Laura Virginio Vieira da Silva

Técnica em Meio Ambiente pelo Colégio Técnico da Universidade de Campinas (2013) e graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (2017). Cursando Especialização em Animais de Interesse em Saúde no Instituto Butantan. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Conservação das Espécies Animais. Realizou pesquisas nas áreas da microbiologia, parasitologia e ecologia de ecossistemas.

Informações coletadas do Lattes em 06/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Animais de Interesse a saúde

2019 - Atual

Instituto Butantan
Bolsista do(a): SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE, SES-SP, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas

2014 - 2017

Centro Universitario Nossa Senhora do Patrocinio
Título: OCORRÊNCIA DE FUNGOS MACROMYCETES (BASIDIOMYCETES) NA SERRA DO JAPI, CABREÚVA-SP
Orientador: Luciana Aparecida Giacomini

Curso técnico/profissionalizante em Técnico Ambiental

2012 - 2013

Colégio Técnico da Universidade de Campinas

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

E E Prof Acylino Amaral Gurgel

Formação complementar

2015 - 2015

ZOOLOGIA MARINHA COM BATISMO DE MERGULHO. (Carga horária: 40h). , BIOEKO - BIOLOGIA NA PRATICA, BIOEKO, Brasil.

2014 - 2014

BIOLOGIA DE ARACNIDEOS. (Carga horária: 5h). , BIOVENTURA ECOTURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, BIOVENTURA, Brasil.

2014 - 2014

RCADASTRO AMBIENTAL RURAL - CAR: TEORIA E PRATICA. (Carga horária: 16h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL, SENAR-AR/SP, Brasil.

2014 - 2014

PROCESSAMENTO ARTESANAL DE CARNE SUINA. (Carga horária: 24h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL, SENAR-AR/SP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Zoologia Aplicada/Especialidade: Conservação das Espécies Animais.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.

Participação em eventos

BIOLOGIA PARA PRAÇA.CONTAMINAÇÃO MICROBIANA DE APARELHOS CELULARES DE VISITANTES DO PROJETO BIOLOGIA PARA A PRAÇA. 2017. (Seminário).

SEMINARIO DE PARASITOLOGIA AMBIENTAL.PREVALÊNCIA DE FORMAS PARASITÁRIAS EM TELEFONES CELULARES DE ACADÊMICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO. 2017. (Seminário).

XIII Congresso de Ecologia do Brasil (XIII CEB) & III International Symposium of Ecology and Evolution (III EcoEvol). BIODIVERSIDADE DE FUNGOS MACROMYCETES (BASIDIOMYCETES) ENCONTRADOS NA SERRA DO JAPI, CABREÚVA - SP. 2017. (Congresso).

XI SEMANA DA BIOLOGIA.PERCEPÇÃO DE UMA POPULAÇÃO SOBRE HIGIENE A PARTIR DA VISUALIZAÇÃO MACROSCÓPICA DE MICRORGANISMOS ? UMA EXPERIÊNCIA DO PROJETO BIOLOGIA PARA A PRAÇA. 2017. (Seminário).

1º CONGRABIO. 2015. (Encontro).

DIA DO BIOLOGO. 2014. (Encontro).

2ª CONFERENCIA REGIONAL DO MEIO AMBIENTE. 2013. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SILVA, L. V. V. ; ALVARENGA, T. ; BUENO, R. . BIODIVERSIDADE DE FUNGOS MACROMYCETES (BASIDIOMYCETES) ENCONTRADOS NA SERRA DO JAPI, CABREÚVA - SP. In: XIII Congresso de Ecologia do Brasil (XIII CEB), 2017, VIÇOSA. ANAIS DO XIII Congresso de Ecologia do Brasil (XIII CEB), 2017. p. 344-344.

  • SILVA, L. V. V. ; ALVARENGA, T. ; BUENO, R. . PERCEPÇÃO DE UMA POPULAÇÃO SOBRE HIGIENE A PARTIR DA VISUALIZAÇÃO MACROSCÓPICA DE MICRORGANISMOS ? UMA EXPERIÊNCIA DO PROJETO BIOLOGIA PARA A PRAÇA. In: XI SEMANA DA BIOLOGIA, 2017, SOROCABA. ANAIS DA SEMANA DA BIOLOGIA UFSCar SOROCABA. SOROCABA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - CAMPUS SOROCA, 2017. v. 1. p. 31-32.

  • SILVA, L. V. V. ; ALVARENGA, T. ; BUENO, R. ; GIACOMINI1, L. A. . BIODIVERSIDADE DE FUNGOS MACROMYCETES (BASIDIOMYCETES) ENCONTRADOS NA SERRA DO JAPI, CABREÚVA - SP. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, L. V. V. ; ALVARENGA, T. ; BUENO, R. . CONTAMINAÇÃO MICROBIANA DE APARELHOS CELULARES DE VISITANTES DO PROJETO BIOLOGIA PARA A PRAÇA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, L. V. V. ; ALVARENGA, T. ; BUENO, R. . PREVALÊNCIA DE FORMAS PARASITÁRIAS EM TELEFONES CELULARES DE ACADÊMICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2019

Sindicato Rural de Itu

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: AUXILIAR DE ESCRITORIO, Carga horária: 40

Outras informações:
Dentre as atividades desenvolvidas no setor fiscal estão, o atendimento telefônico e de clientes, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Imposto Territorial Rural (ITR), Cadastro de Contribuintes de ICMS (CADESP), emissão e atualização do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), emissão da Guia de Transporte Animal (GTA), emissão da Declaração para o Índice de Participação dos Municípios (Dipam), atualização de guias para pagamento e isenção do ICMS na conta de luz. Dentre as atividades desenvolvidas no setor de cursos estão o planejamento, solicitação e operação de cursos pelo sistema FAESP / SENAR.

2014 - 2015

Sindicato Rural de Itu

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Recepcionista, Carga horária: 40

Outras informações:
Dentre as atividades desenvolvidas estão, o atendimento telefônico e de clientes, cotação de produtos, checar câmeras, arquivar documentos, ir a bancos, receber inscrições para cursos, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Imposto Territorial Rural (ITR), Certificado Digital, Departamento Pessoal.

2015 - 2017

IMPERIAL LIVRARIA E PAPELARIA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: VENDEDORA, Carga horária: 44

Outras informações:
Dentre as atividades desenvolvidas estão, o atendimento de clientes, cotação de produtos, vendas de produtos, confecção de carimbos, serviços como xerox e impressão, emissão de nota fiscal, caixa, entregas e confecção de arte para convites e lembrancinhas.

2015 - 2015

Centro Universitario Nossa Senhora do Patrocinio

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: MONITORA, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Organização e manutenção do museu, limpeza dos artefatos. Organização do laboratório, separar materiais para as aulas, limpeza dos materiais usados em aula, manipulação de produtos químicos.

2015 - 2015

Ecos Lazer e Meio Ambiente

Vínculo: ESTAGIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIARIO, Carga horária: 30

Outras informações:
Responsável pelo mantenedouro conservacionista do Hotel Fazenda Capoava. Dentre as atividades estão a alimentação dos animais, limpeza dos recintos, enriquecimento dos recintos e dos animais, observação de comportamento e educação ambiental.

2013 - 2013

Sistema Autônomo de Água e Esgoto e Meio Ambiente

Vínculo: ESTAGIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIARIO, Carga horária: 30

Outras informações:
O estagio foi realizado no departamento de meio ambiente, onde foram desenvolvidas atividades com objetivo de conhecer as diretivas do Projeto Município VerdeAzul; Funcionamento e as etapas de tratamento de água e esgoto; Recuperação de matas ciliares e áreas degradadas; Visita à Cooperativa de reciclagem.

2013 - 2013

Programa Acessa Escola

Vínculo: ESTAGIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIARIO, Carga horária: 20

Outras informações:
Foram desenvolvidas atividades com o objetivo de auxiliar os alunos e professores a utilizar a internet como meio de aprendizagem, monitorando o acesso a sites inadequados.