Rodrigo Ferreira Fernandes

Coordenador, professor de tecnologia da informação e gestor de marketing e publicidade da UNITEN. Atuei como técnico em tecnologia da informação da CapCAR / UFLA, na área de gerenciamento de Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA. Formado em Sistemas de Informação e Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação. Desenvolvedor de ambiente virtual de ensino na Policia Militar de Minas Gerais e do portal educacional UNITEN, técnico em processamento de dados da Microlins, professor de hardware na Microcamp, representante comercial da Macrochip, professor de tecnologia do CEDET e suporte na área da tecnologia da informação e disciplinário do GAMMON. Experiência na prestação de consultoria na área de marketing. Criação de sites, panfletos, banners, logomarcas e vídeos para propagandas.

Informações coletadas do Lattes em 16/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

2012 - 2014

AVM Faculdade Integrada
Título: PESQUISA E ANÁLISE DAS FERRAMENTOS DO MOODLE PARA A IMPLANTAÇÃO NA UNIDADE INTEGRADA E TÉCNICA DE ENSINO - UNITEN
Orientador: ROBSON DO NASCIMENTO

Graduação em Sistemas de Informação

2008 - 2011

fagammon
Título: Pesquisa e Análise das ferramentas do Moodle para a implantação na Universidade Corporativa de Segurança Pública da 6º Região da Polícia Militar de Minas Gerais
Orientador: Luci Aparecida Nicolau

Graduação interrompida em 2008 em TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS

2007 - interrompida

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Ano de interrupção: 2008

Formação complementar

2015 - 2015

Conexão KingHost 2015 - Tecnologia. (Carga horária: 20h). , KingHost, KINGHOST, Brasil.

2015 - 2015

Webinar - Performance e Otimização de Bancos de Dado MySQL. (Carga horária: 1h). , KingHost, KINGHOST, Brasil.

2011 - 2011

Microsoft Windows XP. (Carga horária: 15h). , Escola Virtual, ESCOLA VIRTUAL, Brasil.

2011 - 2011

Get Start em Desenvolvimento Java. (Carga horária: 16h). , SQUADRA Tecnologia em Software, SQUADRA, Brasil.

2010 - 2010

Gerenciando e mantendo um ambiente com o Windows S. (Carga horária: 32h). , Consultoria & Treinamento, CONSULTORIA & TR, Brasil.

2010 - 2010

LIBRAS. (Carga horária: 60h). , Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, SELT, Brasil.

2009 - 2009

A importância da Responsabilidade Social na Crise. (Carga horária: 2h). , Conselho regional de Administração, CRA/MG, Brasil.

2009 - 2009

O Empreendedor e os Novos Tempos. (Carga horária: 2h). , Conselho regional de Administração, CRA/MG, Brasil.

2009 - 2009

Uma Abordagem e Gerência Estratégica de Portifólio. (Carga horária: 2h). , Conselho regional de Administração, CRA/MG, Brasil.

2009 - 2009

Diferencial Competitivo. Visão Gestão de Pessoas. (Carga horária: 2h). , Conselho regional de Administração, CRA/MG, Brasil.

2009 - 2009

Atitude! Você já tomou Alguma ?. (Carga horária: 2h). , Conselho regional de Administração, CRA/MG, Brasil.

2008 - 2008

PHP ? My SQL. (Carga horária: 3h). , FAGAMMON, FAGAMMON, Brasil.

2008 - 2008

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. (Carga horária: 2h). , FAGAMMON, FAGAMMON, Brasil.

2008 - 2008

GERENCIANDO A SUA EQUIPE COMO UMA ORQUESTRA. (Carga horária: 2h). , FAGAMMON, FAGAMMON, Brasil.

2008 - 2008

Network e redes de contatos. (Carga horária: 3h). , FAGAMMON, FAGAMMON, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Densenvolvedor de sistemas de Ambientes Virtuais e Sites.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: DESIGNER GRÁFICO.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: WORDPRESS.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: MOODLE.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: ENSINO A DISTÂNCIA.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: PACOTE OFFICE.

