João Gomes Neto
Possui graduação em Química pela Universidade Ibirapuera (2008). Especialização em Bioquímica pela Faculdade Metropolitana de Ribeirão Preto (FAMEESP). Atualmente é professor de Química da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Atuou como professor de Química e Professor Coordenador em colégio particular de Itapecerica da serra de janeiro de 2019 a janeiro de 2022. Tem experiência em bioquímica macromolecular, com ênfase nos compostos do ciclo da ureia. Atua também no ramo de alimentos, no desenvolvimento de espessantes naturais. Atualmente dedica-se à área de produção científica de textos voltados à área de Ensino de Química. Interessa-se por estudos relativos a elucidação dos processos de obtenção de biomoléculas, em especial moléculas bioativas de organismos marinhos.
Informações coletadas do Lattes em 15/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Ensino de Ciências e Matemática
2024 - Atual
Universidade Federal de São Paulo
Orientador: Lucineia Ferreira Ceridório
Palavras-chave: Pós-modernidade.
Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Bioquímica
2021 - 2022
Metropolitan Educação LTDA
Título: Bioquímica do nitrogênio e reações nitrogenadas: o ciclo da uréia
Aperfeiçoamento em O ensino e a aprendizagem de ciências da natureza
2010 - 2010
Secretária de Educação do Estado de São Paulo
Título: O ensino da química ambiental no ensino médio. Ano de finalização: 2010
Graduação em Química
2006 - 2008
Universidade Ibirapuera
Título: Avaliação dos níveis de fósforo total em reservatórios para captação de água e seus afluentes
Orientador: Simone Jaconetti Ydi
Formação complementar
2010 - 2010
São Paulo faz escola - Formação de professores. (Carga horária: 360h). , Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Educação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.
Participação em eventos
EPPEQ - Encontro Paulista de Pesquisa e Ensino de Química. 2011. (Encontro).
Ciclo de palestras. 2008. (Seminário).
Ensino Responsável 2008.A química dos brinquedos recicláveis. 2008. (Oficina).
Semana Ibirapuera. 2008. (Oficina).
Show da Química.A química dos colóides. 2008. (Oficina).
EPPEQ - Encontro Paulista de Pesquisa e Ensino de Química. 2007. (Encontro).
Jornada Ibirapuera. 2007. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
GOMES NETO, J. . Ciência e Tecnologia: uma perspectiva ao jovem estudante itapecericano.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GOMES NETO, J. . Variados títulos (34 ao total). Florianópolis: Infoescola, 2017 (Textos enciclopédicos).
Outras produções
GOMES NETO, J. . Planilha de cálculos de menção. 2014.
Prêmios
2008
Diploma de honra ao mérito, Conselho Regional de Química - IV Região.
2008
Certificado de excelência, Universidade Ibirapuera.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - 2016
Universidade Federal de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando em Ciência, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - Atual
Secretaria de Educação de São PauloVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II, Carga horária: 40
Outras informações:
Lecionar química para séries do ensino médio. Propor intervenções, elaborar projetos, estabelecer metas no planejamento e proceder à avaliação são fatores abordados nesta ocupação.
Atividades
-
09/2007
Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências físicas e biológicas, Física, Química, Itinerário formativo: Química aplicada, Itinerário formativo: Dos jogos de tabuleiro ao RPG
2019 - 2022
Colégio OliperVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II, Carga horária: 32
2019 - 2021
Colégio OliperVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2019 - 04/2021
Ensino,,Disciplinas ministradas, Química, Física
2022 - 2023
Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Santos - EsamcVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação, Carga horária: 8
Atividades
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Bacharelado em Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química analítica e instrumental, Termodinâmica química, Termodinâmica
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de João Gomes Neto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?