Joao Baptista Nogueira
Formado em engenharia civil na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo em 1.961 e, em 1.967 iniciou a carreira docente como Instrutor e doutorado na mesma Escola em 1.972. De 1.962 a 1.966 trabalhou em diversas empresas o que permitiu obter e levar um conhecimento da prática da engenharia a seus alunos. Realizou um pós-doutorado na Universidade da Flórida, USA. Aposentado em agosto de 1.999, como Professor Titular do Departamento de Geotecnia e, ainda, colabora no programa de pós-graduação em Geotecnia.
Informações coletadas do Lattes em 31/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Civil
1967 - 1972
Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo
Título: ESTUDO EXPERIMENTAL DO CARREAMENTO EM FILTROS DE PROTEÇÃO.
Orientador: ARAKEN SILVEIRA
Palavras-chave: Carreamento; Filtros Protecao; Laboratorio.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Geotécnica.
Graduação em Engenharia Civil
1956 - 1961
Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo
Pós-doutorado
1977 - 0000
Livre-docência. , Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. , Título: ESTUDO DO CARREAMENTO DE PARTÍCULAS EM UM MEIO GRANULAR - APLICAÇÃO A FILTROS DE PROTEÇÃO., Ano de obtenção: 1977., Palavras-chave: Carreamento de Partículas; Filtros de Proteção., Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Geotécnica.
1979 - 1980
Pós-Doutorado. , University of Florida. , Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Geotécnica.
Formação complementar
1967 - 1967
Programação em Fortran IV. (Carga horária: 60h). , Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
1958 - 1958
Extensão universitária em Administração do Pessoal. (Carga horária: 32h). , Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Geotécnica/Especialidade: Mecânicas dos Solos.
Participação em eventos
Simpósio Brasileiro de Solos nâo Saturados. 2004. (Simpósio).
Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações, 11. Cálculo do teor de umidade de solos com diferentes equipamentos de secagem. 1998. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações, 10. Ensaios de permeabilidade sobre misturas de um solo arenoso com bentonita. 1994. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações,9. Caracteristicas geotécnicas de um solo mole preparado em laboratório. 1990. (Congresso).
International Conference on Soil Mechanics and Foundation Engineering, 1989. Elastic stress-strain relationships for compacted soils. 1989. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia de fundações, 1986es. Análise do comportamento do conjunto solo base - material granular quanto ao carreamento de partículas. 1986. (Congresso).
First International Conference on Geomechanics in Tropical Lateritics and Saprolitics Soils. Characteristics of compressibility of soil from sandy cenozoic sediments. 1985. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia, 4. A utilização de sondagens de simples reconhecimento na caracterização geológico-geotécnica de uma região. 1984. (Congresso).
Seminário Nacional de Grandes Barragens, 14.Uma apreciação prática da teoria do carreamento e sua aplicação a filtros de proteção. 1981. (Seminário).
Simpósio Brasileiro de Solos Tropicais em Engenharia.Solos colapsíveis: um problema para a engenharia de solos tropicais. 1981. (Simpósio).
Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações. O ensino de geotecnia na Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. 1978. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia, 2. Problemas surgidos na construção de uma barragem de terra de pequeno porte, no município de São Carlos. 1978. (Congresso).
Congresso PanAnamericano de Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações, 5 5. On void-size distribuition of granular materials. 1975. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações. 1974. (Congresso).
Seminário Nacional de Grandes Barragens, 8. 1972. (Seminário).
Semana Paulista de Geologia Aplicada, 4. 1972. (Outra).
