Josililian Alberton
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná, na Linha Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores; Mestra em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP, na linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores; atualmente professora na Faculdade do Litoral Paranaense nos cursos de Pedagogia e Administração, proponente do Projeto de Extensão - Conhecer-Compreender, Identificar-se-Comprometer-se na Faculdade ISEPE Guaratuba e Instituto Superior de Educação de Guaratuba - ISEPE; Membra externa na equipe de educadores da UFPR Litoral na Especialização Alternativas pra uma Nova Educação; Docente externa da UFPR - campus Litoral na Câmara do curso de Licenciatura em Linguagem e Comunicação - Módulo: Interações Culturais Humanísticas Alternativas para Nova Educação - ANEICH; Graduada em Pedagogia pela FAPI (2007), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FACINTER (2011); Especialista em Questão Social na perspectiva Interdisciplinar pela UFPR( 2013); Especialista em Ed. de Jovens e Adultos do Campo pela UFPR (2014); Especialista e Alternativas para Nova Educação pela UFPR ( 2017). Especialista em Educação do Campo e a realidade brasileira a partir de seus pensadores pela UFPR (2024); habilitada para Estudos Adicionais/Especialização em Deficiência mental (1.054 horas no ano de 1988); Estudos Adicionais/Especialização em Áudio Comunicação (1.054 horas no ano de 1990); Estudos Adicionais/Especialização em Deficiência Visual (1.217 horas no ano de 1992); Magistério pelo Colégio Estadual Sagrada Família (1987); Atuou como professora na rede Municipal de Campo Largo anos iniciais do Ensino Fundamental; como professora especialista na Secretaria de Educação de Campo Largo nas áreas da Deficiência Intelectual e Visual; como professora, coordenadora, gestora na Educação Especial na Rede Estadual e Particular de Curitiba; como Professora e Diretora na Rede Pública Municipal de Guaratuba. Foi membra do Conselho Municipal da Pessoa com Dificuldades Especiais. Atuou na Formação Docente na Rede Estadual de Guaratuba. Proponente para encontro de Egressos do Instituto Superior de Educação de Guaratuba ISEPE. Palestrante em eventos de Educação e para a comunidade em geral. Membra do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Cidade Educadora e Representações Sociais (FOPCIERS),Tuiuti/CNPq; Membra do grupo de estudos UniProsa, espaço coordenado por Celso Vasconcellos e Valdo Cavallet e participando de seu corpo formador, ilustres pensadoras (res) de nosso país como: Bernard Charlot, Cipriano Lckesi, Helena Singer, Isabel Parolin, Jaqueli Moll, José Carlos Libâneo, Laura Monte Serrat, Maria Amélia Santoro Franco, Pedro Demo, Terezinha Rios entre outros, tendo como base princípios de humanidades, na composição de uma Educação que passa pela complexidade da vida.
Informações coletadas do Lattes em 21/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Doutorado em Educação
2025 - Atual
Universidade Tuiuti do Paraná
Título: Extensão universitária no curso de Pedagogia: um estudo em Representações Sociais
Sueli Pereira Donato. Palavras-chave: Atividades Extensionistas; educação; Licenciatura em pedagogia.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Mestrado em Educação
2022 - 2024
Universidade Tuiuti do Paraná
Título: Curricularização da extensão no curso de pedagogia em uma instituição do litoral paranaense: que espaço é esse?, Ano de Obtenção: 2024
Sueli Pereira Donato.Palavras-chave: Extensão universitária; Curricularização da extensão; Formação docente.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Especialização em Especialização em Educação do Campo ( em andamento)
2021 - 2023
Universidade Federal do Paraná
Título: Extensão acadêmica: espaço constitutivo na formação inicial de professores
Orientador: Eduardo Harder
Especialização em Alternativas para uma Nova Educação.
2017 - 2018
Universidade Federal do Paraná
Título: Formação docente: Forma-desforma-transforma novas atitudes no mediar.
Orientador: MSc. Susan Raittz Cavallet
Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar
2012 - 2013
Universidade Federal do Paraná
Título: A afetividade na relação professor aluno como meio para uma aprendizagem mais significativa
Orientador: Valdo José Cavallet
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional
2008 - 2009
Faculdade Internacional de Curitiba
Título: Jogo como meio facilitador no processo ensino aprendizagem
Orientador: Jozelia Duarte de Paula Ribas
Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento em educação de jovens e adultos do campo
2014 - 2014
Fundação da UFPR para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Cultura
Título: Não solicitada. Ano de finalização: 2014
Graduação em Licenciatura em Pedagogia
2007 - 2009
Faculdades De Pinhais
Título: A música como meio facilitador no ensino fundamental.
