Kátia Jamile da Silva

Enfermeira Assistencial no Núcleo de Atendimento Personalizado à Saúde - Unimed Chapecó (serviço de Atenção Primária à Saúde Suplementar), graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com período sanduíche através do Programa de Mobilidade Estudantil da UDESC, na Universidade do Minho, Braga, Portugal. Pós-graduanda em Gestão Estratégica de Organizações da Saúde. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, com a área de concentração: Filosofia e Cuidado em Saúde e Enfermagem e a Linha de Pesquisa: Promoção da Saúde no Processo de Viver Humano e Enfermagem. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Enfermagem e Promoção da Saúde (LAPEPS - UFSC) e do Grupo de Estudo sobre Saúde e Trabalho (GESTRA - UDESC) e participante do Projeto de Pesquisa intitulado: Cuidado e Gestão em Enfermagem como Saberes na Rede de Atenção à Saúde: proposições para as melhores práticas - UDESC -. Aprovada em dois programas de mestrado da UFSC.

Informações coletadas do Lattes em 02/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PEN)

2021 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina
Orientador:Ivonete Teresinha Schulter Buss Heideman.

Especialização em andamento em Pós-graduação em Gestão Estratégica de Organizações da Saúde

2019 - Atual

Centro de Ensino Superior de Maringá

Graduação em Enfermagem

2015 - 2020

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: MELHORES PRÁTICAS EM ENFERMAGEM NA SUA INTERFACE COM OS NASF-AB
Orientador: Carine Vendruscollo
com Bolsista do(a): Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

E. E. B. Prof.ª Lourdes Angela Sarturi Lago

Formação complementar

2020 - 2020

Desenvolvimento de Capital Humano. (Carga horária: 20h). , Centro de Educação Superior de Maringá, UNICESUMAR, Brasil.

2020 - 2020

Coronavirus (COVID-19): Manejo dos Casos Suspeitos. (Carga horária: 30h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2018 - 2018

Aleitamento Materno - Anatomia da Mama. , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2018 - 2018

Ressuscitador Ambu. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2018 - 2018

Como realizar o ECG. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2018 - 2018

A importância do enfermeiro especialista em pele na UTI. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2018 - 2018

Dimensionamento de profissionais de enfermagem na Atenção Primária à Saúde. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Enfermagem, ABEn/NACIONAL, Brasil.

2018 - 2018

Sistemas de linguagem padronizada e processo de tomada de decisão clínica. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Enfermagem, ABEn/NACIONAL, Brasil.

2018 - 2018

Bactérias multi R - Estratégias de controle de infecção na UTI. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2018 - 2018

Aleitamento materno - Apojadura e Ingurgitamento. , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2018 - 2018

Atendimento ao Politraumatizado. , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2018 - 2018

Bases da Pesquisa na Saúde. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2018 - 2018

A dor dos moradores de rua. (Carga horária: 130h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2018 - 2018

Caminhada Dialógica Paulo Freire - Pesquisa Ação-Participante. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2017 - 2017

Curso de Perícia Criminal: Biologia Forense e Análises Laboratoriais. (Carga horária: 10h). , Instituto Biomédico de Aprimoramento Profissional, IBAP, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Vivências e Estágios na Realdade do Sistema Único de Saúde do Brasil. (Carga horária: 96h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Vivências e Estágios na Realdade do Sistema Único de Saúde do Brasil. (Carga horária: 96h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Formação e Capacitação de Lideranças Estudantis. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Gestão em Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Historia da Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Processo de Trabalho em Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Educação em Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.

Organização de eventos

SILVA, K. J. . UDESC Enfermagem de Portas Abertas. 2018. (Outro).

SILVA, K. J. . 16 SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 13 SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem. 2018. (Outro).

Participação em eventos

16 SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 13 SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem.Enfermeiro na Atenção Básica: facilitador ou dificultador do trabalho do Nasf-AB?. 2018. (Seminário).

2ª Oficina de Alinhamento Teórico Conceitual para pesquisa multicêntrica. 2018. (Encontro).

3ª Oficina de Alinhamento Teórico Conceitual para Pesquisa Multicêntrica. 2018. (Encontro).

70 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 6 Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde e 5 Colóquio Latino Americano de História da Enfermagem. 2018. (Congresso).

79 Semana Brasileira de Enfermagem e 14ª Semana de Enfermagem ABEn Núcleo Chapecó - SC. Círculo de Cultura na pesquisa em saúde: um estudo bibliométrico. 2018. (Congresso).

Aula Magna do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (MPEAPS). 2018. (Outra).

IV Oficina de Alinhamento Teórico Conceitual para pesquisa multicêntrica. 2018. (Encontro).

Palestra Ética, Cuidado e Humanização. 2018. (Outra).

Simpósio Municipal de Trabalhos com Grupos nas Políticas Públicas: potencialidades dos grupos interativos nos processos de desenvolvimento humano. 2018. (Simpósio).

VIII Congresso Iberoamericano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Círculo de Cultura: Um espaço metodológico dialogicamente transformador. 2018. (Congresso).

2° Congresso Sul Brasileiro de Sistematização da Assistência de Enfermagem e a 1a Mostra Internacional de Cuidado de Enfermagem no Ciclo da Vida. A ENFERMAGEM E A INTEGRALIDADE: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. 2017. (Congresso).

20 Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. A enfermagem no Oeste de Santa Catarina e seus avanços históricos. 2017. (Congresso).

27 Seminário de Iniciação Científica UDESC.Educação Popular: atuação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família em Santa Catarina. 2017. (Seminário).

78ª Semana Brasileira de Enfermagem e 13ª Semana de Enfermagem da ABEn-SC Núcleo Chapecó. AS REDES DE ATENÇÃO PARA QUALIFICAR A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UM CAMINHO POSSÍVEL. 2017. (Congresso).

II Simpósio Internacional de Promoção da Saúde: Diálogo com os Determinantes Sociais nos Diferentes Cenários,.Educação Popular e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família em Santa Catarina: um diálogo possível. 2017. (Simpósio).

12ª Semana de Enfermagem e 77ª Semana Brasileira de Enfermagem.Construção coletiva de conhecimentos: um relato de experiência sobre a constituição de um grupo de estudos na graduação de enfermagem. 2016. (Seminário).

26 Seminário de Iniciação Científica.Refazendo os caminhos da enfermagem no oeste catarinense. 2016. (Seminário).

Aula Inaugural "Itinerário Terapêutico nas Questões de Gênero e Diversidade". 2016. (Outra).

IV Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador. 2016. (Seminário).

Palestra "Estratégias e tecnologias para o ensino do Processo de Enfermagem e sua relação com a assistência". 2016. (Outra).

VI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UDESC/Oeste.Refazendo os caminhos da enfermagem no Oeste Catarinense. 2016. (Seminário).

VI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS (VI SEPE).A Atenção Básica como Alicerce para a Rede de Urgência e Emergência: Experiências no VER-SUS Oeste Catarinense. 2016. (Seminário).

VI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão UDESC/CEO. 2016. (Seminário).

12ª Jornada Acadêmica "Áreas de Atuação, especialização e mercado de trabalho na enfermagem" e "O Câncer, as implicações na vida do paciente e o papel do enfermeiro neste processo". 2015. (Seminário).

5 Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE. 2015. (Seminário).

76ª Semana Brasileira de Enfermagem. 2015. (Seminário).

I Simpósio de doenças crônicas transmissíveis e não transmissíveis da Universidade Federal da Fronteira Sul/CAMPUS CHAPECÓ. 2015. (Simpósio).

Semana Mundial de Aleitamento Materno. 2015. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Danúbia Marcelina Cândido Guinzelli

GUIMARAES, A. N.;SILVA, K. J.; BEE, A. P.. Práticas Integrativas e Complementares no Trabalho de Enfermeiros na Atenção Primária em Saúde Mental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Produções bibliográficas

  • DURAND, MICHELLE KUNTZ ; HEIDEMANN, IVONETE TERESINHA SCHÜLTER BUSS ; SILVA, KÁTIA JAMILE DA ; SIMAS, LAURA TAÍS LOUREIRO ; MEIRELLES, BETINA HORNER SCHLINDWEIN ; RODRIGUES, DÉBORA BATISTA ; KAHL, CAROLINA ; ZOCCHE, DENISE ANTUNES DE AZAMBUJA . Autonomia das mulheres frente a situações de violência. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e5410413746, 2021.

  • VENDRUSCOLO, C. ; SILVA, K. J. ; ARAUJO, J. A. D. ; WEBER, M. L. . Educação Permanente e sua Interface com as Melhores Práticas de Enfermagem. Revista Cogitare Enfermagem , v. 26, p. e72725, 2021.

  • VENDRUSCOLO, C. ; SILVA, K. J. ; DURAND, M. K. ; METELSKI, F. K. ; GUIMARAES, A. N. ; MAGRO, M. L. P. D. . Contribuições do Grupo de Desenvolvimento Humano para o Apoio Matricial. O MUNDO DA SAÚDE (ONLINE) , v. 44, p. 269-279, 2020.

  • SILVA, K. J. ; VENDRUSCOLO, C. ; MAFFISSONI, A. L. ; DURAND, M. K. ; ROSSET, D. M. . Melhores Práticas em Enfermagem e sua Interface com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica. Texto e Contexto. (UFSC Impresso) , v. 29, p. 1-13, 2020.

  • VENDRUSCOLO, CARINE ; SILVA, KÁTIA JAMILE DA ; DURAND, MICHELLE KUNTZ ; METELSKI, FERNANDA KARLA ; SILVA FILHO, CLÁUDIO CLAUDINO DA . Ações do enfermeiro na interface com os núcleos ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica. REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP , v. 54, p. 1-9, 2020.

  • DURAND, M. K. ; LIMA, M. M. ; VENDRUSCOLO, C. ; SILVA, K. J. . Tutoria como metodologia de Ensino a Distância (EaD): relato de experiência na qualificação para a Atenção Básica. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais , v. 5, p. 01-13, 2020.

  • VENDRUSCOLO, C. ; ZOCCHE, D. A. A. ; KLEBA, M. E. ; SILVA, K. J. ; PORTALUPPI, D. M. ; DUARTTE, J. ; ARAUJO, J. A. D. . Ações de Promoção da Saúde dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica. CIÊNCIA, CUIDADO E SAÚDE (ONLINE) , v. 19, p. 1-9, 2020.

  • VENDRUSCOLO, CARINE ; MAFFISSONI, ANDRÉ LUCAS ; PÉRTILLE, FABIANE ; DA SILVA, JÚLIA RUTH ; SILVA, KÁTIA JAMILE ; ZOCHHE, DENISE ANTUNES DE AZAMBUJA ; ADAMY, EDLAMAR KÁTIA ; DURAND, MICHELLE KUNTZ ; RODRIGUES, OTÍLIA CRISTINA . TrajetÃria e atuaÃÃo profissional das enfermeiras da regiÃo oeste de Santa Catarina: um resgate histÃrico. ENFERMAGEM BRASIL , v. 18, p. 56-64, 2019.

  • MAFFISSONI, A. L. ; SILVA, K. J. ; VENDRUSCOLO, C. ; TRINDADE, L. L. ; METELSKI, F. K. . Função matriciadora dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família: uma revisão integrativa da literatura. SAÚDE EM DEBATE , v. 42, p. 1012-1023, 2018.

  • SILVA, K. J. ; BENDER, J. W. ; VENDRUSCOLO, C. . Implicações da Formação em Enfermagem na Qualificação do SUS: um Estudo Bibliométrico. REVISTA EDUCAÇÃO (GUARULHOS) , v. 13, p. 100-110, 2018.

