Sheyla de Arruda Coelho
Sheyla de Arruda Coelho é atriz, dramaturga e professora. É doutoranda em Artes Cênicas pelo PPGAC da Universidade de São Paulo (USP) sob a orientação de Sérgio Ricardo de Carvalho Santos, mestre em Teatro: Escrituras e Representações pela Universidade Nouvelle Sorbonne- Paris 3 (2018), sob a orientação de Joseph Danan, graduada em Letras- Português e Francês (USP-2016) e técnica em Artes Cênicas pelo Instituto de Arte e Ciência (INDAC-2007). Está em processo de criação do espetáculo "Um dia de Semana Qualquer" comtemplado pelo PROAC22/2024 de produção teatral inédita. Em 2024 participou do processo de pesquisa da Cia. francesa TREMA como escritora convidada em duas instalações poéticas/performáticas "Vacarme" e "Transforme-moi". Em 2023 orientou a criação dramatúrgica do projeto "ONÇAS: sobre mulheres e infâncias - 15 anos de Núcleo Caboclinhas do Núcleo Caboclinhas", contemplado pela 39 Edição do Programa Municipal de fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo e criou a dramaturgia do espetáculo " Um dia de Circo" para a Cia. Matulandante. Em 2022 fez dramaturgia do espetáculo "Como Matar Baratas, ou simplesmente Artaud", com direção de Luciano Chirolli contemplado pelo Proac 2021. Em 2020 foi premiada (roteiro e direção) com curta "1/4 e o Mundo" no projeto Infâncias Plurais promovido pelo ITAÚ Cultural e o Instituto Alana. Em 2015 fez a dramaturgia e atuou no espetáculo "O Sonho de Maria Luísa" pela Cia. Noz de Teatro Dança e Animação, vencedor do Edital SESI Obras Inéditas. Atuou em diversas peças e trabalhos audio-visuais incluindo o curta metragem "Bandida" de Camila Catae onde atuou ao lado de José Celso Martinez Correa, Marcelo Drummond e Helena Inês e protagonizou o especial " O discreto charme das particulas elementares" sob a direção de Ricardo Elias na TV Cultura.
Informações coletadas do Lattes em 16/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Artes Cênicas
2024 - Atual
Universidade de São Paulo
Título: O Brasil como Material Dramatírgico - as relações entre teatro e política no neoliberalismo à brasileira
Sérgio Ricardo de Carvalho Santos.
Mestrado em Théâtre, spécialité THEATRE : ECRITURES ET REPRESENTATIONS
2017 - 2018
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3
Título: L'intime et l'épique chez Augusto Boal: La poétique de l'opprimé dans Coup de poing sur la pointe du couteau, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Joseph Danan
Palavras-chave: Augusto Boal; Épico; Íntimo; Jean-Pierre Sarrazac; Teatro de Arena; Dramaturgia. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Curso técnico/profissionalizante em Habilitação em Artes Cênicas
2005 - 2007
Formação complementar
2012 - 2012
A Linguagem do clown - Jacques Lecoq. (Carga horária: 16h). , Instituto de Arte e Ciência, INDAC, Brasil.
2003 - 2003
Oficina de Interpretação Kim Marques. (Carga horária: 30h). , Prefeitura Municipal de Botucatu, PM/Botucatu, Brasil.
2001 - 2001
Máscaras Teatrais com Bartira Martins. (Carga horária: 10h). , Prefeitura Municipal de Botucatu, PM/Botucatu, Brasil.
1999 - 1999
Orientação Ademar Guerra - Nicola Roberto Vignati. (Carga horária: 20h). , Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dramaturgia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Interpretação Teatral.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Organização de eventos
COELHO, S. A. . 13 SPA. 2024. (Outro).
Participação em eventos
CINE CLUBE PARATODOS.Faça a coisa certa - Spike Lee. 2024. (Outra).
FANATIB - Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau.POP. 2012. (Outra).
Festival de Formas Animadas.POP. 2012. (Outra).
Floripa Teatro 2012.POP. 2012. (Outra).
Floripa Teatro-2010.POP. 2010. (Outra).
Produções bibliográficas
-
Coelho, Sheyla de Arruda . El legado del oprimido. RECHERCHES: CULTURE ET HISTOIRE DANS L'ESPACE ROMAN , p. 189-198, 2023.
-
Coelho, Sheyla de Arruda . O hábito Marcelino. In: Fausto Viana; Renata Cardoso da Silva; Sergio Ricardo Lessa Ortiz. (Org.). Dos bastidores eu vejo o mundo : cenografia, figurino, maquiagem e mais : Volume X - Especial Cenografias e Trajes de Fé. São Paulo: ECA-USP, 2025, v. X, p. 198-223.
-
COELHO, S. A. ; LOPES, F. . Rádio ComCom. Sítio em Ação, Guarulhos, São Paulo, p. 01 - 04, 31 maio 2016.
-
COELHO, S. A. ; Logullo, Eduardo ; Alvez, João . Quadrilha. ZINE BOCA, São Paulo-SP, p. 01 - 19, 13 abr. 2016.
-
Coelho, Sheyla de Arruda . O Brasil como Material Dramatírgico - as relações entre teatro e política no Neoliberalismo à brasileira. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COELHO, S. A. . Video Aula - Teorias da dramaturgia no século XX (Sarrazac, Szondi e Lehmann). 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COELHO, S. A. ; PORTELLA, W. . Encontros. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Coelho, Sheyla de Arruda . Os herdeiros de Rabourdan, 2024. (Tradução/Outra).
Outras produções
COELHO, S. A. . Video Aula - Teorias da dramaturgia no século XX (Sarrazac, Szondi e Lehmann). 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra).