Orientador: Maria Iliane Borba Macuco
Curso técnico/profissionalizante em Estudos Adicionais na Área da Deficiência Visual
1999 - 2000
Curso técnico/profissionalizante em Estudos Adicionais na Àrea da Audio Comunicação
1990 - 1990
Curso técnico/profissionalizante em Estudos Adicionais na Àrea da Deficiência Mental
1989 - 1990
Formação complementar
2020 - 2020
Competências profissionais, emocionais e tecnológicas para tempos de mudanç. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2020 - 2020
Sala de aula co Google Meet e Classroom Start. (Carga horária: 10h). , Margi Education, MARGI, Brasil.
2020 - 2020
Competências Profissionais, Emocionais para tempos de Mudanças. (Carga horária: 4h). , Pontifícia UniversidadeCatólica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2020 - 2020
Transtorno do Espectro Autista. (Carga horária: 7h). , AMA Brusque - Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Brusque e Região, AMA, Brasil.
2019 - 2019
Capacitação em Políticas de Promoção da Igualdade Racial. (Carga horária: 15h). , Secretaria Municipal de Educação Pontal do Paraná, SMEPP, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Educação para as Relações Étnico Raciais: Metodologias e Políticas. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2018 - 2018
Formação docente na perspectiva da educação da emancipação da vida.. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em As expressões da leitura. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2015 - 2015
Formação continuada em metodologia científica para docente.. (Carga horária: 10h). , Faculdade ISEPE Guaratuba, ISEPE, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Inglês - módulo básico. (Carga horária: 20h). , Faculdade ISEPE Guaratuba, ISEPE, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Inglês - módulo II. (Carga horária: 20h). , Faculdade ISEPE Guaratuba, ISEPE, Brasil.
2014 - 2014
Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos do Campo. (Carga horária: 188h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2013 - 2013
Maestria na arte de educar. (Carga horária: 6h). , Faculdade ISEPE Guaratuba, ISEPE, Brasil.
2011 - 2013
Extensão universitária em Qualificação do profissional do Ensino Superior. (Carga horária: 50h). , FACULDADE DO LITORAL DO PARANÁ ISEP, ISEPE, Brasil.
2012 - 2012
Projeto de formação continuada.. (Carga horária: 6h). , Faculdade ISEPE Guaratuba, ISEPE, Brasil.
2011 - 2012
Língua Estrangeira - Espanhol. (Carga horária: 320h). , Colégio Estadual Gratulino de Freitas, CEGF, Brasil.
2011 - 2011
Curso de capacitação em metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 20h). , Faculdade ISEPE Guaratuba, ISEPE, Brasil.
1997 - 1998
Curso de Estimulação Precoce. (Carga horária: 150h). , Policlínica Bom Pastor, CLÍNICA, Brasil.
1991 - 1992
Formação de Professores para a Educação Especial Área de Deficiência Visual. (Carga horária: 1217h). , Instituto de Educação do Paraná, IEP, Brasil.
1989 - 1990
Formação de Professores para a Educação Especial em Deficiência Auditiiva. (Carga horária: 1054h). , Instituto de Educação do Paraná, IEP, Brasil.
1987 - 1988
Formação de Professores para a Educação Especial em Deficiência Mental. (Carga horária: 1054h). , Instituto de Educação do Paraná, IEP, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Básica.
Organização de eventos
ALBERTON, J. . Reconhecendo a nossa ancestralidade -. 2025. (Outro).
ALBERTON, J. . Semana Socioambiental - O futuro dos oceanos e...o nosso. 2025. (Outro).
ALBERTON, J. . A vida na Equo e o Eco da vida. 2024. (Outro).
ALBERTON, J. . Trama de valores: Educação indígena. 2024. (Outro).
ALBERTON, J. . Comunidade viva: Reconhecendo os direitos da Mãe Terra. 2024. (Outro).
ALBERTON, J. . Seminário Bairro Educador: Políticas Públicas + Consciência Comunitária = Sociedade Educadora. 2024. (Outro).
ALBERTON, J. . Juntos somos mais fortes: 15ª Limpeza da Baía de Guaratuba ?. 2023. (Outro).
ALBERTON, J. . 5º Evento Socioambiental e Feira da Sustentabilidade -. 2023. (Outro).
ALBERTON, J. . Assentamento Agroflorestal José Lutzemberger e os intersaberes.. 2023. (Outro).