Participação em bancas
NOGUEIRA, J. B.. Consolidação de um rejeito de mineração de areia e modelação do enchimento de um reservatório para sua disposição. 2011. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Interpretação dos resultados de ensaios TDR para a determinação do teor de umidade dos solos. 2010. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Uso das técnicas HCT e TDR no monitoramento do processo de consolidação em reservatórios de barragens de rejeitos. 2009. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Emprego do método SIM para obtenção das curvas isócronas e de ruptura por fluência. 2003. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Comportamento hidráulico de alguns solos lateríticos para uso como barreira impermeável. 2002. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Determinação experimental de parâmetros que descrevem a velocidade de dispersão de um soluto no escoamento de água em um meio poroso. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento) - Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Estruturas de contenção reforçadas com geossintéticos. 2000. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Resistência ao cisalhamento de solos reforçados com fibras plásticas. 1999. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Estudo da condutividade hidráulica em solos não saturados. 1999. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Influência do aumento da pressão de ar na resistência não drenada de um solo. 1998. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Algumas considerações sobre o ensaio de compactação com energia de 585 kJ/m3. 1996. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Compactação de soloscom energias aproximadamente iguais e diferentes procedimentos. 1995. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Comparação dos resultados de limites de liquidez obtidos através do aparelho de Casagrande e do cone de penetração. 1995. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Estudo experimental de um método para determinação de curvas de distribuição dos vazios de materiais granulares. 1993. Dissertação (Mestrado em Estradas) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Uso do cilindro CBR- Um método alternativo para estimativa do coeficiente de permeabilidade de materiais da sub-base de pavimentos. 1993. Dissertação (Mestrado em Estradas) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Determinação experimental da permeabilidade de misturas compactadas de solo arenoso e bentonita. 1993. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Estudo de algumas interferências sobre os vazios de um material granular. 1992. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Contribuição ao estudo de umnovo parâmetro para classificação dos solos: o grau de argilosidade. 1992. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Caracterização geotécnica do solo de uma área da cidade de Bauru-SP. 1991. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Estudo experimantal da estabilidade interna de materiais granulares. 1989. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Análise crítica e experimental do ensaio de granulometria pelométodo do densímetro. 1989. Dissertação (Mestrado em Estradas) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Uso de um consolidômetro de lama para determinação de propriedades de adensamento, de solos muito moles e preparação de amostras. 1989. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Pré-filtração em pedregulho para filtros lentos de areia. 1988. Dissertação (Mestrado em Engenharia Hidráulica) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Aplicação do ensaio ded palheta (Vane test) a solos não coesivos. 1987. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Aplicabilidade de modelos elásticos para previsão docomportamento tensão deformação de um solo compactado. 1987. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Estudo da permeabilidade em solo oriundo do Sedimento Cenozóico (solo superficial da cidade de São Carlos). 1987. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Considerações sobre misturas solo-agregado compostas por materiais tropicais para uso em pavimentação. 1986. Dissertação (Mestrado em Estradas) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Estudo da colapsibilidade dos solos superficiais de Uberlândia. 1986. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Análise crítica da granulometria normalizada para camadas componentes da superestrutura ferroviària. 1986. Dissertação (Mestrado em Estradas) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Procedimentos para a avaliação da serventia de pavimentos flexiveis. 1985. Dissertação (Mestrado em Estradas) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Estimativa do módulo de elasticidade através de sondagens à percussão. 1985. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Porosimetria de filtros de proteção. Análise de critério de filtro para materiais granulares. 1985. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Fundações) - Escola Politécnica - Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Considerações sobre penetrômetros dinâmicos leves aplicados na construção e avaliação de avimentos de baixo custo. 1984. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Caracterização geológico-geotécnica da região urbana de São Carlos-SP, a partir de sondagens de simples reconhecimento. 1983. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Comportamento de estacas pré-moldadas na região de São Carlos. 1983. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Estudo das características de compressibilidade do solo superficial de São Carlos através de provas de carga em modelos. 1983. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Análise do comportamento de filtros de proteção através do critério do carreamento. 1982. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Determinação e análise de escoamentos unidimensionais transientes em meios porosos não saturados. 