Natália Marchiori da Silva

Doutoranda na linha ?Pragmáticas da Imagem? do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG. Mestra em Imagem e Som pela UFSCar e bacharel em Artes Visuais pela Belas Artes-SP. Atua como pesquisadora e professora de cinema e produtora de arte. Pesquisa o cinema produzido por mulheres e as relações com políticas feministas, destacando o ambiente doméstico como elemento central para o debate. Integra o grupo de pesquisa "Poéticas Femininas, Políticas Feministas'', da UFMG.

Informações coletadas do Lattes em 29/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Comunicação Social

2022 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A casa no cinema de mulheres: a foma política do pessoal
Roberta Oliveira Veiga. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Imagem e Som

2018 - 2020

Universidade Federal de São Carlos
Título: O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975)
, Ano de Obtenção: 2020.Prof.ª Drª. Margarida Maria Adamatti.

Especialização interrompida em 2016 em TÉCNICA KLAUSS VIANNA

2016 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Ano de interrupção: 2016

Graduação em Artes Visuais, Pintura, Gravura e Escultura

2012 - 2015

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Título: Eu sou Papel de Parede III
Orientador: Juliana Martins Rodrigues de Moraes

Formação complementar

2020 - 2021

Estudos em Pragmáticas da Imagem I - Estéticas Feministas. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2018 - 2018

Excesso, Afeto e Atrações no Audiovisual Contemporâneo. (Carga horária: 30h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2018 - 2018

Testemunho Ou Lugar de Fala? o Que Pode o Cinema Face À Violência de Estado. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2018 - 2018

Grupo de Estudos de Produção em Arte Contemporânea. (Carga horária: 50h). , Atelie 397, 397, Brasil.

2017 - 2017

Curadoria Como História na Arte da América Latina. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2013 - 2013

Arte e Loucura. (Carga horária: 15h). , Epicentro Cultura, EC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.

Organização de eventos

SILVA, N. M. ; EVARISTO, D. ; GOMES, L. ; PEROSSI, L. ; BURGUER, R. ; REYES, S. M. . Programação em curso. 2019. (Festival).

Participação em eventos

1 Seminário Poéticas femininas, políticas feministas: Entre Mulheres e Imagens.Mesa 3 - Pensar e Fazer Entre-Mulheres. 2023. (Seminário).

CinePagu Mostra ?Ela na Contraluz?. 2021. (Outra).

Fazendo Gênero 12 - Lugares de fala: Direitos, Diversidade e Afetos. 2021. (Seminário).

Colóquio Imagem e Som.A casa como espaço feminino em Saute ma Ville (1968) e Jeanne Dielman (1975).. 2019. (Outra).

JISMA - Jornada interdisciplinar de som e música no audiovisual. O uso sonoro de Chantal Akerman: As sensações de claustrofobia doméstica.. 2019. (Congresso).

Socine. A casa claustrofóbica de Chantal Akerman: Estilo e Feminismo. 2019. (Congresso).

7 SEMINÁRIO NACIONAL CINEMA EM PERSPECTIVA.O MELODRAMA, O FEMINISMO E CHANTAL AKERMAN. 2018. (Simpósio).

Colóquio Imagem e Som.A claustrofobia doméstica de Chantal Akerman. 2018. (Outra).

Monomania no ateliê 397. Sem título. 2018. (Exposição).

Vozes agudas. Contracena. 2018. (Feira).

AVXLAB Laboratório de Audiovisual Expandido. 2017. (Seminário).

ARQUIVOLOGIA DO AFETO: VESTÍGIOS. EU SOU PAPEL DE PAREDE III. 2016. (Exposição).

QUAL É A FITA?. PAPEL DE PAREDE. 2016. (Exposição).

ANATOMIA DO EGO. EU SOU PAPEL DE PAREDE III. 2015. (Exposição).

OLHAR GRÁFICO- SP ESTAMPA. EU SOU PAPEL DE PAREDE I E EU SOU PAPEL DE PAREDE III. 2015. (Exposição).

