Marconi Junio Henriques Magnani

Mestre em Engenharia de Controle e Automação pelo Instituto Federal do Espírito Santo; Especialista em Engenharia de Controle e Instrumentação pela Faculdade do Centro Leste; Graduado em Engenharia de Software, Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade do Centro Leste (2010). Técnico em Automação Industrial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (2005);. Atualmente é Sócio Proprietário - IN9 Automação. Tem experiência na área de Robótica, Mecatrônica e Automação, com ênfase em Robótica, Mecatrônica e Automação. Atualmente trabalha na área de Engenharia de projetos desenvolvendo projetos de Automação Industrial.

Informações coletadas do Lattes em 01/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Engenharia de Controle e Automação

2019 - 2022

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Título: APLICAÇÃO DO DEEP LEARNING PARA ANÁLISE DE FISSURAS EM TESTES DE QUEDAS DE PELOTAS, Ano de Obtenção: 2022
Orientador: Marco Antonio de Souza Leite Cuadros

Especialização em Engenharia de Controle e Instrumentação

2010 - 2011

Faculdade do Centro Leste
Título: SISTEMA DE CONTROLE DE UMIDADE E TEMPERATURA DA CÚPULA DO PLANETÁRIO DE VITÓRIA
Orientador: Flávio Morais de Souza

Graduação em Engenharia de Software

2019 - 2022

Centro de Ensino Superior de Maringá
Título: Implantação da metodologia SCRUM em uma empresa de software

Graduação em Sistemas de Informação

2006 - 2010

Faculdade do Centro Leste
Título: ACESSO A SISTEMAS SUPERVISÓRIOS LEGADOS VIA INTERNET
Orientador: João Paulo Machado Chamon

Curso técnico/profissionalizante em Automação Industrial

2003 - 2005

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais.

Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação/Especialidade: Sistemas Eletrônicos de Medida e de Controle.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

IN9 Automação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenharia de Projetos, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuando na Engenharia de Projetos de Automação.Comissionamento,desenvolvimento, startups e treinamentos em Sistemas de Automação. (Siemens, Rockwell,GE, Wonderware, Indusoft entre outros).Conhecimentos sólidos em Plcs, Ihms, relés inteligentes (BT), inversores e conversores Siemens. Atividades desempenhadas:Desenvolvimento e implantação de sistemas de supervisão de plantas industriais;Desenvolvimento de lógicas e configurações de Hardware de PLCs;Elaboração de diagramas lógicos, de malha, de blocos, interligação e funcional em AutoCAD;Elaboração de documentos de as built (conforme construído);Visitas técnicas para levantamento de informações para elaboração de propostas e elaboração de propostas técnicas e comerciais.Participação em levantamentos de campo, teste de plataforma, comissionamento e start-up de plantas industriais.

2012 - 2014

3SX Consultoria e Serviços em Automação Industrial

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenharia de Projetos, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuando na Engenharia de Projetos.Comissionamento,desenvolvimento, startups e treinamentos em Sistemas de Automação. (Siemens, Rockwell,GE, Wonderware, Indusoft entre outros).Conhecimentos sólidos em Plcs, Ihms, relés inteligentes (BT), inversores e conversores Siemens.

2010 - 2012

TSA Tecnologia Sistemas e Automação Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenharia de Projetos, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projetos realizados: - Criação de sistema de Impedimento via supervisório do Lingotamento Contínuo de Placas 3. (Arcellor Mittal Tubarão). Atuando na configuração de hardware e desenvolvimento da lógica de PLCs Siemens S7 300 e 400, foi desenvolvida neste projeto a configuração, lógica e desenvolvimento da comunicação via Ethernet entre PLCs Siemens S7 300 e 400 e o sistema supervisório. - Alteração nos Softwares das Pontes Rolantes do Pátio de Placas do LTQ. (Arcellor Mittal Tubarão).Neste projeto a manutenção necessitava do monitoramento das tensões de Link DC dos inversores das 6 pontes rolantes no sistema supervisório. Para solução foi necessário configuração de rede Devicenet, entre os inversores das pontes e o PLC da Rockwell SLC 500, modificação na lógica e modificação do sistema supervisório Intouch da Wonderware versão 7.1.- Correção de Software dos PLCs do Lingotamento Contínuo de Placas 3 (Arcellor Mittal Tubarão).O objetivo principal deste projeto era correção do software dos PLCs (S7 300 Siemens) do Lingotamento Contínuo de Placas 3, onde o mesmo apresentava falhas no sistema de Tracking de Placas. Foi feito análise dos programas e acompanhamento do processo para correção do problema, para correção foi necessário modificação nas lógicas dos PLCs. - Troca das Turbinas do CDQ (Arcellor Mittal Tubarão).Este projeto baseava-se na troca de CCMs antigos por CCMs inteligentes, e troca das turbinas a vapor por motores elétricos. Minha atuação neste projeto foi configuração dos novos CCMs, alteração nas lógicas dos equipamentos dos PLCs GE, desenvolvimento da rede Profibus entre os PLCs da GE, relés inteligentes MM200 (GE) inversores e software Starters e desenvolvimento e configuração do sistema supervisório do CDQ.- Fusão das cabines do Condicionamento de Placas (Arcellor Mittal Tubarão).Este projeto baseava-se nas junções das cabines de operação OS7 e OS8 do Condicionamento de Placas.

2009 - 2010

DME Distribuidora de Material Elétrico e Automação Indutrial

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenharia de Projetos, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuando na Engenharia de Projetos de Automação;Projetos Realizados: - Automatismo da Extrusora G-153. (Technip)Este projeto baseava-se na Automação da máquina Extrusora G-153. Para Automatismo foi instalado um PLC S7 -300 Siemens, foi desenvolvido toda a lógica dos equipamentos, desenvolvimento e configuração da rede Profibus, responsável pela comunicação do PLC com a IHM, e desenvolvimento e configuração da IHM . - Automatismo da máquina do Sucateador de fios. (Technip)Este projeto baseava-se no desenvolvimento de um sistema de automação para o Sucateador de fios. Para Automatismo foi instalado um PLC S7 -300 Siemens, realizado toda configuração de Hardware e desenvolvido toda a lógica dos equipamentos, configuração da rede Profibus, responsável pela comunicação do PLC com a IHM, e desenvolvimento e configuração da IHM Siemens.

2009 - 2009

JV Mais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Automação Senior, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pela Automação da Fábrica, projetos, manutenção.Manutenção e configuração básica de SDCD (Foxboro).Manutenção e configuração de hardware e de software em plcs (siemens e rockwell)Manutenção e configuração em Redes Industriais.

2008 - 2009

Sindus Andritz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Elétrica, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Manutenção em geral na parte de elétrica e automação na Fábrica da SunCoke Energy.Manutenção e configuração básica de SDCD (Yokogawa CS3000).

2006 - 2008

ABB

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Equipe Acionamentos, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Manutenção e configuração de hardware e de software em plcs (siemens e rockwell)Manutenção e configuração em Redes Industriais (ProfibusDP, Modbus, Ethernet , MPI , Remote I/O , DH+ ....)Manutenção e configuração em sistemas supervisórios (In touch, Wincc)Manutenção e configuração em IHMs (Linha op e tpsiemens, Panel View Rockwell)Manutenção e configuração em relés inteligentes (Simocode-Siemens, Smp3-Rockwell, TesysT...)Manutenção e configuração em Inversores de freqüência (siemens e rockwell) .Manutenção e configuração básica de SDCD (Foxboro).Manutenção em geral na parte de acionamentos na Fábrica da Aracruz Celulose.

2003 - 2006

Biancogrês Cerâmica LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Elétrica, Carga horária: 44

Outras informações:
Manutenção em automação e elétrica em Geral. Manutenção e configuração de inversores de freqüência, softstaters. Manutenção em PLC?s