  • METELSKI, F. K. ; VENDRUSCOLO, C. ; GEREMIA, D. S. ; SILVA, K. J. . Ações do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica: Interfaces com a Prevenção Quaternária. In: Carine Vendruscolo; Charles Dalcanale Tesser; Edlamar Kátia Adamy. (Org.). Prevenção quaternária: proposições para a educação e prática interprofissional na Atenção Primária à Saúde. 1ed.Porto Alegre: Moriá, 2021, v. 1, p. 121-138.

  • SILVA, K. J. ; VENDRUSCOLO, C. ; SILVA FILHO, C. C. ; DURAND, M. K. . Círculo de Cultura como um Espaço Dialógico na Enfermagem: um Método Transformador. In: Vilmar Baggio. (Org.). Vozes da Educação. 2ed.São Paulo: Diálogo Freireano, 2019, v. , p. 237-250.

  • GIELOW, K. E. ; SILVA, K. J. . Contribuições do VER-SUS Oeste Catarinense na formação em saúde: um relato de experiência. In: Cláudio Claudino da Silva Filho; Carlos Alerto S. Garcia Jr.; Douglas Francisco Kovaleski. (Org.). VER-SUS SANTA CATARINA: Itinerários (trans)formadores em Saúde. 1ed.Tubarão: Copiart, 2017, v. 1, p. 323-327.

  • SILVA, K. J. ; MAFFISSONI, A. L. . Metodologias problematizadoras na construção do conhecimento: tecendo reflexões sobre o VER-SUS Oeste Catarinense. In: Cláudio Claudino da Silva Filho; Carlos Aberto S. Garcia. Jr.; Douglas Francisco Kovaleski. (Org.). VER-SUS SANTA CATARINA: Itinerários (trans)formadores em Saúde. 1ed.Tubarão: Copiart, 2017, v. 1, p. 237-247.

  • PAUL, A. ; PORTALUPPI, D. M. ; GUIMARAES, I. C. R. ; SILVA, K. J. ; POLTRONIERI, P. ; LIBERA, T. L. K. D. ; KOHLS, M. ; ARGENTA, C. . Perda Visual em idosos: atenção para o ambiente rural. Sul Brasil Rural, Chapecó, 22 fev. 2018.

  • FARINA, F. ; VANZIN, M. C. ; SILVA, K. J. . Estratégias de Vigilância em Saúde Utilizadas por Enfermeiras em uma Atenção Primária à Saúde Suplementar. In: 1 Seminário e Encontro de Egressos do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde, 2020, Minas Gerais. Anais do I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde da UFMG. Minas Gerais: UFMG, 2020. v. 1. p. 356-359.

  • CALDERAN, M. M. ; SILVA, K. J. ; BUSNELLO, G. F. . PROCESSO DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM DEPRESSÃO DURANTE A GESTAÇÃO: ESTUDO DE CASO UTILIZANDO A CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL PARA A PRÁTICA DE ENFERMAGEM. In: 3 Congresso Sul Brasileiro de Sistematização da Assistência de Enfermagem e 2ª Mostra Internacional de Cuidado de Enfermagem no Ciclo de Vida, 2020, Chapecó. 3 Congresso Sul Brasileiro de Sistematização da Assistência de Enfermagem e 2ª Mostra Internacional de Cuidado de Enfermagem no Ciclo de Vida. Florianópolis: UDESC, 2020. v. 1. p. 30-32.

  • BECKER, A. ; SILVA, K. J. ; VENDRUSCOLO, C. ; Guinzelli, DMC . Implicação do Trabalho Gerencial do Enfermeiro na Atuação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica. In: 80ª Semana de Enfermagem / 15ª Semana de Enfermagem ABEn/SC Núcleo Chapecó: os desafios da enfermagem para uma prática com equidade, 2019, Chapecó. Anais 80ª Semana de Enfermagem / 15ª Semana de Enfermagem ABEn/SC Núcleo Chapecó: os desafios da enfermagem para uma prática com equidade., 2019. v. 1. p. 441-443.

  • VENDRUSCOLO, CARINE ; SILVA, K. J. . ENFERMEIRO E SEU PAPEL NA INTERFACE COM OS NASF-AB: UM ELO POSSÍVEL E NECESSÁRIO. In: 20 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem ? SENPE e 1 Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem - SINPE, 2019, Rio de Janeiro. Anais: 20 SENPE, 2019.

  • SILVA, K. J. ; CALDERAN, M. M. ; BUSNELLO, G. F. . APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: ESTUDO DE CASO EM ATENÇÃO BÁSICA. In: 3 Congresso Sul Brasileiro de Sistematização da Assistência de Enfermagem e 2ª Mostra Internacional de Cuidado de Enfermagem no Ciclo de Vida, 2019, Chapecó. 3 Congresso Sul Brasileiro de Sistematização da Assistência de Enfermagem e 2ª Mostra Internacional de Cuidado de Enfermagem no Ciclo de Vida. Florianópolis: UDESC, 2019. v. 1. p. 102-104.

  • SILVA, K. J. ; MAFFISSONI, A. L. ; VENDRUSCOLO, C. . A INTERSETORIALIDADE E A OTIMIZAÇÃO DOS GASTOS EM SAÚDE A PARTIR DA TESSITURA DAS REDES DE ATENÇÃO. In: 78ª Semana Brasileira de Enfermagem e 13ª Semana de Enfermagem: ABEn/SC Núcleo Chapecó, 2018, Chapecó. Anais. Chapecó, 2018. v. 1. p. 47-49.

  • MAFFISSONI, A. L. ; SILVA, K. J. ; VENDRUSCOLO, C. . AS REDES DE ATENÇÃO PARA QUALIFICAR A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UM CAMINHO POSSÍVEL. In: 78ª Semana Brasileira de Enfermagem e 13ª Semana de Enfermagem: ABEn/SC Núcleo Chapecó, 2018, Chapecó. Anais Boas Práticas de Enfermagem e a construção de uma sociedade democrática. Chapecó: UFFS, 2018. v. 1. p. 49-52.

  • BENDER, J. W. ; VENDRUSCOLO, C. ; PERTILLE, F. ; ZANATTA, E. A. ; PINHEIRO, K. R. ; SILVA, J. R. T. ; SILVA, K. J. . PERSPECTIVAS DA ENFERMAGEM NO OESTE DE SANTA CATARINA: UMA NARRATIVA HISTÓRICA. In: 78ª Semana Brasileira de Enfermagem e 13ª Semana de Enfermagem : ABEn/SC Núcleo Chapecó, 2018, Chapecó. Anais Boas práticas em Enfermagem e a construção de uma sociedade democrática. Chapecó: UFFS, 2018. v. 1. p. 61-63.

  • SILVA, K. J. ; VENDRUSCOLO, C. ; ADAMY, E. K. ; PERTILLE, F. ; BENDER, J. W. ; PINHEIRO, K. R. ; SILVA, J. R. T. . A ENFERMAGEM NO OESTE CATARINENSE: UMA REFERÊNCIA NA FORMAÇÃO. In: 78ª Semana Brasileira de Enfermagem e 13ª Semana de Enfermagem: ABEn/SC Núcleo Chapecó, 2018, Chapecó. Anais Boas práticas de Enfermagem e a construção de uma sociedade democrática. Chapecó: UFFS, 2018. v. 1. p. 350-351.

  • DURAND, M. K. ; VENDRUSCOLO, C. ; ZOCCHE, D. A. A. ; MAFFISSONI, A. L. ; SILVA, K. J. ; TRINDADE, L. L. ; ADAMY, E. K. ; METELSKI, F. K. . EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE FORTALECIMENTO DOS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA EM SANTA CATARINA. In: 13 Congresso Internacional Rede Unida, 2018, Manaus. Saúde em Redes: Anais do 13 Congresso Internacional Rede Unida, 2018. v. 4.

  • VENDRUSCOLO, C. ; MAFFISSONI, A. L. ; ZOCCHE, D. A. A. ; TRINDADE, L. L. ; SILVA, K. J. ; WEBER, M. L. . OFICINA BOAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM: CONSTRUINDO SABERES COM PROFESSORES, ESTUDANTES E TRABALHADORES DA ÁREA. In: 13 Congresso Internacional Rede Unida, 2018, Manaus. Saúde em Redes: Anais do 13 Congresso Internacional Rede Unida, 2018. v. 4.

  • SILVA, K. J. ; VENDRUSCOLO, CARINE ; MAFFISSONI, A. L. ; SILVA FILHO, C. C. ; DURAND, M. K. ; METELSKI, F. K. . CÍRCULO DE CULTURA: UM ESPAÇO METODOLÓGICO DIALOGICAMENTE TRANSFORMADOR. In: VIII Congresso Iberoamericano de Pesquisa Qualitativa em Saúde, 2018, Florianópolis. Anais do VIII Congresso Iberoamericano de Pesquisa Qualitativa em Saúde, 2018.

  • SILVA, K. J. ; WEBER, M. L. ; CIPOLATO, F. ; METELSKI, F. K. ; DURAND, M. K. ; VENDRUSCOLO, CARINE . A INTERFACE DA ENFERMAGEM E O TRABALHO DOS NÚCLEOS AMPLIADOS DE SAÚDE DA FAMÍLIA E ATENÇÃO BÁSICA. In: 28 Seminário de Iniciação Científica UDESc, 2018, Chapecó. Anais do 28 SIC UDESC, 2018.

  • CIPOLATO, F. ; PRADELLA, N. ; SILVA, K. J. ; VENDRUSCOLO, C. . NASF-AB: DISPOSITIVO DE APOIO E CUIDADO NOS TERRITÓRIOS. In: 28 Seminário de Iniciação Científica IDESC, 2018, Chapecó. Anais do 28 SIC UDESC, 2018.

  • WEBER, M. L. ; SILVA, K. J. ; VENDRUSCOLO, CARINE . INSATISFAÇÃO DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: PROPOSIÇÕES PARA A TRANSFORMAÇÃO. In: 8 Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão ? 8 SEPE, 2018, Chapecó. Resumos Expandidos, 2018.

  • PERTILLE, F. ; VENDRUSCOLO, C. ; ZOCCHE, D. A. A. ; SILVA, K. J. ; ADAMY, E. K. ; ZANATTA, E. A. . CUIDADO DE ENFERMAGEM NOS DIFERENTES CENÁRIOS DO OESTE CATARINENSE: UM RESGATE DESTA HISTÓRIA. In: 2° Congresso Sul Brasileiro de Sistematização da Assistência de Enfermagem e a 1ª Mostra Internacional de Cuidado de Enfermagem no Ciclo da Vida, 2017, Chapecó. 2° Congresso Sul Brasileiro de Sistematização da Assistência de Enfermagem e a 1ª Mostra Internacional de Cuidado de Enfermagem no Ciclo da Vida. Chapecó: UDESC/CEO, 2017. p. 317-318.

  • SILVA, K. J. ; MAFFISSONI, A. L. ; PRADELLA, N. ; CIPOLATO, F. ; VENDRUSCOLO, C. . A ENFERMAGEM E A INTEGRALIDADE: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. In: 2° Congresso Sul Brasileiro de Sistematização da Assistência de Enfermagem e a 1ª Mostra Internacional de Cuidado de Enfermagem no Ciclo da Vida, 2017, Chapecó. 2° Congresso Sul Brasileiro de Sistematização da Assistência de Enfermagem e a 1ª Mostra Internacional de Cuidado de Enfermagem no Ciclo da Vida. Chapecó: UDESC/CEO, 2017.

