Jossandra Costa Barbosa
Graduação em História pela Universidade Federal do Piauí (2003). Psicopedagoga. Pós Graduação em Neuropsicopedagogia, educação especial e docência superior. Presidente do Sindicato dos Psicopedagogos do Brasil. Autora. Palestrante. Empresaria. Diretora Administrativa do Sinapses Cursos. Gerente na Educativa. Criadora e mentora da Comunidade Atuar.
Informações coletadas do Lattes em 11/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial
2013 - 2014
Instituto de Ensino Superior Múltiplo
Título: Neuropsicopedagogia: Um conhecimento em construção no Brasil
Orientador: Maria Valdelice Freire Visgueira
Especialização em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar
2012 - 2014
Faculdade Piauiense
Título: A importância do Trabalho do Psicopedagogo dentro da Instituição Hospitalar
Orientador: Ana Rosa Sudário
Especialização em Docência para o ensino superior
2012 - 2012
Instituto de Ensino Superior Múltiplo
Título: O uso dos recursos digitais na formação e atuação do professor de ensino básico
Orientador: Maria Valdelice Freire Visgueira
Graduação em História
1997 - 2003
Universidade Federal do Piauí
Título: A INDUSTRIA PIAUIENSE NOS ANOS 80 E 90: A DÉCADA PERDIDA
Orientador: DRA.CLAUDETE MIRANDA DIAS
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicopedagogia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Neuropsicopedagogia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
Organização de eventos
BARBOSA, J. C. . I Congresso de Psicopedagogia Popular do Brasil- CONPSICOPP/BR. 2015. (Congresso).
BARBOSA, J. C. . Seminário Virtual de Dificuldades de Aprendizagem. 2015. (Outro).
BARBOSA, J. C. . II Seminário de Educação e Aprendizagens. 2014. (Outro).
BARBOSA, J. C. . I Seminário de Educação e Aprendizagens. 2013. (Outro).
Participação em eventos
Seminário de Educação em Teresina.Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem. 2014. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
BARBOSA, J. C. . Empreendedorismo na Psicopedagogia: como montar e gerenciar sua clínica. 2. ed. , 2019. v. 1. 232p .
-
BARBOSA, J. C. . Zé Gordão e suas aventuras na beira da linha: uma reflexão sobre as dificuldades de aprendizagem. 01. ed. Teresina: Edição do autor, 2015. v. 01. 80p .
-
BARBOSA, J. C. . A profissão e atuação do Psicopedagogo no campo educacional. Psicopedagogia: campos de atuação,profissão e prática, Indaial/Santa Catarina, p. 6 - 10, 20 mar. 2015.
-
BARBOSA, J. C. . A psicopedagogia Brasil: Atualidades e Perspectivas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BARBOSA, J. C. . O mercado de trabalho e a valorização da carreira profissional do Psicopedagogo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, J. C. . Avaliação de Leitura e Escrita na atividade psicopedagogica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BARBOSA, J. C. . Diagnóstico psicopedagógico das dificuldades de aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, J. C. . A luta pela Regulamentação da Profissão de Psicopedagogo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARBOSA, J. C. . OS DESAFIOS DA PSICOPEDAGOGIA MODERNA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, J. C. . Dislexia , catacterisiticas, tratamento e inclusão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BARBOSA, J. C. . As dificuldades e Transtornos de Aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
BARBOSA, J. C. . O Uso de aprarelho eletronicos pelas crianças. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BARBOSA, J. C. . A profissão e atuação do Psicopedagogo noc ampo educacional. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BARBOSA, J. C. . O trabalho do Psicopedagogo no Ambiente Hospitalar. 2015; Tema: O trabalho do Psicopedagogo no Ambiente Hospitalar. (Site).
BARBOSA, J. C. . Como montar seu consultório psicopedagógico. 2015; Tema: Como montar seu consultório psicopedagógico. (Site).
