Vander de Freitas Rocha
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba(1983), especialização em Manejo de Doenças de Plantas pela Universidade Federal de Lavras(2001) e mestrado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso(2002). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Micologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Seletividade, Metarhizium, Manejo e Cigarrinhas.
Informações coletadas do Lattes em 17/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Agricultura Tropical
2000 - 2002
Universidade Federal de Mato Grosso
Orientador: Orlando Sales
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: Seletividade; Metarhizium; Manejo; CigarrinhasGrande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Fitopatologia. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Micologia / Especialidade: Fungos Entomopatogenicos e Hiperparasitas. Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos
Formação complementar
2008 - 2008
Oficina de Apoio a Elaboração do Plano de Int.. (Carga horária: 16h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.
2006 - 2006
Of. de Elaboração de Projetos p/ o Edital 01/2006. (Carga horária: 16h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.
2002 - 2002
Capacitação em Gestão Ambiental para Agentes Inst.. (Carga horária: 40h). , Instituto Centro de Vida.
2001 - 2002
Curso Fundamental: Agricultura Biológico-Dinâmica. (Carga horária: 212h). , Instituto ELO, I - ELO, Brasil.
2001 - 2001
Práticas Metodológicas p/ o ensino de Fis. Vegetal. (Carga horária: 6h). , Universidade do Estado de Mato Grosso.
1999 - 1999
Neurolinguistica. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/MT, SENAC, Brasil.
1999 - 1999
Nematologia. (Carga horária: 40h). , Estação de Aviso Fitossanitário "Dr. Milton Corrêa da Costa", EAF - MT, Brasil.
1990 - 1990
Pastagens. (Carga horária: 32h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária/Gado de Corte - CNPGC, EMBRAPA/MS, Brasil.
1983 - 1983
Atualização em Fertilidade do Solo. (Carga horária: 26h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco.
1982 - 1982
Manejo Varietal e Mudas Sadias da Cana-de-açúcar. (Carga horária: 36h). , Instituto do Açúcar e do Álcool/PE, IAA/PLANALSUCAR, Brasil.
1980 - 1980
Bataticultura. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Paraíba.
1971 - 1971
Extensão universitária em Introdução à Política Internacional. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal da Paraíba.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Micologia/Especialidade: Fungos Entomopatogenicos e Hiperparasitas.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Micologia/Especialidade: Manejo de Agentes Biocontroladores de Pragas e Doenças de Plantas.
Participação em eventos
I Seminário Regional em Agroecologia e I SERA.Palestra: Controle biológico das cigarrinhas das pastagens através do fungo Metarhizium anisopliae. 2011. (Seminário).
V Semana da Agronomia e III Simpósio de Iniciação Científica das Ciências Agrárias.Palestra: Controle Biológico. 2011. (Simpósio).
Seminário de orgânicos. 2010. (Seminário).
IV Semana da Agronomia e II Simpósio de Iniciação Científica das Ciências Agrárias: Ciência do solo: Manejo Sustentável dos Solos da Amazônia.Comissão de Avaliação. 2010. (Simpósio).
I Semana Agronômica.Palestra: Controle biológico da cigarrinha de pastagens. 2010. (Outra).
VI Congresso Brasileiro de Agroecologia e II Congresso Latinoamericano de Agroecologia. 2009. (Congresso).
IV Seminário para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Matogrossense.Agricultura Sustentável no Portal da Amazônia. 2009. (Seminário).
IV Seminário para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Meridional.Sustentabilidade na agricultura. 2009. (Seminário).
11º Seminário Brasileiro sobre homeopatia na agricultura orgânica. 2009. (Seminário).
IV Seminário para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Matogrossense.Agronegócio: Impacto social, econômico e ambiental. 2009. (Seminário).
III Semana da Agronomia e I Simpósio de Iniciação Científica das Ciências Agrárias: Tecnologia na Agricultura: Tendencias e Inovações.Controle Biológico: Um alternativa no controle de pragas. 2009. (Simpósio).
II Encontro Nacional da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais.Representante de Processos de Implantação de Rede de Agenda 21 Local. 2008. (Encontro).
I Ciclo de Palestras "Cenários de Atuação no Portal da Amazônia".Atuações e Perspectivas da FUNAN sobre o Meio Ambiente no Portal da Amazônia. 2008. (Outra).
II Semana da Agronomia- Agroenergia: Novas Perspectivas para o norte de matogrosso.Minicurso: Manejo de Pragas das Pastagens. 2008. (Outra).
II Semana da Agronomia: Agroenergia: Novas perspectivas para o norte de Mato Grosso.Sociedade, Energia e Alimentação: Desafios e possibilidades para o desenvolvimento do campo. 2008. (Outra).
II Semana da Agronomia- Agroenergia: Novas Perspectivas para o norte de matogrosso.Agroenergia: Possibilidades e Contradições. 2008. (Outra).
Encontro Regional de Agricultores Familiares e Movimentos Sociais "Via Campesina".Comissão organizadora. 2007. (Encontro).