  • SILVA, K. J. ; MAFFISSONI, A. L. ; TRINDADE, L. L. ; ADAMY, E. K. ; RODRIGUES, O. C. C. ; VENDRUSCOLO, C. . EDUCAÇÃO POPULAR: ATUAÇÃO DOS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA EM SANTA CATARINA. In: 27 Seminário de Iniciação Científica, 2017, Chapecó. SIC UDESC. Chapecó: UDESC, 2017.

  • MAFFISSONI, A. L. ; SILVA, K. J. ; TRINDADE, L. L. ; ZOCCHE, D. A. A. ; DURAND, M. K. ; VENDRUSCOLO, C. . QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA A ATUAÇÃO NO NASF: UM PANORAMA DO ESTADO DE SANTA CATARINA. In: 27 Seminário de Iniciação Científica UDESC, 2017, Chapecó. SIC UDESC. Chapecó: UDESC OESTE, 2017.

  • RIBEIRO, K. P. ; SILVA, J. R. T. ; BENDER, J. W. ; SILVA, K. J. ; ZOCCHE, D. A. A. ; VENDRUSCOLO, C. . DESAFIOS PARA A ENFERMAGEM DO OESTE CATARINENSE: PERCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS SOBRE A SUA HISTÓRIA. In: 27 Seminário de Iniciação Científica UDESC, 2017, Chapecó. SIC UDESC. Chapecó: UDESC OESTE, 2017.

  • BENDER, J. W. ; RIBEIRO, K. P. ; SILVA, J. R. T. ; SILVA, K. J. ; ADAMY, E. K. ; ZANATTA, E. A. ; PERTILLE, F. ; VENDRUSCOLO, C. . CONQUISTAS DA ENFERMAGEM NA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA: UM RESGATE HISTÓRICO. In: 27 Seminário de Iniciação Científica UDESC, 2017, Chapecó. SIC UDESC. Chapecó: UDESC, 2017.

  • VENDRUSCOLO, C. ; FERRAZ, L. ; METELSKI, F. K. ; TRINDADE, L. L. ; SILVA, K. J. ; MAFFISSONI, A. L. ; DURAND, M. K. . NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SANTA CATARINA. In: II Simpósio Internacional de Promoção da Saúde: diálogo com os determinantes sociais em diversos cenários, 2017, Florianópolis. I Simpósio Internacional de Promoção da Saúde: diálogo com os determinantes sociais em diversos cenários. Florianópolis: Laboratório de Pesquisa em Enfermagem e Promoção da Saúde-LAPEPS, 2017.

  • SILVA, K. J. . Educação Popular e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família em Santa Catarina: um diálogo possível. In: II Simpósio Internacional de Promoção da Saúde: diálogo com os determinantes sociais em diversos cenários, 2017, Florianópolis. Anais eletrônicos II Simpósio Internacional de Promoção da Saúde: diálogo com os determinantes sociais em diversos cenários. Florianópolis: LAPEPS, 2017.

  • SILVA, K. J. ; CIPOLATO, F. ; MAFFISSONI, A. L. ; PRADELLA, N. ; VENDRUSCOLO, C. . ENFERMEIRO NA ATENÇÃO BÁSICA: FACILITADOR OU DIFICULTADOR DO TRABALHO DO Nasf-AB?. In: 16 Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e 13 Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2018, Florianópolis. Anais. Florianópolis: ABEn, 2018.

  • SILVA, K. J. ; CIPOLATO, F. ; SILVA FILHO, C. C. ; DURAND, M. K. ; PERTILLE, F. . Grupo Terapêutico: ferramenta de trabalho das equipes de Saúde da Família e Nasf-AB. In: 70 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2018, Curitiba. Anais 70 Cben, 2018.

  • SILVA, K. J. ; NIQUETTI, R. ; PORTALUPPI, D. M. ; PAUL, A. ; POLTRONIERI, P. . Mapeamento das relações interpessoais da enfermeira no militarismo. In: 70 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2018, Curitiba. Anais 70 CBEn, 2018.

  • MAFFISSONI, A. L. ; SILVA, K. J. ; ZOCCHE, D. A. A. . PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM NO OESTE DE SANTA CATARINA ENTRE AS DÉCADAS DE 1980 E 1990. In: 70 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2018, Curitiba. Anais 70 CBEn, 2018.

  • MAFFISSONI, A. L. ; SILVA, K. J. ; VENDRUSCOLO, C. ; TRINDADE, L. L. ; ZOCCHE, D. A. A. . A IMPORTÂNCIA DO MODELO ORGANIZATIVO EM REDE PARA QUALIFICAR A ATENÇÃO EM SAÚDE: CONCEPÇÕES DO ENSINO. In: 28ª Semana de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2017, Porto Alegre. Enfermagem e suas dimensões: A gestão do cuidado e o impacto na saúde. Porto Alegre: Camatta, 2017. p. 95-95.

  • VENDRUSCOLLO, C. ; MAFFISSONI, A. L. ; SILVA, K. J. ; TRINDADE, L. L. ; ZOCCHE, D. A. A. . NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍTICA, PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE, 2017, Natal. Estado e Democracia: O SUS como direito social. p. 583-583.

  • SILVA, J. R. T. ; RIBEIRO, K. P. ; BENDER, J. W. ; SILVA, K. J. ; VENDRUSCOLO, C. ; ADAMY, E. K. . AVANÇOS DA ENFERMAGEM NO OESTE DE SANTA CATARINA. In: III Jornada Acadêmica de Enfermagem da URGS, 2017, Porto Alegre. Quebra de Paradigma e Inovação do Cuidado. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem, 2017. v. 3. p. 16-17.

  • SILVA, K. J. ; VENDRUSCOLO, C. ; PERTILLE, F. ; ADAMY, E. K. ; ZOCCHE, D. A. A. . A ENFERMAGEM NO OESTE DE SANTA CATARINA E SEUS AVANÇOS HISTÓRICOS. In: 20 Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, 2017, Rio de Janeiro. Anais - 20 CBCENF, 2017.

