Alan Carlos Campelo

Possui graduação no segundo grau no colégio federal Pedro II (Unidade Niterói), possui formação técnica no CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca) e atuação técnica no Arsenal da Marinha, possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (2022) e atuação na Eletronuclear/Eletrobrás, atualmente curso pós-graduação (mestrado) em Ciências e tecnologias dos polímeros, na área de Engenharia Metalúrgica e de Materiais pelo Instituto de Macromoléculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IMA/UFRJ) . Desenvolvimentos de trabalhos na área de avaliação de desempenho mecânico de barreira de pressão de dutos flexíveis usados em plataforma offshore. Áreas de atuação e interesse: Materiais, dutos flexíveis, reologia, Propriedades dos polímeros, barreira de pressão.

Informações coletadas do Lattes em 02/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Mecânica

2014 - 2022

Universidade Federal Fluminense
Título: ANÁLISE DAS PROPRIEDADES DE POLIAMIDA 11 UTILIZADA EM BARREIRA DE PRESSÃO DE DUTOS FLEXÍVEIS EM DIFERENTES NÍVEIS DE DEGRADAÇÃO POR HIDRÓLISE
Orientador: Alan Carlos Campelo

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Mecânica

2010 - 2014

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2013

Colégio Pedro II

Formação complementar

2023 - 2023

Segurança em Máquinas e Equipamentos NR12 - Apreciação e Redução de Risco. (Carga horária: 22h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2023 - 2023

Biodiesel - Contexto e Métodos. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2023 - 2023

Gestão de Equipes em Trabalho Remoto. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2023 - 2023

Creativity and new Technologies at the Work Environment. (Carga horária: 10h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2023 - 2023

Logística reversa. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2023 - 2023

E-liderança: como gerenciar e liderar equipes em ambientes remotos. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2023 - 2023

Gestão com pessoas. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em PROJETO DE EXTENSÃO I - ESCRITÓRIO ESCOLA DE ENGENHARIA E DESIGN (E3D). (Carga horária: 70h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2022 - 2022

Habilidades para a Transição Verde. (Carga horária: 25h). , University of Cambridge, CAM, Inglaterra.

2022 - 2022

Power BI. (Carga horária: 10h). , Simplifica Treinamentos, ST, Brasil.

2022 - 2022

OutSystems. (Carga horária: 20h). , Rafa OutSystems, ROS, Brasil.

2021 - 2021

Curso básico de mudanças climáticas. (Carga horária: 5h). , Escola de Governo e Gestão de Niterói, EGG, Brasil.

2015 - 2015

MATLAB. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2015 - 2015

robótica. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações/Especialidade: Mecânica, Elasticidade e Reologia.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Propriedades dos polímeros.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: dutos flexíveis.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: barreira de pressão.

Participação em eventos

Semana Nacional de Nanotecnologia e Nanociência - SNNN. 2023. (Seminário).

?SEMENDE 2022 - Além da Engenharia: skills essenciais para o engenheiro do futuro?,. 2022. (Seminário).

Innovation Week. PROJETO DE EXTENSÃO I - ESCRITÓRIO ESCOLA DE ENGENHARIA E DESIGN (E3D). 2022. (Feira).

O ? Método para Fabricar Magia? Com Dan Cockerell e Valerie Cockerel. 2022. (Outra).

?Interação 2015: O Que Te Aprisiona? Suas Oportunidades São Infinitas?. 2015. (Seminário).

A Engenharia na Manutenção Aeronáutica. 2015. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • CAMPELO, A. C. ; CORREA, D. M. . ANÁLISE DAS PROPRIEDADES DE POLIAMIDA 11 UTILIZADA EM BARREIRA DE PRESSÃO DE DUTOS FLEXÍVEIS EM DIFERENTES NÍVEIS DE DEGRADAÇÃO POR HIDRÓLISE. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAMPELO, A. C. ; CORREA, D. M. . ANÁLISE DAS PROPRIEDADES DE POLIAMIDA 11 UTILIZADA EM BARREIRA DE PRESSÃO DE DUTOS FLEXÍVEIS EM DIFERENTES NÍVEIS DE DEGRADAÇÃO POR HIDRÓLISE. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2019

Eletrobrás Termonuclear

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio em engenharia mecânica, Carga horária: 6

Outras informações:
Fui responsável pelo arquivamento de relatório de inspeções periódicas de várias áreas da Usina Nuclear. Fui responsável pela elaboração de apresentação anual do setor da qualidade. Fui responsável por elaborar auditorias internas em vários setores da Usina Nuclear. Fui responsável pela verificação do cumprimento das normas de pedidos de compra de materiais . Fui responsável pelo divulgamento de ações corretivas provenientes de não-conformidades encontradas pela auditorias. 2 Fui o estagiário que cuidava da iniciação de novos estagiários, introduzindo ao local e apresentando as funções.

2014 - 2014

Arsenal da Marinha

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio em técnico em mecânica, Carga horária: 4

Outras informações:
Auxiliei atividades de reparos de peças e equipamentos, como eixos, mancais. Auxiliei em processos gerais de manutenção preventina e emergenciais, como balanceamento e jateamento. Auxiliei em processos de planejamento e controle de manutenção. Auxililei em processos de aferição da qualidade e norma, junto ao departamento de metrologia. Fui o estagiário que cuidava da iniciação de novos estagiários, introduzindo ao local e apresentando as funções