Roberta Sanches Barcellos

O que é e como se constitui um sujeito? A importância da alteridade, e a possibilidade infinita de formas de interação inter sujeitos que gera transformação no intra-subjetivo de cada um. A arte como ferramenta essencial no processo de inserção social, e, ao mesmo tempo, de manutenção de sua singularidade. Há um interesse amplo no sujeito. Iniciou-me por intermédio da Antropologia, Bacharel em Ciências Sociais. Possui graduação em Psicologia/Psicologa pela Universidade de Brasília (1995). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade.

Informações coletadas do Lattes em 17/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Abi - Artes Cênicas

2013 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Graduação em Psicologia/Psicologa

1989 - 1995

Universidade de Brasília, UnB
Título: Psicanálise e Arte
Orientador: Luiz Augusto Monnerat Celles

Graduação em Abi - Ciências Sociais

1981 - 1987

Universidade de Brasília, UnB
Título: O Comportamento dos Frequentadores de Seitas Religiosas
Orientador: Rita Laura Segato

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

Núcleo de Arte e Cultura

Vínculo: Servidor Público Temporário, Enquadramento Funcional: Atriz, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação como Dona Croce na peça de Pirandello(1916) durante vários momentos de 2014. Financiamento FAC/DF

1975 - 1976

Rede Globo de Televisão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Atriz de Telenovela, Carga horária: 4

Outras informações:
Primeira experiência artística ainda na infância: 11 e 12 anos.

1982 - 1983

Socila

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Manequim e Modelo Fotográfico, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

1983 - 1983

Casa das Artes de Laranjeiras

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Atriz, Carga horária: 6