COELHO, S. A. ; ZANGHELINI, D. . Primeiro dia do Festival de Formas Animadas teve teatro lotado em Jaraguá do Su. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Coelho, Sheyla de Arruda . _sheylacoelho. 2024; Tema: Rede social e divulgação de trabalhos. (Rede social).
Coelho, Sheyla de Arruda . Sheyla Coelho. 2024; Tema: Rede social e divulgação de trabalhos. (Rede social).
Coelho, Sheyla de Arruda . Diáfana, Inconsutil. 2015; Tema: Blog de poesia. (Blog).
Coelho, Sheyla de Arruda . Oficina de dramaturgia. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
COELHO, S. A. . Interpretação - Workshop Projeto ComCom. 2016. .
Coelho, Sheyla de Arruda . Jornal comunitário, escrita criativa Projeto ComCom. 2016. .
Coelho, Sheyla de Arruda . Depoimentos. 2012. .
COELHO, S. A. . Depoimentos - Workshop, Associação Teatral Notívagos Burlescos. 2011. .
Coelho, Sheyla de Arruda ; COELHO, R. A. . Um dia de Semana Qualquer. 2025. Teatral.
Coelho, Sheyla de Arruda . Transforme-moi. 2024. Performática.
COELHO, S. A. . O Menino Búfalo. 2024. Teatral.
COELHO, S. A. . O Estranho Mundo dos Guarda-Chuvas. 2023. Teatral.
Coelho, Sheyla de Arruda . Um dia de Circo. 2023. Teatral.
COELHO, S. A. . Como Matar Baratas ou simplemente Artaud. 2022. Teatral.
COELHO, S. A. . 1/4 e o Mundo. 2021. Audiovisual.
Coelho, Sheyla de Arruda . Bandida. 2017. Audiovisual.
COELHO, S. A. . O Desconhecido. 2016. Teatral.
COELHO, S. A. . O Sonho de Maria Luíza. 2015. Teatral.
COELHO, S. A. ; SFREDI, P. ; MESQUITA, M. ; DUVIVIER, G. . O Fim. 2013. Audiovisual.
COELHO, S. A. ; WELTER, A. ; ALVES, P. H. ; SENA, C. . POP. 2011. Teatral.
COELHO, S. A. ; CAMPANHOLI, M. Z. ; PALLOTINI, R. . Unidos do Livramento. 2009. Audiovisual.
COELHO, S. A. . O Discreto charme das partículas elementares. 2008. Audiovisual.
COELHO, S. A. ; BRAZ, M. A. . O Ovo e a Galinha. 2007. Teatral.
Coelho, Sheyla de Arruda . O Elevador - Porcos não olham para o céu. 2007. Teatral.
COELHO, S. A. . Feito Licor de Tulipas. 2007. Diversas.
Coelho, Sheyla de Arruda . Oras Bolas. 2004. Teatral.
Coelho, Sheyla de Arruda . Um dia de Semana Qualquer. 2002. Teatral.
Coelho, Sheyla de Arruda . Meio Assim. 2021. Outra.
Prêmios
2021
Infâncias Plurais, ITAU CULTURAL.
2015
Edital SESI Obras Inédias- com o texto O Sonho de Maria Luísa, SESI-SP.
2011
Indicação como melhor atriz ao prêmio Coca-FEMSA, FEMSA.
2004
Atriz Revelação, Festival Jaime Sanches.
2001
Atriz Revelação, Festival Nacional de Monólogos de Marílha.
Histórico profissional
Endereço profissional
Experiência profissional
2022 - 2022
Grupo PândegaVínculo: Edital Público de montagem, Enquadramento Funcional: Dramaturga, Carga horária: 7
Outras informações:
Dramaturgia do espetáculo Como Matar Baratas, ou simplesmente Artaud, com direção de Luciano Chirolli
2024 - Atual
Cia. TREMAVínculo: Autora convidada, Enquadramento Funcional: Dramaturga, Carga horária: 4
Outras informações:
O projeto "Vacarme?" da companhia TREMA, liderado pela dançarina e coreógrafa Barbara Eliask, surge como uma extensão do espetáculo "Éclosion", desenvolvido em residência artística no Zèbre d'Albert em 2022. "Vacarme?" é uma performance colaborativa entre artistas profissionais e um grupo de pessoas autistas do FAM de Bray-sur-Somme, com o objetivo de explorar as sensações e vibrações sonoras. Inspirado pelo livro "Vacarme" de Gaëtan Dorémus, o projeto inclui workshops de dança e música, culminando em uma apresentação pública.
2017 - 2018
Ministère de l'Education NationaleVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Assistant de langue - Portugais, Carga horária: 12
2009 - 2022
Cia. Noz de Teatro Dança e AnimaçãoVínculo: Eventual, Enquadramento Funcional: Atriz e Dramaturga, Carga horária: 3
Outras informações:
Companhia Teatral que tem em sua poética a influencia do teatro de animação e a dança e direciona seus espetáculos até então ao público infanto-juvenil.
2004 - 2017
Associação Teatral Notívagos BurlescosVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Atriz e fundadora, Carga horária: 10
Outras informações:
Quadrilha de Teatro Notívagos Burlescos, hoje, Associação de Teatro Notívagos Burlescos a associação já foi ponto de cultura do estado de São Paulo da cidade de Botucatu e preparou muitos jovens que hoje são alunos de artes cênicas nas principais instituições do estado de São Paulo, como UNESP, UNICAMP E USP.
2016 - 2017
Projeto ComComVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora do curso de comunicação comunitária na modalidade de jornal escrito, com publicações bimestrais ou semestrais. Professora de workshops de interpretação para teatro e televisão.
Atividades
-
04/2016
Ensino,,Disciplinas ministradas, Texto jornalístico, Interpretação
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sheyla de Arruda Coelho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?