Rafaela Silva Lionardo

Mestra em Educação pelo programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da UENP (PPEd/UENP). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Integrante da linha de pesquisa denominada de: Educação Básica: gestão e planejamento. Esta linha procura analisar os fundamentos históricos, filosóficos, sociais, políticos, econômicos, culturais, estéticos e legais da Educação Básica de forma articulada ao planejamento educacional. Entende que o planejamento da Educação Básica é uma ação que se desenvolve no âmbito do Estado, das instituições escolares e das ações docentes, e que seu princípio orientador deve ser o da participação democrática. Em uma perspectiva interdisciplinar, a linha prioriza investigações sobre temas que estejam relacionados ao planejamento educacional, à gestão democrática, às políticas educacionais e à proposição de projetos de intervenção na Educação Básica.

Informações coletadas do Lattes em 02/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Básica

2019 - 2021

Universidade Estadual do Norte do Paraná
Título: AS QUESTÕES DE GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO DAS COMPREENSÕES DE PROFESSORES E PEDAGOGOS, Ano de Obtenção: 2021
Dr. Luiz Antonio de Oliveira.

Graduação em Pedagogia

2013 - 2016

Universidade Estadual do Norte do Paraná
Título: UM ESTUDO DO PROJETO EDUCACIONAL REPUBLICANO NO ESTADO DO PARANÁ: A REVISTA ?A ESCOLA?? E A CONCEPÇÃO DE INSTRUÇÃO CÍVICA EM NUMA DROZ
Orientador: Dr Luiz Antonio de Oliveira.

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2012

Colégio Estadual Cristo - Ensino Normal

Formação complementar

2015 - 2016

Extensão universitária em Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica/UENP/FUNDAÇÃO ARAUC. (Carga horária: 960h). , Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Participação em eventos

AULA INAUGURAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPED). 2022. (Outra).

A EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO FILOSÓFICO OCIDENTAL". 2021. (Outra).

Ciclo de Debates: Mulheres e a divisão sexual do trabalho. 2021. (Outra).

Currículo e Pedagogia Histórico-Crítica: uma perspectiva de formação emancipatória atividade desenvolvida pelo Grupo de Estudos Pedagogia Histórico - Crítica do Ceará (GEPHC-CE). 2021. (Outra).

Curso Antonio Gramsci, promovido(a) pelo(a) Grupo de Pesquisa História e Poder, LIEPE e Histraeb. 2021. (Outra).

Curso de extensão "diálogos sobre Gênero e Sexualidade". 2021. (Outra).

Debates Educacionais-práticas docentes em tempos de ensino remoto. 2021. (Outra).

I Ciclo de Debates: precarização do trabalho. 2021. (Outra).

I Ciclo de Debates: Trabalho, Neoliberalismo e Sofrimento Psíquico. 2021. (Outra).

II SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E AULA INAUGURAL DO ANO LETIVO 2021 DO PPED/UENP. 2021. (Seminário).

OFICINA ?ABNT: descomplicando o uso das normas em trabalhos acadêmicos?. 2021. (Oficina).

Aula inaugural Turma 2020-2021 do Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN - UENP- campus Cornélio Procópio. 2020. (Encontro).

Ciclo de palestras "Assédio Moral e sexual na Universidade" Palestra 2. 2020. (Outra).

Curso de extensão como elaborar projetos de pesquisa em Educação. 2020. (Outra).

CURSO - PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PRÁTICA TRANSFORMADORA r. 2020. (Outra).

Desenvolvendo as funções executivas no estudante de TDAH. 2020. (Outra).

IV Seminário Virtual Internacional do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho (EPPMT/HISTEDBR). 2020. (Seminário).

VI ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP. 2020. (Encontro).

AULA INAUGURAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPED). 2019. (Outra).

DEBATES EDUCACIONAIS: GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO. 2019. (Encontro).

I SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO PPEd/UENP.Estado da arte/estado do conhecimento: as pesquisas sobre gênero. 2019. (Seminário).

IV etapa do Curso de Extensão sobre Pedagogia Histórico-Crítica. 2019. (Outra).

?Visita ao Museu Didático de Anatomia Carlos da Costa Branco ? Turma 2016. 2016. (Encontro).

CINUENP. 2016. (Outra).