ALBERTON, J. . Tramas de valores : Caminhada da Paz, Escola Amorin Lima , Escola Campos Salles. 2023. (Outro).
ALBERTON, J. . VIVÊNCIA INCLUSIVA EQUOSSORISO. 2023. (Outro).
ALBERTON, J. . Aprendendo a conhecer e reconhecer-se nas realidades educacionais. 2023. (Outro).
ALBERTON, J. . Conhecendo, Compreendendo e Interagindo: Projeto Educacional de Almirante Tamandaré. 2023. (Outro).
ALBERTON, J. . Ilha da Cotinga - Aldeia Guarani Mbyá. 2022. (Outro).
ALBERTON, J. . Jornada de Alfabetização e Letramento pelas brincadeiras tradicionais. 2022. (Outro).
ALBERTON, J. . Una nueva educación, para crear nuevos mundos posibles. 2021. (Outro).
ALBERTON, J. . Games nas Organizações - atividades empresariais em tempos atuais. 2020. (Outro).
ALBERTON, J. . 5° Encontro de Egressos de Pedagogia-. 2019. (Outro).
ALBERTON, J. . Feira do livro: Decolonização ? Emancipação e Educação para o século XXI,. 2019. (Outro).
ALBERTON, J. . INTERTERRITORIALIDADE: aprendizado que compõe a Educação. 2019. (Outro).
ALBERTON, J. . Balaio de Histórias: Guaratuba de todos os tempos. 2019. (Outro).
ALBERTON, J. . IX Seminário Bairro Educador. 2019. (Outro).
ALBERTON, J. . Experienciar para poder aprender:. 2019. (Outro).
ALBERTON, J. . III Seminário de Inclusão. 2019. (Outro).
ALBERTON, J. . INTERTERRITORIALIDADE: A Terra como conquista da subjetividade. 2019. (Outro).
ALBERTON, J. . IV Encontro de Egressos de Pedagogia. 2018. (Outro).
ALBERTON, J. . Vivência em comunidade marginalizada - a educação que se constrói. 2018. (Outro).
ALBERTON, J. . III Encontro de Egressos de Pedagogia. 2017. (Outro).
ALBERTON, J. . Vivência em comunidade de Ilha pesqueira - Ilha de São Miguel. 2017. (Outro).
ALBERTON, J. . II Encontro de Egressos de Pedagogia. 2016. (Outro).
ALBERTON, J. . I Encontro de Egressos de Pedagogia. 2015. (Outro).
Participação em eventos
Aula inaugural do programa de Mestrado e Doutorado em Educaçãoção da UTP. 2025. (Encontro).
Conhecer, Identificar-se, Comprometer-se.Conhecer, Identificar-se, Comprometer-se: Assentamento Agroflorestal José Lutzemberger. 2025. (Outra).
Reconhecendo a nossa ancestralidade.Reconhecendo a nossa ancestralidade - Ilha da Cotinga - Aldeia Pindoty. 2025. (Outra).
Semana Socioambiental.O futuro dos oceanos e... o nosso. 2025. (Outra).
XVII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE. CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: ESPAÇO LEGITIMADO PARA O AVANÇO DA APRENDIZAGEM DIALÓGICA NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 2025. (Congresso).
Comunidade viva.Reconhecendo os direitos da Mãe Terra - ABAI. 2024. (Outra).
Seminário Bairro Educador: Políticas Públicas + Consciência Comunitária =.Seminário Bairro Educador: Políticas Públicas + Consciência Comunitária = Sociedade Educadora e Caminhada pela Paz de Heliópolis. 2024. (Outra).
Trama de valores.Trama de valores: Educação indígena. 2024. (Outra).
Vivência inclusiva EquoSorriso.A vida na Equo e o Eco da vida. 2024. (Outra).
Ciclos de debate: Educação do Campo e Realidade Brasileira.Debate no território. 2023. (Outra).
Congresso Internacional Movimentos Docentes. A curricularização da extensão nas licenciaturas em produções acadêmica-científica de pós-graduação no estado do Paraná.. 2023. (Congresso).
Conhecendo, Compreendendo e Interagindo.Conhecendo, Compreendendo e Interagindo: Projeto Educacional de Almirante Tamandaré. 2023. (Outra).
EDUCERE XVI congresso nacional de educação. A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DESAFIOS DA CURRICULARIZAÇÃO E SUA REPERCUSÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. 2023. (Congresso).
