Rulian Pessoa Rodrigues

Graduando do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi Monitor do curso de Pedologia; Participou como colaborador no grupo de pesquisa de Mapeamento Pedo-geotécnico realizado na região metropolitana do Rio de janeiro; Estagiou na Escola Municipal Francisco de Castro; Professor voluntário no Pré- Vestibular Comunitário São José ( PVCSJ ); Membro ativo no projeto de pesquisa sobre Geomorfologia aplicada à análise de sistemas geoambientais em regiões tropicais (projeto de pesquisa geral), atualmente trabalhando na analise e comparação dos diferentes serviços ambientais em diferentes usos e ocupações na região do Médio Paraíba; Estagiário de Geoprocessamento na secretária da fazenda e planejamento de Duque de Caxias.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Geografia

2013 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Colegio Estadual Edmundo Peralta Bernades

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

27° Semana de Iniciação Científica da UERJ. Indicadores de Recuperação de Áreas Degradadas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Cachimbal. 2018. (Feira).

26° Semana de Iniciação Científica da UERJ. Indicadores de Recuperação de Áreas Degradadas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Cachimbal. 2017. (Feira).

VIII Simpósio Brasileiro de Educação em Solos.A realidade aumentada como ferramenta de apoio à realização de trabalhos de campo de pedologia no estado do Rio de Janeiro. 2016. (Simpósio).

Solos e Disponibilidade hídrica: O meio rural como produtor de água para zonas urbanas - Workshop. 2015. (Outra).

Administração Municipal de precisão - Workshop 2014. 2014. (Outra).

Calourada 2014. 2. 2014. (Outra).

Semana de Geografia. 2014. (Outra).

XIII Simpósio de Geografia Urbana - SIMPURB. 2013. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Thiago Andrade Bernini

PORTOCARRERO, H.;BERNINI, Thiago Andrade; COSTA, A. J. S. T.; BRANDAO, C.. Indicadores de recuperação de áreas degradadas na bacia hidrográfica do Ribeirão Cachimbal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Alexander Josef Sá Tobias da Costa

PORTOCARRERO, H.;COSTA, A. J. S. T.; BERNINI, T. A.. Indicadores de recuperação de áreas degradadas na bacia hidrográfica do Ribeirão Cachimbal, situada no Campus Pinheiral do Instituto Federal do Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Thiago Andrade Bernini

Indicadores de recuperação de áreas degradadas na bacia hidrográfica do Ribeirão Cachimbal; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Thiago Andrade Bernini;

Hugo Portocarrero

Monitoria em Pedologia; 2016; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Uerj; Orientador: Hugo Portocarrero;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RODRIGUES, R. P. ; JUSTINO, V. ; PORTOCARRERO, H. . 357. INDICADORES DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO CACHIMBAL, SITUADA NO CAMPUS PINHEIRAL DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. In: 27° Semana de Iniciação Científica da UERJ (SEMIC), 2018, Rio de Janeiro. Geociências. Rio da Janeiro: Editora da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 2018. v. 27°. p. 1105-1106.

  • RODRIGUES, R. P. ; JUSTINO, V. ; Salles. S. A ; PORTOCARRERO, H. . 377 - Indicadores de Recuperação de Áreas Degradadas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Cachimbal, Situada no Campus Pinheiral do Instituto Federal do Rio de Janeiro.. In: 26° Semana de Iniciação Científica da UERJ., 2017, Rio de Janeiro. Geociências. Rio de Janeiro: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2017. v. 26.

  • Salles. S. A ; PORTOCARRERO, H. ; RODRIGUES, R. P. . A realidade aumentada como ferramenta de apoio à realização de trabalhos de campo de pedologia no estado do Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Indicadores de Recuperação de Áreas Degradadas no Campus Pinheiral do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Descrição: O trabalho está sendo desenvolvido em uma área intensamente degradada pela atividade cafeeira, a qual durou cerca de cem anos (1780-1880), seguida da pecuária extensiva. Estas atividades contribuíram para a degradação dos solos e dos mananciais, e com base nesse panorama, trabalhos de recuperação ambiental e avaliações vêm sendo realizados desde o final da década de 1990. O presente projeto de pesquisa, resultado de uma parceria entre o Laboratório de Geotecnia Ambiental LGA/UERJ, Embrapa Solos e Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ/Campus Pinheiral, tem como objetivo avaliar os diferentes serviços ambientais gerados mediante processos de recuperação de áreas degradadas já implantados. A metodologia de pesquisa envolve a descrição de perfis de solos, sua caracterização física e mecânica, bem avaliações dos efeitos das técnicas implantadas no balanço hídrico mediante o monitoramento da água no solo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rulian Pessoa Rodrigues - Integrante / Hugo Portocarrero - Coordenador / Thiago Andrade - Integrante / Aluíso Granato - Integrante / Vanderson Justino - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: monitor, Carga horária: 20

  • 2018 - Atual

    Prefeitura Municipal de Duque de Caxias

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estagiário no setor de geoprocessamento, trabalhando com imagens de satélites, mapas, cartas topográficas dentre outros materiais e recursos. Organização urbana do município de Duque de Caxias.

  • 2014 - Atual

    Pré-vestibular comunitário São José

    Vínculo: Professor Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Atuo preparando e ministrando aulas como professor de Geografia, além de participar em outros projetos culturais do pré-vestibular comunitário São José.