II Encontro de Integração da UENP, de 4 a 5 de outubro de 2016 no Campus de Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CCP).?UM ESTUDO DO PROJETO EDUCACIONAL REPUBLICANO NO ESTADO DO PARANÁ: A REVISTA ?A ESCOLA?? E A CONCEPÇÃO DE INSTRUÇÃO CÍVICA EM NUMA DROZ.?. 2016. (Encontro).

IX SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA (SEPED) E V ENCONTRO DE PESQUISA (EPE): O CURSO DE PEDAGOGIA DIANTE DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2016. (Seminário).

minicurso ESCRITA CIENTÍFICA. 2016. (Encontro).

31 Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho. 2015. (Oficina).

DIÁLOGOS EDUCACIONAIS: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2015. (Seminário).

Diálogos Educacionais. 2014. (Seminário).

II Projeto de Extensão: Cine Encontro: gênero e sexualidades. 2014. (Encontro).

VIII SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA (SEPED) E IV ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. ?EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: DESIGUALDADES EM DEBATE?. 2014. (Seminário).

III Encontro de Pesquisas em Educação: Universidade e pesquisa: a construção do pensamento crítico.. 2013. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Cleicy Kelly Cassiano da Silva

OLIVEIRA, Luiz Antonio de;LIONARDO, Rafaela Silva.; PÉRICO, Samantha Cristina Macedo. Desafios do pedagogo no processo formativo-educativo do adolescente. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Tainara Regina Lasecki da Silva

OLIVEIRA, Luiz Antonio de; SANTOS, André Souza;LIONARDO, Rafaela Silva.. Gestão da sala de aula: o problema da (in) disciplina. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Produções bibliográficas

  • LIONARDO, Rafaela Silva. ; OLIVEIRA, Luiz Antonio de . O IMPACTO DA PRODUÇÃO SOCIAL DOS DISCURSOS DE GÊNERO EM PROFESSORES E PEDAGOGOS DO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ. In: Antonio Carlos de Souza; Flávio Massami Martins Ruckstadter;Jorge Sobral da Silva Maia; Luiz Antonio de Oliveira. (Org.). Pesquisas em educação, análises, fundamentos e práticas. 284ed.: , 2022, v. , p. 1-.

  • LIONARDO, Rafaela Silva. ; OLIVEIRA, Luiz Antonio de . ESTUDOS DE GÊNERO NOS CONTEXTOS ESCOLAR E POLÍTICO. In: Flávio Massami Martins Ruckstadter; Antonio Carlos de Souza; Vanessa Campos Mariano Ruckstadter. (Org.). Pesquisas em Educação Básica: políticas, gestão, planejamento e práticas docentes. 1ed.Uberlândia / Minas Gerais: Navegando Publicações, 2021, v. , p. 59-81.

  • OLIVEIRA, Luiz Antonio de ; LIONARDO, Rafaela Silva. . Vamos juntos construir uma nova educação e uma nova sociedade: Pedagogia Histórico-Crítica In: GRUPO DE ESTUDOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA - 2019. In: ANAIS DO GRUPO DE ESTUDOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA - 2019., 2019, Cornélio Procópio. ANAIS DO GRUPO DE ESTUDOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA - 2019..

  • LIONARDO, Rafaela Silva. ; OLIVEIRA, Luiz Antonio de . Gênero e sua abordagem na formação inicial e na formação continuada: a voz dos estudos.. In: II Seminário de Pesquisa em Educação do PPEd/UENP, 2021. Anais do Seminário de Pesquisa em Educação do PPEd/UENP De 04 a 06 de março de 2021, 2021.

  • LIONARDO, Rafaela Silva. ; OLIVEIRA, Luiz Antonio de . Estado da arte/estado do conhecimento: as pesquisas sobre gênero. In: I seminário de pesquisa em educação, 2019, Jacarezinho. Anais do I seminário de pesquisa em educação, 2019.

  • OLIVEIRA, Luiz Antonio de ; MAIA, Marcia Superti ; LIONARDO, Rafaela Silva. . A teoria da atividade e a pedagogia histórico-crítica: contribuição para pensar a educação infantil?. In: IV Seminário de Pesquisa da Educação do PPed/UENP, 2022. Anais do IV Seminário de Pesquisa da Educação do PPed/UENP, 2022. v. 4.