Semana do Meio Ambiente.Planejando um futuro sustentável. 2007. (Outra).
I Semana da Agronomia - Agronomia e a Sustentabilidade da Amazonia Mato Grossense.Integração entre meio ambiente e desenvolvimento: Agenda 21. 2007. (Outra).
Feira Municipal das Ciências da Educação Básica 2007.Avaliador da Feira Municipal das Ciências. 2007. (Outra).
III Seminário Universitário.O papel do Engenheiro Agrônomo na Sociedade. 2006. (Seminário).
Conferência Internacional de AGROENERGIA. 2006. (Outra).
II Simpósio de Biologia de Mato Grosso e IV Semana de Estudos Biológicos de Cáceres.Sazonalidade e Incidência de Espécies de Cigarrinhas-das-pastagens em Brachiaria brizantha. 2005. (Simpósio).
III Festival Ecológico Cultural das Águas.Agricultura Familiar. 2005. (Oficina).
III Festival Ecológico Cultural das Águas.Agenda 21. 2005. (Oficina).
II Seminário de Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Matogrossense - SEDESUS.Alternativas para a pequena propriedade. 2004. (Seminário).
I Seminário de Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Matogrossense - SEDESUS.SUSTENTABILIDADE DA AMAZÔNIA MATOGROSSENSE. 2003. (Seminário).
II ENCONTRO AGRO-AMBIENTAL: INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.II ENCONTRO AGRO-AMBIENTAL. 2003. (Encontro).
Curso para Agentes Disseminadores de Educação Fiscal do Programa de Consciência Fiscal.Consciência Fiscal. 2003. (Outra).
BRASIL EM AÇÃO - AMEAÇAS E OPORTUNIDADES ECONÔMICAS NA FRONTEIRA AMAZÔNICA.Debate: BRASIL EM AÇÃO - AMEAÇAS E OPORTUNIDADES ECONÔMICAS NA FRONTEIRA AMAZÔNICA. 2003. (Outra).
I PRÉ-CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE NO ESTADO DO MATO GROSSO.I PRÉ-CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE NO ESTADO DO MATO GROSSO. 2003. (Outra).
Seminário de Agrotóxicos.Projeto de Tratamento e Destinação final de embalagens vazias. 2002. (Seminário).
PROJETO DE TRATAMENTO E DESTINAÇÃO FINAL DE EMBALAGENS VAZIAS e SEMINÁRIO DE AGROTÓXICOS.PROJETO DE TRATAMENTO E DESTINAÇÃO FINAL DE EMBALAGENS VAZIAS e SEMINÁRIO DE AGROTÓXICOS. 2002. (Seminário).
III MOSTRA DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS E EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DO NORTE MATOGROSSENSE.Coordenador de sala de comunicação oral: agro-ambientais, educação ambiental e ecologia. 2002. (Outra).
I EXPOAMBIENTE AMAZÔNIA - FEIRA DE INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS DA AMAZÔNIA MATOGROSSENSE.Palestra: Controle biológico e manejo ecológico de pastagens. 2002. (Outra).
I SEMANA PEDAGÓGICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTA FLORESTA. 2002. (Outra).
1º WORKSHOP DE SEMENTES DE ESPÉCIES FLORESTAIS NATIVAS DA AMAZÔNIA MERIDIONAL. 2002. (Outra).
FELIZ CIDADE.FELIZ CIDADE. 2002. (Outra).
II Encontro técnico Nacional de Manejo de Doenças de Plantas. 2001. (Encontro).
VI ENCONTRO DE BOTÂNICOS DO CENTRO-OESTE (ENBOC). 2001. (Encontro).
II Mostra de Produções Científicas do Norte Matogrossense.Mini curso Horta horgância. 2001. (Outra).
15ª EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA DE ALTA FLORESTA - EXPOALTA.1ª REUNIÃO TÉCNICA DE BOVINOS DE CORTE. 2001. (Outra).
1ª Reunião Técnica de Bovinos de Corte. 2001. (Outra).
Ciclo de palestras.Palestra: PRODUÇÃO DE BIOINSETICIDA À BASE DE FUNGOS PELA ESTAÇÃO DE AVISO FITOSSANITÁRIO DE SÃO JOSÉ DO RIO CLARO - MT. 2000. (Outra).
Ciclo de Palestras.Palestra: CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS. 2000. (Outra).
1º ENCONTRO REGIONAL DOS MUNICÍPIOS DO MÉDIO-NORTE.1º ENCONTRO REGIONAL DOS MUNICÍPIOS DO MÉDIO-NORTE. 1999. (Encontro).
9º Seminário Distrital da Fundação Rotária. 1998. (Seminário).
Workshop: CONTROLE BIOLÓGICO E FEROMÔNIOS DE INSETOS.Workshop: CONTROLE BIOLÓGICO E FEROMÔNIOS DE INSETOS. 1998. (Simpósio).
6º Simpósio de Controle Biológico.6º Simpósio de Controle Biológico. 1998. (Simpósio).