BARBOSA, J. C. . O uso dos fantoches como testes projetivos na avaliação psicopedagógica. 2014; Tema: O uso dos fantoches como testes projetivos na avaliação psicopedagógica. (Site).
BARBOSA, J. C. . Qual a hora certa de tirar seu filho da sua cama e colocá-lo para dormir sozinho? Como fazer isto sem sofrimento?. 2014; Tema: Qual a hora certa de tirar seu filho da sua cama e colocá-lo para dormir sozinho? Como fazer isto sem sofrimento?. (Site).
BARBOSA, J. C. . O JOGO SIMBÓLICO E SUA FUNÇÃO SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. 2014; Tema: Qual a hora certa de tirar seu filho da sua cama e colocá-lo para dormir sozinho? Como fazer isto sem sofrimento?. (Site).
BARBOSA, J. C. . O uso de Vídeos educativos no processo Terapêutico e como recurso didático. 2014; Tema: O uso de Vídeos educativos no processo Terapêutico e como recurso didático. (Blog).
BARBOSA, J. C. . ADLE - Avaliação de Leitura e Escrita. 2017. (Editoração/Outra).
BARBOSA, J. C. . Testes Projetivos para Avaliação Psicoepdagógica. 2016. (Editoração/Livro).
BARBOSA, J. C. . Avaliação de Leitura e Escrita-Diagnóstico e intervenção. 2015. .
BARBOSA, J. C. . Aprendizagem Humana-cérebro, corpo e emoção. 2015. .
BARBOSA, J. C. . Avaliação Psicopedagógica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BARBOSA, J. C. . Empreendedorismo na Psicopedagogia: como montar e gerenciar sua clínica psicopedagógica. 2015. (Editoração/Livro).
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
Espaço LudicidadeVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Psicopedagoga, Carga horária: 12
Outras informações:
Atendimento Psicopedagógico a criança, jovens e adultos com dificuldades ou transtornos de aprendizagem.
2014 - Atual
Espaço LudicidadeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 4
Outras informações:
Disponível para a instituição para viagem em capacitações.
Atividades
-
09/2014
Treinamentos ministrados , Intituto Mosaico.,Treinamentos ministrados, Curso de Avaliação Psicopedagógica: Visão psicanalítica e dos multisistemas
-
09/2014
Treinamentos ministrados , Intituto Mosaico.,Treinamentos ministrados, Curso de Intervenção Psicopedagógica:passo a passo
-
04/2015 - 05/2015
Treinamentos ministrados , Clinica São Francisco.,Treinamentos ministrados, As perpectivas da Educação Especial para professores da educação basica
-
03/2014 - 05/2014
Treinamentos ministrados , Clinica São Francisco.,Treinamentos ministrados, Curso de legislação da educação básica brasileira- LDB
-
07/2013 - 09/2013
Treinamentos ministrados , Clinica São Francisco.,Treinamentos ministrados, Curso Avaliação de transtorno de leitura e escrita
2004 - 2015
Fundação Municipal de SaúdeVínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Saúde Bucal TSB, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuante na ESF- Estratégia de Saúde da Família no Hospital municipal do Parque Piauí/Teresina/Pi
2010 - 2014
ESCOLA MUNICIPAL MARIA DO PERPETUO DO SOCORRO PEREIRA DA SILVAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora de História do 6ao 9 ano.
2007 - 2009
Centro de Ensinoo DestakVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenação Pedagógica do 1 ao 5 ano-2007 a 2008
Coordenação Pedagógica do 6 ao 9 ano - 2009
2014 - Atual
Instituto de Educação Superior SinapsesVínculo: DIRETORA ADMINSITRATIVA, Enquadramento Funcional: PROPRIETÁRIA, Carga horária: 20
2015 - Atual
Sindicato dos Psicopedagogos do BrasilVínculo: PRESIDENTE, Enquadramento Funcional: PRESIDENTE, Carga horária: 8
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jossandra Costa Barbosa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?