  • PÉRICO, Samantha Cristina Macedo ; LIONARDO, Rafaela Silva. . ESTUDOS DE GÊNERO: DISCURSOS E RESISTÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. In: XIII Reunião Científica da ANPEd-Sul ''Educação: direito de todos e condição para democracia'', 2020. ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

  • LIONARDO, Rafaela Silva. . Gênero e sua abordagem na formação inicial e na formação continuada: a voz dos estudos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIONARDO, Rafaela Silva. . 'Gênero e a perspectiva do materialismo histórico-dialético: que abordagem é essa?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIONARDO, Rafaela Silva. . ESTUDOS DE GÊNERO: REFLETINDO AS RELAÇÕES DE PODER. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIONARDO, Rafaela Silva. . Estado da arte/estado do conhecimento: as pesquisas sobre gênero. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIONARDO, Rafaela Silva. . UM ESTUDO DO PROJETO EDUCACIONAL REPUBLICANO NO ESTADO DO PARANÁ: A REVISTA ?A ESCOLA?? E A CONCEPÇÃO DE INSTRUÇÃO CÍVICA EM NUMA DROZ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

OLIVEIRA, Luiz Antonio de ; LIONARDO, Rafaela Silva. . Anais do grupo de estudos sobre a Pedagogia Histórico-Crítica ? Fase II-. 2019. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Grupo de Estudos Pedagogia Histórico Crítica, Descrição: A Pedagogia Histórico-Crítica foi idealizada inicialmente pelo Prof. Dermeval Saviani no final da década de 1970, em 1979, no contexto da ditadura civil-militar, opondo-se às pedagogias não críticas e crítico-reprodutivistas. Recebe seu nome definitivo somente em 1984. Inicialmente, tratava-se de uma produção praticamente individual. Depois, dissemina-se e assume um caráter cada vez mais coletivo. Na atualidade, PHC e história da educação brasileira praticamente se confundem, de tal modo que não dá para explicar uma sem considerar a outra. Ao longo do tempo, a PHC tem acumulado reflexões e produções; tem organizado seminários e jornadas; tem realizado diversas tentativas de institucionalização; tem se transformado numa relevante trincheira de luta em defesa da educação pública, gratuita e universal; de combate contra o desmantelamento do sistema público de ensino; contra as posições retrógradas e conservadoras, enfim, tem se transformado num instrumento de resistência contra as privatizações e de luta em defesa dos interesses da classe trabalhadora. A importância de estudar a PHC deve-se ao fato de ser a principal Teoria Pedagógica existente na atualidade no Brasil e, quem sabe, no mundo. Trata-se de uma pedagogia contra hegemônica, que objetiva ser hegemônica e construir uma educação para outra sociedade. Daí a necessidade de nos organizarmos e compreendermos seus pressupostos, fundamentos, sua teoria e, a partir disso, realizarmos uma prática / ação pedagógica adequada a ela. Afinal, não há prática consequente sem conhecimento apropriado. Por isso, como nos diz Gramsci, "Instruí-vos, porque precisamos da vossa inteligência. Agitai-vos, porque precisamos do vosso entusiasmo. Organizai-vos, porque carecemos de toda a vossa força".. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafaela Silva Lionardo - Integrante / Luiz Antonio de Oliveira - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Histedbr Norte Pioneiro - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Descrição: Projeto denominado de ''Instituições, intelectual e identidades na história da educação do Brasil: histórias, ideias e trajetórias.''. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafaela Silva Lionardo - Integrante / Luiz Antonio de Oliveira - Coordenador.

Prêmios

2016

PESQUISA DESTAQUE durante o II Encontro de Integração da UENP, de 4 a 5 de outubro de 2016, campus de Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CCP).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

Colégio N° Senhora do Rosário

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Função: Estagiária., Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2018

Escola Municipal Vereador Damasco Adão Sottile

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 5, Regime: Dedicação exclusiva.

2021 - 2021

Cmei Djalma Pimenta Dantas

Vínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Professora

2022 - 2023

Colegio Estadual Helena Kolody, .

Vínculo: PROFESSOR PEDAGOGO -, Enquadramento Funcional: EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL, Carga horária: 20

2023 - Atual

Prefeitura municipal de Cornélio Procópio, Paraná, CP

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora