Ismália Santos Alves

Bacharel em Engenharia Civil formada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS, 1992). Master of Business Administration em Negócios de Petróleo, Gás e Energia pela Universidade Veiga de Almeida (UVA-RJ, 2013) e Especialista em Engenharia de Petróleo e Gás pela Faculdade AVM Educacional (AVM-RJ, 2015). Licenciada em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA, 2019), Mestre pelo Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física desde dezembro/2023.

Informações coletadas do Lattes em 01/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Física

2020 - 2023

Universidade do Estado da Bahia
Título: Ensino doFenômeno da Indução Eletromagnética Usando a Turbina Eólica como Recurso Didático, Ano de Obtenção: 2023
Orientador: Edson MAscarenhas Santos
Coorientador: José Carlos Oliveira. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Fontes Renováveis de Energia / Especialidade: Energia Eólica. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação; Eletricidade, gás e outras utilidades.

Especialização em Engenharia de Petróleo e Gás

2012 - 2015

AVM EDUCACIONAL LTDA.
Título: SISTEMAS FLUTUANTES DE PRODUÇÃO (FPS - Floating Production Systems)
Orientador: Tiago Barbosa

Especialização em Negócios de Petróleo, Gás e Energia

2011 - 2013

Universidade Veiga de Almeida
Título: CONTRATO DE FRETE MARÍTIMO PARA MOVIMENTAÇÃO DE PETRÓLEO
Orientador: Lineu Ribeiro

Graduação em Física

2016 - 2019

Instituto Federal da Bahia
Título: Ciência e Arte: A Física no ballet
Orientador: Eliana Alcântara Lisboa

Graduação em Engenharia Civil

1985 - 1992

Universidade Federal de Sergipe

Formação complementar

2017 - 2017

Extensão universitária em Patologias em revestimentos Asfálticos. (Carga horária: 20h). , Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.

2017 - 2017

Programa Nacional de Capacitação das Cidades. , Ministério das Cidades, MC, Brasil.

2016 - 2016

Água em Curso - Multiplicadores. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2015 - 2015

Perícias Judiciais. (Carga horária: 15h). , Rui Jesus Pena Juliano, RJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.

Participação em eventos

XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF.Monitora no SNEF 2019. 2019. (Simpósio).

Olimpíada Brasileira de Física. Monitora na Olimpíada de Física 2018. 2018. (Olimpíada).

Orientou

Ismália Santos Alves

Ciência e Arte: A Física no Ballet; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Física) - Instituto Federal da Bahia; Orientador: Ismália Santos Alves;

Ismália Santos Alves

SISTEMAS FLUTUANTES DE PRODUÇÃO (FPS - Floating Production Systems); 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Petroleo e Gás) - AVM Faculdade Integrada; Orientador: Ismália Santos Alves;

Ismália Santos Alves

Afretamento Marítimo; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Negócios de Petróleo, Gás e Energia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Ismália Santos Alves;

Prêmios

2019

Licenciada em Física, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA).

2015

Especialização em Engenharia de Petróleo e Gás, AVM Educacional.

2013

Master of Business Administration (MBA) em Negócios de Petróleo, Gás e Energia, UVA - Universidade Veiga de Almeida.

1992

Bacharel Engenharia Civil, Universidade Federal de Sergipe.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Profissional Liberal. , Rua Vital Soares, Brotas, 40286350 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 33823788

Experiência profissional

2022 - Atual

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prcoesso sSeletivo REDA, Carga horária: 40

2024 - Atual

Escola em minha Casa

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 20

Outras informações:
Aulas de matemática de Física para alunos do Ensino Médio.

2015 - Atual

Profissional Liberal Engenharia Civil

Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Trabalho como autônomo na Engenharia Civil, Carga horária: 20

Outras informações:
Atualmente, trabalhando com perícias e Engenharia de Avaliações na área de Engenharia Civil.

2019 - 2020

Colégio Terceiro Milênio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Física ? Ensino Médio, Carga horária: 20

Outras informações:
De fevereiro/2019 a junho/2019 lecionei aula de matemática para cobrir a licença maternidade da professora dessa disciplina.

2019 - 2019

Instituto Central de Educação Isaias Alves

Vínculo: REDA, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática e Física, Carga horária: 30

Outras informações:
Trabalho realizado no Regime Especial de Direito Administrativo - Reda da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

2019 - 2019

Escola Técnica São Joaquim

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Física ? Ensino Médio (1., 2. e 3. Ano) - Sistema Dom Bosco

