Luciano Correia Bernardo
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Brasileira UNIVIX (2017). Pós graduação em docência e gestão do ensino superior pela Faculdade Brasileira UNIVIX (2017). Mestre em Patrimônio, sustentabilidade e tecnologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor de ensino superior na Faculdade Brasileira - Multivix. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Teoria e História; arquitetura e desenvolvimento do ciclo cafeeiro.
Informações coletadas do Lattes em 26/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
2018 - 2020
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Territorialização e desenvolvimento local: Um estudo das Fazendas Cafeeiras em Muqui/es, Ano de Obtenção: 2020
Renata Hermanny de Almeida.
Especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior
2016 - 2017
Faculdade Brasileira UNIVIX
Título: Estudo de Caso: Análise curricular dos cursos de Arquitetura e Urbanismo na Região Metropolitana da Grande Vitória
Orientador: Omar Carrasco
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
2012 - 2017
Faculdade Brasileira UNIVIX
Título: A Fazenda Cafeeira Escravocrata no Sul do Espírito Santo: Arquitetura, Trabalho e Espaço.
Orientador: Genildo Coelho Hautequestt Filho
Formação complementar
2017 -
Cidade: paisagem, território e projeto - PPGAU - Mestrado. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Teoria da Arquitetura.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo.
Participação em eventos
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil.Documentação e Representação de Complexos Produtivos Rurais. Estudo de Fazendas de Café em Muqui-ES.. 2019. (Simpósio).
1° Colóquio Patrimônio Territorial Espírito Santo - PatriTerri 1. 2018. (Congresso).
IV FÓRUM DE ARQUITETURA E URBANISMO: As dimensões do patrimônio cultural. 2016. (Encontro).
Participação em bancas
HAUTEQUESTT FILHO, G. C.;BERNARDO, L. C.; FORNACIARI, D. Z.. Silva.A Geometria Sagrada na Arquitetura Religiosa da Idade Média.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória.
HAUTEQUESTT FILHO, G. C.;BERNARDO, L. C.. CENTRO DE CONVIVÊNCIA INTERGERACIONAL NOVA CARAPINA.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória.
HAUTEQUESTT FILHO, G. C.;BERNARDO, L. C.. CONSEQUÊNCIAS DA POLÍTICA URBANA NOS ÚLTIMOS 50 ANOS EM MARATAÍZES-ES. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória.
HAUTEQUESTT FILHO, G. C.;BERNARDO, L. C.. Projeto de Restauro e Revitalização do Edifício Histórico Saldanha da Gama, no Centro de Vitória, em um Centro Cultural.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória.
HAUTEQUESTT FILHO, G. C.;BERNARDO, L. C.. PARQUE DA FONTE GRANDE: OÁSIS VERDE NA ILHA DE ASFALTO.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória.
HAUTEQUESTT FILHO, G. C.;BERNARDO, L. C.. Cine Castelo ? Revitalização do antigo cinema de rua da cidade de Castelo, Espírito Santo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória.
HAUTEQUESTT FILHO, G. C.;BERNARDO, L. C.. O distrito de Pendanga - Proposta de tombamento.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória.
BERNARDO, L. C.; HAUTEQUESTT FILHO, G. C.. ANÁLISE DA CENOGRAFIA APLICADA À ARQUITETURA COMERCIAL DO RAMO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória.
HAUTEQUESTT FILHO, G. C.;BERNARDO, L. C.. REQUALIFICAÇÃO DA ANTIGA ESTAÇÃO FEROVIÁRIA DE COLATINA.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória.
HAUTEQUESTT FILHO, G. C.;BERNARDO, L. C.. ARQUITETURA COMERCIAL ALIADA AO MERCHANDISING VISUAL.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória.
CASTRO, F. S.; SIMOES, R. M.;BERNARDO, L. C.. TERRITÓRIO E REPRESENTAÇÃO: O PATRIMÔNIO TERRITORIAL DE COMUNIDADES DOS PONTÕES CAPIXABAS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
HAUTEQUESTT FILHO, G. C.;BERNARDO, L. C.. O Museu imaginário arquitetônico de Tolkien: Gondolin. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Brasileira UNIVIX.
HAUTEQUESTT FILHO, G. C.;BERNARDO, L. C.. Mapeamento das Fazendas do Sul do estado do Espírito Santo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Brasileira UNIVIX.
Passos, R. M.;BERNARDO, L. C.. Bar Lounge em Praia de Itaparica: integração com a paisagem local. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Brasileira UNIVIX.
FAITANIN, R.;BERNARDO, L. C.. Proposta de intervenção no edifício Santa Cecília no Centro de Vitória. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Brasileira UNIVIX.
FAITANIN, R.;BERNARDO, L. C.. Refuncionalização do Edifício Getúlio Vargas: Proposta de Habitação de Interesse Social. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Brasileira UNIVIX.
MIRANDA, C. L.; ALMEIDA, L. P.;BERNARDO, L. C.. Quitungo: Arquitetura, Técnica e o ensaio de uma casa de farinha.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Espírito Santo.
Orientou
Cenografia e suas variações no mercado; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Cor e Luz: Ensaio projetual de iluminação em salão de beleza; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
O potencial do selo Casa Azul na produção de Habitações populares sob a ótica da sustentabilidade socioambiental; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Centro de comércio popular aos Camelôs; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
A inserção dos estudantes de Arquitetura nos estágios obrigatórios; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Conforto Ambiental Acústico: Materiais eficientes e suas aplicações em edifícios; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Conforto Ambiental Acústico: Materiais eficientes e suas aplicações em edifícios; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Projeto de reabilitação do hotel Canto do Sol em Jardim Camburi-Vitória/ES; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Nova forma de moradia contemporânea: Micro apartamento + co-living; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Centro intergeracional de apoio e acolhimento a idosos e crianças na Grande Vitória (ES); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Arquitetura Modular Aplicada Em Contêineres Como Método Construtivo; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Thrue These Architects Eyes; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Conforto Acústico em Edificações Multifamiliares; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
A percepção do espaço urbano a partir da tecnologia: Experiências audiovisuais em áreas centrais urbanas brasileiras; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Arquitetura viva: Estudo da arquitetura sensorial em lojas conceito; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Proposta da casa abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica em Serra ? ES; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Além de adoração, servir: A Igreja Batista integrada; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Acesso à terra e à moradia: Uma questão de gênero; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Arquitetura escolar: Centro de educação infantil seguindo os princípios do Método Montessori; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Sem pressa de chegar: Projeto de van adaptada para motorhome; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Centro integrado de defesa social no município de Serra/ES; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Projeto unidade de pronto atendimento 24h em Joana D?arc ? Vitória/ES; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Be Life: Centro de atividades para idosos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Estudo preliminar de arquitetura bioclimática para uma academia de ginástica em Vitória ? ES; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Arquitetura para idosos: Centro de vivência para idosos na cidade de Vitória - ES; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Educação inclusiva e a adaptação na escola regular; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Favela: Discriminação e manifestações culturais; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Novas formas de morar: A ascenção dos microapartamentos na cidade de São Paulo e de Vitória; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
A linha do tempo: Do pátio jesuíta ao Palácio Anchieta; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Uma nova visão para o hospital nossa senhora da conceição em Piúma-ES; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Centro de Apoio e Referência À comunidade LGBTQ+; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Brasileira UNIVIX; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
A fotografia como recurso para a percepção da paisagem urbana; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Brasileira UNIVIX; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Embate a marginalização: um processo de aculturação sócio-estrutural; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
A influência da mulher no partido da casa grande nas fazendas cafeeiras do século XIX; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Permanências e rupturas: uma investigação histórica da Fazenda do Centro; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Multivix Vitória; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
A influência da vegetação nos espaços livres públicos; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Brasileira UNIVIX; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Centro cultural: Um novo modo de ver a cultura na Grande Vitória; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Brasileira UNIVIX; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Arquitetura Comercial: Uma análise das fachadas e vitrines de lojas em centros comerciais; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Brasileira UNIVIX; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Pertencimento em Roda D'agua - Cariacica - ES: Um testemunho imaterial; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Brasileira UNIVIX; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Parque Esperança: Um Parque Urbano em Santa Lúcia; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Brasileira UNIVIX; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Núcleo de Atuação em Arquitetura; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Multivix Vila Velha, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Luciano Correia Bernardo;
Produções bibliográficas
-
NUNES, F. M. S. ; RORIZ, L. A. ; NASCIMENTO, S. V. ; FRANCA, M. E. M. ; SILVA, I. J. ; COSTA, K. S. ; VILELA, T. F. ; BERNARDO, L. C. . EXTENSÃO UNIVERSIÁRIA EM ARQUITETURA E URBANISMO: O PROJETO DE ACESSIBILIDADE DA ESCOLA DE APRENDIZES-MARINHEIROS DO ESPÍRITO SANTO. REVISTA CIENTÍFICA ESPAÇO MULTIACADÊMICO , v. 02, p. 15-15, 2022.
-
BERNARDO, L. C. . Documentação e Representação de Complexos Produtivos Rurais. Estudo de Fazendas de Café em Muqui-ES.. In: 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil, 2019, Belo Horizonte. Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil, 2019.
-
BERNARDO, L. C. ; ALMEIDA, R. H. . Arquitetura Rural no Espírito Santo: Estudo a partir da tipologia de complexos produtivos cafeeiros. In: III Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira, 2019, Salvador. Anais do III Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira. Salvador: Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração,, 2019. v. 1.
-
HAUTEQUESTT FILHO, G. C. ; SANTOS, F. L. ; BERNARDO, L. C. . Arquitetura Guarani Nhãdewa Tâbeopé: A evolução construtiva da casa de morada - Aracruz - ES. In: Icomos Brasil, 2017, Belo Horizonte. O ESTADO DA ARTE DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO NO BRASIL, 2017.
-
HAUTEQUESTT FILHO, G. C. ; BERNARDO, L. C. ; MARTINHO, M. L. M. L. G. S. . A despatrimonialização da cidade histórica de Muqui, Espírito Santo, Brasil.. In: Congresso Ibero-Americano Patrimônio, suas matérias e imatérias, 2016, Lisboa. Congresso Ibero-Americano Patrimônio, suas matérias e imatérias. Lisboa: LNEC, 2016.
-
HAUTEQUESTT FILHO, G. C. ; BERNARDO, L. C. ; MARGON, B. A. . A (re)construção da paisagem cultural da cidade de Santa Teresa, Espírito Santo, Brasil.. In: Congresso Ibero-Americano, Patrimônio, suas matérias e Imatérias, 2016, Lisboa. Congresso Ibero-Americano, Patrimônio, suas matérias e Imatérias. Lisboa: LNEC, 2016.
-
HAUTEQUESTT FILHO, G. C. ; BERNARDO, L. C. ; MARGON, B. A. . O quadrilátero funcional nas fazendas cafeeiras do sul do Espírito Santo: Arquitetura disciplinar incidindo sobre a paisagem.. In: 4o Colóquio Ibero-Americano: Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto, 2016, Belo Horizonte. 4o Colóquio Ibero-Americano: Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto. Desafios e Perspectivas. Belo Horizonte: MACPS/IPHAN/IEDS/ICOMOS-BRASIL, 2016.
-
HAUTEQUESTT FILHO, G. C. ; BERNARDO, L. C. ; MARTINHO, M. L. M. L. G. S. . A despatrimonialização da cidade histórica de Muqui, Espírito Santo, Brasil.. In: Congresso Ibero-Americano, Patrimônio, suas matérias e imatérias, 2016, Lisboa. Congresso Ibero-Americano, Patrimônio, suas matérias e imatérias. Lisboa: LNEC, 2016. p. 36-37.
-
HAUTEQUESTT FILHO, G. C. ; BERNARDO, L. C. ; MARGON, B. A. . A (re)construção da paisagem cultural da cidade de Santa Teresa, Espírito Santo, Brasil.. In: Congresso Ibero-Americano, Patrimônio, suas matérias e Imatérias, 2016, Lisboa. Congresso Ibero-Americano, Patrimônio, suas matérias e Imatérias. Lisboa: LNEC, 2016. p. 65-66.
-
BERNARDO, L. C. . Documentação e Representação de Complexos Produtivos Rurais. Estudo de Fazendas de Café em Muqui-ES.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
BERNARDO, L. C. . Restauro: Casa Poty Formel - Muqui-ES. 2018.
HAUTEQUESTT FILHO, G. C. ; Achiamé G. G. ; BERNARDO, L. C. . Mapa de Danos: Diretrizes de representação gráfica em projetos de restauro. 2017. (Editoração / Capa / Diagramação).
Projetos de pesquisa
-
2021 - 2022
Núcleo de Atuação em Arquitetura, Descrição: Objetiva-se a partir do projeto de pesquisa e extensão do Núcleo de atuação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Multivix Vila Velha, a predefinição das demandas locais e possibilidades de atuação, que os discentes componentes do núcleo atuem a partir da produção de projetos no escopo da formação em arquitetura e urbanismo, sob orientação dos professores coordenadores, com propostas de intervenção real e física segundo o percurso metodológico de projetos de natureza arquitetônica e urbanística. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Luciano Correia Bernardo - Coordenador / Fernanda Maria Soares Nunes - Integrante / Larissa de Almeida Roriz - Integrante / Sara Venancio do Nascimento - Integrante / Maria Eduarda Moreira França - Integrante / Igor Junior da Silva - Integrante / Kemely Surlo Costa - Integrante / Thaís Fernandes Vilela - Integrante.
-
2014 - Atual
Documentação e representação do Patrimônio: Aproximação teórico-metodológica, Descrição: Projeto inserido na linha de pesquisa "Sistemas, Informações, Tecnologias e Metodologias: Aplicação na conservação e intervenção no Patrimônio", do Laboratório Patrimônio & Desenvolvimento, investigação concebida como uma abordagem interdisciplinar, a se realizar por meio de articulações entre documentação, representação e intervenção patrimonial, em diferentes camadas e escalas de sedimentação histórica. Nesta perspectiva, propõe discutir as articulações entre políticas de conservação e desenvolvimento, por meio de: 1) Estudo técnico e científico orientado à elaboração de subsídio metodológico e instrumento de documentação, representação e inclusão social do patrimônio; 2) Investigação de procedimentos de conservação do patrimônio, entendido como elemento estruturante de identidade local; 4) Produção de sistema de informação e divulgação do patrimônio; 5) Aproximação à arqueologia da arquitetura como subsídio à conservação e restauração arquitetônica e urbana; 6) produção base de dados por meio de registro de elementos patrimoniais (ambientais, territoriais, e socioeconômicos); 7) Produção de representação identitária, nas escalas arquitetônica, urbana e territorial. O projeto se apresenta como continuidade e ampliação de perspectivas abertas por projetos concluídos e em andamento, elaborados por pesquisadores vinculados ao Patri_Lab. Nesta perspectiva, a documentação e a representação do patrimônio arquitetônico, urbano e territorial é, sobretudo, um estudo técnico e científico orientado para a elaboração de subsídios metodológicos e instrumentos de intervenção em estrutura pré-existente. A essa contribuição, em nível interno, associa-se a inserção do Patri_Lab a grupos de pesquisa com temas correlatos, e, desta maneira, uma contribuição a mais sistemática possível ao estado da arte ao qual se vincula. Ademais, cabe destacar a relativa atualidade da temática, tendo em vista a incorporação das ferramentas digitais de documentação e representação, com a experimentação de modelos computacionais voltados à arquitetura e à cidade. O termo documentação é utilizado no sentido proposto por Jaques Le Goff, qual seja ser o resultado de uma escolha, ter caráter multiforme, e ser engenho do pesquisador. Já o termo intervenção é utilizado no sentido proposto por Ignasi Solà-Morales, qual seja qualquer tipo de atuação que se pode fazer em um edifício ou em uma arquitetura: restauração, defesa, preservação, conservação, reutilização, etc. Em uma perspectiva conceitual, o registro de um conjunto de elementos patrimoniais