  • ADAMY, E. K. ; VENDRUSCOLO, C. ; ZOCCHE, D. A. A. ; PERTILLE, F. ; SILVA, K. J. ; RIBEIRO, K. P. . CONSOLIDAÇÃO DAS ENTIDADES DE CLASSE NO OESTE CATARINENSE: UMA PESQUISA HISTÓRICA. In: 69 Congresso Brasileiro de Enfermagem: o trabalho da enfermagem na construção de uma sociedade democrática, 2017, Maceió. Anais 69o Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn) - O trabalho de Enfermagem na construção de uma sociedade democrática, 2017.

  • SILVA, K. J. ; BEGNINI, F. ; SIGNOR, P. D. ; MASCHIO, E. U. ; GOSENHEIMER, G. A. ; GIELOW, K. E. ; MIKLEY, M. K. ; SILVA FILHO, C. C. ; TOMBINI, L. H. T. . A ATENÇÃO BÁSICA COMO ALICERCE PARA A REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: EXPERIÊNCIAS NO VER-SUS OESTE CATARINENSE. In: Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS, 2016, Chapecó. Anais do SEPE, 2016. v. 6.

  • SILVA, K. J. ; ADAMY, E. K. ; ZOCCHE, D. A. A. ; ZANATTA, E. A. ; VENDRUSCOLO, C. ; RIBEIRO, K. P. ; CAREGNATTO, K. ; BENDER, J. W. ; NUNES, J. F. S. . REFAZENDO OS CAMINHOS DA ENFERMAGEM NO OESTE CATARINENSE. In: 26 Seminário de Iniciação Científica - SIC UDESC, 2016, Chapecó. 26 Seminário de Iniciação Científica - SIC UDESC, CEO, 2016.

  • SILVA, K. J. ; MAFFISSONI, A. L. ; BENDER, J. W. ; NUNES, J. F. S. ; VENDRUSCOLO, C. . CONSTRUÇÃO COLETIVA DE CONHECIMENTOS: UM RELATO DE EXPERIENCIA SOBRE A CONSTITUIÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDOS NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM. In: 77ª Semana Brasileira de Enfermagem e 12ª Semana de Enfermagem ABEn S Núcleo Chapecó, 2016, Chapecó. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research. Paraná: Master Editora, 2016. v. 15. p. 182-184.

  • FARINA, F. ; VANZIN, M. C. ; SILVA, K. J. . Estratégias de Vigilância em Saúde Realizadas por Enfermeiras em uma Atenção Primária à Saúde Suplementar. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, K. J. ; CALDERAN, M. M. ; BUSNELLO, G. F. . Aplicação do Processo de Enfermagem: Estudo de Caso em Atenção Básica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, K. J. ; PORTALUPPI, D. M. ; MAFFISSONI, A. L. ; VENDRUSCOLO, C. . Círculo de cultura na pesquisa em saúde: um estudo bibliométrico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, K. J. ; CIPOLATO, F. ; MAFFISSONI, A. L. ; PRADELLA, N. ; VENDRUSCOLO, C. . Enfermeiro na Atenção Básica: facilitador ou dificultador do trabalho do Nasf-AB?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, K. J. ; VENDRUSCOLO, C. ; MAFFISSONI, A. L. ; SILVA FILHO, C. C. ; DURAND, M. K. ; METELSKI, F. K. . Círculo de Cultura: um espaço metodológico dialogicamente transformador. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, K. J. . Melhores Práticas em Enfermagem e sua Interface com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, K. J. ; VENDRUSCOLO, C. ; ADAMY, E. K. ; PERTILLE, F. ; BENDER, J. W. ; RIBEIRO, K. P. ; SILVA, J. R. T. . A enfermagem no oeste catarinense: uma referência na formação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, K. J. ; MAFFISSONI, A. L. ; VENDRUSCOLO, C. . As redes de atenção para qualificar a atenção primária à saúde: um caminho possível. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, K. J. ; MAFFISSONI, A. L. ; PRADELLA, N. ; CIPOLATO, F. ; VENDRUSCOLO, C. . A Enfermagem e a Integralidade: Estudo Bibliométrico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, K. J. ; TRINDADE, L. L. ; MAFFISSONI, A. L. ; VENDRUSCOLO, C. ; ZOCCHE, D. A. A. ; ADAMY, E. K. . Educação Popular e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família em Santa Catarina: um diálogo possível. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, K. J. ; MAFFISSONI, A. L. ; TRINDADE, L. L. ; ADAMY, E. K. ; RODRIGUES, O. C. C. ; VENDRUSCOLO, C. . Educação Popular: atuação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família em Santa Catarina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, K. J. ; VENDRUSCOLO, C. ; PERTILLE, F. ; ADAMY, E. K. ; ZOCCHE, D. A. A. . A enfermagem no Oeste de Santa Catarina e seus avanços históricos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, K. J. ; MAFFISSONI, A. L. ; VENDRUSCOLO, C. . A intersetorialidade e a otimização dos Gastos em saúde a partir da tessitura de redes De atenção. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, K. J. ; BEGNINI, F. ; SIGNOR, P. D. ; MASCHIO, E. U. ; GOSENHEIMER, G. A. ; GIELOW, K. E. ; MIKLEY, M. K. ; SILVA FILHO, C. C. ; TOMBINI, L. H. T. . A Atenção Básica como Alicerce para a Rede de Urgência e Emergência: Experiências no VER-SUS Oeste Catarinense. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, K. J. ; MAFFISSONI, A. L. ; BENDER, J. W. ; VENDRUSCOLO, C. ; NUNES, J. F. S. . Construção Coletiva de Conhecimentos: um relato de experiência sobre a constituição de um Grupo de Estudos na Graduação de Enfermagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, K. J. ; ADAMY, E. K. ; ZOCCHE, D. A. A. ; ZANATTA, E. A. ; VENDRUSCOLO, C. ; RIBEIRO, K. P. ; CAREGNATTO, K. ; BENDER, J. W. ; NUNES, J. F. S. . Refazendo os caminhos da Enfermagem no Oeste Catarinense. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

VENDRUSCOLO, C. ; ZOCCHE, D. A. A. ; WEBER, M. L. ; MAFFISSONI, A. L. ; TRINDADE, L. L. ; SILVA, K. J. . Boas Práticas de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde. 2018.

