Erilene Assis de Almeida

Possui primeiro grau pela escola Jaderlândia(2010), segundo-grau pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará(2015), aperfeicoamento em Mecânica de Usinagem pela SENAI - Departamento Regional do Pará(2012) e Jovem aprendiz da empresa Eletrobras Eletronorte. É graduanda do curso de Letras Libras e Língua Portuguesa como segunda língua para surdos da Universidade Federal do Pará, foi Monitora da Coordenadoria de Acessibilidade da UFPA (Coacess), monitora voluntária no cursinho pré-vestibular Bilingue para surdos da UFRA. Atualmente é bolsista voluntária na Oficina de Leitura e Escrita de Português para surdos (OLEPS) da Universidade Federal do Pará. Tem experiência em ensino e aprendizagem de língua portuguesa para surdos e outras áreas do conhecimento, além de experiência profissional em ensino de Libras para ouvintes. Domina as ferramentas tecnológicas como word, power point e editores de vídeo como o Movie e maker, além de conhecer o básico de Excel. Possuí curso de informática básica pela instituição Microlins e o básico de Inglês pela instituição Aslan curso de idiomas.

Informações coletadas do Lattes em 15/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Aperfeiçoamento em Eletricista de manutenção industrial

2013 - 2014

SENAI - Departamento Regional do Pará
Título: Eletricista de manutenção industrial. Ano de finalização: 2014

Aperfeiçoamento em Mecânica de Usinagem

2012 - 2012

SENAI - Departamento Regional do Pará
Título: Mecânico de usinagem (ajustador, retificador e torneiro fresador). Ano de finalização: 2012

Graduação em andamento em Letras - Língua Portuguesa e Libras

2016 - Atual

Universidade Federal do Pará
Bolsista do(a): Coordenadoria de Acessibilidade da UFPA, COACESS, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em andamento em Mecânica

2012 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Ensino Fundamental (1º grau)

2007 - 2010

Jaderlândia

Formação complementar

2018 -

Informática. (Carga horária: 8h). , Microlins Profissionalizando o País, Microlins, Brasil.

2018 -

Curso de Inglês. , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Libras

Compreende Bem, Fala Bem.

Organização de eventos

ALMEIDA, E. A. . SURREAL - A SURDEZ NA REALIDADE PARAENSE: caminhos na educação de Surd. 2017. (Exposição).

Participação em eventos

II Encontro de Formação Continuada para o relacionamento /atendimento básico de alunos com deficiência da UFPA. 2018. (Encontro).

V Encontro Bragantino dos Estudantes de Letras. 2018. (Congresso).

Análise Semiótica: Decifrando Imagens. 2017. (Encontro).

Ensino de Língua Portuguesa escrita para surdos. 2017. (Oficina).

II Seminário Amazônico em alusão ao dia do surdo. 2017. (Encontro).

Metodologias e Práticas Educativas em Libras (II Sempre Libras). 2017. (Seminário).

Feira do conhecimento técnico e gestão. COBREC-Sistema de freios e tecnologia em fricção. 2015. (Feira).

Feira do conhecimento técnico e Gestão. SKF-Rolamentos-Soluções tecnológicas SKF-Linha leve. 2015. (Feira).

Feira do conhecimento Técnico e gestão. Atuação no mundo dos pneus no seu negócio-comercialização e tecnologia. 2015. (Feira).

Seminário de mecânica.A mecânica em foco: Empreender, Desenvolver e Humanizar. 2012. (Seminário).

Seminário de mecânica.A mecânica em foco: Empreender, Desenvolver e Humanizar. 2012. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA, E. A. ; Socorro Pinho . O BI(MULTI)LINGUISMO COMO PROPOSTA PARA PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, E. A. . OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOS SINAIS DA LIBRAS NO CAMPO LEXICAL FRUTAS E COMIDAS TÍPICAS DO PARÁ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Prêmios

2013

1° lugar no concurso de jovem aprendiz, Eletrobras Eletronorte.

2012

Bolsa Integral, Aslan.

2011

2° lugar na gincana literária da xv Feira pan-amazonica do livro, seduc.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - Atual

Coordenadoria de Acessibilidade da UFPA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.