1982. Dissertação (Mestrado em Engenharia Hidráulica) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Determinação de parametros reológicos de argila marinha da Baixada Santista. 1982. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Análise de uma rodovia brasileira segundo conceitos atuais de drenagem de pavimentos. 1981. Dissertação (Mestrado em Estradas) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Uma análise de provas de carga lateral em estacas e comparação com os métodos da teoria de reação horizontal do solo. 1981. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Algumas considerações relativas a aspectos de estabilização dos solos, em particular à estabilização solo-cal. 1981. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Estudo da compressão unidirecional do Sedimento Moderno (solo superficial da cidade de São Carlos). 1979. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. M. B. H. de Camargo. Correlação entre alguns parâmetros para os solos da cidade de São Paulo. 1978. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Determinação da média econômica do tempode processamento de uma atividade, quando há custo variável em função da data de término. 1976. Dissertação (Mestrado em Engenharia mecânica) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Planejamento de obras-Estudo de uma metodologia de intervenção do homem no meio ambiente. 1975. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e planejamento) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Comportamento tensão-deformação de dois horizontes de um solo residual de gnaisse. 2004. Tese (Doutorado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Estudo da interação solo-geogrelha em testes de arrancamento e a sua aplicação na análise e dimensionamento de maciços reforçados. 2003. Tese (Doutorado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Influência de fatores estruturais e químicos no colapso e dispersão de dois solos. 2002. Tese (Doutorado em Geotecnia) - Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Contribuição ao estudo das deformações permanentes, nas condições do Brasil, em camadas de concreto asfáltico de pavimentação. 1996. Tese (Doutorado em Estradas) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. O uso de solo laterítico e escória de alto forno ativada em edificações e obras viárias. 1994. Tese (Doutorado em Estradas) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Estudo experimental do comportamento tensão-deformação de umaargila natural adensada unidirecionalmente. 1991. Tese (Doutorado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Colapsividade do solo de Bauru e sua influência em estacas de pequeno porte. 1991. Tese (Doutorado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Método indireto para determinação da pressão de pré-adensamento das argilas atraves do ensaio de palheta. 1991. Tese (Doutorado em Estradas) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Estudo experimental de tensões e deformações em camadas de infraestrutura e superestrutura ferroviaria. 1990. Tese (Doutorado em Estradas) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Análise crítica de cartografia geotécnica e proposta metodológica para as condições brasileiras. 1987. Tese (Doutorado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Estudo da distribuição de vazios de materiais granulares, bem graduados, e a sua aplicação a filtros de proteção. 1987. Tese (Doutorado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Comportamento de modelos instrumentados de grupos de estacas cravados em areia. 1987. Tese (Doutorado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Estudo experimental do processo de erosão interna em solos coesivos. 1985. Tese (Doutorado em Estradas) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Aplicação de geotextil na drenagem vertical de campos gramados - criterios de dimensionamento. 1982. Tese (Doutorado em Estradas) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Pavimentos economicos - Novas considerações. 1981. Tese (Doutorado em Estradas) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Estudo do comportamento de estacas moldadas "in loco". 1972. Tese (Doutorado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Heraldo Luiz Giacheti. 2010. Faculdade de Engenharia de Bauru - Universidade Estadual Paulista Julio de.
NOGUEIRA, J. B.. Luiz Edmundo Prado Campos. 1999. Universidade Federal da Bahia.
NOGUEIRA, J. B.. José Eduardo Rodrigues. 1999. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Maria Lucia Calijuri. 1996. Universidade Federal de Viçosa.
NOGUEIRA, J. B.. Nélio Gaioto. 1995. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. José Bernardes Felex. 1993. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NASCIMENTO, N. A.;NOGUEIRA, J. B.. Ney Augusto do Nascimento. 1992. Universidade Federal do Paraná.
NOGUEIRA, J. B.. Benedito de Souza Bueno. 1992. Universidade Federal de Viçosa.
NOGUEIRA, J. B.. Professor Assistente Doutor. 1983. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Professor Assistente Doutor. 1983. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Professor Assistente Doutor. 1983. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Professor Assistente Doutor. 1978. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Professor Assistente Doutor. 1976. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Aspectos da estabilização de solos com uso de aditivos químicos e de inclusões plásticas aleatórias. 1996. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Aspectos do comportamento colapsível de solos compactados. 1996. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. As bases racionais de métodos empíricos dedimensionamento de pavimentos flexíveis. 1996. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. O emprego de fórmulas empíricas na previsão da carga última de estacas. 1990. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. As argilas quaternárias da Baixada Santista. 1985. Escola Politécnica - Universidade de São Paulo.
NOGUEIRA, J. B.. Métodos computacionais de projetos de taludes de mineração. 1984. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
Orientou
Algumas considerações sobre o ensaio de compactação com energia de 585 kJ/m3; 1996; Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joao Baptista Nogueira;
Comparação dos resultados de limite de liquidez obtidos através do Aparelho de Casagrande e do cone de penetração; ; 1995; 0 f; Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joao Baptista Nogueira;
Compactação de solos com energias, aproximadamente, iguais e diferentes procedimentos; 1994; Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joao Baptista Nogueira;
Determinação experimental da permeabilidade de misturas compactadas de solo arenoso e bentonita; 1993; Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo,; Orientador: Joao Baptista Nogueira;
Estudo Experimental da Estabilidade Interna de Materiais Granulares; ; 1989; Dissertação - Escola de Engenharia de São Carlos,; Orientador: Joao Baptista Nogueira;
Uso de um consolidometro de lama para a preparação de amostras, muito moles de solo e determinação de suas caracteristicas de compressibilidade; 1989; Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joao Baptista Nogueira;
Aplicabilidade de Modelos Elasticos Para Previsao do Comportamento Tensao-Deformacao de Um Solo Compactado; ; 1987; Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Baptista Nogueira;
Estudo da Permeabilidade do Sedimento Moderno (Solo Superficial) da Cidade de Sao Carlos; ; 1987; Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Baptista Nogueira;
Consideracoes Sobre Penetrometros Dinamicos Leves Aplicados Na Construcao e Avaliacao de Pavimentos de Baixo Custo; ; 1984; Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joao Baptista Nogueira;
Caracterizacao Geologico-Geotecnica da Regiao Urbana de Sao Carlos - Sp, A Partir de Sondagens de Simples Reconhecimento; ; 1983; Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Baptista Nogueira;
Estudo das Caracteristicas da Compressibilidade do Solo Superficial de Sao Carlos, Atraves de Provas de Carga Em Modelos; ; 1983; Dissertação - Escola de Engenharia de São Carlos,; Orientador: Joao Baptista Nogueira;
Analise do Comportamento de Filtro de Protecao Atraves do Criterio do Carreamento; ; 1982; Dissertação - Escola de Engenharia de São Carlos,; Orientador: Joao Baptista Nogueira;
Estudo de Algumas Interferencias Sobre Os Vazios de Um Material Granular; ; 1982; Dissertação - Escola de Engenharia de São Carlos,; Orientador: Joao Baptista Nogueira;
Estudo da Compressao Unidirecional do Sedimento Moderno (Solo Superficial) da Cidade de Sao Carlos; ; 1979; Dissertação - Escola de Engenharia de São Carlos,; Orientador: Joao Baptista Nogueira;
M; B; H; de CAMARGO; Correlações entre alguns parâmetros para os solos da cidade de São Paulo; 1978; Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo,; Orientador: Joao Baptista Nogueira;
Estudo da Distribuicao de Vazios de Materiais Granulares, Bem Graduados e A Sua Aplicacao A Filtros de Protecao; ; 1987; Tese - Escola de Engenharia de São Carlos,; Orientador: Joao Baptista Nogueira;
Estudo Experimental do Processo de Erosa Interna Em Solos Coesivos; ; 1985; Tese - Escola de Engenharia de São Carlos,; Orientador: Joao Baptista Nogueira;
Projeto de uma barragem de terra; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo; Orientador: Joao Baptista Nogueira;
Determinação do teor de umidadede solos com diferentes equipamentos de secagem do material; 1995; Iniciação Científica - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Baptista Nogueira;
Utilização demicro computador no cálculo do acréscimo da tensão efetiva emum maciço semi-indefinido; 1991; Iniciação Científica - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Joao Baptista Nogueira;
Estudo do comportamento de estacas moldadas; 1973; Iniciação Científica - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Joao Baptista Nogueira;
Comprovação experimental do carreamento em filtros de proteção; 1969; Iniciação Científica - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Joao Baptista Nogueira;
Projeto de adaptação de uma câmara triaxial para ensaios de tração Bishop-Garga, no solo; 1969; Iniciação Científica - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo; Orientador: Joao Baptista Nogueira;
Produções bibliográficas
-
NOGUEIRA, J. B. ; ROHM, S. A. . Determinação mini-CBR com o penetrômetro dinâmico leve - PDL. Solos e Rochas (Cessou em 2006. Cont. ISSN 1980-9743 Soils & Rocks) , v. 16/3, p. 199-206, 1993.
-
CINTRA, J. C. A. ; NOGUEIRA, J. B. . Centrifugação de modelos em geotecnia. Revista de Ensino de Engenharia , v. 9, p. 17-19, 1990.
-
GORNI JR, L. G. ; NOGUEIRA, J. B. . Solucao Computarizada Para O Tracado de Rede Sob Uma Cortina Impermeavel.. REVISTA ENSINO DE ENGENHARIA, v. 3, n.1, p. 11-16, 1984.
-
NOGUEIRA, J. B. . A Caracterizacao de Uma Argila Ceramica Por Parametros Geotecnicos.. REVISTA A CERAMICA., v. 24, n.99, p. 94-96, 1978.
-
NOGUEIRA, J. B. . Mecânica dos Solos - Ensaios de Laboratório. São Carlos: EESC-USP, 2001.
-
NOGUEIRA, J. B. . Mecanica dos Solos.. SAO CARLOS: USP - EESC, 1988. 212p .
-
STANCATI, G. ; NOGUEIRA, J. B. ; VILAR, O. M. . Ensaios de Laboratorio Em Mecanica dos Solos. SAO CARLOS: USP - EESC, 1981. 211p .
-
NOGUEIRA, J. B. . Amostragem e Reconhecimento do Subsolo. SAOCARLOS: USP - EESC, 1977. 84p .
-
NOGUEIRA, J. B. . Obras contra as Secas. In: José Carlos T. B.Moraes. (Org.). 500 anos de Engenharia no Brasil. 1ed.São Paulo: EDUSP/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2005, v. , p. 99-110.
-
ARAÚJO, A. ; NOGUEIRA, J. B. . Considerações sobre o ensaio de compactação. In: Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações, 1998, Brasília. Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações, 11, 1998. v. II. p. 851-856.
-
NOGUEIRA, J. B. ; CESAR, G. L. A. ; SANTOS, P. I. A. ; VALADARES FILHO, M. V. . Cálculo do teor de umidade com diferentes equipamentos de secagem.. In: Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações, 1998, Brasília. Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações, 11, 1998. v. II. p. 857-863.
-
PEIXOTO, A. S. P. ; NOGUEIRA, J. B. . Aplicação da norma ISO-5725 para controle de qualidadeem ensaios de laboratório. In: Reunião Anual de Pavimentação, 1995, Cuiabá. Reunião Anual de Pavimentação, 29, 1995. v. 1. p. 475-485.
-
PEIXOTO, A. S. P. ; NOGUEIRA, J. B. . Comparação dos resultados de limites de liquidez obtidos através do aparelho de Casagrande e do cone de penetração. In: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 1995, São Carlos. ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, IX, 1995. v. 1. p. 150-161.
-
AQUINO FILHO, G. C. ; NOGUEIRA, J. B. . Compactação de solos com energias, aproximadamente, iguais e diferentes procedimentos. In: Congresso Brasileiro deMecânica dos Solos e Engenharia de Fundações, 1994, Foz do Iguaçu. Congresso Brasileiro deMecânica dos Solos e Engenharia de Fundações, X, 1994. v. 2. p. 367-372.
-
PEREIRA, P. A. P. ; NOGUEIRA, J. B. . Ensaios de permeabilidade sobre misturas de um solo arenoso com bentonita. In: Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações, 1994, Foz do Iguaçu. Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações, X, 1994. v. 2. p. 437-442.
-
FERREIRA, C. C. ; NOGUEIRA, J. B. . Caracteristicas geotécnicas de um solo mole preparado em laboratório. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MECANICA DOS SOLOS E ENGENHARIA DE FUNDAÇÕES, 1990, Salvador. CONGRESSO BRASILEIRO DE MECANICA DOS SOLOS E ENGENHARIA DE FUNDAÇÕES, 9. Salvador, 1990. v. 1. p. 57-62.
-
NOGUEIRA, J. B. . Teoria do carreamento: Análise dos 25 anos de existência. In: Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações, 1990, Salvador. Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações, 9, 1990. v. 1. p. 541-547.
-
ROHM, S. A. ; NOGUEIRA, J. B. . Determinação mini-CBR através de penetração dinâmica. In: Reunião Anual de Pavimentação, 1990, Belém. Reunião Anual de Pavimentação, 24, 1990. v. 1. p. 61-73.
-
GIACHETI, H. L. ; STANCATI, G. ; NOGUEIRA, J. B. . Elastic stress-strain relationship for compacted soil.. In: INTERNATIONAL CONFERENCE SOIL MECHANICS FOUNDATION ENGINEERING, 1989, Rio de Janeiro. International Conference on Soil Mechanics and Foundation Engineering, 12. RIO DE JANEIRO, RJ, 1989. v. Suplem. p. 7-9.
-
NOGUEIRA, J. B. ; VILAR, O. M. ; NEVES, M. . The permeability of a tropical sandy soil. In: International Conference on Engineering Problems of Regional Soils, 1989, Beijing, China. International Conference on Engineering Problems of Regional Soils, 1989. v. 1. p. 665-667.
-
CINTRA, J. C. A. ; NOGUEIRA, J. B. ; HERMANY FILHO, C. . Shallow foundations on collapsible soils. In: International Congress on Engineering Geology, 1986, Buenos Aires. International Congress on Engineering Geology, 5, 1986. v. 3.1.3. p. 673-675.
-
ARAUJO, T. A. ; NOGUEIRA, J. B. . Estudo da compressibilidade de um solo mole preparado em laboratorio.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MECANICA DOS SOLOS E ENGENHARIA DE FUNDAÇÕES, 1986, Porto Alegre. CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA DE FUNDAÇÕES, 8, 1986. v. 2. p. 3-8.
-
NOGUEIRA, J. B. . Analise do Comportamento do Conjunro Solo Base Coesivo-Material Granular, Quanto Ao Carreamento de Particulas.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MECANICA DOS SOLOS E ENGENHARIA FUNDACOES, 1986, Porto Alegre. CONGRESSO BRASILEIRO DE MECANICA DOS SOLOS E ENGENHARIA FUNDACOES, 8, 1986. v. 4. p. 61-71.
-
TSUTYIA, A. M. ; NOGUEIRA, J. B. . Analise do Comportamento de Particulas, Em Um Meio Poroso, Atraves de Tres Metodologias de Calculo da Distribuicao de Vazios.. In: CONGRESSO BRASILEIRO MECANICA DE SOLOS E ENGENHARIA FUNDACOES, 1986. CONGRESSO BRASILEIRO MECANICA DE SOLOS E ENGENHARIA FUNDACOES, 8. v. 4. p. 53-60.
-
NOGUEIRA, J. B. ; LIMA SOBRINHO, O. O. ; GANDOLFI, N. . Characteristics of compressibility of soil from sandy Cenozoic Sediments. In: First International Conference on Geomechanics in Tropical Lateritic and Saprolitic Soils, 1985, Brasília. First International Conference on Geomechanics in Tropical Lateritic and Saprolitic Soils. BRASILIA, DF, 1985. v. 1. p. 471-475.
-
BORTOLUCCI, A. A. ; NOGUEIRA, J. B. . A Utilizacao de Sondagens de Simples Reconhecimento Na Caracterizacao Geologico- Geotecnica de Uma Regiao.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA, 1984, Belo Horizonte. CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA, 4. v. 2. p. 387-392.
-
NOGUEIRA, J. B. ; TSUTYIA, A. M. . A Influencia da Forma da Particula Na Curva de Distribuicao de Vazios de Um Material Granular.. In: CONGRESSO BRASILEIRO MECANICA SOLOS E ENGENHARIA FUNDACOES, 1982, Recife. CONGRESSO BRASILEIRO MECANICA SOLOS E ENGENHARIA FUNDACOES, 7. RECIFE, PE, 1982. v. 5. p. 174-180.
-
NOGUEIRA, J. B. . Uma Apreciacao Pratica da Teoria do Carreamento e Sua Aplicacao A Filtros de Protecao.. In: SEMINARIO NACIONAL DE GRANDES BARRAGENS., 1981, Recife. SEMINARIO NACIONAL DE GRANDES BARRAGENS, XIV. RECIFE, PE, 1981. v. 1. p. 313-330.
-
VILAR, O. M. ; RODRIGUES, J. E. ; NOGUEIRA, J. B. . Solos Colapsiveis: Um Problema Para A Engenharia de Solos Tropicais. In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE SOLOS TROPICAIS EM ENGENHARIA, 1981, Rio de Janeiro. SIMPOSIO BRASILEIRO DE SOLOS TROPICAIS EM ENGENHARIA. RIO DE JANEIRO, RJ, 1981. v. 1. p. 209-224.
-
NOGUEIRA, J. B. . Problemas Surgidos Na Construcao de Uma Barragem de Terra de Pequeno Porte, No Municipio de Sao Carlos.. In: ANAIS II CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA., 1978. SAO PAULO, SP. p. 0-0.
-
GANDOLFI, N. ; BJORNERG, A. J. S. ; PARAGUASSU, A. B. ; NOGUEIRA, J. B. ; RODRIGUES, J. E. . Proposta de Alteracao No Curriculo Federal da Engenharia.. In: ASSEMBLEIA GERAL DA ASSOCIACAO BRASILEIRA ENSINO ENGENHARIA, 1978, São Paulo. ASSEMBLEIA GERAL DA ASSOCIACAO BRASILEIRA ENSINO ENGENHARIA, V. SAO PAULO, SP, 1978. p. 27-29.
-
NOGUEIRA, J. B. . A Experiencia de 25 Anos de Ensino de Geologia Para Engenheiros Na Escola de Engenharia de Sao Carlos, Universidade de Sao Paulo.. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA, 1978. SAO PAULO, SP. p. 0-0.
-
GANDOLFI, N. ; NOGUEIRA, J. B. . O ensino de geotecnia na Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. In: Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações, 1978, Rio de Janeiro. Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações, 6, 1978. v. 3. p. 247-259.
-
NOGUEIRA, J. B. ; GANDOLFI, N. . Problemas surgidos na construção de uma barragem de terra de pequeno porte, no município de São Carlos. In: Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações, 1978, Rio de Janeiro. Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações, 6, 1978. v. 2. p. 209-214.
-
SILVEIRA, A. ; PEIXOTO JUNIOR, T. L. ; NOGUEIRA, J. B. . On Void-Size Distribution Of Granular Materials.. In: ANAIS DO V CONG. PANAMERICANO MEC. DOS SOLOS ENG. DE FUNDACOES, 1975, Buenos Aires. PanAmerican Conference on Soil Mechanics and Foundation Engineering, 5. BUENOS AIRES, ARGENTINA, 1975. v. III. p. 160-176.
-
NOGUEIRA, J. B. . Aplicação da mecânica dos solos em engenharia civil. 1982. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
NOGUEIRA, J. B. . Mecânica dos solos. 1974. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
NOGUEIRA, J. B. . Teoria e Prática dos Recapeamentos Betuminosos e Conservação de Pavimentos - Mecânica dos solos. 1968. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Histórico profissional
Experiência profissional
1967 - 1972
Universidade de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
APOSENTADO EM 11 DE AGOSTO DE 1.999
Atividades
-
08/1978 - 08/1999
Direção e administração, Escola de Engenharia de São Carlos, .,Cargo ou função, Membro Titular da Egrégia Congregação da EESC.
-
04/1967 - 08/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Geotecnia.,Linhas de pesquisa
-
04/1967 - 08/1999
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MECANICA DOS SOLOS - Parte prática: 1967 a 1971, MACIÇOS E OBRAS DE TERRA - Parte prática: 1968 a 1971, MECANICA DOS SOLOS - Teoria: 1972 a 1999, MECANICA DOS SOLOS - ENSAIOS ESPECIAIS: 1975 a 1978
-
Ensino, Geotecnia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ENSAIOS DE MECÂNICA DOS SOLOS: 1984 a 1986, ENSAIOS IN SITU E INSTRUMENTAÇÃO: 1982, MOVIMENTO DE AGUA NO SOLO: 1985 A 1999, SEMINÁRIOS EM GEOTECNIA: 1985 a 1987, TEORIAS RECENTES DE DIMENSIONAMENTO DE FILTROS E DRENOS: 1981 a 1983, TÓPICOS DE MECÂNICA DOS SOLOS: 1984 a 2014
-
Direção e administração, Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Geotecnia.,Cargo ou função, Membro do Conselho do Departamento de Geotecnia.
-
05/1993 - 05/1995
Direção e administração, Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Geotecnia.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Geotecnia.