se revela como sustentação para elaboração de mapeamentos. Em suma, o presente projeto de pesquisa propõe a documentação e a representação do patrimônio com o uso de sistemas, tecnologias e metodologias abertas e amplas o suficiente para abarcar a totalidade dos estudos relacionados à temática central do Patri_Lab, Patrimônio & Desenvolvimento. Nesta perspectiva, pretende superar o sentido de documentação enquanto banco de dados, para se configurar como um instrumento vivo, inserindo-se no debate sobre permanências e transformações na contemporaneidade. A elaboração da pesquisa deve ser empreendida em 02 (duas) Fases, num total de 24 (vinte e quatro) meses. A primeira fase, correspondente à pesquisa teórico-conceitual, à proposição de procedimentos e instrumentos, e elaboração de mapeamentos (2014/2015), está aqui apresentada. A segunda fase, de divulgação e interação interna e externa ao Laboratório Patrimônio & Desenvolvimento e à Universidade Federal do Espírito Santo, deve ser empreendida no segundo ano da pesquisa (2015/2016). Palavras chave: Patrimônio, Documentação patrimonial, Representação identitária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luciano Correia Bernardo - Integrante / Renata Hermanny de Almeida - Coordenador / Bruno Amaral de Andrade - Integrante / Damiany Farina Nossa - Integrante / Mariana Pereira de Amorim - Integrante / Vera Lucia Lima - Integrante / Joyce Zaninho - Integrante / Kamila Drago Bonna - Integrante / Miguel Brunoro Thomé - Integrante / Julia Pela Meneghel - Integrante.
Prêmios
2019
Mérito Acadêmico 2019 - Docente, Faculdade Multivix Vitória.
2019
Mérito Acadêmico 2019 - Docente, Faculdade Multivix Vila Velha.
2016
Menção Honrosa por: A Fazenda cafeeira Escravocrata no Sul do Espírito Santo - Arquietetura, trabalho e espaço, IAB - Instituto dos Arquitetos do Brasil (Prêmio Jovem Arquiteto).
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Faculdade Multivix Vila VelhaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 6
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Geometria Descritiva, Evolução, arquitetura e urbanismo no Brasil, Teoria e História da Arquitetura e do urbanismo, Técnicas retrospectivas II.
2021 - Atual
Faculdade Multivix Vila VelhaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação de curso, Arquitetura e Urbanismo, Carga horária: 40
2022 - 2022
Faculdade Multivix Vila VelhaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 9
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo I, Projetos integrados de Aruqitetura, Urbanismo e paisagismo III, Metodologia científica aplicada a Arquitetura e ao Urbanismo, Fundamentos Sociais e econômicos da Arquitetura e do Urbanismo.
2021 - 2021
Faculdade Multivix Vila VelhaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 10
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Praticas de Extensão Interdisciplinar II, Praticas de Extensão Interdisciplinar IV, Fundamentos Sociais e Econômicos da Arquitetura e do Urbanismo, Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo II, Técnicas Retrospectivas I.
2021 - 2021
Faculdade Multivix Vila VelhaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 7
Outras informações:
Disciplinas: Praticas de Extensão interdisciplinar III, Praticas de Extensão interdisciplinar IV, Praticas de Extensão interdisciplinar V, Geometria Descritiva.
2021 - 2021
Faculdade Multivix Vila VelhaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 6
Outras informações:
Disciplinas Ministradas: Práticas de Extensão Interdisciplinar III, Geometria Descritiva, Práticas de Extensão Interdisciplinar V, Evolução Arquitetura e Urbanismo no Brasil.
2020 - 2020
Faculdade Multivix Vila VelhaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 10
Outras informações:
DISCIPLINAS - PRÁTICAS DE EXTENSÃO INTERDISCIPLINAR 2 - TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO 2 - EVOLUÇÃO, ARQUITETURA E URBANISMO NO BRASIL - FUNDAMENTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DA ARQUITETURA E DO URBANISMO.
2020 - 2020
Faculdade Multivix Vila VelhaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 8
Outras informações:
DISCIPLINAS - GEOMETRIA DESCRITIVA - PRÁTICAS DE EXTENSÃO INTERDISCIPLINAR 3 - TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO 2 - FUNDAMENTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DA ARQUITETURA E DO URBANISMO
2019 - 2019
Faculdade Multivix Vila VelhaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 6
Outras informações:
DISCIPLINAS
- FUNDAMENTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DA ARQUITETURA E DO URBANISMO
- INTRODUÇÃO A ARQUITETURA, URBANISMO E PAISAGISMO
2019 - 2019
Faculdade Multivix Vila VelhaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 8
Outras informações:
DISCIPLINAS
- TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO I
- GEOMETRIA DESCRITIVA
- PRATICAS DE EXTENSÃO INTERDISCIPLINAR
2018 - 2018
Faculdade Multivix Vila VelhaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 6
Outras informações:
DISCIPLINAS
-GEOMETRIA DESCRITIVA
-TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO E PLÁSTICA
2018 - 2018
Faculdade Multivix Vila VelhaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 9
Outras informações:
DISCIPLINAS
- PERSPECTIVA
- TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO I
- TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II
2022 - Atual
Faculdade Multivix VitóriaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 10
Outras informações:
Disciplinas: Metodologia Científica Aplicada à Arquitetura e ao Urbanismo, Conforto Ambiental I, Conforto ambiental III, Perspectiva, História da Arte, Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo II.
2021 - 2021
Faculdade Multivix VitóriaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 10
Outras informações:
Disciplinas: Conforto Ambiental I, Conforto Ambiental III, História da Arte, Fundamentos Sociais e econômicos da Arquitetura e do Urbanismo, Perspectiva.
2021 - 2021
Faculdade Multivix VitóriaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 7
Outras informações:
Disciplinas: Geometria descritiva, Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo I, Conforto Ambiental II, Arquitetura de Interiores residencial e Comercial.
2020 - 2021
Faculdade Multivix VitóriaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 8
Outras informações:
DISCIPLINAS - GEOMETRIA DESCRITIVA - CONFORTO AMBIENTAL 2 - ESTÉTICA E COMUNINAÇÃO - METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA À ARQUITETURA E AO URBANISMO
2020 - 2020
Faculdade Multivix VitóriaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 8
Outras informações:
DISCIPLINAS - HISTÓRIA DA ARTE - FUNDAMENTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DA ARQUITETURA E DO URBANISMO - TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO 2 - PERSPECTIVAS - EVOLUÇÃO, ARQUITETURA E URBANISMO NO BRASIL - METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA À ARQUITETURA E AO URBANISMO.
2019 - 2019
Faculdade Multivix VitóriaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 18
Outras informações:
DISCIPLINA
- HISTÓRIA DA ARTE
- FUNDAMENTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DA ARQUITETURA E DO URBANISMO
- PERSPECTIVAS
- HISTÓRIA DA ARTE
- GEOMETRIA DESCRITIVA
- DESENHO ARQUITETÔNICO
2019 - 2019
Faculdade Multivix VitóriaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 9
Outras informações:
DISCIPLINAS - DESENHO ARQUITETÔNICO - GEOMETRIA DESCRITIVA - TÉCNICAS RETROSPECTIVAS 1
2018 - 2018
Faculdade Multivix VitóriaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 18
Outras informações:
DISCIPLINAS
- TÉCNICAS RETROSPECTIVAS 2 - REQUALIFICAÇÃO - 4 TURMAS
- PROJETO DE ARQUITETURA V
- HISTÓRIA DA ARTE
-
2017 - 2017
Secretaria Estadual de Cultura do Estado do ESVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador Técnico, Carga horária: 8
Outras informações:
Atuação como coordenador técnico do Projeto Meu Patrimônio - Edição Muqui-ES.
Educação patrimonial para jovens e adolescentes da rede municipal de ensino, objetivando a difusão do importante patrimônio edificado e imaterial da cidade por meio do aprendizado e exercício.
2023 - Atual
MULTIVIX SÃO MATEUSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente Ensino Supeior
2022 - Atual
Faculdade Capixaba da Serra, MULTIVIX /SerraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente Ensino Superior, Carga horária: 4
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luciano Correia Bernardo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?