Agnelson Gonçalves
Mestrando em Educação Musical pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) (2020), Graduado em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade de São Paulo USP (2013) e Pós-Graduado em Regência Coral pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo UNASP (2017). Atualmente é Sargento Músico da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro.
Sua formação musical regular no ano de 1993 na igreja Assembléia de Deus, onde iniciei o estudo do trombone. Em 1998 ingressei na Casa da Música de Diadema e em 1999 na Universidade Livre de Música Tom Jobim (atual Escola de Música do Estado de São Paulo), onde permaneci até o ano de 2007. Neste período recebi orientações dos professores Gilberto Gianelli (1999-2001), Marcos Sadao Shirakawa (2002-2003), e Carlos Freitas (2006). Nessa época a escola, que já mudou de nome várias vezes, chamava-se Centro de Estudos Musicais Tom Jobim.
Seus estudos no ensino superior (graduação) iniciaram-se em 2004, na Faculdade Integral Cantareira, transferindo-se em 2005 para a Faculdade Santa Marcelina e, finalmente, para a Universidade de São Paulo em 2008. Nestas três faculdades sempre esteve sob orientação do professor Donizeti Fonseca.
Participou de diversos cursos e festivais, como o Festival de Sopros e Percussão de Guarulhos (2000), Festival Música nas Montanhas (Poços de Caldas, 2001), Festival de Inverno de Campos do Jordão - Núcleo Bandas (Tatuí, 2002), Curso Internacional de Verão de Brasília (2003), Festival de Inverno de Campos do Jordão (2003 e 2004) Semana da Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011), o Seminário Internacional Trombones S/A (Universidade de Brasília, 2011), Festival Internacional de Trombone (Escola de Música de Piracicaba, 2011); além de vários masterclass com diversos professores nacionais e internacionais.
Integrei várias orquestras e bandas, como a Orquestra de Câmara Filarmonia (1999-2002), Banda Sinfônica de Diadema (1999-2003), Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo (2001-2007), Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (2006), Orquestra Bachiana Filarmônica (2007-2010), Orquestra Experimental de Repertório (2008-2011), Orquestra do Porto de Santos (2012-2013), Banda Sinfônica de Cubatão (2007-2008/ 2013-2018) e Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (2013-2017).
Em 2000 assumiu a regência do Coral Jovem da Assembléia de Deus em Jardim Ruyce (Diadema) e em 2006 assumiu o Coral Jovem da União das Mocidades (Corais Jovens) das Assembléias de Deus do Campo do Taboão sediado em São Bernardo do Campo, permanecendo na direção de ambos até o ano de 2011. Desde 2015 é regente do Coral Misto da Igreja Batista Central em Santo André, onde desenvolvemos intensa difusão do repertório coral de diferentes épocas e estilos; realizamos concertos de cunho social em escolas, hospitais, asilos, além de participarmos e produzimos montagens de diversas cantatas e musicais.
Participou de diversas oficinas voltadas à música vocal e regência, tanto instrumental quanto vocal. Citamos aqui o Workshop em Canto e Regência com a profa. Dra. Márcia Porter - Florida State University, Laboratório de Regência da Banda Sinfônica do Exército , I Congresso de Canto Coral (UNESP ? USP ? UNICAMP), II Jornada de Regência Coral (Conservatório Dramático e Musical de Tatuí) e Regência ? Técnicas de Ensaio e Prática de Conjunto (FUNARTE). Fiz parte como aluno especial do Comunicantus ? Laboratório Coral do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP.
Como professor, lecionou no Festival de inverno de Ilha Solteira (2002); Projeto CEU ? Prefeitura de São Paulo (2003); Projeto CEU ? Associação Cultural Vitta (2006); Escola Municipal de Música de Taboão da Serra (2007); Casa da Música de Diadema (2008); Projeto Guri ? Associação dos Amigos do Projeto Guri (2009); Projeto Guri ? Guri Santa Marcelina (2011 ? 2014), além de diversos cursos regulares e oficinas em igrejas.
Informações coletadas do Lattes em 15/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Música
2020 - Atual
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Todos Podem Cantar?! Afinados ou não?!
Orientador: Fábio Miguel
Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Regência Coral
2016 - 2017
Centro Universitário Adventista de São Paulo
Título: A Interpretação do Repertório Coral em Língua Estrangeira
Orientador: Jetro Meira de Oliveira
Graduação em Educação Artística Com Habilitação em Música
2008 - 2013
Universidade de São Paulo
Título: O Ensino do Trombone: A Pedagogia das Escolas Técnicas do Estado de São Paulo no Período de 2000-2010
Orientador: Donizeti Aparecido Lopes Fonseca
Formação complementar
2019 - 2019
Harmonia em Contexto. (Carga horária: 4h). , Banda de Música do Comando Militar do Sudeste, BMCMSE, Brasil.
2018 - 2018
O Desgaste Muscular da Embocadura em uma Formatura. (Carga horária: 6h). , Banda de Música do Comando Militar do Sudeste, BMCMSE, Brasil.
2018 - 2018
Fundamentos como Forma de Engrenagens. (Carga horária: 5h). , Banda de Música do Comando Militar do Sudeste, BMCMSE, Brasil.
2018 - 2018
Regência (Técnicas de Ensaio e Prática de Conjunto). (Carga horária: 21h). , Fundação Nacional de Artes, FUNARTE, Brasil.
2018 - 2018
1º Laboratório de Regência da Banda Sinfônica do Exército. (Carga horária: 4h). , Banda Sinfônica do Exército, BSE, Brasil.
2018 - 2018
I Congresso de Canto Coral. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
2018 - 2018
II Jornada de Regência Coral. (Carga horária: 20h). , Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, CDMCC, Brasil.
2011 - 2011
Semana da Música. (Carga horária: 20h). , Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
Banda Sinfônica do Exercito BrasileiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Sargento Músico
2013 - 2017
Banda Sinfônica do Estado de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Músico: Trombone, Carga horária: 12
2013 - 2018
Banda Sinfônica de CubatãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Chefe de Naipe (Trombone), Carga horária: 6
2012 - 2013
Orquestra do Porto de SantosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Músico: Trombone, Carga horária: 6
2008 - 2011
Orquestra Experimental de RepertórioVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Músico: Trombone, Carga horária: 9
2007 - 2010
Orquestra Bachiana FilarmônicaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Músico: Trombone, Carga horária: 6
2006 - 2007
Orquestra Jovem Municipal de GuarulhosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Músico: Trombone, Carga horária: 6
2001 - 2007
Banda Sinfônica Jovem do Estado de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Músico: Trombone, Carga horária: 6
2011 - 2014
Guri Santa MarcelinaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Música, Carga horária: 16
2007 - 2008
Escola Municipal de Música de Taboão da SerraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Música, Carga horária: 28
2009 - 2010
Associação Amigos do Projeto GuriVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educador Musical, Carga horária: 8
2008 - 2008
Prefeitura Municipal de DiademaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Música, Carga horária: 8
2003 - 2003
Prefeitura Municipal de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Educador Musical, Carga horária: 6
2006 - 2006
associação cultural vittaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educador Musical, Carga horária: 32
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Agnelson Gonçalves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?