2016 - 2018

DEFESA CIVIL

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 40

2005 - 2014

VALE S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Suprimentos Pleno, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação na Área de Contratação de serviços e compras técnicas: Acompanhamento das etapas do Planejamento de Suprimentos, consistindo de estudos tributários, seguros, interfaces externas, avaliação e qualificação de fornecedores, validação das estratégias de suprimentos, elaboração e aprovação do Plano de Suprimentos com posterior liberação do mesmo para Procurement; Elaboração e acompanhamento da RFI, RFQ ou RFP; Negociação de preços e demais condições comerciais; Elaboração, equalização e análise de mapas de cotação de preços; Geração de pedidos de compra, elaboração de contratos e acompanhamento do cumprimento das condições comerciais negociadas; Experiência na condução de processos de Licitação Pública, Cotação de Preços, Leilão Eletrônico, Compra Técnica, Compra Direta, etc.; Elaboração e formalização de contratos Turnkey, Preço Global, Preço Unitário, Acordos, Convênios, Terceirizados, Estratégicos, etc; Negociação de termos aditivos, pleitos, claims e rescisão contratual; Negociação de Contratos de Fornecimento; Prospecção e desenvolvimento de novos fornecedores de produtos e serviços; Negociação com fornecedores; Avaliação do desempenho do fornecedor para determinar necessidade de alterações ou prorrogações de contratos, e cumprimento de obrigações contratuais; Utilização de ferramentas de TI para Procurement, Strategic Sourcing e Strategic Procurement Process Tracking; Liderança na implantação de melhorias nos processos de compras e multiplicadora de conhecimentos nos mesmos; Gestão das compras de materiais e serviços; Representante da Diretoria de Suprimentos para desenho dos processos de compras Global da Vale no SAP ERP; Preparação do Caderno de Instruções das contratações; Compra de insumos; Gestão de orçamento.

2001 - 2005

Exel Logistics

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Logística, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuando na área de Logística no de Planejamento de Empreendimentos da EXEL, executando serviços de logística no Complexo Ford, executando as seguintes atividades: Plano de peças nacionais e importadas; Recebimento de peças nacionais e importadas; Administração da área de recebimento sistêmico; Administração da área de expedição; Carga e descarga de carretas e contêineres; Armazenagem e controle de estoque do armazém de peças; Alimentação da linha de montagem para fabricação de carros; Logística Reversa; Desenvolvimento da Engenharia de Embalagens para acondicionamento de peças; Logística interna para abastecer todo o complexo Ford com peças e embalagens; Utilização do Sistema CMMS3; Release de peças; Controle de produção; Transporte de materiais perigosos.

2000 - 2001

Fedex Brasil Logística e Transporte S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Lider Operacional, Carga horária: 44

Outras informações:
Atuando na área de logística executando as seguintes atividades: * Logística para distribuição de Moto Honda em Salvador e Sergipe; * Abastecimento da Rede Bom Preço com produtos da Elma Chips; * Administração da área de recebimento sistêmico; * Operação de Carga e descarga de carretas; * Armazenagem e controle de estoque do armazém de materiais; * Logística Reversa; * Recebimento e expedição de cargas.

1998 - 2000

Habitec Empreendimentos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira de Obras e Orçamentista, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuando na área de construção civil no setor de orçamento, planejamento e execução de obras civis, nas seguintes atividades: Levantamento de Quantitativos; Elaboração de orçamentos da obra, utilizando sistema de orçamento Master; Preparação de Licitações para execução das obras civis e industriais; Análise de Propostas Técnicas e Comerciais; Compras técnica dos materiais especificados no projeto e com valor agregado alto para emprego nas obras conforme Curva ABC e Histogramas de materiais; Fiscalização e execução de obras civis e industriais; Engenharia de Custos; Gestão de Contratos.

1996 - 1998

Gama Braga Engenharia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheira de Obras e Orçamentista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuando na área de construção civil no de orçamento, planejamento e execução de obras civis, executando as seguintes atividades: Levantamento de Quantitativos; Elaboração de orçamentos da obra, utilizando sistema de orçamento Master; Preparação de Licitações para execução das obras civis e industriais; Análise de Propostas Técnicas e Comerciais; Elaboração, Análise, Acompanhamento e Atualização de Curvas ABC de equipamentos e materiais, Cronogramas de execução de obras, Histogramas de mão-de-obra, equipamentos e materiais; Fiscalização e execução de obras civis e industriais na área da FAFEN ? Petrobrás em Camaçari ? BA; Engenharia de Custos; Gestão de Contratos.

1994 - 1996

Ricardo Alpoim Arquitetura

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheira de Obras e Orçamentista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuando na área de construção civil no de orçamento, planejamento e execução de obras civis, executando as seguintes atividades: Levantamento de Quantitativos; Elaboração de orçamentos da obra, utilizando sistema de orçamento Master; Preparação de Licitações para execução das obras civis e industriais; Análise de Propostas Técnicas e Comerciais; Elaboração, Análise, Acompanhamento e Atualização de Curvas ABC de equipamentos e materiais, Cronogramas de execução de obras, histogramas de mão-de-obra, equipamentos e materiais; Fiscalização e execução de obras civis e industriais; Engenharia de Custos; Gestão de Contratos.

2020 - 2023

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: