Claudimar Santos Chaves

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São João Del-Rei e pós-graduação em Empreendedorismo e Inovação nas Engenharias. Atualmente é engenheiro da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos trabalhando com projetos de alimentação do sistema elétrico de tração, simulação computacional do sistema elétrico e energia solar. Na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos também atuou por 7 anos com gestão de contratos de fornecimento de energia elétrica. Tem experiência em elaboração de projetos de linhas de transmissão alta tensão aéreas e subterrâneas.

Informações coletadas do Lattes em 26/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias

2020 - 2021

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Plataforma para Negociação de Resíduos Sólidos
Orientador: Prof. M.e Jorge Costa Silva Filho

Graduação em Engenharia Elétrica

2004 - 2010

Universidade Federal de São João Del-Rei

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.

Produções bibliográficas

  • CHAVES, C. S. ; Giovana Cristina Franco de Oliveira . DESENVOLVIMENTO INTERNO DE PROJETOS DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS NA CPTM. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHAVES, C. S. ; HASHIGUTI, R. M. ; COSTA, D. C. ; ARRUDA, T. T. . UTILIZAÇÃO DE ELETROCENTROS EM INSTALAÇÕES DOS SISTEMAS DE ENERGIA E SINALIZAÇÃO DA CPTM. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHAVES, C. S. ; HASHIGUTI, R. M. . Simulação Computacional do Sistema Elétrico de Tração das Linhas Operacionais da CPTM. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

CHAVES, C. S. . Podcast De frente com a CPTM ? Ferrocast: Energias limpas e sustentabilidade. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 40

Outras informações:
Elaboração, supervisão e especificação de projetos de alimentação do sistema elétrico de tração, instalações e sistemas.Simulação computacional do sistema elétrico de tração (pacote SIGNON Sinanet).Simulação computacional do sistema elétrico CA (software ETAP).Desenvolvimento interno de projetos de Energia solar fotovoltaica.Eficiência energética e prospecções de novas tecnologias.Também atuou em Gestão de Contratos de Fornecimento de Energia Elétrica (Ambiente de Contratação Livre e Ambiente de Contratação Regulado).

2012 - 2013

Procable Energia e Telecomunicações S.A.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 44

Outras informações:
Elaboração de projeto básico e executivo de linhas de transmissão AT subterrâneas. Projetos com CHESF, LIGHT , CEMIG, COPEL e CEEE: -Projeto básico; -Projeto executivo; -As built; -Estudos elétricos (campo magnético, tensão induzida, parâmetros da linha); -Dimensionamento de cabos e acessórios; -Dimensionamento de caixas de emenda e de passagem; -Dimensionamento de dutos; -Especificações técnicas; -Cálculo da tensão de puxamento; -Adequação e georreferenciamento do projeto de acordo com levantamento planialtimétrico, sondagens e interferências; -Lista de materiais. Elaboração de Especificações e plano de inspeção e testes para cabos e acessórios para linhas de transmissão aéreas. Engenheiro Residente em obra de lançamento de cabo OPGW em linha de transmissão Furnas 345KV. Engenheiro Residente em obra de substituição de cabo Pára-raios por OPGW em linha de transmissão Furnas 345KV, contrato com São Simão/Toshiba.

2010 - 2010

Engecon Engenheiros Construtores Ltda.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Projetista, Carga horária: 40

Outras informações:
- Responsável por projeto de subestação conforme Norma ND 5.3; - Projeto de painel elétrico para ponte rolante; - Ligação e comissionamento de ponte rolante em obras; - Manutenção de ponte rolante em obras; - Elaboração de listas de materiais; - Parametrização de inversores.

2008 - 2009

Barbosa & Andrade Engenharia de Manutenção e Serviços

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
- Montagem da usina ?PCH Cachoeirão? (27 MW); - Responsável pela supervisão da montagem elétrica e organização de projetos; - Acompanhamento dos testes de campo - Participação nos trabalhos das equipes de montagem; - Acompanhamento de cronograma; - Coordenação de equipe; - Gestão de contrato; - Elaboração de listas de materiais; - Atuação como orçamentista em licitação para outra obra.