Inersaberes.Assentamento Agroflorestal José luzemberger e os intersaberes. 2023. (Outra).
Limpeza da Baía de Guaratuba.Juntos somos mais fortes: 15ª limpeza da Baía de Guaratuba. 2023. (Outra).
Realidades educacionais.Aprendendo a conhecer e reconhecer-se nas realidades educacionais. 2023. (Outra).
Tramas de valores.Tramas de valores - Heliópolis SP - Caminhada da Paz - Escola Amorin Lima - Escola Campos Salles. 2023. (Outra).
Vivência Inclusiva.Vivência inclusiva EQUSSORISO - Fazenda Ponderosa. 2023. (Outra).
Ilha da Cotinga.Iha da Cotinga - Aldeia Guarani Mbyá. 2022. (Outra).
Jornada de alfabetização e letramento.Jornada de alfabetização e Letramento pelas brincadeiras tradicionais. 2022. (Outra).
5º Encontro de Egressosde Pedagogia.Encontro de Egressos. 2019. (Outra).
5º Encuentro de Nuestra América - Chile. 2019. (Congresso).
Balaio de Histórias.Balaio de Histórias: Guaratuba de todos os tempos. 2019. (Outra).
Encontro Científico Interdisciplinar.O olhar que resgata o aprender.. 2019. (Encontro).
Entendendo a Realidade do MST.Entendendo a realidade: desmistificando o MST: Assentamento José Lutzemberger. 2019. (Outra).
Feira do livro - Jaraguá do Sul.Feira do livro: Decolonização - Emancipação e Educação para o séc. XX. 2019. (Outra).
FLIP - Feira Literária de Paraty Rio de Janeiro - Brasil. 2019. (Feira).
I Festival cultural da Ilha do Mel - Pr.Experienciar para poder aprender: Escola Pública Lucy Requião. 2019. (Outra).
III Seminário de Inclusão da UFPR Litoral.III Seminário de Inclusão da UFPR - Litoral: por uma Educação de direitos para todos. 2019. (Outra).
Interterritorialidade.Interterritorialidade: aprendizado que compões a Educação. 2019. (Outra).
Interterritorialidade e subjetividade.Interterritorialidade: A Terra como conquista da subjetibvidade. 2019. (Outra).
IV CONANE CAIÇARA. Comunidades Tradicionais - Rurais. 2019. (Congresso).
IX ENCONTRO CIENTÍFICO INTERDISCIPLINAR.O OLHAR QUE RESGATA AO ENSINAR/APRENDER DESPERTANDO O FAZER. 2019. (Encontro).
IX Seminário Bairro educador.IX Seminário Baoirro Educador de Heliópolis. 2019. (Outra).
Nueva educación.Una nueva educación, para crear nuevos mundos posibles. 2019. (Outra).
XIX BIENAL Internacional do Livro - Rio de Janeiro. 2019. (Feira).
Semana Acadêmica Intercursos.Importâncias das vivências e o que impactamna formação. 2014. (Oficina).
Participação em bancas
ALBERTON, J.; CAVALLET, V. J.. Educação ancestral, a Pedagogia do afeto.. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alternativas para uma Nova Educação.) - Universidade Federal do Paraná.
ALBERTON, J.; CAVALLET, S. R. R.. Instituto Guajú. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alternativas para uma Nova Educação.) - Universidade Federal do Paraná.
ALBERTON, J.; CAVALLET, S. R. R.. Cuidados com a saúde bucal infantil: um dever de todos.. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alternativas para uma Nova Educação.) - Universidade Federal do Paraná.
CARVALHO, A.;ALBERTON, J.. O adoecimento do docente: uma possibilidade de prática corporal.. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alternativas para uma Nova Educação.) - Universidade Federal do Paraná.
ALBERTON, J.; BAROSSI, I. R. M.. As crianças, suas pesquisas e suas culturasevidenciadas pelo cotidiano pulsante num CMEI.. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alternativas para uma Nova Educação.) - Universidade Federal do Paraná.
ALBERTON, J.; CARVALHO, P. R. R.. Despertando sonhos.. 2024 - Universidade Federal do Paraná.
MENGARELLI, R. R.; BAROSSI, I. R. M.;ALBERTON, J.. Teatro musical como inclusão social. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alternativas para uma Nova Educação.) - Universidade Federal do Paraná.
MENGARELLI, R. R.;ALBERTON, J.. Produção e organização nas ações culturais para educação: construindo e dividindo saberes no litoral do Paraná.. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alternativas para uma Nova Educação.) - Universidade Federal do Paraná.
BAROSSI, I. R. M.;ALBERTON, J.. Educação popular em saúde.. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alternativas para uma Nova Educação.) - Universidade Federal do Paraná.
ALBERTON, J.; LOPES, P. R.; SILVA, L. M.. Pirâmide integral de bambu - da base ao topo. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alternativas para uma Nova Educação) - Universidade Federal do Paraná.
BRIZOLLA, F.;ALBERTON, J.; SILVA, L. M.. Projeto " Terra Escola Viva" - Infância e Natureza. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alternativas para uma Nova Educação) - Universidade Federal do Paraná.
ALBERTON, J.; LOPES, P. R.; ANDREOLI, V. M.. Saberes e fazeres do mar: Oficinas como alternativa educacional integradora nas escolas das ilhas do litoral Paranaense. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alternativas para uma Nova Educação) - Universidade Federal do Paraná.
BRIZOLLA, F.;ALBERTON, J.; STEPHAN, S. L.. Calculando nos jogos de recreação e lazer. 2019 - Universidade Federal do Paraná.
ALBERTON, J.; CAVALLET, S. R. R.; CAVALLET, V. J.. Memorial da metamorfose. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alternativas para uma Nova Educação.) - Universidade Federal do Paraná.
ALBERTON, J.; STEPHAN, S. L.; ANDREOLI, V. M.. Além dos muros da escola - educar para viver bem. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alternativas para uma Nova Educação.) - Universidade Federal do Paraná.
ALBERTON, J.; STEPHAN, S. L.; CAVALLET, S. R. R.. Tecendo redes. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alternativas para uma Nova Educação.) - Universidade Federal do Paraná.
ALBERTON, J.; Lenir Maristela Silva; SILVA, V.. A vida da escola e a mobilização da comunidade Parati. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alternativas para uma Nova Educação.) - Universidade Federal do Paraná.
BRIZOLLA, F.;ALBERTON, J.; STEPHAN, S. L.. Ressignificando o currículo do curso de formação de docentes: os desafios de romper um modelo tradicional fragmentado.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alternativas para uma Nova Educação.) - Universidade Federal do Paraná.
SILVA, V.;ALBERTON, J.; ANDRADE, A. C.. Alfabetização e letramento na comunidade. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alternativas para uma Nova Educação) - Universidade Federal do Paraná.
ALBERTON, J.; CAVALLET, V. J.; SILVA, L. M.. Projeto ambiental plantar para transformar: arborização em torno da Escola Estadual Indígena Pindoty - Ilha da Cotinga. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alternativas para uma Nova Educação.) - Universidade Federal do Paraná.
SILVA, L. M.;ALBERTON, J.; STEPHAN, S. L.. Projeto café com fuxico: uma proposta de trabalho com a comunidade da escola municipal em tempo integral.... 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alternativas para uma Nova Educação.) - Universidade Federal do Paraná.
ALBERTON, J.; PINTO, M. R. S. V.; PEDROSO, M. Z.. Resgatndo minhas práticas docentes no processo de ressignificação da escola municipal Bairro da Penhinha.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alternativas para uma Nova Educação.) - Universidade Federal do Paraná.
BORDIN, E. F.; FERREIRA, R. M. B.;ALBERTON, J.. Um estudo sobre ansiedade infantil: uma recuperação bibliográfiaca. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Litoral Paranaense.
TEIXEIRA, M. C.; FREITAS, T. S.;ALBERTON, J.. A importância da psicomotricidade na formação do educando na educação especial e inclusiva.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Litoral Paranaense.
TEIXEIRA, M. C.;ALBERTON, J.; FREITAS, T. S.. Atendimento pedagógico às crianças hospitalizadas: o papel do pedagogo.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Litoral Paranaense.
BORDIN, E. F.; FERREIRA, R. M. B.;ALBERTON, J.. Reflexão sobre os desenhos das crianças.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Litoral Paranaense.
ALBERTON, J.; SILVA, A. M.; BORDIN, E. F.. A pedagogia na face da pedagogia social e sua contribuição em espaços não formais de educação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Litoral Paranaense.
ALBERTON, J.; SILVA, A. M.; BORDIN, E. F.. A educação em espaço não formal: a EJA no sistema prisional. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Litoral Paranaense.
BORDIN, E. F.;ALBERTON, J.; SILVA, A. M.. A influência do bulling no processo de desenvolvimento social e escolar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Litoral Paranaense.
SILVA, A. M.;ALBERTON, J.; BORDIN, E. F.. A afetividade na educação infantil: um estudo de um centro de educação infantil na cidade de Matinhos - Pr. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Litoral Paranaense.
SILVA, A. M.; BORDIN, E. F.;ALBERTON, J.. Gestão pedagógica e militarização das escolas, um estudo documental sobre as escolas cívico-militares no Estado do Paraná. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Litoral Paranaense.
BORDIN, E. F.;ALBERTON, J.; SILVA, A. M.. O desenho infantil como forma de expressão e sua contribuição para o desenvovimento da criança pequena.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade ISEPE Guaratuba.
ALBERTON, J.; SILVA, A. M.; BORDIN, E. F.. A Pedagogia em espaços não formais de educação: hospitalar e domiciliar.. 2022 - ISEPE - Instituto Superior de Educação de Guaratuba.
ALBERTON, J.; FERREIRA, R. M. B.; LUCINDA, K. B.. A Criança como sujeito de direitos no processo de construção de um novo tempo educacional.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Litoral Paranaense.
FERREIRA, R. M. B.;ALBERTON, J.; LUCINDA, K. B.. A Importância da Avaliação para o Desenvolvimento Integral do Educando no Ensino Médio?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Litoral Paranaense.
ALBERTON, J.; FREITAS, T. S.; FERREIRA, R. M. B.. A afetividade e seu impacto na aprendizagem escolar.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade ISEPE Guaratuba.
ALBERTON, J.; FERREIRA, R. M. B.; FREITAS, T. S.. Avaliação Educacional: Um estudo comparado entre Brasil e Finlândia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Litoral Paranaense.
ALBERTON, J.; FERREIRA, R. M. B.; FREITAS, T. S.. A Inclusão da criança autista no Ensino Regular. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Litoral Paranaense.
ALBERTON, J.; LUCINDA, K. B.; BARBOSA, M. M.. O Mito da Avaliação e a Importância de sua Desmistificação na Atualidade Educacional. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Litoral Paranaense.
ALBERTON, J.. Administração de recursos humanos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade do Litoral Paranaense.
ALBERTON, J.. Contribuições da literatura infaltil para o desenvolvimento da leitura no 1º ano do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão.
ALBERTON, J.. Problemas na Educação de Jovens e Adultos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Litoral Paranaense.
ALBERTON, J.. A importância os jogos e brincadeira na educação infantil.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Litoral Paranaense.
ALBERTON, J.. O gênero literário poesia como instrumento de aprendizagem e de cidadania.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Litoral Paranaense.
ALBERTON, J.. Jogos e brincadeiras na educação infantil: aprendendo de forma lúdica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão.
ALBERTON, J.. A concepção da família ao longo da história e seu desafio para a alteridade em um contexto educacional contemporâneo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão.
ALBERTON, J.. A concepção da família ao longo da história e seu desafio para a alteridade em um contexto educacional contemporâneo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão.
ALBERTON, J.. Estilo aprendizagem VAC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - FACULDADE DO LITORAL DO PARANÁ ISEP.
ALBERTON, J.. Desenvolvimento da autonomia da criança com quadro autista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - FACULDADE DO LITORAL DO PARANÁ ISEP.
ALBERTON, J.. O ensino religioso no Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - FACULDADE DO LITORAL DO PARANÁ ISEP.
ALBERTON, J.. A importância do lúdico na disciplina de Matemática no Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - FACULDADE DO LITORAL DO PARANÁ ISEP.
ALBERTON, J.. Interdisciplinaridade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - FACULDADE DO LITORAL DO PARANÁ ISEP.
Orientou
A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA AS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão; Orientador: Josililian Alberton;
A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUA CONTRIBUIÇÃOPARA A FORMAÇÃO DOCENTE; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão; Orientador: Josililian Alberton;
OS DESAFIOS DE SER PROTAGONISTA NA PRÓPRIA FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES E PRÁTICAS; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão; Orientador: Josililian Alberton;
os pilares da educação conhecer, fazer, ser e conviver - uma prática desafiadora na construção do sujeito e da cidaddania; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão; Orientador: Josililian Alberton;
A avaliação do ensino superior na Faculdade Isepe Guaratuba e o impacto desta na transformaçãodo educando em questões pessoais, acadêmicas e sociais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão; Orientador: Josililian Alberton;
A história da educação especial no Brasil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão; Orientador: Josililian Alberton;
A entrada do bebê na escola e as implicações para seu desenvolvimento pessoal e educacional; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão; Orientador: Josililian Alberton;
A educação em transformação: caminhos possíveis para uma formação efetiva; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão; Orientador: Josililian Alberton;
Educação no CMEI: uma educação para a construção do sujeito em formação; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão; Orientador: Josililian Alberton;
Alfabetização e letramento - desafio PNAIC; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão; Orientador: Josililian Alberton;
Altas habilidades/superdotação:como entender esta incógnita?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão; Orientador: Josililian Alberton;
Práticas pedagógicas em prol do desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Litoral Paranaense; Orientador: Josililian Alberton;
A interdisciplinaridade como facilitadora das práticas pedagógicas de aprendizagem significativa para atitude transdisciplinar de educando e educadores; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior Isepe; Orientador: Josililian Alberton;
Pedagogia Hospitalar: o desafio do educador além da sala de aula; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão; Orientador: Josililian Alberton;
PedagoWaldorf - uma educação alternativa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão; Orientador: Josililian Alberton;
Avaliação mediadora; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - FACULDADE DO LITORAL DO PARANÁ ISEP; Orientador: Josililian Alberton;
A prática da avaliação mediadora no Ensino Fundamental; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - FACULDADE DO LITORAL DO PARANÁ ISEP; Orientador: Josililian Alberton;
Crianças índigo: um novo olhar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - FACULDADE DO LITORAL DO PARANÁ ISEP; Orientador: Josililian Alberton;
Transtorno Global do Desenvolvimento - Autismo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - FACULDADE DO LITORAL DO PARANÁ ISEP; Orientador: Josililian Alberton;
Inclusão escolar: educação para todos; ; 2017; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Faculdade do Litoral Paranaense; Orientador: Josililian Alberton;
Inclusão escolar: educação para todos; ; 2017; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Faculdade do Litoral Paranaense; Orientador: Josililian Alberton;
Produções bibliográficas
-
SIMAO, B. L. ; ALBERTON, J. . Brincar e aprender: intenções pedagógicas - Ensino Fundamental. 3ª. ed. Curitiba: Brink Mobil - Tecnologia Educacional, 2018. v. 1. 246p .
-
SIMAO, B. L. ; ALBERTON, J. . Brincar e aprender - Intenções pedagógicas - Educação infantil. 3ª. ed. Curitiba: Brink Mobil - Tecnologia Educacional, 2018. v. 1. 164p .
-
SIMAO, B. L. ; ALBERTON, J. . Brink Touch - mesa educacional interativa - Guia de orientações pedagógicas. 1ª. ed. Curitiba: Brink Mobil - Tecnologias Educacionais, 2018. v. 1. 134p .
-
ALBERTON, J. . EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM MOVIMENTO: PERCURSOS, APRENDIZADOS E TRANSFORMAÇÃO. In: ANA PAULA ULIANA MASON; DILMAR RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR; MARCOS AURELIO DA SILVA PEREIRA ;LAURILENE CARDOSO DA SILVA LOPES; VANDERLEA AGUIAR PUPO ;LÍVIA BARBOSA PACHECO SOUZA. (Org.). Narrativas Autobiográficas nos Múltiplos Contextos da Educação Básica e Superior. 1ªed.Ipiranga: Schreiben, 2025, v. 02, p. 07-22.
-
ALBERTON, J. . EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ESPAÇO PARA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA. In: Altair Alberto Fávero; Celso dos S. Vasconcellos; Eliane Pinheiro Fernandes. (Org.). EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ESPAÇO PARA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA. 1ªed.São Paulo: Editora dos Autores, 2025, v. 01, p. 404-418.
-
ALBERTON, J. . A ESCRITA ACADÊMICA COM A ADOÇÃO CRÍTICA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ENTRE DESAFIOS E PERCEPÇÕES DA/NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. In: Ediene do Amaral Ferreira; Eduardo Fofonca,. (Org.). Inteligência artificial + educação: práticas pedagógicas do tempo presente. 1ªed.Curitiba: Editora UTP, 2025, v. , p. 63-73.
-
ROSA, M. A. ; PEREIRA, M. F. R. ; LEITE, M. A. ; ALBERTON, J. . CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ESPAÇO CONSTITUTIVO TRANSFORMADOR DA/NA FORMAÇÃO DOCENTE. In: Maria Arlete Rosa; Maria de Fátima Rodrigues Pereira; Maria Alzira Leite.. (Org.). POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM DEBATE. 1ªed.: , 2024, v. 01, p. 01-302.
-
ALBERTON, J. . FORMA ? DESFORMA ? TRANSFORMA, NOVAS ATITUDES NO MEDIAR. In: LENIR MARISTELA SILVA ;FRANCÉLI BRIZOLLA ;ALMIR CARLOS ANDRADE ;SÔNIA GOULART ;SAMYRA DE LOURDES STHEPANS. (Org.). Educar em comunidade: alternativas para uma nova educação. 1ªed.: , 2022, v. 01, p. 85-99.
-
ALBERTON, J. ; DONATO, S. P. . CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: ESPAÇO LEGITIMADO PARA O AVANÇO DA APRENDIZAGEM DIALÓGICA NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. In: ETHOS DA EDUCAÇÃO: (RE)CONEXÕES ECOSSISTÊMICAS, 2025, CURITIBA. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE -. v. ÚNICO. p. 5789-5801.
-
ALBERTON, J. ; DONATO, S. P. . A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DESAFIOS DA CURRICULARIZAÇÃO E SUA REPERCUSÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. In: Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2023, CURITIBA/ recurso eletrônico. XVI Congresso Nacional de Educação - recurso eletrônico - ESPERANÇAR, 2023. p. 3693-3703.
-
ALBERTON, J. ; DONATO, S. P. . CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: ESPAÇO LEGITIMADO PARA O AVANÇO DA APRENDIZAGEM DIALÓGICA NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALBERTON, J. . Entendendo a extensão e sua contribuição para o processo formativo transformador.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALBERTON, J. ; DONATO, S. P. . A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DESAFIOS DA CURRICULARRIZAÇÃO E SUA REPERCUSÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
ALBERTON, J. . A importância da liderança financeira colaborativa na educação.. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ALBERTON, J. . Formação docente na perspectiva da educação da emancipação da vida.. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ALBERTON, J. . Fundamentos da Educação, Políticas Públicas e Legislação da Educação Especial Inclusiva. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ALBERTON, J. . Educação Especial com ênfase no atendimento educacional especializado. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ALBERTON, J. . Currículos para a Educação Especial. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ALBERTON, J. . Palestra - Avaliação. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALBERTON, J. . Descolonizar o pensamento, humanizar-se para Transformar a Educação.. 2019. .
ALBERTON, J. . ENCONTRO DE EGRESSOS. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALBERTON, J. . Curso de capacitação para Professores da Rede Municipal de Guaratuba - Legislação para Educação Especial.. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALBERTON, J. . CAMINHADA da PAZ. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALBERTON, J. . CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DAREDA MUNICIPAL - GUARATUBA. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALBERTON, J. . ILHA DE SÃO MIGUEL. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALBERTON, J. . II SECAD - SEMANA DE EXTESÃO ACADÊMICA DE ADMINISTRAÇÃO. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALBERTON, J. . Palestra Ética profissional - abertura da semana de Extensão Acadêmica do Curso de Administração. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALBERTON, J. . PROJETO: TEMPO DE BRINCAR. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALBERTON, J. . ENCONTRO DE EGRESSOS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALBERTON, J. . Seminário: Infância, EducaçãoEspecial e Emancipação: Novos Desafios Educacionais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALBERTON, J. ; TEIXEIRA, M. C. . CINE - EDUCAÇÃO. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALBERTON, J. . EDUCAÇÃO ESPECIAL E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS. 2010. .
ALBERTON, J. . II JORNADA CONVIVER DE AUTISMO. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Prêmios
2023
Patronesse, Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão.
2022
Paraninfa, Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão.
2021
Nome de Turma, Faculdade do Litoral Paranaense.
2018
Menção Honrosa, Faculdade do |Litoral Paranaense e Instituto Superior d Educação de Guaratuba.
2017
Nome de Turma, Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão.
2016
Nome de turma, Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão.
2014
Paraninfa, Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
Universidade Federal do ParanáVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professora externa na equipe - Especialização
2024 - Atual
Universidade Tuiuti do ParanáVínculo: Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Integrante do grupo de pesquisa - FOPECIRS, Carga horária: 2
1987 - 1995
Prefeitura Municipal de Campo LargoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora - Nível IV, Carga horária: 20
1988 - 1999
Fundação Ecumênica de Proteção ao ExcepcionalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2003 - 2004
Centro Especializado de Tratamento e Appoio ao ExcepcionalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2011 - Atual
ISEPE - Instituto Superior de Educação de GuaratubaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior, Carga horária: 12
2003 - 2009
Associação de Pais e Amigos dos ExcepcionaisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Josililian Alberton e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?