Albéres Ferreira Siqueira Lemos
Olá! Meu nome é ALBÉRES, o meus sinal é a configuração de mão da letra A no rosto perto da boca aonde tenho um sinal preto. Sou mulher de cor branca, cabelos pretos e não possuo a visão do olho esquerdo, porém é uma deficiência temporária e tenho deficiência auditiva no ouvido esquerdo, mas me identifico como surda bilateral. Sou professora há 34 anos, aonde já atuei como professora de Educação Infantil, Anos Iniciais, Orientadora, Supervisora em diversas escolas da rede privada e municipal, fui Diretora da EMEF FUNDAÇÃO BIDART- ESCOLA POLO PARA ALUNOS COM SURDEZ e Coordenadora na SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, atualmente atuo como professora do ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Faço parte do CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO desde de 2013 e no ano de 2024 participei como EQUIPE TÉCNICA RESPONSÁVEL das DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO ESPECIALNA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA A REDE MUNICIPAL DE BAGÉ. Possuo formação em MAGISTÉRIO ( 1991 ) pelo COLEGIO ESPIRITO SANTO, graduação em PEDAGOGIA com licenciatura plena pela UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA (1995). PÓS GRADUAÇÃO em PSICOPEDAGOGIA( 1997), PÓS GRADUAÇÃO em fase de conclusão em DOCÊNCIA EM LIBRAS pela UNINTESE ( 2024), PÓS GRADUAÇÃO EM ATENDIMENTO EDUCAÇÃO ESPECIALIZADO em fase de conclusão ( apresentar TCC) pela FURG ( 2024) e PEDAGOGIA SURDA com conclusão prevista em dezembro de 2024. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação e já fui ORIENTADORA DE ESTUDOS do Programa PRÓ-LETRAMENTO, PNAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa) e TUTORA no CURSO DE EXTENSÃO EM PRODUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA pela PRPAED/UNIPAMPA- Campus Bagé. Durante toda essa minha trajetória profissional conquistei os TROFÉUS pela SMED como Professora do Ano (2007), Escola de Qualidade Social (2018), Gestão Escolar (2019), Professora Destaque 2023 e Professora Destaque 2024.
Informações coletadas do Lattes em 16/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Atendimento Educacional Especializado
2023 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande
Título: TCC
Orientador: Cristiane Terra
Especialização em ESPECIALISTA EM PSICOPEDAGOGIA
1996 - 1996
Universidade da Região da Campanha
Título: LUDOTERAPIA
Orientador: VEDA LUCINDA LEAL DA SILVA
Graduação em PEDAGOGIA
1992 - 1995
Universidade da Região da Campanha
Título: ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
Orientador: VEDA LUCINDA
Formação complementar
2013 - 2013
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2009 - 2010
Pró-letramento. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2007 - 2008
Extensão universitária em Grupo de Estudos de Professores. (Carga horária: 80h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Participação em eventos
FORMAÇÃO PEDAGOGICA.JOGOS MATEMÁTICOS. 2014. (Encontro).
IDEB MELHOR.ASSESSORA PEDAGÓGICA. 2013. (Oficina).
CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES.PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA DA AVALIAÇÃO. 2012. (Encontro).
ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 2012. (Encontro).
OFICINA DE LIBRAS- BAGÉ RS. 2011. (Oficina).
OFICINA DE LIBRAS-NÍVEL INTERMEDIÁRIO- BAGÉ RS. 2011. (Oficina).
CONAE 2010- BAGÉ RS. 2009. (Outra).
Produções bibliográficas
-
SIQUEIRA,A.F.L . Posso me apresentar?. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BAGÉ, DEPARTAMENTO PEDAGOGICO-ANOS INICIAIS. , GENERAL JOÃO TELLES, Centro, 96400710 - Bagé, RS - Brasil, Telefone: (53) 32421072
Experiência profissional
2024 - Atual
EMEF Mª de Lourdes MolinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora AEE
2017 - Atual
EMEF Fundação BidartVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisora, Carga horária: 40
Outras informações:
Supervisora de Ensino Fundamental
2013 - Atual
Conselho Municipal de EducaçãoVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Conselheira
2007 - 2016
Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40
2000 - 2008
Munhoz de Paulo e Cia Ltda- Jardim AuxiliadoraVínculo: CONTRATADA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
1995 - 1999
Colégio Nossa Senhora AuxiliadoraVínculo: CONTRATADA, Enquadramento Funcional: AUXILIAR DE ENSINO, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Albéres Ferreira Siqueira Lemos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?