Shara Almeida Aguiar
Bacharela em Relações Internacionais pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (2018), Cursando Licenciatura em Letras Português e Espanhol pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021) e Pós Graduanda em Direito Internacional Humanitário pela UniAmérica (2021). Fluente em inglês e espanhol.
Informações coletadas do Lattes em 05/10/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Relações Internacionais
2013 - 2018
Instituto de Educação Superior de Brasília
Título: Sistema Prisional Brasileiro: Uma luz da Gestão do Estado à Luz do Sistema Interamericano de Direitos Humanos
Orientador: Francisca Javiera Gallardo Conejera
Formação complementar
2015 - 2018
ESPANHOL. (Carga horária: 360h). , INSTITUTO CERVANTES, I.C, Brasil.
2012 - 2014
INGLÊS. (Carga horária: 450h). , Fisk University, FISK, Estados Unidos.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Organização de eventos
AGUIAR, S. A. . XI SEMANA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. 2015. (Congresso).
Participação em eventos
Igualando Oportunidades Brasil. 2019. (Oficina).
CIDH: Questões Processuais de Soluções Amistosas. 2018. (Oficina).
Eneri Foz. 2016. (Congresso).
III EACRI.ENCONTRO ACADEMICO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. 2015. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
AGUIAR, S. A. . Sistema Prisional Brasileiro: Uma luz da Gestão do Estado à Luz do Sistema Interamericano de Direitos Humanos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AGUIAR, S. A. . Midia e Feminismo: Como a Mídia Contribui para o Empoderamento Feminino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AGUIAR, S. A. . O Tráfico de Crianças e Adolescentes na América Latina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
AGUIAR, S. A. . Formação do Pensamento Social Latino Americano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
AGUIAR, S. A. . Aspectos do Estado nas Relações Internacionais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - 2020
SEDH/PRVínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 40
Outras informações:
Adquiri conhecimento teórico e desenvolvi habilidades práticas sobre diversos temas de cooperação internacional, em especial no âmbito do Sistema Interamericano de Proteção de Direitos Humanos SIDH, da Organização dos Estados Americanos OEA, e do Sistema Global de Proteção de Direitos Humanos, com foco no Conselho de Direitos Humanos do Mercosul RAADH. Atuei ativamente por 2 anos na elaboração das respostas do Estado brasileiro aos órgãos do SIDH, na articulação para o cumprimento de recomendações da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e das sentenças da Corte Interamericana de Direitos Humanos, bem como na negociação de soluções amistosas de diversos casos brasileiros no Sistema Interamericano, na organização de visitas de membros do SIDH ao Brasil, elaboração de cartilhas do governo federal sobre população LGBT e Educação em Direitos Humanos e na Carteira de Casos do SIDH, adquirindo, assim, expertise em articulação com órgãos públicos federais e estaduais
2015 - 2017
Instituto de Migracao e Direitos HumanosVínculo: Voluntáriado, Enquadramento Funcional: Voluntaria, Carga horária: 20
Outras informações:
Observatório de Direitos Humanos, uma parceria do IESB com o Instituto de Migração e Direitos Humanos, onde os alunos de Relações Internacionais davam aulas de português para imigrantes e refugiados residentes do DF, com o intuito de auxiliar a acolhida dos mesmos no Brasil.
2015 - 2017
Instituto de Educação Superior de BrasíliaVínculo: Voluntáriado, Enquadramento Funcional: Voluntaria, Carga horária: 30
Outras informações:
Membro fundadora do Comitê Integrador de Relações Internacionais; Oganização de eventos e debates acadêmicos; Diretoria de assuntos externos.
2013 - 2014
Moreth Loquez AdvogadosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 30
Outras informações:
Acompanhamento de processos e relatórios; Controle e atualização de processos; Acompanhamento e elaboração de publicações.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Shara Almeida Aguiar e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?