Participação em bancas

Aluno: Maria Luana Barroso Miranda

JESUS, E. A.; MESQUITA, CLÁUDIA;SILVA, N. M.. DENTRO, FORA, ENTRE: OUTRAS FORMAS DE HABITAR EM NUNCA, RARAMENTE, ÀS VEZES, SEMPRE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Orientou

Flora Jota Quaresma

Expressão da identidade feminina pelo Instagram: análise de perfil de usuárias não-famosas; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • DA SILVA, NATÁLIA MARCHIORI . As estratégias sonoras de Chantal Akerman. REVISTA BRASILEIRA DE MUSICA (RIO DE JANEIRO. 1934) , v. 33, p. 151-177, 2020.

  • SILVA, N. M. . O corporal de Chantal Akerman: Saute Ma Ville (1968) e Jeanne Dielman, 23 Quai Du Commerce 1080, Bruxelles (1975). Revista Movimento , v. 12, p. 160-175, 2019.

  • SILVA, N. M. . Por uma política da aliança entre mulheres: Casa (2019). In: SOCINE, 2022, São Paulo. Anais do Encontro 2022, 2022.

  • SILVA, N. M. . A casa claustrofóbica de Chantal Akerman: Estilo e feminismo. In: Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2020, Porto Alegre. ANAIS DE TEXTOS COMPLETOS DO XXIII ENCONTRO SOCINE, 2019.

  • SILVA, N. M. . O MELODRAMA, O FEMINISMO E CHANTAL AKERMAN. In: Seminário Nacional Cinema em Perspectiva e XI Semana Acadêmica de Cinema, 2018, Curitiba. Anais do 7 Seminário Nacional Cinema em Perspectiva e XI Semana Acadêmica de Cinema. Curitiba: Cristiane Wosniak e Juslaine Abreu Nogueira, 2018.

  • DA SILVA, NATÁLIA MARCHIORI . A casa no cinema de mulheres: o trabalho doméstico. In: Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2021. TRABALHOS APROVADOS 2021, 2021.

  • SILVA, N. M. . O uso sonoro de Chantal Akerman: As sensações de claustrofobia doméstica. In: IV Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual, 2019, Rio de Janeiro. IV Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual, 2019.

  • SILVA, N. M. . A casa claustrofóbica de Chantal Akerman: Estilo e feminismo. In: Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2019, Porto Alegre. Socine - Caderno de Resumos, 2019.

  • DA SILVA, NATÁLIA MARCHIORI . Por uma política da aliança entre mulheres: Casa (2019). In: SOCINE, 2022, são paulo. Inventar futuros, 2022.

  • SILVA, N. M. . O MELODRAMA, O FEMINISMO E CHANTAL AKERMAN. In: Seminário Nacional Cinema em Perspectiva e XI Semana Acadêmica de Cinema, 2018, Curitiba. Anais do 7 Seminário Nacional Cinema em Perspectiva e XI Semana Acadêmica de Cinema, 2018.

  • SILVA, N. M. . Por uma política da aliança entre mulheres: Casa (2019). 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DA SILVA, NATÁLIA MARCHIORI . A casa no cinema de mulheres: o trabalho doméstico. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, N. M. . O uso sonoro de Chantal Akerman: As sensações de claustrofobia doméstica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, N. M. . A casa claustrofóbica de Chantal Akerman: Estilo e Feminismo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, N. M. . A casa como espaço feminino em Saute ma Ville (1968) e Jeanne Dielman (1975). 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, N. M. . A casa como espaço feminino em Saute ma Ville (1968) e Jeanne Dielman (1975). 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, N. M. . O MELODRAMA, O FEINISMO E CHANTAL AKERMAN. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, N. M. . A claustrofobia doméstica de Chantal Akerman. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, N. M. . Olhar Gráfico - Sp estampa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SILVA, N. M. . Contracena. 2018 (Obra de arte - Foto-performance).

SILVA, N. M. . Vênus Versus. 2018 (Obra de arte - Foto-performance).

DA SILVA, NATÁLIA MARCHIORI . Papel de Parede. 2016 (Obra de arte - Fotografia).

DA SILVA, NATÁLIA MARCHIORI . Eu sou papel de parede III. 2015 (Obra de arte - Foto-performance).

DA SILVA, NATÁLIA MARCHIORI . Eu sou papel de parede II. 2015 (Obra de arte - Gravura).

DA SILVA, NATÁLIA MARCHIORI . Eu sou papel de parede II. 2015 (Obra de arte - Gravura).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Grupo de pesquisa Poéticas femininas, Políticas feministas, Descrição: Poéticas femininas, políticas feministas é um grupo de pesquisa, da Linha Pragmáticas da Imagem do PPGCOM-UFMG, criado pela prof.a. Roberta Veiga e coordenado pela docente junto à doutoranda Carla Italiano. De forma geral, o grupo se dedica a estudar e discutir os modos como o feminino e o feminismo se engendram ?no? e ?com? o cinema em seu sentido tanto poético quanto político, ou seja, como as mulheres acontecem cinematograficamente sejam elas diretoras e/ou personagens. A partir da escritura do filme seja ele ficcional, documental ou autobiográfico, buscamos pensar de que modo as mulheres se constituem em relação aos seus desejos e demandas, aos modos de visibilidade e de resistência frente ao capitalismo machista e os diversos mecanismos de opressão que produz. Em que medida o protagonismo narrativo das mulheres no cinema institui uma perspectiva estética e política afeita às teorias feministas? Em que medida podemos pensar em um cinema de mulheres contra-histórico e não simplesmente Histórico? Em que medida o lugar de fala das mulheres é problematizado na forma fílmica, e sua força de enfrentamento é estrategicamente produzida pelo dispositivo cinematográfico? O grupo realiza encontros quinzenais no formato online.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Natália Marchiori da Silva - Integrante / Roberta Oliveira Veiga - Coordenador / Carla Alice Apolinário Italiano - Integrante.

  • 2018 - 2020

    Um estudo da claustrofobia doméstica a partir de Chantal Akerman, Descrição: A dissertação analisa dois filmes da diretora Chantal Akerman, Saute ma Ville (1968) e Jeanne Dielman (1975), com o objetivo de defender a sensação de claustrofobia doméstica com um traço autoral da cineasta. As análises são encaminhadas relacionando as práticas intermidiáticas e o debate da teoria feminista com produção de Akerman.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Natália Marchiori da Silva - Integrante / Margarida Adamatti - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Regime: Dedicação exclusiva.

2022 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda

2022 - 2022

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - Atual

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisa em desenvolvimento

Outras informações:
Grupo de pesquisa: Cinemídia - Estudos sobre História e Teoria das Mídias Audiovisuais

2018 - 2020

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisa em desenvolvimento

Outras informações:
Desenvolvimento de projeto de pesquisa de mestrado

2019 - 2019

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: estágio docência, Enquadramento Funcional: Estágio docência, Carga horária: 10

Outras informações:
Estágio docência realizado na disciplina Discursos Audiovisuais e Narrativas de viagem, sob supervisão do Prof. Dr. Samuel Paiva

Atividades

  • 03/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa

  • 03/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa

  • 07/2019 - 12/2019

    Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas.,Estágio realizado, Estágio docência sob supervisão do Prof.Dr. Samuel Paiva.

2016 - 2017

CCA Coração Materno

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Ofereço oficinas de Artes Visuais que envolvem o corpo como assunto para criancas de 06 a 14 anos.

2014 - 2014

Fundação Bienal

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 30

Outras informações:
Educadora na exposição Como ? de coisas que não existem, na 31 mostra de São Paulo.

2013 - 2013

SESC Pompéia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 30

Outras informações:
Educadora na exposição Mais de mil brinquedos para a criança brasileira