-
04/1989 - 04/1993
Direção e administração, Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Geotecnia.,Cargo ou função, Vice Diretor da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
-
04/1991 - 07/1992
Direção e administração, Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Geotecnia.,Cargo ou função, Coordenador da Comissão de Graduação da EESC-USP e membro do Conselho Central de Graduação USP.
-
07/1987 - 05/1989
Direção e administração, Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Geotecnia.,Cargo ou função, Membro e Presidente do Grupo de Trabalho, para elaborar uma nova estrutura curricular da engenharia civil.
-
03/1982 - 01/1989
Direção e administração, Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Geotecnia.,Cargo ou função, Coordenador da Área de Pós-Graduação em Geotecnia.
-
08/1982 - 09/1985
Direção e administração, Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Geotecnia.,Cargo ou função, Membro Titular e Presidente da Comissão de Pós-Graduação da EESC-USP.
-
02/1981 - 05/1983
Direção e administração, Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Geotecnia.,Cargo ou função, Diretor do Instituto de Pesquisas e Aperfeiçoamento Industrial.
1971 - 1972
Faculdade de Engenharia Civil de LimeiraVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Livre-Docente, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor das disciplinas: MECÂNICA DOS SOLOS, MACIÇOS E OBRAS DE TERRA I e II
Atividades
-
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mecânica dos Solos, Maciços e Obras de Terra
1982 - 1999
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor
Atividades
-
- 12/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Assessoria Científica, Assessoria.,Cargo ou função, Assessor.
1962 - 1963
Grubina S A Projetos e ConstruçõesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 42
Outras informações:
Porto Fluvial de Santarém, Pará: Estudo econômico da região de influência do porto e sondagens de simples reconhecimento no local do futuro porto, Rio Amazonas Barragem do rio Curuá-Una: Sondagens rotativas e de simples reconhecimento, acompanhamento do estudo geológico do local da barragem
Atividades
-
04/1962 - 08/1963
Serviços técnicos especializados , BARRAGEM DO RIO CURUÁ-UNA, .,Serviço realizado, SONDAGENS DE SIMPLES RECONHECIMENTO E ROTATIVAS; GEOLOGIA DOLOCAL.
-
04/1962 - 08/1963
Serviços técnicos especializados , PORTO FLUVIAL DE SANTARÉM, Pa, .,Serviço realizado, ESTUDO ECONÔMICO DA REGIÃO E SONDAGENS DE SIMPLES RECONHECIMENTO NO RIO AMAZONAS.
1966 - 1966
Geotécnica SA Engenheiros ConsultoresVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 42
Atividades
-
01/1966 - 05/1966
Serviços técnicos especializados , RODOVIA PONTA GROSSA-FOZ DO IGUAÇU: TRECHO GUARANIAÇU-FOZ DO IGUAÇU, .,Serviço realizado, SUPERVISOR DA INVESTIGAÇÃO DOSUBLEITO E PROSPECÇÃO DE JAZIDAS.
1969 - 1970
Promon Engenharia S.A.Vínculo: Engenheiro Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro Colaborador, Carga horária: 32
Atividades
-
10/1969 - 06/1970
Serviços técnicos especializados , CONVÊNIO EESC-PROMON, .,Serviço realizado, BARRAGEM DE SARAMENHA, OURO PRETO E TRECHO 3 DO METRÔ DE SÃO PAULO.
1966 - 1967
Louis Berger IncVínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Engenheiro Consultor, Carga horária: 40
Atividades
-
06/1966 - 03/1967
Serviços técnicos especializados , BR-116, VIA DUTRA, .,Serviço realizado, TRECHO CAÇAPAVA-ROSEIRA: PARTE DE SOLOS E PAVIMENTOS.
1963 - 1965
Cia Brasileira de Construções CivisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 40
Atividades
-
05/1973 - 04/1975
Serviços técnicos especializados , INVESTIGAÇÃO DO SUBSOLO, .,Serviço realizado, VASP AEROFOTOGRAMETRIA, SÃO PAULO.
-
09/1963 - 12/1965
Serviços técnicos especializados , CÁLCULO ESTRUTURAL E ACOMPANHAMENTO DE OBRAS, .,Serviço realizado, EXECUÇÃO DE CÁLCULOS E VISITAS A OBRAS.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Joao Baptista Nogueira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?