Workshop PRÉ - SICOMBIOL.Workshop PRÉ - SICOMBIOL. 1998. (Simpósio).
1ª SEMANA DE ESTUDOS SÓCIO-CULTURAIS.1ª SEMANA DE ESTUDOS SÓCIO-CULTURAIS. 1991. (Outra).
Ciclo de Palestras: INSUMOS AGRÍCOLAS E RECEITUÁRIO AGRONÔMICO.Ciclo de Palestras: INSUMOS AGRÍCOLAS E RECEITUÁRIO AGRONÔMICO - RECICLAGEM. 1991. (Outra).
I SEMINÁRIO DE CORANTES NATURAIS PARA ALIMENTOS.I SEMINÁRIO DE CORANTES NATURAIS PARA ALIMENTOS. 1989. (Seminário).
VI DIA DE CAMPO DA COOPERVALE EM NOVA MUTUM/MT.VI DIA DE CAMPO DA COOPERVALE EM NOVA MUTUM/MT. 1987. (Outra).
SEMINÁRIO DA AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA DE PERNAMBUCO.SEMINÁRIO DA AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA DE PERNAMBUCO. 1983. (Seminário).
SEMINÁRIO Agricultura e Energia não convencional.SEMINÁRIO. 1982. (Seminário).
IV SEMANA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.SEMINÁRIO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA CANAVIEIRA DO NORDESTE BRASILEIRO. 1981. (Seminário).
IV SIMPÓSIO NACIONAL DE FERMENTAÇÃO.Mini cursos: FERMENTAÇÃO CONTÍNUA e GENÉTICA MICROBIANA. 1980. (Seminário).
IV SIMPÓSIO NACIONAL DE FERMENTAÇÃO.IV SIMPÓSIO NACIONAL DE FERMENTAÇÃO. 1980. (Simpósio).
1º SIMPÓSIO SOBRE TECNOLOGIA DO ÁLCOOL. 1979. (Simpósio).
I ENCONTRO NORDESTINO DE CAPRINOCULTURA. 1979. (Encontro).
Participação em bancas
SOUSA, M. P.; FOUTO, E. T. F.;ROCHA, V. F.. Estudo do impacto causado por águas pluviais no parque C/E de Alta Floresta. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia e Gestão Ambiental) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. Efeitos da fertilização química e orgânica sobre a produtividade dos cacaueiros no município de Carlinda: bases para a educação ambiental através da melhoria da qualidade de vida das comunidades. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental para a conservação da Amazônia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. Efeito da aplicação de fósforo e calcário na reforma de pastagem degradada em Colíder - MT. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental para a conservação da Amazônia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; YAMASHITA, O. M.; MERA, L. P.. Qualidade do Fruto de Abacaxizeiro em Função da Adubação Potássica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; CAMPOS, O. R.; CABREIRA, M. G.. Controle Químico de Cornitermes Comulans, Alta Floresta, MT. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; CAMPOS, O. R.; CABREIRA, M. G.. Controle de Cupins de Montículo com Regente 20 G, Alta Floresta, MT. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; CAMPOS, O. R.; RIBEIRO, L. F. C.. Levantamento sobre os Manejos Integrados de Pragas Realizados nos Viveiros Municipais de Alta Floresta, Carlinda, Paranaíta e Sinop, MT. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; MASSARATO, J. A.; KOGA, P. S.. Balanço Energético do Cultivo de Couve-flor (Brassica oleracea var. botrytis L) sob Adubação Mineral e Orgânica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; OLIVAL, A. A.; CELANTI, H. F.. Agricultura familiar no âmbito do Território Portal da Amazônia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; CARVALHO, M. A. C.; CELANTI, H. F.; SILVA, M. P.. Cultivares de Feijoeiro sob Adubação Orgânica e Mineral de Semeadura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; RIBEIRO, L. F. C.; MERA, L. P.. Avaliação de Resistência de Genótipos de Tomateiro no controle do Cancro Bacteriano na Região da Amazônia Meridional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; BETTONI, A. P.; CAMARGO, M. F.. Respostas de Cultivares de Alface Crespa á Fertilização com Ninhos de Cupinzeiro de Montículo em Alta Floresta. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; CARVALHO, M. A. C.; CELANTI, H. F.; SILVA, M. P.. Adubação Verde como Fonte de Nitrogênio na Cultura do Milho. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; RIBEIRO, L. F. C.; MERA, L. P.. Controle de Cancro Bacteriano do Tomateiro através do uso de Biopesticidas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; RIBEIRO, L. F. C.; SILVA, E. P.. Solarização do solo em sacos plásticos para o controle da murcha bacteriana (Ralstonia solanacearum) para produção de mudas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; MERA, L. P.; LUCKZINSKI, R. D.. Enfoque Fitopatológico da Síndrome da Morte da Brachiaria brizantha cv. Marandu no Município de Alta Floresta, MT. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; BORGES, G. A. N.; LEITE, G. M.. Percepções de Agricultores familiares sobre sistemas agroflorestais sucessionais no setor Ouro Verde, município de Alta Floresta, MT. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; RIBEIRO, L. F. C.; GOUVEIA, V. F.. Avaliação fitossanitária de sementes utilizadas em pastagem na Amazônia Meridional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; RIBEIRO, L. F. C.; SOARES, C. R. A.; ROSSI, A. A. B.. Levantamento etonobotânico de espécies medicinais do assentamento Arumã e obtenção de estratos naturais para o controle de Fusarium oxysporum fsp. lycopersici - Agente causal da murcha do fusarium em tomateiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; YAMASHITA, O. M.; CAMPOS, O. R.. Alelopatia do sorgo forrageiro como cultura antecessora na soja em sistema de semeadura direta. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; CAMPOS, O. R.; YAMASHITA, O. M.. Uso de inseticidas empregados em hortaliças no município de Alta Floresta, MT. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; RIBEIRO, L. F. C.; ROBOREDO, D.. Levantamento sócio-econômico-agrícola do assentamento Igarapé do Bruno em Apiacás-MT. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; KARSBURG, I. V.; SILVA, C. J.. Extrato pirolenhoso no cultivo de Catasetum osculatum. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; RODRIGUES, M.; KOGA, P. S.. Composição bromatológica de variedades de cana-de-açúcar submetidas a diferentes fontes de fósforo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; RIBEIRO, L. F. C.; GOUVEIA, V. F.. Efeito inibitório "in vivo" de extratos vegetais sobre o agente causal da podridão do mamoeiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; RIBEIRO, L. F. C.; GOUVEIA, V. F.. Avaliação "in vivo" de extratos de mamona e pimenta no controle de Fusarium - agente causal da podridão do mamoeiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; OLIVAL, A. A.; BORGES, G. A. N.. Caracterização de quintais agroflorestais sob a perspectiva de agricultores do setor Nazareth, Carlinda, MT. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; CAMPOS, O. R.; CABREIRA, G.. Efeito de doses de silício no controle de cigarrinha das pastagens. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; RIBEIRO, L. F. C.; BRUM, E. V. P.. Avaliação de extratos de pimenta no controle do bolor verde nos citros (Penicilium digitatum). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; RIBEIRO, L. F. C.; GOUVEIA, V. F.. Extrato de própolis no controle do bolor verde dos citros Penicillium digitatum. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; RIBEIRO, L. F. C.; ROBOREDO, D.. O fator humano na Amazônia Matogrossense: percepção dos acadêmicos de extensão rural no curso de Agronomia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; RIBEIRO, L. F. C.; GOUVEIA, V. F.. Associativismo como uma forma de sustentabilidade para famílias rurais no norte matogrossense. Estudo de caso: Comunidade Agrosul no Município de Alta Floresta, MT. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; RODRIGUES, M.; SILVA, E. P.. Atributos químicos do solo após segundo ciclo de variedades de cana-de-açúcar cultivadas sob efeito residual de diferentes fontes de fósforo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; SILVA, E. P.; CABREIRA, G.. Adubação fosfatada no enraizamento de cana forrageira no Norte de Mato Grosso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; SILVA, E. P.; PAIXAO, J. S.. Variação da permeabilidade em diferentes tipos de preparos de solos para o cultivo de pastagens e em áreas de mata nativa na região de Alta Floresta, MT. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; RIBEIRO, L. F. C.; BRUM, E. V. P.. Estudo da eficiência de extratos naturais no controle de Xanthomonas axonopodis pv. passiflorae. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; RIBEIRO, L. F. C.; SILVA, E. P.. Consórcio de leguminosas com a cultura do milho no município d Alta Floresta, MT. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; CARVALHO, M. A. C.; RODRIGUES, M.. Alternativas para recuperação de pastagens degradadas no sistema integração lavoura-pecuária em Alta Floresta, MT. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; CAMPOS, O. R.; EBURNEO, L.. Efeito do extrato de pimenta vermelha Capsicum baccatum e sabão de coco no controle in vitro do pulgão Myzus persicae. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; OLIVAL, A. A.; WEIHS, M. L.. Saberes e práticas tradicionais no manejo e conservação de sementes na agricultura familiar, assentamento Jacamim, Alta Floresta, MT. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; RIBEIRO, L. F. C.; CARNEIRO JUNIOR, A. G.. Efeito inibitório de extratos vegetais sobre Ralstonia solanacearum - agente causal da murcha bacteriana no eucalipto (Eucalyptus sp). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. Análise dos espaços da Escola Estadual "19 de maio" - Alta Floresta/MT a luz dos pressupostos da educação ambiental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. Levantamento de doenças de etiologia fúngica que incidem no maracujazeiro (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Degener) na Vila Rural II, Alta Floresta-MT. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CARVALHO, M. A. C.;ROCHA, V. F.; CAMPOS, O. R.. Influência do preparo de solo e época de semeadura do capim Brachiaria brizantha em consórcio com a cultura do milho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
RIBEIRO, L. F. C.;ROCHA, V. F.; MERA, L. P.. Comercialização de agrotóxicos no município de Alta Floresta no triênio de 2006 a 2008. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. Levantamento de plantas medicinais utilizadas na Comunidade Santa Mônica II - Vila Rural, Alta Floresta- MT. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; BOGO, A. C. F.; OLIVAL, A. A.. Política pública para o desenvolvimento rural sustentável da agricultura familiar no território Portal da Amazônia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. Levantamento de pragas do maracujazeiro (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Degener) na Vila Rural II, Alta Floresta-MT. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
RIBEIRO, L. F. C.;ROCHA, V. F.; MERA, L. P.. Uso de extratos vegetais de pimenta e sementes de mamão no controle do fungo Lasiodiplodia theobromae (pat.) Griff. & Maubl. - agente causal da morte descendente da mangueira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
RIBEIRO, L. F. C.;ROCHA, V. F.; EBURNEO, L.. Uso de extratos vegetais no controle do fungo Lasiodiplodia theobromae (pat.) Griff. & Maubl. agente causal da morte descendente da mangueira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
LANGE, A.; CAMPOS, O. R.;ROCHA, V. F.. Adubação fosfatada e nitrogenada na cultura do feijão-comum em Alta Floresta-MT. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
RIBEIRO, L. F. C.;ROCHA, V. F.; MERA, L. P.. Controle da morte descendente da mangueira através do uso de extratos aquosos de hortelã e cebola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; CARNEIRO JUNIOR, A. G.; RONDON NETO, R. M.. Caracterização dos sistemas agroflorestais das propriedades rurais do município de Nova Monte Verde, MT. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; RIBEIRO, L. F. C.; BOGO, A. C. F.. Diagnóstico da cadeia produtiva do guaraná (Paullinia cupana) no município de Alta Floresta/MT. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
RIBEIRO, L. F. C.;ROCHA, V. F.; CARNEIRO JUNIOR, A. G.. Efeito de nim no Controle "in vitro" de Xanthomonas campestris pv. passiflora. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. Efeito "in vitro" de extratos vegetais sobre Clavibacter michiganensis subsp. michiganensis, agente etiológico do cancro bacteriano do tomateiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. Relações entre geração, gênero e a participação das mulheres jovens e adultas no processo sócio-econômico do setor Mundo Novo de Alta Floresta-MT. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. Controle "in vitro" de murcha bacteriana no tomateiro através do uso de extratos naturais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. Anatomia foliar de espécies do gênero Epidendrum (Orquidaceae) ocorrentes na região de Alta Floresta-MT. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. Avaliação da solarização para o controle de Ralstonia solanacearum. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. Controle Biológico do Assa Peixe (Vernania sp.) através do cipó chumbo (Cuscuta racemosa). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
RIBEIRO, L. F. C.; EBURNEO, L.;ROCHA, V. F.. Levantamento da condição fitossanitária da espécie Parquia aquática usada na arborização urbana de Alta Floresta-MT. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. Controle biológico da cigarrinha das pastagens através do fungo Metarhizium anisopliae na fundação agro ambiental da Amazônia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. Caracterização anatômica foliar, radicular e do escapo de Tillandsia paraensis MEZ (Bromeliaceae) ocorrentes no Parque Estadual do Cristalino- MT. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. Caracterização anatômica foliar, radicular e do escapo de Tillandsia paraensis MEZ (Bromeliaceae) ocorrentes no Parque Estadual do Cristalino- MT. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. Incidência de fungos em pães de cachorro quente no município de Alta Floresta-MT. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. Histórico do método bio-energético de tratamento natural. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. A ferrugem Anthomyces brasiliensis em comparação a Prospodium bicolor como modelo didático de ferrugens tropicais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. Estágio de conservação das áreas ciliares da comunidade Gálatas no município de Carlinda-MT. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CAMPOS, O. R.; CARVALHO, M. A. C.;ROCHA, V. F.. Controle Alternativo de Cornitermes cumulans, pelo emprego de extrato de plantas e fungos entomopatogênicos, em condições de campo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
YAMASHITA, O. M.;ROCHA, V. F.; SANTI, A.. Potencial alelopático do sorgo sobre a germinação das sementes de alface, arroz e pepino. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CAMPOS, O. R.; CARNEIRO JUNIOR, A. G.;ROCHA, V. F.. Controle biológico de cigarrinhas das pastagens pelo emprego de Metarhizium anisopliae, em condições de campo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CAMPOS, O. R.; CARNEIRO JUNIOR, A. G.;ROCHA, V. F.. Efeitos de diferentes idades de corte sobre a produção e a composição quimico-bromatologica do capim-marandu (Bracharia brizantha cv. Marandu). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. Mata Ciliar: Visão dos alunos do Ensino médio da Escola Estadual Tancredo Neves. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. Apicultura no município de Novo Progresso- Pará. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.DELMADI, L. C.; BARBIERI JUNIOR, D.. Avaliação da influência da temperatura na esporulação "in vitro" do fungo entomopatogenico Metarhizium anisopliae. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; LUCA, A. S.; RAMIRES, D. G.. Entomofauna em fragmento de mata ciliar no perímetro urbano de Alta Floresta - Mato Grosso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; DAVID, G. Q.; UMETSU, R. K.. Uso de um sistema de informações geográficas para o zoneamento sócio-ambiental de um fragmento florestal amazônico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; SILVA, F. L. R.; ROCHA FILHO, F.. Calagem e Leguminosas no crescimento da Teca (Tectona grandis) em área degradada no município de Carlinda - Mato Grosso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; BARBIERI JUNIOR, D.; ALVES, A. O.. Análise comparativa de pastagem no sistema extensivo e rotacional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; CHARAO, L. S.; OLIVEIRA, A. S.. Spanga V. dos Santos.Estudo de caso de uma comunidade de primatas em um fragmento florestal urbano: densidade, dieta e outros aspectos ecológicos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; YAMASHITA, O. M.; BARBIERI JUNIOR, D.. Potencial alelopático da mucuna preta (Mucuna aterrima) sobre a germinação de sementes de alface (Lactuca sativa) e picão preto (Bidens pilosa). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; PERIN, C. L.; ROCHA FILHO, F.. A percepção dos colonos residentes na Comunidade Central do município de Alta Floresta - Mato Grosso - sobre o solo amazônico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; SILVA, F. L. R.; VICENTE, C. P.. Tratamento pré-germinativo do maracujá (Passiflora edulis S. Flavicarpa). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; BARBIERI JUNIOR, D.; YAMASHITA, O. M.. Levantamento dos agrotóxicos aplicados pelos agricultores da comunidade Monte Santo no município de Alta Floresta- MT. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; SILVA, F. L. R.; BARBIERI JUNIOR, D.. Utilização, destino das embalagens e intoxicações causadas pelo inseticida folidol (Paration metil). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; BARBIERI JUNIOR, D.; RAMIRES, D. G.. Controle Biológico da mosca dos chifres (Haematobia irritans), com a utilização do besouro rola bosta Onthophagus gazella, em uma propriedade rural na comunidade Estrela do Sul no município de Alta Floresta-MT. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; SILVA, F. L. R.; RAMIRES, D. G.. Diagnóstico do potencial madeireiro da Fazenda São Francisco no município de Alta Floresta - MT. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; MELLO, M. B.;DELMADI, L. C.. Levantamento de fungos Agaricales e Aphyllophorales (Basidiomicetos) e suas relações em diferentes sazonalidades em região de Mata ciliar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; EGEWARTH, R. E.; CASTRO, J. G. D.. Silva.Avaliação de sistemas de pastejo rotativos com cerca elétrica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.; YAMASHITA, O. M.. Disponibilidade de massa verde e capacidade de suporte da Brachiaria brizantha nos sistemas de pastagens convencional e rotacionado, em Alta Floresta-MT. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. Manejo das embalagens de defensivos agrícolas no Setor Nazaré - Carlinda -MT. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. Ocorrência de pragas e doenças na cultura do feijão (Phaseolus vulgaris L.) na Comunidade Ouro Verde. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. Levantamento de pragas do algodoeiro no município de Carlinda. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. Cigarrinha das Pastagens: Flutuação populacional na Região de Nova Monte Verde-MT, no ano agrícola de 2001/2002. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. Diversidade e abundância dos fungos Agaricales e Aphyllophorales (Basidiomycetes) e suas relações com a distribuição das chuvas. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ROCHA, V. F.. Avaliador na Feira Municipal das Ciências da Educação Básica 2007 - FEMUCEB. 2007. Secretaria Municipal de Educação do Município de Alta Floresta-MT.
BARBIERI JUNIOR, D.; BARBOSA, R. M. S.;ROCHA, V. F.. Banca de Seleção de Bolsistas do Programa CEPEA. 2006. Universidade do Estado de Mato Grosso.
GODOI, D. S.; BARBOSA, R. M. S.;ROCHA, V. F.. Teste Seletivo da Área de Diversidade Biológica. 2005. Universidade do Estado de Mato Grosso.
Comissão julgadora das bancas
SALES JUNIOR, Orlando; FERREIRA, Márcio Do Nascimento;KOBAYASTI, Leimi. Seletividade do fungo entomopatogênico Metarhizium anisopliae (Metsch) Sorok com inseticidas no controle das cigarrinhas das pastagens.. 2003. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical) - Universidade Federal de Mato Grosso.
SALES JÚNIOR, Orlando;KOBAYASTI, Leimi; PEREIRA, M. J. B.. Seletividade do fungo entomopatogênico Metarhizium anisopliae (Metsch) Sorok com inseticidas no controle das cigarrinhas das pastagens.. 2003. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical) - Universidade Federal de Mato Grosso.
SALES JUNIOR, O.;PEREIRA, M. J. B.; KOBAYASTI, L.. Controle das cigarrinhas das pastagens através de inseticidas associados ao fungo entomopatogênico Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorok.. 2003. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - universidade do Estado de Mato Grosso.
Orientou
Estudo do impacto causado por águas pluviais no parque C/E de Alta Floresta-MT; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia e Gestão Ambiental) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Vander de Freitas Rocha;
EFEITOS DA FERTILIZAÇÃO QUÍMICA E ORGÂNICA SOBRE A PRODUTIVIDADE DOS CACAUEIROS NO MUNICÍPIO DE CARLINDA: BASES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DAS COMUNIDADES; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental para a conservação da Amazônia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Vander de Freitas Rocha;
Agricultura familiar no âmbito do Território Portal da Amazônia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Vander de Freitas Rocha;
Enfoque Fitopatológico da Síndrome da Morte da Brachiaria brizantha cv; Marandu no Município de Alta Floresta, MT; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Vander de Freitas Rocha;
Caracterização de quintais agroflorestais sob a perspectiva de agricultores do setor Nazareth, Carlinda, MT; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Vander de Freitas Rocha;
Saberes e práticas tradicionais no manejo e conservação de sementes na agricultura familiar, assentamento Jacamim, Alta Floresta, MT; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Vander de Freitas Rocha;
Política pública para o desenvolvimento rural sustentável da agricultura familiar no território Portal da Amazônia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Vander de Freitas Rocha;
Diagnóstico da cadeia produtiva do guaraná (Paullinia cupana) no município de Alta Floresta/MT; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Vander de Freitas Rocha;
Controle Biológico da Cigarrinha em pastagens na região de Alta Floresta, MT; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Vander de Freitas Rocha;
Histórico do método bio-energético de tratamento natural; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Vander de Freitas Rocha;
Arborização e Paisagismo Urbano de Alta Floresta, MT; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Vander de Freitas Rocha;
Identificação e incidência de espécies de cigarrinhas que atacam as pastagens no município de Alta Floresta, MT; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Vander de Freitas Rocha;
Controle Biológico da broca-do-café (hypothonemus hapei) (Col Scobydae), utilizando o entomopatógeno Beauveria bassiana; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Vander de Freitas Rocha;
Apicultura no município de Novo Progresso- Pará; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Vander de Freitas Rocha;
ANÁLISE COMPARATIVA DE PASTAGEM NO SISTEMA EXTENSIVO E ROTACIONAL; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Vander de Freitas Rocha;
CONTROLE BOLÓGICO DA MOSCA DOS CHIFRES (Haematobia irritans) COM A UTILIZAÇÃO DO BESOURO ROLA BOSTA (Onthophagus gazella) EM UMA PROPRIEDADE RURAL NA COMUNIDADE ESTRELA DO SUL NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA - MT; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Vander de Freitas Rocha;
LEVANTAMENTO DOS AGROTÓXICOS APLICADOS PELOS AGRICULTORES DA COMUNIDADE MONTE SANTO DO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA - MATO GROSSO; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Vander de Freitas Rocha;
AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA ESPORULAÇÃO "in vitro" DO FUNGO ENTOMOPATOGÊNICO Metarhizium anisopliae; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Vander de Freitas Rocha;
LEVANTAMENTO DE FUNGOS Agaricales E Aphyllophorales (Basidiomycets) E SUAS RELAÇÕES EM DIFERENTES SAZONALIDADES EM REGIÃO DE MATA CILIAR; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Vander de Freitas Rocha;
DISPONIBILIDADE DE MASSA VERDE E CAPACIDADE SUPORTE DA Brachiaria brizantha NOS SISTEMAS DE PASTAGENS CONVENCIONAL E ROTACIONADO EM ALTA FLORESTA - MT; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Vander de Freitas Rocha;
CIGARRINHA-DAS-PASTAGENS: FLUTUAÇÃO POPULACIONAL NA REGIÃO DE NOVA MONTE VERDE - MT; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Vander de Freitas Rocha;
LEVANTAMENTO DE PRAGAS DO ALGODOEIRO NO MUNICÍPIO DE CARLINDA - MT; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Vander de Freitas Rocha;
Estágio Supervisionado, Departamento de Agronomia, Área de Adubação Verde; 2010; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Vander de Freitas Rocha;
Controle biológico da cigarrinha das pastagens através do fungo Metarhizium anisopliae na fundaçao agro ambiental da Amazônia; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Vander de Freitas Rocha;
Efeitos de diferentes idades de corte sobre a produção e a composição químico-bromatológica do capim-marandu (Brachiaria brizantha cv; Marandu); 2005; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Vander de Freitas Rocha;
Foi orientado por
Flutuação da população de nematóides em cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L; ) em distintas microregiões na Paraíba; 1982; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: José Farias da Mata;
Controle de cigarrinhas das pastagens através de inseticidas associados ao fungo entomopatogênico Metarhizium anisopliae (Metsch; ) Sorok; 2003; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical) - Universidade Federal de Mato Grosso,; Orientador: Orlando Sales Junior;
Produções bibliográficas
-
ROCHA, V. F. ; BERNARDO, E. R. A. ; SILVA, R. A. ; PULGA, O. . Espécies de cigarrinhas-das-pastagens (Hemiptera: Cercopidae) no meio-norte do Mato Grosso. Ciência Rural , Ciência Rural, v. 33, p. 369-371, 2003.
-
ROCHA, V. F. ; BERNARDO, E. R. A. ; DELMADI, L. C. ; CASSETARI NETO, D. ; SANTOS, J. M. ; SILVA, R. A. . Levantamento de Meloidogyne exigua na cultura da seringueira em São José do Rio Claro, MT, Brasil. Ciência Rural , Ciência Rural, v. 33, p. 157-159, 2003.
-
ROCHA, V. F. ; BERNARDO, E. R. A. . Levantamento das espécies de cigarrinhas-das-pastagens prevalecentes no meio-norte do Mato Grosso. In: 52ª Reunião Anual da SBPC, 2000, Brasilia-DF. 52ª Reunião Anual da SBPC, 2000.
-
ROCHA, V. F. ; BERNARDO, E. R. A. . Controle biológico das cigarrinhas-das-pastagens através do fungo entomopatogênico Metarhizium anisopliae no estado de Mato Grosso. In: 52ª Reunião Anual da SBPC, 2000, Brasilia-DF. 52ª Reunião Anual da SBPC, 2000.
-
ROCHA, V. F. ; BERNARDO, E. R. A. ; RODRIGUES, A. M. ; CASSETARI NETO, D. . Patogenicidade e permanência do Sporothrix insectorum em nível de campo. In: 6º Siconbiol, 1998, Rio de Janeiro. Anais do 6º Sincobiol, 1998. v. 1.
-
ROCHA, V. F. ; KUFFNER, J. R. . Workshop sobre controle biológico e feromônio de insetos. In: Controle Biológico e Feromônio de Insetos no Ambito do Agronegócio, 1998, São Pedro-SP. Controle Biológico e Feromônio de Insetos no Ambito do Agronegócio. São Carlos -SP: SEBRAE, 1998. v. 1. p. 37-38.
-
ROCHA, V. F. ; SILVEIRA, N. ; PULGA, O. . Mutiplicação do Fungo Dicyma pulvinata para controle do mal-das-folhas da seringueira, causado por Microcyclus ulei. In: XXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1993, Aracaju-SE. Anais do Congresso, 1993.
-
ROCHA, V. F. ; SHARMA, R. D. ; JUNQUEIRA, N. P. V. ; Barre, L. . Efeitos de Práticas Culturais da Incidência de Meloidogyne sp., em seringueira de cultivo. In: Congresso Nacional de Fitopatologia, 1992, Poços de Caldas. Revista de Fitopatologia Brasileira, 1992. v. 17. p. 226-226.
-
ROCHA, V. F. ; DELMADI, L. C. ; BERNARDO, E. R. A. ; CASSETARI NETO, D. . Avaliação da Dicyma pulvinata no controle do Microcyclus ulei em seringueira no Mato Grosso. Fitopatologia Brasileira , Fitopatologia Brasileira, v. 26, p. 334-334, 2001.
-
ROCHA, V. F. ; BERNARDO, E. R. A. ; SANTOS, J. M. ; SILVA, R. A. ; DELMADI, L. C. ; CASSETARI NETO, D. . Microscopia Eletrônica do Fungo Hiperparasita Dicyma Pulvinata controlando o Microcyclus ulei. Fitopatologia Brasileira , Fitopatologia Brasileira, v. 26, p. 344-345, 2001.
-
ROCHA, V. F. . Sazonalidade e Incidencia de Espécies de Cigarrinhas das Pastagens em Brachiaria brizantha. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, V. F. . Planejando um futuro sustentável. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
ROCHA, V. F. . Oficina Agenda 21. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, V. F. . Sustentabilidade na Agricultura. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, V. F. . Oficina Agricultura Familiar. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, V. F. . Horta Orgânica. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, V. F. . Mini Curso Métodos de Controle Biológico para pragas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, V. F. ; CELANTI, H. F. . Minicuros Controle Biológico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, V. F. . Manejo de Pragas das Pastagens. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, V. F. . Controle Biológico da Cigarrinha das Pastagens através do Fungo Metarhizium anisiopliae. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2009
Professor Homenageado da Turma de Formandos de Agronomia 2009/2 (Commelina benghalensis), UNEMAT.
1999
PROFISSIONAL DESTAQUE DO ANO, Rotary Club - Distrito 4440/São José do Rio Claro - MT.
1997
HONRA AO MÉRITO, Sistema Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso - FECOMÉRCIO.
1996
HONRA AO MÉRITO, Sistema Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso - FECOMÉRCIO; SENAC; SESC.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado de Mato Grosso, Estadual, Campus Alta Floresta. , Av Perimetral Rogério Silva, Jardim Flamboyant, 78580000 - Alta Floresta, MT - Brasil
Experiência profissional
2001 - 2002
Universidade do Estado de Mato GrossoVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 15
Você é Vander de Freitas Rocha?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vander de Freitas Rocha e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?