecomunicações
1990 - 1997
Xerox do Brasil LtdaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Suporte Senior, Carga horária: 40
Outras informações:
? Responsável na área de suporte aos Sistemas Operacionais dos equipamentos de Produção Xerox de alto Volume de produção. Instalação e integração das soluções Xerox em ambientes Mainframe IBM, Unisys,AS400, UNIX, Windows NT, Novell . ? Coordenação de TI em eventos e Feiras com a implementação de redes locais e a instalação e customização dos equipamentos Xerox e não Xerox. ? Treinamento interno e externo dos funcionários Xerox e de clientes na utilização dos sistemas Operacionais da Xerox e nos Softwares suportados. ? Formação internacional em SSE ( System Software engineer ? Leesburg ? USA ). Análise e correção de aplicações em ambientes operacioanais diversos para a instalação de soluções de software Xerox. ? Consultoria e desenvolvimento de soluções em ambientes UNIX SUN para a conecção dos equipamentos Xerox nos sistemas dos clientes. Elaboração de parcerias para a busca de soluções não Xerox. Teste de soluções nos laboratórios Xerox, nacionais e internacionais. ? Descrição de rotinas e drivers para serem implementados na Fábrica de SW da Xerox ( CMM-3 ).
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jorge Jose Brazil Americano e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?