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Cuidado e Gestão em Enfermagem como Saberes na Rede de Atenção à Saúde: proposições para as melhores práticas, Descrição: Os objetivos deste estudo são: 1) Compreender o significado atribuído pelos enfermeiros acerca das boas práticas de enfermagem no contexto do cuidado ao usuário; 2) Conhecer/descrever as evidências utilizadas pelos enfermeiros nas práticas, no âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF) e hospitais de referência, tendo como referencial os atributos da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Prática Baseada em Evidência (PBE); 3) Identificar potencialidades e fragilidades no processo de trabalho dos enfermeiros inseridos na gestão e no cuidado de enfermagem no âmbito das RAS; 4) Analisar práticas do enfermeiro na interface entre APS e outros níveis de atenção, tendo em vista a PBE e os atributos da APS; 5) Estimular movimentos/intervenções de Educação Permanente em Saúde (EPS) para reflexão e direcionamento da gestão e do cuidado de enfermagem, tendo em vista a PBE e os atributos da APS. Trata-se de uma pesquisa multicêntrica, caracterizada como um estudo de métodos mistos em que serão utilizadas abordagens qualitativas e quantitativas. Será desenvolvida com enfermeiros que atuam nas ESF e hospitais de referência, em municípios das Macrorregiões de saúde Grande Oeste e Meio Oeste do Estado de Santa Catarina: Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Xanxerê. Ocorrerá em três etapas: Etapa I (abordagem quantitativa) - para coleta de dados será aplicado questionário tipo survey para todos os enfermeiros da ESF e dos hospitais envolvidos. O questionário será estruturado com variáveis que contemplam o perfil demográfico, de trabalho e as práticas desenvolvidas pelos profissionais enfermeiros. Etapa II (abordagem qualitativa) - será realizada entrevista semi-estruturada, mediante roteiro previamente testado, com os enfermeiros dos hospitais e ESF de municípios, escolhidos aleatoriamente, os quais serão selecionados a partir dos resultados da etapa quanti. Etapa III (propositiva) ? Nesta etapa será realizada intervenção dos pesquisadores para reflexão e direcionamento ações de enfermagem na gestão e cuidado, tendo em vista a PBE e os atributos da APS. A metodologia para esta etapa será guiada pela problematização dos resultados das etapas anteriores com os participantes. Farão parte desta etapa os enfermeiros que participaram da etapa II, de acordo com interesse e envolvimento com a proposta. O procedimento analítico da abordagem quantitativa utilizará um software de análise estatística. Após verificação de erros e inconsistências da digitação, será realizada a análise utilizando os principais testes estatísticos. Em relação aos dados qualitativos, após a transcrição e validação das entrevistas pelos participantes, será aplicado o procedimento analítico da abordagem qualitativa a partir de proposta operativa. O mesmo procedimento de análise qualitativa será utilizado para os dados de observação. Já na etapa III, de proposição de ações, a análise qualitativa dos dados ocorrerá concomitante à coleta e as informações que emergirem nos momentos de problematização... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Kátia Jamile da Silva - Integrante / Carine Vendruscolo - Coordenador / Otilia Cristina Coelho Rodrigues - Integrante / Letícia de Lima Trindade - Integrante / Édlamar Kátia Adamy - Integrante / Denise Antunes de Azambuja Zocche - Integrante / Jussara Gue Martini - Integrante / Michelle Kuntz Durand - Integrante / Nandara Pradella - Integrante / Franklin Cipolato - Integrante / Maria Luiza Bevilaqua Brum - Integrante / Silvana Zanotelli - Integrante / Julia Valéria Bitencourt - Integrante / Adriana Luzardo - Integrante / Danielle Bezerra Cabral - Integrante / Mônica Ludwig Weber - Integrante / Fabiana Meneghetti Dallacosta - Integrante / Ana Maria Martins Moser - Integrante / Ângela Maria Alvarez - Integrante / Maria Itayra Coelho de Souza Padilha - Integrante / Sandra Leal - Integrante / Priscila Lora - Integrante / Karin Viegas - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Núcleos de Apoio a Saúde da Família: movimentos de Educação Permanente para a Promoção da Saúde mediante realidade social do território, Descrição: A pesquisa tem como objetivo geral avaliar o processo de trabalho das equipes dos NASF, em âmbito da Atenção Primária, a partir do mapeamento dos movimentos da Educação Permanente e Promoção da Saúde desenvolvidos com os trabalhadores das equipes da ESF, mediante a realidade social e de saúde do território de sua atuação. Trata-se de uma pesquisa multicêntrica descritiva-exploratória, de métodos mistos com abordagens qualitativas e quantitativas. Estão envolvidas na pesquisa 5 Instituições de Ensino Superior(IES), as quais são responsáveis pela coleta e análise dos dados em todas as regiões de saúde do Estado de Santa Catarina(SC). Os participantes e as técnicas de coleta de dados estão previstas em 2 etapas - Etapa I: abordagem quantitativa, ocorrerá com os profissionais de saúde das equipes dos NASF, a partir da aplicação de questionário tipo survey, estruturado com variáveis que contemplam o perfil demográfico, de trabalho e as ações de EPS e PS; - Etapa II: abordagem qualitativa, será realizada entrevista semi-estruturada com profissionais do NASF e gestores municipais de saúde, sendo os participantes definidos a partir das 8 macrorregiões de saúde. Os dados qualitativos serão analisados considerando o conteúdo temático de falas, seguindo as etapas de pré-análise, categorização e análise inferencial; para os quantitativos será utilizado um software de análise de dados, considerando a média e desvio-padrão, o coeficiente de correlação de Person e o teste do x2. Os procedimentos éticos estarão em conformidade com a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Kátia Jamile da Silva - Integrante / Carine Vendruscolo - Coordenador / Maria Elisabeth Kleba - Integrante / Lucimare Ferraz - Integrante / Fabiane Ferraz - Integrante / Fernanda Fabiana Ledra - Integrante / Otilia Cristina Coelho Rodrigues - Integrante / Fernanda Karla Metelski - Integrante / Letícia de Lima Trindade - Integrante / Édlamar Kátia Adamy - Integrante / Denise Antunes de Azambuja Zocche - Integrante / Jussara Gue Martini - Integrante / Vania Marli Schubert Backes - Integrante / André Lucas Maffissoni - Integrante / Juliana Vieira de Araújo Sandri - Integrante / Samuel Spiegelberg Zuge - Integrante / Michelle Kuntz Durand - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2017