Produções bibliográficas

  • FERNANDES, R. F. . Tecnologia da Informação e softwares logísticos: uma visão prática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, R. F. . Jogos Digitais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2013

    Pesquisa e análise das ferramentas do Moodle para a implantação na Unidade Integrada e Técnica de Ensino - UNITEN, Descrição: O trabalho abordou uma pesquisa e análise das ferramentas do Moodle para implantar o ambiente virtual de ensino na Unidade Integrada e Técnica de Ensino - UNITEN, instituição esta que promove cursos técnicos na cidade de Lavras do Estado de Minas Gerais, desde janeiro de 2008. Na UNITEN os cursos são apenas presenciais e este ambiente virtual facilitou e complementou a aprendizagem dos alunos como meio de aproximar e envolver ainda mais os estudantes dos seus cursos. Deste modo, foram verificadas, testadas e selecionadas as ferramentas mais propícias para a implantação, possibilitando novos métodos de ensino através das funcionalidades que estas ferramentas proporcionou na representação de melhorias de aprendizagem para o aluno e novos métodos de ensino para o professor. Tais ferramentas foram apresentadas e entregues aos docentes além da criação de vídeos tutoriais ensinando a como utilizar as mesmas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Ferreira Fernandes - Coordenador / Robson do Nascimento - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Pesquisa e Análise das ferramentas do Moodle para a implantação na Universidade Corporativa de Segurança Pública da 6º Região da Polícia Militar de Minas Gerais, Descrição: A presente pesquisa teve como objetivo analisar as ferramentas do Moodle que melhor se enquadraram na 6ª Região da Policia Militar de Minas Gerais para complementar o ambiente virtual de ensino dentro da Universidade Corporativa de Segurança Pública, viabilizando novos métodos de aprendizagem, além reduzir os custos relacionados ao ensino. As ferramentas foram selecionadas pelos critérios de usabilidade utilizando a norma da ISO/IEC 9126, para definir a eficiência de cada. Após uma seleção das ferramentas, foram entregues os vídeos tutorias aos policias que atuam como desenvolvedores explicando como instalá-las e utilizá-las. Deste modo, espera-se com esta pesquisa possa facilitar a decisão de usar ou não as ferramentas nesta ou em outras corporações que também se beneficiam com o Ambiente virtual de aprendizagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rodrigo Ferreira Fernandes - Coordenador / Juliano Silva Grandi - Integrante / Luci Aparecida Nicolau - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - Atual

UNITEN

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Professor de Tecnologia da Informação

2012 - Atual

UNITEN

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Coordenador de Tecnologia da Informação

2014 - 2014

MICROLINS

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: TÉCNICO EM PROCESSAMENTO DE DADOS

2014 - 2014

Microcamp

Vínculo: FUNCIONÁRIO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE HARDWARE

2008 - 2009

CEDET

Vínculo: FUNCIONÁRIO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

2014 - 2015

CapCAR / UFLA

Vínculo: CapCAR / UFLA, Enquadramento Funcional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA

2009 - 2010

6º Região da Polícia Militar de Minas Gerais, 6º PMMG

Vínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: DESENVOLVEDOR DE SISTEMAS

2009 - 2011

fagammon

Vínculo: FUNCIONÁRIO, Enquadramento Funcional: SUPORTE NA ÁREA DA INFORMÁTICA/ DISCIPLINÁRIO

2012 - 2013

Macrochip

Vínculo: FUNCIONÁRIO, Enquadramento Funcional: REPRESENTANTE COMERCIAL

2012 - Atual

Real Tintas

Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor do Site, Carga horária: 10

2013 - Atual

Guindaste Santa Efigênia

Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor do Site, Carga horária: 10

2015 - Atual

Academia Extreme Fitness

Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Publicidade e propaganda, marketing, Carga horária: 10