João Ricardo Melo Figueiredo
Possui graduação em LETRAS pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). É Mestre em Linguística pela mesma instituição (2007) e Doutor em Linguística também pela UFRJ. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Funcionalismo. Além de dedicar-se aos estudos linguísticos, também tem interesse pela área da educação especial, com ênfase na educação de pessoas cegas e com baixa visão. Foi Diretor-Geral do Instituto Benjamin Constant, eleito e re-eleito (2015-2022); em sua gestão criou o Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão - DPPE, implantou o Curso de Mestrado Profissional na Temática da Deficiência Visual, a pós-graduação lato-sensu e a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, além da implementação do Processo Eletrônico e do Planejamento Estratégico Institucional No IBC, foi Diretor do Departamento de Educação (2011-2015) onde implementou uma política de contratação de professores por concurso público. Atualmente é docente da educação básica e do Curso de Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual, além de atuar na formação de professores em âmbito nacional, como também na produção de material didático especializado. Foi Coordenador de Disciplina no Curso de Pós-Graduação em Educação Especial da UNIRIO, docente do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial da UNIRIO e do Curso de Ortóptica do Uni-IBMR. É líder do Grupo de Pesquisa O Cotidiano da Baixa Visão, vinculado ao IBC.
Informações coletadas do Lattes em 23/03/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Lingüística
2008 - 2012
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O Presente pelo Passado: Variação Verbal em Narrativas de Deficientes Visuais
Orientador: Helena Gryner
, Ano de obtenção: 2012. Palavras-chave: sociolingüística; variação lingüística; análise do discurso; narrativas; deficiência visual.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Lingüística
2005 - 2007
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Variação e Mudança no Uso do Sujeito de Primeira Pessoa do Singular em Orações Infinitivas Iniciadas por "PARA" na Fala Carioca, Ano de Obtenção: 2007
Helena Gryner.Palavras-chave: sociolingüística; variação lingüística; funcionalismo lingüístico.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Superior.
Formação complementar
2008 - 2008
Estimulação Precoce. (Carga horária: 40h). , Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2007 - 2007
Adaptação de Material Didático. (Carga horária: 40h). , Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Alfabetização no Sistema Braille. (Carga horária: 40h). , Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2006 - 2006
Sistema Braille. (Carga horária: 40h). , Sociedade Pró Livro Espírita em Braille, SPLEB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Funcional.
Organização de eventos
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo ; BRAGA, L. P. . I Congresso Internacional do Instituto Benjamin Constant. 2022. (Congresso).
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . II Simpósio de Práticas Pedagógicas do Instituto Benjamin Constant: Desafios e Diversidade. 2013. (Congresso).
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . I Encontro de Inclusão através da Arte. 2013. (Congresso).
Participação em eventos
X CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO. A Importância da Orientação e Mobilidade para Pessoas com Baixa Visão. 2024. (Congresso).
X Congresso Nacional de Educação. Adaptações para Estudantes com Baixa Visão na Educação Infantil. 2024. (Congresso).
10º Congresso Brasileiro de Educação Especial. A Construção de Materiais Especializados no Cotidiano de Estudantes com Baixa Visão. 2023. (Congresso).
10º Congresso Brasileiro de Educação Especial. O Instituto Benjamin Constant. 2022. (Congresso).
II Seminário Internacional e VIII Seminário Estadual de Educação: Docência em Evidência: Desafios do Contemporâneo.Deficiência Visual: Desafios para a Educação inclusiva. 2017. (Seminário).
I Seminário de Ortóptica e Ciência da Visão da Celso Lisboa.A Deficiência Visual e a Escola Inclusiva. 2017. (Seminário).
Vi fórum de Educação Profissional e Tecnologia Incluvisa.INES e IBC Atendimento Educacional para Jovens e Adultos com DA e DV. 2017. (Outra).
ABRALIN Em Cena Manaus. Variação de Tempo: a reportabilidade em narrativas de estudantes cegos e com baixa visão. 2014. (Congresso).
VI Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos.Processo de Experiência: a cegueira e a baixa visão a partir da linguística sistêmico-funcional. 2014. (Simpósio).
1 Colóqui Ver e Não Ver.O Desempenho de Alunos de Baixa-Visão em Aulas de Inglês como Língua Estrangeira em Classes Inclusivas. 2007. (Outra).
1 Jornada de Baixa Visão do Instituto Benjamin Constant. 2007. (Congresso).
55º Seminário do GEL.A Variação da construção PARA + SUJEITO 1PS + INFINITIVO na Linguagem Informal do Rio de Janeiro sob a ótica da Transitividade. 2007. (Seminário).
53º Seminário do GEL.A Referência de Primeira Pessoa em Orações Reduzidas de Infinitivo iniciadas por PARA. 2005. (Seminário).
XIII Congresso da ASSEL-RIO. A presença e a Ausência Pronominal de de Primeira Pessoa como Sujeito da Construção PARA SUJEITO INFINITIVO. 2005. (Congresso).
Participação em bancas
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; SOARES, T. P. S.; RANGEL, F. A.; SOUZA, V. L. V.. Mesa Iluminada Inclinável: um produto de tecnologia assistiva para escolares com baixa visão - contribuições da terapia ocupacional. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual) - Instituto Benjamin Constant.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; CRUZ, V. S.; OLIVEIRA, T. A. P.; SILVA, A. C.. Kit de Estimulação Visual para Crianças com Baixa Visão. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual) - Instituto Benjamin Constant.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; GOMES, M. Z.; MARQUES, J. A. V. C.; BORGES, J. A. S.; ZOTES, L. P.. Inserção de Profissionais de Contabilidade e Finanças com Deficiência Visual no Mercado de Trabalho e o Uso de Tecnologia Assistiva. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; AUGUSTO, M. R. A.; CARDOSO, J. S.. Deficiência Visual e Ensino de Segunda Língua: o efeito da manipulação tátil nas práticas de ensino. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; FERNANDES, E. M.; MACHADO, S. W. S.; SILVA, J. G.. Orientações Pedagógicas para o Atendimento Educacional Especializado de Crianças com Deficiência Visual de 0 a 3 anos:um guia para professores. 2019. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO) - Universidade Federal Fluminense.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; SILVA, S. C. C.; DELOU, C. M. C.; CAVALCANTI, D. N.; SOUSA, S. W.. A Internet das Coisas e a Plataforma Arduíno como computação Embarcada em Mapas Táteis: Uma Avaliação dessa Tecnologia Assistiva para o Ensino das Pessoas ouvintes com Deficiência Visual. 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO) - Universidade Federal Fluminense.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; BEZERRA JR., B. C.; COSTA, J. S. F.. A Construção da Intersubjetividade no Desenvolvimento da Criança Cega congênita: Possibilidades, Impasses e Alternativas ao Primado da Visão. 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; CRUZ, O. M. S. E. S.; MEIRELES, R. M. P. L.. Páticas Pedagógicas e Desafios no Processo de Reabilitação de Alunos com Surdoceguueira. 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO) - Universidade Federal Fluminense.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; MACHADO, S. W. S.; CARDOSO, F. S.; SALLES, R. S.. Produção e Validação da Caixa Tátil-Sonora como Ferramenta Educacional de Tecnologia Assistiva para Alunos Deficientes Visuais. 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO) - Universidade Federal Fluminense.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; AGUIAR, P. R. R.; JOHNSON, I.; BONDARCZUK, B. A.. Educação Inclusiva - Teoria e Prática: Aplicabilidade da Matriz SWOT no Instituto Benjamin Constant. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia e Gestão Empresarial) - S B I.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; LIMA, N. R. W.; FERNANDES, E. M.; ARAGON, G. T.; SOUSA, S. W.. Configuração e Suporte à Impressão Braille: Capacitação para Produção de Material Didático para Deficientes Visuais. 2017. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO) - Universidade Federal Fluminense.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; ANDRADE, L. A. B.; BARRETO, C. M. B.; FERNANDES, E. M.. Em Busca da Expressividade: O Papel do Teatro no Cotidiano de Pessoas com Deficiência Visual. 2017. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO) - Universidade Federal Fluminense.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; LIMA, N. R. W.; SILVEIRA, V. L.; ARAGON, G. T.. A Adaptação de Materiais Pedagógicos para o Ensino de Matemática para Estudantes com Deficiência Visual do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO) - Universidade Federal Fluminense.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; CRAPEZ, M. A. C.; ARAGON, G. T.; LIMA, N. R. W.. A PRÁTICA DOCENTE E OS MATERIAIS GRAFO-TÁTEIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E DA TERRA: UMA REFLEXÃO SOBRE O USO EM SALA DE AULA. 2015. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO) - Universidade Federal Fluminense.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; COSTA, V. A.; PINTOR, N. A. M.; CHAVES, I. M.. Um Estudo sobre Acessibilidade na Biblioteca Louis Braille do Instituto Benjamin Constant: o que pensam seus usuários?. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; PEDROSA, S. M. P. A.; MONTEIRO, P. D. E. B. S. C. O.; FERREIRA, F. R. B.; SANTOS, S. R. M.. Tecnologia Assistiva para Alunos com Deficiência Visual em Sala de Aula: novas oportunidades para seu aprendizado. 2024. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; PRACA, S. R. M.; MAIA, J. M. E.; PIRES, M. C. F.; SICILIANO, T.. A Cegueira em Cena: representações de pessoas com deficiência visual em telenovelas da Globo (2005-2012). 2024. Tese (Doutorado em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; FUJINO, A.; VOGEL, M. J. M.; PEREIRA, C.; SANTOS, M.. Governo Eletrônico: o cidadão e o direito de acesso à informação. 2022. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade de São Paulo.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; MAGALHAES, M. I. S.; DIAS, J. F.; LIMA, B. F. A.. Ações Letradas como Construção Social: práticas de letramento de pessoas com deficiência visual de uma biblioteca pública. 2021. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; PEDROSA, S. M. P. A.; ALCANTARA, A. B.; GONCALVES, H. M.; SANTOS, S. R. M.. Tecnologia Assistiva na Educação Profissional, Técnica de Nível Médio no Instituto Benjamin Constant. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; VIANNA, C. C. S.; GIRALDO, V. A.; ROSISTOLATO, R. P. R.; BARROSO, M. F.. A Ação de Ledores Diante de Questões de Matemática em Avaliações Públicas. 2020. Tese (Doutorado em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; COSTA, V. C.; COSTA, A. J. S. T.; RIBEIRO, M. F.; SOUSA, G. M.. Práticas de ensino Fundamental em Geografia, através de Geotecnologias no âmbito da Educação Especial para Alunos de Baixa Visão do Instituto Benjamin Constant (IBC) - Município do Rio de Janeiro. 2018. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; COUTINHO, C. M. L. M.; SACRAMENTO, I.; ALMEIDA, C. S.. Um Mundo Sem Barreiras: Estudantes com Deficiência Visual Discutindo Saúde nas Mídias Sociais. 2018. Tese (Doutorado em BIODIVERSIDADE E SAÚDE) - Fundação Oswaldo Cruz.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; YUNES, E. L. M.; BINES, R. K.; FARBIARZ, J. L.; RIBAS, M. C. C.. Ver Além do Visível: A Imagem Fora dos Olhos. 2017. Tese (Doutorado em Literatura, cultura e contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; PINTO, D. S.; MORAES, M. O.; GONDAR, J. O.; MELO, G. C. V.; BIAR, L. A.. Lembrança e Esquecimento em Narrativas de Si: Uma Bricolagem de Fragmentos de Vida e de Pessoas Cegas. 2017. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo. Mosaico no Tempo: uma inter-ação entre corpo, cegueira e baixa visão. 2013. Tese (Doutorado em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; BRANDOLIN, F.; CRUZ, V. S.; LIMA, H. M.. Estratégias de Treinamento no Futebol de Cegos: a utilização de tecnologia assistiva para iniciação esportiva de crianças cegas. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual) - Instituto Benjamin Constant.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; SOARES, T. P. S.; RANGEL, F. A.; SOUZA, V. L. V.. Mesa Iluminada Inclinável: um produto de tecnologia assistiva para escolares com baixa visão - contribuições da terapia ocupacional. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual) - Instituto Benjamin Constant.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; LETA, F. R.; BRAZ, R. M. M.; CALADO, R. D.. A Computação Tátil como Tecnologia Assistiva na Deficiência Visual: os limites e as possibilidades de um modelo computacional tátil em apoiar o ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência visual. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS E INCLUSÃO) - Universidade Federal Fluminense.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo. A Ação de Ledores em Avaliação de Larga Escala. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; LIBERA, B. D.; FERNANDES, E. M.; GOMES, M. O.. O Uso de Imagens em Questões de Provas: uma proposta alternativa de audiodescrição. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual) - Instituto Benjamin Constant.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; ASSIS, H. C. V.; DUTRA, V. L. R.; NUNES, D. F. C.. Leitura e Compreensão de Gênero Meme por Pessoas com Deficiência Visual: uma proposta de sequência didática com emojis táteis. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual) - Instituto Benjamin Constant.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; BERNARDO, F. G.; PASCHOAL, C. L. L.. Orientação Profissional e de Carreira para Jovens com Deficiência Visual: a Preparação para o Trabalho e Cidadania no Âmbito do E.M. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual) - Instituto Benjamin Constant.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; GOMES, M. O.; FERNANDES, E. M.. A Dificuldade de Aprendizagem no Cotidiano do Aluno com Deficiência Visual em Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual) - Instituto Benjamin Constant.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; CRUZ, V. S.; OLIVEIRA, T. A. P.. Kit de Estimulação Visual para Crianças com Baixa Visão. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual) - Instituto Benjamin Constant.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo. Deficiência Visual e o Ensino de Língua Estrangeira: a importância da manipulação tátil nas práticas de ensino. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
RUST, N. M.;FIGUEIREDO, João Ricardo Melo. Estratégias de Atiidades no Jardim Sensorial do Educandário São José Operário: uma experiência com pessoas deficientes visuais. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
RUST, N. M.;FIGUEIREDO, João Ricardo Melo. Pra não Dizar que não Falamos em Inclusão: a formação dos professores no processo de inserção dos alunos com deficiência visual nas escolas regulares. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
RUST, N. M.;FIGUEIREDO, João Ricardo Melo. A Importância das Salas de Recursos e da Capacitação de Professores para a Inclusão de Deficientes Visuais. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo. Inclusão de Crianças com Deficiência Visual na Educação Infantil. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo. A Baixa Visão sob o Enfoque Pedagógico: Uma Contribuição para a Prática Pedagógica. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo. Práticas Pedagógicas com Alunos que têm Baixa Visão: Análise das Concepções dos Professores do Ensino Médio. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo. A Estimulação Precoce como Fortalecedora da Educação Infantil em Alunos com Deficiência Visual. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo. Práticas Pedagógicas na Alfabetização de Alunos com Deficiência Visual: A Atuação de um Professor DV. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo. A Importância das Atividades Lúdicas na Aprendizagem. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo. Propostas e Ações Estruturadas da Educação Física Adaptada voltada para Portadores de Deficiência Visual. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo. Prática Pedagógica em Deficiênvia Visual. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo. A Literatura como Ferramenta Facilitadora da Inclusão Escolar e Cultural de Crianças com Deficiência Visual. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo. As Políticas Públicas de Inclusão Social do Deficiente Visual no Brasil. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Orientou
Uso de Inteligências Artificiais para Descrição e Audiodescrição de Imagens: um estudo de caso sobre a necessidade de revisão e intervenção humana; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual) - Instituto Benjamin Constant; (Coorientador);
Entre o Ver e o Aprender: a criança com baixa visão na educação infantil; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual) - Instituto Benjamin Constant; (Orientador);
Propostas de Atividades Psicomotoras para o Desenvolvimento do Aluno com Deficiência Visual no Ensino Fundamental I: um guia para professores; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual) - Instituto Benjamin Constant; (Coorientador);
Saberes e Práticas Docentes no Ensino de Pessoas com Deficiência Visual; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual) - Instituto Benjamin Constant; (Orientador);
O Ensino de Leitura e do Gênero Textual Multimodal para Pessoas com Deficiência Visual; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual) - Instituto Benjamin Constant; (Orientador);
Leitura dinâmica- um aplicativo para auxílio pedagógico de alunos com Baixa Visão: Contribuições da Terapia Ocupacional; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual) - Instituto Benjamin Constant, ; Orientador: João Ricardo Melo Figueiredo;
Orientação profissional e de carreira para jovens com deficiência visual: a preparação para o trabalho e cidadania no âmbito do Ensino Médio; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual) - Instituto Benjamin Constant, ; Orientador: João Ricardo Melo Figueiredo;
Biblioteca de Material Tátil Adaptado; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual) - Instituto Benjamin Constant, ; Orientador: João Ricardo Melo Figueiredo;
Desafios constantes na deficiência visual; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual) - Instituto Benjamin Constant, ; Orientador: João Ricardo Melo Figueiredo;
O Cotidiano Escolar do Aluno Cego: dificuldades e superações no processo de alfabetização; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Ricardo Melo Figueiredo;
A Atuação da Escola no Processo de Inclusão de Adolescentes Cegas nas Práticas Educativas; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Ricardo Melo Figueiredo;
A Importância dos Centros de Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual na Inclusão de Alunos Cegos na Escola Regular; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Ricardo Melo Figueiredo;
Sorobã: Revisando Moraes - o método mais concreto e natural para uma criança aprender matemática; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento do Deficiente Visual) - Instituto Benjamin Constant; Orientador: João Ricardo Melo Figueiredo;
O Papel Mediador da Sala de Recursos Multifuncionais no Processo do Letramento e da Alfabetização da Pessoa com Baixa Visão; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento do Deficiente Visual) - Instituto Benjamin Constant; Orientador: João Ricardo Melo Figueiredo;
Inclusão - Possibilidade de uma Aprendizagem Significativa para os Deficientes Visuais; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Ricardo Melo Figueiredo;
Práticas de Estimulação Visual: Desafios e Possibilidades; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Ricardo Melo Figueiredo;
Inclusão: O Deficiente Visual e a Convivência Afetiva no Espaço Escolar; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Ricardo Melo Figueiredo;
Deficiente Visual: Qualidade de Vida no Contexto Escolar e Social; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Ricardo Melo Figueiredo;
A Importância do Apoio Familiar para o Desenvolvimento e o Processo de inclusão Escolar do Aluno Deficiente Visual; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Ricardo Melo Figueiredo;
A Deficiência Visual na Abordagem Pedagógica; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Ricardo Melo Figueiredo;
A Importância da Prática Lúdica no Desenvolvimento Psicomotor da Criança Cega Congênita; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Ricardo Melo Figueiredo;
Práticas Pedagógicas de Inclusão: O Aluno com Baixa Visão no Ensino Regular; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Ricardo Melo Figueiredo;
A Escola Regular e a Sala de Recursos Especializada: Juntas Pela Inclusão do Aluno Deficiente Visual; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Ricardo Melo Figueiredo;
A Importância da Família para a Criança Cega Congênita; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Ricardo Melo Figueiredo;
Brincar: Uma proposta de Aprendizagem para a Criança Cega; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Ricardo Melo Figueiredo;
A Importância da Estimulação Precoce para a Criança Deficiente Visual nos Primeiros Anos de Vida; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Ricardo Melo Figueiredo;
A Maternidade e a Deficiência Visual; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Ricardo Melo Figueiredo;
Produções bibliográficas
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo ; ROSA, P. I. ; FIGUEIREDO, E. L. A. ; CAMACHO, G. O. . A Formação em Baixa Visão: uma trajetóriia construída no Instituto Benjamin Constant. UFF& SOCIEDADE , v. 4, p. 1-10, 2024.
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Processo da Experiência: a cegueira e a baixa visão a partir da linguística sistêmico-funcional. Revista Philologus , v. 2, p. 717-727, 2014.
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Análise Contrastiva da Compreensão de Metáforas Visuais por Escolares do Ensino Fundamental Cegos Congênitos e Não-Cegos. Benjamin Constant (Rio de Janeiro) , v. 15, p. 20-27, 2009.
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . A Referência de Primeira Pessoa em Orações Reduzidas de Infinitivo Iniciadas por PARA. Estudos Lingüísticos (São Paulo) , v. 35, p. 990-997, 2006.
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . O Presente pelo Passado: Variação Verbal em Narrativas de Deficientes Visuais. 1. ed. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 2014. v. 1. 176p .
-
Figueiredo, João Ricardo Melo ; Figueiredo, Eliana Leite Assis ; BRANDOLIN, F. ; OLIVEIRA, I. J. A. S. ; OLIVEIRA, J. T. M. ; ABADE, M. L. . A PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19. In: Antônio Neres Norberg; Bianca Magrelli Mangiavacchi;Carlos Henrique Medeiros de Souza; Fernanda Castro Manhães; Nadir Francisca Sant'Anna. (Org.). COVID 19: Saúde e Interdisciplinaridade. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, v. II, p. 180-188.
-
Figueiredo, João Ricardo Melo . DEFICIÊNCIA VISUAL: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. In: Adriana Demite Stephani. (Org.). Educação: Uma Nova Agenda para a Emancipação 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. , p. 161-167.
-
Figueiredo, João Ricardo Melo ; Figueiredo, Eliana Leite Assis . DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. In: Adriana Demite Stephani. (Org.). Educação: Uma Nova Agenda para a Emancipação 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. , p. 168-174.
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . O Presente pelo Passado: variação de tempo em narrativas de deficientes visuais. In: Claudia Lucia Lessa Paschoal. (Org.). Conversando com o Autor - 2012. 1ed.Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 2014, v. 1, p. 100-116.
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo ; FIGUEIREDO, E. L. A. ; ROSA, P. I. ; CAMACHO, G. O. . Adaptações para Estudantes com Baixa Visão na Educação Infantil. In: Congresso Nacional de Educação, 2024, Ceará. Anais do X CONEDU. Campina Grande: Realize Editora.
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo ; FERREIRA, R. M. R. ; SILVA, H. C. . A Importância da Orientação e Mobilidade para Pessoas com Baixa Visão. In: X Congresso Nacional de Educação, 2024, Ceará. Anais do X CONEDU. Campina Grande: Realize Editora.
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo ; FIGUEIREDO, E. L. A. . A Construção de Materiais Especializados no Cotidiano de Estudantes com Baixa Visão. In: 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2023, São Carlos. Anais Eletrônicos do 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial. Campinas: Galoá, 2023.
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo ; VALLEJO, A. O. . O Desenvolvimento da Educação Profissional no Instituto Benjamin Constant. In: 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2023, São Carlos. Anais Eletrônicos do 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial. Campinas: Galoá, 2023.
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Variação de Tempo: a reportabilidade em narrativas de estudantes cegos e com baixa visão. In: ABRALIN Em Cena, 2014, Manaus. ABRALIN Em Cena Amazonas. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, 2014. v. 01. p. 972-982.
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . A Variação da Construção PARA + SUJEITO 1PS + INFINITIVO na linguagem informal do Rio de Janeiro. In: 55º Seminário do GEL, 2007, Franca. 55º Seminário do GEL. Franca: GEL/Universidade de Franca, 2007.
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . A Presença e a Ausência Pronominal de Primeira Pessoa como Sujeito da Construção PARA SUJEITO INFINITIVO. In: XIII congresso da ASSEL-RIO, 2005, RIO DE JANEIRO. A Presença e a Ausência Pronominal de Primeira Pessoa como Sujeito da Construção PARA SUJEITO INFINITIVO. Niterói, 2005.
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo ; FIGUEIREDO, E. L. A. . Aspectos Pedagógicos da Baixa Visão. In: I Congresso Internacional do Instituto Benjamin Constant, 2023, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos 2022 I Congresso Internacional do Instituto Benjamin Constant. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant. p. 389.
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Deficiência Visual: desafios para a educação inclusiva. In: II Seminário Internacional e IV Seminário Estadual de Educação, 2017, Cruz Alta. Anais de Resumo do II Seminário Internacional e IV Seminário Estadual de Educação - Docência em Evidência: Desafios do Contemporâneo. Cruz Alta: UERGS, 2017. v. 5. p. 35-36.
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Variação de Tempo: a reportabilidade em narrativas de estudantes cegos e com baixa visão. In: ABRALIN em Cena Amazonas, 2014, Manaus. ABRALIN em Cena Amazonas Caderno de Resumos. Manaus: UEA Edições, 2014. p. 81-82.
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . O Desempenho de Alunos de Baixa-Visão em Aulas de Inglês como Língua Estrangeira em Classes Inclusivas. In: 1 Colóquio Ver e Não Ver, 2007, Rio de Janeiro. Ver e Não Ver. Rio de Janeiro: Psicologia UFRJ, 2007.
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . A Referência de Primeira Pessoa em Orações Reduzidas de Infinitivo Iniciadas por PARA.. In: Grupo de Estudos Lingüisticos de Sào Paulo, 2005, São Carlos. 53º Seminário do Gel - Resumos. São Carlos: GEL-UFSCAR. p. 313-314.
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo ; FIGUEIREDO, E. L. A. ; CAMACHO, G. O. ; ROSA, P. I. . Adaptações para Estudantes com Baixa Visão na Educação Infantil. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo ; FIGUEIREDO, E. L. A. ; CAMACHO, G. O. ; ROSA, P. I. . A Importância da Orientação e Mobilidade para Pessoas com Baixa Visão. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo ; VALLEJO, A. O. . O Desenvolvimento da Educação Profissional no Instituto Benjamin Constant. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo ; FIGUEIREDO, E. L. A. . A Construção de Materiais Especializados no Cotidiano de Estudantes com Baixa Visão. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . O Instituto Benjamin Constant. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Deficiência Visual: Desafios para a Educação Inclusiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Deficiência Visual: Desafios para a Educação Inclusiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . INES e IBC Atendimento Educacional para Jovens e Adultos com DA e DV. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . INES e IBC Atendimento Educacional para Jovens e Adultos com DA e DV. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . A Deficiência Visual e a Escola Inclusiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . A Deficiência Visual e a Escola Inclusiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Deficiência Visual em Sala de Aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Processo de Experiência: A Cegueira e a Baixa Visão a partir da Linguística Sistêmico-Funcional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Variação de Tempo: A reportabilidade em narrativas de estudantes cegos e com baixa visão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo ; SILVA, S. O. . Mesa Iluminada Inclinável: um produto de tecnologia assistiva para escolares com baixa visão - contribuições da terapia ocupacional. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 2024 (Produto Educacional).
-
FILGUEIRAS, L. A. S. ; FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Atendimento Educacional Especializado para Estudantes com Deficiência Visual no Ensino Fundamental II: orientação a partir das aulas de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 2024 (Mídia eletrônica).
-
SANTOS, L. M. ; FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Orientação Profissional e de Carreira para Jovens com Deficiência Visual: a preparação para o trabalho e cidadania no âmbito do ensino médio (produto educacional). Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 2023 (Mídia eletrônica).
-
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Lembrança e Esquecimento em Narrativas de Pessoas Cegas: fragmentos de vida. Curitiba, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
Figueiredo, João Ricardo Melo . A Construção da Intersubjetividade no Desenvolvimento da Criança Cega Congênita. Rio de Janeiro, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo ; NASCIMENTO, F. ; SILVA, S. S. ; SOARES, M. R. C. A. ; MIRANDA, J. R. ; CAVALCANTI, M. F. V. ; SONZA, A. P. ; SOUZA, D. P. ; LIMA, M. A. E. I. ; PORTES, R. M. L. ; FONSECA, A. C. . GT de Procedimentos Básicos para o Atendimento dos Públicos Específicos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 2017.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo ; SANTOS, L. M. . Orientação Profissional e de Carreira para Jovens com Deficiência Visual: a preparação para o trabalho e cidadania no âmbito do ensino médio (Podcast). 2023.
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Educação para Pessoas com Deficiência Visual Avança no Brasil. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . O Desenvolvimento da Criança com Deficiência Visual. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Baixa Visão Turma 1. 2015. .
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Baixa Visão Turma 2. 2015. .
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Baixa Visão - Ituiutaba MG. 2014. .
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Baixa Visão. 2014. .
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Baixa Visão. 2013. .
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Dificuldades de Aprendizagem do Alunco Cego e com Baixa Visão. 2013. .
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Baixa Visão. 2013. .
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Baixa Visão. 2012. .
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Baixa Visão - Jaboticabal. 2012. .
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Baixa Visão - Cataguases. 2012. .
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Baixa Visão. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Baixa Visão. 2011. .
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Baixa Visão. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo ; ALMEIDA, Maria da Glória de S. . Baixa Visão - Um Enfoque Pedagógico. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Baixa Visão - um enfoque pedagógico. 2001. (palestra).
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Baixa Visão - um enfoque pedagógico. 2000. (palestra).
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Baixa Visão - um enfoque pedagógico. 1999. (palestra).
FIGUEIREDO, João Ricardo Melo . Baixa Visão - um enfoque pedagógico. 1998. (palestra).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
A Linguística Cognitiva e o Desenvolvimento de Modelos Conceptuais em Falantes com Baixa Visão, Descrição: Esta pesquisa baseia-se nos conceitos contemporâneos da linguística cognitiva, assumindo-se gramática de forma dinâmico, associada à rotinas cognitivas que são transformadas, moldadas e construídas através do uso e da interação social (Lakoff e Johnson, 1980).Por esta percepção, destaca-se a corporificação do pensamento, ou seja, por ser integrada e não isolada, a linguagem é constituída através das experiências corporais dos seres humanos. O modo como vivemos e interagimos com nosso corpo fazem com que desenvolvamos a base de nosso sistema comceptual, distinguindo-nos, inclusive, culturalmente.Qualquer anormalidade neste corpo vai influenciar o modo como percebemos o mundo (Martin e Bueno, 2003; Rodrigues, 2006; Monteiro, 2009: Figueiredo, 2014). Sem o sentido da visão, a maneira pela qual o cego percebe o que está ao seu redor é diferente do sujeito que tem este sentido em perfeita condição. A conceptualização da realidade vai ocorrer de forma distinta e os processos cognitivos vão adaptar-se a esta realidade. Mesmo assim, o sujeito cego acaba desenvolvendo-se, linguisticamente, por intermédio dos sentidos remanescentes. Sem a alteração nos outros órgãos ele consegue conceber a realidade, mas o que aconteceria se o que estivesse em tela fossem, por exemplo, metáforas visuais, as quais são constituídas de elementos que não podem ser vislumbrados por outro sentido sem ser o da visão?Deste modo, faz-se a proposição deste estudo, tendo como informantes falantes com baixa visão, matriculados no Instituto Benjamin Constant, como será apresentado mais adiante, neste texto. Investigar a constituição de Modelos Conceptuais em falantes com baixa visão; Pesquisar a corporificação do pensamento em falantes com baixa visão; Desenvolvimento de mecanismos de experiências que facilitem o desenvolvimento de Modelos Conceptuais em falantes com baixa visão; Distinguir e facilitar o acesso dos falantes com baixa visão às diferentes molduras conceptuais. Desenvolver abordagens pedagógicas para alunos com baixa visão.Os objetivos serão alcançados através da análise de narrativas colhidas em conversas estruturadas com informantes com baixa visão seguindo o modelo sociolinguístico e da análise de narrativas (Labov e Waletzky, 1967), Shiffrin (2006).Assim, seremos capazes de demonstrar elementos que possam favorecer o processo de inclusão social de pessoas com deficiência visual, por meio de sua participação como ator, protagonista de sua existência, dominando os mecanismos linguísticos e cognitivos de seus atos cotidianos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Ricardo Melo Figueiredo - Coordenador / Eliana Leite Assis Figueiredo - Integrante / Gabrielle de Oliveira Camacho - Integrante / Patrícia Ignácio da Rosa - Integrante / Sulla de Oliveira Silva - Integrante / Alexsandra de Holanda Giovanini Coutinho - Integrante / Luciana Assis da Silva Filgueiras - Integrante.
Prêmios
2014
Medalha Comemorativa dos 160 Anos de Fundação do IBC, Instituto Benjamin Constant.
2012
Doutor em Linguística, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2007
Mestre em Lingüística, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
1997
FIRST CERTIFICATE IN ENGLSH, CAMBRIDGE UNIVERSITY.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Benjamin Constant. , AV PASTEUR, 350, URCA, 22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 34784495, URL da Homepage:
Experiência profissional
2007 - Atual
Instituto Benjamin ConstantVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Benjamin Constant.,Cargo ou função, Membro Comissão Deliberativa do Curso de Mestrado Profissional na Temática da Deficiência Visual.
-
08/2020
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Deficiência Visual - 2021-02, Fundamentos da Deficiência Visual - 2022 - 01, Fundamentos da Deficiência Visual - 2023 - 01, Aspectos Educacionais da Baixa Visão - 2023 - 02, Fundamentos da Deficiência Visual - 2024 - 01, Aspectos Educacionais da Baixa Visão - 2024 - 02
-
06/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Benjamin Constant.,Linhas de pesquisa
-
01/2011
Ensino, Qualificação na Área da Deficiência Visual, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Baixa Visão - (Externo - 2014 - Ituiutaba - MG), Baixa Visão (Externo - 2012 - Cataguases - MG), Baixa Visão (Externo - 2012 - Jaboticabal SP), Baixa Visão (Externo - 2013 - Belford Roxo - RJ, Baixa Visão (Interno - curso anual - 2011-2018), Educação e Cidadania (Interno - 2011), Introdução à Baixa Visão (Interno - curso anual - 2019 - Atual)
-
03/2007
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa, Língua Portuguesa
-
01/2015 - 12/2022
Direção e administração, Instituto Benjamin Constant.,Cargo ou função, Diretor-Geral.
-
05/2008 - 03/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Benjamin Constant.,Cargo ou função, Membro Permanente da Comissão Técnico-Científica do IBC.
-
01/2011 - 01/2015
Direção e administração, Instituto Benjamin Constant.,Cargo ou função, Direção do Departamento de Educação.
-
08/2012 - 02/2014
Ensino, O Processo de Letramento e Alfabetização do DV, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica, Orientação de TCC
-
03/2007 - 12/2012
Direção e administração, Instituto Benjamin Constant.,Cargo ou função, Coordenador de Língua Estrangeira do IBC.
-
04/2007 - 06/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Benjamin Constant.,Cargo ou função, Membro Permanente da Comissão de Acessibilidade do IBC.
-
03/2007 - 12/2010
Serviços técnicos especializados , Instituto Benjamin Constant.,Serviço realizado, Adaptação de material didático para o Sistema Braille e para impressão em tipo ampliado para pessoas com baixa visão.
-
07/2007 - 07/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Benjamin Constant.,Cargo ou função, Representante Eleito do Corpo Docente no Conselho Diretor.
2014 - 2016
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Disciplina, Carga horária: 6
Outras informações:
Coordenador da Disciplina Processos de Ensino - Aprendizagem dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais - Deficiência Visual no Curso de Pós-Graduação em Educação Especial
2008 - 2009
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Atividades
-
05/2008 - 04/2009
Ensino, Educação Especial - Deficiência Visual, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, Psicologia do Desenvolvimento e da Linguagem da Deficiência Visual
2008 - 2010
Instituto Brasileiro de Medicina de ReabilitaçãoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente
Atividades
-
08/2008 - 04/2010
Ensino, Ortóptica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Baixa Visão, Diagnóstico e Orientação, Reabilitação e Cidadania
2005 - 2007
Governo do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 16
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de João Ricardo Melo Figueiredo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?