    Contando a História da Enfermagem no Oeste de Santa Catarina, Descrição: Trata-se de um subprojeto de pesquisa vinculado à Pesquisa: "Educação Permanente em Saúde: movimentos para a formação de redes de atenção à saúde e em enfermagem". Pesquisa histórica do tipo narrativa. Terá como objetivo descrever a memória da Enfermagem da região oeste Santa Catarina (SC). Serão coletados depoimentos de participantes do evento 12ª Semana de Enfermagem que ocorrerá em 11, 12 e 13 de maio de 2016, em Chapecó/SC. Também serão consultados documentos disponíveis online, em universidades da região e/ou serviços de saúde e de enfermagem, de acordo com a necessidade, para compor os dados. As narrativas e dados documentais serão coletados e analisados mediante técnicas que envolvem a abordagem qualitativa histórico-social. Acredita-se que resgatar a história da enfermagem catarinense, sobretudo, nesta região, deve contribuir para a construção da identidade da mesma no âmbito da formação e do trabalho, além de servir como fonte de conhecimento para o desenvolvimento da profissão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Kátia Jamile da Silva - Integrante / Carine Vendruscolo - Integrante / Letícia de Lima Trindade - Integrante / Denise Antunes de Azambuja Zocche - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Grupo de Estudos sobre Saúde e Trabalho (GESTRA), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Kátia Jamile da Silva - Integrante / Carine Vendruscolo - Integrante / Letícia de Lima Trindade - Coordenador / Édlamar Kátia Adamy - Integrante / Denise Antunes de Azambuja Zocche - Integrante / André Lucas Maffissoni - Integrante / Jean Willian Bender - Integrante.

Prêmios

2017

Menção Honrosa - 2017 - 7 SEPE, Universidade do Estado de Santa Catarina.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2016

Universidade Federal da Fronteira Sul

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Facilitador, Carga horária: 5

Outras informações:
Projeto de Extensão: Vivências e Estágios na realidade do Sistema Único de Saúde no Oeste Catarinense (VER-SUS/OESTE): instigando o compromisso ético-político-humanístico de profissionais de saúde em formação com o SUS. 82 horas

2018 - Atual

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PROIP-UDESC, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto Cuidado e Gestão em Enfermagem como Saberes na Rede de Atenção à Saúde: proposições para as melhores práticas

2015 - Atual

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Grupo Estudos sobre Saúde e Trabalho GESTRA, Carga horária: 20

2017 - 2018

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PROIP-UDESC, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto Núcleos de Apoio à Saúde da Família: movimentos de educação permanente para a promoção da saúde mediante realidade social do território

2017 - 2018

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PIVIC -UDESC, Carga horária: 10

Outras informações:
Projeto Cuidado e Gestão em Enfermagem como Saberes na Rede de Atenção à Saúde: proposições para as melhores práticas

2017 - 2017

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PIVIC-UDESC, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto Núcleos de Apoio à Saúde da Família: movimentos de educação permanente para promoção da saúde mediante realidade social do território

2017 - 2017

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PIVIC -UDESC, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto Contando a História da Enfermagem no Oeste de Santa Catarina

2017 - 2017

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 10

Outras informações:
Monitora nas disciplinas de Anatomia Humana I e II do curso de graduação em Enfermagem.

2017 - 2017

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas de Anatomia Humana I e II no curso de graduação em Enfermagem.

2016 - 2017

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PIVIC -UDESC, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto "Núcleos de Apoio à Saúde da Família: movimentos de educação permanente para promoção da saúde mediante realidade social do território".

2016 - 2017

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PIVIC -UDESC, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto "Contando a história da Enfermagem no oeste de Santa Catarina".

2016 - 2016

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio Discente, Carga horária: 20

Outras informações:
Contabilizam-se 440 horas.

2016 - 2016

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas de Anatomia Humana I e II no curso de graduação em Enfermagem.

2016 - 2016

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas de Anatomia Humana I e II no curso de graduação em Enfermagem.

2015 - 2015

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PIVIC -UDESC, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto "Educação permanente em saúde: movimentos para a formação de redes de atenção à saúde e em enfermagem".

Atividades

  • 05/2016 - 05/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Superior do Oeste.,Cargo ou função, Representante discente do Conselho de Centro.

  • 03/2017 - 03/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Superior do Oeste.,Cargo ou função, Aplicação de questionário de avaliação com acadêmicos dos quatro cursos de graduação, contabilizando 8 horas e 15 minutos..

  • 01/2016 - 01/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico da Enfermagem - UDESC Oeste.,Cargo ou função, Diretora de Assuntos Científicos.

2021 - Atual

Unimed Chapecó

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Assistencial, Carga horária: 44

2020 - 2021

Unimed Chapecó

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Trainee, Carga horária: 40

Outras informações:
Núcleo de Atendimento Personalizado à Saúde

2019 - 2020

Centro de educação superior de Maringá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora Comercial e Pedagógica, Carga horária: 44